Vous êtes sur la page 1sur 18

ARTIGOS

Matrizes da linguagem e a organizao virtual do conhecimento


Joel Gomes de Abreu
Bilbiotecrio pela Universidade Estadual de Londrina. E-mail: abreujg@hotmail.com
and of thought, postulated by Santaella (2005), in which the sonorous, visual and verbal language was extracted. The purpose of this investigation was to establish a categorization of search engines, from the matching of these matrices of language with the virtual indexation and analog modus of search. Research results indicate that the categorization of the search engines is appropriate under the discretion of the semiotic paradigm of language in three matrices, by its way of being and function, since they are sonorous, visual and verbal based-content. Briey, the syntax is the representation of the sonorous, the shape is the representation of the visible and the discourse is the representation of the verbal knowledge. Keywords

Silvana Drumond Monteiro


Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educao Comunicao e Artes. Doutora em comunicao e semitica pela Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo, PUC-SP, So Paulo, Brasil. E-mail: drumond@sercomtel.com.br

Resumo
Os signos e as linguagens foram investigados para a organizao virtual do conhecimento por meio dos mecanismos de busca. Fundamentou-se na teoria das matrizes da linguagem-pensamento, postuladas por Santaella (2005), na qual se perscrutou as linguagens sonora, visual e verbal. O objetivo da investigao foi estabelecer uma categorizao dos mecanismos de busca a partir da correspondncia dessas matrizes da linguagem com a indexao virtual e o modus anlogo de busca. Os resultados da investigao indicam ser adequada a categorizao dos mecanismos de busca sob o critrio dos paradigmas semitico da linguagem em trs matrizes, dado o seu modo de ser e sua operacionalidade, sendo eles baseados em contedos sonoros, visuais e verbais. Sinteticamente, a sintaxe a representao do sonoro, a forma a representao do visvel e o discurso a representao do conhecimento verbal. Palavras-chave Organizao do conhecimento. Mecanismos de busca. Matrizes da linguagem.

Knowledge organization. Search engines. Matrices of language.

INTRODUO A partir da virtualizao dos recursos informacionais, verifica-se uma multiplicidade de signos e de linguagens no ciberespao, bem como a automao do tratamento da informao apresenta diferentes paradigmas na organizao dos estoques informacionais. Entende-se, nesse contexto, os mecanismos de busca como uma forma de organizao desses contedos no ciberespao que, a exemplo da multiplicidade semitica nesse ambiente, tambm vm se diversicando e apresentando-se sob o paradigma das matrizes linguagem-pensamento. Com base nas teorias das matrizes da linguagem (SANTAELLA, 2005) e das mltiplas sintaxes de organizao e busca do conhecimento no ciberespao (MONTEIRO, 2002), investigou-se o grau de correspondncia entre os mecanismos de busca com as matrizes sonora, visual e verbal, como contribuio terica para a rea de estudos em organizao da informao e do conhecimento operada por mquinas no ciberespao.
9

Matrices of language and the virtual organization of knowledge Abstract


The signs and languages were investigated for the virtual organization of knowledge by search engines. The study was based on the theory of the matrices of language

Ci. Inf., Braslia, DF, v. 39 n. 2, p.9-26, maio/ago., 2010

Joel Gomes de Abreu / Silvana Drumond Monteiro

De acordo com Santaella (2005), toda a variedade e multiplicidade das formas de linguagens esto primordialmente sustentadas em trs matrizes de linguagem-pensamento: a sonora, a visual e a verbal. E a partir dessas, todas as combinaes e misturas so possveis. Alis, os mecanismos de busca operacionalizam regimes de signos muito complexos, sobre os quais se pretendeu aproximar da compreenso por meio da teoria das matrizes da linguagem-pensamento. Complementando as ideias, entende-se que a organizao das obras simblicas operada por mecanismos de busca est virtualizada e apresenta, ainda, outras caractersticas, a saber: a conexo, a heterogeneidade, a multiplicidade, a a-signicncia e a cartograa, ou seja, conceitos deleuzianos do Rizoma (MONTEIRO, 2002; 2009). A utilizao do termo mecanismos de busca neste trabalho compreende toda a arquitetura de um search engine. Embora sejam variadas, as arquiteturas dos mecanismos de busca contemplam trs etapas, que so a captura de contedo, a indexao e a busca (PAGE; BRIN, 1998). Nesse contexto, a busca em si aquela que pe em conexo usurio e mquina, na qual o usurio utilizase de uma interface que oferece uma caixa de entrada, query, para que o usurio apresente sua inteno de busca. neste ponto que a multiplicidade e a heterogenidade de signos e de linguagens podem ser vericadas e reetem a sintaxe de indexao operada de acordo com os critrios estabelecidos pelos algoritmos de ordenao e apresentao dos resultados. O objetivo da pesquisa foi vericar em que medida as matrizes da linguagem correspondem indexao virtual dos estoques informacionais no ciberespao, bem como seu modus anlogo de busca, visando a consolidar uma categorizao dos mecanismos de busca baseada na semitica das matrizes da linguagem e contribuir para o desenvolvimento da Linha de Pesquisa em Representao e Organizao do Conhecimento no Ciberespao.
10

Os resultados cor roboram a premissa de mltiplas sintaxes dos mecanismos de busca, de Monteiro (2002), posto que as caractersticas de heterogeneidade e multiplicidade, principalmente de signos e de linguagens no ciberespao, apresentamse tambm na indexao e busca virtuais. E, ainda, os resultados obtidos a partir dos dados analisados revelam ser adequada a criao de uma categorizao dos mecanismos de busca apoiada nos paradigmas semiticos e da linguagem, de modo que, coerentemente s matrizes da linguagem esto operantes em mecanismos de busca trs matrizes virtuais de organizao e de busca da informao e do conhecimento no ciberespao, quais sejam: a sonora, a visual e a verbal. Dessas trs matrizes da linguagem supe-se que operam todas as hibridizaes de signos e de linguagens, bem como de organizao e de busca da informao e do conhecimento no ciberespao. A FENOMENOLOGIA E A SEMITICA Neste trabalho, optou-se pela utilizao de teorias especcas, sendo a fenomenologia e a semitica de tradio peirciana as bases conceituais para esta investigao. Com isso, faz-se necessria a introduo, ainda que breve, desses assuntos, para o entendimento da anlise dos dados e dos resultados obtidos. Para o lsofo Charles Sanders Peirce (1839-1914), o fundamento observacional o primeiro grande trabalho que a losoa (fenomenologia) deve realizar. Nesse passo, aps debruar-se sobre a experincia, ela mesma, Peirce concluiu que s h trs elementos formais ou categorias universalmente presentes em todos os fenmenos (SANTAELLA, 1995). A palavra fenmeno deriva de phaneron, ou seja, qualquer coisa que aparece de qualquer modo mente, sendo que, na concepo de Peirce, os fenmenos no possuem nenhuma moldura preestabelecida, e ainda:

