Vous êtes sur la page 1sur 18

O Acordo Teuto-Brasileiro de Cooperao Nuclear

Muitos pases desejam ter acesso a bomba atmica, seja como smbolo de status, seja como bomba pacifica para promover a paz (Kurt Rudolf Mirrow, Loucura Nuclear, p.169)

Gustavo Gerlach da Silva Ziemath 1 Raphael Costa Ferrerira2

Resumo: As incertezas de um mundo bipolar punham em prova a pacincia e o medo de toda a populao global. O sonho brasileiro e de outros pases emergentes, to desejados de possuir tecnologia nuclear, via se detido com a no aprovao da maior potncia ocidental da poca, os Estados Unidos. Num mbito externo e interno totalmente adverso, o governo militar brasileiro luta para a concretizao e o funcionamento de um Acordo Nuclear com a Rpublica Federal da Alemanha. Todos os trmites burocrticos dessa novela que assolou o mundo ocidental na dcada de 1970 se encontram neste artigo. Desde o contexto histrico da assinatura, at o desenrolar e as conseqncia do acordo firmado em 1975. Palavras-chave: Acordo Nuclear, Alemnha-Brasil, Ditadura Militar, TNP, Bomba Atmica. Abstract: The uncertainties of a bipolar world were found to test the patience and the fear of the entire global population. The dream of Brazil and other developing countries, so desired to possess nuclear technology, is being held via the disapproval of the leading Occidental power at the time, the United States. Inside a situation external and internal totally contrary to the Brazilian military government fight for the establishment and operation of the Nuclear Agreement with the Federal Republic of Germany. All the procedures of that novel that swept the Occidental world in the 1970s are shown on this parper. Since the historical context of the signature, to the conduct and result of the agreement signed in 1975. Key-words:Nuclear Agreement, Germany-Brazil, Military Dictatorship (Brazil), TNP, Atomic Bomb.

1 2

Graduando em Relaes Internacionais pela UFSC. Graduando em Relaes Internacionais pela UFSC.

Introduo A histria nuclear brasileira comeava muito antes da dcada de 1970. J em 1950 a ambio nuclear brasileira fora exposta com a criao do CNPq, que tinha como maior intento, o desenvolvimento de uma tecnologia nuclear puramente nacional. No governo de Mdici, 196974, o trabalho de prospeco de minerais uranferos teve incio. Era um passo para a futura pretenso brasileira de produo de energia nuclear com base no urnio enriquecido, que viria a se concretizar em 1984 com a licena para a operao comercial da usina nuclear Angra I. O primeiro acordo nacional nuclear foi o realizado com os Estados Unidos em 1955, o Acordo de Cooperao para o Desenvolvimento da Energia Atmica com finalidades pacficas, que por ter sido assinado com os grandes idealizadores da tecnologia nuclear e sob a sua superviso, no causou grandes alvoroos internacionais. O segundo, e matria de nosso artigo, foi o polmico e fracassado 3 acordo de cooperao nuclear teuto-brasileiro, firmado em 27 de junho de 1975 entre Brasilia e o governo pr-capitalista de Bonn juntamente com a empresa alem Kraftwerk Union -KWU. O acordo previa que 100% das usinas seriam da Nuclebrs, e a Alemanha participaria com 25% do investimento e custeio. Ainda previa a construo de 63 usinas nucleares at 2000, totalizando 81.228MW, sendo que em 1998 entrariam em operao oito usinas; em 1999 outras nove e, no ano 2000, dez usinas4. Contudo, para se ter uma noo do fracasso, at hoje, somente uma usina oriunda do acordo foi terminada e funciona com vigor, Angra II, que comeou a funcionar em 2001. Outra usina existente no pas, e oriunda deste acordo, a Angra III, que est embargada desde a dcada de 1980 e que tendo sua construo retomada em setembro de 2008. O maior interesse do governo brasileiro com a assinatura deste tratado, que por sinal batia todos os recordes de investimento e transferncia de tecnologia alcanados no setor nuclear (mesmo pelos estadunidenses), era o desenvolvimento econmico e tambm a conquista do status de grande potncia. Nenhum pretexto blico se encobria por trs desses objetivos. Porm um acordo como este, sem precedentes, que ao invs de vender o produto, se vendia o know how

3 4

Fracassado no sentido de no ter alcaado tudo aquilo que se esperava dele, nem perto disso. MIIROW, Kurt R. Loucura Nuclear,p.40.

para chegar ao produto, ou seja, a Alemanha propunha a total transferncia da tecnologia nuclear para a produo de energia eltrica. Desde a extrao do urnio at o reprocessamento dos combustveis irradiados nos reatores. Para se ter uma ideia, a euforia era tamanha que a Alemanha vendera tecnologia que ela mesma no dominava (como o enriquecimento de urnio e o reprocessamento de combustvel irradiado)5. Do ponto de vista americano, tal acordo aumentava a insegurana internacional, por colocar nas mos de mais um pas, as ferramentas necessrias para a construo de uma arma nuclear. O medo americano de a capacidade tecnolgica conseguida atravs deste acordo se transformar em armas nucleares e se voltar contra eles, era eminente. Criava-se ai um incidente diplomtico entre Washington e Braslia.

