Vous êtes sur la page 1sur 15

ALFABETIZAO NO CONTEXTO SOCIAL

Suzete de Oliveira

RESUMO Este artigo analisou a alfabetizao de dez crianas, enfocando o processo evolutivo: envolveu famlias e ao contexto escolar; visando maior compreenso da aprendizagem. Foram varias intervenes realizadas com anlises temticas focadas no habito da leitura, no exerccio da escrita e assimilao do conhecimento lingstico adquirido no contexto social, onde a criana encontrou-se inserida. Para a realizao deste trabalho houve vrios embasamentos com referncias tericas. Ferreiro (2001) pode colaborar muito para a compreenso dos professores em relao ao modo pelo qual as crianas aprendem. Nas palavras da autora: "A escrita um sistema de representao", e esta representao no mera codificao. Palavras - chave: Contexto social, Alfabetizao- aprendizagem. ABSTRACT This paper analyzed the alphabetization of ten children, focusing on the evolutionary process, involving families and the school context, for greater understanding of learning. There were several interventions with thematic analysis focused on the habit of reading, writing and in the exercise of linguistic assimilation of knowledge acquired in the social context, where the child is inserted. For this work there were several references to theoretical foundation. Ferreiro (2001) can contribute much to the understanding of teachers in relation the way in which children learn. In the words of the author: "Writing is a system of representation", and this representation is not mere codification. Keywords: Social Context. Literacy. Learning.

1 INTRODUO

Professora series iniciais Pedagogia UNOPAR

A alfabetizao um referencial para a conquista da realizao pessoal, influenciando no convvio geral, em diversos espaos, nos lares brasileiros, instituies escolares, em relacionamentos sociais, em todo o contexto da sociedade. a partir da alfabetizao que se desenvolve educao formal e com ela que se comea a aprendizagem da leitura e da escrita. A escola cujo propsito educar, tem sido local onde a criana manifesta suas situaes de dificuldades no processo de alfabetizao, pois nem todos os alunos conseguem resultados imediatos no processo. Nas instituies escolares, a apresentao de determinadas dificuldades no nvel dos alunos do primeiro ano, tem sido refletido com profundidade, motivando a ateno dos docentes neste processo educacional. nesse contexto que essa pesquisa se insere, buscando uma ateno especial sobre o ndice de alfabetizao dos alunos do primeiro ano de uma escola publica de Vale do Taquari. Considerando estes aspectos pressupostos e a rea de reflexo, no campo da Psicopedagogia Institucional, a investigao se prope a descobrir respostas para tais problemas: qual o ndice de dificuldades no processo de alfabetizao entre os referidos alunos e que estratgias Psicopedagogicas podem ser adequados para amenizar obstculos na instituio escolar? Na anlise sobre estes problemas, o estudo do caso tem como o objetivo geral aprofundar as pesquisas a cerca da alfabetizao. Especificamente o trabalho visa a realizao de um diagnstico da alfabetizao no primeiro ano da escola, para que, com base nos dados levantados seja possvel, propor aes de intervenes psicopedagogicas que contribuem para aumentar o nvel de alfabetizao em toda a escola. Conhecer como se realiza alfabetizao nesta instituio necessrio por dois motivos centrais. A primeira relaciona-se ao fato de que so constantes as dificuldades na alfabetizao dos alunos na escola, dificultando a evoluo dos alunos no mundo da leitura e grafia. Outro fator importante para a realizao deste estudo sobre alfabetizao descobrir a causa do desequilbrio na turma do primeiro ano, refere-se a necessidade de analisar, refletir e descobrir mtodos adequados ao nvel da turma para que os alunos se sintam estimulados e capazes de atingir um nvel maior na alfabetizao. Esse tema alfabetizao, ser discutido neste trabalho, composto pelas seguintes partes: uma terica que expe conceito sobre alfabetizao na escola; uma metodolgica

que explica como o estudo foi realizado e os procedimentos que foram adotados. O estudo do caso apresenta este contexto investigado bem como discusses acerca do ndice de alfabetizao, propondo possibilidades de aes psicopedaggicas para o caso, por fim so apresentadas algumas consideraes que finalizam o debate proposto.