Ci. Inf., Braslia, DF, v. 39 n. 2, p.9-26, maio/ago., 2010

Matrizes da linguagem e a organizao virtual do conhecimento

[...] no se restringia a algo que podemos sentir, perceber, inferir, lembrar, ou a algo que podemos localizar na ordem espao-temporal que o senso comum nos faz identicar como sendo o mundo real. Fenmeno qualquer coisa que aparece mente, seja ela meramente sonhada, imaginada, concebida, vislumbrada, alucinada... Um devaneio, um cheiro, uma ideia geral e abstrata da cincia... Enm, qualquer coisa. (SANTAELLA, 1995, p. 16).

e agora, esforo e resistncia, dada... O terceiro est ligado s ideias de generalidade, continuidade, crescimento, representao, mediao, trada. (1995, p. 18).

Na filosofia de Peirce, todos os fenmenos apreendidos pela mente humana so reduzidos a trs categorias lgicas, so elementos formais, lamentos mais gerais, abstratos e universais de todo o universo. De acordo com Santaella:
Essas categorias no podem ser confundidas com entidades puras. H infinitas modalidades de categorias particulares que habitam todos os fenmenos. Essas, no entanto, so as mais elementares e universais, to gerais que podem ser vistas mais como tons, humores ou nos esqueletos do pensamento do que como noes denitivas. So pontos para os quais todos os fenmenos tendem a convergir. (SANTAELLA, 1995, p. 17).

Na primeira vez em que Peirce divulgou suas ideias, as categorias foram restringidas estritamente aos fenmenos mentais, sendo a obra intitulada Sobre uma nova lista das categorias. Treze anos mais tarde, Peirce estendeu-as a todos os fenmenos da natureza e do universo, desta vez intitulando-as Um, dois, trs: categorias fundamentais do pensamento e da natureza. (SANTAELLA, 2005). A terceira categoria fenomenolgica o crescimento contnuo, autogerao, semiose innita, mediao, ao de gerar outro signo, ou seja, um interpretante do primeiro j signo. nessa categoria que nasce a semitica peirciana, os estudos semiticos e a classificao dos signos. Nesse ponto, Peirce amplia a noo de signo para aqum do signo genuno (signo terceiro), e as categorias fenomenolgicas so reintrojetadas dentro da semitica (SANTAELLA, 1995). Essa tambm pode ser entendida como uma teoria lgica do signo e ocupa posio especial na losoa de Charles Sanders Peirce (1839-1914), pois o estudo sobre os signos nos mais variados campos do saber o levaram a compor sua tese anticartesiana de que todo pensamento se d em signo e, principalmente, na continuidade do signo. Nesse sentido, a tese de Peirce fundamentou sua teoria sgnica do conhecimento, de que todo pensamento continuao de outro pensamento e que leva a outro. Esse processo denominado autogerao ou semiose innita (SANTAELLA, 1995). A semitica, tambm denominada teoria dos signos, uma cincia dedicada ao estudo de toda e qualquer linguagem capaz de produzir sentido, signicao e de comunicar. J o signo:
[...] intenta representar, em parte pelo menos, um objeto que , portanto, num certo sentido, a causa
11

No percurso de desenvolvimento dos estudos de Peirce, foram aplicadas diferentes denominaes para nomear as categorias, pois em cada campo ou fenmeno elas assumem naturezas variadas, porm o substrato lgico-formal das categorias se mantm sempre. Buscando diferenciar suas categ orias e evitar o uso de ter mos loso camente carregados de sentido, Peirce utilizou termos esvaziados de qualquer contedo material, reduzindo-os sua natureza puramente lgica, e denominou suas categorias universais como primeiridade (mnada), secundidade (relao didica) e terceiridade (relao tridica) (SANTAELLA, 1995). Conforme Santaella:
O primeiro est aliado s ideias de acaso, i n d e t e r m i n a o, f r e s c o r , o r i g i n a l i d a d e , espontaneidade, potencialidade, qualidade, presentidade, imediaticidade, mnada... O segundo s ideias de fora bruta, ao-reao, conito, aqui
Ci. Inf., Braslia, DF, v. 39 n. 2, p.9-26, maio/ago., 2010

Joel Gomes de Abreu / Silvana Drumond Monteiro

ou determinante do signo, mesmo se o signo representar seu objeto falsamente. Mas dizer que ele representa seu objeto implica que ele afeta uma mente, de tal modo que, de certa maneira, determine naquela mente algo que mediatamente devido ao objeto. Essa determinao da qual a causa imediata ou determinante o signo, e da qual a causa mediata o objeto, pode ser chamada o interpretante [...]. (PEIRCE apud SANTAELLA, 1983, p. 58).

veiculada em cdigos e em mensagens alavancadas pelo avano tcnico, cient co e tecnolgico. Nesse sentido, foi emergente a criao de uma cincia [...] capaz de criar dispositivos de indagao e instrumentos metodolgicos aptos a desvendar o universo multiforme e diversicado dos fenmenos de linguagem [...]. (SANTAELLA, 1983, p. 16). Embora exista grande quantidade de signos, os principais e mais divulgados nas apresentaes sobre semitica so trs e dizem respeito ao signo em relao ao seu objeto, sendo esses tipos de signos denominados cones, ndices e smbolos. No entanto, Peirce tambm investigou o signo na relao em si mesmo e o signo em relao ao seu interpretante e desenvolveu uma tipologia de signos que cou muito conhecida e contempla sua tradio tridica (quadro 1).