Contexto de Assinatura O Brasil se encontrava em plena ditadura militar e o mundo em plena disputa ideolgicapoltico-militar entre os Estados Unidos e a Unio Sovitica. O governo Mdici, o mais repressivo de todos os militares, acabara de terminar e seu sucessor Ernesto Geisel subia com novas perspectivas. A populao em geral continuava a sofrer com os poderes dos Atos Institucionais, principalmente do nmero 56, e com a quase total perca de seus Direitos Humanos. Num contexto do fim do milagre econmico e de uma seguida depresso econmica, marcada pela crise mundial do Petrleo, em 1973, e pela instabilidade monetria e recesso brasileira (que se seguiu at a dcada de 1980), o presidente Geisel resolveu dar mais um passo ao sonho nuclear brasileiro. E foi nessa conjuntura poltico (ditadura militar), econmico (recesso), social (represso) e cientfica (buscas por energias substitutas do petrleo) que o Ministro das Relaes Exteriores da Repblica Federal da Alemanha (RFA) Hans Genscher e o Ministro das Relaes Exteriores do Brasil Antnio Francisco Azeredo da Silveira firmaram o

5 6

Ibidem, p.41. Que com o dilema com vistas a encontrar os meios indispensveis para a obra de reconstruo econmica, financeira e moral do pas, o novo Ato Instittucional de 1968 dava plenos poderes ao Presidente da Repblica de: decretar o recesso do Congresso Nacional; intervir nos estados e municpios; cassar mandatos parlamentares; suspender, por dez anos, os direitos polticos de qualquer cidado; decretar o confisco de bens considerados ilcitos; e suspender a garantia do habeas-corpus.DARAUJO, Maria C. AI-5. O mais duro golpe do regime militar.CPDOC-FGV.

Acordo Nuclear teuto-brasileiro em 1975. Como Ana M. Ribeiro de Andrade explicitou bem, o sonho do domnio da tecnologia nuclear significava independncia (especialmente com relao aos Estados Unidos) e, ao mesmo tempo, prestgio internacional 7. Como j foi dito antes, no era a primeira vez que se firmava um Tratado que se versava sobre a tecnologia nuclear, em 1955 j fora firmado outro com os EUA. Porm era a primeira vez que se visava total transferncia de conhecimento. O produto a ser exportado era o conhecimento e no as mquinas e tcnicos, ou seja, nosso governo teria tecnologia nuclear prpria. O governo americano desde inicio se colocou contra tal pretenso brasileira, pois j havia algum tempo que o princpio ordenador de sua poltica externa era a no proliferao de tecnologia nuclear, visto a possvel criao de armas atmicas com tal. A apelao americana se dava tanto no discurso da no proliferao de armas quanto no discurso de violao dos direitos humanos. Segundo Carter o Brasil possua um regime que no respeitava os direitos humanos, e pases que no respeitavam os Direitos Humanos de seu prprio povo, no poderiam ter tecnologia nuclear. Ainda de acordo com o governo americano, a assinatura do tratado era uma violao dos Diretos Humanos, enquanto que para o governo brasileiro era s uma questo de soberania e independncia8. O medo do redirecionamento da tecnologia nuclear, para a criao de armas atmicas se agravava devido ao fato de o Brasil no ter posto em prtica o Tratado para a Proscrio de Armas Nucleares na America Latina (Tratado de Tlatelolco9) de 1967, nem ter assinado o Tratado de No-Proliferao Nuclear (TNP) de 1968. O que permitia ao pas construir reatores nucleares no sujeitos ao sistema internacional de inspees da Agncia Internacional de Energia Atmica (AIEA). Sendo que o principal motivo alegado pelo governo brasileiro para a sua n o ratificao no TNP foi de que o tratado era incompatvel com os interesses do seu desenvolvimento econmico e sua segurana nacional, alm de [...] no estabelecer um
7

Andrade, Ana M. Ribeiro de. O PROGRAMA DA AUTONOMIA DO CICLO DO COMBUSTVEL NUCLEAR NO BRASIL. Museu de Astronomia e Cincias Afins - MAST/MCT. 8 Documento: Incidente diplomtico Brasil-Estados Unidos,APRECIAO SUMRIA (campo interno), n.10/GAB/77 -3-. Disponvel no CPDOC-FGV, Arquivo:Ernesto Geisel. 9 O tratado permitia a realizao de dispositivos nucleares para fins pacficos ou a prestao de colaborao a terceiros com os mesmos fins. Em Brasil assinou o tratado de Tlatelolco, de fins pacficos. Folha de So Paulo, 09 ago 1986.