2 REFERENCIAL TERICO

Aquisio do Sistema da Escrita Conforme Ferreiro & Teberosky (1993) em sua pesquisa sobre o processo de Construo da leitura e da escrita. Em uma descrio mapeadora do processo que cada individuo percorre para aquisio da lngua escrita. Essa pesquisa alm de ter levado a um redirecionamento das questes da aprendizagem coloca em xeque a idia de "prontido" para a alfabetizao, segundo a qual a aprendizagem da lngua escrita no depende, fundamentalmente, habilidades consideradas como pr-requisitos para que a criana possa ser alfabetizada, mas resulta da interao do individuo a lngua escrita, como sujeito do conhecimento. Sem sombras de dvidas, existe uma historia pr-escolar da escrita. A criana no espera ter seis anos, e nem ter uma educadora responsvel pela sua aprendizagem, para comear a refletir sobre o que ler e escrever. Ao ingressar na escola, ela j formulou as mais variadas hipteses sobre esse objeto de conhecimento, as quais devem ser respeitadas pelo educador. A pesquisa de Ferreiro (1993) permitiu-lhe identificar quatro nveis de evoluo conceitual da criana. importante que o educador alfabetizador conhea os cominhos que a criana percorre, para estabelecer e compreender o processo de construo do sistema, intervindo de modo a lev-lo a refletir sobre suas hipteses. Considerando parcialmente as idias da autora.

Nvel pr-silbico:

Inicialmente, a criana no diferencia o desenho da escrita, e no d nenhum significado ao texto. Ela pensa que os desenhos dizem os nomes dos objetos. Em seguida, comea a produzir riscos ou rabiscos da escrita que tinha como forma bsica (modelos). Se a forma bsica for letra de imprensa, far rabiscos separados, com linhas retas e curvas ; se for a letra cursiva o modelo com que ela tem contato, far rabiscos ondulados. Outro elemento pode aparecer na sua escrita, como pseudoletras ou nmeros. Fatos conceituais observados ao nvel pr- silbico, segundo a autora Emlia: a criana pensa que possvel ler nomes diferentes com grafias iguais. Elas ainda no conseguem entender que o que a escrita representa no papel so os sons da fala. Posteriormente, a criana nega essa sua hiptese, porque diz que, para ler nomes diferentes eles devem ser escritos com letras diferentes. Eixo quantitativo: A criana, de um modo geral, exige um nmero mnimo de letras para ser palavra. As palavras como p, sol, rua etc... , Segundo a autora, no podero ser lidas pois tem "poucas letras". So rejeitadas, em funo do critrio interno de quantidade. Eixo de qualidade: Para que se possa ler ou escrever uma palavra, tornar-se necessrio, tambm, uma variedade de caracteres grficos. As palavras que possuem letras iguais tambm so rejeitadas. Nvel Silbico Essa escrita constitui um grande avano, e se traduz num dos mais importantes esquemas construdos pela criana, durante o seu desenvolvimento. Pela primeira vez, ela trabalha com a hiptese de que a escrita representa partes sonoras da fala, porm, com uma particularidade: cada letra vale por uma slaba. Assim, utiliza tantas letras quantas forem as slabas da palavra. Alguns conflitos so vivenciados nesta fase, como: Hiptese da quantidade mnima: elas acreditam que existe uma quantidade mnima de trs letras para escrever. Desta forma, palavras monosslabas e disslabas precisam ser escritas com um mnimo de trs ou quatro letras. Hiptese da variedade de letras: a criana acredita que uma mesma palavra no pode ser escrita com letras repetidas de forma seqenciada. No nvel silbico, quando a criana convidada a ler sua escrita, ela mostra para cada pauta sonora uma letra representada.

