Vous êtes sur la page 1sur 4

Bidimensional/Tridimensional

O que um mundo bidimensional? As duas dimenses so comprimento e largura. Estas em conjunto estabelecem uma superfcie plana, sobre a qual podem ser dispostas marcas visveis planas que no tem profundidade, podem ser figurativas ou abstratas. uma criao humana. O desenho, a pintura, a impresso, o tingimento ou mesmo a escrita so atividades que levam diretamente a formao do mundo bidimensional.

O mundo Tridimensional Vivemos, de fato, em um mundo tridimensional. O que vemos nossa frente no uma imagem plana, tendo somente comprimento e largura, mas um espao com profundidade fsica, a terceira dimenso. Qualquer objeto pequeno, leve e prximo pode ser pego e girado em nossas mos. Cada movimento do objeto mostra um formato diferente porque a relao o objeto e nossos olhos foi modificada. na mente humana que o mundo tridimensional ganha o seu significado. As dimenses primrias so: comprimento, largura e profundidade. E possu tambm: cor, textura, ponto, linha, direo, posio, contrastes...

Trabalha com escultura tridimensional AMILCAR DE CASTRO 1920-2002 BRASIL

Dados da Aula O que o aluno poder aprender com esta aula


Ao final desta aula o aluno dever ser capaz de: o Conhecer a obra de Hlio de Lima Desenhos para dormir;

o Elaborar e criar no bidimensional, a partir do reconhecimento da obra do artista Hlio de Lima, desenhos para brincar; o o Transformar o desenho bidimensional em tridimensional; Brincar com os desenhos produzidos.

Durao das atividades


6 Aulas de 50 minutos.

Conhecimentos prvios trabalhados pelo professor com o aluno


Hlio de Lima natural de Uberlndia, onde reside e atua como professor de Artes Visuais em diferentes nveis de ensino: Educao Infantil e Ensino Fundamental no Centro Educacional Eurpedes Barsanulfo e Ensino Superior como professor substituto no Departamento de Artes Visuais da UFU e como professor no Curso de Moda/UNITRI, MG. Hlio Mestre em Artes Visuais pela Unicamp, Especialista em Arte e Ensino de Arte e graduado em Ed. Artstica com Hab. em Artes Plsticas, ambos pela UFU. Participa ativamente do cenrio artstico-cultural de Uberlndia e regio, tendo participado tambm de exposies em outras cidades das quais destacam-se o Projeto Arte no nibus, BHTRANS- Telemig celular- Belo Horizonte - MG.em 2002, a V Bienal Nacional de Santos, Prefeitura Municipal de Santos em 1995, a X Mostra do Desenho Brasileiro de Curitiba, Museu de Arte contempornea de Curitiba PR em 1994 e a Mostra de Arte da Juventude, Sesc- Ribeiro Preto SP em 1993. Em sua pesquisa potica desenvolvetrabalhos em desenho, objetos, vdeos, livros e livros de artista. O universo de imagens que povoam seus trabalhos vincula-se a questes grficas, cromticas e espaciais, permitindo criar situaes, cenas, gestos e aes ldicas que dialogam com os elementos da linguagem da arte. (Disponvel em: Poticas Visuais no Tringulo Mineiro: Ensaios e Precepes. 2 CD-ROM do Ncleo de Pesquisa em Ensino de Arte NUPEA/UFU 2007).

Estratgias e recursos da aula

Aula 1 Apresentar aos alunos o trabalho de Hlio de Lima intitulado Cochilo da srie Desenhos para dormir. Para tanto, reproduzir a imagem em tamanho A3 e fix-la na parede da sala de aula:

Figura 1 Hlio de Lima, Cochilo,1997. Srie Desenhos para dormir. Pintura sobre acolchoado, 40 x 40 x 10 cm. Foto: Alexandre Frana Fonte: Acervo do Artista Disponvel em: Poticas Visuais no Tringulo Mineiro: ensaios e Precepes. 2 CD-ROM do Ncleo de Pesquisa em Ensino de Arte NUPEA/UFU 2007) Conversar com os alunos sobre o trabalho Cochilo do artista Hlvio Lima e, discutindo com eles sobre as diferentes estratgias que os artistas utilizam para atingir seu objetivo, ou seja chegar

at ao pblico de forma que seu trabalho possa ser percebido por outros sentidos que no s o olhar; Explicar para os alunos as formas e as caractersticas da obra ( Cochilo um objeto tridimensional que tem como suporte uma espuma de 10 cm de altura por 40 cm de largura, configurando duas faces quadradas com acabamento em cordo em suas laterais. Em uma de suas faces este objeto apresenta um desenho que nos convida ao toque. Quem sabe um travesseiro para recostar a cabea j que pertence srie Desenhos para dormir); Promover uma discusso com os alunos a partir da observao do trabalho de Hlvio; Segue sugesto: 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. O que vocs identificam na imagem? Descrever cores e formas; Como o desenho apresentado? Que figura essa? O que voc imagina que pode ser? Ela teria um nome? Qual? Se voc pudesse ver e sentir este trabalho, como o manipularia? O que faria com ele? Este bicho poderia ser seu amigo? Voc tiraria um cochilo nele? Ou com ele?

