Vous êtes sur la page 1sur 9

1- Conceito de Direito: Direito = directum (latim) = regra, direo, sem desvio.

- Trs sentidos (de modo amplo): 1 - regra de conduta obrigatria (direito objetivo); 2 sistema de conhecimentos jurdicos (cincia do direito) e 3 - faculdade ou poderes que tem ou pode ter uma pessoa, o que pode uma pessoa exigir da outra (direito subjetivo) Duas espcies de definio de Direito 1-) nominal (palavra, vrios significados: direito, reto, jurdico, justo, justia...) 2-) real (o que ) 1.1-) Realidades fundamentais do Direito: a) b) c) d) e) o direito no permite o duelo; - norma o Estado tem o direito de legislar; - faculdade a educao direito das crianas; - justo cabe ao direito estudar a criminalidade; - cincia o direito constitui um setor da vida social. fato social

1.2-) Direito-norma: conjunto de normas, leis ou regras jurdicas. O direito a norma das aes humanas na vida social, estabelecida por uma organizao soberana e imposta coativamente observncia de todos. direito na acepo de norma realidades distintas: a) Direito positivo conjunto de normas elaboradas para reger a vida interna de determinada sociedade; b) Direito natural fundamento ao Direito Positivo (normas que servem de base do DP: deve se fazer o bem, dar a cada um o que lhe devido) c) Direito estatal normas jurdicas elaboradas pelo Estado, para reger a vida social (ex.: cdigo civil, Constituio Federal, leis federais, estaduais, municipais, etc) d) Direito social normas obrigatrias, elaboradas por diferentes grupos sociais, para reger a vida interna desses grupos (ex.: estatuto de universidade, CLT). 1.3-) Direito-faculdade: O direito considerado na vida real (...) nos aparece como um poder do indivduo Savigny direito subjetivo um poder do sujeito. Faculdade reconhecida ao sujeito ou titular do direito. Acepes diferentes de direito subjetivo: - direito-interesse: satisfao das necessidades materiais ou espirituais (ex.: direito vida, integridade fsica, direito de usar um imvel)

direito-funo: institudo em benefcio de outras pessoas (ex.; poder-familiar, direito de julgar ou legislar)

1.4-) Direito-justo: - direito devido por justia (Declarao Univ. dos Dir. Humanos) - direito conforme justia (Justo objetivo) - relacionados com o conceito de justia Justia a vontade constante e perptua de dar a cada um o seu direito Ulpiano. 1.5-) Direito-cincia: (estudar direito mtodo ou objeto) Direito a exposio sistematizada de todos os fenmenos da vida jurdica e a determinao de suas causas Hermann Post.

1.6-) Direito-fato social: revela a natureza do grupo social, mais do que a religio, a lngua ou a arte. setor da vida social (estudado pela sociologia jurdica).

Conjunto das condies de existncia e desenvolvimento da sociedade, coativamente asseguradas Tobias Barreto. 2- Natureza epistemolgica da IED: Ao estudar o Direito como cincia, examinaremos sua definio, o lugar que ocupa no conjunto das cincias e a natureza de seu objeto = epistemologia jurdica. A cincia do Direito o estudo metdico das normas jurdicas com o objetivo de descobrir o significado objetivo das mesmas e de construir o sistema jurdico, bem como de estabelecer as suas razes sociais e histricas Paulo Dourado de Gusmo. Fcil concluir que a Introduo cincia do Direito epistemologia jurdica, j que alude no ao direito, mas cincia que trata dos fenmenos jurdicos, de maneira a responder questo sobre o que a cincia jurdica como uma introduo, a fim de que o estudante no a confunda com direito, que o seu objeto. Carter epistemolgico a introduo cincia do direito no cincia, por faltar-lhe unidade de objeto, mas uma disciplina epistemolgica por: a) dar uma viso sinttica da cincia jurdica; Epistemologia jurdica = teoria da cincia do direito. Tem a incumbncia de estudar os pressupostos, os caracteres do objeto, o mtodo do saber cientfico e de verificar suas relaes e princpios. b) definir e delimitar os conceitos jurdicos fundamentais, que sero utilizados pelo jurista na elaborao da cincia jurdica;