balano aceitvel entre os direitos e obrigaes das naes nucleares e no nucleares

10

. Outro

receio americano foi explicitado pelo editorial do New York Times intitulado Nuclear Madness, no dia 13 de junho de 1975 que dizia que o acordo era um:
[...] passo irresponsvel que podia dar origem a uma corrida armamentista nuclear na America latina, provocar o armamento nuclear de uma meia dzia de naes em outras partes do mundo e colocar em perigo a segurana dos EUA e do mundo em geral. 11

Em defesa as acusaes americanas, o Presidente Geisel e o vice-chanceler alemo HansDietrich Genscher, deram o seguinte depoimento em uma coletiva no dia 7 de maro de 1978:

Do ponto de vista do governo brasileiro12 sobre a refutao americana ao nosso projeto nuclear com a RFA, os EUA, sendo a principal potncia ocidental, queriam manter seu status
10

Entrevista dada pelo Embaixador brasileiro na Sucia em 1971, ao Instituto Internacional de Estocolmo para a Pesquisa da Paz, apud GOLDEMBERG, Jos. Energia Nuclear no Brasil: As origens das decises. So Paulo: Editora Hucitec, 1978, p. 32-33. 11 Apud MIROW, Kurt R. Loucura Nuclear: (Os Enganos do Acordo Brasil-Alemanha). Rio de janeiro: Civilizao brasileira, 1979, p.42. 12 Interpretada atravs de um documento secreto referentes ao Ministrio das Relaes Exteriores, entre o Presidente da Repblica e o chanceler Antnio Azeredo da Silveira, entre maro de 1974-1979. Disponvel no CPDOC-FGV, Arquivo:Ernesto Geisel.

quo mundial e dentro do Ocidente. Com a ascenso da Alemanha como uma grande potncia, os EUA queriam dar um novo contedo s relaes com a RFA, que antes eram mantidas com base em um protetorado poltico, alinhando assim a RFA com os seus objetivos polticos, estratgicos e econmicos. Por isso a insistncia americana em forar a RFA a tomar atitudes convergentes com as americanas. O que ao longo do tempo no fora obtido, a exemplo da transferncia internacional de tecnologia nuclear e da reflao da economia alem. Que a partir daquela, acabou por gerar um incidente diplomtico entre os EUA, o Brasil e a RFA. Ainda sobre a relao atada entre os trs pases pelo acordo Brasil-Alemanha de 1975, o documento secreto salienta que:

O autor Kurt Mirrow representara bem em seu livro Loucura Nuclear, as causas do receio americano em relao ao nosso acordo com a Alemanha Ocidental, que alm de ir contra a poltica americana de no-proliferao vigente no perodo, ameaava a hegemonia americana, devido expanso tecnolgica da RFA:
A tradicional poltica norte-americana, que, por decnios, conseguira manter o monoplio da tecnologia nuclear, via-se aparentemente ameaada pelo Acordo Nuclear BrasilAlemanha. 13

Em 1978, os EUA ainda eram os maiores fornecedores de urnio enriquecidos para as usinas europias. E visto que suas reclamaes sobre o acordo no estava sendo levadas a srio, decretou no dia 10 de maro do mesmo ano o Nuclear Nonproliferation Act, que determinava a suspenso a qualquer hora do fornecimento de urnio enriquecido aos pases que no aceitassem
13

Idem,referncia nmero 4.

sua poltica com relao a tecnologia nuclear. O ato seria um golpe todo articulado, pois segundo dados da poca 86% do combustvel utilizado nas usinas termo-nucleares alems e 62% nas usinas francesas eram importados, e a maioria, se no tudo, proviam dos EUA14. Ou seja, uma possvel suspenso destas exportaes, provocaria uma paralisao de propores bastante grande no setor industrial destes pases movimentados pela energia eltrica oriunda do funcionamento de reatores nucleares. O Tratado e sua Internalizao
O acordo e o protocolo complementar que acabam de ser assinados em Bonn so de grande importncia para o desenvolvimento tecnolgico e industrial do Brasil. Eles [...] influiro, decisivamente, para o progresso nacional que todos desejamos Declarao do presidente Ernesto Geisel imprensa em 30 de junho de 1975. (CPDOC-FGV)

