Vous êtes sur la page 1sur 20

O Sculo XIX Histria da Arte

Pgina 1 de 20

Resumos, Resenhas

Artigos Acadmicos, Ensaios

Biblioteca

Didticos

Frum de Debates

Testes

Atu

Home Biblioteca, Esttica e Arte, Histria Geral. Autor:Pierre du Colombier


Curtir 3 Enviar Recomende isto no Google

seg 19 jul 2010

O Sculo XIX Histria da Arte


Pierre du Columbier Histria da Arte Cap. 13 O Sculo XIX Traduo de Fernando Pamplona. Fonte: Editora Tavares Martins, Porto, Portugal, 1947.
Compre Seu Imvel no RJ
Veja os lanamentos no ZAP Imveis e feche negcio rapidinho. Acesse!
www.ZapImoveis.com.br/Lancamentos

O meio romano
UM observador houvera podido conjecturar, em meados do sculo XVIII, que a Itlia,e particularmente Roma iam retomar a direco das artes, que lhes pertencera durante tanto tempo, e que a opinio geral estava inteiramente disposta a atribuir-lhes de novo. Reinava, com efeito, nessa cidade um estado de esprito que lembra, guardadas as devidas propores, o do sculo xvi. De novo se descobria o antigo. Esta fermentao por vezes relacionada com as escavaes recentemente executadas em Pompeia e Herculano. Elas no lhe so estranhas e concebe-se o choque que produziu a vida ntima da Antiguidade de sbito revelada luz do dia; no entanto, este gnero de explicao demasiado fcil, assim como os achados arqueolgicos feitos trs sculos atrs no bastavam para justificar a Renascena. Trata-se antes de um episdio desseeterno movimento pendular que faz com que a um perodo de frivolidade suceda um perodo severo, a um perodo de liberdade um perodo de disciplina. A reaco contra o barroco tinha de vir: agarrou-se ela antiguidade romana e etrusca, visto que a antiguidade grega continuava a ser quase por completo ignorada. Foi, pois, em Roma que ela se produziu, mas os Romanos tomaram nela uma parte modesta. O seu meio o mundo internacional de artistas e de arquelogos estrangeiros vindos Italia para ali completar a sua
Novo Gol Pacote Inovao
Volante multifuncional, conexo Bluetooth e I-System. Aproveite!

Passagens TAM
Para Buenos Aires a partir de R$394,00
TAM.com.br

Mais anncios

Lanamentos no Rio
Conhea novos empreendimentos e compre o imvel que voc deseja!
www.ZapImoveis.com.br/Lancamentos

educao ou se instruir na sua arte. Os Alemes tomam lugar proeminente e, consoante o pendor que lhes ofertas.vw.com.br natural, tornam-se os tericos do movimento. Winckel-mann dedica-se sobretudo historia da arte antiga Mais anncios com uma ciencia j hoje muito ultrapassada, mas que, para a poca, era profunda. Lessing, que importa aproximar do meio romano, embora no tenha feito parte dele, edifica, apoiando-se no famoso grupo do Lacoonte, uma teoria de beleza expressiva. Os Alemes tiveram tambm os seus pintores, um dos quais, Rafael Mengs, adquiriu influncia considervel, devida s suas qualidades intelectuais e ao seu ensino mais do que s suas obras, que so francamente medocres e nada alis tm de revolucionrio: constituem um compromisso anlogo ao que Vien tentara em Frana. Nos seus melhores retratos, Mengs tem um encanto superficial que recorda a escola inglesa. Anglica Kauffmann, uma Sua, mostra-se ainda menos audaciosa do que ele, mas o salo desta artista serviu de ponto de reunio aos sectrios da nova tendncia: Goethe tambm frequentou a sua casa quando esteve em Roma e pousou para o seu clebre retrato na campina romana, executado por Tischbein. Encontrava-se ento em Roma o giganteo e confuso escultor Trippel e bem assim o dinamarqus Carstens e os ingleses Flaxman e Gavin Hamilton, sem falar do americano Benjamin West. Todos esses artistas eram fanticos do desenho de contornos, imitado dos vasos gregos e que fez furor na poca, tcnica essencialmente arriscada, porque, falta duma extraordinria sensibilidade de trao, este desenho, desprovido de claro-escuro, torna-se fcilmente frio e fastidioso. Quando Carstens evita estes defeitos, descamba, a maior parte das vezes, na grandiloqncia.

David
possvel que certa escassez de tericos-filosofos tenha posto os Franceses em condies de inferioridade, mas, por fim, foram eles que ganharam a partida. Afinal, as teorias artsticas s assumem verdadeira importncia quando podem apoiarse em obras, as quais, para os homens que trabalham com as prprias mos, valem mais do que uma doutrina. Estas obras, que se impuseram evidncia, so as de David. Este sara da escola de Vien, o que equivale a dizer que a Antiguidade lhe no era desconhecida. O homem era de temperamento rude, incapaz de concesses em arte, de esprito limitado, de feitio francamente antiptico, ao mesmo tempo sectrio e oportunista. Fizera retratos mais do que aprazveis, inteiramente no gosto lisonjeiro que ento reinava, quando se entusiasmou pela Antiguidade com intransigente violncia. Perante o seu quadro dos Horcios, duramente desenhado, pintado com uma sobriedade voluntria, em que os trs irmos tomam exactamente a mesma atitude, fixados como esttuas, Roma inteira desfilou, cheia de admirao. De regresso a Frana, David lanou-se a ps juntos no movimento revolucionrio, em cujo seio conseguiu impor as suas ideias reformadoras. Foi em particular o grande artfice da destruio das academias do antigo regime, nas quais se mantinha uma tradio que ele odiava. Entretanto, o seu gnio, a que se entregara de corpo e alma, s tirava benefcio da sobriedade que a si mesmo se impusera. Poucos quadros so to trgicos corno o Marat que ele pintou, morto, dentro da banheira. Entretanto, veio Bonaparte, ao qual David se dedicou com tanta mais paixo quanto certo que o heri partilhava do seu culto da Antiguidade. Tornou-se, pois, o pintor oficial do Imprio e a sua imensa tela da Sagrao constitui uma pgina histrica esplndida, bastante rica de cor, de composio apressada mas majestosa, cheia de retratos, cada um dos quais uma obra de grande categoria, preparada por esboos que so em si mesmos obras-primas. Este aspecto do talento de David muito mais sedutor do que o outro: no entanto, alguns anos antes da Sagrao, o Rapto das Sabinas, que era um manifesto maneira dos Horcios, tinha alcanado um xito imenso. Nesta obra, o movimento toma formas rgidas e a expresso torna-se exagerada. Exilado pelos Bourbons em 1815, David findou a sua vida no exlio em Bruxelas. O seu gnio no diminura, consoante o testemunham retratos notveis, como as Trs Senhoras de Gand; mas o testamento do reformador, Lenidas nas Termpilas, um aflitivo exemplo do abuso das teorias: nada de mais preconcebido e de mais frio do que esta dana antes do combate.

http://www.consciencia.org/o-seculo-xix-historia-da-arte

19/02/2013

O Sculo XIX Histria da Arte

Pgina 2 de 20

David adquiriu em Frana autoridade tirnica e a histria da pintura, no comeo do sculo xix, quase exclusivamente a da sua escola. No entanto, nessa oficina, a primeira do seu tempo, os discpulos foram, na sua maioria, medocres. E tudo o que se pode dizer dum Gurin e dum Girodet. Grard merece mais apreo: os seus retratos femininos respiram surda volpia, mas perdia o flego perante as grandes composies segundo os moldes do antigo, que os seus companheiros olhavam como o cmulo da arte. Menos que ningum podia Gros entusiasmar-se por esta arqueologia. Muitos outros ter-se-iam contentado cm as vastas evocaes coloridas e tumultuosas que ele deixou dos factos da sua poca. Dos Empestados de Jafa Batalha de Abukir ou de Eylau, o seu poderoso gnio no fraqueja nunca. Mas, constrangido rude disciplina da escola, infelizmente persuadido de que errara, este combate ntimo levou-o ao suicdio. E que o dogma do antigo tinha o assentimento geral e o encantador Prudhon submeteu-se-lhe como os mais. Mas Prudhon via o antigo com as cores da antologia. nico na poca com a sua maneira enternecida e com o seu pendor corregiano para a graa e para o claro-escuro. Nas asas dos zfiros, mostra Psique arrebatada nos ares. Quando a beleza devia ser antes de tudo severa, ele amou o bonito como o tinham amado os pintores do sculo xvni, mas um bonito depurado, e os seus retratos de mulher seduzem pelo pdico encanto.

Cnova e a escultura
Se a posteridade quisesse admitir como vlidos os juzos que lhe transmite a moda duma poca, a Itlia teria possudo ento umdos maiores escultores da sua histria: Cnova. Um concerto de admiraes erguia-se em volta dele. Napoleo, que ele representou em estado de nudez herica, Paulina Borghse, igualmente nua, mas mais frvola, e o Papa foram os seus modelos. Para os contemporneos, ele simbolizou a pureza do antigo. Temos hoje dificuldade em conceber tal unanimidade, porque sentimos em extremo a frieza desta escultura, de que se apagou todo o modelado e, com ele, o sentimento da vida. O que preferimos de Cnova so os nus gr-ceis, em que o artista to bem traduziu a morbidez da carne. No meio romano o rival de Cnova foi o dinamarqus Thowaldsen, mais msculo, mas no menos frio. A Alemanha opunha-lhe Trippel, perdido nas brumas das suas ambies gignteas. Mais tarde, os talentos de Schadow e do seu discpulo Ranch, embora menores, levantaram de novo a reputao deste pas. O que eles fizeram na Alemanha tem uma graa verdadeira, despojada de enfeites, mas sem resvalar no exagero. A esttua morturia da Rainha Lusa da Prssia pelo segundo deles uma obra ao mesmo tempo deliciosa e emotiva: smbolo da beleza lastimosa vencida pela morte. Quanto aos franceses, que tiveram a fortuna de achar mais tarde, nas grandes empresas do Imprio, um emprego frutuoso dos seus talentos, no lcito menosprez-los embora se apaguem um pouco com a adopo do anonimato. Mas, quando consideramos hoje as suas esttuas e os seus bustos, admiramos a soma de cincia que testemunham e, se escapam o que raro sucede frieza, um lindo sentimento de vida. Neste aspecto, o lions Chinard deu-nos dos seus contemporneos amveis efgies. No entanto, se se considerar a qualidade constantemente mantida pela escultura francesa, o Imprio surge afinal como um perodo vo.

Arquitectura
Nesta arte internacional brotada do meio romano, o melhor xito e o mais constante o da arquitectura. A sua fulgurante vitria alastrou por toda a Europa, sem excluir os pases orientais. Ela um tanto pesada, com os seus frontes e as suas colunas inspiradas no drico, mas cheia de dignidade, no destituda de secura. Neste estilo, o alemo Langhans construiu a Porta de Brandeburgo, que constitui um dos monumentos mais imponentes de Berlim. Foi ultrapassado por Schinkel, cujas concepes tm mais grandeza, tanto no Corpo da Guarda como no Museu Antigo da capital prussiana. A todo o momento, na Polnia e em plena Rssia, se nos deparam destas construes um pouco omnibus, to facilmente oficializadas em climas em que ningum esperaria encontr-las. A Rssia merece at, a este respeito, menso particular, porque em Petersburgo, esse estilo esteve particularmente em voga, graas a arquitectos franceses, Thomas de Thomon e Ricard de Montfrrand, e graas ao italiano Rossi. Em Frana, os representantes desta arte so principalmente Percier e Fontaine, os arquitectos preferidos do Imperador, que completaram ou repararam a maior parte das antigas residncias reais e construram, para os novos senhores da Europa, palcios principescos. De modo geral, Percier e Fontaine so bastante pesados, mas conscienciosos. A sua falta de inveno pessoal salta vista, quando se comparam a predecessores, como Ledoux e Louis, que fomos levados a entroncar no sculo precedente, embora tenham sofrido sensivelmente as mesmas influncias. No entanto, o arco de triunfo do Carroussel constitui um lindssimo trecho, nos confins do pastiche e da ourivesaria e torna-se lcito perguntar se ele se no acha mais bem situado no seu isolamento actual do que na poca em que dava acesso ao ptio das Tulherias. No que respeita decorao interior e ao desenho do mobilirio, Percier e Fontaine tm uma importncia pelo menos igual quela que assumem como arquitectos. Graas s enormes encomendas do novo senhor dos franceses, graas tambm reputao que possuam os nossos entalhadores, em breve se imps o estilo a que se chamou estilo Imprio. No pode dizer-se, que ele traga elementos propriamente novos: no repertrio da antiguidade greco-romana e egpcia, o Lus xvi tinha bebido grande profuso de motivos. Algumas invenes fizeram-se, sem dvida, no meio internacional de Roma, onde o gravador Piranese comps, desde 1796, numerosas estampas de ornato de tcnica soberba, das quais, porm, muito pouco passou para o domnio prtico. Do Lus XVI ao Imprio, o que difere verdadeiramente o esprito, que informa o desenho e tambm a tcnica pela qual ele transposto na matria. O estilo Imprio, de bom grado pesado e pomposo, no tem j a leveza de execuo e a elegncia que caracterizavam as decoraes do sculo XVIII e, por outro lado, alguns dos mais categorizados ofcios, como o de entalhador, sofreram muito com os abalos da Revoluo, pois numerosos artfices excelentes foram reduzidos misria ou desapareceram com a sua clientela ca. Os bronzes, por exemplo raras vezes tm a mesma finura. Todavia, Paris continua a possuir notveis artfices, o velho Riesener ou Jacob Desmalter, que produzem obras cuja perfeio tcnica comparvel dos seus predecessores, embora o estilo parea menos atraente.

A poca do Romantismo
A reaco que se produziu no sculo XVIII contra a arte barroca foi essencialmente definida como regresso ao antigo. Importa analisar mais a fundo esta noo, para reconhecer que as tendncias que ento prevaleceram no meio internacional de Roma esto tambm na origem dum movimento, o movimento romntico, que tomou aspectos de oposio ao culto do antigo e que, mais tarde, o substituiu. Neste culto, podem distinguir-se dois elementos principais: admirava-se o antigo como uma perfeio de beleza impossvel de ultrapassar e tambm como o que h de mais remoto, de mais prximo do estado natural e aqui se nos depara a ideia fundamental de Rousseau. Eis porque, na oficina de David, era j moda considerar Roma como decadente e afectar a adopo do modelo etrusco. Estes herticos tomavam o nome de Primitivos e o seu chefe, Maurice Qual, que no deixou nome na pintura mas devia possuir muito encanto pessoal, chegara, por uma espcie de aco persuasiva e como que escorregadia, a reerguer as belezas

http://www.consciencia.org/o-seculo-xix-historia-da-arte

19/02/2013

O Sculo XIX Histria da Arte

Pgina 3 de 20

do Cristianismo do ostracismo a que tinham sido votadas. Esta ligao algo imprevisvel encontra-se quase por toda a parte. Os homens do antigo foram tambm os homens de Ossian e o desenhador Carstens comeava a procurar os seus assuntos nas lendas germnicas. No se pode deixar tambm, quando se procuram as origens do romantismo, de sublinhar o aspecto pitoresco que revestem as gravuras de Piranese: as que representam a Roma das runas datam de 1750 e a estranha srie dos Carceri, das prises, espcie de vises em que se misturam, num amontoado informe os homens, as pedras, as traves, as plantas, so ainda anteriores. Por isso, no de surpreender ver surgir, por volta de 1810, no meio romano, o grupo dos pintores alemes conhecidos por Nazarenos, o mais clebre dos quais foi Overbeck. Os Nazarenos deram o passso decisivo que consistia em passar de Rafael aos, pintores anteriores e em considerar que a imperfeio destes quanto imitao era compensada pela riqueza dos seus pensamentos. Era ainda o tempo, em Frana, da recristianizao depois da Revoluo, e do Gnio do Cristianismo (1802). Os viajantes e os arquelogos ingleses entusiasmavamse com as catedrais medievas do seu pas, descobriam as do nosso, reproduziam-nas nos seus lbuns de litografias. Tal a atmosfera intelectual em que nasceu a arte romntica. Contudo, no se devem nunca pr de banda, nestas matrias, as precaues imprescindveis sempre de aconselhar, quando se aplica s artes plsticas uma palavra criada para as artes literrias. De outro modo, corre-se o risco de confundir ou, pelo menos, de assimilar novidades que diferem muito entre si. Entre a pintura francesa chamada romntica e a pintura alem que tem o mesmo epteto, existe, no domnio plstico, um verdadeiro abismo. Desde este momento, quando se tratar pelo menos de pintura e de escultura, a Frana ocupar quase todo o espao. No sectarismo, mas verificao dum estado de facto reconhecido por todos os julgadores imparciais, seja qual for a nao a que pertenam. Quase todos os grandes artistas do sculo XIX foram franceses e todas as revolues que se produziram nas artes plsticas tiveram a Frana por teatro. As razes que se invocam em geral para explicar esta proeminncia parecem insuficientes. Porque outros pases alm da Frana tiveram ento perodos brilhantssimos, tanto no aspecto econmico como no aspecto literrio, filosfico ou musical. O mecenato foi, entre ns, muito espordico e faltou-nos por certo um meio dirigente anlogo Corte. Certos artistas obtiveram sem dvida, xitos ao mesmo tempo encorajadores e remuneradores, mas outros foram incompreendidos e tiveram de lutar duramente contra a misria. Contudo, nunca o facho, ao passar de mo em mo, caiu por terra e o sculo XIX ficar provavelmente como o grande sculo da arte francesa.