Nvel Silbico-Alfabetico Esta fase apresenta-se como uma transio entre o nvel silbico e o nvel alfabtico. Diante dos conflitos da hiptese silbica, a criana descobre que o esquema de uma letra para cada slaba no funciona e, assim, procura acrescentar letras escrita da fase anterior. Emlia Ferreiro nos lembra que um adulto mal informado poder, nessa fase, achar que a criana est omitindo letras, o que no verdade. A criana est acrescentando letras sua escrita da fase anterior. Trata-se de um progresso, e no de um retrocesso. Nvel Alfabetico a fase final do processo de alfabetizao de um indivduo. Nesse nvel, pode-se considerar que a criana venceu as barreiras do sistema de representao da linguagem escrita. Ela j capaz de fazer uma anlise sonora dos fonemas das palavras que escreve. Isso, porm, no significa que todas as dificuldades foram vencidas. A partir da, surgiro os problemas relativos ortografia, entretanto, trata-se de outro tipo de dificuldade que no corresponde ao do sistema de escrita que ela j venceu. A alfabetizao nas escolas um fenmeno antigo e entendido que a aprendizagem da escrita o ato de escrever, alm de envolver um trabalho cognitivo e tambm atividade motora seja traadas letras na superfcie de um papel ou digitada em um teclado de computador. o traado das letras isoladas importante, mas esse processo no deve ser exclusivo. Investir na escrita de palavras em textos curtos, mas significativos uma estratgia que ajuda a combinar a alfabetizao e letramento. Desde o contato inicial, com a escrita, a criana precisa viver a experincia de ser autor. Assim assinala os Parmetros Curriculares Nacionais:

necessrio, portanto ensinar o aluna a lidar com a escrita da linguagem, os aspectos nacionais relacionado ao sistema alfabtico e as restries ortogrficas, como com a linguagem escrita, os aspectos discursivos relacionados linguagem que se usa para escrever. Para tanto preciso que, to logo o aluno chegue escola, seja solicitado produzir seus prprios textos, mesmo que no saiba graf-los, a escrever como lhe for possvel, mesmo que no o faa convencionalmente. (PCN_LP, 1997, p. 68)

A funo da escola ensinar a criana a ler e a escrever, tornando-a um cidado letrado; Com base em Cagliari (1998), lemos sempre com um objetivo, isto para aprender fazer uma receita, para entender as regras de um jogo, para saber dos ltimos acontecimentos do dia, para apreciar um poema e assim continua afirmando que: a atividade fundamental desenvolvida pela escola para a formao dos alunos a leitura. Segundo ele, mais importante saber ler do que saber escrever. Se um aluno no sair muito bem nas outras atividades, mas se for bom leitor, penso que a escola cumpriu em grande parte a sua tarefa. Se porm, outros tiverem notas excelentes em tudo, mas no se torna um bom leitor, sua formao ser profundamente defeituosa e ter menor chances no futuro do que aquele que, apesar das reprovaes, se tornou um bom leitor. A leitura a extenso da escola na vida das pessoas. A maioria do que se deve aprender na vida ter de ser conseguido atravs da leitura fora da escola. A leitura a herana maior do que qualquer diploma. Essas afirmaes convocam os profissionais da alfabetizao a inovar, desacomodar as equipes de trabalho nas instituies para aes urgentes no contexto educacional no em funo de formadores de leitores estimulados com propostas pedaggicas que desafiam os alunos para o mundo da leitura. Para os PCN's o problema da utilizao da Cartilha na alfabetizao, se d, sobre tudo, por que:

[...] a alfabetizao no um processo em perceber e memorizar, e, que para aprender a ler e a escrever, a aluno precisa construir um conhecimento de natureza conceitual: ele precisa compreender no s a escrita representada, mas tambm de que forma ela representa graficamente a linguagem. (Brasil, 1997, p. 21)