Apesar de o signo ser o primeiro da trade da teoria dos signos (signo, objeto e interpretante), o objeto que determina o interpretante de modo mediato (ou seja, mediado pelo signo). Pois ocorre que na semitica se atribui ao signo uma primazia lgica, pelo seu carter vicrio de representao. A semitica, como cincia humana, emergiu em diferentes pontos do mundo e se concretizou a partir do crescimento do uso de informao

QUADRO 1 Classicao dos signos

12

Ci. Inf., Braslia, DF, v. 39 n. 2, p.9-26, maio/ago., 2010

Matrizes da linguagem e a organizao virtual do conhecimento

Quanto trade cone, ndice e smbolo, que o signo em relao ao seu objeto, vale ressaltar que o cone no representa apenas seus objetos por semelhana e isomorsmo, como nas percepes visuais: desenhos, imagens, pinturas e diagramas, mas tambm por percepes mentais e auditivas. Os cones so to abstratos que no representam mais que sentimentos e formas, pois a qualidade signicante do cone provm de suas qualidades (MONTEIRO, 2006). J o signo indicial est em conexo dinmica com a realidade, por ora o que quer que seja real, e envolve a existncia de seu objeto. O ndice um signo segundo e se a secundidade for uma existncia de fato, o ndice genuno, se a secundidade for uma referncia, ento o ndice degenerado. Quanto ao signo simblico, suas caractersticas principais so a generalidade da lei, a regra, o hbito ou a conveno da qual o signo smbolo associado. E sua funo como signo depender dessa fora viva que governar e determinar seu interpretante. No mbito deste trabalho, o signo sempre um existente, um registro xado em qualquer suporte digital e acessvel virtualmente por meio dos programas de computador e das conexes no ciberespao. Nesse sentido, o cone puro e enquanto mera qualidade de sentimento, ou pura qualidade, se perde no momento mesmo do registro ou xao do signo em qualquer tipo de suporte. Vale notar que, no interior da semitica, opera a lgica da recursividade e em cada nvel ou campo fenomnico as categorias so reintrojetadas. MATRIZES DA PENSAMENTO L I N G UA G E M -

e na classicao dos signos em uma perspectiva semitica. Tambm importante salientar que no interior das matrizes opera a lgica recursiva, ou seja, nota-se que so observados em cada uma das matrizes os caracteres de cada uma das categorias fenomenolgicas e da classicao dos signos. Os aspectos da linguagem sonora so identicveis na linguagem visual e as caractersticas de ambas aparecem na linguagem verbal. De acordo com Santaella (2005), a matriz sonora est para a primeiridade e uma questo do cone, a matriz visual est para a secundidade e uma questo do ndice, e a matriz verbal est para a terceiridade e uma questo do smbolo. Assim, para compor o diagrama das matrizes foram xados trs eixos classicatrios, de modo que o eixo da sintaxe est para a matriz sonora, o eixo da forma est para a matriz visual e o eixo do discurso est para a matriz verbal (SANTAELLA, 2005). Mas dizer que a matriz sonora est para a primeiridade no a impede de expandir-se para os domnios da secundidade e da terceiridade, pois essas so reintrojetadas no interior dessa matriz. O mesmo pode-se dizer sobre a matriz visual que estende para o domnio icnico e simblico as investigaes das formas visuais. Do mesmo modo, pode-se dizer que tambm a matriz verbal apresenta no seu interior correspondncias com os caracteres icnicos e indiciais. Por exemplo, o caso dos adjetivos e dos discursos descritivos, proeminentemente icnicos, e o caso dos pronomes, por exemplo este, aquele, que mantm relaes existenciais com seus objetos e tambm o caso das narrativas. Com base nessas orientaes para o estudo das linguagens, Santaella elaborou um diagrama (diagrama 1) que compreende 27 modalidades dentro de cada matriz (aqui explicitadas 9, no interior delas). Estas esto distribudas nas trs matrizes primordiais a sonora, a visual e a verbal. Em cada nvel so introjetadas as categorias fenomenolgicas e se investigam seus caracteres correspondentes no diagrama das matrizes.
13

A teoria das matrizes da linguagem-pensamento, a sonora, a visual e a verbal, foi postulada por Santaella (2005), que se baseia fundamentalmente nas categorias universais da fenomenologia peirciana
Ci. Inf., Braslia, DF, v. 39 n. 2, p.9-26, maio/ago., 2010

Joel Gomes de Abreu / Silvana Drumond Monteiro

DIAGRAMA 1 As trs matrizes e suas modalidades

Fonte: Santaella, 2005, p. 372.

14

Ci. Inf., Braslia, DF, v. 39 n. 2, p.9-26, maio/ago., 2010

Matrizes da linguagem e a organizao virtual do conhecimento

METODOLOGIA O enfoque deste trabalho foi o de uma pesquisa terico-formal e multidisciplinar, posto que fundamenta-se fortemente na semitica peirciana, passando pela informtica para perscrutar e construir, por meio da anlise de um corpus, o objeto na cincia da informao. A pesquisa documental, como delineamento, diferentemente das pesquisas sociais em que se estudam os sujeitos, opera a investigao baseada em documentos, que podem ser coletados em diversas fontes e formatos. Vale ressaltar que o objeto especco sempre o contedo do conceito que exprime as propriedades ou atributos que denem o conceito e, portanto, o prprio objeto. Assim, o objeto especco, isto , aquele que ser construdo no decorrer da pesquisa, pode ser considerado real, posto que existente, mas abstrato, uma vez que simblico, isto , constructo elaborado por uma sociedade em determinado momento tecnolgico. Para Alves (2003, p. 308), a melhor maneira de conhecer os objetos culturais (leia-se simblicos), isto , os objetos humanos, a compreenso, j que a ao humana comporta ser compreendida segundo nexos de nalidade e no de causalidade. As relaes de causalidade fazem parte da anlise dos componentes de objetos reais naturais, em que a explicao dos fenmenos faz-se quer pela referncia de um fenmeno como causa de outro, quer pela diluio em seus elementos pela anlise. Assim, a explicao a forma mais apropriada para a cognio dos objetos da natureza, e a compreenso para a cognio dos objetos culturais. Na cincia da informao a anlise documental (como mtodo) pode e deve utilizar-se do corpus de pesquisa, ou seja, de uma amostra de documentos ou fontes selecionadas a priori, ou a posteriori, para o desenvolvimento do estudo. Assim, quando a coleta de dados realizada na linguagem e documentos, congura-se o corpus, em vez do sujeito de pesquisa, prprio das investigaes inseridas no contexto metodolgico das cincias sociais.
Ci. Inf., Braslia, DF, v. 39 n. 2, p.9-26, maio/ago., 2010