Conceitos de relao jurdica, fonte jurdica, direito objetivo e subjetivo, direito pblico e privado, fato jurdico, sano e interpretao, integrao, aplicao da norma no tempo e no espao. c) apresentar, de modo sinttico, as escolas cientfico-jurdicas. Correntes fundamentais do pensamento jurdico. Visa demonstrar uma noo panormica da cincia que estuda o fenmeno jurdico, introduzindo ao mundo do direito, com suas terminologias, preparando para o estudo dos vrios ramos do direito. (Ex.: palavra competncia - adjetivo: competente) Quem trata do direito est elaborando cincia jurdica, mas quem se ocupa com a cincia do direito est fazendo epistemologia. Assim, as cincias em geral tm maior facilidade para descobrir e fixar os seus objetos de estudo, o que pretende o Direito, quando tem o foco voltado s normas jurdicas escritas. Porm, preciso pensar na funo social do Direito e no papel social exercido pelos que o operam. 3- Problemtica do tema Cincia Do Direito: Qual o objeto que o jurista escolhe para o seu estudo? Objeto da Jurisprudncia (cincia do direito) o conhecimento do direito, porm apresenta grande complexidade, no havendo consenso entre os diversos autores sobre o conceito de direito. Jurisprudncia = cincia do Direito (romanos) = doutrina que se firma atravs de uma sucesso convergente e coincidente de decises judiciais (atual). Reala virtudes primordiais do jurista: a prudncia, o cauteloso senso de medida das coisas humanas. Para Andr Franco Montoro, divide-se: a) sentido amplssimo: cincia jurdica, ramo especial do conhecimento que trata do fenmeno jurdico; b) sentido amplo: decises dos Tribunais de nosso pas uniformes ou contraditrias; c) sentido estrito: decises reiteradas dos Tribunais, formando um entendimento pacfico. Direito palavra anloga, pois designa realidades conexas ou relacionados entre si, o que dificulta a sua definio pelo cientista do direito. (diferente de equvoca ou unvoca) Ex: ora se aplica norma; ora autorizao dada pela norma; ora a qualidade de justo, etc. Por se relacionar e ser objeto de vrias cincias, o critrio filosfico adotado pelo jurista que determina o objeto de estudo. A constituio do objeto governada pelo mtodo. Mtodo: juno dos vocbulos gregos meta (fim, atravs de) + odos (caminho, trmite) = caminho ordenado que conduz a cincia aos enunciados verdadeiros.

Para Miguel Reale a obra do jurista persegue trs propsitos fundamentais: a) cientfico ou teortico: mediante a anlise e a sistematizao dos preceitos jurdicos vigentes, podendo encontrar princpios gerais; b) prtico: pela exposio do ordenamento jurdico e interpretao das normas jurdicas, para facilitar a tarefa de aplicar o direito; c) crtico: quando se afasta do comentrio e sistematizao para julgar sua justia ou convenincia e sua adequao aos fins a que o direito deve perseguir, emitindo juzo de valor sobre o contedo de uma ordem jurdica. Para alguns autores a Jurisprudncia: - insuscetvel de conhecimento de ordem sistemtica, pois seu objeto se modifica no tempo e no espao o que impede a exatido da cincia ceticismo cientficojurdico; - objeto (direito) permanente que permite fazer longas verificaes, permitindo correo de eventuais erros naturalismo; - cincia, pois contm todas as notas peculiares ao conhecimento cientfico (conhecimento sistemtico, metodicamente obtido e demonstrado, dirigido a um objeto determinado, que separado por abstrao dos demais fenmenos) corrente majoritria. A crise da cincia do direito consiste na inexatido, da a grande questo do conhecimento cientfico-jurdico, que persistir enquanto os juristas no se puserem de acordo sobre o objeto e mtodo de sua cincia. sem jusfilosofia a cincia jurdica cega; sem cincia jurdica, a jusfilosofia v. LEONARDO VAN ACKER 4- Doutrinas epistemolgicas que justificam teoricamente a cincia do direito: 5.1-) Jusnaturalismo: Idade Mdia a teoria jusnaturalista apresentava contedo teolgico os fundamentos do direito natural eram a inteligncia e vontade divina. O direito natural era um conjunto de normas ou de primeiros princpios morais, imutveis, consagrados ou no na legislao da sociedade, por resultarem da natureza das coisas e do homem, sendo imediatamente apreendidos pela inteligncia humana como verdadeiros. O bem inerente natureza humana, que iluminado pela razo. Primeiros princpios da moralidade o que h de permanente e imutvel na natureza humana. Fundamental o bem deve ser feito Os demais a) deveres do homem para consigo mesmo; b) deveres do homem para com a famlia; c) dever de respeitar a sua inteligncia e d) deveres do homem para com a sociedade.

