Vous êtes sur la page 1sur 21

A TUTELA DOS INTERESSES METAINDIVIDUAIS E SUA LEGITIMAO PARA AGIR

Andressa Yumi MIYASAKI Jurandir Jos dos SANTOS RESUMO: O presente estudo visa conceituar e distinguir, especificadamente, cada um dos interesses ou direitos metaindividuais, por meio de exemplos citados na nossa doutrina e jurisprudncia, a fim de buscar um melhor conhecimento acerca dos interesses difusos, coletivos e individuais homogneos. PALAVRAS-CHAVE: Interesses Metaindividuais. Interesses Difusos. Interesses Coletivos. Interesses Individuais Homogneos.

1. INTRODUO

A sociedade passou por imensas transformaes nas ltimas dcadas. A realidade socioeconmica modificou-se com rapidez, e o sculo XX assistiu ao desenvolvimento incessante das economias de massa. Os sistemas de produo desenvolveram-se abruptamente, com repercusso na oferta de bens, destinado para a satisfao das necessidades do ser humano. O individualismo acirrado do sculo XIX cedeu lugar massificao em velocidade acelerada. Ocorria o surgimento de novas espcies de direitos, entre os quais alguns que, no obstante extrapolavam a esfera individual por dizerem respeito a interesses e grupos ou categorias em face de sua homogeneidade, mas nem por isso perdiam a caracterstica de serem, intrinsecamente, individuais, embora tutelados coletivamente. Destarte que essa evoluo no foi acompanhada, com igual

desenvolvimento pelo instrumento jurdico, no qual estavam fadados por mecanismos

_______________________
Discente do 7 termo do curso de Direito das Faculdades Integradas Antnio Eufrsio de Toledo de Presidente Prudente/SP. Estagiria do Ministrio Pblico Estadual em Presidente Venceslau. Professor....... Orientador.......

2 que no estavam preparados para solucionar as situaes inditas que a vida em sociedade proporcionava. Esse descompasso se tornou cada vez mais ntido e, em especial, a partir da dcada de 70, momento em que se desencadeou um movimento de busca pela efetividade do processo. Constatou-se que o manancial jurdico disponvel no mais abrangia todos os interesses da coletividade. A herana do Direito Romano que distinguia interesses pblicos de privados, que em certa poca era o suficiente para expressar toda a gama de interesses da coletividade, acabou por se tornar insuficiente para abranger o espectro de interesses que a sociedade moderna manifestava. Os mecanismos tradicionais de acesso justia no eram o suficiente para assegurar a defesa de todos os tipos de interesses que se manifestavam, em face da nova realidade socioeconmica. Mauro Cappelleti leciona que nessa nova realidade (1994, p. 13),
uma sociedade ou civilizao de produo de massa, de troca e de consumo de massa, bem como de conflitos de massa (em matria de trabalho, de relaes entre classes sociais, entre raas, entre religies, etc), o que justifica o aparecimento de situaes de vida mais complexas sujeitas regularizao do direito.

O legislador preocupado com as desigualdades sociais procurou estabelecer uma poltica onde haja o maior nmero possvel de interessados no Direito. Para tanto, procurou pacificar a proteo e exerccio, tanto de direitos individuais, quanto de direitos sociais, com a finalidade de compatibilizar a convivncia do individual com o social. Diante disto, foi necessrio no apenas criao de novos institutos de direito material e processual, mas tambm a uma mudana de mentalidade em que o individual deve ceder ao coletivo. Afirmada a existncia daqueles que no podiam ser classificados propriamente nem como uma coisa nem como outra, e que muitas vezes no pertenciam a uma pessoa ou a um grupo determinado, foram criados mecanismos

3 eficazes de proteo e acesso justia para amparar todos os tipos de interesse que a sociedade moderna trazia. O objetivo maior deste trabalho traar os institutos e o desenvolvimento dos conceitos dos vrios tipos de interesses que se manifestaram com maior evidncia na ps-modernizao da sociedade e que foram fundamentais no sentido de oferecer contornos prprios aos aspectos processuais peculiares das demandas coletivas. Foi apresentado tambm legislaes, jurisprudncia e Smula do Conselho Superior do Ministrio Pblico, buscando facilitar o trabalho de consulta.

2. CONCEITOS DE INTERESSE A palavra interesse possui diversas acepes que podem assumir significados jurdicos ou no. Neste sentido, aborda Mancuso (2001, p. 20) situando-se no plano da existncia-utilidade, os interesses se apresentam numa gama extremamente variada. Em acepo comum interesse, traduz uma idia de vantagem, proveito, benefcio (Dicionrio Aurlio,1997, p. 312). Para o direito, o interesse seria o liame entre o homem e a satisfao de determinadas necessidades sejam acerca de um bem da vida, material, imaterial ou moral. Num sentido amplo o interesse pode ser classificado em individual quando refletir vantagens de apenas uma pessoa ou coletivo, ao se referir ao interesse de um grupo. A clssica distino que a doutrina faz entre interesse pblico e privado tornou-se insuficiente para expressar com clareza e preciso toda a variedade de interesses que podem surgir em uma sociedade de massa. De modo que no se pode enquadrar esse fenmeno apenas nesse binmio, pois a realidade muito complexa e seus elementos esto em constante interao. Segundo Mancuso (2001, p. 30) a expresso interesse pblico evoca, imediatamente, a figura do Estado, e mediatamente, aqueles interesses que o Estado escolheu como os mais relevantes, por consultarem aos valores prevalentes na sociedade. Privado diz respeito, ao