Alfabetizao e letramento A aprendizagem da leitura e da escrita depende de duas portas de entrada, distintas, mas indissociveis e que necessitam ser trabalhadas ao mesmo tempo: Alfabetizao e letramento. Segundo Soares (2000), a alfabetizao a aquisio do cdigo da escrita e leitura. Esta se faz pelo domnio de uma tcnica: grafar e reconhecer letras, usar o papel, entender a direcionalidade da escrita, pegar no lpis, codificar, estabelecer relaes entre sons e

letras, de fonemas e grafemas: a criana perceber unidades menores que compe o sistema de escritas (palavras, slabas, letras). Letramento a utilizao desta tecnologia em prticas sociais da leitura e da escrita. Como diz Soares (2003), no adianta aprender uma tcnica e no saber us-la. Diante dessa afirmativa, no podemos perceber o foco e desconsiderar a especificidade da aquisio do sistema da escrita (ensinar a tcnica sem perder de vista as prticas sociais da leitura e escrita). Dessa forma, alm de trabalharmos com uma diversidade de textos que circulam socialmente, devemos levar os educandos a construir o sistema de escrita alfabtico, cabendo escola pensar em consideraes to importantes como: Alfabetizar letrando e letrar alfabetizando. Mais tarde, na fase de escrita ortogrfica, conforme pontua Alvarenga, citado por Marais:
[...] a atividade nuclear do aprendiz (re)-construir as relaes entre o Sistema Sonoro (representao fonolgica) da lngua que o indivduo fala e o sistema grfico (representao ortogrfica) adotada pela sociedade .. (Morais, 2007 p. 102)

Aspectos da Alfabetizao e do letramento Em nossa sociedade, todo cidado, qualquer que seja seu grau de escolaridade ou posio social, est imerso no mundo letrado, assim como o aluno que chega escola, quando ainda no alfabetizado, j faz parte desse mundo e interagem com a cultura da escrita. No entanto, na escola que se o domnio da lngua oral e escrita para a participao ativa na comunidade e no exerccio da cidadania. O domnio da lngua oral e escrita refere-se s capacidades de ler e escrever, de fazer o uso do objeto da escrita e da leitura, tanto na dimenso da alfabetizao como no mbito do letramento. A alfabetizao e o letramento so processos que se mesclam e coexistem na experincia de leitura e escrita nas prticas sociais, apesar de serem conceitos distintos. Alfabetizao [...] a ao de alfabetizar, de tornar alfabeto. a apropriar-se do sistema de escrita. O conceito de letramento:

[...] o resultado da ao de ensinar e aprender as prticas sociais da leitura e da escrita. O estado ou condio se adquire um grupo social ou um individuo como conseqncia de ter-se apropriado da escrita e de suas prticas sociais. (Soares, 2000 p. 20 e 39)

3 METODOLOGIA Para realizao das pesquisas foram utilizadas algumas metodologias para coleta e anlise de dados. Entre os mtodos explorados recorre-se ao estudo dos alunos do primeiro ano, turma nica do Ensino Fundamental, de uma escola pblica, freqentada por dez alunos, no turno da manh, sendo multisseriada com outra srie. Foram investigadas ests dez crianas atravs do SURVEY, uma metodologia que permite conhecer a opinio dos alunos sobre a alfabetizao e tabular os dados de forma objetiva. Para a discusso dos dados coletados, a investigao contempla uma pesquisa bibliogrfica sobre conceitos e informaes cientficas da alfabetizao destes alunos do primeiro ano do Ensino Fundamental na escola. Como instrumento principal de trabalha coletando dados foi utilizado o formulrio composto por 20 questes fechadas. As questes aplicadas no ms de junho de 2011, com interferncia direta do pesquisador. A aplicao do formulrio permite o tratamento quantitativos das informaes colhidas e posteriormente as mesmas so analisadas qualitativamente para que a pesquisa contemple uma abordagem aprofundada no caso da alfabetizao caso selecionado. Alm destas metodologias o trabalho explora observaes participaes sistemticas sobre os sujeitos pesquisados, com embasamentos tericos visando a compreender melhor o processo de alfabetizao.