Inglaterra
No entanto, antes de tratar o assunto da pin-tura romntica francesa, ha que dizer uma palavra acerca da de Inglaterra, porque ela teve sobre a da Frana uma ao que est longe de ser para desprezar. Nos seus quadros, nas aguarelas e no menos nas suas litografias, que ofereciam a vantagem duma larga difuso, os Ingleses, fiis a esse amor do campo que se tinha manifestado j ns seus jardins, puseram a paisagem na moda. O velho Crome foi um dos primeiros, com uma paleta com predominncia de notas castanhas, que lembrava os velhos Holandeses, a representar com sentimento de sinceridade profunda as charnecas arejadas do Norfolk. O seu contemporneo Turner seguiu caminhos por completo diferentes. Este original, spero e obtuso, era a tal ponto apaixonado por Claude Lorrain que quis que um dos quadros deste figurasse ao lado dum dos seus prprios, na Galeria Nacional. Pouco a pouco, o estudo da luz e do mar levou-o a uma concepo e a uma tcnica que foram mal compreendidas pelo seu tempo: as suas telas so como fogos de artifcio de cores vivas, em que as formas se diluem. Grutas irisadas, navios de velas multicores fundem-se numa bruma luminosa, do que resulta por vezes certa monotonia. As aguarelas de Turner seduzem talvez mais. Vises de Veneza ou das cidades de Frana, evocam um universo fluido, todo de luz e de gua. A bem dizer Turner no foi seguido por ningum. Os outros aguarelistas formam, em contrapartida, uma espcie de escola. No h arte mais popular em Inglaterra. Os que a praticam usam uma tcnica impecvel e com bastante novidade, no sentido de que sabem tirar lindamente partido das transparncias no branco do papel e do aspecto molhado. Desse modo, a aguarela, em vez de servir de realce ao desenho, toma a feio dum modo de expresso completo. Girtin, entre outros, que veio a Paris com os Aliados, foi muitssimo admirado e legitimamente em Frana. Mas o maior paisagista ingls do tempo, Constable, praticou sobretudo a pintura a leo. Os seus esboos, de maneira brusca e decidida, em que os toques de cores diferentes se justapem sem se fundir, atingem notvel frescura e um efeito impressionante. E possvel que estas qualidades se percam por vezes nos seus grandes quadros compostos, porque sucede a Constable parecer ento artificial pecado frequente dos Ingleses quando abandonam a transcrio literria da natureza. No se pode, no entanto, dar por findo o estudo da escola inglesa sem mencionar ao menos um artista que no teve qualquer influncia na evoluo da arte do seu sculo, porque foi ignorado pelos contemporneos, mas que a nossa poca exaltou exageradamente, William Blake. Poeta mergulhado nos seus sonhos, pintando e sobretudo desenhando como em estado de transe, transcreve os seus sonhos com uma rara mistura de inexperincia e de ambio. A sua prpria impotncia serviu-lhe de passaporte para um sculo apaixonado de literatura, embora se no possa negar-lhe sentido decorativo quando orna as pginas dos livros, dos seus prprios e dos que mais amava.

Frana
Quanto pintura romntica francesa, sai dessa oficina de Gros, cujo dinamismo e cujo gosto pelos assuntos contemporneos o tornavam suspeito a David e aos seus apaniguados. O prprio pintor no encorajava essas tendncias, mas o seu exemplo contava mais do que quaisquer lies. Dois artistas surgiram, de gnio porventura equivalente, mas de destinos muitssimo diversos, porque o mais velho, Gricault, morreu em plena juventude, enquanto o segundo, Eugne Delacroix, conseguiu fazer da sua carreira e da sua vida uma obra-prima total. Aos seus estudos muito intensivos devia Gricault uma formao acadmica s e poderosa, conforme o testemunha a Jangada de Medusa, cuja palpitao trgica constituiu o manifesto dos inovadores. Mas Gricault est mais completamente nos seus desenhos de traos gordos, em que a influncia de Miguel ngelo se afirma com nitidez, e tambm em quadros de dimenses menores, em que o estilo enobrece certos temas anedticos, como a Corrida dos cavalos berberes em Roma. O pintor permanecera algum tempo em Inglaterra e o que vira nesse pas tinha grandemente favorecido as suas disposies de colorista.

http://www.consciencia.org/o-seculo-xix-historia-da-arte

19/02/2013

O Sculo XIX Histria da Arte

Pgina 4 de 20

Delacroix
Mais determinante ainda foi a influncia inglesa para Delacroix. Os pontos de contacto so numerosos. As amizades primeiro: o artista ligou-se intimamente na juventude a Richard Parkes Bonington, que se tinha instalado em Paris o qual, com mais sensibilidade que ningum, pintava as paisagens da Ilha de Frana. A vontade em seguida: Delacroix foi Gr-Bretanha e deixou-se seduzir a tal ponto pela maneira fluida e brilhante dos Ingleses que chegou a esquecer as fraquezas dum Lawrence. E provvel que a Inglaterra lhe servisse de transio para compreender os grandes Flamengos e sobretudo Rubens. Enfim, possumos o testemunho da revoluo que nele produziu Constable. No Salo de 1824, ia expor as Chacinas de Seio, quando o quadro que Constable apresentava nesse mesmo ano lhe caiu sob os olhos. A liberdade, a audcia de toque impressionaram-no de tal modo que refez o seu prprio quadro num estilo mais largo. Nessa poca, a sua linha de conduta estava, sem dvida, j traada. Este grande homem, que no era somente um grande pintor, porque possua uma cultura pouco comum, que no cessou de aprofundar e de que deixou provas no seu admirvel Jornal, tinha-se, de certo modo, estreado (o que produziu anteriormente no conta) no Salo de 1822 ano de que se pode datar a consagrao oficial da pintura romntica com um quadro que causou sensao: A Barca de Dante. Todos se apaixonaram por esses corpos de nufragos esverdeados que se torciam dentro da barca, por essa iluminao fulgurante, por essa surda riqueza. Saudado por Thiers, bem acolhido por Gros, insultado pelos davidianos, o artista tornou-se de repente clebre, o que o no dispensou de lutar at ao fim da vida, at para assegurar a sua existncia material. A sua atitude em relao ao movimento romntico foi bastante ambgua. Consideraram-no, sem nenhuma dvida, como um dos chefes deste movimento e, a princpio, arregimentou na juventude que lutava ruidosamente. Se ser romntico pintar de preferncia assuntos da Idade Mdia e da Renascena, ele foi-o. Mas a sua inteligncia era demasiado penetrante para que no visse o que havia de falso nesta atitude teatral. Sentia-se o herdeiro dos Venezianos e dos Flamengos. Embora no tivesse nunca ido a Itlia, no deixava de estudar as gravuras de Rafael, e a sua decorao do Salo do Rei, na Cmara dos Deputados, demonstra perentoriamente que ele observara com ateno extrema o Primatice e os mestres de Fontainebleau. No viajou muito, mas uma dessas viagens, pelo menos, teve importncia decisiva: a de Marrocos. Dever-se- datar da o orientalismo ? E pouco provvel, porque, com a guerra da independncia grega e as narrativas dos viajantes, essa moda tinha-se imposto anteriormente: as Chacinas de Seio foram pintadas antes da estadia em Africa. Perante as terras africanas, Delacroix no reagiu como a maior parte dos seus contemporneos. Onde estes tinham procurado o pitoresco, o exotismo, descobriu ele, no trajar e na atitude dos rabes, a simples beleza do antigo. Enquanto pintava essas admirveis pginas que se chamam A Justia de Trajano, A Entrada dos Cruzados em Constantinopla, As Mulheres de Argel, imveis na sombra um dos quadros mais audaciosos do colorista, porque os tons so modulados, feitos de cores justapostas que se exaltam reciprocamente Eugne Delacroix afastava-se cada vez mais dos seus antigos companheiros de luta, que o irritaram por fim a tal ponto que protestava vivamente contra toda e qualquer assimilao com eles e se proclamava um clssico. As grandes decoraes contriburam muito, sem dvida, para essa mudana de atitude. Por fortuna singular, teve importantes encomendas de pinturas murais, que deveu talvez mais a misteriosas proteces do que ao juzo em que era tido. Na Cmara dos Deputados, se o Salo do Rei denota ainda certa timidez, j a Biblioteca infinitamente mais livre; o mesmo se verifica no Senado. Na Galeria de Apolo, no Louvre, Delacroix liga bem com Lebrun, e o tecto que pintou ao mesmo tempo uma das suas obras mais pessoais e um milagre de adaptao decorao existente. Podem considerar-se como o seu testamento os pequenos quadros da velhice, em que o motivo muitas vezes, cavaleiros vagamente turcos quase no conta, puros estudos de cores aplicadas em toques esfia-dos, e sobretudo a capela dos Santos Anjos em So Sulpcio, em que, no seu Heliodoro, ousou rivalizar afortunadamente com Rafael e, ao mesmo tempo, record-lo. A sua audcia avulta sobretudo nas relaes que estabeleceu entre a forma e a cor: grandes efeitos obtidos por alguns volumes salientes, em volta dos quais se ordenavam as figuras envolvidas. Este desdm de circunscrever a forma levou os seus contemporneos a dizerem que ele era mau desenhador. Na verdade, um desenhador soberbo, embora no tenha nunca possudo o que por vezes o prejudicoua bagagem escolar to slida de Gricaut. Mas o seu ardor incomparvel: o trao rodeia a forma como uma correia de chicote que vibra, sugerindo um movimento da rapidez do relmpago. Para se exprimir, no hesitava alis em recorrer a deformaes que causaram surpresa. Este prncipe da pintura, este nervoso, este meditativo no tinha nem a pacincia nem o gosto do didactismo indispensveis para se tornar um mestre. Teve primeiro uma oficina que enjeitou a seguir, por se no interessar pelos discpulos nem, a bem dizer, por qualquer outra coisa que no fosse a sua obra pessoal, que era demasiado altiva para seduzir a turba. O xito rasgado bafejava outros que no ele, como um Decamps, que explorou com muita habilidade a veia do orientalismo e que, com as suas substncias castanhas, maneira de Rembrandt, adquiriu grande reputao, embora fosse de sensibilidade medocre quanto aos valores e abusasse de certos malabarismos; como um Paul Delaroche, que conquistou popularidade imensa graas ao seu talento de anecdotista e maneira de escolher os assuntos susceptveis de divertir ou enternecer a burguesia; como um Ary Scheffer, artista desastradamente sentimental nos seus grandes quadros, o nico da nossa escola que lembra a escola alem, mas vigoroso retratista.

Ingres
Eugne Delacroix s teve no seu tempo um nico rival da sua categoria, Jean-Dominique-Ingres, personalidade to cortante como a sua, seno to desenvolvida. Os princpios destes dois homens eram to opostos que se tornava desnecessrio que os seus admiradores reforassem ainda mais uma tal oposio. Eles eram incapazes de se compreender, embora certas palavras que escaparam a um e a outro mostrem que sabiam a que se ater quanto aos seus valores respectivos. Ingres negava com teimosia o romantismo e, aos olhos dum observador superficial, o sucessor directo do seu mestre David. O mesmo culto do desenho, o mesmo desdm da cor. No entanto, por pouco que se ultrapassem as aparncias, logo se descobre que estes dois seres se no parecem de forma nenhuma. Ingres, que no possui o temperamento vigoroso de David, infinitamente mais artista, at no sentido mais mrbido do termo. Este burgus severo era na realidade um recalcado, amante da linha sinuosa e da mulher, na pintura da qual achava uma surda volpia. As suas grandes composies transbordam por vezes de aborrecimento: o caso da Apoteose de Homero ou do S. Sympho-rieri da Catedral de Autun, ao qual consagrou estudos magistrais, sem atingir a unidade e o movimento que Delacroix obtinha quase a brincar. Mas restam os seus retratos e as suas odaliscas. Ingres era desenhador bastante requintado para no sentir o encanto enervante de certos primitivos e tirou partido de certas deformaes que neles descobriu: o brao da Ttis no Jpiter e Ttis de Aix, o pescoo na pequena tela de Francesca e Paolo, o dorso com uma vrtebra suplementar da Odalisca do Louvre. As suas creaturas femininas so inteiramente destitudas de inocncia: instrumentos de prazer, mas dum prazer tristonho, que a idealizao no consegue dissimular. Perante o retratista, tm todos que se inclinar. Ele apossa-se do modelo com mestria absoluta. As menos surpreendentes das suas efgies no so, sem dvida, os lpis, muitos dos quais reunidos no Museu de Montauban, caligrafados com o mesmo esmero dos de Albert Drer e que, sob a aparncia da mincia analtica,

http://www.consciencia.org/o-seculo-xix-historia-da-arte

19/02/2013

O Sculo XIX Histria da Arte

Pgina 5 de 20

reconstroem a personagem. Nos retratos pintados, mantm-se sempre igual a si mesmo, nas cumiadas, quer se trate do pintor Gra-net, do arquitecto Ddebant, da famlia Rivire, da Senhora de Senones ou do Sr. Bertin, personificao da burguesia de Lus Filipe. Ingres encontra-se ainda nos antpodas de Delacroix pela sua paixo do ensino. To intransigente como David, defendia contra todos os ataques os seus discpulos, que eram doidos por ele. A sua oficina foi a ltima grande escola da pintura francesa. Muitos dos seus discpulos caram no esquecimento, porque careciam de verdadeiro gnio, embora a maior parte deles tenham sido excelentes retratistas. Nem todos mereceram um tal desfavor. Mottez possua um talento robusto, por vezes digno do seu mestre; mas este pintor, que foi um dos principais decoradores do sculo, viu destruda pelas intempries a sua obra principal, no portal de Saint-Germain-lAuxerrois. O mais brilhante foi, na verdade, o nico ingrato ou, pelo menos que quis aparent-lo : Chassriau. O caso deste jovem crioulo, que morreu aos 27 anos, idade em que os outros mal comeavam a afirmar-se, depois de ter pintado vrias obras-primas, quase um caso patolgico. Porque, por muito que se deplore uma perda considerada em geral irreparvel, no h que negar que as obras pintadas por Chassriau no fim da sua curta vida so muito inferiores s da sua estreia, quase da sua adolescncia. Poder admitir-se talvez que a influncia de Delacroix, que ele sofria ento fortemente, em reaco contra o seu antigo mestre, no estava ainda assimilada e que ele no achara o seu equilbrio. Mas no se trataria tambm dum desses esgotamentos precoces, como os que se verificam nas crianas dos climas quentes? Seja como for, o certo que, entre os vinte e os vinte e cinco anos, Chassriau pintou alguns dos retratos essenciais da escola francesa, mais flexveis, mais sensveis que os do seu mestre, e tambm composies dum encanto oriental um pouco irritante e muito requintado. As suas pinturas murais, executadas para o Tribunal das Contas, cuja perda quase integral foi causada pelo furor dos homens e pela sua negligncia, revelavam um Chassriau mais amplo, mais viril d que se poderia supor. A viagem que fez Arglia mostra-o atrado por uma cor mais sonora, pelo envolvimento das formas; mas no achou nestas tendncias o equivalente da poesia linear que o seu mestre Ingres lhe ensinara e lhe convinha admiravelmente.

Corot
A palavra Poesia, acabmos precisamente de a escrever. No se deve us-la a torto e a direito, mas a quem se poderia aplicar melhor do que ao paisagista Corot? Teria ele prprio aceitado que o colocassem aqui, ele, um dos trs maiores pintores nascidos no fim do sculo XVIII? No passo duma cotovia, costumava dizer. H poucos acontecimentos na sua longa vida talvez o exemplo mais perfeito duma vida de artista. Oriundo duma famlia que dispunha de meios e que, por isso, no se empenhou demasiado em fazer dele um simples caixeiro, entregou-se pintura. Formou-se no meio dos chamados paisagistas clssicos, o mais clebre dos quais foi Valenciennes, quase todos hoje em dia injustamente desdenhados. Louvou-se a justo ttulo o sentimento da natureza de certos paisagistas dos fins do sculo XVIII, em particular o primognito dos Moreau e mais ainda Granet, discpulo de David, de quem o Museu de Aix possui esboos notveis. Isto no razo para desprezar sem restries um Valenciennes ou um Michallon, o ltimo dos quais foi o mestre propriamente dito de Corot. Seguiam uma norma de composio de paisagem clssica em voga desde Poussin, sem saberem salvaguardar convenientemente a sua espontaneidade. Contudo, esta espontaneidade existia, do que se d conta com surpresa perante as luminosas aguarelas de Valenciennes. Corot aceitou a mesma norma e, se a suportou mais facilmente, nem sempre contudo tirou dela proveito. Um crtico de arte alemo formulou a respeito dele um juzo que carece de finura mas no de verdade. Durante toda a carreira do artista, teriam subsistido lado a lado um bom Corot e um mau Corot. O mau Corot seria o de certas telas mais ou menos oficiais do Salon e tambm o que de pressa adoptou certa maneira vaporosa e bastante comercial, votada alis ao maior xito. O bom Corot seria o das paisagens que se poderiam classificar de precisas, desde as de Itlia, como Narni ou Castel Gandolfo, as da Ilha de Frana, como Marissel, as de Avinho ou da Catedral de .Chartres, at ao Interior da Catedral de Sens ou Torre Sineira de Douai, que data dos seus ltimos anos, e tambm o Corot das figuras pintadas, tanto tempo ignoradas e que s valeram sarcasmos ao seu autor, mas que, na sua simplicidade e ingenuidade, tm mais valor humano do que muitos quadros ambiciosos. Esta distino, esta ciso em duas duma personalidade nica sem dvida arbitrria e telas como Mortefontaine, pertencendo embora maneira vaporosa, contam entre as mais perfeitas do mestre. Diga-se, no entanto, que no foram em geral as melhores obras de Corot que firmaram a sua reputao. Atribua ele o devido valor s suas obras-primas mais bem acabadas, a essas impresses de nitidez e discreo to grandes? Sem dvida, pois perseverou nesse caminho, mas talvez, na sua humildade, pensasse que podia enganar-se, visto que o pblico preferia outra coisa Nada de mais ingrato de definir do que o encanto de Corot, nada de menos evidente. Esse encanto irrompe dele mesmo, sem que o artista o tenha querido. Teve Corot a fortuna de no ser obrigado a seguir as regras rigorosas dos seus predecessores e de poder apresentar telas que, noutro tempo, teriam parecido simples esboos. Elas so duma verdade absoluta, mas tal verdade uma verdade secundria, a dum universo criado pelo prprio pintor e que permite por sua vez descobrir novidades no universo que ns vemos. Em especial os valores, isto , as quantidades de luz e sombra contidas num tom, foram por ele apreendidos com olhos cuja finura de percepo nunca falha e d assim ao espectador a iluso de ter olhos to finos como os seus prprios. A magia que exerce tal que basta algum passear no campo, num dia de cu um tanto nublado, em qualquer ponto da Ilha de Frana, para se sentir literalmente obsecado por ele. E a bem dizer nico e inimitvel e a gloriosa escola da paisagem francesa, que reune em si artistas mais novos, tem origens por completo diferentes. Chama-selhe frequentemente escola de Barbizon, porque foi nessa aldeia da floresta de Fontainebleau e nas suas redondezas que se fixaram estes artistas. O principal de entre eles Thodore Rousseau, directo descendente dos grandes Holandeses, em particular de Ruysdael. Infelizmente, alguns dos seus quadros sofreram muito cm o tempo, por causa do uso que fazia do betume, e o seu Renque de castanheiros no mais que uma runa. Contudo, restam dele bastantes paisagens de mscula beleza para que se possa atribuir-lhe o ttulo de grande paisagista. Ao p dele, Jules Dupr, hbil no artifcio do processo pictrico, procura efeitos por vezes teatrais, enquanto Daubigny, amigo das guas calmas e transparentes, prefere prazeres mais ntimos. Inclui-se por vezes tambm na escola de Barbizon um artista que teve na verdade contactos com ela, mas cuja natureza e cujo esprito dela se afastam: JeanFranois Millet. Oriundo duma famlia muito simples, formado por um pequeno nmero de grandes livros, dos quais a Bblia era o principal, devorado por um amor fraternal pelos seus humildes irmos os homens e sobretudo os camponeses, Millet deu aos seus sonhos, em algumas das suas cartas, uma expresso algo enftica. No se pode dizer que as suas obras pictricas estejam de todo isentas desta nfase ; e a admirao de que gozou e goza ainda o famoso Angelus resulta em boa parte do que nele h de intencional. Mas Millet possui dons plsticos pouco comuns e foi um grande artista quase sem o querer. O seu gnio inclina-o s formas simples e majestosas; as suas figuras rsticas, ou pintadas ou mais ainda desenhadas, so das que irradiam mais beleza interior em suas atitudes elementares. Paisagista to seguro como os seus confrades, , como Corot, de esprito mais fraternal. Para estes homens mergulhados no seio da natureza, o bric-brac romntico no conta. Mas, nessa poca de entusiasmos literrios, no de surpreender que o livro haja reflectido a moda atravs ds ilustradores, quase todos por ela conquistados. Estes tiraram, por outro lado, muito partido duma tcnica expedita e que

