Vous êtes sur la page 1sur 3

Matemtica - Srie Concursos Pblicos Curso Prtico & Objetivo Algarismos Significativos O avano tecnolgico do mundo atual permite

a realizao de medidas com preciso cada vez maior, porm existe sempre uma margem de erro em cada medida efetuada, por mais avanada que seja a tcnica experimental utilizada. A diferena entre o verdadeiro valor de uma grandeza que est sendo medida e o valor que fornecido pelo aparelho de medio ser tanto menor quanto mais precisa for a medida. Em outras palavras, quanto mais precisa for, menor ser o erro da medida, porm esse erro sempre existir, mesmo utilizando tecnologia sofisticada em todos os experimentos cientficos. Para ilustrar esse fato, considere o velocmetro representado na figura a seguir. Que leitura voc faria para velocidade indicada? Como a escala de medida do instrumento est dividida de 10 em 10 km/h, voc com certeza poder afirmar que a velocidade est entre 60 e 70 km/h.Como o espao entre esses valores permite uma boa visualizao, at possvel fazer uma estimativa ou avaliao de que o ponteiro est mais prximo de 60km/h do que de 70 km/h. Poderia estimar que a velocidade aproximadamente de 62 ou 63 km/h. Perceba que na leitura de 62 km/h o algarismo 6 (que representa as dezenas) perfeitamente correto, porm o algarismo 2 (que representa as unidades) duvidoso, pois foi apenas avaliado e poderia ser 1 ou 3. Como seria sua leitura se o mesmo velocmetro tivesse uma escala dividida de 1 em 1km/h? Observe a figura a seguir: Voc deve concordar que agora a leitura poder ser, por exemplo, 62,5 km/h, ou seja, no h mais dvida a respeito do algarismo 2 (que representa as unidades), pois a escala permite verificar com certeza que o ponteiro est colocado entre os algarismos 2 e 3. Portanto, a incerteza agora passa para o algarismo 5, que representa os dcimos de km/h, o que significa uma medida mais precisa que a anterior, mas que ainda pode conter um erro. Talvez voc pretendesse usar um instrumento com mais divises na escala, porm basta um pouco de reflexo para perceber que h um limite para o nmero de divises da escala, em parte superada pelos aparelhos digitais, cuja preciso pode ser bem maior, mas que tambm tem limites.

Matemtica - Srie Concursos Pblicos Curso Prtico & Objetivo

Matemtica - Srie Concursos Pblicos Curso Prtico & Objetivo Voltando leitura efetuada no ultimo velocmetro, voc pode verificar que ela contm trs algarismos, dos quais dois so perfeitamente corretos (o algarismo 6 e o algarismo 2) e um duvidoso (o algarismo 5), porm todos eles fazem sentido na leitura. No caso da leitura no velocmetro cuja escala dividida de 10 em10 km/h, a leitura continha dois algarismos, dois dos quais era perfeitamente correto (o algarismo 6) e o outro era duvidoso (o algarismo 2), porm ambos tinham significado dentro da leitura efetuada. Numa leitura efetuada corretamente, todos os algarismos utilizados so considerados algarismos significativos. Note que sempre haver um algarismo duvidoso (e apenas um) correspondente estimativa ou avaliao que voc poder (e dever) fazer a partir da menor diviso da escala. Um cuidado muito grande voc dever ter para incluir algarismos que no So significativos ou para no deixar de avaliar o algarismo duvidoso existente em toda e qualquer medida. Se voc, utilizando o velocmetro da figura A lesse 62,0 km/h, estaria incluindo mais um algarismo duvidoso (o algarismo 0) e a leitura, que passaria a ter dois algarismos duvidosos, no estaria correta. Por outro lado, se voc usasse o aparelho da figura B e lesse apenas 62 km/h, estaria deixando de fazer uma avaliao possvel, ficando a leitura sem nenhum algarismo duvidoso, o que tambm no correto. Toda medida correta possui um certo nmero de algarismos significativos, dos quais um sempre duvidoso.

Observaes:

a) O algarismo 0 (zero) s significativo quando est a direita de um algarismo significativo. Exemplo: 0,00056 km: dois algarismos significativos (5 e 6) 25,0 cm: trs algarismos significativos 25,00 cm: quatro algarismos significativos 0,00006804 s: quatro algarismos significativos 22 800 m: cinco algarismos significativos

Matemtica - Srie Concursos Pblicos Curso Prtico & Objetivo

Matemtica - Srie Concursos Pblicos Curso Prtico & Objetivo b) Os algarismos usados para representar potncias nunca so significativos. Exemplo: 8,55 . 10 7 m : trs algarismos significativos (8,5,5) 0,01243 . 10 4 mm: quatro algarismos significativos (1,2,4,3) 65,08 . 10 12 m/s : quatro algarismos significativos (6,5,0,8) c) Nos aparelhos de leitura digital no existe algarismo duvidoso no nmero indicado no visor, porm pode-se estimar o algarismo duvidoso como sendo a metade do menor intervalo de variao da medida indicada. Exemplo: Se o visor de um cronmetro digital indicar 245 s, deve-se escrever 245,5 s, pois a dvida estaria compreendida entre 245,0 s e 245,9 s. 4) Mesmo utilizando cronmetros digitais de elevada preciso, sempre haver grandes limitaes nas medidas de tempo efetuadas, principalmente quando o operador do instrumento um ser humano, cujo tempo de reao na maioria das vezes muito superior ao menor intervalo medido pelo aparelho.

Matemtica - Srie Concursos Pblicos Curso Prtico & Objetivo

Vous aimerez peut-être aussi