Para Bardin (1977, p.96), o corpus o conjunto de documentos tidos em conta para serem submetidos aos procedimentos analticos. A sua constituio implica escolhas, selees e regras. Para Barthes (1997, p. 104), o corpus uma coleo nita de materiais, determinada de antemo pelo analista, conforme certa arbitrariedade (inevitvel) em torno da qual ele vai trabalhar. Nesse sentido, utilizou-se a pesquisa documental para o levantamento do corpus com o qual se desenvolveu a investigao (base emprica da investigao), por meio da anlise documental, para comprovao dos pressupostos tericos com sua correspondncia operacional no ciberespao. Neste trabalho, entende-se por mecanismos de busca os programas de computador utilizados para indexao e busca dos recursos informacionais e de conhecimento no ciberespao. Em ingls o termo aplicado search engine. Quanto indexao, entende-se por indexao maqunica os ndices gerados automaticamente pelos mecanismos de busca (ndice invertido) e recuperveis por meio da interface de busca que apresenta o ndice de tempo de execuo de acordo com a solicitao apresentada pelo usurio. Do ponto de vista losco, signica uma ruptura com a indexao manual. Conceitos situados na ps-modernidade explicam a indexao operada pelas mquinas, programas de computador (MONTEIRO; ABREU, 2009). Em certos momentos, tambm utiliza-se a expresso indexao virtual, indicando a operao de programas de computador na indexao. Assim, para efeito do objetivo de Categorizar os mecanismos de busca a partir de sua correspondncia com a fenomenologia e a semitica das matrizes da linguagem, foi selecionado um corpus para investigar os mecanismos de busca sonoros, visuais e verbais, de acordo com os seguintes eixos de anlise: a) indexao e busca dos documentos musicais versus matriz sonora, eixo da sintaxe;
15

Joel Gomes de Abreu / Silvana Drumond Monteiro

b) indexao e busca dos documentos visuais versus matriz visual, eixo da forma; c) indexao e busca baseadas em texto versus matriz verbal, eixo do discurso. Portanto, este trabalho teve em sua anlise documental a investigao dos mecanismos especficos, sendo o Musipedia (paradigma sonoro), Retrievr, Vizseek, Google Ear th (paradigma visual) e Buscap, Google Blog e Google Scholar (paradigma verbal) escolhidos para comprovar (ou no) as premissas sobre as matrizes da linguagem nos mecanismos de busca e assim autorizar (ou descartar) a categorizao dos mecanismos de busca sob o critrio dos paradigmas semiticos. Esses mecanismos de busca esto explicitados no quadro 2. Neses mecanismos de busca foram analisadas suas operacionalidades com relao semitica das matrizes da linguagem-pensamento, matrizes sonora, visual e verbal. Por exemplo, tendo como partida o signo sonoro para a busca, pode-se deduzir que o item indexado uma representao sonora e est no lugar lgico de um recurso sonoro, e que demonstra uma cadeia lgica de representao. Esta QUADRO 2 Corpus de pesquisa

lgica de representao est presente em todas as matrizes, sejam elas sonoras, visuais ou verbais. RESULTADOS E DISCUSSO DO CORPUS DE PESQUISA Embora se tenha escolhido apenas um exemplar para o paradigma sonoro, ele supre as necessidades de um corpus que viabilizasse a investigao e que correspondesse aos aspectos organizacionais da linguagem sonora. Quanto escolha de um nmero maior de exemplares nos paradigmas visual e verbal, no se pretendeu explicitar subcategorias especicamente, mas que, segundo abordagem deste trabalho, realam diferentes aspectos das diversas modalidades e submodalidades apresentadas por Santaella (2005) nas matrizes visual e verbal. Paradigma sonoro dos mecanismos de busca Iniciando a anlise dos mecanismos sonoros, do ponto de vista tecnolgico, o mtodo de indexao de contedos de udio tambm pode ser denominado tcnicas extrao, que, por sua vez, extraem e determinam as caractersticas e varincias que tipificam o udio para serem descritas em representaes sonoras condensadas da msica.

16

Ci. Inf., Braslia, DF, v. 39 n. 2, p.9-26, maio/ago., 2010

Matrizes da linguagem e a organizao virtual do conhecimento

Essas representaes podem ser arquivos MIDI (Musical Instrument Digital Interface) e CMN (Common Music Notation). A extrao do tema e a classicao dos itens no ndice utilizam esses parmetros para identicar diferenas sutis entre os recursos analisados e sistematiz-los, proporcionando velocidade na busca. Contudo, a busca por contedos musicais pode ser executada por meio de outra metodologia de busca em udio denominada transcrio. Essa tcnica converte uma expresso de busca em uma representao que viabiliza a busca em bases de dados de udio completo, por exemplo, composta por arquivos WAV e MP3, e/ou em ndices de contedo musical, porm essa abordagem exige mais tempo para responder a uma consulta do usurio (REISS; SANDLER, 2002). No ciberespao, elegeu-se o domnio de busca Musipedia como corpus para a investigao desses FIGURA 1 The Musipedia: melody search engine

mecanismos que operam a indexao e a busca baseadas em contedos sonoros e musicais (gura 1). Esse, embora seja semelhante quanto ao aspecto colaborativo dos usurios na construo e na edio dos contedos da base de dados, no aliado Wikipdia. O contedo da coleo na base de dados compe-se de melodias e temas musicais, e a base foi planejada para ser pesquisvel, editvel e expandvel. O Musipedia uma iniciativa de Rainer Typk, mas mantido por muitos outros colaboradores para idealizar a logomarca, planejar a interface, tradues para outras lnguas, novos implementos para o stio, e os prprios usurios so editores dos registros da base. Esses registros podem conter um pedao da faixa da msica, um arquivo MIDI, a informao textual sobre a obra e o seu compositor, e por ltimo, mas no menos importante, o cdigo

Ci. Inf., Braslia, DF, v. 39 n. 2, p.9-26, maio/ago., 2010

17

Joel Gomes de Abreu / Silvana Drumond Monteiro

de Parson, que representa o contorno meldico contido no documento. Esse mecanismo aceita buscas com base no ritmo, em que o usurio pode expressar sua inteno batendo ritmicamente no teclado da mquina, e tambm opera com a insero direta de som, seja a voz do usurio cantando um trecho da msica, ou tocando algum instrumento musical perante um microfone conectado em uma mquina com acesso em rede. Nesse caso, necessrio um mnimo de tempo de gravao, por exemplo, 10 segundos de gravao seriam necessrios para extrair padres como notas, tons e qualicar a expresso de busca em uma representao sonora e musical para compar-la aos documentos contidos nos ndices ou base de dados de contedos completos. Quanto ao aspecto da linguagem sonora e sua correspondncia aos mecanismos de busca da msica, salienta-se que o fato de a linguagem sonora estar contemplada na categoria fenomenolgica de primeiridade e de domnio semioticamente icnico apresenta certa complexidade para seu entendimento e uso, pois os cones apenas podem apresentar qualidades, possibilidades e sugestes. Outro aspecto que se detectou nesta investigao o fato de que, do ponto de vista semitico, faz-se imprescindvel que o usurio de busca detenha certo conhecimento da organizao da linguagem sonora, nveis que se aproximam do legi-signo, para interagir de acordo com regras, leis e convenes desse regime semitico, ou seja, o usurio precisa ter hbito, no sentido peirciano, para lidar proveitosamente com esses mecanismos. Tanto assim que a indexao maqunica da msica parece agregar conhecimentos comuns aos estudos semiticos da linguagem sonora, tais como os apresentados na modalidade sintaxes convencionais, ou seja, o ritmo, a melodia e a harmonia. Entretanto, certo que outros componentes do som, como altura, durao, intensidade e timbre so tambm contemplados tanto nas investigaes semiticas da matriz da
18