4 ESTUDO DE CASO Apresentao do Caso Na execuo da pesquisa selecionou um caso especfico para anlise: a alfabetizao de um grupo de seus alunos do primeiro ano de uma escola pblica do Vale do Taquari, os quais estudam nas sries iniciais da escola pblica. Os sujeitos da pesquisa

so dez crianas: quatro do sexo feminino e seis do sexo masculino. A faixa etria dessas crianas so heterogneas, os dez alunos atingem os seis anos de idade. Os alunos freqentam aulas de segunda a sexta-feira, 20 horas semanais, distribudas em currculo por atividades e interdisciplinaridade. A aprendizagem de dois alunos dessa turma no satisfatria. Alguns apresentam baixa estima para estudar, poucos fazem tema. Desses seis dois so filhos de pais analfabetos, mas percebe-se que o amor existe. Apesar da dedicao intensa dos trabalhos docentes as situaes socioeconmicas dos alunos, considerado a remunerao familiar, no so favorveis: todas as famlias recebem menos que o recomendado para uma sobrevivncia digna; a maioria das famlias so meeiros e recebem ajudas governamentais. Vale evocar a questo vinculada a falsa democracia, descrita por Mezzena.
difcil, hoje, encontrar uma criana sem problemas e pais que saibam evit-los. Vemos, desse modo da parte do adulto falsas atitudes de esprito democrtico, que s pode determinar permissividades. Nos outros casos a atitude autocrtica no consegue seno determinar um desdobramento da personalidade da criana que se debate entre aquilo que ela e aquilo que deve aparentar ser, educada de acordo com sistemas que no correspondem s exigncias e aos estmulos do mundo atual. (Mezzena, 1996, p. 19)

No grupo dos alunos da turma observada h um trao relevante: todos so bem vindos na famlia, so alvos da ateno dos pais que se mostram ativos e comprometidos na educao dos filhos, apesar da ignorncia de alguns em relao ao mundo de leitura e grafia. Na trajetria dos alunos na escola, nota-se que existe um aproveitamento satisfatrio, tendo em vista a aprendizagem de dois alunos que no atingem os objetivos propostos. Chama ateno tambm a participao das mes nas atividades promovidas pela escola e quando so chamadas. O nvel de escolaridade das mes, a maioria no sabem ler e a minoria com formao de quinto ano do Ensino Fundamental; moradores na zona rural. Destaca-se ainda que os pais dos alunos analisados parecem investir no comportamento disciplinar dos filhos, uma vez que estes cumprem bem as normas propostas, sabem ouvir e interagir quando necessrio, demonstrando respeito com todos os atores da comunidade escolar.

Conhecendo o contexto dos sujeitos analisados tem-se condies de refletir sobre o tema proposto neste estudo: Alfabetizao, o que ser exposto na sesso seguinte que salienta dados quantitativos e qualitativos resultados da aplicao do formulrio. Os dados coletados so apresentados e analisados atravs de figuras sobre os quais se dissertam, considerando a totalidade dos pesquisados. Figura 1

As crianas questionadas sobre o processo ensino aprendizagem, se os pais olham seu caderno em casa, oito responderam que sim, um respondeu que no e uma outra criana respondeu que s vezes. As respostas foram s diversas. Com esta questo analisada bem como as outras, achei que houve um caminho certo para auxiliar as famlias da necessidade significativa, de ajudar a criana, estimulando para a alfabetizao. Figura 2

No dialogo com as crianas questionadas sobre sua vida anterior a do primeiro ano; se havia freqentado a pr-escola? Conforme relatos um no freqentou, porque morava longe. Investigados relatam oralmente o que faziam na pr-escola e deu para notar o desenvolvimento de todos e a dificuldade que essa criana que no freqentou apresenta. Essa investigao serve para rever questes pedaggicas com esse aluno com maiores dificuldades. Figura 3