4 interesse do relacionamento entre os agentes entre si, tendo como titular o prprio indivduo, diferentemente, do interesse pblico que tem como titular o Estado. Nesse sentido, Castilho (2004, p. 23) o interesse pblico consiste na contraposio do interesse do Estado ao interesse do indivduo, ao passo que no privado contrapem os indivduos em seu inter-relacionamento. Ocorre que h muitos questionamentos acerca da dicotomia pblicoprivado, sobre este aspecto importante o comentrio de Marcus Vincius Rios Gonalves (2007, p. 3):
1) A expresso interesse pblico usada em diferentes acepes, que podem provocar certa confuso se no forem bem definidas. H pelo menos, trs significados distintos: a) Pode referir-se ao interesse do estado, dos entes pblicos, em contraposio ao do particular. Nesse sentido, confunde-se com o interesse do ente pblico. b) Pode indicar o interesse da sociedade, da coletividade como um todo, confundindo-se de certa maneira com a idia de bem comum. Em princpio, o interesse do Estado deveria coincidir com o da sociedade, na busca do bem comum, mas como se sabe, nem sempre assim. c) Pode significar certo interesse que, embora diga respeito a um particular, refere-se a valores ou direitos cuja proteo interessa coletividade como um todo, de modo a confundir-se com os interesses indisponveis. De forma abreviada, pode-se dizer que a equivocidade da expresso interesse pblico deriva de que ora ela usada para referir-se ao titular, ora espcie de interesse em jogo.

Modernamente, inevitvel reconhecer que h certos interesses que no pertencem a uma nica pessoa, mas a uma coletividade ou grupo de pessoas que podem ser determinadas ou determinveis. Assim, o titular nem sempre pode ser reconhecido, seja porque pertence a toda a comunidade ou porque pertence a uma coletividade indeterminvel. Nesse mesmo sentido, podemos dizer que h interesses que passam do mbito individual, mas no chegam a ser pblicos propriamente ditos. Diante disto, com a sociedade contempornea surgiu uma nova categoria de interesses, que so compartilhados por classes ou categorias de pessoas e para design-los recebem o nome de interesses transindividuais, interesses metaindividuais ou tambm conhecidos como interesses coletivos em sentido amplo.

5 3. DOS INTERESSES METAINDIVIDUAIS Como j narrado os interesses metaindividuais esto situados a uma posio mediana entre o interesse pblico e o privado que se caracterizam por pertencer a um grupo, classe ou categorias de pessoas que tenham entre si um vnculo, seja de natureza jurdica ou ftica. Segundo o conceito de Castilho (2004, p. 28):
Metaindividual o interesse que ultrapassa o crculo individual e corresponde aos anseios de todo um segmento ou categoria, e o liame entre os titulares desse interesse consiste em que todos esto na mesma situao de fato, v.g., indstria que vende produtos defeituosos, lesando os consumidores, ou ento, alunos de uma faculdade que sofrem aumento ilegal nas mensalidade.

Roberto Senise Lisboa (1997, p. 55) define que:


so os interesses transindividuais espcies do gnero interesse social da comunidade como um todo - , distintos dos interesses do particular, sendo que este, todavia, pode ter identidade de necessidades com aqueles.

Esse mesmo autor menciona que:


os interesses transindividuais ou metaindividuais so interesses concernentes a um nmero expressivo de pessoas, importando salientar que uma quantificao mnima no deve ser efetuada, para sua constatao, mas sim a aferio de uma conflituosidade que envolva a comunidade, grupos, categorias ou indivduos com comunho de interesses e titulariedade diversa de direitos subjetivos.

Os interesses metaindividuais podem ser de duas formas, conforme ensina Gianpaolo Poggio Sampaio (1999, p. 36):
Comuns a toda a categoria de pessoas no determinveis, que se encontram reunidas por uma situao de fato, v.g., propaganda enganosa (atinge todos os possveis compradores de um produto, sem que possamos determin-los; comuns a um grupo determinado ou determinvel de pessoas, como os moradores de um condomnio, ou os membros de uma associao.

Com o surgimento da nova categoria de interesse o nosso ordenamento jurdico foi obrigado a criar mecanismos prprios para a sua defesa em juzo. O que

6 acabou por exigir grandes inovaes, uma vez que o processo civil tradicional lidava apenas com as categorias clssicas de interesse privado e pblico. Percebeu-se que era preciso facilitar a defesa dos interesses metaindividuais, atribuindo-as a certos entes, pois sem isto, cada interessado individual teria de buscar sozinho os seus direitos, o que resultaria em maiores dificuldades de se buscar o acesso justia e um aumento de demandas similares, fundadas na mesma situao ftica ou jurdica, o que implicaria no prejuzo do andamento dos processos e grave risco de decises conflitantes. Neste sentido, vale ressaltar a clebre comparao entre esse processo de agrupamento e o fenmeno fsico da molecularizao feito por Marcus Vincius Rios Gonalves (2007, p. 5):
Os tomos, individualmente considerados, no so bastantes para compor as substncias que interessam s pessoas; no entanto, quando agrupados formam molculas cada vez mais complexas que adquirem grande importncia. Os interesses divididos entre o grupo, categoria ou classe esto de tal maneira fracionados que no se destacam; contudo podem tornar-se relevantes se forem agrupados.

Sob esse aspecto processual, leciona Mazzilli (2004, p. 48):

O que caracteriza os interesses transindividuais, ou de grupo, no apenas, porm, o fato de serem compartilhados por diversos titulares individuais reunidos pela mesma relao jurdica ou ftica, mas, mais do que isso, a circunstncia de que a ordem jurdica reconhece a necessidade de que o acesso individual dos lesados Justia seja substitudo por um processo coletivo, que no apenas deve ser apto a evitar decises contraditrias como ainda deve conduzir a uma soluo mais eficiente da lide, porque o processo coletivo exercido de uma s vez, em proveito de todo o grupo lesado.

