Vous êtes sur la page 1sur 5

Felipe Gregrio

Apropriao e construes simblicas na Gesto de Cultura


Rever os conceitos sobre cultura e sobre a arte nas polticas pblicas hoje fundamental para o entendimento das relaes e diferenas numa dimenso global das sociedades ditas democrticas. A partir das reflexes e proposies de que nem tudo cultura e que as mais diversas atividades da vida humana se caracterizam pelo hbito e homogeneizao do gosto (COELHO, 2008, p. 27), desta forma, as polticas pblicas de cultura as que se caracterizam pela reprodutibilidade tendem a no considerar as particularidades de cada territrio mantendo uma viso ultrapassada e totalitarista considerada apenas a ideia de retorno ao estado inicial dos saberes que so reproduzidos. O processo de concepo de polticas culturais totalitrias congela o desenvolvimento cultural/artstico, quando se observa que o Estado e os governos j no so capazes de cuidar de todas as demandas, no respondendo as exigncias especficas por no conceber o nvel de complexidade que difere do sentido de multiplicao aplicado muitas vezes aos programas e projetos culturais. Esta viso excludente que no considera a possibilidade do novo, da nova dinmica entre os grupos sociais, caminha para o que (Appadurai , 2009, p.17) chamar de o pequeno nmero as minorias estigmatizadas pelas maiorias que se escondem sobre um ethos nacional, podendo levar a violncia contra as minorias que so os grupos menos favorecidos. A primeira situao que se apresenta ao considerarmos a cultura como processo o conceito de tradio onde muitas vezes encoberto por estes mesmos princpios totalitrios e universalistas no compreendem a cultura como performance social que permite a composio harmnica entre culturas distintas e desmistifica as classificaes como por exemplo, culturas superiores e culturas inferiores. Esta configurao processual da cultura globalizada conforme Teixeira Coelho (2008) se baseia numa abordagem funcional que estuda o presente dialogando em justaposio considerando as diferenas, e no como fuso e sobreposio de um pensamento sobre outro.

Vrias situaes ainda de ordem conceitual permeiam este seguimento quando o que est em jogo a expanso, a ampliao da esfera da presena do Ser (Mostesquieu) ao passo da concentrao, da perseverana do ser. Onde aqui, talvez possamos comparar conforme Boaventura de Souza Santos onde este diz que: devemos lutar pela igualdade sempre que a diferena nos inferioriza. Mas devemos lutar pela diferena sempre que a igualdade nos descaracteriza. Entende-se tambm que a tradio neste sentido no sobrevive sem a densidade identitria que lhe atribuda atravs de um reforo, outras vezes por inveno, onde se percebe que em certos momentos histricos o que cultura hoje, num outro tempo torna-se hbito. Ainda em relao cultura como processo, ou a cultura como inveno um exemplo de aproximao ou apropriao da arte pela inveno cultural, seria o relato de vida do artista visual alemo Joseph Beuys (1921), que como dizem foi um piloto da aeronutica que caiu em uma aldeia indgena; sendo amparado por estes com uma manta e gordura animal consegue sobreviver. Esta experincia, at onde sei no comprovada de fato, e estes dois elementos, a gordura e a manta por ele ressignificada em feltro, transforma se em sua linguagem esttica/artstica que lhe atribui automaticamente identificao, e identidade. Ou num primeiro momento identidade,

posteriormente identificao. A ideia da cultura como esterco, ou a lmina do arado, (COELHO, 2008, p. 18) deposita o sentido existencial numa relao recproca de troca entre cada elemento e sua funo. Onde a cultura (num discurso fenomenolgico e imagtico: ideia como a fora de uma imagem potica) e o instrumento de arado como anlise deste fenmeno ou ao, so utilizados e vivenciados pelo indivduo antes ao coletivo ou fundamento social como potencialidades em direo elevao e aprimoramento do ser. Nesta anlise, esclarece-se como o caminho para as proposies de polticas culturais pautadas na subjetividade do indivduo, quando se diz que a cultura individual e subjetiva, so oportunas quanto ao desenvolvimento da educao esttica se considerar as aproximaes com a proposta essencial da arte. Pois:
2

A alienao do espectador em proveito do objeto contemplado (que o resultado da sua prpria atividade inconsciente) exprime-se assim: quanto mais ele

contempla, menos vive; quanto mais aceita reconhecer-se nas imagens dominantes da necessidade, menos ele compreende a sua prpria existncia e o seu prprio desejo. A exterioridade do espetculo em relao ao homem que age aparece nisto, os seus prprios gestos j no so seus, mas de um outro que lhes apresenta. Eis porque o espectador no se sente em casa em parte alguma, porque o espetculo est em toda a parte. (DEBORD, 2003, p. 19)

Este pensamento fundamental para esclarecer a confuso entre arte e cultura, e na atual poltica cultural que identifica estas como desespero de causa s crises assistencialistas, sustentveis, econmicas, etc. conforme nos apresenta Teixeira Coelho. De maneira direta, a partir da citao acima se observa que os modos reprodutivos da cultura (necessria) no oferecem a reflexo e os processos de identificao libertrios que a arte (desejo) transforma em condies significantes para que as pessoas inventem seus prprios fins. Objeto central da ao cultural. Neste ponto encontra-se a meu ver o principal problema para o gestor cultural que a identificao do que leva as pessoas a findarem suas convices em determinadas culturas para assim promover o que ou pode ser necessrio numa poltica cultural ou para a arte. Visto que o principal programa para a cultura, sendo afirmao de modelos estabelecidos, e para a arte, a negao dos processos histricos para a experimentao esttica/sensorial e atualizaes constantes s novas descobertas cientficas, biolgicas, e tecnolgicas; as distines entre polticas culturais e polticas para as artes so mais visveis do que as aproximaes destes num campo terico. Ainda, noutro ponto de vista a dificuldade seria identificar um nico conceito transversal, se assim for a conveno, em arte ou em cultura para a afirmao desta e a negao desta ltima.
3

Com isto, observa-se que as construes simblicas ou os discursos sobre e das obras de cultura como das artes forneceriam outras condies para a criao de novos espaos sociais no mais aqueles interiorizados e denominados de civilizao.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS APPADURAI, Arjun. O medo ao pequeno nmero: Ensaio sobre a geografia da raiva. Iluminuras/Observatrio Ita Cultural. So Paulo, 2009.

COELHO, Teixeira. A Cultura e Seu Contrrio. Iluminuras/Observatrio Ita Cultura. So Paulo, 2008. DEBORD, GUY. A Sociedade do Espetculo. Coletivo Periferia- E Books. 2003. SANTOS, Boaventura de Souza [org.]. A Globalizao e as Cincias Sociais. 3 Ed.- Editora Cortez, 2005.

TENDLER, Silvio. O mundo Global visto do lado de c. Encontros com Milton Santos [Filme-Vdeo].

Vous aimerez peut-être aussi