linguagem sonora, quanto nos estudos sobre a indexao e busca maqunicas da msica, ou seja, aquela operada pelos mecanismos de busca. A linguagem sonora ainda domnio do acaso a mais livre; a recepo do som emitido por um usurio no ato da busca pode ser interferida por outros sons do ambiente natural no percurso para o ambiente digital da mquina. Esse aspecto enfatizado tanto em relao aos mecanismos de busca sonoros e musicais no tratamento de rudos, quanto nos estudos da matriz sonora. De acordo com Santaella (2005), na modalidade dinmica das gestualidades, especicamente na submodalidade a gestualidade sonora no espao externo, a sintaxe sonora se hibridiza com o ambiente arquitetnico. De modo correlato, os mecanismos de gravao e de tratamento da expresso da busca tambm se situam nessa problemtica. Embora outros aspectos tambm possam ser correspondidos entre a matriz sonora e a operacionalizao da organizao virtual da linguagem sonoro no ciberespao, a partir dos mecanismos de busca, o que se pretendeu argumentar foi a correspondncia do eixo da sintaxe na matriz sonora para o estudo da organizao virtual dos contedos sonoros em bibliotecas digitais virtuais e mecanismos de busca. Nesse sentido, salienta-se que o principal elemento na sintaxe sonora o tempo, de modo que, se h tempo na msica, h tambm uma sintaxe, ou seja, um modo de organizao ou regra em que os eventos sonoros ocorrem no tempo, uma ordem de repetio que engendra uma gramtica prpria. Portanto, argumenta-se que os mecanismos de busca sonoros, de modo semelhante matriz sonora, extraem do tempo os acontecimentos sonoros para sua tipificao, representao e organizao. Tanto assim que o ritmo se desenvolve no tempo, a melodia a diferenciao das alturas das notas musicais no tempo, e a harmonia a ocorrncia simultnea de diferentes notas musicais em um percurso temporal.
Ci. Inf., Braslia, DF, v. 39 n. 2, p.9-26, maio/ago., 2010

Matrizes da linguagem e a organizao virtual do conhecimento

Paradigma visual dos mecanismos de busca No caso da linguagem visual, do ponto de vista tecnolgico, a indexao maqunica de imagens est baseada em operaes de extrao e anlise de atributos prprios das formas visuais. No contexto das tecnologias da informao podem ser fotos digitais, imagens digitalizadas, imagens grficas criadas diretamente em programa de edio de imagens (tais como caricaturas, desenhos grcos, logomarcas etc.), fotos digitais de satlites, imagens mdicas digitalizadas, imagens de assinaturas digitais e biomdicas. Na literatura encontram-se algumas denies diferentes para referir-se a esse campo de estudo, tais como Content-Based Image Retrieval (CBIR), Quer y By Image Content (QBIC), em menos frequncia como Content-Based Visual Information Retrieval (CBVIR) e os aspectos comumente abordados so a cor, a textura, a forma e a espacialidade (IDRIS; PANCHANATHAN, 1997 apud GOODRUM, 2000). FIGURA 2 Retrievr: search by sketch / search by image

O mecanismo de busca Retrievr foi criado por Langreiter Christian e aplicado em 2006 para indexar e buscar na base de dados de fotos Flickr do Yahoo! Segundo seu criador, no uma ferramenta eciente de busca, mas uma maneira criativa e divertida de explorar colees de fotos. Para utilizar o mecanismo de busca Retrievr oferecida uma caixa de busca simples e em branco, tambm sendo ofertadas quatro opes de tamanho de pincel e um espectro de onze cores, a partir dos quais o mecanismo de busca baseia-se nas expresses visuais feitas pelo usurio para retornar recursos visuais que mais ou menos combinam ou se aproximam da sua inteno de busca (gura 2). No Retrievr destaca-se a proeminncia de aspectos fenomenolgicos de primeiridade, ou seja, caractersticas dos recursos visuais que se aproximam das formas no representativas descritas na matriz visual, formas que nada representam, apenas apresentam-se, como, por exemplo, as cores. As cores so altamente sugestivas e ambguas, dizem apenas sobre atributos internos das formas visuais, isto , pura possibilidade.

Ci. Inf., Braslia, DF, v. 39 n. 2, p.9-26, maio/ago., 2010

19

Joel Gomes de Abreu / Silvana Drumond Monteiro

Nota-se que, semioticamente, a cor mera possibilidade e pode encarnar em diversas formas; a cor pura qualidade, mas quando materializada em um corpo atributo desse corpo e, por isso, pode ser denominada um sin-signo icnico. Os resultados assemelham-se expresso de busca pela qualidade, que no exemplo anterior refere-se qualidade de verde, contudo os resultados so ambguos e sugestivos. Esse mecanismo tambm considera o volume de colorao, no exemplo citado, com muito verde, mas tambm operacionaliza a localizao da cor pela espacialidade nas formas visuais. Todavia, as formas visuais tambm assumem nveis representativos e os exemplos mais apropriados podem ser extrados das formas gurativas. Pois a forma, nesse caso especfico, se entendida gestalticamente, apresenta o binmio gura-fundo. A gura, nesse caso, uma forma organizada, que possui contornos e se diferencia por intensidade do fundo que amorfo, indenido e inorgnico. De acordo com Santaella (2005), as formas gurativas em nvel de primeiridade esto relacionadas qualidade, ou seja, gura sui generis, e nesse caso, o usurio recria qualquer objeto, mas atribuindo a ele uma realidade plstica. No nvel de leis que

governam a ocorrncia dos signos, a autora cita os esteritipos que, por mais estilizados e singulares que possam ser, sempre apresentam algum trao relacionado ao objeto que referenciam. So exemplos os desenhos de castelos, de coqueiros, mas tambm podemos dizer de bons, de camisas, de parafusos e de aparatos tcnico-industriais. No ciberespao, elegeu-se o mecanismo de busca VizSeek, desenvolvido pela empresa VizSpace & HotSpot, que busca recursos visuais de desenhos industriais elaborados bi e tridimensionalmente (gura 3). Nesse mecanismo, o atributo principal para relevncia dos resultados a forma. Nele tambm se oferecem recursos prprios das formas visuais para elaborao da expresso de busca, tais como crculos, quadros, retngulos, tringulos, linhas retas e curvas e ferramentas de desenho a mo livre. Quanto correspondncia da operacionalizao dos signos visuais nesse mecanismo especco e a matriz visual, relevante o aspecto mimtico das formas gurativas, do qual se pode descrever uma cadeia de relaes semiticas. A forma feita pelo usurio imita o objeto na base de dados, que imita,