Na

busca

para

melhor

regulamentar

defesa

dos

interesses

metaindividuais o nosso Cdigo de Defesa do Consumidor no seu artigo 81, caput e pargrafo nico, incisos I a III assim definiu:
Art. 81. A defesa dos interesses e direitos dos consumidores e das vtimas poder ser exercida em juzo individualmente, ou a ttulo coletivo Pargrafo nico. A defesa coletiva ser exercida quando se tratar de: I. Interesses ou direitos difusos, assim entendidos, para os efeitos desse Cdigo, os transindividuais, de natureza indivisvel, de que sejam titulares pessoas indeterminadas e ligadas por circunstncias de fato;

7
II. Interesses ou direitos coletivos, assim entendidos para efeitos deste Cdigo, os transindividuais de natureza indivisvel, de que seja titular grupo, categoria ou classe de pessoas ligadas entre si ou com a parte contrria por uma relao jurdica base; III. Interesses ou direitos individuais homogneos, assim entendidos os decorrentes de origem comum.

Neste mesmo aspecto citaremos a interpretao de Mazzilli (2004, p. 48):


a) se o que une interessados determinveis, com interesses divisveis, a origem comum da leso (p. ex., os consumidores que adquirem produtos fabricados em srie com o mesmo defeito), temos interesses individuais homogneos; b) se o que une interessados determinveis a circunstncia de compartilharem a mesma relao jurdica indivisvel (como os consumidores que se submetem mesma clusula ilegal em contrato de adeso), temos interesses coletivos em sentido estrito; c) se o que une interessados indeterminveis a mesma situao de fato, mas o dano individualmente indivisvel (p. ex., os que assistem pela televiso mesma propaganda enganosa), temos interesses difusos.

Segundo Castilho (2004, p. 30-31):


Interesses Individuais Homogneos, assim chamados aqueles que tm origem comum, compreendendo os integrantes determinados ou determinveis do grupo, categoria ou classe de pessoas que compartilhem prejuzos divisveis, oriundos das mesmas circunstncias de fato; Interesses Coletivos, cujos interesses so indivisveis de um grupo determinado ou determinvel de pessoas, reunido por uma relao jurdica bsica comum e Interesses Difusos consistindo nos interesses transindividuais, de natureza indivisvel, de que sejam titulares pessoas indeterminadas e ligadas por circunstncias de fato, compreendendo grupos menos determinados de pessoas, entre as quais inexiste vnculo jurdico ou ftico preciso.

Deste modo, conclui-se que os interesses individuais homogneos e os interesses coletivos englobam uma categoria determinvel de pessoas, j os interesses difusos envolvem um grupo indeterminvel de indivduos ou um grupo de pessoas de difcil determinao.

3.1 INTERESSES DIFUSOS De acordo com o artigo 81, pargrafo nico, inciso I da Lei 8.078 de 1990, definiu o conceito legal de interesses difusos: so os transindividuais, de natureza

8 indivisvel, de que sejam titulares pessoas indeterminadas e ligadas por circunstncias de fato. O professor Hugo Nigro Mazzilli (2004, p. 51), em magnfica obra, apresenta exemplos fticos que ilustram a idia de difusos:

H interesses difusos: a) to abrangentes que coincidem com o interesse pblico, como o meio ambiente; b) menos abrangentes que o interesse pblico, por dizerem respeito a um grupo disperso, mas que no se confundem com o interesse geral da coletividade (como os dos consumidores de um produto); c) em conflito com o interesse da coletividade como um todo (como os interesses dos trabalhadores na indstria do tabaco); d) em conflito com o interesse do Estado, enquanto pessoa jurdica (como o interesse dos contribuintes); e) atinentes a grupos que se mantm conflitos entre si (interesses transindividuais reciprocamente conflitantes, como os dos que desfrutam do conforto dos aeroportos urbanos, ou da animao dos chamados trios eltricos carnavalescos, em oposio aos interesses dos que se sentem prejudicados pela correspondente poluio sonora).

Deste modo, fica ntido que os interesses difusos no so uma espcie de interesse pblico, mesmo que muitas vezes o interesse de um grupo indeterminvel de pessoas possa coincidir com o interesse do Estado ou o interesse da sociedade como um todo. Segundo Massimo Villone (1976) apud Hugo Nigro Mazzilli (2004, p. 51), os interesses difusos podem caracterizar-se por uma larga rea intrnseca conflituosidade, em razo da qual se mostram ineficientes os procedimentos e a estrutura que normalmente se prestam mediao dos conflitos. Sobre este tema importante destacar a definio de Castilho (2004, p. 35 e 36), em sua obra que define:
Os interesse difusos so aqueles em que os titulares no so previamente determinados ou determinveis e encontram-se ligados por uma situao de fato; so, portanto, indivisveis e, embora comuns a certas categorias de pessoas, no se pode afirmar com preciso a quem pertenam, nem em que medida quantitativa sejam compartilhados; no h vnculo entre os titulares. A doutrina, em unanimidade, cita os exemplos do direito de respirar o ar puro, propaganda enganosa pela televiso, direitos humanos, do consumo em geral, meio ambiente, qualidade de vida, questes econmicas e sociais etc. Vislumbram-se, assim, os interesse relativos qualidade de vida, como a proteo ao consumidor, o meio ambiente, direitos humanos, constituindo-se interesses metaindividuais que necessitam de um tratamento diferenciado em razo de sua natureza. Podemos mesmo dizer que os interesses difusos so

9
uma categoria diferenciada das demais e que tm tratamento normativo diferenciado.