http://www.consciencia.org/o-seculo-xix-historia-da-arte

19/02/2013

O Sculo XIX Histria da Arte

Pgina 6 de 20

devia obter o melhor acolhimento dos desenhadores pela sua prpria facilidade, a litografia, inventada pelo alemo Senefelder. Alm disso, os Ingleses tinham de novo posto em voga a gravura em madeira, bastante pouco cultivada no sculo XVIII. Houve audaciosos editores, como Curmer, que se aproveitaram da conjuntura e utilizaram os deliciosos desenhadores de vinhetas do tempo: os Johannot, os Deveria, cujo talento malevel ornou com graa as pginas dos livros de luxo. Depois, os Ingleses agiram ainda noutro sentido. No fim do sculo XVIII, tinha-se desenvolvido em Inglaterra a caricatura e, em particular, a caricatura poltica, que teve ensejo de ser largamente utilizada contra o inimigo pblico, Napoleo Bonaparte. Neste gnero, Rowlandson tinha adoptado um desenho muito espirituoso, no isento de graa. Gilray usou dum estilo mais grosseiro, directo e violento, com menos arte. Os primeiros caricaturistas franceses, Decamps por exemplo, so manifestamente discpulos dos Ingleses. Mas o nosso pas ia ter um caricaturista de gnio que elevou e fez passar ao primeiro plano o gnero at ali considerado secundrio em que se evidenciou.

Daumier
Honor Daumier nascera em 1808 e conheceu as prises do monarca bonacheiro que era Luis Filipe. Pertence portanto gerao romntica. Mas, tal como Vtor Hugo, viveu muito tempo e assistiu guerra de 1870, tomando assim contacto com vrios regimes. A sua obra no mostra alis vestgios de romantismo. Foi preciso um julgador to perspicaz como Baudelaire para dar conta de que a Frana tinha em Daumier um dos mais poderosos desenhadores e para compreender que ele descendia de Miguel Angelo. Era bom, atreito a indignar-se com facilidade e pouco dado poltica no baixo sentido do termo, embora as suas obras-primas pertenam caricatura poltica. Atingiu uma inflexo profundamente trgica na famosa estampa do Transnonain (operrio morto durante as jornadas de Abril de 1834), em que deixou falar o corao. Contudo, a nossa poca exagerou esse aspecto, sublinhando exclusivamente o lado dramtico. Daumier muitas vezes divertido, pelo desenho, entenda -se, porque tinha, segundo parece, pouco esprito nas suas palavras, e as suas legendas frequentemente medocres foram compostas por jornalistas. Divertido o seu Lus Filipe de cara de tanso, que chora com um olho e ri com o outro, divertidos e maliciosamente observados os seus advogados no ramerro dos tribunais. E certo que h o pendor para esquecer o chiste e apreciar antes a maneira como a personagem delineada e como se impe ao nosso esprito. Durante toda a vida, Daumier arrastou a grilheta dum labor incessante, que mal lhe permitia subsistir. O pintor, embora lhe tenha faltado o tempo para viver e embora se limite quase apenas aguarela, duma qualidade que s foi devidamente apreciada muito tempo depois da sua morte. Procede por volumes simples, muito envolvidos na atmosfera. A maior parte das vezes, representa cenas familiares: uma lavadeira, um mercado, um interior de vago, uma cena de teatro, porque, tal como Corot, de quem foi amigo, o teatro era para ele a distraco favorita. Tendo comeado pobre, Daumier morreu pobre e, a bem dizer, desconhecido, apesar dos seus xitos populares, porque equivale a ser desconhecido o recusaremlhe o seu lugar, que um dos primeiros, conforme a posteridade reconhece. O amor do pitoresco, que uma das caractersticas da gerao romntica, concilia-se dificilmente o nome basta para o indicar com a severidade da escultura. O facto que as tentativas de transposio duma arte para a outra no deram resultado. As lucubra-es de Jehan Duseigneur, que de genial, s teve o nome, as obras de Prault, cuja recordao durou muito menos do que a lembrana dos seus ditos espirituosos, as efuses monarquistas de Mlle. de Fauveau quase no contam. Na verdade, os grandes escultores da poca devem quase todas as suas qualidades forte escola que os precedeu. Eles acrescentaram-lhe contudo o movimento e, pelo menos uma vez, o gnio. Este o apangio de Rude, cujo poder se exprimiu em vrias obras: a Marselhesa do Arco de Triunfo da Etoile, soerguida por um sopro impetuoso que entusiasma ao mesmo tempo a multido e os artistas; o Marechal Ney, cuja esttua, erigida no longe do local onde este grande soldado foi passado pelas armas, era apontado por Rodin como um exemplo de expresso do movimento em escultura; Napoleo despertando para a imortalidade, apresentado de maneira quase teatral, no Parque de Fixin. Noutra poca, Rude houvera sido um grande escultor religioso: o seu Descimento da Cruz, muito pouco conhecido, da Igreja de So Vicente de Paulo, atesta-o. David de Angers, que foi seu rival e o caluniou bastante torpemente, -lhe muito inferior. Tinha eficazes amizades literrias, pois modelou com facilidade excessiva as medalhas de todos os escritores do tempo. Mas estes, por sua vez, exaltaram-no em demasia e a tal ponto que se produziu depois uma reaco, exagerada como sempre. David de Angers, possuidor de excelente tcnica, produziu demasiadamente e deixou-nos, em muitos casos, obras indiferentes. Mas aconteceu-lhe, pelo menos uma vez na sua vida, fazer uma obra prima, Bonchamfi Moribundo, nu, da Igreja de So Florncio Velho. V-se nessa obra quanto o artista, apesar de um romantismo superficial, devia poca precedente. Pradier, genebrino tornado parisiense, conservou as aparncias do antigo, mas este amador do antigo, como o disse o custico Prault, detinha-se por vezes no bairro de Breda. Apesar de tudo, a sua graa seduziu e continua a seduzir alguns espritos requintados. Tanto esta poca romntica francesa se mostrou brilhante nos outros sectores da arte quanto fracassou lamentavelmente em arquitectura. Nem o romantismo nem o gosto da arqueologia se prestavam a ser aproveitados nas construes arquitectnicas. Quase todos se preocupavam mais com o passado do que com o presente e, se alguma coisa pode consolar-nos desta disposio, que ela deu origem ideia de conservar os monumentos histricos. O Imprio fora com efeito, e mais ainda do que a Revoluo, demasiado efmera, numa poca de terrveis demolies. Tantos castelos sem dono, tantos mosteiros sem monjes, tantas igrejas sem culto tornaram-se a presa dos sicrios ou simplesmente dos camponeses vizinhos, que neles achavam magnficas pedreiras. Vinte ou trinta anos depois e a anglo-mania influiu bastante neste ponto tais destruies no seriam possveis. Comearam-se tambm a fazer-se restauros num estilo que se julgava sinceramente ser o da Idade Mdia e que o no era seno muito relativamente: a esse estilo chamamos hoje estilo trovador. Dele nos restam poucos monumentos; no entanto, a capela morturia dos Orlees em Dreux, com a sua cpula e os seus pinculos, d-nos dele uma ideia pouco favorvel. A moda medieval espalhou-se sobretudo no bibelot. Neste domnio, tudo medieval, desde os relgios de sala at s encadernaes gnero catedral. A Duquesa de Berry apreciava em extremo este bric--brac, ao qual se deu por vezes o seu nome e que comea a divertir-nos hoje, a despeito da extrema complicao das formas.

Alemanha
Quanto aos Alemes, conforme se disse, a paixo medieval nascera em Roma, muito perto dos meios apologistas do antigo. O acontecimento decisivo foi a apario dos Nazarenos, que se instalaram num antigo convento e ali levaram uma vida de exaltao religiosa e esttica, no culto de Deus e dos Primitivos. Por essa palavra, entendiam sobretudo o o Perugino e os precursores imediatos de Rafael. Coisa curiosa, eram quase todos catlicos ou convertidos ao catolicismo: Cornlius, Overbeck, Schadow, Steinle, Schnorr von Carolsfeld, Fhrich. Infelizmente, os Nazarenos tinham muito pouco sentido plstico, embora os

http://www.consciencia.org/o-seculo-xix-historia-da-arte

19/02/2013

O Sculo XIX Histria da Arte

Pgina 7 de 20

contemporneos lhes no hajam regateado louvores. Overbeck e Schadow rivalizam em frieza. Tomou-se por um gnio Cornlius, que tinha de facto a ambio de o ser e cujos cartes maneira de Miguel Angelo e de Durero atravancam a Galeria Nacional de Berlim. O prprio arquitecto Schinkel, pondo de banda momentaneamente a Antiguidade, foi, at certo ponto, tentado pela moda gtica e comps, dentro desta orientao, curiosos desenhos. O que salva contudo a Alemanha do seu marasmo so os ilustradores. Este pas mostrou sempre marcada preferncia pelo branco e negro. Mau pintor, Von Schwind, discpulo de Cornlius, patenteia, nas suas gravuras em madeira, uma naturalidade comunicativa que obtm o agrado geral. Durante muito tempo, o movimento romntico no apresentou na Alemanha, como o fizera em Frana sob a aco dos gnios conjugados de Gricault e Delacroix, a forma duma reaco colorista. Este gosto s despontou com a pintura histrica, vasta e vazia, de Kaulbach e sobretudo de Makart, austraco. Contudo, o fracasso foi tambm completo. Recentemente, a Alemanha descobriu pequenos mestres provincianos da poca do romantismo, excelentes retratistas como Runge, de Hamburgo, pintores de perspectivas urbanas como o berlinense Krger e sobretudo paisagistas como Caspar David Friedrich, cujas aguarelas de nuvens so duma verdade e dum sentimento inesperados. Caspar David Friedrich no escapa, nos seus quadros, grandiloqncia, enquanto o austraco Waldmller consegue evit-la: infelizmente, a sua secura repugna aos olhos. Estes artistas, ignorados internacionalmente, poderiam chamar-se artistas do Biedermeier, nome pitoresco que designa a poca correspondente em Frana ao reinado de Lus Filipe. O Biedermeier, mais prximo alis da Restaurao que do Lus Filipe, tambm um estilo muito burgus, mas bastante agradvel por despretensioso, que evita a maneira pesada do Imprio, se mostra um tudo-nada sentimental e produziu sobretudo lindos mveis ligeiros de madeira ao natural.

A poca do Realismo

Courbet
Tal como o romantismo, o movimento denomi-nado realismo nasceu mais propriamente nas mesas dos escritores do que nas oficinas dos pintores. Melhor ainda, nasceu no gabinete dos filsofos apaixonados por ideias sociais. Em pintura, Gustave Courbet apresenta-se como seu representante qualificado e proclama a sua f com a veemncia duma natureza teimosa e estreita. Se constitui uma novidade representar, em vez de alegorias, cenas consideradas vulgares, um enterro na aldeia, raparigas gordas e animais estendidos beira da gua, ento Courbet um grande inovador. E, de facto, foi sobretudo isto o que viram os contemporneos (at Delacroix) e que os encheu a quase todos de horror e a alguns de admirao. Mas o amador de pintura que vai alm das aparncias no se deixa burlar. Verifica que Gustave Courbert o discpulo mais dcil e mais respeitoso dos mestres do passado, que a sua tcnica, muitssimo hbil, nada tem de novo, que nele as relaes da ambincia e das personagens so exactamente as mesmas dos seus predecessores e que trabalha num registo sombrio e substancioso inteiramente so. Na realidade, este operrio magnfico, de temperamento inabalvel, isento de inquietaes, pinta como respira, o que livra as suas ideias mais absurdas e mais extravagantes, como a da Oficina, que ele considerou uma alegoria real, do perigo d ridculo. Ama as carnes sadias, sem ser um sensual. Como Proudhon, de quem pintou o retrato, considerou-se a si prprio como uma bandeira. Os inimigos do Imprio erguiam-no s nuvens, enquanto os seus partidrios o detestavam. O que lhe censuravam s tinha alis relao bastante vaga com a sua pintura. No se pode contudo dizer, em boa verdade, que ele tenha sido votado ao ostracismo, porque foi constantemente admitido ao Salo e, se organizou em 1867 uma exposio particular das suas obras, foi sobretudo por orgulho. Demais, este provinciano astuto l sabia o que fazia. Fez a sua primeira grande tentativa com o Enterro de Ornans (era natural desta pequena cidade do Franco-Condado, qual guardou a mais enternecedora fidelidade), imensa tela sombria que contm, no entanto, soberbos estudos de cabeas. Outro manifesto foi A Oficina, em que, volta dum modelo nu, agrupou os escritores e os pintores que o defendiam. As Meninas do Sena, cuja categoria social por demais evidente, provocaram protestos das pessoas susceptveis, menos todavia do que O banho, perante o qual a Imperatriz, que estivera a observar o quadro dum animalista, teria dito, segundo se conta, aludindo s formas demasiado robustas do modelo: Ser tambm uma gua normanda? Courbet foi sempre, alis, uma espcie de campons, e alguns dos seus mais slidos quadros, como a Entrega dos Cabritos ou as paisagens sombrias da sua provncia, deve-os a essa veia agreste. Pertencia ao nmero daqueles que conseguem triunfar em tudo quanto empreendem, pois tinha uma tcnica impecvel e muito poucos nervos. Foi vtima da sua jactncia. Desempenhara, por certo, um papel considervel na Comuna, no entanto menor do que ele pretendia, e os vencedores encarniaramse contra ele sem elegncia. Exilado na Sua, obrigado a pagar o custo da reconstruo da coluna Vendme, que estava longe de haver sido o nico a ter abatido, morreu em Tour-de-Pelz, sem tornar a ver o seu pas.

Segundo Imprio
Com toda a sua estatura, com todo o seu volume, ele domina toda uma poca e, se existe e se existe realismo, pode dizer-se que ele e o nico realista de verdadeiro mrito. Mas no se deve desvalorizar por completo, no outro polo da arte, aqueles a quem a frivolidade assegurou pleno xito e que representam o chamado Pompadour Imperatriz. Em boa verdade, nenhum deles merece ser citado individualmente. O desenvolvimento do luxo provocou importantes decoraes % Chaplin na pintura, Galland no ornato encantaram a clientela rica, mas Baudry ultrapassa-os largamente. Fizera ele excelentes estudos em Roma e tinha a ambio das grandes coisas. O salo da Opera, os tectos pintados em Chantilly para o Duque de Aumale so atraentes em suas tintas doiradas e alegres, embora tenham certo ar de escolaridade. E alguns retratos do artista so merecedores de mais apreo do que geralmente se admite e valem por certo mais do que as secas iluminuras de Winterhalter, hoje de novo em moda. Se o mundo elegante do Segundo Imprio no teve o seu pintor, teve pelo menos o seu escultor: Carpeaux. Nele vive o que h de menos adulterado nesta sociedade. Era capaz de concepes no destitudas de grandeza, como o Ugolino, que foi das suas primeiras obras, ou o grupo notavelmente equilibrado, no aspecto monumental, das Partes do Mundo, no Jardim do Luxemburgo. No entanto, procura ser gracioso na Flora do Pavilho de Marsan, na Dana da Opera, arrastada num movimento rodopiante em volta dum gnio, nos bustos dos seus contemporneos, que modelou com agudeza. Antes de tudo, Carpeaux bom modelador, homem de forte dedada, que sabe como poucos insuflar vida na matria; por outro lado, as suas estruturas so muitssimo slidas e ele evita amesquinhar as formas.

