Vous êtes sur la page 1sur 6

Relatrio de sondagem

Pblico alvo - 8 srie do ensino fundamental II

A escolha da 8 srie do ensino fundamental II para a realizao da sondagem deve-se ao fato de eu lecionar lngua portuguesa neste componente, nesse sentido, decidi dirigir essa atividade porque tenho alunos com deficincia e que no so alfabetizados. Eles recebem atendimento na SAAI (sala de apoio e acompanhamento de apoio incluso), e realizam atividades para melhorar seu convvio social, cognitivo e afetivo.

Objetivos

Ser professor de Lngua Portuguesa e estar interado ao entendimento deles ante a linguagem de suma importncia para a compreenso de como ocorre a aquisio da lngua. Ento, palpvel aproximar-me deles e tentar intervir de maneira significativa nas dificuldades de aprendizagem apresentadas. Objetivo que eles possam fazer relao com o mundo social que os rodeiam de forma autnoma por intermdio da linguagem. Saber quem so os alunos que apresentam dificuldades impreterivelmente importante para que se possam direcionar as atividades de modo que o aluno possa ser introduzido lngua oral e escrita. Alm disso, um dos objetivos centrais da sondagem redirecionar o planejamento anual do professor para que o ensino dessas crianas no esteja descontextualizado em relao s demais, reorientando, assim a prtica pedaggica. A partir dessas pistas, possvel saber como ser o andamento da aquisio da linguagem ao longo do ano letivo e formular hipteses que estejam ancoradas em processos reais e no ideais. Estimular o aprendizado dentro do contexto de crianas com deficientes, caracterizado pela diversidade, pode garantir uma melhor insero interao social. O professor, analisando os dados obtidos e interconectando aos conhecimentos que o aluno j sabe, pode reavaliar sua prtica e pode garantir no aluno a insero ao letramento.

Mtodos

Antes de elencar os mtodos, necessrio destacar que no foi determinado um tempo previsto pelo fato de eles j estarem no ltimo ano do ensino fundamental II.

1- As escolhas das palavras a serem trabalhadas na atividade de sondagem devem pertencer ao mesmo campo semntico para que o aluno possa fazer a relao de forma contextualizada. Dessa forma, os alunos possuem um portflio para o acompanhamento posterior do processo de alfabetizao.

2- O Exemplo de palavras dado foi do campo semntico animal.

3- Individualmente, foi pedido que os alunos escrevessem, a partir do ditado pelo professor, as seguintes palavras: rinoceronte, cachorro, tigre e r. Palavras essas seguindo a esquematizao do polisslabo ao monosslabo. A explanao das palavras deve ocorrer de forma no- silbica para que possamos verificar a associao da palavra falada sobre a escrita.

4- Feito isso, necessrio pedir que o aluno leia as palavras que ele escreveu. Nesse momento, h um prvio conhecimento sobre o processo de alfabetizao daquele dado aluno. Aps, preciso pedir a ele que forme uma frase simples com uma das palavras que ele escreveu. Na figura abaixo est um exemplo de uma sondagem feita com um dos alunos de 8 srie.

O aluno encontra-se na hiptese alfabtica, porm no ortogrfico. Esse aluno no conseguiu formular uma reescrita de um texto narrativo, ainda sim, consegue ler, ainda que precariamente textos curtos com vocabulrio simples. Ele faz relao do fonema e o grafema e l as palavras ditadas pelo professor, mesmo que no estejam em consonncia com as que ele propriamente escreveu. O outro exemplo de um aluno na hiptese alfabtica, mas no ortogrfica

Este aluno tambm se encontra na hiptese alfabtica, mas no ortogrfica, e algumas palavras ele no entende, isso , no entende o que ele mesmo escreveu.

Outro aluno, entretanto, encontra-se na hiptese silbico-alfabtico.

O aluno, ao escrever a palavra, faz correspondncia com uma ou duas letras correspondentes daquela palavra. Na palavra rinoceronte, por exemplo, h a correspondncia do r, i e da slaba te.

Atividades para alunos alfabticos

Seria interessante, o professor trabalhar com textos, mas faltando algumas palavras (as que ele no consegue) para completar. Isso pode fluir o nvel de leitura e fazer as associaes necessrias para o problema da escrita. Tambm importante rodas de conversa, produo coletiva de textos, atividades de caa-palavra, cruzadinhas e forca. E o mais importante, considerar o erro como parte do processo de aprendizagem.

Atividades para alunos Silbicos alfabticos.

O professor, nessa etapa da alfabetizao, poderia realizar atividades que desse destaque a leitura dos nomes das crianas da classe, comparar e relacionar palavras, completar palavras usando letra inicial e final, entre outras. necessrio ficar claro que no se esgotam as possibilidades de atividades para os alunos em processo de alfabetizao, pois estes possuem especificidades diferentes, pelo fato de serem sujeitos diferentes. O processo de alfabetizao e letramento ao mesmo tempo em que individual coletivo, portanto social. Todos esses elementos esto elencados num rol de processos que se interligam e reiteram. A criana tem seu prprio tempo para a aprendizagem e sua maneira de aprender pode diferir em relao outra criana.

Vous aimerez peut-être aussi