A renomada professora Ada Pellegrini Grinover (1984, p. 30 e 31) apresenta os interesses difusos como:
O outro grupo de interesses metaindividuais, o dos interesses difusos propriamente ditos, compreende interesses que no encontra apoio em uma relao base bem definida, reduzindo-se o vnculo entre as pessoas a fatores conjunturais ou extremamente genricos, a dados de fato freqentemente acidentais e mutveis: habitar a mesma regio, consumir o mesmo produto, viver sob determinadas condies scio-econmicas, sujeitar-se a determinados empreendimentos, etc. Trata-se de interesses espalhados e informais tutela de necessidade, tambm coletivas, sinteticamente referidas qualidade de vida. E essas necessidades e esses interesses de massa sofrem constantes investidas, freqentemente tambm de massas, contrapondo grupo versus grupo, em conflitos que esse coletivizam em ambos os plos.

Na mesma linha de conceituao, Barbosa Moreira (1977. p. 112-113):

Aqui, os interesses para os quais se deseja a tutela jurisdicional, comuns a uma coletividade de pessoas, no repousam necessariamente sobre uma relao-base, sobre um vnculo jurdico bem definido que as congregue. Tal vnculo pode at inexistir, ou ser extremamente genrico reduzindo-se, eventualmente, pura e simples pertinncia mesma comunidade poltica -, e o interesse que se quer tutelar no funo dele, mas antes se prende a dados de fato, muitas vezes acidentais e mutveis; existir, v.g., para todos os habitantes de determinada regio, para todos os consumidores de certo produto, para todos os que vivam sob tais ou quais condies socioeconmicas, ou se sujeitem s conseqncias deste ou daquele empreendimento pblico ou privado, e assim por diante. (...) Por outro lado, o conjunto dos interessados apresenta contornos fluidos, mveis, esbatidos, a tornar impossvel, ou quando menos superlativamente difcil, a individualizao exata de todos os componentes.

Assim, percebe-se que os interesses difusos envolvem situaes no tocante aos fatos e no sobre situaes jurdicas, e a sua indivisibilidade se origina da prpria natureza dos interesses, de forma que no tem como satisfazer ou lesar apenas algumas pessoas. A nossa doutrina apresenta uma gama de caractersticas dos interesses difusos. Conforme, lvaro Luiz Valery Mirra (1988) apud Smanio (2000, p. 26):

10
Conjugando os trabalhos de Ada Pellegrini Grinover, Barbosa Moreira, Pricles Prade, Mauro Cappelletti e Angel Landoni Sosa, podemos traar determinadas caractersticas prprias dos interesses difusos: a) supra-invidualidade ou metaindividualidade; b) existncia de pluralidade de titulares, em nmero indeterminado e praticamente indeterminvel; c) indivisibilidade do objeto do interesse, cuja satisfao a todos aproveita e cuja postergao a todos prejudica em conjunto; d) ausncia do vnculo associativo; e)existncia de vnculos fticos entre os titulares; f) potencial e abrangente conflituosidade; g) ocorrncia de leses disseminadas em massa; h) desigualdade entre os plos titulares dos interesses postos em conflito (p. ex.: cidados contra governos; consumidores contra grupos empresariais e industriais; pessoas contra agentes poluidores).

Por sua vez, Mancuso (2001, p. 84) relata as seguintes caractersticas dos interesses difusos: 1) indeterminao dos sujeitos; 2) indivisibilidade do objeto; 3) intensa conflituosidade; d) durao efmera, contingencial. Podemos citar trs caractersticas essenciais: a indeterminao do sujeito; indivisibilidade do objeto e a ligao entre eles por um vnculo ftico, e no jurdico. Neste sentido, explica o professor Kazuo Watanabe (1997, p. 624) que o legislador optou pelo critrio da indeterminao dos titulares e da inexistncia entre eles de relao jurdica base, no aspecto subjetivo, e pela indivisibilidade do bem jurdico. Quanto indeterminao do sujeito, quer dizer que um agente s, no capaz de apropriar de um interesse que tenha relevncia social, somente diz respeito a uma srie indeterminada de agentes que se agreguem ocasionalmente por possurem uma situao ftica qualquer em comum. No tocante ao objeto do interesse difuso a sua natureza difusa por tratar de interesses que diz respeito a toda coletividade. No mesmo sentido, citamos Smanio (2000, p. 29):
Essa caracterstica dos interesses difusos percebida com facilidade quando verificamos uma leso efetuada contra um bem da vida considerado difuso. A leso atinge um nmero indefinido de pessoas, uma comunidade, uma raa, ou mesmo toda a humanidade, como, por exemplo, o desmatamento predatrio na Amaznia, a poluio de uma praia, o lanamento de produtos venenosos num rio, a propaganda enganosa de um produto pela televiso, a improbidade administrativa de determinado agente pblico etc.

Outra

caracterstica

relevante

dos

interesses

difusos

sua

indivisibilidade, j que no podem ser fracionados entre as pessoas ou grupos, pois

11 todos, so tidos como titulares de um interesse difuso. Esta situao decorre da sua natureza. Ainda, Smanio (200, p. 29) faz referncia outra caracterstica dos interesses difusos:

A indisponibilidade outra caracterstica fundamental dos interesses difusos. Sua relevncia social, a falta de titular identificvel para poder dispor do interesse, bem como sua indivisibilidade, fazem com que no possamos conceber o interesse difuso como interesse indisponvel.

