Vous êtes sur la page 1sur 55

Eng. Antonio Carlos D.

Ricciotti Aula - 04

Liga dois pontos fixos em Terra via satlite


O mais econmico possvel O mais fivel possvel

Ganho mximo da antena Potncia isotrpica irradiada efetiva (EIRP) Fluxo de saturao (Fs) Figura de mrito (G/T) Reutilizao de freqncias

Se uma antena fosse perfeita:

Na prtica
Ae = .A

(Ae) rea efetiva = (A) rea projetada (m2)

- eficincia ou rendimento da antena


(<1) valores tpicos segundo UIT-R(0.6 a 0.8)

Gmax

4A e

Ganho => G = 10 logG (dBi - dB relativa isotrpica) = c / f - comprimento de onda (m)


=300/f com f expresso em MHz

A largura do feixe a metade da potncia (-3 dB) dado por: 0 = k / D


k ngulo de abertura da corneta D - dimetro da antena (m)
k 65

Exemplo: f = 4 GHz => = 0.075 (m); D = 10 (m) 0 = 0.49 => -3 = 10 * log 0.49 (dB)

Atenuao em espao livre entre duas antenas isotrpicas:


Em nmeros naturais L = (4d / ) Em decibis L = 20 log (4d / )
2

a potncia do transponder na saturao multiplicada pelo ganho isotrpico da antena de transmisso, ou o nvel de potncia (em dBm) do transceiver somado ao ganho da antena.
Ex.:

* Antena isotrpica uma antena de ganho 0 (zero) que transmite em todas as direes (antena Omnidirecional);

fluxo de potncia necessrio na entrada da antena receptora do satlite para levar o transponder saturao.
Unidade usual: dBw/m. Para o caso de portadoras SCPC/PSK
considerar o fluxo de saturao nominal de -86 dBW/m2, referido figura de mrito nominal do satlite.

Para outros casos


o fluxo de saturao a ser considerado ser um valor na faixa de -78 dBW/m2 a -92 dBW/m2 em passos de 2 dB

razo entre o ganho isotrpico da antena receptora do satlite (G) e a temperatura de rudo do sistema de recepo do satlite referida sada da antena (T).
Unidade Usual: dB/K. Expresso:

G/T = G - 10 Iog T;

Os satlites operam com reutilizao de freqncias


uma freqncia pode ser utilizada por 2 estaes terrenas diferentes e com aplicaes diferentes
Polarizao diferente.

a relao sinal (portadora)/ rudo. O nvel de sinal necessrio para vencer o rudo, depende de outros parmetros, como o nvel de rudo do local de instalao da estao terrena.

a energia de bit / nvel de rudo, com um filtro de 1 Hz. O quanto de energia para se interpretar corretamente os 0s e 1s (zeros e uns).

Devido s perdas no enlace, um parmetro que define quantos bits errados so recebidos dentro de um conjunto de bits enviados.
Ex.: 1E10 -7 = significa 1 bit errado a cada 10.000.000 de bits enviados. 1E10 -6 = significa 1 bit errado a cada 1.000.000 de bits enviados. 1E10 -8 = significa 1 bit errado a cada 1.000.000.000 de bits enviados.

um processo de codificao, que agrega mais bits aos de informao para detectar error na transmisso. So adicionados ao enlace pelo conv. encoder e pelo conv. decoder,

FEC 1/2 = Significa 1 bit de dados a cada 1 bit de informao enviada, a taxa de transmisso dobrada
faixa maior de segurana.

FEC 3/4 = Significa 1 bit de dados a cada 4 bits de informao enviada. FEC 7/8= Significa 1 bit de dados a cada 8 bits de informao enviada.
taxa menos confivel

Antecipa o erro Detecta o erro Corrige o erro (de bits) Funo de resolver problemas de nvel (EB / N0)
um problema analgico resolvido por um dispositivo digital.

Atenuao na atmosfera e na ionosfera

Perdas devido a problemas de polarizao na interface da antena. Perdas devido a m orientao das antenas perdendo assim a diretividade (alterando os ganhos das antenas). Perdas relativas prpria alimentao das antenas.

Atenuao de poucas dezenas de dB a 4 GHz, a varias dezenas de dB a 30 GHz, dependendo das condies de precipitao e da elevao do satlite.