Sobre os tramites burocrticos do Tratado, esta seo procura apresentar as principais informaes que constam nos artigos do Acordo entre o Governo da Repblica Federativa do Brasil e o Governo da Repblica Federal da Alemanha sobre cooperao no campo dos usos pacficos de energia nuclear, bem como algumas peculiaridades sobre sua internalizao no Brasil. O acordo foi assinado na cidade de Bonn, capital da Repblica Federal da Alemanha (RFA), em 27 de Junho de 1975 e d como autnticos tanto a verso em portugus do texto bem como a verso em alemo. A assinatura do tratado por parte do Brasil se deu, como j fora dito antes, pelo ministro das Relaes Exteriores, Antnio Francisco Azeredo da Silveira que permaneceu no cargo durante todo o governo de Ernesto Geisel (1974-1979). J o representante alemo, o liberal Hans-Dietrich Genscher, era na poca no somente ministro das relaes exteriores, mas tambm vice-chanceler. Vale ressaltar que o chanceler alemo Willy Brandt, que negociou boa parte do acordo, foi destitudo do seu cargo um ano antes da assinatura do mesmo

14

Discurso do deputado americano Clarence Long, transcrito in Jornal do Brasil, 6 mar 1978, p.10. Apud MIROW, Kurt R. Loucura Nuclear: (Os Enganos do Acordo Brasil-Alemanha). Rio de janeiro: Civilizao brasileira, 1979, p.45.

devido sua poltica a favor de uma reaproximao com a Repblica Democrtica da Alemanha (RDA)15. Pode-se dizer que a assinatura do acordo concretizou uma vitria da poltica antinacionalista dos grupos ligados ao Itamaraty. A diferena que chama a ateno para este caso que tal poltica no estava diretamente ligada aos EUA, mas sim s gigantes da indstria nuclear alem, a nica independente, alm da americana, para estabelecer parcerias atmicas com outros Estados soberanos. O acordo, tal como qualquer tratado, inicia-se com um prembulo que permite identificar os objetivos pblicos de tal parceria: aprofundar a relao amistosa entre as duas naes, dar prosseguimento ao Acordo sobre cooperao nos setores de pesquisa cientfica, criar uma condio propcia para a cooperao industrial no setor atmico, e ampliar o desenvolvimento econmico e tecnolgico sempre respeitando o Acordo de cooperao sobre utilizaes pacficas de energia atmica assinado pelo Brasil junto a Comunidade Europia de Energia Atmica. Fora isso, estudos tcnicos apresentados posteriormente no Livro Branco, editado pela presidncia da Repblica, demonstra que o consumo de petrleo como fonte energtica subiu mais de 30% entre 1940 e 197316. Desta forma, o Governo do Brasil, ao se deparar com a primeira crise do petrleo, percebeu a extrema necessidade de instaurar uma poltica energtica independente, a soluo vivel, segundo o estudo, seria a fonte atmica. Ao todo, foram publicados Onze artigos, alguns deles contendo incisos. Aqui, apresentarse-o trechos das partes mais relevantes deste texto. O mesmo est disponvel na ntegra no site do CPDOC-FGV17. O Artigo 1 trata-se da abrangncia da cooperao entre as partes contratantes. Fica explcito que as instituies de pesquisa dos dois pases fomentaro:

15

Zellhuber, A. Unsere Verwaltung treibt einer Katastrophe zu: Das Reichsministerium fr die besetzten Ostgebiete und die deutsche Besatzungsherrschaft in der Sowjetunion 1941 1945. Munique, 2006, p.48. 16 BRASIL, Presidncia da Repblica. O Programa Nuclear Brasileiro. Braslia, 1977. 17 Atalho para acesso ao artigo Disponvel em: <http://www.cpdoc.fgv.br/nav_fatos_imagens/htm/fatos/janela_doc.asp?Path=../../fotos/AcordoNuclear/&Img=Acor do_nuclear&Pag=2&Tt=6&Lgn1=Cpia%20do%20acordo%20entre%20o%20governo%20da%20Repblica%20Fe derativa%20do%20Brasil%20e%20o%20governo%20da%20Repblica%20Federal%20da%20Alemanha%20sobre %20cooperao%20no%20campo%20dos%20usos%20pacficos%20da%20energia%20nuclear.%20&Lgn2=(Arqui vo%20Antnio%20Azeredo%20da%20Silveira/AAS%201974.08.15/CPDOC)>. Acesso em: 07 nov 2009.

