Vous êtes sur la page 1sur 8

Entendendo a Endometriose

Guia para pacientes

www.melhoresmulheres.com.br

1621271

O que endometriose?
A endometriose a presena de tecido semelhante quele que reveste o interior do tero (endomtrio) em outros locais do tero, ligamentos, em outros rgos da pelve, abdome ou mesmo outras regies do corpo. Assim como o endomtrio, os focos de endometriose reagem ao estmulo dos hormnios sexuais femininos. Por isso, eles aumentam de tamanho e podem at sangrar no perodo da menstruao.

02

Coluna Costas

Intestino Tuba uterina tero


03

Colo do tero

Bexiga Osso da pube

Reto nus Vagina

Pontos provveis para instalao/presena da endometriose

a endometriose comum?
Embora voc possa nunca ter ouvido falar dela, considera-se que a endometriose afete uma em cada dez mulheres em idade reprodutiva. frequentemente diagnosticada pelos mdicos durante exame ginecolgico, procedimento cirrgico ou na realizao de exames de investigao de infertilidade. Para cada cinco mulheres com dificuldade de engravidar, duas tm endometriose. Caso sua me ou irms sofram de endometriose, sete vezes maior a chance de voc tambm ter esse problema. casos, deixa a mulher incapaz de realizar suas atividades do dia a dia. Se a endometriose estiver localizada na bexiga ou no intestino, pode causar sintomas urinrios ou intestinais durante a menstruao, como, por exemplo, dor ao urinar ou diarreia. Infelizmente, muitas mulheres sofrem em silncio, acreditando que seus sintomas sejam normais. Outras no apresentam sintomas.
05

04

quais so os sintomas?
O sintoma mais comum causado pela endometriose a dor, podendo ser cclica, relacionada ao ciclo menstrual, ou contnua. Esta ocorre, em geral, na parte inferior do abdome e na pelve e pode fazer com que a relao sexual seja dolorosa. Este sintoma comea, geralmente, antes do incio da menstruao, tornando-se progressivamente maior at o incio do sangramento e diminuindo gradativamente aps. A dor crnica pode tornar-se to intensa que, em alguns

O que causa a endometriose?


Embora ningum saiba ao certo como a endometriose ocorre, h vrias teorias provveis para seu desenvolvimento. Uma delas o refluxo menstrual, que consiste em partes do tecido endometrial que, ao se desprenderem durante a menstruao, so levados para o abdome atravs das tubas uterinas e transformam-se em reas de endometriose sob a influncia das oscilaes hormonais do ciclo menstrual (veja o diagrama da pgina 2 e 3). Outras teorias so: causa gentica, imunidade e estresse.

como a endometriose diagnosticada?


Aps uma avaliao clnica detalhada, na suspeita de endometriose, provavelmente ser realizada uma operao denominada laparoscopia, que permite ao mdico examinar a parte externa do tero e os rgos abdominais vizinhos a ele. A endometriose aparece como manchas pretas ou vermelhas na superfcie dos rgos. Algumas vezes ela pode causar o aparecimento de cisto nos ovrios.

06

07

A endometriose no uma doena transmissvel e no h como prevenir seu aparecimento. Caso voc tenha algum dos sintomas descritos aqui, deve consultar seu mdico.

A endometriose afeta as minhas chances de engravidar?


A endometriose frequentemente encontrada em mulheres que no tenham obtido sucesso em engravidar. Porm, a presena da endometriose no significa infertilidade. Cerca de 50% das mulheres portadoras de endometriose apresentam dificuldade de engravidar. importante conversar com o mdico a respeito do desejo de gravidez.

Mesmo na presena de pequena quantidade de endometriose, e quando aparentemente os outros rgos esto normais, pode ocorrer dificuldade no transporte ou na fertilizao dos vulos liberados pelos ovrios. Nos casos mais graves, a liberao dos vulos pode ser comprometida ou as tubas uterinas podem estar bloqueadas.

Tratamento cirrgico
Uma opo de tratamento a remoo cirrgica da doena. Esse procedimento pode envolver somente a remoo dos focos de endometriose ou a remoo de algum rgo, ou parte dele, dependendo da gravidade da doena. Algumas vezes, a cirurgia pode ser empregada na soluo de complicaes ocasionadas pela doena, como aderncias ou cistos ovarianos. Existem, atualmente, algumas novas opes de tratamento, como, por exemplo, o tratamento com laser por laparoscopia. No entanto, essas opes no so aplicveis a todos os casos.O tratamento depender de vrios fatores, podendo envolver remdios e/ou procedimentos. Somente o mdico poder conversar sobre opes e indicar o que mais apropriado.

08

Por meio do dilogo, o mdico ser capaz de recomendar o tratamento mais adequado, a fim de melhorar as chances de engravidar.

09

como a endometriose tratada?


Existem duas maneiras de tratar a endometriose: cirurgia e tratamento medicamentoso. A escolha do tratamento deve levar em considerao efeitos colaterais e o que se espera obter com ele. Os objetivos do tratamento da endometriose so melhorar a qualidade de vida por meio do alvio dos sintomas e melhorar a fertilidade, caso haja desejo de engravidar.

Tratamento medicamentoso
As alteraes hormonais do ciclo menstrual exercem influncia sobre o tecido da endometriose. Os medicamentos usados no tratamento visam, em geral, bloquear a atuao desses hormnios, interrompendo o estmulo que faz com que a endometriose cresa a cada ms. Isso pode proporcionar alvio duradouro dos sintomas.

Esses medicamentos atuam por vrias vias e, embora tragam, em geral, bons resultados e sejam bem tolerados, podem causar efeitos colaterais em algumas mulheres.

Esperamos que este informativo tenha auxiliado no esclarecimento desta doena. O mdico a pessoa mais indicada para explicar melhor sobre esse assunto. Muitas mulheres com endometriose consideram de grande ajuda dividir suas experincias com outras que tambm tenham a doena.

10

o que pode ser feito para ajudar?


Alm dos tratamentos prescritos, algumas mulheres acreditam que um banho quente ou tcnicas de relaxamento possam amenizar a dor. Exerccios fsicos tambm ajudam a alivi-la. importante que um mdico seja consultado. No h vergonha nenhuma em falar com o mdico sobre os sintomas da endometriose.

11

Lembre-se: perodos menstruais dolorosos no so normais.

Acesse o portal

www.melhoresmulheres.com.br
para buscar mais informaes sobre a endometriose e at para dividir sua histria com outras mulheres.

12

13

ANOTAES

14

15

Vous aimerez peut-être aussi