http://www.consciencia.org/o-seculo-xix-historia-da-arte

19/02/2013

O Sculo XIX Histria da Arte

Pgina 8 de 20

O nico dos seus contemporneos que pode rivalizar com ele Barye. Tomou-se o hbito de o etiquetar de animalista, embora tenha esculpido esttuas monumentais de singular majestade, em que h curiosos pontos de contacto com o arcasmo grego. A sua celebridade deve-se sobretudo aos seus pequenos bronzes, que, a despeito das exguas dimenses, as mais das vezes tm grandeza e se impem sempre pela fora e pelo movimento. Poucos artistas traduziram to bem o carcter felino de certos animais ferozes, como os tigres, as panteras, os jaguares. Frmiet, autor de esttuas estimveis e de figuras de animais que completam dignamente a Fonte de Carpeaux no Luxemburgo, tinha um conhecimento profundo dos seus modelos, mas mais conscincia do que gnio. Esta poca do Imprio pode considerar-se, para os arquitectos, uma poca abenoada, porque jamais a construo, sobretudo em Paris, foi to florescente. O nome do prefeito Haussmann ficou ligado s vastas transformaes que sofreu ento a capital. No h que contar, da parte de Haussmann, com um gosto que ele no possua de nenhum modo, no que se mostra muito inferior aos urbanistas do sculo XVIU, cujas concepes foram, no entanto, to ousadas como as suas prprias. O processo das suas ideias essenciais fez-se j por muitas vezes: idolatria do traado rectilneo das vias pblicas, brutalidades na aplicao; no entanto, importa reconhecer-lhe o mrito duma vontade inflexvel e de certa lar-gueza de vistas. Em Charles Garnier, o autor da Opera, achou um executor digno dele. Fez -se igualmente o processo da Opera: falta de composio geral, que se reconhece sobretudo quando se olha o edifcio do alto e de longe, sobrecarga insensata de ornatos, que lembra uma vasta montagem. Mas, por outro lado, conjugao de todos os elementos construtivos em ordem ao fim a alcanar: locais de acesso sumptuosos, uma escadaria admiravelmente concebida para dar passagem aos cortejos e para permitir s mulheres a exibio dos seus trajos elegantes, sala quente e excelente acstica. So qualidades raras e a Opera, depois de haver entusiasmado os contemporneos, conseguiu tornar-se popular. Eis um facto que merece sublinhar-se. Garnier no foi sempre alis to feliz e o Casino do Monte Carlo d provas irrecusveis do seu mau gosto na ornamentao. O campeo do moderno Garnier; o campeo do antigo Viollet-le-Duc. Torna-se difcil formular um juzo acerca deste homem mistura de conhecimentos profundos, de intuies e sonhos que adquiriu uma cincia considervel de construtor e, ao mesmo tempo, se mostrou inclinado s hipteses mais arriscadas. O seu dogma pode resumir-se em duas proposies: a beleza da arquitectura resulta do racionalismo da construo; o tipo perfeito da arquitectura racional a arquitectura gtica. A primeira fez de Viollet-le-Duc o mestre confesso de toda uma gerao que, farta do ornato gratuito, impressionada tambm por certas obras executadas pelos engenheiros, se tornou cada vez mais intransigente at aos nossos dias; para ele, o belo irrompe naturalmente do til. Em boa verdade, Viollet-le-Duc deu-lhe mais preceitos do que exemplos, porque a parte principal da sua obra consta de restauros, em que revelou, simultaneamente, sectarismo terrvel contra tudo o que no medieval e audcia excessiva quando se tratava de restabelecer a unidade de estilo que ele sonhava. Para ser agradvel ao Imperador, reconstruiu inteiramente o Castelo dos Pierrefonds com fantasia muito discutvel, porque ele carecia de sentido das propores e de gosto. Todavia, no conjunto, no se pode negar que o seu apostolado haja sido favorvel conservao dos monumentos medievais. No se tinham ainda tratado os edifcios antigos com tanta cincia e h que lhe ser grato por haver salvado muitos da runa. O processo era novo e os seus sucessores, mais prudentes, conseguiram fazer melhor. No entanto, a sua lamentvel tendncia para reconstrues temerrias fez-se sentir muito tempo entre os restauradores oficiais. Alemanha O fenmeno Courbet no teve, a bem dizer, na Europa, a repercusso que seria lcito esperar. Mantivera ele relaes bastante ntimas com os artistas alemes, fora a Munique e deslumbrara todos quantos tomaram contacto com ele pela sua facndia e pela sua segurana pictural. Neste pas, teve os seus melhores discpulos e em particular Leibl, que tomou muitas vezes por modelos os camponeses bvaros e pintou, nos seus tempos de estreante, excelentes obras realistas, como a Rameira. Mas a esta tentativa algo tmida ope-se o idealismo pronunciado ds Alemes de Roma, dos que vieram, segundo uma tradio respeitada, acalmar ao sol de Itlia a eterna nostalgia germnica. Bcecklin, de Basileia, hoje ainda um dos que melhor satisfazem as aspiraes dos seus compatriotas. Alma entusiasta, pobre desenhador, pobre pintor tambm, que se deixa tentar pela riqueza dos pigmentos mas s consegue obter dissonncias cidas. Bcecklin contenta aqueles que no amam a pintura, usando de meios de ordem literria. A sua Sereia, a sua Ilha dos Mortos seriam sem dvida obras-primas, se, em pintura, a nobreza das intenes no contasse to pouco. Os seus sucessores espirituais so Anselmo Feuerbach e Hans von Marees. O primeiro consagrou-se a um sonho de nobreza antiga com um desenho insuficiente e uma cor muito pobre. O segundo, mais bem dotado, dava, pelo menos, carcter plstico s suas especulaes. O que o preocupava era o aspecto monumental da obra-prima das obras-primas, o corpo humano na sua nudez. Para lhe traduzir o volume, empregava muitas vezes uma tonalidade monocroma de castanhos quentes e algumas das suas figuras atingem a grandeza. Mas esta grandeza terrivelmente abstracta e intelectual; o artista pretende pedir pintura o que ela no pode dar. Para descobrir um pintor alemo, h que ir a um pas ao qual a Alemanha do sul constantemente exprobou a sua secura e prosasmo, Prssia. Adolfo Menzel, o melhor artista da sua poca, a bem dizer, uma personagem dupla. E o encantador anedotista que, com um pincel por vezes demasiado precioso, faz reviver a Alemanha dos tempos de Frederico. Celebra-a ainda melhor nas suas gravuras em madeira consagradas ao heri nacional e ao seu exrcito. Nas pequenas telas sem pretenses que pintou durante uma viagem a Paris, d mostra duma liberdade de pincel que no tornou a atingir depois: desse tempo, datam cenas de teatro que fazem pensar em Daumier e trechos de ar livre, em que, com muito boa vontade, se pressente o impressionismo. Mas Menzel tambm, infelizmente, o celebrante oficial das glrias do novo imprio alemo e, quando compe os seus grandes quadros de histria, a pompa corre parelhas com a banalidade. Outro pintor oficial, este de retratos, Leubach, cujo nome se encontra indiscutivelmente ligado aos de Bismarck e de Guilherme I, os quais representou com virtuosismo incontestvel e com uma vivacidade que logrou impressionar a turba e at os seus pares. Belos retratos, se assim o quiserem, mas que so, em suma, muito superficiais.

Inglaterra
Para a Inglaterra, muito mais ainda do que para a Alemanha, o exemplo de Courbet ficou letra morta e o idealismo literrio tomou ali aspectos cada vez mais radicais. Em 1848, fundou-se uma associao que, a cerca de quarenta anos de distncia, lembra um tanto a dos Nazarenos: os P. R. B.: preraphaelite brothers. O prprio nome exprime que s admitem os pintores que viveram antes do pretenso paganismo da Renascena. As mesmas tendncias de religiosidade dos Nazarenos, mas, alm disso, mais poesia e um pendor social caracterstico da poca: revolta contra a produo industrial nascente, vontade de reabilitar o trabalho manual do artfice. Aos pr-rafaelitas no menos cruelmente do que aos Nazarenos, faltou o gnio plstico. Dante-Gabriel Rossetti era poeta, como outrora Blake. A sua vida no foi to exemplar como a sua pintura; esta, que recorre s lendas medievais do seu pas e mistura de bom grado as personagens modernas s cenas evanglicas, de matria pobre, e a cor, que imita a iluminura, carece de verdadeira delicadeza. Demais, uma tcnica que pretendia ser preciosa, uma tcnica minuciosa comum a todos estes artistas, que afirmavam a sua sinceridade representando numa rvore todas as folhas ou num lrio todas as ptalas. No entanto, esta mincia artificial ficou longe da ingenuidade directa dos verdadeiros primitivos. Hunt e Millais puseram-na prova em ambiciosas composies, que nos parecem de sentimentalismo bastante inspido e basta ter observado o mais insignificante desenho de Botticelli, que foi um dos seus deuses, para reconhecer o gnio msculo e incisivo do velho Florentino quando se ousa compar-lo aos seus indignos discpulos. Os melhores do grupo foram

http://www.consciencia.org/o-seculo-xix-historia-da-arte

19/02/2013

O Sculo XIX Histria da Arte

Pgina 9 de 20

Ford Madox Brown, que tem por vezes um sentido curioso das mais agudas combinaes de cores, e sobretudo Burne Jones, cujos quadros no passam, sem dvida, de grandes imagens, mas imagens hbeis, em que a linha atinge magia insinuante e talvez enervante, mas que no deixa de ter certo sabor. Apesar desta falta de talento, os pr-refaelitas corresponderam a um momento da sensibilidade do seu pas e o seu xito revolta contra as durezas do tempo presente foi vivo. certo que tiveram a fortuna de possuir um terico que um grande escritor: John Ruskin. No peamos a Ruskin o que ele no pode dar, pois tem antolhos que o impedem de ver o que posterior aos seus queridos primitivos e, por isso, encheu o Mundo duma torrente de juzos falsos. Mas a sensibilidade deste sectrio de frescura e espontaneidade deliciosas. Pe, nas obras que admite como boas, um amor directo, sem intelectualismo, e as pginas que consagrou s Manhs de Florena ou s Pedras de Veneza constituem ainda, para o viajante, guias sentimentais que o tempo no atingiu. E, depois, graas corrente de ideias pr-rafaelitas, assistiu-se modificao das noes reinantes sobre as relaes da arte com a vida. Tais artistas fizeram compreender que uma certa atmosfera esttica convm aos homens e que estes devem rodear-se de objectos escolhidos, dos mais humildes aos mais luxuosos. Assim se preparou a renovao das artes decorativas que se produziu a seguir e precisamente nos meios imbudos de teorias que haviam sido as dos prrafaelitas.

A poca do Impressionismo
Ora, mal Gustave Courbet havia desaparecido da cena, sobre-vinha uma revoluo pictural mais importante do que a sua. Esta revoluo tomou o nome de impressionismo. O termo , na realidade, muito posterior ao movimento que designa, porque s apareceu em 1874 e foi dado por gracejo a todo um grupo de pintores, como aluso a um quadro de Claude Monet intitulado Impresso. Mas no a primeira vez na histria que uma alcunha reivindicada como um ttulo de glria. Sem seguir estritamente a ordem cronolgica, importa definir o que foi o impresssiomsmo no esprito dos seus doutrinaores e de alguns daqueles que o puseram em prtica, se se quiser compreender, at a ttulo negativo, como os pintores assim designados sacrificaram pouco, na sua maior parte, teoria. Profundamente, o impressionismo caracteriza-se pela preponderncia radical dada s sensaes visuais. Se se considerar uma paisagem clssica, uma paisagem de Poussin, por exemplo, sente-se que ela evoca uma espcie de natureza mdia, resultante de sensaes sucessivas, colhidas a diversas horas, depois combinadas e decantadas. Ela procura significar que tommos posse do Mundo no s com os nossos olhos, mas com o nosso esprito, o nosso tacto (h que recordar os valores tcteis de Berenson). O impressionismo desejaria, pelo contrrio, fixar a paisagem no instante em que a contempla e em que ela no idntica ao que ser no instante imediato. Assim, Monet pintar a mesma meda em vrios momentos do dia: daqui resultam as chamadas sries deste pintor. Por outro lado, para ele, o Mundo destitudo de realidade prpria, apenas o que apreendem os nossos olhos, quer dizer, um jogo de cores diversamente iluminadas. V-se pois quanto a palavra realismo aqui susceptvel de induzir em erro. O impressionismo , em certo sentido, menos realista do que a arte clssica, pois se baseia apenas na viso. Noutro sentido, porm, mais realista, pois exproba arte clssica o facto de ela menosprezar a verdade instantnea das coisas. Desta atitude dos impressionistas resulta em particular a sua predileco pelo ar livre, porque, faa-se o que se fizer, um retrato operao mais intelectual, exige um longo estudo, a descriminao, por consequncia, entre o instantneo e os traos fundamentais. Mas o impressionismo foi tambm uma revoluo tcnica. Sem que se deva exagerar, como se tem feito, o importncia das teorias dum Hood ou dum Chevreul sobre a viso colorida os impressionistas eram, na sua maior parte, de todo incapazes de os seguir inegvel que estes pintores ficaram impressionados ao dar-se conta dos recursos que lhes oferecia a decomposio da luz, pelo prisma, em cores elementares. Compreenderam que duas cores justapostas podiam confundir-se vista, exaltando-se reciprocamente, enquanto a sua mistura toma um aspecto pesado e terroso. Preconizaram desde ento o emprego das cores puras, geralmente claras, e alguns at quiseram banir o preto e as suas degradaes de cinzento, que no existem na natureza. Os perigos de tal mtodo pseudo-cientfico (porque os pigmentos no so raios coloridos) manifestam-se cruelmente na obra dum Monet. Se a pintura ganha em frescura, se o olhar se torna duma sensibilidade extrema e logra apreender tons que no se tinham distinguido at ento, a sensao da matria parece perder em consistncia. Franois Fosca escreveu de Claude Monet: Ele acabou por no pintar os objectos, mas to somente o reflexo dos objectos na gua. Mas h que voltar um pouco atrs, porque, no momento em que o impressionismo toma corpo, um dos que esta escola coloca entre os seus mestres j um pintor conhecidssimo, seno reconhecido. E, quando se olham as coisas de mais perto, salta aos olhos que as teorias atrs resumidas so o apangio de poucos, talvez at de um s, enquanto outros as negam com quase violncia. Verifica-se que as circustncias contriburam talvez mais do que um credo comum para dar uma espcie de coeso ao grupo impressionista. Todos os seus componentes so recusados. No recusados como Courbet, que, como pintor, at entre os adversrios da sua esttica, tinha muitos admiradores, mas indivduos quase por completo desconhecidos, que excitaram os sarcasmos da multido e dos seus pares, tiveram as maiores dificuldades para vender os seus quadros e foram literalmente reduzidos s ltimas extremidades pelo menos aqueles que no dispunham de recursos financeiros que lhes assegurassem a existncia material. Evidentemente, os amadores de pintura antiga havia-os, e muito esclarecidos ficaram escandalizados com a novidade, a frescura e o brilho da cor. Raras vezes souberam descobrir nos pretensos revolucionrios os discretos herdeiros daqueles que admiraram. Os que compraram as suas telas foram, de princpio, amadores quase envergonhados e a heroicidade de que deu provas o negociante de quadros Durand-Ruel, cujo nome ficou para sempre inseparvel do movimento impressionista, esteve para lhe custar a fortuna e acabou por lha aumentar ainda mais. No entanto, as razes artsticas so ainda insuficientes para explicar o ostracismo ditado pela multido. Esta, instintivamente, assimilou os inovadores aos realistas, aos discpulos de Courbet (embora houvesse oposies capitais entre o pretenso mestre e os pretensos discpulos). Ora o realismo, nos anos que se seguiram imediatamente a 1870, foi muito menos tolerado do que sob o Imprio, e consideravam-no em geral como pintura comunista. Manet Courbet! E Courbet, a sua predileco pelos assuntos vulgares que censuravam a Manet. Com efeito, quando este se deixou captar pelo credo impressionista, j provocara discusses tempestuosas. Contudo, ningum est mais longe do plebeu Courbet do que Manet, homem da alta burguesia, muito parisiense e muito elegante. Houvera ele por certo gostado, sem ter de se renegar a si prprio, de alcanar os xitos dos artistas da moda. Custam a compreender as cleras com que foi acolhido O almoo na relva, que no escandaliza mais do que o Concerto campestre de Giorgione. Contudo, os contemporneos viram um desafio moral na exibio dessa mulher nua entre homens de palet. Tambm, ao passo que ns s vemos na Olmpia um infinita delicadeza na maneira de representar a carnao, maravilhosos cinzentos e admirveis amarelos, se pretendia ento descobrir obscenidades nesse corpo de pequena cortes e no galo preto que a acompanha. Assim, as intenes picturais de Manet foram constantemente desnaturadas.

http://www.consciencia.org/o-seculo-xix-historia-da-arte

19/02/2013

O Sculo XIX Histria da Arte

Pgina 10 de 20

Este precursor duma escola que devia banir o negro mostrava predileco por esta cor. Sem que se apreenda muito exactamente qual o ponto de contacto e antes at da ida do pintor a Espanha, ele surge, nas suas primeiras obras, fortemente influenciado pelos pintores deste pas, por uma certa rudeza que lhes peculiar, temperada por finuras de tom. Ele procede ento, de bom grado, por manchas de cor pouco fundidas, do que resulta que a sua pintura possui esse encanto dos esboos, to difcil de conservar e que os grandes pintores tanto procuram obter. Do Tocador de pfaro Lola de Valncia, do Almoo na relva ao Almoo num interior, infinitamente mais subtil, produziu uma srie de obras-primas. A morte de Maximiliano (Museu de Mannheim) mostra que ele teria sido at capaz de fazer reviver, na sua maneira prpria, o trgico de Goya. Mais tarde, cerca de 1875, sofre a influncia dos pintores mais novos e vota-se ao ar-livrismo. As vezes, perdeu com isso. Demais, as melhores telas desta poca, O Tio Lathuille por exemplo, pertena do Museu de Tournai, mostram que ele no assimilou inteiramente o novo mtodo: a unio ente a paisagem e as personagens, estudadas provavelmente na oficina, no perfeita. S o ser na Cervejaria das "Folies Bergres", obra em que traduziu as reaces da luz e dos seus reflexos numa atmosfera muito especial.