A partir da anlise desses quatros pargrafos fica evidente que alguns fatos prticos no foram apresentados para a comunidade internacional como o nmero de reatores ou instalaes nucleares a serem produzidos bem como a localizao destes ltimos. Somente este fato j basta para deixar dbio o verdadeiro objetivo deste pacto nuclear e causar reaes entre as grandes potncias da poca. Contudo, o artigo 2 ressalta que As partes contratantes declaram-se partidrias do princpio da no proliferao de armas nucleares. Tal fato atenuaria de forma diplomtica e legal os possveis efeitos do artigo 1. O tratado segue abordando questes envolvendo a exportao para terceiros, neste caso, o acordo limita a exportao a alguns artefatos alm de obrigar a necessidade de ambos os signatrios consentirem com tal exportao. Fora isso, ficou acordado que apenas pases no detentores de armas nucleares a partir de 1967 poderiam importar qualquer artefato proveniente do acordo e que isto seria possvel somente mediante um acordo prvio de salvaguardas.

Este artigo garante Comunidade Europia que o tratado teuto-brasileiro teria uma normatizao inferior a qualquer norma vigente na Comunidade Econmica Europia e na

Comunidade Europia de Energia Atmica. Tal atitude um formalismo do Direito Internacional muitas vezes necessrio, pois garante a soberania de uma norma frente outra. Por fim, vale ressaltar ainda que as partes prevem o perodo de durao do tratado:

Na prxima seo, faz-se uma anlise detalhada da situao do acordo no decorrer dos anos seguintes. Para o presente momento relevante apenas o fato de constar no prprio acordo um prazo mnimo de durao e a renovao tcita do acordo sem ser necessria qualquer assinatura extra entre as partes. Quanto tramitao do tratado no Congresso Nacional para que este o aprovasse seguindo assim os padres do direito internacional que primam por um decreto legislativo para que o tratado seja ratificado pela parte que o assinou fica evidente, a partir de arquivos federais disponveis para consulta online no CPDOC-FGV, que havia um movimento praticamente unilateral que permitiria sua rpida aprovao. Segundo o documento secreto que consta hoje no Arquivo Ernesto Geisel do CPDOC FGV - anexado na ntegra o acordo seria analisado por trs comisses na Cmara dos Deputados. Duas dessas comisses de Relaes Exteriores e de Constituio e Justia seriam presididas por partidrios da ARENA, base governista. A ltima comisso de minas e energia seria presidida por um deputado do MDB. Fica explicito no documento que o relator do projeto do decreto legislativo deveria, obrigatoriamente, ser um deputado da ARENA e que a aprovao do mesmo tardaria at quatro semanas. No prprio documento j consta uma possvel manobra legal para acelerar a aprovao do acordo, caso a opisio (MDB) procure promover um debate pblico sobre o assunto.

Tambm est evidenciado no documento que a tramitao no Senado Federal seria regida por partidrios da ARENA e que Itamar Franco (MDB Minas Gerais), falando em nome da minoria, poderia fazer exame pormenorizado do projeto e de suas implicaes. Porm, estimavase que a aprovao no Senado seria mais rpida do que na Cmara dos Deputados, e que em um prazo mximo de duas semanas o projeto seria aprovado. A sequncia do acordo Bomba atmica para a ditadura brasileira?
Cartazes dos manifestante do movimento anti-nuclear alemo em Bonn na presena do Presidente Geisel em maro de 1978.

Logo depois que o acordo foi assinado surgiram manifestaes contrrias ao mesmo tanto no mbito interno dos dois pases quanto da sociedade internacional. A presente seo prope-se a justificar a desaprovao do acordo por parte da opinio pblica alm de destacar as principais falhas que no permitiram o desenvolvimento integral do que foi acordado. Embora o governo procurasse apresentar as justificativas mais plausveis para a assinatura de tal tratado, poucas vezes uma deciso do Regime foi to criticada nos mais diversos segmentos da sociedade brasileira. A repercusso interna foi de tal magnitude que at mesmo o campo da ecologia e dos impactos ambientais, ainda pouco relevantes na poca, ganhou destaque na crtica ao acordo. Em 1978, a revista alem Der Spiegel (O Espelho) fez denncias sobre a execuo do acordo (apud OLIVEIRA, 1991, p. 189). Tal fato repercutiu em solo nacional de maneira a permitir a instaurao de uma Comisso Parlamentar de Inqurito. Denominada CPI do acordo, ela foi um dos grandes marcos do questionamento ao programa nuclear. Contudo, o relatrio final da CPI, no era compatvel com a realidade dos trs anos de depoimentos e reunies, haja vista que os senadores da oposio desistiram de participar do seu desfecho. Alegavam que muitos militares do governo haviam se recusado a depor acusando que a comisso era um compl formado por comunistas, norte-americanos, judeus e soviticos (Oliveira, 1991, p.190).