As seguintes operaes so possveis


dB + dB dBm + dB mW + mW dBm + dBi

As operaes abaixo no so possveis Relaes de potncias


1mW = 0 dBm 1000mW (1W) = 30 dB 2000mW (2W) = 33 dB 10W = 40 dB

dBm + dBm dBm + mW

dBm - Usado em transceivers e modems (o mesmo que Watts). dBW - Usado em EIRP (Effective Isotropic Radiated Power). dBi - Usado em ganho de antenas. mW - miliWatts, a milsima parte do Watt, unidade de potncia. dB - Unidade que compara 2 outras unidades em escala logartmica.

E abertura Corneta = 700

Calcule a relao (C/T)total para um satlite de servio fixo (FSS) de banda C (6GHz/4GHz)
Dados:
Segmento espacial
Distncia = 38000 Km; Banda do transponder = 36 MHz; Potncia = 5 W; ganho antena de recepo = 23,1 dB; ganho antena de transmisso = 22,5 dB; temperatura de rudo = 575 K; perdas diversas = 3,5 dB

Segmento terrestre

Potncia da estao de Terra = 190 W; antena de terra =24 m; eficincia da antena = 0,65; Temperatura de rudo = 75 K; perdas diversas = 3,0 dB

Esta rbita, situada no plano do equador com altitude de cerca de 36.000km relativa superfcie da Terra. se caracteriza pelo perodo da rbita dos satlites coincidir com o perodo de rotao da Terra (24 horas). Assim, para um observador parado na superfcie da Terra, um satlite na rbita geoestacionria parece esttico no espao. Esta caracterstica elimina a necessidade de rastreamento para antenas de mdio e pequena abertura, pois o apontamento da antena no precisa ser alterado com o passar do tempo.

A URSS apresentava larga extenso territorial leste-oeste e a maioria de seu territrio, especialmente no norte do pas, observa a rbita geoestacionria com baixo ngulo de elevao. Assim, concebeu-se a rbita Molnya, elptica com perigeu a cerca de 1000km e apogeu a 36.000km da superfcie da Terra. No plano de cada rbita so utilizados cinco satlites, que permanecem operacionais por cerca de cinco horas ao passarem pelo apogeu. Desta forma consegue-se 24 horas contnuas de cobertura. Um problema com o emprego desta rbita a necessidade de duas antenas em cada estao terrena.

o satlite est a uma distncia intermdia entre GEO e LEO, permanecendo em visibilidade durante mais tempo do que em LEO

As rbitas de baixa altitude (LEO) empregadas, se situam tipicamente entre 1.000km e 2.000km da superfcie da Terra, o que resulta na velocidade angular dos satlites ser superior velocidade de rotao da Terra. Como conseqncia, a rea de cobertura de um satlite LEO inferior a rea de cobertura de um satlite GEO, alm de permanecer visvel a um observador parado na superfcie da Terra por curto intervalo de tempo. Em contrapartida, em funo da distncia da sua rbita superfcie da Terra ser de 18 a 36 vezes inferior de um satlite GEO, a perda e o retardo de propagao so consideravelmente inferiores. Alm disto, seu custo de lanamento bastante inferior ao de satlites GEO. A maior aplicao de satlites LEO tem sido em sistemas que requerem transmisso de mensagens curtas (enquanto o satlite permanecer visvel) e sistemas de comunicaes mveis por satlite (MSS - Mobile Satellite Service), operando em diversas faixas de freqncias.

Este tipo de rbita uma inovao criada no incio de 1998, e compreende satlites em rbitas relativamente baixas, a 775 Km da superfcie da Terra. Este tipo de rbita ser utilizado pela Globalstar, empresa concorrente da Iridium em telefonia celular via satlite, com aparelhos portteis marca Quallcomm.

A tabela caracteriza os principais parmetros que permitem comparar as diversas rbitas de satlite, justificando as suas principais aplicaes:
GEO: comunicaes fixas, difuso, meteorologia; LEO: comunicaes mveis, radioamadorismo, observao da Terra e atmosfera; MEO: comunicaes mveis, navegao; GEO: comunicaes fixas.

HA T. T. Digital Satellite Communications, McGraw-Hill, 1990. MARAL G. & BOUSQUET M. Satellite Communication Systems , John Wiley, 2002. KAPLAN E. Understanding GPs, Principles and Applications, Artech House, 2006. ELBERT B. The Satelite Communication Applications Handbook, Artech House , 1997. MARAL G. VSAT Networks, John Wiley , 2003. LUTZ E. et al Satellite Systems for Personal and Broadband communications, Springer-Verlag , 2000

Dvidas?

Vous aimerez peut-être aussi