FIGURA 3 VizSeek: powerful shape search and ontology engine

20

Ci. Inf., Braslia, DF, v. 39 n. 2, p.9-26, maio/ago., 2010

Matrizes da linguagem e a organizao virtual do conhecimento

por sua vez, o objeto referenciado. O signo, nesse caso, est sendo determinado pelo objeto dinmico da realidade, aquele produto industrial no mundo externo que consta tambm no catlogo de vendas das empresas fornecedoras no mundo real. A seguir, analisa-se o domnio de busca geoespacial Google Earth (gura 4). Quanto ao aspecto da linguagem, embora seja possvel utilizar palavras para localizar algum ponto especfico no espao geogrfico, pode-se dizer tambm que essas palavras operam semioticamente como ndices, domnio da categoria fenomenolgica de secundidade. Esse programa especco utiliza predominantemente fotos de satlites, portanto, so programas dominantemente visuais. E essas formas de representao visual correspondem perfeitamente modalidade da gura como registro. Em relao aos mapas, embora sejam tambm imitativos, e ainda, indiciais, a proeminncia da ao sgnica dos mapas recai sobre as convenes pelas quais eles so governados. certo que as imagens georreferenciais so registros fsicos que mantm conexo dinmica com seus objetos, so didicas, mas principalmente com respeito aos mapas, o que vale so os tratados e convenes fronteirias. Por isso, pode-se dizer que os mecanismos de busca geogrficos FIGURA 4 so proeminentemente visuais porque Google Earth lidam com formas de representaes visuais, mas as leis que governam as fronteiras so especialmente, em nvel fenomenolgico, de terceiridade, e correspondem semioticamente aos legi-signos, ou seja, nvel de convenes e hbitos que governam a ao dos signos. Outro ponto relevante, que corresponde preponderncia visual dos mecanismos de busca geoespaciais, a possibilidade de navegao tridimensional em alguns locais que indicam o mundo real, ou
Ci. Inf., Braslia, DF, v. 39 n. 2, p.9-26, maio/ago., 2010

seja, navegao em centros urbanos globais de forma totalmente simulada no programa em tela. No caso da linguagem visual, situada no nvel de secundidade (ndice), a relao de existncia e presentidade parece, hipoteticamente, diminuir a complexidade de busca, pois o usurio se depara com os recursos de desenho e colorao utilizados para buscar contedos visuais. A forma dos desenhos bi e tridimensionais, seus atributos, como a colorao, a posio e a gura so o que parecem operar a lgica da indexao e da busca nesses mecanismos baseados em contedos visuais. Paradigma verbal dos mecanismos de busca Quanto linguagem verbal, os mecanismos de busca apresentam a maior audincia para captar todo tipo de contedo. Bem mais conhecidos como mecanismos de busca textual (linguagem verbal escrita), esses buscadores parecem apresentar o menor grau de complexidade para utilizao dos usurios. Talvez isso se deva ao hbito que a maioria dos usurios tenha com os signos simblicos, bem como convencionalidade de seus empregos e usos. Fenomenologicamente, esses mecanismos esto em relao categoria de terceiridade e os caracteres dessa categoria so a representao, a generalidade, a mediao, lei ou regra.

21

Joel Gomes de Abreu / Silvana Drumond Monteiro

Para Santaella (2005), a matriz verbal tem seu eixo classicatrio no discurso. Com efeito, so a descrio, a narrao e a dissertao as trs modalidades ou princpios organizadores da sequencialidade discursiva. Nesse seguimento o sistema de smbolos que tem funo representativa, j que as palavras esto ligadas simbolicamente aos seus objetos. Mas no se trata, portanto, de uma taxonomia xa, mas de focos de inteligibilidade para os modos analgicos, existenciais e lgicos atravs dos quais o discurso escrito realiza as suas armaes. (SANTAELLA, 2005, p. 367).

na linguagem natural, termos qualitativos podem ser argumentos de busca em sities em geral, em especial, uma modalidade de buscadores, como os especializados em compras, como o Buscap (gura 5) e seus similares nacionais e internacionais. Qualidades e especificaes de produtos, descrio de preos e tags associadas fazem parte do repertrio descritivo de seus objetos. Nessa categoria, pode-se ilustrar tambm o mecanismo A9 da Amazon (gura 6), que opera similarmente em seu acervo de livros.

c u r i o s o o b s e r va r q u e o s mecanismos de busca que operam FIGURA 5 os signos verbais, embora de BuscaP: Comparao de produtos e pesquisa de preos outra complexidade, esto sendo pensados a partir dos estudos do discurso, quer sejam ontologias, lgicas discursivas, semnticas, hermenuticas, entre outras. Outra observao importante: todas as palavras/ter mos/ conceitos utilizados para a busca so considerados parte do todo, metonmias, ligaes conceituais para os discursos de informao e de conhecimento no ciberespao que, logicamente, representam e esto ligados a um corpus de conhecimento. A lei de representao, contida FIGURA 6 no signo simblico, faz com que A9.com: Innovations in search technologies esse signo gere outro signo a ser interpretado, de modo que de palavras isoladas passamos para as proposies, destas para os discursos. Da mesma forma ocorre com os buscadores, no continuum das ligaes de contexto. Logo, no nvel de primeiridade, a linguagem descritiva representa uma tentativa de traduzir, por meio do verbal, o mundo de qualidades dos objetos. Assim que, em razo de os mecanismos de busca operarem
22
Ci. Inf., Braslia, DF, v. 39 n. 2, p.9-26, maio/ago., 2010

Matrizes da linguagem e a organizao virtual do conhecimento

No obstante, qualquer mecanismo de busca geral, ou especializado em blogs, pode ir ao encontro de poesias, consideradas, por Santaella (2005), o campo de virtualidades qualitativas da linguagem, portanto, outro exemplo da modalidade do discurso descritivo, que a autora classifica como quase no verbal, registro dos sentimentos, de qualidades.

e racional. Aqui o territrio do signo genuno de terceiridade fenomenolgica. Pode-se situar o Google livros ou o Google Scholar (gura 9, a seguir) como exemplos tpicos dessa modalidade. Contudo, h ainda os mecanismos hbridos em que ocorrem processos de intersemiose, tal o caso em que uma linguagem utilizada para indexar e buscar produtos majoritariamente de outras linguagens, por exemplo, quando se utiliza o texto (linguagem verbal) para buscar msica (linguagem sonora) e/ ou fotos (linguagem visual).