No plano internacional, a reao ao acordo de 1975 tambm no foi recebida pelos principais atores do equilbrio de poder internacional. Os EUA, como j fora exposto na primeira seo deste artigo, foram a nao que mais veementemente se posicionou contra o pacto. Washington ficou surpresa frente ineficcia de sua prpria poltica de manuteno do status quo entre as naes parceiras, que agora representavam um perigo potencial. A reao partiu tambm da sociedade civil estadunidense. A voz mais ativa deste protesto se deu pelo New York Times com o seu artigo Nuclear Madness, explicitado na primeira seo. Durante a campanha presidencial de 1976, o tema do acordo nuclear ganhou espao na agenda da campanha presidencial do futuro presidente, o democrata Jimmy Carter, o qual prometeu no fazer vista grossa as polticas externas de seus aliados mais importantes. Assim que foi eleito, o presidente democrata, por meio de uma proposta do Secretrio de Estado Cyrus Vance, pediu as partes um congelamento temporrio de nosso Acordo Nuclear com a RFA. Esta ofensiva, considerada por muitos em Braslia e at mesmo em Washington como amadora e precipitada, prendia-se em dois pontos bsicos: os EUA perdiam naquele momento o monoplio comercial de fornecimento de urnio enriquecido ao ocidente, alm de que a proliferao da tecnologia nuclear, independente do fim a que se propunha, estaria acontecendo entre dois grandes aliados da Casa Branca e isto poderia soar como uma perda de prestgio poltico em uma poca onde a balana de poder era a chave da poltica internacional. O governo de Jimmy Carter no cessou o ataque ao acordo e ainda em 1977 lanou a idia de um programa de estgios repressivo que levantaria barreiras alfandegrias contra produtos brasileiros e alemes no mercado americano, bloquearia a exportao de produtos dos quais as naes dependiam dos EUA para importar, bloquearia o acesso brasileiro ao mercado financeiro americano, embargaria os contratos de fornecimento de urnio Alemanha e previa por fim a retirada de 200 mil soldados ainda presentes em solo alemo. Estas medidas no seriam tomadas caso Braslia e Bonn seguissem as seguintes propostas: Participao da Casa Branca no acordo e no controle da transferncia da tecnologia ao Brasil; construo da usina de reprocessamento em pas neutro da Amrica Latina ou no Brasil, porm submetida ao controle internacional atravs da AIEA; partir dos EUA o fornecimento de todo o urnio necessrio para o funcionamento das usinas no Brasil; e, por fim, formao de um cartel entre companhias construtoras e vendedoras da tecnologia nuclear nos trs pases. Esta ltima medida visava

garantir uma margem de lucro a iniciativa privada envolvida para que a mesma no pressionasse os governos a promover a exportao nuclear para terceiros j que os artigos do acordo previam tal ao. (OLIVEIRA, 1991, P.196). Fora a iniciativa contrria ao acordo por parte da nao estadunidense, outros Estados soberanos demonstraram sua preocupao frente o silencioso acordo nuclear teuto-brasileiro. A opinio pblica francesa, por meio do renomado jornal Le Monde, ressaltou que os Estados Unidos no estariam preocupados em evitar que um regime militar adquirisse meios para produzir bombas atmicas, mas sim estariam preocupados em perder um grande negcio. At a agncia sovitica Tass destacou que o acordo tem um precedente perigoso ao permitir que o Brasil produza bomba atmica com o equipamento alemo. (apud OLIVEIRA, 1991, p. 193). Frente a tanta agitao internacional e procurando acalmar o governo de Carter, o Brasil e Alemanha assinaram o Acordo para Aplicao de Salvaguardas junto AIEA. O Acordo BrasilRFA-AIEA estabelecia rgido sistema de controle da transferncia de tecnologia e processamento das fontes nucleares. Ao chegar ao Brasil em 1978, Jimmy Carter j adotava outra posio em relao ao Programa Nuclear Brasileiro (PNB), ao seguir as declaraes de Bonn, as quais afirmavam a ocorrncia de problemas tcnicos e comerciais j desde 1975. Na verdade, segundo pesquisadores da reas, desde seu princpio o acordo j se demonstrava impraticvel. Primeiramente, a Alemanha, pobre em recursos naturais renovveis ou no precisou desenvolver uma tecnologia de gerao de energia a partir de fisso de ncleos atmicos. O Brasil, por mais que necessitasse reestruturar sua base energtica, no tinha capacidade tcnica, terica, financeira e natural para sustentar um ambicioso projeto nuclear. Fora as dificuldades econmicas, questes poltico-sociais como a inexperincia em parcerias dessa envergadura e as prprias dificuldades de comunicao tornaram impraticvel a transferncia completa da tecnologia atmica. Segundo a Dra. Odete Oliveira, em sua tese de doutorado:
O PNB foi elaborado e posto em execuo por diplomatas, sendo, pois, natural, que o Brasil tenha conquistado expressivas vitorias diplomticas, mas a cada vitoria diplomtica fomos nos aproximando mais e mais da definitiva derrota tcnica e econmica. Em 1979, o PNB j estava desmoralizado at mesmo junto a setores do prprio regime militar.