Renoir
Renoir foi menos sistemtico ainda. Conservou sempre em si alguma coisa da infncia, uma infancia perpetuamente maravilhada ante as belezas do Mundo, aliada paixo da pintura, cheia de despretenso e que se manifesta por extraordinria abundncia, bastante pouco senso crtico e gosto particular por tudo que desabrocha: a carne da mulher, as flores. Era uma pessoa muito simples, muito s, de pouca cultura o que no quer dizer de pouca finura. Pintava como se respira e entronca muito naturalmente na linhagem dos pintores do sculo XVIII, que adorava, mas ultrapassa-os pela riqueza do temperamento e aparenta-se com Rubens. Nota-se nele falta de sistema, no falta de esforos tacteantes em busca dum caminho. Entre a pureza linear e o envolvimento da cor, teve, ao longo da sua carreira, numerosas oscilaes, e contudo h poucos artistas cuja mameira seja to decidida e cortante. Com o seu feitio impulsivo, entusiasmava-se por um mestre e ia at ao fim. De princpio hesita, copia, um pouco misturadamente, Delacroix e Courbet. A convivncia com Monet, que, junto dos seus companheiros, tomava sempre propores de chefe de escola, porque tinha a tendncia de extrair teorias da sua prpria experincia, fez com que Renoir enfim se encontrasse. Atravessa ele ento um perodo infinitamente sedutor, em que uma cor brilhante exterioza uma extrema frescura de sensao. o tempo do Moinho da Galette, salpicado de manchas de sol, e esta maneira culmina com a Choupana e com o Retrato da Senhora Charpantier, em que este impressionista pouco ortodoxo faz cantar, junto dos tons frescos, os negros aveludados. Mais tarde, uma viagem Itlia, onde se extasiou perante as pinturas pompeianas, e bem assim a admirao por Ingres determinaram nele uma severidade linear, de que as Banhistas so o documento mais decisivo, embora estejam longe de enfileirar entre os seus quadros mais felizes. Consegue depois libertar-se deste linearismo e pinta ainda nus mais cuidados, sobre fundos multicores. Para o fim da vida, vencido pela enfermidade, mal podendo segurar o pincel entre os dois nicos dedos geis da sua mo tolhida pela gota, Renoir deixa-se cada vez mais seduzir pelos esplendores da carne, pelas magnificncias dum corpo rolio. Os nus, cujas formas gordas roam s vezes pela vulgaridade, respiram um pantesmo poderoso. A paleta tornou-se menos lisonjeira, foi invadida por roxos e carmins, que o artista aplica em longas pinceladas aveludadas, que lembram, at certo ponto a ltima fase de Delacroix. Pelo caminho que seguia ento, Renoir devia forosamente ir dar escultura: foi o que aconteceu. Com a ajuda dum profissional que lhe serve, por assim dizer, de mo, modela ento vrios baixos-relevos e vrias esttuas, a mais importante das quais, uma Vnus, que deve ser olhada, na sua calma beleza, como uma obra-prima de escultura francesa e que exerceu surda influncia, s mais tarde plenamente afirmada. Monet Olhou-se muito tempo Monet como sendo de categoria bastante para figurar na primeira fila dos impressionistas. E esse previlgio que a nossa poca tende a contestar a este belssimo pintor, demasiado incompleto. Ningum levou mais longe o estudo da luz, ningum lhe traduziu melhor os aspectos fugitivos. Paisagista quase puro, o que pintou fora deste domnio secundrio. Ao princpio da sua carreira, conserva uma solidez de bom quilate, e a srie das vistas de Vtheuil, com as suas iluminaes to variadas, com o derreter dos gelos no Sena, representam alguma coisa de muito novo e at de muito emocionante na histria da pintura. Mas Monet levado a procurar ultrapassar-se. Da resultaram quadros que nos desapontam um tanto. Nas Catedrais, que alis envelheceram de maneira muito desagradvel, a densidade da pedra desaparece de todo, assim como s mal se apercebem, atravs da irisao multicor da fumarada, as pesadas maquinarias das Estaes ferrovirias. E esta pintura, que pretende nada conceder imaginao, tem o ar dum sonho, dum sonho inconsistente: Londres, viso na bruma, Veneza, viso ao sol. Depois de sair da misria em que se debateram tanto tempo os impressionistas, Monet tinha arranjado em Giverny um jardim cheio de flores, uma espcie de Paradou, em cujas guas nadavam ninfas. A reproduzir estas ninfas e o seu reflexo na toalha aqutica, passou Monet os seus ltimos anos, compondo a vasta decorao que legou ao Estado e que se encontra na Orangerie das Tulherias. O espectador no pode deixar de sentir certo mal-estar ante a desproporo entre um tema to exguo e tanto requinte da parte do pintor.

Degas
As preocupaes de Monet, vangloriava-se Degas de as no compreender. Ningum foi mais duro para com as manias do impressionismo, para com o ar livre, para com o trabalho artstico que se cinge ao motivo, do que este desenhador arrebatado que no colocava ningum to alto como Ingres e que alis comeou com quadros nitidamente influenciados por este pintor, como Sofonisba ou As desgraas de Orlees. Deixou igualmente retratos que no ficam a dever nada, pela unidade e pela inteligncia, aos do seu mestre preferido. Contudo, o essencial do gnio de Edgar Degas no est nestas pinturas. Antes de tudo, ele foi o desenhador apaixonado do movimento, mas do movimento caracterstico, traduzido com tcnica experimentada. Assim, embora no erigisse em dogma a escolha dos temas realistas e os seus modelos preferidos tenham sido, mais ainda do que as lavadeiras, as danarinas, que este burgus rico e bem aparentado podia estudar sua guisa, o seu dom de observao inexorvel levou-o a no dissimular nenhuma tara, a no lisongear de modo nenhum, a escolher atitudes desgraciosas, desde que fossem curiosas. Para ele. um nu no uma deusa, mas uma mulher no banho a contorcer-T para conseguir passar a esponja pelas costas. A evoluo do pintor foi largamente condicionada pela do desenhador. Degas comeou por ser um colorista muito precioso e alis muito tradicional. A Repartio do algodo em Nova Orlees um quadro de gnero de elegante mincia e as pequenas telas em que representou cenas de corridas tm uma frescura e uma finura que mais tarde desaparecero para dar lugar a outra maneira mais rude, ditada por um desenho que se impe antes de tudo; a prpria cor, por vezes, apenas serve de realce. Aqui se reconhece aquilo em que Degas se aparenta com os impressionistas; sem eles, talvez no tivesse ousado certas intensidades de tons, certos contrastes crus. A violncia, obtm-na ele curiosamente pelo pastel e, nos seus dedos, esta matria, que tinha muitas vezes, sob a aco do esfumado, alguma coisa de amaneirado, toma uma fora e uma profundeza desconhecidas. Como Renoir, e, porque os seus olhos comeavam a apagar-se, foi, no

http://www.consciencia.org/o-seculo-xix-historia-da-arte

19/02/2013

O Sculo XIX Histria da Arte

Pgina 11 de 20

fim da vida, atormentado pelo demnio da escultura, qual pediu, fiel sua orientao, mais movimento do que forma. Este misantropo, que era mais completamente ainda um misgino, afirma-se como um dos melhores desenhadores da escola francesa e um dos artistas mais completos dum grupo a que no pertence seno fortuitamente. Cometer-se-ia uma injustia para com os impressionistas citando apenas as suas grandes figuras. Atrs dos mestres, comprimem-se excelentes pintores, que acham meio de no deixar esquecer os seus mritos, apesar de pertencerem a um perodo to rico. Se no tivesse morrido a batalhar com o inimigo, talvez Bazille enfileirasse entre os maiores. Algumas das suas telas pareciam promet-lo. Na sombra de Manet, mas no apagada por ele, toma vulto a sua cunhada Berthe Mosisot, que soube manter-se feminina e pintou com leveza deliciosa figuras de mulheres e de crianas, telas em que se distingue a influncia do seu primeiro mestre, Corot. Demais, o nome deste antepassado aparece a todo o instante em filigrana na escola impressionista. As primeiras telas de Sisley e de Pissarro dimanaram directamente dele e torna-se at lcito perguntar se a adopo das frmulas impressionistas, depois de 1880, lhes foi de facto vantajosa. Sisley vulgarizou certamente desse modo um colorido extremamente distinto, que este artista, nascido em Inglaterra, aplicara com felicidade s paisagens da ilha de Frana. A carreira de Pissarro muito mais longa, foi tambm muito mais variada. Tinha um sentido rstico que faz pensar num Millet menos solene. Cheio de curiosidade por todas as coisas, tido por um daqueles que imaginaram a diviso das cores, durante uma viagem a Londres em que encontrou Monet e em que os dois artistas observaram longamente Turner. Em boa verdade, esta histria, arranjada j fora de tempo, tem o aspecto duma lenda. Pissarro tentou todas as espcies de maneiras, adoptou at, com grande dano seu, embora momentaneamente, o processo pontilhista dos seus camaradas mais novos, mas, atravs destas variaes, o fundo da sua natureza mantm-se uma natureza de homem da terra, imprevista por certo num Judeu das Antilhas dinamarquesas.

Czanne
Houve que deixar de lado, por no ser possvel reuni-lo aos outros por um lao legtimo, um mestre singular, que os seus contemporneos situaram entre os impressionistas, cujas lutas com efeito partilhou, embora a sua prpria obra contenha em si a negao do impressionismo: Paul Czanne. Na incompreenso com que deparou, ele ultrapassa ainda todos os componentes do seu grupo, porque estes no o compreenderam melhor do que os outros. Colocado felizmente pela sua fortuna pessoal acima das contingncias materiais, este burgus de Aix pde levar a cabo, com pacincia teimosa e por vezes colrica, um esforo sistemtico, cuja importncia s foi plenamente reconhecida ao fim de muitos anos. Um dos seus ditos espirituosos mais caractersticos porque ele no se exprimia doutra forma consistia em afirmar que queria fazer do impressionismo uma arte de museu. Ele tinha-lhe de facto reconhecido os perigos: a falta de solidez, a quase absoro do universo na luz. Todos os seus quadros tm a densidade, a presena, que muitas vezes tanto falta a Monet A gua toma o peso do chumbo e ele nada aprecia mais do que a pedra mida dum cinzento de ao que se encontra nos Alpilles. N entanto, esta densidade, pretendeu Czanne atingi-la, no pelo claro-escuro, como o tinham feito os pintores clssicos, mas exclusivamente pela cor, que modula com justeza absoluta. Observa-se uma espcie de contradio entre o seu temperamento, que era poderoso e o impelia, ao princpio da sua carreira, a pintar composies reais e exuberantes, e essa reflexo constante, essa verificao rigorosa do mais pequeno tom, que faz com que as suas obras-primas sejam sobretudo as naturezas mortas pintadas com um cuidado severo, indefinidamente recompostas, em que no h uma pequena superfcie que tenha sido deixada ao acaso. No entanto, no se pode negar que este artista, ou em consequncia duma disposio congenital ou em virtude da prpria dificuldade dos problemas a que se abalanava, sofria duma espcie de impotncia que o tornava perpetuamente insatisfeito e o impedia de terminar os quadros em que depositava o melhor das suas esperanas, as grandes Banhistas por exemplo, obra esta de que quis fazer uma obra clssica. Havia no prprio sentido do seu gnio o germe que fecundou os seus sucessores e foi em nome deste pretenso impressionista que mais tarde se lanou o assalto contra os impressionistas. " Correr-se-ia o risco de falsear as perspectivas se se esquecesse que os impressionistas constituram um pequenssimo grupo de artistas e que, em volta deles, uma pintura oficial, a pintura do Salon, no cessou de prosperar. So raras as pontes que levam duma outra margem. Poderiam apenas citar-se alguns pintores, como o delicado Fantin-Latour, que, pelo seu gosto prprio e pelas suas relaes com Manet e Degas, sentia atraco pelos inovadores, mas que ficou a meia encosta. Importa, no entanto, lembrar os slidos quadros corporativos Homenagem a Delacroix ou Oficina de Batignolles, em que afirma as suas admiraes e as suas amizades, assim como algumas excelentes naturezas mortas. Puvis de Chavannes, alma nobre, desenhador que tinha o apetite de tudo quanto grande e carecia bastante frequentemente de espontaneidade, conservou-se inteiramente parte. Escapou desse modo aos sarcasmos dos dois partidos, mas a admirao que se vota e que se no pode deixar de votar s suas vastas decoraes, de belo ritmo e de feio demasiado oficial, carece de ardor. O isolamento dos impressionistas teve um efeito simultaneamente temporal e espiritual de grande importncia para o futuro da arte. O mundo dos artistas cindiu -se em duas faces, os oficiais e os outros. Estes outros, houve quem lhes chamasse pintores da esquerda, introduzindo assim a poltica onde ela nada tinha que fazer. Falou-se ainda de arte viva, o que no tem qualquer sentido, e de arte independente, que est nas mesmas condies. Para os oficiais, o Instituto, o Salon, as recompensas e, h que confess-lo, pelo menos de entrada a popularidade, as vendas rendosas. Para os outrs, as privaes, as dificuldades. Os inovadores tiveram de se dirigir a um meio bastante restrito e fechado de amadores, por intermedio dos negociantes de quadros, cujo papel se tornou muito considervel. Este estado de coisas, no o haviam decerto desejado os impressionistas, mas foi-lhes imposto e perpetuou-se para eles. No tinham conseguido expor no Salon, porque eram ali recusados; os seus sucessores nem sequer o tentaram, logo que conquistaram celebridade e freguesia. Situao singular e que, segundo parece, no tem precedentes. Pode, no entanto, considerar-se sem inconvenientes? Os pintores oficiais ou acadmicos nem por isso pintaram melhor, enquanto os outros se acostumaram a no lhes disputar domnios rendosos mas eriados de dificuldades. Desabituavam-se assim de certos gneros, como o retrato. Depois, se o negociante de quadros desempenhou um papel benfico o de Durand-Ruel assemelha-se a uma aco da Providncia cedeu mais tarde tentao de especular e de exercer uma ditadura sobre as artes. Um sector cada vez mais importante da pintura francesa, pelo menos at s proximidades de 1910, sofreu a influncia dominante e at quase tirnica do impressionismo. Contudo, surgiram alguns artistas capazes de desenvolver e diversificar a sua lio. Os neoimpressionistas, Seurat, Signac, Cros; aceitaram a doutrina da diviso da cor e dela extraram um sistema, que tentaram fazer entroncar nas teorias cientficas de Chevreul. Nas suas telas, pretenderam justapor, por pequenos toques iguais, os tons puros, deixando aos olhos o cuidado de recompor o tom procurado. Em virtude do aspecto pontilhado das suas obras, deramlhes a alcunha de pontilhistas, contra a qual protestaram inutilmente. Signac que, com belo talento de escritor, exps brilhantemente a doutrina e Cros fizeram assim frescas aguarelas, mas os seus quadros a leo so em extremo montonos. Em Seurat havia um grandssimo artista e infelizmente um terico intransigente. O primeiro comps A grande escudela e sobretudo o magnfico Banho da Tate Gallery, em que os corpos humanos tomam fora monumental, mas o segundo, infelizmente, levou-lhe depois a melhor, e Seurat perdeu-se em pesquisas sobre as propores e sobre o ureo nmero, que o levaram a compor, na sua curta vida, obras muito frias, como O circo ou As presumidas. Os seus recursos eram tais que se torna lcito supor que ele se teria desembaraado desta ganga, se a morte o no houvesse surpreendido to cedo.

http://www.consciencia.org/o-seculo-xix-historia-da-arte

19/02/2013

O Sculo XIX Histria da Arte

Pgina 12 de 20

Aps Degas, avana Toulouse-Lautrec. Este descendente degenerado duma ilustre famlia desenhou, com um lpis quase to seguro, mais incisivo e mais apaixonado que o do pintor das danarinas, das cenas de corridas, de teatro, de circo, de lugares suspeitos. A prtica do cartaz, por eles renovada, e a da gravura a cores levaram-no a adoptar um colorido de efeitos espectaculosos, em pinceladas uniformes. A sua dura e expressiva unhada parece uma desforra da vida que o maltratara. Muito livres, muito completos ao mesmo tempo, foram Bonnard e Vuillard, o primeiro dos quais mostra, em todos os gneros que cultiva e em particular na ilustrao, um gosto improvisador, uma leveza um tanto gaiata que equivocou alguns crticos acerca da seriedade da sua pintura: houve, porm, que admitir que ele alguma coisa mais do que um pintor jocoso quando vai buscar aos artistas mais novos, como Matisse, a intensidade dos seus tons e os ultrapassa a todos. Quanto a Vuillard, aplicou os processos impressionistas na intimidade do seus interiores, de perfeita justeza e de atmosfera cinzenta, pintados em pequenos toques justapostos como pontos de tapearia, e tambm nos seus retratos; porquanto esteve longe, ao contrrio de certos impressionistas, de menosprezar este gnero.

Rodin
Assim como os impressionistas tinham renovado a pintura, o grande Rodin renovou a escultura. Diga-se o que se disser, a isto se limita a analogia. Pretender que o Rodin foi o impressionista da escultura uma generalizao demasiado fcil. Uma vez que se admitiu que ele participou naturalmente do gosto do seu tempo, sobretudo do gosto decorativo, como se v na Porta do Inferno, e bem assim que lhe falta o dom da composio, o que era antes uma caracterstica pessoal e ele conseguiu dissimular graas predileco pelos pequenos trechos, tudo est dito. No se deve reduzir o impressionismo a estes caracteres negativos. Nada de to slido e to poderoso, pelos volumes e pela estrutura, como a arte de Rodin. Ele no conta com a luz para tirar efeitos enganosos da sua escultura. E, se a sua mo nervosa deixa no barro desigualdades, que, traduzidas no bronze, engendram claridades, ele vale sobretudo pela maravilhosa firmeza da construo, pelo impecvel desenho dos perfis que, quando se roda em torno das suas esttuas, se fundem insensivelmente uns nos outros. Este rude obreiro, fora da natureza, teve um difcil princpio de vida. S bastante tarde, cerca dos 37 anos, venceu a adversidade com um trabalho que j uma obra-prima completa: A Idade do Bronze. Do perodo seguinte datam os seus trabalhos mais perfeitos: Os burgueses de Calais, o nico monumento em que alcanou completo xito, porque se compe de seis personagens separadas, O beijo, que sublinha nele o pendor para o erotismo apaixonado que a robustez do seu temperamento no deixa resvalar no equvoco, o So Joo Baptista e a sua variante ainda mais poderosa, limitada parte inferior do torso e s pernas, chamada O homem que caminha, e ainda O pensador. Alguns dos seus trechos escultricos deviam fazer parte dum conjunto que no foi nunca levado a cabo felizmente, sem dvida A Porta do Inferno, caos de formas humanas, em que cada elemento em si admirvel, mas cuja reunio houvera sido monstruosa. A este labor, h ainda que acrescentar os bustos, milagres de vida, em que a dedada do modelador faz crer num trabalho desembaraado da parte dum mestre que foi essencialmente consciencioso e infatigvel. De 1900 em diante, Rodin executara as suas obras mais populares e que melhor falam ao corao do pblico. No entanto, a sua fora criadora no quebra. Mas o que comps a seguir de preferncia, em particular os seus pequenos nus femininos, estudos do movimento deixados intencionalmente no estado de esboo, interessa sobretudo aos artistas. Rodin dava a esses nus ttulos diversos e, por vezes, em extremo pretensiosos. Porque a gente que rodeava o mestre, desde o instante em que o reconhecimento do seu gnio lhe valeu uma multido de admiradores e sobretudo de admiradoras em xtase, era de espcie muito estranha. O incenso subia at s narinas de Rodin, que o acolhia de bom grado. Fizeram dele um taumaturgo, at o improvisaram escritor, e o que recolheram da sua boca forma uma mistura de infantilidades, de concepes genial e de preceitos cheios de substncia, porque, apesar de tudo e a des peito da sua roda, Rodin era dotado do bom senso rude de homem da terra, que no se deixava enganar e vinha tona de gua sempre que ele se punha a trabalhar com as suas mos dceis. Ningum ainda tirou a limpo se esse bom senso no est na origem das objeces levantadas pelo prprio mestre durante as discusses relativas ao seu Balzac. Considerava-o ele um monumento bem sucedido? A homenagem tardia da ereco desse monumento num recanto de Paris no demonstrou que as crticas que o haviam acolhido fossem injustificadas. Que Rodin tenha sido um mestre incomparvel, ningum ousaria p-lo em dvida. E o seu ensino exerceu-se da maneira mais directa e mais fecunda: o mestre no tinha um gosto acentuado pelas matrias duras, era essencialmente modelador e, por consequncia, bronzeador. A sua volta, congregou, para executar os seus mrmores, prticos que ele guiava e que fizeram da escultura francesa a primeira do Mundo. E quase todos os que se notabilizaram depois dele sofreram a sua influncia, at quando reagiram contra ela. A sua grandeza poderia facilmente levar a cometer injustias com aqueles que o rodeiam e em particular com Dalou, obreiro soberbo um tanto destitudo de gosto, mas autor de belssimas estatuetas e de notveis maquetas e que foi bem sucedido naquilo mesmo em que Rodin, apesar de tudo, fracassara, um grande monumento de larga inspirao: o Triunfo da Repblica, na Praa da Nao.