O vnculo entre os titulares de um direito difuso, como j dito, anteriormente, decorre de uma relao ftica e no jurdica, contudo a situao ftica pode ter como base um fundamento jurdico, o que no quer dizer que exista relao jurdica comum entre os agentes. Ademais, por derivarem de uma situao ftica faz com que os interesses difusos sejam mutveis, ou seja, podem modificar-se de acordo com determinadas situaes que acontecem na vida em coletividade. De modo, que essa mutabilidade traz como efeito a irreparabilidade da leso, em determinados bens da vida, no qual uma vez lesionados so insuscetveis de reparao, no qual o prprio Direito no ter como ofertar uma reparao integral, mas meramente formal (indenizatria), ou seja, no ter como fazer retornar ao stato quo ante, por tratar de valores infungveis. Assim, cabe ao Direito buscar novos meios para preserv-los, diante da eminncia da leso. Mancuso (2001, p. 99) vai mais alm ao dizer:
Dessa circunstncia sobreleva o novo papel do juiz nas aes que envolvem interesses metaindividuais. Dever ele ser criativo, ter conhecimentos parajurdicos, procurar antes a justia e a equidade na soluo do caso concreto do que a fria aplicao dos textos. At porque, em muitos casos, no ter ele um texto perfeitamente aplicvel espcie, ou ento o texto deixar a ele a tarefa de definir se existe a representatividade adequada no grupo que se apresenta como portador desses interesses. Haver, por certo, limites a essa atuao jurisdicional, um sistema de freios e contrapesos que preserve a independncia entre os Poderes.

Outras das caractersticas, mas no exclusiva dos interesses difusos a intensa litigiosidade, tendo por um lado pretenso de um interesse relevante de grupo e do outro a resistncia a essa pretenso que dizem respeito a situaes fticas.

12

3.2 INTERESSES COLETIVOS O artigo 81, pargrafo nico, inciso II do Cdigo de Consumidor, define os interesses coletivos como: os transindividuais de natureza indivisvel de que seja titular grupo, categoria ou classe de pessoas ligadas entre si ou com a parte contrria por uma relao jurdica-base. Na lio de Kazuo Watanabe (1997, p. 626-627):
[...] essa relao jurdica-base a preexistncia leso ou ameaa de leso do interesse ou direito do grupo, categoria ou classe de pessoas. No a relao jurdica nascida da prpria leso ou da ameaa de leso. Os interesses ou direitos dos contribuintes, por exemplo, do imposto de renda, constituem um bom exemplo. Entre o fisco e os contribuintes j existe uma relao jurdicabase, de modo que, adoo de alguma medida ilegal ou abusiva, ser perfeitamente factvel a determinao das pessoas atingidas pela medida. No se pode confundir essa relao jurdica-base preexistente com a relao jurdica originria da leso ou ameaa de leso.

Segundo Mancuso (2001, p. 57-58) para ser considerado interesse coletivo deve conter os seguintes requisitos:

a) um mnimo de organizao, a fim de que os interesses ganhem a coeso e a identificao necessrias; b) a afetao desses interesses a grupos determinados (ou ao menos determinveis), que sero os seus portadores; c) um vnculo jurdico bsico, comum a todos os participantes, conferindo-lhes situao jurdica diferenciada.

Ainda, de acordo com Mancuso (2001, p. 50) em sua clebre obra, o renomado autor faz meno aos interesses coletivos no como uma soma de interesses individuais, pois um feixe de interesses individuais no se transforma em interesse coletivo, pelo s fato do exerccio ser coletivo. A essncia permanece individual. Conforme suas palavras:

13
Aqui o quadro se altera nitidamente. No se trata da defesa de um interesse pessoal do grupo; no se trata, tampouco, de mera soma ou justaposio de interesses integrantes do grupo; trata-se de interesses que depassam esses dois limites, ficando afetados a um ente coletivo, nascido a partir do momento em que certos interesses individuais, atrados por semelhana e harmonizados pelo fim comum, se amalgamam no grupo. sntese, antes que mera soma.

Neste mesmo sentido, no quer dizer que por uma mera mudana no modo de exercitar o interesse coletivo que se pode modificar a sua natureza individual. Segundo Castilho (2004, p. 41-42):
Os interesses pessoais adquirem um vnculo organizativo., aglutinando-se e perdendo, cada um, a feio individual, para ceder ao interesse comum identificado com o prprio grupo, com a coletividade representada. A titulariedade do interesse no exclusividade de ningum, mas de todos os membros. Observa-se que estes, em regra, mantm entre si um elo fundado numa relao jurdica base, decorrente da condio de membros associados a um ente jurdico. Antes de ser meramente uma soma de diversos interesses individuais, denotando uma aspirao coletiva, representada pelo ente que interessa a todos os indivduos globalmente considerados, constituem em interesses difusos e coletivos determinados ou determinveis, integrantes do grupo, da classe ou da categoria, de modo que, em situaes intermediria entre os interesses particulares e o interesse geral.

Por tudo exposto, pode-se dizer que os interesses coletivos referem-se unio de pessoas determinadas ou determinveis envolvendo uma relao jurdicabase entre si, caracterizados principalmente pela sua indivisibilidade, deste modo, marcado pela unidade, independendo da unio dos seus titulares, para promover a tutela desses interesses podendo ser em uma nica demanda de forma que no possvel que a ao beneficie um titular apenas, sem beneficiar os demais. Por isso a lei estabelece a coisa julgada ultra partes.

3.3 INTERESSES INDIVIDUAIS HOMOGNIOS Os interesse individuais homogneos so conceituados no artigo 81, pargrafo nico, inciso III do Cdigo do Consumidor: assim entendidos os decorrentes de origem comum. Para Watanabe (1997, p. 629):

14

origem comum no significa, necessariamente, uma unidade factual e temporal. As vtimas de uma publicidade enganosa veiculada por vrios rgos de imprensa e em repetidos dias ou de um produto nocivo a sade adquiridos por vrios consumidores num largo espao de tempo e em vrias regies tem, como causa de seus danos, fatos com homogeneidade tal que os tornam a origem comum de todos eles.