O programa seguiu a lentos passos at que em 1982, j no governo de Joo Baptista Figueiredo, foi decretada a moratria do PNB isto significava a manuteno do acordo bilateral assinado em 1975, porm todas as obras previstas no somente pelo acordo como tambm pelo projeto nuclear nacional, seriam prorrogadas. A notcia foi naturalmente recebida em Bonn, visto que o governo da RFA j previa esta ao por parte de Braslia. no mbito interno a notcia repercutiu favoravelmente, como a muito no acontecia no regime militar. Seguindo o processo de abertura do regime ditatorial, nos anos 1980 foram divulgadas superficialmente as cifras em torno do acordo teuto-brasileiro. Tem-se a informao de que os custos previstos, quando no ano da assinatura, eram de US$ 10 Bilhes. Contudo, caso se confirmasse a construo das oito usinas ainda previstas excetuando as usinas do complexo de Angra - o custo real seria de US$ 36 Bilhes. Porm existem outros estudos extra-oficiais como aqueles apresentados pela Prof. Dra. Odete de Oliveira, em sua tese de doutorado18, que comprovam que as cifras poderiam ultrapassar os US$ 38 Bilhes, caso o acordo seguisse os planos iniciais. Outro fato internacional que fez com que se repensasse o PNB e o acordo bilateral foi o incidente atmico em Chernobyl em 1986. Coincidentemente, j estava em andamento desde 1985 uma comisso de avaliao do PNB instaurada pelo ento presidente Jos Sarney. O relatrio final ficou conhecido como Relatrio Vargas e defendia o trmino da construo de Angra II e III, alm da manuteno do acordo Brasil-Alemanha levando em conta uma reestruturao interna do programa nuclear. O debate em torno do programa nuclear brasileiro e do acordo bilateral assinado em 1975 perdeu fora com o fim da guerra fria e ficou neutralizado nos anos 90, perodo de hegemonia estadunidense e crescimento da relevncias das questes ambientais. De fato, o acordo entre Brasil e Alemanha, como previa o artigo 11, foi tacitamente aceito at que no vencimento do Tratado ao final de 2004, ficou acertado que este se transformaria em um pacto de cooperao para a produo de energia solar, elica, com etanol, biodiesel e outras fontes 19, seguindo assim

18 19

Vide referncias bibliogrficas Disponvel em: <http://noticias.terra.com.br/brasil/interna/0,,OI424979-EI306,00.html>. Acesso em 10 nov 2009.

a tendncia internacional de no-proliferao do desenvolvimento da energia nuclear, devido no mais questes polticas, mas sim ambientais.

Consideraes Finais Enfim, o medo que pairava no ar, em todo canto do planeta, da segunda metade do sculo XX devido possibilidade de destruio total do planeta pela URSS ou pelo EUA, acabou sendo um fator importante para o apoio ou no da opinio pblica e governamental, internacional, ao nosso Acordo Nuclear com a RFA. Alm disso, as vrias ditaduras militares espalhadas pelo continente latino americano, que haviam h pouco tempo sido desmascaradas como produtos dos interesses estadunidenses e da doutrina da segurana coletiva; no aparentavam ser confiveis detentoras de tecnologia nuclear. Todos esses regimes de represso total, em que as concepes de liberdade e de ser humano foram esquecidas, lutavam pelo bem comum, pela proteo dos indivduos contra um perigo maior, vermelho. Por trs de toda essa poltica intervencionista americana, de forma indireta, estava o medo da expanso comunista e principalmente a manuteno do status quo das relaes desiguais de poder. A negao e a no solidariedade americana, em primeiro momento, com o nosso projeto de expanso nuclear conjunto da RFA, se deu principalmente devido ao medo americano de que com o know how e a tecnologia de produo nuclear, o Brasil pudesse produzir armas nucleares e assim se tornar uma ameaa eminente dentro de seu prprio territrio de influncia. A aceitao e o apoio do decorrer do governo de Carter ao acordo s aconteceu quando percebeu-se que o projeto em si no era vivel ao Brasil e no alcanaria, do modo esperado, o seu principal objetivo que era produzir energia com base na tecnologia nuclear, nem se quer uma futura e provvel ambio brasileira -do ponto de vista americano- de construir uma arma nuclear. Segundo Kurt Rudolf Mirow (1979) a partir do momento que os EUA julgavam o programa nuclear brasileiro excelente, ficara provada aos olhos da opinio pblica nacional a sua total inviabilidade tcnica e econmica20

20

MIROW, Kurt R. Loucura Nuclear: (Os Enganos do Acordo Brasil-Alemanha). Rio de janeiro: Civilizao brasileira, 1979, p.245.