A idia do Direito Natural o eixo em torno do qual gira toda a Filosofia do Direito. O jusfilsofo ou partidrio dessa idia ou defensor de um monismo jurdico, viso que reduz o Direito apenas ordem jurdica positiva. Paulo Nader. Concepo aristotlico-tomista direito natural abrange todas as normas da moralidade, inclusive as normas jurdico-positivas, enquanto aceitveis ou tolerveis pela moral. - A fonte do Direito Natural a vontade de Deus; - Supremacia do Direito Natural sobre as leis humanas, que podem no ser cumpridas, se injustas; - A lei humana deve: basear-se na razo (para no ser injusta), visar o bem comum, ser executada por quem tenha competncia e ser promulgada corretamente. Corrente de Santo Agostinho: o direito natural reduz-se pura vontade e a lei identificase apenas com a vontade do legislador. Trs funes do Direito Natural: - ser fundamento do direito positivo; - inspira o direito humano, que deve estar em harmonia com o direito positivo; - ser levado em conta quando da aplicao do direito positivo. Assim, a justia deve ser feita a cada caso. - Deixa de ser obra de Deus para ser considerado obra da razo humana. Na concepo de direito natural subjetivo e formal a natureza humana foi concebida como: 5.1.1- Genuinamente social: Hugo Grcio Divide o Direito Natural: Jus voluntarium - vontade divina ou humana e jus naturale oriunda da natureza do homem de viver em sociedade. Inicia-se a separao entre lei natural e eterna no vinculada a origem divina. Iniciou o descrdito do jusnaturalismo (universal e imutvel), para um sistema regulador da vida social. Mentor da escola clssica do direito natural, dentro de uma concepo sociolgica, fundada na natureza social do homem. moralmente necessrio e conveniente a celebrao de pactos sociais tendncias sociolgicas. O senso social fonte do direito propriamente dito. 5.1.2- Originariamente a-social ou individualista: Hobbes No estado natural, o homem tinha o direito de tudo fazer e ter, sem distino entre bem e mal, justo e injusto. Da liberdade a-social estado de guerra, pela natureza do humana (cobia, instinto de segurana, desejo de glria) contrato social entregando ao governo absoluto o poder de estabelecer a ordem jurdica. As leis naturais so normas morais que incutem no ser humano o desejo de assegurar sua auto-conservao e defesa por uma ordem poltico-social garantida por um poder coercitivo absoluto. Rousseau

