Vous êtes sur la page 1sur 3

DICAS PARA ELABORAO DE RECURSO

1 - Os recursos sero sempre elaborados em duas peas, quais sejam: uma pea de encaminhamento e outra contendo as razes do Recurso.

2 Utilize sempre o termo Recorrente e/ou Recorrido.

3 A pea de encaminhamento ser sempre endereada ao juiz ou Tribunal Prolator da deciso Recorrida, fazendo sempre a meno juntada do comprovante de pagamento das custas e depsito recursal (quando for necessrio o preparo).

4 Na petio de encaminhamento, alm do correto endereamento, voc dever indicar o nmero

5 Caso o Recurso seja interposto, por exemplo, em face de um acrdo proferido pelo Tribunal Regional do Trabalho, a petio de Encaminhamento dever sempre ser dirigida ao: EXCELENTSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ PRESIDENTE DO EGRGIO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA ____ REGIO. Se for na vara: EXCELENTSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DO TRABALHO DA ___ VARA DO TRABALHO DE _________/UF.

6 Na pea contendo as razes recursais, voc dever elaborar um pequeno cabealho identificando o recurso, o recorrente, o Recorrido, o n do processo e a origem. O mesmo raciocnio deve ser adotado em caso de apresentao de contrarrazes ao recurso ordinrio interposto, seja na pea de encaminhamento, seja no cabealho das contrarrazes.

7 - Na razes recursais, voc dever indicar os motivos justificadores da reforma do julgado, apontando os equvocos da deciso objeto do recurso e fundamentos na lei, doutrina e jurisprudncia. 8 No se esquea de que, dependendo da situao, voc poder requerer a nulidade do julgado, como, por exemplo, na hiptese de cerceamento de defesa, 9 Lembre-se, mesmo que voc argua a nulidade do julgado, torna-se necessrio que, no mrito haja tambm requerimento da reforma do julgado uma vez que a preliminar do recurso (nulidade) pode no ser acolhida.

10 Por fim lembre, o recurso, assim como a petio inicial e a contestao um texto dissertativo aonde apresentaremos nossa idia com intuito de convencer algum no nosso caso o juzo. Lembre-se todo texto tem introduo, desenvolvimento e concluso. Assim aps o endereamento ao rgo competente para julgamento do recurso iniciaremos a nossa tese. Sempre iniciamos pela Introduo ( que no caso do recurso so os pleitos que nos buscamos a modificao, sempre lembrando de colocar a fundamentao do juzo para tanto) Ex: A MM.juzo da 4 vara do Trabalho de Cuiab julgou parcialmente procedente os pleitos formulados pelo Recorrido, deferindo-lhe a equiparao salarial. Entendeu a nobre magistrada que estavam presentes todos os requisitos do artigo 461 da CLT, bem como smula 6 do TST.

A idia central do segundo pargrafo e tentarmos desconstituir tal afirmao. Em que pese o brilhantismo e a fundamentao constante na r.deciso, entendemos que a mesma passvel de reforma vez que est em desacordo com as provas dos autos e jurisprudncia majoritria, consoante passaremos a expor. (ou ainda...)

Data vnia, ousamos discordar do ilustre entendimento da Juza a quo, seno vejamos: A partir do pargrafo seguinte passamos a trazer a argumentao porque merece ser reformada a r.sentena. Lembre-se de trazer argumentos prprios embasados pela fundamentao na Legislao, doutrina e jurisprudncia, inclusive smulas do TST, se houverem.

11 Sempre voc requerer no final do recurso que este seja conhecido e provido. Diz-se que o recurso ser conhecido quanto aos pressupostos processuais de admissibilidade e provido quanto o mrito da questo: Reclamante/Recorrente. DIANTE DE TODO O EXPOSTO, REQUER O RECORRENTE SEJA CONHECIDO O PRESENTE RECURSO PARA NO MRITO DAR-LHE PROVIMENTO PARA REFORMAR A R.SENTENA E JULGAR INTEIRAMENTE PROCEDENTE OS PEDIDOS ELENCADOS NA PETIO INICIAL.

Reclamado/Recorrente: DIANTE DE TODO O EXPOSTO, REQUER O RECORRENTE SEJA CONHECIDO O PRESENTE RECURSO PARA NO MRITO, DAR-LHE PROVIMENTO REFORMANDO A R.SENTENA, E JULGANDO INTEIRAMENTE IMPROCEDENTE OS PLEITOS CONTIDOS NA PEA VESTIBULAR, INVERTENDO-SE O NUS DE SUCUMBNCIA.

Vous aimerez peut-être aussi