Modern Style
Ao considerar tanto os impressionistas como Rodin, causa espanto a indiferena com que estes homens encaravam o cenrio da sua vida: isto entre parntesis, torna-nos cpticos acerca dos excessos de estetismo. Ora, se o perodo que vai de 1870 a 1890 verdadeiramente um dos mais malditos para as artes decorativas, que no tm sequer a falsa elegncia do Imprio com os seus almofadados, j no sucede o mesmo por volta de 1900. Tudo ento se encontra em plena fermentao. O que determina esta fermentao tornou-se-nos muito estranho ou at hostil: mas cumpre reconhecer que havia j muito que se no encontravam tantas boas vontades. Historicamente, a Frana foi, sem dvida, precedida neste caminho pela Inglaterra, onde as idias pr-rafae-litas sobre o artesanato, sobre a qualidade do trabalho manual reviviam em William Morris. Estes homens sentiam que nenhum objecto indigno de ser transformado pelo homem e de contribuir para ornar a sua existncia. Contudo, diversamente do que se passara com os estilos antigos, em vez de tomar por base o que os havia precedido, os inovadores procediam ao invs. Em vez de continuar a elaborar uma decorao j conhecida, pretenderam criar outra, inteiramente nova, representando, com o mnimo de transposio, o que encontravam na natureza. S assim haviam feito, em seu tempo, os gticos. As flores naturalmente estilizadas, como a ris ou o lrio roxo, os caules serpentinos e trepadores, os insectos serviam de modelos. Assim nasceu um estilo a que se chamou modem style (por causa das suas origens mais ou menos inglesas), todo em curvas inflectidas, no geomtricas, um estilo que detesta a linha recta e que d ao ferro e madeira a forma das plantas. A cor tem nele considervel importncia, mas uma cor atenuada, muitas vezes falsa: adoram-se ento ostensivamente os tons pastel.

http://www.consciencia.org/o-seculo-xix-historia-da-arte

19/02/2013

O Sculo XIX Histria da Arte

Pgina 13 de 20

difcil formular um juzo acerca deste estilo, que nos parece ainda hoje o cmulo do mau gosto, mas cujo florescimento teve algumas consequncias considerveis. Em primeiro lugar, adquiriu entre os estetas popularidade bastante para que se encontrem ainda os seus elementos por toda a parte, o que fez compreender que se pode conceber alguma coisa de diferente do antigo. Depois, foi um estilo total, isto , o ardor dos seus partidrios levou-os a estudar no s a arquitectura e o mobilirio mas ainda todos os objectos familiares, do que resultou o renovo de grande nmero de tcnicas: pode sustentar-se, por exemplo que o que teve mais popularidade foram as vidrarias de Gall, de Nancy (esta cidade tomou alis uma parte importante no movimento), vasos recobertos por camadas de vidro modo com desenhos caprichosos na prpria massa, duma tcnica impecvel, ou os tecidos de Liberty. A arquitectura podia dificilmente tirar partido de tendncias que eram sobretudo ornamentais. Por isso, as casas modem siyle so raras e extremamente feias. Mas, na mesma poca, manifestam-se entusiasmos que parecem bastante divergentes. Havia muito tempo que o progresso da tcnica pusera novos meios disposio dos engenheiros, e os arquitectos tinham reconhecido as vantagens que lhes dava a metalurgia. No Segundo Imprio, Labrouste, na sala de leitura da Biblioteca Nacional, arranjada j depois da experincia da Biblioteca de Santa Genoveva, e Baltard, no Mercado no tinham hesitado em deixar o metal vista, e a combinao do ferro e do vidro parecia rasgar novos caminhos. O Palcio da Indstria, construdo para a Exposio de 1878 e que subsistiu durante muito tempo, constituiu um exemplo das novas tendncias, que todos puderam observar. A Torre erguida por Eiffel para a Exposio de 1889 e a Galeria das Mquinas escandalizaram os estetas, mas adquiriram grande popularidade, e comeou a perguntar-se, nos meios avanados, s eo ferro no iria ser o material do futuro. Blgica Durante a segunda metade do sculo xix, a Blgica mantm-se quase inseparvel da Frana. Este pequeno pas, formado de antigas provncias dos Pases Baixos e tornado independente em 1830, sustentou constantemente ntimas relaes com o seu grande vizinho. Contudo, soube faz-lo conservando uma originalidade que muitas vezes se afirmara na Histria e que se manifestou em particular por um gosto pronunciado pela matria picturaL O retratista Navez fora um excelente aluno de David; os romnticos que lhe tinham sucedido, o mais clebre dos quais Leys, decoraram grande nmero de edifcios. Na poca do Segundo Imprio, Alfred Stevens, muito francs, foi um pequeno mestre por vezes delicioso e torna-se lcito perguntar se no na obra deste Belga que melhor se reflectem as elegncias da sua poca e do dealbar da Terceira Repblica. O impressionismo penetrou lentamente na Blgica e o fino Braekeleer, em cuja pintura revivem certas finuras maneira de Vermeer, no lhe deve nada, apesar de certas aparncias. Inspirou ele belssimo artista que morreu em plena juventude. Quanto s pesquizas de Ensor, devem antes considerar-se paralelas s dos nossos pintores do que propriamente provocadas por elas. Ensor, ainda vivo, mas que, pela sua idade contemporneo dos nossos ltimos grandes impressionistas, na verdade difcil de classificar. Flamengo pela sensualidade, pelo gosto da matria, na sua tela magistral Comendo ostras, pintou contudo interiores cuja luz faz pensar na de Vuillard. Mais tarde, a jocosidade maneira de Brueghel, uma jocosidade faiscante, dominou a sua arte: Cristo entra em Bruxelas num cortejo desbragado de orfeonistas : as mscaras, as cabeas de defuntos com chapus de mulher, os crustceos misturam-se entre si consoante o capricho duma imaginao extravagante que deixa o espectador francs atnito de tanta truculncia, mas cheio de admirao perante esta espontaneidade, perante este jorro infindvel. O mais poderoso talvez dos artistas belgas, o nico que pode ser igualado, nas suas melhores obras, aos maiores mestres franceses, um escultor: fenmeno tanto mais singular quanto, no fim de contas, a tradio escultrica do pas to pobre como a sua tradio pictural rica. De origem popular, Constantin Meunier no tem a constncia nem a tcnica incomparvel de Rodin. Mas acon-tece-lhe deixar-se arrastar pela inspirao e cria ento, para o seu Monumento do Trabalho (que foi executado parcialmente), figuras de mineiros de atitude herica e simples. Se, alguma vez, a exaltao esttica do trabalho, que tentou tantos mestres e que em geral s produziu fracassos, atingiu verdadeira grandeza, foi em certas esttuas de Constantin Meunier.

, Alemanha Depois da vitria de 1870, a Alemanha-a Alemanha dos Guilhermes, atravessou um perodo de desenvolvimento econmico e industrial intenso. Acaso conheceu tambm um desenvolvimento artstico correspondente, que ela desejava de todo o seu corao e secundava com o melhor dos seus esforos? Parece que no, pelo menos quanto pintura e escultura. A tradio literria prossegue de modo exagerado com Klinger, ao mesmo tempo pintor e escultor, que ambicionou toda a sua vida, com dons plsticos em extremo medocres, igualar os gigantes universais da Renascena. O seu famoso Beethoven em mrmores de cores, celebrado por alguns dos seus contemporneos como uma das obras capitais do gnero humano e apresentada teatralmente em Leipzig, atesta cruelmente as iluses que nutria o seu autor. Aquilo a que chamamos em Frana a pintura independente teve um paralelo na Secesso, que reuniu os artistas revolucionrios de ento. Revolucionrios extremamente tmidos. O israelista Max Liebermann, que introduziu no seu pas o impressionismo, ainda o melhor de todos eles. Pintou telas duma linda luz; mas, com o seu desenho afinal de contas pouco pessoal, com o seu pendor para a anedota, no passa dum epgono. Nem Trbner, nem Corinth, com a sua pintura de extrema nitidez, que pretende simular a liberdade, conseguem ir muito longe. Os seus furores de pincelada quadram mal com a sua natureza muitssimo burguesa e at acadmica. O interesse da Alemanha no reside neste ponto, mas sim na arquitectura e nas artes decorativas. Pouco importa saber se o movimento que se desenvolveu na Alemanha depois do curto perodo do Jugendstil (estilo da juventude, mas tambm estilo da revista Jugend), que foi um rebento insuportvel do modem st.yle,

http://www.consciencia.org/o-seculo-xix-historia-da-arte

19/02/2013

O Sculo XIX Histria da Arte

Pgina 14 de 20

nasceu neste pas. Provavelmente, provm sobretudo da Holanda, onde o Berlage o aplicou antes de ningum, enquanto o Belga germanizado Van de Velde se afirmava o seu terico intransigente. A ideia fundamental era a unio da arte com a indstria, que ento desenvolvia os seus prodgios. Da nasceram, quase forosamente conceitos racionalistas e bem assim a convico de que o til e o belod evem unir-se pelo lao da necessidade. Tambm da resultaram magestosas construes, que so por vezes fbricas e silos, outras vezes bancos, grandes armazns e tambm cidades operrias e habitaes. O primeiro arquitecto alemo que seguiu esta corrente foi Messel, e os armazns Wertheim, por ele construdos em Berlim, marcaram data, embora o seu racionalismo seja fortemente assinalado por reminiscncias gticas. Peter Behrens, o mais forte e o mais puro destes arquitectos, edificou fbricas como as da A. E. G. e a embaixada da Alemanha em Petersburgo. Notar-se- que a paixo do til, se conduziu os Alemes simplicidade, no lhes fez renegar a arquitectura propriamente dita. O elo que liga a colunada da embaixada da Alemanha e os edifcios de Schinkel no difcil de apreender. E entre 1900 e 1914 que este estilo principalmente floresce e que adquire caractersticas bastante vincadas. Chamou-se-lhe por vezes estilo vertical, porque as aberturas tm grande altura as janelas so por vezes contnuas no sentido desta dimenso , porque entre elas se erguem, da base at ao cimo, faixas salientes e lisas que lembram pilastras desprovidas de capitis. Infelizmente, h neste gnero mais monumentos isolados do que conjuntos arquitectnicos, a que, no entanto, ele se teria prestado lindamente. Contudo, a Alemanha tinha a paixo dos conjuntos e os estudos de urbanismo foram de grande vantagem para as cidades alems, at quando a arquitectura propriamente dita se mostrava medocre e se inspirava no antigo estilo alemo, que envenenou a arte de construir: concepes largas, servios municipais modelares, parques que faziam penetrar a luz e o ar nos novos bairros. O mtodo perseverante que tornou possveis essas realizaes teve a merecida recompensa. As artes decorativas e, sobretudo, o mobilirio sofreram a influncia dos arquitectos que chefiaram o movimento. Com efeito, estes arquitectos constituam o contingente essencial da associao Werk-bund, que se esforou por popularizar as concepes novas e o conseguiu. A causa estava ganha alguns anos antes da guerra; muito antes dos grandes armazns franceses, os grandes armazns alemes apresentavam ao pblico esses mveis simples, sbrios de linhas, quadrados, destitudos talvez de fantasia, que, expostos em Frana por volta de 1910, causaram vivssima impresso. Sua A sua germnica encarna em Hodler. A Confederao s desempenhara at ento um papel modestssimo. Tivera em Tcepffer um desenhador que debuxa com tanta veia como escreve. A boa fortuna deu-lhe um excelente pintor, que foi, tambm notvel pedagogo, Barthlemy Menn, discpulo de Corot. Foi mestre da maior parte dos pintores suos e singularmente de Hodler. Este nutria uma das ambies grandiosas que foram em demasia frequentes nos pases germnicos, mas, no seu caso, os dons justificaram mais duma vez o artista. Sonhava com imensas pinturas murais, que o seu temperamento voluntrio ritmava por simetrias de personagens, por paralelismos de atitudes, por movimentos exagerados mas expressivos. Um desenho arrogante, crispado, como o escreveu o seu compatriota Franois Fosca, permitiu-lhe dominar os seus temas. Nas paredes da Universidade de Iena, mostrou os estudantes alemes que partem para a guerra de libertao, em Zurique a retirada dos Suos depois de Marignan obra esta que , sem dvida, a melhor de quantas se lhe devem. Com meios excessivamente sbrios, duma pobreza premeditada, abalanou-se ao tema to difcil da alta montanha. Hodler foi admirado na Alemanha como um grande mestre. Escreveram-se livros para o opor, como representante da raa germnica, a Czanne, representante do esprito latino. Se h exagero nestes louvores, importa reconhecer nele um pintor de categoria, por vezes spero e intratvel, a quem falta a graa tutelar das deusas, mas que se impe. O nmero dos pases que dormitam durante os ltimos anos do sculo XIX considervel. A Inglaterra quase nada tem a dizer, a no ser por intermdio de alguns ilustradores, como Aubrey Beardsley, que traduzem em linhas sinuosas os requintes do simbolismo. A Rssia consagra todo o seu esforo msica e literatura. A Itlia, apesar do excelente Segantini, cuja alma foi superior aos meios plsticos e cuja importncia se avolumou em demasia, continua na sua situao apagada. A Espanha parece ter de todo esquecido Velazquez e Goya. No entanto, convm no esquecer o curioso arquitecto catalo Gandi, que levou o estilo 1900 aos seus extremos limites. Ficamos indecisos perante as suas extravagantes obras, que so, no dizer dos seus detractores, a prpria negao da arquitectura, mas que so apesar de tudo arquitectura, pois continuam de p, e que constituiro por certo um documento nico. Infelizmente, o edifcio em que punha a maior parte das suas esperanas, a Igreja da Santa Famlia, em Barcelona, foi destruda pelos motins populares. Quanto Holanda, o seu caso singular. Este pas acarinha e populariza bastante imerecidamente o secundrio Israls, ao passo que, dos dois grandes pintores que produziu, empresta um e d verdadeiramente o outro Frana: Jongkind, pela parte poderosamente original da sua obra, pelas suas aguarelas audaciosas, elpticas, pertence-nos: olhado a justo ttulo como um dos precursores do impressionismo. Quanto a Van Gogh, incorporou-se to bem na nossa escola, que o revelou a si prprio, que se no poderia escrever sem ele a histria do sculo xx francs.

OBRAS CARACTERSTICAS
PINTURA
FRANA Jacques Louis David. Paris (Horrios, Paris e Helena, Sabinas, Lenidas, Sagrao, Jardim do Luxemburgo, Auto-retrato, R. R.; Escola de BelasArtes: Andrmaca; M. Jaquemart-Andr: R.) / Versalhes (Bonaparte em So Bernardo, Distribuio das guias) / Aix / Avinho (Bara) / Baiona I Besanon / Douai / Le Mans (Gerardo e sua famlia) / Lille (Belisrio) / Lio (Hortaliceira) / Mompilher (Estudos) / Nantes / Troyes (R.) / Bruxelas (Flautista, Marat) / Roma (Museu Napolenico) / Leninegrado (Safo, Fon e o Amor) / Nova Iorque (R.). Per re Paul Prudhon. Paris (M. L. e Palcio: Diana implorando Jpiter (tecto), Sabedoria e Verdade, Assuno, Psique arrebatada pelos Zfiros, Vnus no banho, Jovem Zfiro, Justia e Vingana perseguindo o crime, Cristo na Cruz, Auto-retrato, R. R.; M. Carnavalet: Homem do chapu preto; M. Jacquemartndr: R.) / Versalhes (Entrevista de Napoleo I e de Francisco II) / Chantilly (Desenhos) / Baiona / Chteauroux / Dijon (R. R.) / Mompilher (Esboos) / Londres (Col. Wallace: Vnus e Adnis). Antoine Gros. Paris (Bonaparte na ponte dArcole (estudo), Empestados de Jafa, Eylau, Carlos V e Francisco I, R. R.; Museu do exrcito: R.; Panteo: Zimbrio, decorao) / Versalhes (Bonaparte na ponte dArcole, Pirmides, Abukir, Capitulao de Madrid, Lus XVIII deixando as Tulherias, Auto-retrato, R. R.) / Malmaison (R. R.) / Besanon (Banhista, Jovem Pirro, Cavalos, Napoleo) / Bordus (Embarque da Duquesa dAngolema) / Tolosa (R. R., Auto-retrato) / Zagreb (R.) / Moscovo (R.). Thodore Gricault. Paris (Jangada de Medusa, Oficial de caadores a cavalo numa carga, Carabineiro, Coiraceiro ferido, Forno de gesso, Estudos de cavalos, Corridas, R.) / Ruo (Corrida de cavalos em liberdade, Oficial de carabineiros, R.) / Lio (Doida) / Baiona / Le Mans / Mompilher / Munique (Carga de artilharia) /