8. Pela forma como est representado, o desenho estaria no cochilo ou s passando apressado? Porque? 9. Ser que o artista sonhou com este bichinho ou o imaginou acordado e o representou nesta almofada de cochilar? 10. O que voc entende por cochilar. diferente de dormir e sonhar? 11. No cochilo ns tambm podemos sonhar? 12. Sonhos e cochilos andam? Explique como e porque; Dizer aos alunos dizer que o artista imaginou um trabalho que provocasse, em seu leitor, vontade de interagir com a obra, vontade de pegar e de sentir com as mos as diferentes texturas, de deitar a cabea para sentir como Cochilo se comporta com o seu peso, se ele realmente convida a cochilar, a sonhar ou de provocar pesadelos, de brincar, de descansar, de levar para casa e muitos outros sentimentos que so individuais, pois cada um sente de maneira diferente do outro, mas muitas vezes tambm podemos sentir as mesmas emoes. Aula 2 Entregar para os alunos uma folha de papel sulfite A4 e solicitar que iniciem a elaborao de um desenho que tenha relao com o trabalho de Hlio Lima, apresentado na aula anterior e que continua afixado na parede da sala; Explicar para os alunos, que a proposta no criar almofadas, travesseiros ou colches para dormir, pois estaramos, de certa forma, trabalhando com a perspectiva do artista, mas a de elaborar objetos para brincar; Falar para os alunos que este objeto necessita de ser pensado em todos os seus lados, ou seja, altura, largura e espessura, devendo, portanto, desenhar todos estes lados;

Pedir para cada aluno imaginar um companheiro/a para sua brincadeira, devendo todos os alunos elaborar seu prprio desenho, posto que estamparo seus brinquedos; Dizer aos alunos que ao desenharem esto produzindo um trabalho bidimensional e que, posteriormente, o transformaro em um trabalho tridimensional. Aula 3 Providenciar, para esta aula, alguns metros de no tecido coloridos, tesoura, rgua e cola para tecido; Ampliar os desenhos dos alunos em xerox, de modo que tenham aproximadamente uns 15 cm, para que possam utiliza-los como molde; Colocar os moldes sobre o no tecido e orientar os alunos a recortarem as partes, faces e laterais que comporo seu desenho de brincar, faces e laterais; Guardar nas pastas dos alunos os no tecidos recortados, os moldes e os desenhos. Aula 4 Solicitar que os alunos pintem sobre as faces do no tecido (recortados na aula anterior) o companheiro que foi escolhido na atividade da penltima aula; Pedir para os alunos que pintem com tinta de tecido, o desenho riscado com lpis 6B. Aula 5 Pedir para os alunos iniciarem a montagem dos brinquedos, colando as partes e deixando uma abertura; Falar para os alunos preencherem o brinquedo com flocos de isopor, espuma, ou pequenas bolas de papel. Aula 6 Pedir para cada aluno apresentar sua arte de brincar para os colegas, descrevendo como ele foi pensado e para qual brincadeira, como o colega eleito foi desenhado na face do brinquedo e contar algumas particularidades de seu novo amigo; Perguntar para os alunos se eles conseguem perceber o processo que realizaram do bi para o tridimensional; Permitir que os alunos brinquem com os objetos produzidos.

Recursos Complementares
Para tridimensional e bidimensional consultar: http://www.blogpaedia.com.br/2008/04/o-que-bidimensional-e-tridimensional.html A arte que representa imagens em trs dimenses: http://educacao.uol.com.br/artes/ult1684u39.jhtm

Avaliao

A avaliao, neste trabalho, ser realizada durante o processo de desenvolvimento das aulas, tendo como nfase a percepo do aluno na leitura da obra de Hlio Lima, capacidade de elaborao do desenho bidimensional, sua compreenso do que venha a ser bi e tridimenso, por meio da experincia de construir um objeto, e sua capacidade de refletir sobre as diferentes formas do artista apresentar seu trabalho ao pblico, provocando os diferentes rgos dos sentidos, que no s o olhar.

Vous aimerez peut-être aussi