O acordo de Energia Nuclear com a Alemanha, sem o consentimento do governo americano foi visto pela classe intelectual brasileira como um avano contra a poltica dependentista nacional, que desde o inicio da Ditadura militar em 1964, mostrava se enfatizadamente uma marionete dos interesses estadunidenses. Segundo Kurt Mirrow em a Loucura Nuclear, a ideia de quintal americano comeava a se desmoronar. O Acordo foi respeitado, de fato, por mais de trinta anos. Embora mantivesse sua vigncia, na prtica, muitas das medidas previstas no artigo 1 no foram completamente praticadas devido as crises econmicas e aos problemas polticos internos. O projeto era uma loucura sem p nem cabea, um blefe dos alemes e dos brasileiros que prometiam-se o que no tinham. Com a mudana na conjuntura das relaes internacionais o projeto nuclear brasileiro sofreu ainda mais represso e, por fim, o marco do PNB, o acordo teuto-brasiliero, tornou-se uma simples parceria econmico-ambiental. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS - Andrade, Ana M. Ribeiro de. O PROGRAMA DA AUTONOMIA DO CICLO DO COMBUSTVEL NUCLEAR NO BRASIL. Museu de Astronomia e Cincias Afins MAST/MCT. -Arquivos do CPDOC-FGV. APRECIAO SUMRIA (campo interno), n.10/GAB/78 -4-. -Arquivos do CPDOC-FGV. ENTREVISTA entre o presidente Geisel e o Sr. Hans-dietrich genscher, presidente do partido Liberal, em 7 de maro de 1978 -Arquivos do CPDOC-FGV. Incidente diplomtico Brasil - Estados Unidos, APRECIAO SUMRIA (campo interno), n.10/GAB/77 -3-.

-Arquivos do CPDOC-FGV. Internalizao do Acordo Nuclear Brasil-Alemanha n.03 EG 1974 00/R -Arquivos do CPDOC-FGV. Opinio pblica, APRECIAO SUMRIA (campo interno), n.06/GAB/77 -6-. -Arquivos do CPDOC-FGV. Opinio pblica, APRECIAO SUMRIA (campo interno), n.12/GAB/77 -5-.

-Arquivos do CPDOC-FGV. Relaes RFS/Brasil/Estados Unidos. -Arquivos do CPDOC-FGV. Visita oficial do Ministrio de Estado de Relaes Exteriores ao Reino Unido e a Frana. -Brasil-EUA e TNP. Disponvel em: http://www.energiatomica.hpg.ig.com.br/ad32.htm Acesso em: 18 nov. 2009. -Convnio nuclear Brasil-Alemanha sob discusso. Economia, 10 nov. 2004. Disponvel em: http://www.dw-world.de/dw/article/0,,1391269,00.html Acesso em: 18 nov. 2009. - DARAUJO, Maria C. AI-5. O mais duro golpe do regime militar. CPDOC-FGV. Disponvel em: http://www.cpdoc.fgv.br/nav_fatos_imagens/htm/fatos/AI5.htm Acesso 17 nov. 2009. - Em Brasil assinou o tratado de Tlatelolco, de fins pacficos. Folha de So Paulo, 09 ago 1986. Disponvel em: http://www.arqanalagoa.ufscar.br/db/resultado_pesquisaRecortes.asp?search=tratado+de+tlatelol co&campo=14&submit=Pesquisar&mode=allwords Acesso em: 18 nov. 2009. -GOLDEMBERG, Jos. Energia Nuclear no Brasil: As origens das decises. So Paulo: Editora Hucitec, 1978. -MIROW, Kurt R. Loucura Nuclear: (Os Enganos do Acordo Brasil-Alemanha). Rio de janeiro: Civilizao brasileira, 1979. OLIVEIRA, Odete Maria de. Os descaminhos do Brasil nuclear. 1991. 348 f. Tese (Doutorado em Direito Internacional) Universidade Federal de Santa Catarina, Florianpolis, 2005 p. 193. -PERCILIA, Eliene. Tratado de No-Proliferao Nuclear | TNP. Disponvel em: http://www.brasilescola.com/geografia/tnp.htm . Acesso em: 17 nov 2009. -ZELHUBER, Andreas. Unsere Verwaltung treibt einer Katastrophe zu: Das Reichsministerium fr die besetzten Ostgebiete und die deutsche Besatzungsherrschaft in der Sowjetunion 19411945. Munique, 2006, p.48. TERRA, Alemanha encerra acordo nuclear com o Brasil Disponvel em: http://noticias.terra.com.br/brasil/interna/0,,OI424979-EI306,00.html Acesso em: 10 nov. 2009 Anexo: Internalizao do Acordo Nuclear Brasil - Alemanha Documento Oficial

Vous aimerez peut-être aussi