Segundo Mazzilli (2004, p. 53): em sentido lato, os interesses individuais homogneos no deixam de ser tambm interesses coletivos. Esses interesses apesar de estarem uniformizados por uma origem comum, na sua essncia so tidos por individuais. O ilustre doutrinador Smanio (2000, p. 18/19), afirma que:
O que ocorre que sua tutela processual pode ser coletiva, inclusive com legitimidade ativa, em certos casos, ao Ministrio Pblico, por meio da Ao Civil Pblica, conforme Smula de Entendimento n 7 do Conselho Superior do Ministrio Pblico de So Paulo: O Ministrio Pblico esta legitimado defesa dos interesses individuais homogneos que tenham expresso para a coletividade, como: a) os que digam respeito sade ou segurana das pessoas, ou ao acesso das crianas e adolescentes educao; b) aqueles em que haja extraordinria disperso dos lesados; c) quando convenha coletividade o zelo pelo funcionamento de um sistema econmico, social ou jurdico.

Deste modo, observa-se que o vnculo que se tem com outra parte decorre da leso, que individualizada na pessoa de cada prejudicado, j que ofende de modo diferente cada um deles, assim, se permite determinao das pessoas afetadas. Dessa situao, verifica-se que o prejudicado pode exercitar seu direito individualmente ou se habilitar por meio de uma demanda coletiva para a defesa dos seus interesses. Contudo, h interesses que so completamente coletivos, posto isso, a sua demanda ser sempre coletiva, trazemos lume as exemplificaes de Castilho (2004, p. 50):
a proteo do meio ambiente, em matria de defesa da flora e fauna, em matria de tutela dos interesses na preservao do patrimnio histrico, artstico, cultural, espiritual da sociedade; proibio da venda de produto considerado perigoso ou nocivo sade. Vrios exemplos so mencionados pela doutrina, como os compradores de veculos produzidos com o mesmo defeito em srie. Esses consumidores podem ser facilmente identificados e esto unidos a partir da aquisio do bem e quando verificam que est

15
defeituoso. Nesse caso, ao se verificar que o defeito comum a vrios consumidores, e sendo possvel a identificao do prejuzo de cada um, possvel que o interessado se defenda individual ou coletivamente.

Pode-se, ainda dizer que os interesses individuais homogneos so divisveis de acordo com a proporo da leso sofrida, mas por serem homogneos, isto , decorrer de uma origem comum so tratados de forma coletiva. E ressalta-se que esses interesses so derivados de situaes fticas, e no de relaes jurdicas que unam os interessados. Seguindo esta mesma linha de raciocnio Roberto Senise Lisboa (1997, p. 47) ensina que:

Aos titulares individuais determinados de direitos subjetivos distintos e de igual natureza, que tenham necessidades relacionadas a uma mesma origem, atribuise a denominao titulares de interesses individuais homogneos. No se confundem aludidos interesses com os de pessoas determinadas e individualizadas, o que se constata quando da pluralidade de sujeitos em um dos plos da relao jurdica. nota distintiva do instituto em tela dos chamados interesses individuais plrimos a origem comum de vrias situaes, o que no designa, necessariamente, unidade temporal ou espacial, mas a existncia de danos ou ameaa aos direitos subjetivos respectivos, decorrentes do mesmo evento, ainda que essa venha a ocorrer em mais de uma ocasio ou lugar, em funo da divisibilidade possvel do objeto.

Ainda, Lisboa estabelece a relao dos elementos identificadores dos interesses individuais homogneos:

a) possui uma origem comum, ou seja, um nmero determinvel de sujeitos determinado que mantm ou mantiveram liame jurdico com uma mesma pessoa natural (fsica) ou moral (jurdica). A indeterminabilidade, ao menos na fase da liquidao, do nmero de indivduos interessados de forma homognea impede, por decorrncia, o reconhecimento puro dos interesses individuais homogneos, mas no o de outros interesses transindividuais, em concurso com o individual homogneo, como o difuso ou o coletivo. Por tal motivo, com acerto se pode declarar que, em inmeras oportunidade, possvel a detectao de interesses de mltiplas espcies em um mesmo caso concreto. Tome-se, por exemplo, a nulidade de clusula abusiva em contrato de financiamento bancrio, que estipule juros extorsivos ao consumidor. A declarao judicial de nulidade do dispositivo de interesse difuso (pois previne-se que outro consumidor venha a subscrever o contrato nestes termos), coletivo (por interessar ao grupo de pessoas importar em benfico para aqueles que pagaram as prestaes do financiamento com a incidncia de tais juros, concedendo-lhes a devoluo dos valores pagos a maior, isto , alm daquilo que razoavelmente deveriam pagar; b) so interesses e direitos socialmente relevantes;

16
c) no dizem respeito a interesses privados puros, isto , desprovidos de qualquer conotao social; d) so indiciariamente constatados pela potencialidade da proliferao do dano, o que equivale dizer, a reconhecida possibilidade de que outras pessoas venham a sofrer idntico prejuzo, pouco importando se essas pessoas podero ser ou no, desde logo, determinadas.

Objetiva-se, a tutela coletiva desse tipo de interesse que na sua essncia individual, porque alm de facilitar o acesso jurisdio, serve para evitar decises conflitantes advindas de uma repetio de demandas idnticas. Os interesses individuais homogneos, de acordo com Vigliar (2003, p. 29):
So passveis de serem defendidos numa nica demanda, pelo substituto processual de seus titulares, sem que exista a necessidade de autorizao desses, tal ocorreria em hiptese de representao processual, como desejou a atabalhoada Medida Provisria n. 1.984/99, que contou com sucessivas reedies. A demanda ser coletiva, porque postular uma tutela coletiva, ainda que de contedo genrico a eventual condenao daquele que tenha infringido tal modalidade de interesses transindividuais (artigo 95 da Lei 8.078/90).