O homem insocial por natureza, sendo bom no estado natural, a sociedade o corrompe. Instinto de conservao prpria e repugnncia ao sofrimento de outra criatura. Dois instintos: a) nunca se deve fazer o mal a outrem, somente pela legitima preferncia da auto-conservao; b) auto-conservao = bem estar biolgico, manuteno da qualidade do homem = dom moral e natural da liberdade e igualdade entre os homens. Por no haver autoridade de homem sobre homem, a autoridade legitima repousa em pactos = igualdade e liberdade dos contratantes. - Preceito de justia negativo (no prejudicar a outrem); - Pacto social que institui escravido = imoral; - Condenao do pacto social que reconhece a alguns membros o direito de propriedade privada sobre os bens anteriormente adquiridos pela grupo; - Pacto social lcito e eficaz estabelece forma de associao em que cada membro defendido e protegido por um poder comunitrio unido. Entrega total da pessoa e dos bens comunidade ao poder soberano que fixa o patrimnio social e redistribui os bens. Socialismo. A liberdade consiste na obedincia do homem norma que a si mesmo prescreveu. Individualista: contrato social egocentrismo, no implica engajamento social do individuo, pois de fato no d nada a ningum e recebe de todos o mesmo bem que entregou ganha fora pblica para conservar o que tem. 5.2- Empirismo exegtico: Frana: A funo especfica do jurista era ater-se ao texto legal e revelar o seu sentido. Os cdigos eram expresso humana do direito natural, elaborados de forma racional, portanto a cincia do direito deveria reduzir-se a interpretao desses. A interpretao era necessria, porm no se admitia oposio entre a vontade do intrprete e a do legislador, o jurista no poderia reformar a lei, somente aplic-la. A lei e o direito constituem uma mesma realidade, pois a nica fonte do direito a lei e tudo o que estiver estabelecido na lei direito. Os seguidores da escola da exegese interpretavam da seguinte forma: 1 - interpretao literal do texto legal - procedimentos filosficos e lgicos para deduzir o sentido da lei; 2 - interpretao histrica circunstncias que antecedem a lei; 3 - interpretao lgico-sistemtica descobrir o sentido da lei, com base no lugar que ocupa no sistema legislativo. Objetivo: entender o texto da lei. A lei a nica fonte das decises jurdicas silogismo (premissa maior a lei, menor o fato concreto) CRTICAS: O malogro da orientao exegtica resultou da necessria adequao da lei s novas circunstncias, em virtude da evoluo social. Uma lei indeformvel somente existe numa sociedade imvel Recasns Siches.

5.3. Historicismo Casustico: Savigny O direito surge na histria como conseqncia dos usos e costumes e da tradio de um povo, e no como produto racional do legislador. O legislador traduz em normas escritas o direito vivo, produto da vontade popular em determinadas condies de tempo e lugar. O direito principia espontaneamente como conduta consuetudinria de um povo, assim como a lngua. Nessa escola houve a valorizao do costume. 5.4. Positivismo sociolgico e positivismo jurdico: O positivismo afasta o direito natural e procura reconhecer to somente o direito positivo, limitando o conhecimento cientfico-jurdico ao estudo das legislaes positivas no tempo e no espao. Augusto Comte positivismo sociolgico sociologia era a nica cincia social e a cincia jurdica era um setor da sociologia. Para Comte todos os fenmenos vitais devem ser explicados por suas causas sociolgicas. Durkheim negou o jusnaturalismo individualista, procurando demonstrar que os direitos naturais do indivduo nada mais so do que direitos que lhe foram dados pela conscincia coletiva, cujo rgo principal o governo estatal, no decorrer de sua evoluo histrico-cultural. O direito um fato social, resultado da conscincia coletiva e deve ser estudado pelo mtodo sociolgico. Lon Duguit fundamentou o direito no puro fato social do sentimento de solidariedade e de justia. Distingue trs espcies de normas sociais, decorrentes de necessidades da vida humana em sociedade: normas econmicas e morais, que passam s normas jurdicas, face ao seu no-cumprimento, o que afeta os sentimentos de solidariedade social e justia teoria do solidarismo jurdico. Para ele o direito positivo um conjunto de normas sancionadoras, exigidas pelos valores em apreo da conscincia coletiva (solidariedade social e justia), no sendo nenhuma superiora outra. No Brasil surgiu uma corrente sociologista ecltica. Pontes de Miranda escreve que no com o sentimento, ou com duro raciocnio, que deve trabalhar o legislador e o cientista do direito. O que se h mister ater-se aos fatos, ao que concreto, e raciocinar, objetivamente, a induzir, segundo rigoroso mtodo cientfico. Djacir Menezes, em comentrio ao pensamento de Pontes de Miranda, diz que a base das cincias jurdicas, como a base de todo o conhecimento se constitui pela experincia e pela observao dos fatos... Ela sistematizao dos fatos observados na realidade social, com o mtodo puramente indutivo, a fim de tornar-se objetiva e cientfica.