No discurso narrativo o modo de expresso proeminente o fato concreto, das experincias singulares. A lgica do discurso narrativo o mundo que se move: da temporalidade das histrias ccionais ou no, da locuo de um jogo de futebol, o grau zero do FIGURA 7 acontecimento, no meio eletrnico, Google Blog: pesquisa Google de blogs os blogs, dirios de vidas comuns, com sua cronologia decrescente de registro de atualizaes. Com efeito, os buscadores especializados em blogs, como o Google Glog (gura 7), contam e trazem a estatstica dessa incrvel audincia dos posts: narrativas virtuais.

Semelhante aos blogs , que se eng endram no contexto das narrativas, o Twitter , por meio de seu mecanismo de busca, o Twitter Search (figura 8), est promovendo nova modalidade de busca, a busca em tempo real, FIGURA 8 que est emergindo rapidamente no Twitter: The best way to discover whats new in your world ciberespao e chamando a ateno dos grandes servios de busca. Por exemplo, pode-se encontrar resultados de busca no Twitter, com narrativas feitas e postadas h poucos segundos de diferena em relao ao momento da busca. Da o nome busca em tempo real. Na dissertao, como proeminncia da linguagem verbal, o conceito opera abstrativamente a representao de seus discursos. Expresso do conhecimento, puramente intelectiva
Ci. Inf., Braslia, DF, v. 39 n. 2, p.9-26, maio/ago., 2010

23

Joel Gomes de Abreu / Silvana Drumond Monteiro

FIGURA 9 Goggle Scholar: sobre os ombros de gigantes

busca deve ser contnuo, para que se acompanhem suas atualizaes, as inovaes, e se investiguem suas implicaes para a rea de cincia da informao. Com isso, razovel dizer que, a partir do ambiente virtual, ou seja, da virtualizao das obras do conhecimento humano, outros paradigmas de indexao e busca emergiram no ciberespao, nveis semiticos muito complexos, tal como apresentados neste estudo. A compreenso do conceito agenciamento faz-se necessria para o entendimento da losoa deleuzeana, que pressupe uxos semiticos de signos, quer sejam linguagens e uxos materiais de corpos, quer sejam homens e mquinas (DELEUZE; GUATTARI, 1995). Nesse sentido, especialmente a busca em si mesma, no ciberespao, pe em conexo o sujeito cognoscente, denominado usurio, e a mquina, quaisquer sejam os mecanismos de busca. Logo, trata-se de agenciamentos maqunicos muito complexos, de modo que o objeto estudado foi ao mesmo tempo semitico e material. E partindo desta perspectiva epistemolgica que se realizou este estudo, com base na semitica peirciana. Em relao interface de busca entre homens e mquinas, devem ser compreendidos todos os perifricos de entrada e sada da informao, ou seja, as caixas de som representam a interface sonora pela qual o usurio entra em contato com os resultados de msicas. E os microfones conectados ou embutidos nas mquinas so as interfaces que possibilitam ao usurio expressar suas intenes de busca em mecanismos de busca sonoros. E, assim por diante, nos diversos regimes de signos envolvidos na organizao e busca virtuais em diferentes linguagens que compreendem os variados estoques informacionais maqunicos.
Ci. Inf., Braslia, DF, v. 39 n. 2, p.9-26, maio/ago., 2010

comum encontrar mecanismos que oferecem caixas de busca em que se inserem palavras-chave para buscar fotos, msicas, vdeos, e dessa razo, pode-se deduzir que, se a caixa de busca para entrada de palavras-chave, essas so semelhantes aos termos indexados. Nesse caso, os termos esto no lugar lgico de um documento que pode ser uma pgina Web, ou um arquivo de apresentao, entre outros. Por exemplo: Fizy: permite ouvir msica diretamente na pgina dos resultados de busca, sem a necessidade de se abrir a mdia de udio em outro programa; Blinkx: permite encontrar e assistir aos vdeos oriundos de diversas fontes em linha; Yippy: um mecanismo de metabusca em que as pginas Web podem ser navegadas sem se sair da interface mesma do mecanismo. CONSIDERAES FINAIS Os mecanismos de busca, por estarem inseridos no contexto das tecnologias de informao e comunicao, so permanentemente acrescidas de novos aparatos tecnolgicos e, por isso, encontramse em constante modificao. De modo que o estudo sobre as categorias dos mecanismos de
24

Matrizes da linguagem e a organizao virtual do conhecimento

No havendo um nivelamento rgido de cognio humana e de semiose na mente e na mquina, supese que, semioticamente, a busca a partir dos aspectos da visualidade menos complexa que a busca a partir do som para o usurio nal, por ele estar mais habituado s convenes das formas visuais, e por sua vez, que a busca por meio de palavra mais fcil que as anteriores, em razo do poder de convencionalidade e representao do smbolo, bem como devido ao hbito que os usurios tm em manipular os signos simblicos da linguagem verbal. Em relao indexao da msica, vericou-se que os mecanismos esto sustentados nas bases tericas e convencionais desse regime de signos. Ou seja, quando comparada matriz sonora, a modalidade sintaxes convencionais a que melhor corresponde a esses programas. Tanto assim, que o mecanismo analisado, Musipedia, oferece buscas a partir do ritmo e da melodia. Essa ltima, tanto analisando a expresso sonora direta do usurio, ou por meio do cdigo de Parson, que permite escrever o contorno meldico de uma obra musical gracamente. A busca de modo anlogo s formas visuais indica mecanismos especficos, tais como o Retrivr e o VizSeek, que possibilitam ao usurio de busca expressar um esboo, um trao, uma cor especca ou uma forma definida para utilizar-se desses modelos como expresso de busca. So esses caracteres e atributos que compem os registros no ndice de tempo de execuo, utilizado pelos buscadores em resposta consulta do usurio. coerente notar que a espacialidade e a forma no eixo da classicao das formas visuais mostram aspectos relevantes da operacionalidade e da lgica dos mecanismos visuais apresentados no corpus desta investigao. De modo abrangente, pode-se observar que, se na linguagem sonora a sintaxe se engendra no tempo, no caso da linguagem visual, a forma, ou regras sintticas pelas quais as formas de representao visual so organizadas, engendram-se mais prontamente no espao.
Ci. Inf., Braslia, DF, v. 39 n. 2, p.9-26, maio/ago., 2010