http://www.consciencia.org/o-seculo-xix-historia-da-arte

19/02/2013

O Sculo XIX Histria da Arte

Pgina 15 de 20

Mannhein (Carroa de carvoeiros) / Viena (Trombeta) / Bruxelas (O Senhor de Ixelles) / Gand (Doido) / Haia (M. Mesdag: Doido assassino). Escultura: Jpiter e Antope. Franois-Marius Granet. Paris / Aix (Quadros a leo, esboos, estudos, aguarelas, desenhos) / Grasse / Avinho / LJo / Marselha / Mompilher / Versalhes. Eugene Delacroix. Paris (Dante e Virglio, Chacinas d* Seio, Sardanpalo, Canto de oficina, Liberdade nas barricadas, Aposentos do Conde de Mornay, Mulheres de Argel, Hamlet no cemitrio, Boda judaica, Entrada dos Cruzados em Constantino]>1a, Rapto de Rebeca, O Artista de colete verde, Tecto de Apolo; Cmara dos Deputados: Salo do Rei, Biblioteca; Senado: Pinturas decorativas; S. Paulo-S. Lus: Cristo no Jardim das Oliveiras; S. Sulpcio: Capela dos Santos Anjos) / Ruo (Justia de Trajano) / Versalhes (Batalha de Tailleburgo) / Chantilly (Dois Foscari) / Lille (Medeia) / Lio (Mulher do papagaio) / Bordus (Grcia em Missolonghi, Boissy dAnglas, Caada ao leo) / Tolosa (Abd-erRhaman) / Mompilher (Mulheres de Argel, Miguel Angelo, R.) / Nancy (Batalha de Nancy) / Vannes / Nantes / Tours / Reims / Metz (Subida para o Calvrio) / Londres (N. G.: R.; Col. Wallace: Marino Faliero) / Nova Lorque. Jean-Dominique Ingres. Paris (Apoteose de Homero-Rogrio e Anglica, Fonte, dipo e a Esfinge, Banho turco, Pequena banhista, Banhista Valpinon, Grande Odalisca, Pio VII na capela Sistina, Joana dArc, R. R.) / Chantilly (Estratnica, Vnus Anadiomena, Auto-retrato, R.) / Aix / Argel (R.) / Autun (Cat.: S. Sinforiano) / Baiona (Jpiter e Ttis, R.) / Arglia (Francesca de Rimini) / Besanon (R.) / Nantes (R.) / Movi[vlJicr / Montauban (Cat.: Voto de Lus XIII; M. Ingres: Desenhos) / Bruxelas (Tu Marcellus eris) / Anturpia (Auto-retrato). J-B.-Camille Corot. Paris (Coliseu, Foro, Ponte de Narni, Trindade dos Montes, Boboli, Casas Cabassud, Rosny, S.-Andr--en-Morvan, Pequeno vale, Cat. de Chartres, Marissel, Estrada dc Sin-le-Noble, Interior da Cat. de Sens, Torre de Douai, Castclgan-dolfo, Recordao de Capri; Mortefontaine, S. Sebastio, Noiva, Mulher da prola, Madalena lendo, Mulher do cavalete; M. Carna valet: Cais dos Ourives; Petit Palais: Marieta; S. Nicolas-du-Char-donnet: Baptismo de Cristo; Igreja de Ville-dAvray: Pinturas decorativas) / Chantilly (Concerto) / Reims (Vila Mdicis, VilleneuVB--les-Avignon, Mantes, Rabanada de vento) / Nantes] Lio (Mulher na oficina) / Quimper (Pierrefonds) / Saint-Il (Homero entre os pastores) / Ruo / Avinho / Londres (Avinho) / Dublin / Copenhague / Haia (Mesdag) / Florena / Genebra (Cais dos Pastos, Ninfa) / Nova Iorque (Mulher do amor-perfeito, Bacantes, Devaneio, Jovem Grega, Sono de Diana) / Chicago. Alexandre-Gabriel Decamps. Paris (Derrota dos Cimbros, Cristo no pretrio, Jesus no lago de Genesar) / Chantilly (Corpo de Guarda turco, Recordao da Turquia asitica, Rebeca) / Compigne / Londres (Col. Wallace: Patrulha turca, Sada da escola turca, Suplcio do gancho, Cavaleiros turcos no bebeboiro) / Bruxelas (Batalha dos Cimbros) / Amesterdo / Haia (M. Mesdag). Obra gravada. Thodore Rousseau. Paris (Sada da floresta de Fontai-nebleau, Baixo Brau, Pntano nas charnecas, Ala de Castanheiros, Primavera, Charco, Campana) / Lille (O Sena em VilleneuveS.-Georges) / Nantes (Prado) / Mompilher / Reims / Londres (Col. Wallace) / Copenhague / Haia (M. Mesdag: Vacas descendo a encosta, Paisagens diversas) / Amesterdo (Desfiladeiro dos lobos) / Moscovo. Charles-Franois Daubigny.Paisagens: Paris / Reims / Lille I Lio I Nantes / Lige / Amsterdo / Haia (M. Mesdag) / Helsingfors / Moscovo. Obra gravada. Jules dupr. Paisagens: Paris/ Chantilly /Reims / Amsterdo I Haia (M. Mesdag) / Genebra / Nova Iorque / Chicago. Jean-Franois Millet. Paris (Joeirador, Fazendo medas, Costureira, Rachadores de lenha, Cuidados maternos, Respigadeiras, Ave-Marias, Pastora, Igreja de Grville, Primavera) / Cher-burgo (R. R. de juventude) / Mompilher (Oferenda a P) / Marselha (Sopa) / Bourg (Camponesa guardando a sua vaca) / Ruo / Lille (Bicada) / Reims (Lugarejo, Canap de encosto) / Viena (Grade) / Glasgow (Indo para o trabalho) / Boston (Semeadores, Na tosquia, Casa de Grville, Geada, Semeadores de batata, Descanso dos Ceifeiros, Recm-nascido) / Chicago. Gustave Courbet. Paris (Homem do cinto de coiro, Homem ferido, Enterro dOrnans, Oficina, Entrega de cabritos monteses, Riacho do poo negro, Mulher na fonte, R. R.); Pequeno Palcio: Courbet com um co preto, Meninas das margens do Sena, Sesta, Bombeiros, Rochedos de Ornans, R. R.) / Mompilher (Courbet de colarinho s riscas, Homem do cachimbo, Encontro. Banhistas, Tecedeira adormecida, Beira-mar em Palavas, Solido, R. R.) / Ornans (M. Courbet) / Besanon (R. R.) / Lille (Sero em Ornans) / Lio (Namorados no campo) / Nantes (Joeireiras de trigo) / Marselha (Veado vencido) / Dresda (Britadores de pedra) / Munique (R.) / Hamburgo (Natureza morta) / Copenhague (Jovens Inglesas janela) / Estocolmo (Io, Cascata) / Zurique (Senhora de Francfort) / Vevey (R.) Nova Iorque (Exilada polaca, Mulher do papagaio, Amazona, Meninas de aldeia) / Boston (Abade, Rapariga a colher flores). Edouard Manet. Paris (Almoo sobre a relva, Lola de Valncia, Tocador de pfaro, Olmpia, A mulher do artista num canap, Senhora dos leques, Varanda, Limo, R. R.) / Lio / Nancy I Dijon l Berlim (Na estufa) / Munique (Almoo na oficina) / Hamburgo (Nan) / Dresda f Bremem / Essen / Mannheim (Execuo de Maximiliano) / Londres (Msica nas Tulherias) / Tournai (O tio Lathuille, Argenteuil) / Copenhague (Bebedor de absinto) / Oslo (Exposio universal de 1867) / Estocolmo (Parisiense) Nova Iorque (Cristo com os anjos, Criana da espada, Mulher do papagaio, Vic-torine Meurend de toureiro, Matador saudando, No barco) / Chicago I Toledo / Saint-Louis. Edgar Degas. Paris (Semirmis, Desgraas de Orlees, Corridas, Orquestra, Salo de teatro, Aula de dana, Estrela de dana, Mulher da jarra de porcelana, Absinto, Engomadeira, Pedicuro, Tub, O Artista com o pintor de Valernes, R. R.) / IJo (Caf-concerto dos Embaixadores) / Pau (Entreposto do algodo) / Francfort (Msicos de orquestra) / Londres (M. V. e A.: Bailado de Robert le Diable) / Edimburgo / Copenhague (Danarinas) / Nova Iorque (A danarina Fiocre no bailado da Nascente, Mulher dos crisntemos, Amuo, Ensaio de bailado, Danarina) / Boston (Corridas). Obra esculpida. Pierre-Auguste Renoir. Paris (Caminho ngreme, Moinho de La Galette, Raparigas ao piano, Leitora, Gabriela da rosa, Banhistas deitadas, Nu ao ar livre, R. R.) / j?5rlim (Crianas tarde em Wargement) / Colnia (Casal Sisley) / Essen (Areia movedia) / Dresda (R.) / Francfort (Almoo) / Hamburgo (Amazona) / Viena (Banhista) / Londres (Primeira sada, Guarda-chuvas) / Hoenderlo (M. Kroller Mller: Palhao) / Estocolmo (Taberna da tia Antony, Charco com rs, Banhistas) / Moscovo / Nova Iorque (Famlia Charpentier) / Washington (Almoo dos canoeiros) / Merion (Instituio Barnes). Claude Monet. Paris (Mulheres no jardim, Regatas em Argenteuil, Bacia de Argenteuil, Ponte do caminho de ferro de Argenteuil, Papoilas, Vtheuil, Geada, Cat. de Ruo, Estao de S. Lazare, Rochedos, Parlamento de Londres; Petit Palais; Oran-gerie das Tulherias; Ninfeias, pinturas decorativas) / Berlim (S. GermainTAuxerrois, Vtheuil, Estio) / Bremen (Camila) / Francfort (Almoo) / Hamburgo (Frutos) / Estugarda / Munique (Rochedos de S. Adresse, Argenteuil) / Londres / Estocolmo / Moscovo I Nova-Iorque (Campo de papoilas) / Boston (Desmoronamento, Trouville, Brao do Sena, Vistas de Veneza). Paul Czanne. Paris (Casa do enforcado, Jogadores de cartas, Ptio de aldeia em Anturpia, Naturezas mortas; Petit Palais: Banhistas) / Berlim (Moinho da cobra, Homem do bon de algodo / Munique (Trincheira, Auto-retrato) Mannheim (Fumador de cotovelos fincados na mesa) / Essen (Casa de Bellevue, Pedreira) /

http://www.consciencia.org/o-seculo-xix-historia-da-arte

19/02/2013

O Sculo XIX Histria da Arte

Pgina 16 de 20

Hamburgo (Cais do Sena) / Praga (Redil de Bouffan, R.) / Budapeste (Bufete) / Oslo (Homem sentado, Natureza morta) / Estocolmo (Natureza morta) / Zurique (Interior da floresta, Paisagem, Campons sentado) / Leninegrado (Auto-retrato, de bon) / Moscovo (Jovem mulher ao piano, Ermida em Pontoise, Natureza morta, Ponte de Crteil, Viaduto, Montanha de Santa Vitria) / NovaIorque (Estaca, Paisagem de Aix-en-Provence) / Saint-Louis / Merion (Instituio Barnes: Jogadores de cartas). Henri de Toulouse-Lautrec. Paris (Jane Avril danando, Palhaa, Na cama, Toilette, R.; Petit Palais: Mala-posta) / Albi (Cavalos, No salo, Inglesa do Star, Modista, Corridas, R. R., Estudos e desenhos) / Hamburgo (R.) / Bremen (Modelo de pintor) / Praga (As valsistas) / Copenhague (R. R.) / Amesterdo / NovaIorque / Chicago (Moinho de la Galette, Moulin Rouge, Amazona) / Cleveland / Merion (Instituio Barnes). Obra gravada. Paul Gauguin. Paris (Bela Angela, Na praia, Cavalo branco; Petit Palais: Homem da bengala) / Grenobla (Mulher apoiada nos cotovelos) / Munique / Colnia j Bremen / Essen (Contos brbaros) / Praga (Bom dia, Sr. Gauguin) / Copenhague / Bruxelas (Calvrio) / Amsterdo (Van Gogh pintando) / Moscovo (dolo, Pastorais taitianas) / J fonolulu. BLGICA Henry de Braekelaer. Bruxelas (Sala da festa de S. Lucas) / Anturpia (Quadros histricos, K K.; Cmara Municipal: Decoraes) / Berlim / Londres (Col. Wallace) / Amsterdo. Henry de Braekelaer. Bruxelas (Sala da caaa hidrulica, Gegrafo, Homem janela, Rosas brancas; M. de hcellea: Porto de Anturpia) / Anturpia (Casa dos pilotos. |anlim do horticultor, Impressor de estampas). Alfred Stevens. Bruxelas (Flores de outono. Senhora de cor de rosa, Oficina, Ramo desfolhado, Cochonilha) / Anturpia (Desesperada, Esfinge parisiense) / Gand / Paris. Jamee Ensor. Bruxelas (Lampadeiro, Mscaras, Sulco, K R.) / Anturpia (Mulher comendo ostras, Espera, Intrigas, Naturezas mortas, Mscaras, Msica na rua de Flandres) / Paris. Obra gravada. INGLATERRA Old Crome (John Crome). Londres (Pntano do Yare, Pedreiras de ardsia, Moinho de vento; M. V. e A.: Charnecas de Mousehold, Orla de floresta; B. M.: Aguarelas) / Norwich (Novos moinhos de Norwich, Ostende, Paredo de Yarmouth) Manchester / Edimburgo. William Turner. Londres (Gruta da Rainha Mab, Foz do Teign, Ulisses escarnecendo de Polifemo, Agripina desembarcando as cinzas de Germnico, Tivoli, Paredo de Calais, Temeraire rebocado, Caminho de ferro Great Western, Manh de geada> Estrela da noite, Fornalha ardente, Pncio Pilatos, Sdoma, Peregrinao de Childe Harold, Apolo e Sibila, Dido e Eneias, Eneias no mar, Forja; B. M.: (Aguarelas) / Cambridge (Aguarelas) / Washington (Mortlake Terrace) / Boston (Queda do Reno em Schaffouse, Negreiro). John Constable. Londres (Campo de trigo, Carro de feno, Malvern Hall, Flatford Mill, Baa de Weymouth, Castelo de Hadleigh, Quinta do Vale, Salisbury; M. V. e A.: (Cat. de Salisbury, Numerosos estudos) / Munique (Paisagem do forno de cal) / Budapeste (Jubileu de Waterloo) / Boston (Baa de Weymouth) / Filadlfia (Charneca de Hampstead). Richard Parkes Bonington. Londres (N. G., M. V. e A.: Monte So-Miguel; Col. Wallace: Aguarelas) / Nottingham (Praa de So-Marcos, Auto-retrato) / Paris (Costas normandas, Versalhes, Veneza) / Ruo / Arglia / Worcester (Saiute em Veneza) / Filadlfia. Dante Gabriel Rossetti. Londres (Ecce ancilla domini, Beata Beatriz, Infncia de Maria, Sancta lilia) / Liverpool (Sonho de Dante) / Birmingham: Edward Burne Jones. Londres (Rei Coftua e jovem mendiga, Espelho de Vnus, S. Valentim, Cavaleiro compassivo, Tempo de amor, Cludio e Isabel, Fidalgos de Verona; Cat. de S. Paulo: Luz do Mundo; M. V. e A.: Merlim e Viviana, Roda da fortuna; B. M.: Desenhos e Aguarelas) / Birmingham. Projectos de tapearias, vitrais, cermicas, desenhos para livros. William Holman Hunt. Manchester (Sombra da Cruz, Pastor mercenrio) / Birmingham (Dois fidalgos de Verona). John Everett Millais.Londres (Ordem de soltura, Mulher do jogador, Vale do repouso, Oficina do marceneiro, Yeoman da Guarda, R R.) / Liverpool (Loureno e Isabel) / Oxford (Volta da pomba) / Birmingham (Partida dos Huguenotes) / Leeds (Pinturas decorativas) / Manchester. Ford Madox Brown. Londres (Cristo lavando os ps de S. Pedro, Chaucer na corte de Eduardo III. Sono do Rei Lear, Ultimo olhar sobre a Inglaterra; M. V. e A.: Elias e o filha da viuva) / Oxford (Lindos cordeirinhos) / Manchester (M.: Trabalho, Dr. Primrose; Cmara Municipal: Decoraes) / Birmingham (Fim da Inglaterra) / Sydney (Chaucer na corte de Eduardo III). George Frederick Watts. Londres (Mmon, Amor e Morte, Esperana, R R.; Cat. S. Paulo: Tempo, Morte e Julgamento) / Leicester (Fata morgana). ALEMANHA Anton Raphael Mengs. Berlim (Autoretrato) / Dresda (Virgem, Madalena arrependida, Cpias de obras de Rafael) / Hamburgo (Auto-retrato) / Londres / Madrid (Adorao dos Pastores, Natividade, R R.) / Escurial (R R.) / Viena (R. R.) / Roma (Vila Albani : Parnaso ; Vaticano : Decorao da Cmara dos Papyri / Leninegrado (Perseu e Andrmeda, Julgamento de Paris). Conjunto Nazareno. Berlim (Frescos da casa Bartholdy, por Cornlius, Overbeck, Philipp Veit e Wilhelm v. Schadow). Johann Friedrich Overbeck. Berlim (Casamento da Virgem) / Bremen (Moiss salvo das guas) / Francfort (Triunfo da religio nas artes) / Munique (Sagrada Famlia) / Lubeck (Marienkirche : Entrada de Jesus em Jerusalm) / Leipzig (Milagre das rosas de S. Francisco de Assis) / Hamburgo (Krankenhaus). Peter von Cornlius. Munique (Gliptoteca : Pinturas decorativas; Ludwigskirche: id.) / Berlim (Cartes de esculturas funerrias) / Leipzig / Weimar / Basileia. Caspar David Friedrich. Berlim (Praia do luar, Paisagem do Harz, Cemitrio de Convento sob a neve, Mulher janela ; Castelo: Monge beira-mar, Abadia numa floresta) / Dresda (Homens olhando para a lua, Repouso durante a ceifa) / Hamburgo (Tmulo de Harmnio, Prados em Greifswald) / Bremen / Gonisbcrga I Munique / Weimar (Paisagem com arco-iris).