10

As crianas que responderam o formulrio, todos moram na zona rural, apresentam pouca leitura de mundo, uma conhece cidade, vivem uma cultura menos favorecida, devido o contexto social que freqentam, sendo para a maioria dessas crianas um grande centro social a escola onde vo todos os dias. Figura 4

Os alunos questionados responderam quais atividades mais gostavam de fazer em relao ao processo de alfabetizao. Todos, responderam que adoram ouvir sons das letrinhas, e identific-las em uma tabelinha com o alfabeto, ou quando a professora l as palavras e decodifica cada letrinha. Com certeza a criana gostando do que faz, ela aprende mais rpido e melhor. Figura 5

Analisando o dilogo com as crianas sobre a ao pedaggica da professora, interessante aplicao desse formulrio para avaliar quantativamente. Esse formulrio

11

aproximou mais professora dos alunos e mantendo essa harmonia; a aprendizagem e conhecimentos iro evoluir gradativamente de maneira satisfatria. Figura 6

Na seqncia dessas questes ou questionamento, responderam se gostavam das atividades propostas pela professora. Todos responderam sim. Isso significa a dinmica das aulas, como os contedos chegam at eles. Demonstram que gostam do que fazer.

Figura 7

Quando os alunos foram questionados em relao as atividades propostas pela professora, que postura tomar em determinadas situaes. Alguns demonstraram que tem atitudes e no ficam parados. Isso, com certeza, vem somar no processo de alfabetizao desses alunos analisados. A fase inicial na vida de um indivduo, na aprendizao de grande significncia para o sucesso do mesmo. Discusso do Caso O formulrio aplicado aos dez alunos do primeiro ano de alfabetizao, oportunizou uma viso mais ampla sobre o processo ensino aprendizagem a essas crianas. Foi uma experincia significativa e valiosa, porque sou professora alfabetizadora dessa turma. Isso me motivou para que, aps cada aula, me entusiasmasse cada vez mais em busca de conhecimentos sobre minha ao pedaggica com esses educandos.

12

O formulrio foi aplicado individualmente a cada criana, com isso consegui question-los e entender ainda melhor cada um como ser nicos no mundo. Todos tm condies de se alfabetizarem uns com mais facilidades, outros um pouco mais lentos: isso devido ao prprio contexto social e culturas diversificadas. A descrio das questes do formulrio realizado na turma de primeiro ano de uma escola pblica do Vale do Taquari, possibilitou a analisar os fatores que contribuem para a evoluo da alfabetizao em vrios aspectos. A identidade de cada criana foi preservada e seus gostos avaliados de maneira prazerosa: saram da entrevista alegres e satisfeitos. Os dados coletados so apresentados e analisados qualitativamente e quantitativamente, atravs de figuras e quadros, sobre os quais se disserta, levando em considerao a totalidade do formulrio. Final dos relatos grficos do formulrio aplicado. Consideraes sobre as questes trabalhadas no estudo de caso com os alunos; so elas de grande significncia, pois permitem uma aproximao de docentes, alunos, famlias e a oportunizar a criar laos de afetividade e confiana entre ambos; so necessrias para melhor conhecer o contexto social em que alunos e familiares vivem, o que pensam em relao a alfabetizao. A unio, dilogo, reflexo junto com as famlias permitem xito no processo ensino aprendizagem. A partir desse diagnstico realizado, com certeza, a professora ter mais conhecimentos sobre cada educando, com isso ter ampla oportunidade de executar a alfabetizao com mais sucessos nesta turma pesquisada. A pesquisa neste formulrio de estudo de caso tem como finalidade garantir uma alfabetizao slida, de qualidade, oportunizando os alunos trabalhos baseados e autores que garantem uma aprendizagem satisfatria do grupo.

5 CONSIDERAES FINAIS A realizao da pesquisa, cujos dados no so definitivos, pois se referem a um momento especfico a aplicao do formulrio que foi aplicado em julho, permitindo algumas observaes mais precisas sobre a alfabetizao de dez alunos do primeiro ano de uma escola pblica.

