Vous êtes sur la page 1sur 8

1.

(ENEM 2000) Um marceneiro deseja construir uma escada trapezoidal com 5 degraus, de forma que o mais baixo e o mais alto tenham larguras respectivamente iguais a 60 cm e a 30 cm, conforme a figura:

Os degraus sero obtidos cortando-se uma pea linear de madeira cujo comprimento mnimo, em cm, deve ser: (A) 144. (B) 180. (C) 210. (D) 225. (E) 240.

2. Na figura, ABCD um quadrado e BCE um triangulo eqiltero. A medida do ngulo AB, em graus, :

a) 30 b) 49 c) 60 d) 75 e) 90

3. (ENEM 2002) Na construo civil, muito comum a utilizao de ladrilhos ou azulejos com a forma de polgonos para o revestimento de pisos ou paredes. Entretanto, no so todas as combinaes de polgonos que se prestam a pavimentar uma superfcie plana, sem que haja falhas ou superposies de ladrilhos, como ilustram as figuras:

Figura 1: Ladrilhos retangulares pavimentando o plano

Figura 2: Heptgonos regulares no pavimentam o plano (h falhas ou superposio)

A tabela traz uma relao de alguns polgonos regulares, com as respectivas medidas de seus ngulos internos.

Se um arquiteto deseja utilizar uma combinao de dois tipos diferentes de ladrilhos entre os polgonos da tabela, sendo um deles octogonal, o outro tipo escolhido dever ter a forma de um (A) (B) (C) (D) (E) tringulo. quadrado. pentgono. hexgono. enegono.

4. Na figura abaixo, ABCD um quadrado e ABM um tringulo eqiltero. Ento, quanto mede o ngulo CMD?

5. Assinale a alternativa que contm a propriedade diferenciada do quadrado em relao aos demais quadrilteros. a) Todos os ngulos so retos. b) Os lados so todos iguais. c) As diagonais so iguais e perpendiculares entre si. d) As diagonais se cortam ao meio. e) Os lados opostos so paralelos e iguais. 6. Assinale a afirmao falsa: a) b) Em todo trapzio issceles, as diagonais so congruentes; Em todo trapzio issceles, os pontos mdios das bases e o ponto de interseo dos lados no paralelos esto situados em linha reta; Em todo trapzio issceles, as diagonais se cortam no ponto mdio de cda uma delas; Dois ngulos opostos de um trapzio issceles so suplementares; Em todo trapzio issceles, dois ngulos adjacentes a um dos lados no paralelos so suplementares.

c) d) e)

7. No trapzio da figura AD = DC = CB e BD = BA. Determine a medida ao ngulo .

8. Na figura, ABCD um paralelogramo com AD = 3 cm. Se DM bissetriz de D e M, ponto mdio de AB, ento p permetro do paralelogramo :

a) 20 cm b) 18 cm c) 16 cm d) 15 cm e) 14 cm

9. Considere as afirmaes: I) todo retngulo um paralelogramo II) todo quadrado um retngulo III) todo losango um quadrado E associe a cada uma delas a letra (V), se for verdadeira, ou (F) caso seja falsa. Na ordem apresentada temos: a) F, F, F b) F, F, V c) V, F, F d) V, V, F 10. No trapzio issceles da figura, DB bissetriz de D e perpendicular a BC. O ngulo x mede:

a) 30 b) 35 c) 40 d) 45 e) 50

11. (PUC RJ/1998/Janeiro) Considere o tringulo ABC em que AB = BC = 1. Seja D o ponto mdio de AC, e E o ponto mdio de AB. O comprimento de DE vale: a) b) c) d) e)
1 3
2 4
2 2

1 2

1 4

Gab: D 12. (FGV /2006/Julho) As bases de um trapzio issceles medem 20 m e 36 m, e a soma das medidas dos lados no paralelos 20 m. A medida da altura desse trapzio : a) 6 m b) 3 m c) 8 m d) 4 m e) 10 m Gab: A

13. (Ufrs) Considere as seguintes afirmaes sobre um quadriltero convexo. I - Se as diagonais se interceptam em seus respectivos pontos mdios, ento o quadriltero um retngulo. II Se as diagonais se interceptam perpendicularmente em seus respectivos pontos mdios, ento o quadriltero um losango. III Se as diagonais se interceptam perpendicularmente e so congruentes, ento o quadriltero um quadrado. Quais esto corretas? a) Apenas II b) Apenas III c) Apenas I e II d) Apenas I e III e) I, II e III 14. (Unesp) Considere as seguintes proposies: - todo quadrado um losango; - todo quadrado um retngulo; - todo retngulo um paralelogramo; - todo tringulo eqiltero isscele. Pode-se afirmar que: a) s uma verdadeira. b) todas so verdadeiras. c) s uma falsa. d) duas so verdadeiras e duas so falsas. e) todas so falsas.

15. (Uel) O grfico a seguir mostra a atividade de caf, em milhes de toneladas, em certo municpio do estado do Paran.

De acordo com o grfico, correto afirmar que, em 1994, a produo de caf nesse municpio foi, em milhes de toneladas, a) 9,5 b) 9 c) 10,5 d) 11 e) 12,5

Vous aimerez peut-être aussi