Esse tipo de interesse ser dissertado, mais adiante, com suas devidas especificaes e controvrsias.

4 DISTINO ENTRE INTERESSES DIFUSOS, COLETIVOS E INDIVIDUAIS HOMOGNEOS. Convm, apresentar o quadro sintico, ilustrado por Mazzilli (2004, p. 55):

Interesses

Grupo

Objeto indivisvel indivisvel divisvel

Origem situao de fato relao jurdica origem comum

Difusos indeterminvel Coletivos determinvel Ind. Homogneos determinvel

De acordo com Mazzilli, o quadro sintico, acima, enfatiza que:

17
a) nos interesses difusos, o liame ou nexo de que agrega o grupo est essencialmente concentrado numa situao de fato compartilhada de forma indivisvel, por um grupo indeterminvel; b) nos interesses coletivos, o que une o grupo uma relao jurdica bsica comum, que dever ser solucionada de maneira uniforme indivisvel para todos seus integrantes; c) nos interesses individuais homogneos, h sim uma origem comum para a leso, fundada tanto numa situao de fato compartilhada pelos integrantes do grupo, como numa mesma relao jurdica que a todos envolva, mas, o que lhes d a nota caracterstica e inconfundvel, que o proveito pretendido pelos integrantes do grupo perfeitamente divisvel entre os lesados.

Alm disso:
O exame desse quadro no deve, porm, levar equivocada impresso de que, nos interesses difusos ou nos interesses individuais homogneos, no exista uma relao jurdica subjacente, ou ainda de que, nos interesses coletivos, no haja uma situao de fato anterior, ou, enfim, de que, nos interesses individuais homogneos, prescinda-se de uma situao de fato comum, ou de uma relao jurdica bsica, que uma todo o grupo lesado. Ao contrrio. No tocante a quaisquer interesses transindividuais (difusos, coletivos e individuais homogneos), sempre haver uma relao ftica e jurdica subjacente.

Ainda, nesse sentido, o que distingue uns dos outros o pedido e a causa de pedir. De acordo, com Castilho ( 2004, p. 50):
Se em determinada ao proposta por determinada associao, objetiva-se modificar o critrio para a atualizao das mensalidades escolares, a coisa julgada beneficiar a todos, inclusive os alunos que no estejam a ela filiados, estando-se, neste caso, diante de ao coletiva para tutela de interesses ou direitos coletivos, de natureza indivisvel. Se, ao contrrio, o que se pretende, contudo, a devoluo da quantia paga a mais pelos alunos, a demanda coletiva ser para tutela de interesses ou direitos individuais homogneos. O que importa para os fins da tutela jurisdicional o que o autor da demanda coletiva traz para o processo. Vale dizer, o seu objeto litigioso. Exemplifiquemos com a publicidade enganosa, visto que a ofensa atinge um nmero indeterminvel de pessoas, tratando-se de leso a interesses ou direito difusos. Contudo, os consumidores que, em razo da publicidade, tiverem adquirido o produto ou o servio ofertado apresentaro prejuzos individualizados e diferenciados, de sorte que a estaremos diante de leso a interesses ou direitos individuais homogneos .

comum nas aes coletivas ou ao civil pblica, discutir mais de uma espcie de interesse metaindividual. No exposto acima, Mazzilli (2004, p. 56) faz semelhante exemplificao das mensalidades escolares, ao dizer que:
numa nica ao civil pblica ou coletiva, possvel combater os aumentos ilegais de mensalidades escolares j aplicados aos alunos atuais, buscar a

18
repetio do indbito e, ainda, pedir a proibio de aumentos futuros; nesse caso, estaremos discutindo, a um s tempo: a) interesses coletivos em sentido estrito (a ilegalidade em si do aumento, que compartilhada de forma indivisvel por todo o grupo lesado); b) interesses individuais homogneos (a repetio do indbito, proveito divisvel entre os integrantes do grupo lesado); c) interesses difusos (a proibio de imposio de aumentos para futuros alunos, que so um grupo indeterminvel).

O que no pode ocorrer do mesmo interesse ser ao mesmo tempo difuso, coletivo ou individual homogneo, pois, so espcies distintas. Outra distino relevante que os interesse difusos e coletivos so sempre realizados por demandas coletivas realizadas por um substituto processual, no qual no vislumbram o prprio interessado, diferentemente dos interesses individuais homogneos que podem ser tutelados coletivamente ou no. Segundo Mazzilli (2004 p. 57):
No parece correto dizer que s os interesses individuais homogneos sejam verdadeiramente transindividuais. Os interesses coletivos, em sentido estrito, tambm so propriamente individuais, pois, posto indivisveis, admitem que cada lesado promova sai defesa individual em juzo, no que lhe diga respeito. Assim, uma clusula abusiva inserida em contrato de adeso pode ser atacada por meio de ao civil pblica (em proveito de todo o grupo lesado); entretanto, uma nica pessoa tambm pode ajuizar ao individual para obter a nulidade dessa mesma clusula (apenas em seu exclusivo benefcio). Por outro lado, at mesmo os interesse difusos so transindividuais, pois, embora no permitam sua defesa estritamente individual em juzo, na verdade no passam de interesses individuais compartilhados por um grupo indeterminvel de lesados.

preciso verificar no pedido, se uma ao tem por objeto a tutela desse ou daquele tipo de interesse metaindividual.