13

Destaca-se que os objetivos deste estudo de caso foram alcanados, j que a proposta era uma alfabetizao com xito no primeiro ano. Um relato importante, positivo, foi o vnculo de confiana e afetividade entre escola e familiares do alunos do primeiro ano. A escola procurou uma aproximao maior com as famlias, orientando sobre o apoio que uma criana precisa para aprender e ter sucesso na escola. A pesquisa visou um mapeado das dificuldades de cada criana, propondo aes e intervenes pedaggicas, que transformam determinados cenrios em contribuies positivas em prol de uma alfabetizao de qualidade. Um dos objetivos de um educador deve ser conhecer para poder agir, refletir sempre suas prticas pedaggicas, agir e construir dinmicas atraentes, onde envolva a ateno dos alunos, inovar sempre para construir um mundo melhor, onde nele brote do corao de cada educando a semente do querer aprender e assim edificar um mundo de sonhos, e busca de ideais. Segundo Silvas (1993, p. 66) a leitura enquanto fundamental num processo de ensino, tambm, sem dvida um poderoso meio para a compreenso e transformao da realidade. Ressaltar que nem tudo que sonha-se foi alcanado, porque a criana com dificuldades nem sempre de imediato se resolve. preciso dar tempo e acreditar!

REFERNCIAS BRASIL, Ministrio da Educao e do Desporto. Parmetros Curriculares Nacionais. 5 a 8 sries: terceiros e quartos ciclos fundamental: lngua portuguesa. Braslia: MEC, 1997. BRASIL. Ministrio da Educao (MEC). Secretaria de Educao Fundamental (SEF). Parmetros Curriculares Nacionais. Braslia: MEC. SEF, 1997, V. 2. Cagliari, Galdys; Cagliari, Luis Carlos. Diante das letras: a escrita na alfabetizao. Campinas: Mercado das Letras, ALB, 1999. FERREIRO, Emilia. Reflexos sobre a alfabetizao. So Paulo, Cortez, 1985. LOPES, Janine Ramos. Caderno do educador: alfabetizao e letramento . Braslia: Ministrio da Educao. Secretaria de Educao Continuada, Alfabetizao e Diversidade, 2010.

14

LURIA, Alexander Romanovich. O desenvolvimento da Criana na escrita. IN: Luria, Alexander Romanovich; Vygotsky, Lev Seminovich; Leontiev, Alex, Nikolalvich. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. 3 ed. So Paulo: cone, 1988, p. 143 189. MEZZENA, Gicomo. Pais e filhos, um dilogo com o psiclogo . Trad. Alda da Anunciao Machado. So Paulo: Paulinas, 1996. NOVAIS, Germano. O fascinante poder da mente. So Paulo: Loyola, 1992. RAMPAZZO, Sandra Regina dos Reis (Org.). Instrumentao do trabalho Pedaggico nos anos iniciais do Ensino Fundamental: Fundamentos e metodologia . Londrina: UNOPAR, 2008. RIOS, Zo e Libnio Mrcia: Da Escola para casa: Alfabetizao. Editora: RHJ Ministrio da Educao FNDE do Professor 2010. RIOS, Zo; LIBNIO, Mrcia. Da escola para casa: alfabetizao. Editora: RHJ Ministrio da Educao FNDE do Professor, 2010. SILVA. Elementos da Pedagogia da leitura. 2 edio. So Paulo: Martins Fontes, 1993. SOARES b, Magda. Letramento: um tema em trs gneros. Belo Horizonte, 2000: Autntica, 2000. SOARES B. Magda. Letramento: Um tema em trs gneros. Belo Horizonte, 2000: Autntica, 2000. SOARES, Magda. Letramento: um tema em trs gneros. Belo Horizonte, Autntica, 1998.

15

Vous aimerez peut-être aussi