Vous êtes sur la page 1sur 3

Prtica Jurdica Administrativa

I NOES GERAIS DE DIREITO ADMINISTRATIVO 1 CONCEITO DE DIREITO ADMINISTRATIVO Conjunto de normas que regulam as relaes da Administrao Pblica e dos administrados, no exerccio da competncia administrativa conforme a Constituio Federal e leis especiais. 2 DIREITO ADMINISTRATIVO E A RELAO COM OS DEMAIS RAMOS O direito administrativo direito pblico, pois normatiza a relao entre Estado e particulares, assim como o direito constitucional e tributrio. 3 ADMINISTRAO PBLICA definida como um conjunto de entes, rgos e agentes pblicos, no sentido subjetivo; e ainda, um conjunto de atividades administrativas no sentido objetivo. 4 FUNO ADMINISTRATIVA funo estatal de exerccio de atos administrativos praticada predominantemente pelo poder executivo e de forma atpica, pelo legislativo e judicirio. Objetivo: interesse pblico 5 INTERESSE PBLICO o objetivo da funo administrativa, sendo classificado como: a) primrio: o interesse da coletividade na afirmao e garantia dos direitos fundamentais. b) secundrio: o interesse estatal na economia do oramento pblico. 6 PRINCPIOS CONSTITUCIONAIS ADMINISTRATIVOS 6.1 Supremacia da Constituio Federal e Federativo A Constituio Federal lei hierarquicamente superior s normas infraconstitucionais e estabelece a organizao do Estado Federativo que determinar a organizao da administrao pblica nas unidades da Federao. 6.2 Legalidade princpio constitucional administrativo que determina a elaborao de lei anterior atuao estatal, autorizando-a e regulamentando-a. Tambm chamado de princpio da estrita legalidade. 6.3 Impessoalidade princpio constitucional administrativo que determina o exerccio da imparcialidade na prtica dos atos administrativos. 6.4 Moralidade princpio constitucional administrativo que determina a aplicao de valores ticos e de justia na prtica de atos administrativos, observados os limites legais. 6.5 Publicidade princpio constitucional administrativo que determina a regra dos atos administrativos pblicos, sendo possvel a regulamentao do sigilo por lei.

Prtica Jurdica Administrativa

6.6 Eficincia princpio constitucional administrativo que estabelece a efetivao da atividade administrativa conforme o objetivo da funo administrativa, qual seja, o interesse pblico. (acrescentado pela EC n 19/98) II RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO 1) RESPONSABILIDADE SUBJETIVA OU TEORIA CIVILISTA (CC 1916) Determina a responsabilizao do Estado aps comprovao do dolo ou da culpa do agente pblico que gerou o dano. 2) RESPONSABILIDADE OBJETIVA DO RISCO ADMINISTRATIVO (STF) Estabelece a responsabilizao do Estado quando verificados requisitos a seguir: a) ao ou omisso estatal; b) nexo de causalidade; c) existncia do dano. os

Segundo o STF, so causas de excluso da responsabilidade: a culpa exclusiva da vtima, culpa de terceiro, e fora maior. 3) RESPONSABILIDADE OBJETIVA DO RISCO INTEGRAL (DEFENSORIA PBLICA) Determina a responsabilizao do Estado independentemente da comprovao do dolo ou da culpa, desde que preenchidos os requisitos anteriores, sem a aplicao das causas excludentes de responsabilidade. III ADMINISTRAO PBLICA faceta do Estado no exerccio da funo administrativa determinada constitucionalmente na distribuio de competncias e regulamentada por norma infraconstitucional. dividida em administrao pblica direta e indireta. A administrao direta conjunto de pessoas, rgos e agentes pblicos que exercem a funo administrativa. Esta organizada conforme sistema federativo, possuindo representao em relao a cada ente federativo (administrao federal, estadual, municipal e distrital). A administrao indireta formada por pessoas jurdicas distintas das unidades federativas, com a funo da prestao de servio pblico ou exerccio de atividade econmica, sendo elas: autarquia, fundao pblica, sociedades de economia mista e empresa pblica. As autarquias e fundaes so pessoas jurdicas de direito pblico, criadas por lei, enquanto que as empresas pblicas e as sociedades de economia mista so pessoas jurdicas de direito privado criadas por meio de registro, aps autorizao legal. J os entes federativos, pessoas jurdicas de direito pblico da administrao direta, so criados por lei, conforme procedimento legislativo, previsto constitucionalmente. As pessoas jurdicas da administrao pblica indireta, assim como os entres federativos, so imunes em relao aos impostos conforme artigo 150, inciso VI, e 2 da Constituio Federal.

Prtica Jurdica Administrativa

132. OAB Vtima de bala perdida teria condies de ser indenizada pelo Estado se nossa Constituio Federal a teoria da responsabilidade. 2011.3 OAB Ambulncia do corpo de bombeiros, envolveu-se em acidente de trnsito com automvel dirigido por particular, que trafegava na mo contrria de direo. No acidente, o particular sofreu grave leso, comprometendo a mobilidade dos membros superiores. H responsabilidade do Estado em relao ao dano gerado?

Vous aimerez peut-être aussi