http://www.consciencia.org/o-seculo-xix-historia-da-arte

19/02/2013

O Sculo XIX Histria da Arte

Pgina 17 de 20

Philipp Otto Runge. Hamburgo (Cristo sobre o mar. Manh, Lio do rouxinol, CrianasHlsenbeck, auto-retrato, R. R.; Aguarelas, Desenhos, Recortes) / Berlim I Stettin / Viena. Adolfo Menzel. Berlim (Jardim do Prncipe Alberto, Quarto do artista, Teatro do Ginsio, Tulherias, Quarto da varanda, Mesa de Frederico ii em SansSouci, Concerto em Sans-Souci, I discurso de Frederico li antes de Leuthen, Partida do Rei Guilherme i para os exrcitos, Estudos e Desenhos ; Castelo : Coroao do Re i Guilherme i em Conisberga) / Colnia / Munique / Dresda / (Piazza dellErbe) / Moscovo., Anselm Feuerbach. Berlim (Paisagens, Recordao de Tivoli, Concerto, Na primavera, Auto-retrato) / Darmstadt (Efignia, Amazonas) / Carlsruhe (Sileno e Baco, Poesia, Dante, Peai lm de Plato; Residncia: Bandeiras de porta) Bremen / Dresda / Francfort / Hagen / Hamburgo / Manheim (Medeia) / Munique (Gal. Schak : Jardim do Ariosto, Hafiz) / Nuremberga / Estugarda I Viena / Basileia (Morte do Aretino). Hans von Mares. Berlim (Idades da vida, S. Jorge, S. Martinho, Julgamento de Paris, Floresta noite) / Munique (Jovens debaixo das laranjeiras, Idade de oiro, Hesprides, Cavaleiros, Condutor de cavalos e Ninfa, Rapto de Ganimedes, Banho de Diana, R. R.) / Bremen (Homem do estandarte) / Hamburgo (Vila Borghse, Vinha romana) / Npoles (Estao zoolgica: Decoraes. < Wilhelm Leibl. Berlim (Mulheres de Dachau, Camponeza e criana, Caador e co, Camponeses) / Colnia (Cortes, O pai do Artista, R.) / Munique (Quarto de camponeses, R. R.) / Dresda / Carlsruhe / Francfort / Budapeste / Viena. SUA Arnold Boecklin. Basileia (Caa de Diana, Lamentao de Madalena, Magna mater, Medusa, Bosque sagrado, Ulisses e Calipso, Jogo de Niades, Calmaria marinha, Vita Somnium breve, Peste, Mscaras esculpidas) / Berlim (Centauro e Ninfa, Piet, Campos Elseos, Auto-retrato) / Dresda (Srius e P, Nascente, Dia de vero) / Munique (Pa, Ao sabor das ondas; Gal. Schack: P, Assassinos perseguidos, Campo primaveril, P e Nereidas) / Leipzig (Hino primaveril) / Breslau / Magdeburgo / Viena. Barthlemy Menn.Paisagens: Genebra / Lausana / Berna. Ferdinand Hodler. Berna (Eleito, Dia, Noite, Euritmia, Felicidade) / Zurique (M.: Banquete de ginastas; Landesmuseum: Volta de Marignan, pintura decorativa) / Genebra (Paisagem alpestre, Batalha de Morat, Leitor) / Basileia / Soleure / Lna (Partida ds estudantes em 1813, pintura decorativa) / Essen (Primavera) / Colnia I Munique / Hanovre (Cmara Municipal: Unanimidade). HOLANDA Johann Barthold Jongkind. Paisagens: Amsterdo / Roterdo / Paris (Quadros, Aguarelas, Desenhos) / Amiens / Angers / Baiona / Grenoble / Havre / Nantes / Reims Elberfeld / Bruxelas / Nova Iorque. Vincent van Gogh. Amsterdo (Campo de trigo, Artesiana, Auto-retrato, Naturezas mortas) / Hoenderlo (M. Kroller Mler: Igreja de Nuenen, Colheita das batatas, Cabeo de Montmar-tre, Medas na Provena, Semeador, Alyscamps, Ciprestes, Parque em Aries, Jardim do Hospital de S. Paulo, Naturezas mortas) / Haia (Naturezas mortas, Auto-retrato)iBerlim(Bremen jEssen(R.)/ Munique (Girassis, Auto-retrato) / Londres (O Artista com a orelha cortada, Trajos amarelos) / Paris (Restaurante da Sereia, Tasca) / Oslo I Zurique / Moscovo (Vinhas vermelhas, Ronda dos prisioneiros) / Chicago (Quarto de dormir do artista) / Detroit (Autoretrato) Me rion (Fundao Barnes : Cavalo de posta, Lupanar, Colmos ao Sol). ITLIA Giovanni Segantini. Roma (Na trincheira) / Milo (As duas mes) / Munique (Lavrador em Engadine) / Berlim / Francfort / Hamburgo / Leipzig/ Liverpool] Bruxelas / Amsterdo / Haia (M. Mesdag.) / Zurique (Rapariga fazendo meia)/ St -Moritz (Museu Segantini: Natureza, vida e morte, Quadros, Estudos) / Moscovo.

ESCULTURA
FRANA Fanois Rude. Paris (M. L. : Mercrio prendendo os talares, Pescador napolitano, Joana dArc, Maurcio de Saxe, Bustos ; Arco do triunfo da toile : Marselhesa ou Partida dos Voluntrios; Esttua do Marechal Ney; Cemitrio de Montmartre: Avenida do Observatrio: Tmulo de Cavaignac; Madalena: Baptismo de Cristo; S. Vicente de Paula: Calvrio) / Versalhes (Marechal de Saxe) / Dijon (Amor dominador, Hebe brincando com .1 guia de Jpiter, Moldagem) / Fixin, perto de Dijon (Napoleo despertando para a imortalidade) / Chteauroux (Marechal Bertrand) / Bcaune (Monge) / Ruo (M. : Cavaignac morto). David dAngers (Pierre-Jean David). Paris (Phlopmen, Menino do Cacho, Bustos, Medalhes, Cemitrio do Prc-i .arhaise : Tmulo do General Foy, Tmulo do Marechal Suchet; Panteo: Fronto) / Angers (M. David dAngers: Esttuas, Baixos-relevot, Bustos, Moldagens, Esttuas) / S. Florent-le-Vieil (Igreja: Tmulo de Bonchamp)/ Cambai (Mon. deFnelon)/ Orlans / Ruo (Kust.os) IChlons-s.-Marne (Medalhes) /La Fert-Milon (Mon. de Racine)/ Dunkerque (Mon. de Jean-Bart) / Havre (Mon. de Bernardin de Pierre) / Nancy (Mon. de Drouot) /Estrasbiorgo (Mon. de ( iutenbei \\. Antoine Louis Barye. Paris (M. L.: Bronzes, l.il.nio do Louvre: Ordem, Fora, Guerra, Paz, Rios; Tulherias: Leo e serpente; Coluna de Julho: Baixorelevo)/Lio, Marselha. James Pradier (nascido na Sua). Paris (M. L.: Psique, Saio, Atalante; M. Carnavalet: Estatuetas; Arco do Triunfo da toe : Fama ; Madalena: Casamento da Virgem ; Invlidos : Vitrias do Tmulo de Napoleo ; Praa da Concrdia : Esttuas de Lille e Estrasburgo) / Dreux (Capela funerria : Esttua do Duque de Orlees) / Avinho (Mon. fnebre do duque de Berry) / Toulon (Paz, Guerra) / Versalhes (Gaston de Foix, Soult, Bustos) / Genebra (Paz, Vnus e o Amor, Ulisses arrebatando o corpo de Aquiles, Bustos, Estatuetas). J. B. Clment Carpeaux. Paris (M. L. : Pescador da concha, Ugolino, Bustos; Petit Palais: Bustos; Palcio do Louvre: Flora ; Opera ; Dana ; Avenida do Observatrio : Fonte das quatro partes do Mundo) / Valenciennes (Mon. de Watteau; M. : S. Aliana dos Povos, Submisso de Abd-el-Kader, Heitor implorando os deuses) / Copenhague. Pinturas no Louvre, no Petit Palais, em Valenciennes. Anne-Jules Dalou. Paris (M. L. : Campons; Petit Palais : Bustos, Maquetas, Estatuetas ; Jardim do Luxemburgo : Mon. de Delacroix; Praa da Nao; Triunfo da Repblica; Praa da Repblica: Baixos-relevos do Mon. da Repblica).. Auguste Rodin. Paris (M. de Arte Moderna ; M. Rodin ; Esttuas, Baixos-relevos, Maquetas, Desenhos, Porta do Inferno; Mon. de Balzac ; Mon. de Vtor Hugo) / Nancy (Mon. de Claude Lorrain) Calais (Mon. dos Burgueses de Calais).

http://www.consciencia.org/o-seculo-xix-historia-da-arte

19/02/2013

O Sculo XIX Histria da Arte

Pgina 18 de 20

Existem numerosos bronzes de Rodin em quase todas as coleces da Europa e da Amrica. BLGICAConstantin Meunier.Bruxelas (Mon. do Trabalho ; M. : Mina, Indstria, Colheita, Porto, Baixos-relevos ; M. Constatin-Meunier) / Anturpia (Descarregador). Bronzes das principais esttuas de Constantin Meunier na maior parte das coleces da Europa. Pinturas no Museu de Bruxelas. ALEMANHA Gottfried Schadow. Berlim (M.: Rainha Lusa e Princesa Frederica, Rapariga descanando ; Dorotheen-kirche : Tmulo do Conde de la Marck ; Porta de Brandburgo : Quadrlga) / Stettin (Mon. do Grande Frederico)/ Roslock (Mon. de Blu -cher / lirrslau (Mon. de Tauenzien) / Witembcrga (Mon. de Lutero). Christian Rauch. Berlim (Mon. de Blcher, Mon. de Frederico II; Mausolu de Charlottenburgo: Tmulo da Rainha Lusa e do Rei Frederico-Guilherme III) / Munique (Mon. de Maximiliano-Jos) Halle (Mon. de Henri Francke) / Hamburgo (Busto de lieck) / Ratisbona (Vitorias do Walhalla) / Posen (Mon. dos Reis da Polonia). DINAMARCA Bertel Thorwaldsen. Copenhague (M. Thorwaldsen : Baco, Vnus e o Amor, Hrcules e Onfale, Psique, Danarinas, Trs Graas, Dante e Virglio, Napoleo I) / Leipzig (Cristiano VIII da Dinamarca, Ganimedes, Amor e Psique, Amor e Sonho)/ Weimar (Ganimedes, Esperana)/ Viena (Mon. do Prncipe Schwartzenberg) / Roma (S. Pedro: Mon. de Pio VII; S. Lucas: Tmulo de Canina) / Varsvia (Esttua equestre do Principe Ponia-tovvoski) Esttua de Coprnico) / Estocolmo / Lucerna (Leo). ITLIA Antnio Cnova. Roma (Gal. Borghse: Paulina Bonaparte; Vaticano: Perseu; S. Pedro: Pio VI em orao, Tmulo de Clemente XIII, Monumento Stuart; Santos Apstolos: Tmulos de Clemente XIV e de Volpato) / Veneza (Ddalo e caro( / Milo (Brera: Napoleo) / Npoles (Mon. de Carlos III de Bourbon) / Possagno (M. Cnova: Vnus e Adnis; Vnus e Marte, Moldagens) / Florena (Busto de Napoleo, Vnus saindo do banho; S. Croce: Tmulo Alfieri) / Berlim (Hebe) / Viena (Igreja dos Agostinhos: Tmulo da arqui-duquesa Maria Cristina) / Paris (Amor e Psique) / Mompilher (Bustos) / Leninegrado (Hebe, Danarinas).

ARQUITECTURA
FRANA Percier e Fontaine. Paris (Arco do Triunfo do Carroussel, Capela expiatria, por Fontaine somente). Numerosos restauros e numerosos trabalhos de decorao nos palcios e castelos imperiais. J.-F.-Thrse Chalgrin. Paris (S. Philippe-du-Roule, Arco do Triunfo da Etoile, comeo da construo somente). Barthlemy Vignon. Paris (A Madalena). Jacques-Ignace Hittorf (Alemo). Paris (S. Vicente de Paula com Lepre, Estao do Norte, Administrao do 5." bairro). Jacques Flix Duban. Paris (Escola de Belas-Artes; Trabalhos do Louvre: Galeria de Apolo; Palcio Galliera). Henri Labrouste. Paris (Biblioteca de S. Genoveva, Sala de leitura da Biblioteca Nacional). Victor Baltard. Paris (Mercado central), Charles Garnier. Paris (Opera, Crculo da Livraria, Teatro Marigny) / Monte-Carlo (Teatro e Casino) / Vittel (Casino) / Nice (Observatrio) / Bordighera (Vila Garnier). BLGICA Joseph Poelaert. Bruxelas (Coluna do Congresso, Palcio da Justia, Igreja de Laeken). HOLANDA Hendrick Petrus Berlage. Amsterdo (Bolsa, Casa dos diamantistas, Casas) / Haia (Museu). ALEMANHA Carl Gotthard Langhans. Berlim (Porta de Brandeburgo) / Potsdam (Teatro). Carl Friedrich Schinkel. Berlim (Corpo da guarda, Teatro, Antigo Museu, Decoraes de vrias salas do Castelo, Igreja de Werder) / Potsdam (Nicolaikirche, Charlottenhof) / Tegel (Castelo). Friedrich Weinbrenner. Conjunto de edifcios em Carlsruhe). Heinrich Gentz. Berlim (Antiga casa da moeda) / Char-lottenburgo (Mausolu). Leo von Klenze. Munique (Gliptoteca, Pinacoteca, Ruhmeshalle, Trabalhos na Residncia) / Ratisbona (Walhalla). Gottfried Semper. Dresda (Sinagoga, Galeria) / Zurique (Polytechnrikum) / Winterthur (Cmara Municipal). Bruno Schmitz. Leipzig (Mon. da Batalha das Naes) / Kyffhuser (Mon. do Imperador Guilherme) / Coblena (Reinecke). Alfred Messel. Berlim (Estabelecimentos Wertheim). ITLIA guseppe Valadier.Roma (Piazza dei Popolo). Pietro Bianchi. Npoles (S. Francesco di Paola). Giuseppe Mengoni. Milo (Galeria Vtor Manuel). ESPANHA Antnio Gaudi Barcelona (Sagrada Famlia, Diversos palcios particulares). RSSIA Thomas i>k Tiiomon (Itiuhvs) Leninegrado (Bolsa martima, Coluna de Poltava) / Odessa (Teatro). Adrien Dmitrievitch Zakharov. Leninegrado (Alml rantado). Andr Nikiforovitch Voronikhine. Leninegrado (N. S.a de Kazan).

http://www.consciencia.org/o-seculo-xix-historia-da-arte

19/02/2013

O Sculo XIX Histria da Arte

Pgina 19 de 20

Auguste Ricard de Montferrand (Francs). Leninegrado (Cat. de S. Isaac, Coluna Alexandrina). Carlo Rossi (Italiano) Leninegrado (Palcio Miguel, Pal cios do Senado e do Snodo, Teatro Alexandra). ESTADOS UNIDOS Thomas Jefferson. Rkhmond (Capitlio do Estado de Virgnia, com Clrisseau) / CharlotttsvilL (Universidade de Virgnia). Louis Sullivan. Saint-Louis (Wainwright Uuildinn) / Ch cago (Grandes Estabelecimentos Carson-Pirie-Scott, Teatro Schiller). Mais textos A Arte Europeia no Sculo XVII Histria da Arte (1) A Arte Gtica Histria da Arte (1) Renascena- As Origens da Arte Moderna Histria da Arte (2) OS MAIS BELOS QUADROS DO MUNDO MARAVILHAS DA ARTE (0) Histria da Arte O Sculo XX (2)
Cadastre-se Criar uma conta ou entre para ver o que seus amigos esto fazendo.
Comentrio usando...

Plug-in social do Facebook

Sem comentrios - Adicione o seu


algumas tags: alemanha, Amazonas, Andrmaca, animal, rabes, ARQUITECTURA, Arte, arte barroca, arte clssica, arte moderna, bach, banquete, Barroco, Beatriz, congresso, conhecimento, Filosofia da Arte, filosofia da arte ou esttica, grandes obras, grandes pintores, Heitor, Hrcules, histria da arte, impressionismo, Jean-Jacques Rousseau, napoleo, Napoleo Bonaparte, O Florescimento, OBRAS CARACTERSTICAS, obras-primas, povos, Proudhon, racionalismo, rapto das sabinas, Plug-in social do Facebook rembrandt, Renascena, Repblica, Richard, tcnica, termpilas, turquia, Ulisses, van gogh, veneza, Zfiro, pintores do seculo 19 arte no seculo xix a arte no sculo 19 artistas do seculo 19 historia da arte seculo XIX historia da arte no seculo xix courbet e manet realidades opostas arte no sc XIX historia da arte do seculo xix arte no seculo 19 pintores do seculo xix arte do seculo 19 historia de arte pintura sec xix escultura no seculo xix historia da arte do seculo 19 ARTE DO SECULO XIX a arte no sculo XIX arte sculo xix Jean-Louis Fontaine histria da arte sec xix Prezado visitante: por favor, no republique esta pgina em outros sites ou blogs na web. Ao invs disso, ponha um link para c. Obrigado.
Pesquisar no site

Conscincia.ORG usurio: Esqueci a senha Registrar-se

senha:

OK

Lembrar

Pesquisa no site

Literatura Filosofia Antiga Filosofia Medieval Filosofia Moderna e Renascimento Filosofia Contempornea Histria do Brasil Histria Geral Teoria e Cincia Poltica Ensino Existencialismo & Fenomenologia Filosofia da Mente & Psicologia Lgica, Epistemologia e Filosofia da Linguagem Mitologia Grcia Antiga Roma Antiga Sociologia Antropologia Esttica e Arte Filosofia do Direito Frases, Pensamentos e Citaes

TWITTER

FEED/RSS

Posts no email: Parceiros 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8.

Inscrever-se

Blog do Miguel Conexes Epistemolgicas Consistncia Dirio da fonte Estudando Letras Filosofia em Quadrinhos Filosofonet Ricardo Rose Da Natureza & Da Cultura

http://www.consciencia.org/o-seculo-xix-historia-da-arte

19/02/2013

O Sculo XIX Histria da Arte

Pgina 20 de 20

9. Umas reflexes 10. Veritas

Incio Textos Introdutrios e Resumos Trabalhos Acadmicos Ensaios e Artigos Biblioteca - ebooks Ensino de Filosofia Salvador Dali Colaboraes / Envie seu texto! Poltica de Privacidade Fale Conosco Testes de Filosofia Inscrio nas Atualizaes Frum / Comunidade Carlos Castaneda Nei Ducls

http://www.consciencia.org/o-seculo-xix-historia-da-arte

19/02/2013

Vous aimerez peut-être aussi