O estrito positivismo jurdico, no ensinamento de Leonardo van Acker, pretendeu purificar a cincia jurdica de qualquer fator, base ou fundamento moral ou de direito natural. A cincia positiva se limita aos fatos sem pretender apreciar valores. A eliminao do direito natural como fundamento moral do direito realizou-se pela: a) amoralizao psicossocial do direito procurou eliminar a moral do direito, fundando-o no fator psicossocial do interesse geral garantido pelo poder coercitivo do Estado e na fora social o fator moral no se exclui, ficou absorvido pelo fator interesse geral e fora social; b) amoralizao poltico-estatal o direito positivo funda-se no poder soberano do Estado, outorgando direitos subjetivos aos cidados; e, c) amoralizao lgico-tcnica de Hans Kelsen com sua Teoria pura do direito, o positivismo jurdico alcanou completa eliminao da moral e do direito natural. A cincia jurdica somente descreve normas, sem se ater ao moralmente justo. Cognoscvel apenas o valor legal ou validade da norma. A validade da norma jurdica explicada pela das normas jurdicas hierarquicamente superiores, sendo que a validez da norma constitucional justifica-se na norma hipottica fundamental (lgica). Pureza metdica: sendo o direito uma realidade especfica, no seria adequado utilizar na cincia jurdica mtodos vlidos para outras cincias (psicologia, silogismo, histria, sociologia). A investigao do direito deveria ser feita mediante processos prprios. A cincia do direito procura afastar influncias sociolgicas e a apreciao da ideologia poltica, pois a cincia jurdica j recebe a norma feita. Afastadas essas influncias , Kelsen constitui como objeto especfico da cincia jurdica, a norma de direito. Para Hans Kelsen , a cincia tem por misso precpua conhecer seu objeto, da a ntida tendncia antiideolgica da teoria pura do direito, uma vez que a ideologia emana da vontade e no do conhecimento. O direito deve ser visto como um sistema de normas, limitando-se a cincia jurdica ao conhecimento e descrio daquelas. uma cincia normativa porque conhece normas e no porque as cria. A sistematizao das normas jurdicas o fundamento de validade destas. A validade de uma norma apenas pode ser a validade de uma outra. A norma jurdica criada por um ato de vontade, apoiado por uma disposio legal. A cincia jurdica descreve as normas mediante proposies jurdicas, que no so fontes jurdicas, so oriundos do ato de conhecimento do jurista. A proposio jurdica um juzo hipottico condicional. A cincia do direito normativa porque procura conhecer e descrever normas. Normas inferiores normas superiores norma hipottica fundamental. Norma hipottica fundamental ou norma bsica um precedente lgico do conhecimento. A norma bsica no deve ser considerada um a priori, pois s pode ser estabelecida aps a verificao do fato o jurista estabelece em funo da experincia e nela a comprova.

O conflito de normas poder e dever ser solucionado pela interpretao ou eliminado pela derrogao. O legislador ao elaborar a lei est aplicando a norma constitucional (norma superior); o juiz ao sentenciar est aplicando a lei (produo de uma norma-norma inferior). |5.5- Culturalismo Jurdico: Cultura tudo que o ser humano acrescenta s coisas com a inteno de aperfeio-las. Tudo que construdo pelo homem em razo de um sistema de valores. a natureza transformada ou ordenada pela pessoa humana com a finalidade de atender aos seus interesses. Os estudos mais recentes da epistemologia jurdica so no campo do culturalismo jurdico, pela necessidade de se ver o direito como um fenmeno inserido em situaes vitais, dotado de sentido, com contedo valorativo, uma vez que concebe o direito como um objeto criado pelo homem. A cincia jurdica no culturalismo jurdico, a cincia que estuda o direito como objeto cultural, que enfatiza os valores do direito.

Vous aimerez peut-être aussi