5.CONCLUSO

Esclarecemos que os interesses metaindividuais foram frutos de um fenmeno social, ou seja, surgiram em decorrncia da evoluo ou de mudanas sociais significativas, em virtude do perodo histrico e das necessidades e interesses da classe dominante, devido ao maior ou menor poder de presso da classe dominada.

19 Com o passar do tempo foi surgindo, cada vez mais, a necessidade de uma tutela que visasse o coletivo, pois com a sociedade em massa no havia lugar para o homem enquanto indivduo isolado. Relevante destacar que o Cdigo de Processo Civil foi concebido para tutela dos interesses individuais, prevendo, to somente os litisconsrcio ativo e passivo. Destarte que com a evoluo social a partir da ltima metade dos sculos XIX e XX levou ao aparecimento de novas espcies de direitos que extrapolavam a esfera individual por dizerem respeito a interesses e grupos ou categorias em face de sua homogeneidade, mas no perdiam a caracterstica de serem individuais embora fossem tutelados coletivamente. Ocorre que alguns fatores, entre os quais a precria conscientizao de significativa parcela da populao e as dificuldades relacionadas com a estruturao do Poder Judicirio para fazer frente crescente demanda, fazem com que esses novos mecanismos demorem muito tempo para assumir importncia desejvel como instrumento de acesso justia. Insta salientar que com advento do Cdigo de Defesa do Consumidor, busco-se dar maior nfase aos interesses metaindividuais, noutras palavras, uma maior preciso terminolgica, classificando-os em interesses difusos, coletivos e individuais homogneos. Deste modo, no seu artigo 81 estabelece que a defesa dos interesses e direitos dos consumidores e das vtimas poder ser exercida em juzo ou coletivamente. Assim, em decorrncia de ser um tema relativamente novo, este trabalho foi dedicado para conceituar e distinguir, especificadamente, cada um dos direitos ou interesses metaindividuais, buscando atravs de exemplos conhecidos por nossa doutrina e jurisprudncia alcanar um melhor conhecimento acerca dos interesses difusos, coletivos e individuais homogneos.

6. REFERNCIA BIBLIOGRFICA

20 CAPPELLETTI, Mauro. Formaes sociais e interesses coletivos diante da justia civil. Revista de processo n 5. So Paulo: Revista dos Tribunais, 1994 CASTILHO, Ricardo dos Santos. Direitos e interesses difusos, coletivos e individuais homogneos. Campinas: Lzn editora, 2004. CDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR: Lei n 8.078, de 11-09-1990. 3. ed. So Paulo: Atlas, 1993 FERREIRA, Aurlio Buarque de Holanda. Minidicionrio da Lngua Portuguesa. 3. ed. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 1997. GONALVES, Marcus Vinicius Rios. Tutela de interesses difusos e coletivos, vol. 26. 2 ed. So Paulo: Saraiva, 2007. GRINOVER, Ada Pellegrini; DINAMARCO, Cndido Rangel; WATANABE, Kazuo. Participao e processo: democracia, participao e processo. So Paulo: RT, 1988. LISBOA, Roberto Senise. Contratos difusos e coletivos. So Paulo: Revista dos tribunais, 1997. MANCUSO, Rodolfo de Camargo. Interesses difusos: conceito e legitimao para agir. So Paulo: Revista dos Tribunais, 2001. MAZZILLI, Hugo Nigro. A defesa dos interesses difusos em juzo, 17 ed. So Paulo: Saraiva, 2004. MORAIS, Ren Robson Falco de. O Ministrio Pblico e a defesa dos interesses individuais homogneos. Presidente Prudente. 2005. 82 f. Monografia (Graduao). Faculdades Integradas Antnio Eufrsio de Toledo, Faculdade de Direito de Presidente Prudente, 2005. MOREIRA, Jos Carlos Barbosa. A proteo jurisdicional dos interesses coletivos e difusos. So Paulo: Max Limonad, 1984. SEGALA, Fabiano de Lima, OLIVEIRA, Edson Freitas. Ao civil pblica como instrumento de tutela dos interesses metaindividuais. Ano. 2002. Revista

21 Intertemas. Disponvel em: http://intertemas.unitoledo.br/revista/index.php/Juridica/article/view/55. Acesso em 30 maio 2009. SILVA, Carla Bagli da Veiga, Vivian Alves de Almeida. O cdigo de defesa do consumidor: Lei n 8.078/90. Presidente Prudente, 1999. 102 f. Trabalho de graduao apresentado a disciplina de Direito Comercial I, do curso de Direito da Instituio Toledo de Ensino de Presidente Prudente, 1999. SMANIO, Gianpaolo Poggio. Tutela penal dos interesses difusos. So Paulo: Atlas, 2000. VICENTE, Camila Sales; JUNIOR, Jesualdo Eduardo de Almeida. Ministrio Pblico sua legitimao frente aos interesses e direitos individuais homogneos. Revista Intertemas. Ano. 2002. Disponvel em: http://intertemas.unitoledo.br/revista/index.php/Juridica/article/view/81. Acesso em: 02 junho 2009 VIGLIAR, Jos Marcelo Menezes. A tutela dos interesses metaindividuais, 2 ed. So Paulo: Saraiva, 1998. _______. Interesses individuais homogneos e seus aspectos polmicos. So Paulo: Saraiva, 2003. WATANABE, Kazuo. Da defesa do consumidor em juzo. In: Cdigo brasileiro de defesa do consumidor comentado pelos autores do anteprojeto. Rio de Janeiro: Forense Universitria, 1992. _______. Tutela jurisdicional dos interesses difusos: a legitimao para agir. In: A tutela dos interesses difusos. So Paulo: Max Limonad, 1984.

Vous aimerez peut-être aussi