J os mecanismos de busca baseados em contedo verbal engendram-se no eixo do discurso e so os mais conhecidos do grande pblico de usurios de busca, pois se trata de buscadores que operam signos convencionais, com os quais os usurios esto habituados. O corpus analisado compreende os mecanismos de busca BuscaP e Google, esse ltimo em diferentes especicidades, como a busca epecializada em blogs e a busca especializada em publicaes acadmicas. Semioticamente, os signos convencionais so denominados smbolos, principalmente representados por palavras, e neles existe sempre uma fora viva que induz o interpretante desse signo. Essa fora pode ser chamada de lei, ou regra, que governa indenidamente fenmenos particulares. Por se trata de hbitos, os signicados dos smbolos podem ser alterados com o tempo. Com efeito, razovel dizer que, com base na pesquisa realizada encontram-se operantes no ciberespao trs matrizes virtuais de organizao e busca da informao e do conhecimento: a sonora, a visual e a verbal. A partir do paradigma semitico e da linguagem como critrio de seleo e anlise, vivel a categorizao dos mecanismos de busca em trs categorias primordiais, sendo a indexao e busca: baseadas em contedos sonoros; baseadas em contedos visuais; baseadas em contedos verbais. Enfim, a sintaxe a representao do sonoro, a forma a representao do visvel e o discurso a representao do conhecimento em sua expresso verbal. Finalizando, o estudo em tela no se encerra com este trabalho, pois o objeto, devido sua dinmica no ciberespao, impe constante monitoramento terico e intelectual, para que se acompanhe compreensivamente o avano sociotcnico dos produtos de informao e de conhecimento, nesse
25

Joel Gomes de Abreu / Silvana Drumond Monteiro

caso, os mecanismos de busca, pertinentes aos estudos da rea de cincia da informao.


Artigo submetido em 31/07/2010 e aceito em 22/02/2011.

______. A organizao virtual do conhecimento no ciberespao : os agenciamentos do sentido e do significado. 2002. 267 f. Tese (Doutorado em Comunicao e Semitica) - Programa de PsGraduao em Comunicao e Semitica, Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo, So Paulo, 2003. MONTEIRO, S. D.; ABREU, J. G. de. O ps-moderno e a organizao do conhecimento no ciberespao: agenciamentos maqunicos. DataGramaZero, v.10, n.6, p. 1-7, dez. 2009. Disponvel em: <http:// www.dgz.org.br/dez09/Art_05.htm>. Acesso em: 06 maio 2010. ______.Semitica peirciana e a questo da informao e do conhecimento. Enc. Bibli: R. Eletr. Bibliotecon. Ci. Inf., Florianpolis, n. 2, 2. sem., p. 43-57, 2006. Nmero especial. Disponvel em: <http:// www.periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/viewFile/369/433>. Acesso em: 17 abr. 2009. MUSIPEDIA: the open music encyclopedia. Disponvel em: <http:// www.musipedia.org>. Acesso em: 13 jun. 2009. PAGE, L.; BRIN. S. The anatomy off a large-scale hypertextual web search engine. In: INTERNATIONAL WORLD-WIDE WEB CONFERENCE, 7., Apr. 14-18, 1998, Brisbane, Australia. Proceedings Brisbane: Stanford University, 1998. Disponvel em: <http://infolab.stanford.edu/~backrub/google.html>. Acesso em: 12 out. 2010. RETRIEVR SYSTEMONE. Disponvel em: <http://labs. systemone.at/retrievr/>. Acesso em: 19 jul. 2009. REISS, J. D; SANDLER, M. B. Benchmarking Music Information Retrieval Systems . Disponvel em: <www.music-ir.org/evaluation/wp1/ wp1_reiss.pdf>. Acesso em: 12 mar. 2008. SANTAELLA, L. Matrizes da linguagem e pensamento: sonora, visual, verbal: aplicaes na hipermdia. So Paulo: Iluminuras e FAPESP, 2005. ______. O que semitica. So Paulo: Melhoramentos, 1983. ______. A teoria geral dos signos: semiose e autogerao. So Paulo: tica, 1995. ______. As trs matrizes da linguagem-pensamento. Cult, So Paulo, p. 14-17, dez. 1999. TWITTER. Disponvel em: <http://twitter.com/>. Acesso em: 14 out. 2010. VIZSEEK. HotSpot & VizSpace. Disponvel em: <http://www. vizseek.com/vizspace/vizspace.aspx?uid=CADF11DF-3886-45799E77-22EDC465D7D3>. Acesso em: 22 jul. 2009. YIPPY. Disponvel em: <http://search.yippy.com/>. Acesso em: 4 out. 2010.

AGRADECIMENTOS Aos rgos de fomento que viabilizaram esta pesquisa: Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientfico e Tecnolgico (CNPq) e Fundao Araucria.
REFERNCIAS A9.COM. Disponvel em: <http://a9.com/>. Acesso em: 14 out. 2010. ABREU, J. G. de. Paradigma semitico dos mecanismos de busca no ciberespao. In: ENCONTRO ANUAL DE INICIAO CIENTFICA, 17., 19-22 nov. 2008, Foz do Iguau. Anais... Foz do Iguau: UNIOESTE, 2008. 1 CD-ROM. ALVES, Alar Caff. Lgica: pensamento formal e argumentao. 3.ed. So Paulo: Quartier Latin, 2003. BARDIN, Laurence. Anlise de contedo. Lisboa: Edies 70, 1997. BARTHES, Roland. Elementos de Semiologia. So Paulo: Cultrix, 1997. BUSCAP. Disponvel em: < www.buscape.com.br>. Acesso em: 8 fev. 2010. BLINKX. Disponvel em: <http://www.blinkx.com/>. Acesso em: 4 out. 2010. FIZY. Disponvel em: <http://zy.com/>. Acesso em: 4 out. 2010. GOODRUM, Abby A. Image Information Retrieval: an overview of current research. Informing Science, v.3, n.2, p. 63-67, 2000. Disponvel em: <inform.nu/Articles/Vol3/v3n2p63-66.pdf>. Acesso em: 27 jun. 2008. GOOGLE BLOG. Disponvel em: < http://blogsearch.google. com/>. Acesso em: 08 fev. 2010. GOOGLE EARTH. Disponvel em: <http://earth.google.com/ intl/pt/>. Acesso em: 17 jul. 2007. GOOGLE SCHOLAR. Disponvel em: <http://scholar.google.com. br/>. Acesso em: 08 fev. 2010. MONTEIRO, S. D. As mltiplas sintaxes dos mecanismos de busca no ciberespao. Informao & Informao, v.14, p. 68-102, 2009. Nmero especial. Organizao do conhecimento no ciberespao Disponvel em: <http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/ informacao/article/view/2027/3223>. Acesso em: 15 abr. 2010.

26

Ci. Inf., Braslia, DF, v. 39 n. 2, p.9-26, maio/ago., 2010

Vous aimerez peut-être aussi