Vous êtes sur la page 1sur 3

Quinhentismo no Brasil

O que ? O Quinhentismo, fase da literatura brasileira do sculo XVI, tem este nome pelo fato das manifestaes literrias se iniciarem no ano de 1.500, poca da colonizao portuguesa no Brasil. A literatura brasileira, na verdade, ainda no tinha sua identidade, a qual foi sendo formada sob a influncia da literatura portuguesa e europia em geral. Logo, no havia produo literria ligada diretamente ao povo brasileiro, mas sim obras no Brasil que davam significao aos europeus. No entanto, com o passar dos anos, as literaturas informativa e dos jesutas, foi dando lugar a denotaes da viso dos artistas brasileiros. Qual a diferena? Na poca da colonizao brasileira, a Europa vivia seu apogeu no Renascimento, o comrcio se despontava, enquanto o xodo rural provocava um surto de urbanizao. Enquanto o homem europeu se dividia entre a conquista material e a espiritual (Contrarreforma), o cidado brasileiro encontrava no Quinhentismo semelhante dicotomia: a literatura informativa, que se voltava para assuntos de natureza material (ouro, prata, ferro, madeira) feita atravs de cartas dos viajantes ou dos cronistas e a literatura dos jesutas, que tentavam inserir a catequese. Autores/Poetas do Quinhentismo Brasileiro e suas obras Pero Vaz de Caminha: Autor da "certido de nascimento" do Brasil, onde relatava ao rei de Portugal a "descoberta" da Terra de Vera Cruz (1500) Pero Vaz de Caminha, com sua Carta de Achamento, dirigida a Dom Manuel, quem produz a primeira obra literria no Brasil. A Carta no apenas um relata o descobrimento, descreve os primeiros contados com a terra e com seus habitantes, tudo descrito, at mesmo as mnimas providncias tomadas pela frota de Cabral. Caminha no se contentou em fazer um relato frio e impessoal sobre a terra descoberta no Atlntico Sul. Deixa aflorar em seu ntimo a pena de um literato. Fala com entusiasmo da terra, dos habitantes, da fauna e flora. H nas palavras escritas de Caminha um esprito ufanista que at hoje, 500 anos depois, paira em nossas cabeas. Pero Lopes de Souza: Dirio da navegao da armada que foi terra do Brasil em 1500 (1530)

Gabriel Thom Rodrigues de Jesus N15 1

Pero de Magalhes Gndavo: Tratado da terra do Brasil e A histria da Provncia de Santa Cruz a que vulgarmente chamam Brasil (1576) Historiador e cronista nascido em Braga, foi tambm professor de Latim e transcritor de documentos na Torre do Tombo (Lisboa). conhecido principalmente pela autoria do primeiro manual ortogrfico da lngua portuguesa e pela primeira histria do Brasil, pas onde habitou de 1565 a 1570 desempenhando funes de Provedor da Fazenda na Bahia. Durante este perodo, o cronista escreveu o Tratado da Provncia do Brasil e o Tratado da Terra do Brasil, textos que pretendiam motivar a imigrao para Terras de Vera Cruz, atravs de descries do clima, matrias-primas e possibilidades de enriquecimento. Para alm destes dois tratados, publicou tambm a Histria da Provncia de Santa Cruz a que vulgarmente chamamos de Brasil, sendo a sua obra considerada como uma das mais informativas para o conhecimento da Histria. ento suas obras foram tratado da terra do Brasil, histria da provncia santa cruz e lista de autores - sculo XVI Gabriel Soares de Sousa: Tratado descritivo do Brasil (1587) Vai para Madrid em busca de apoio de Cristvo Moura, pessoa importante da poltica da Corte espanhola para a colonizao. Gabriel tem a inteno de conseguir os direitos de explorao de minas nas cabeceiras do Rio So Francisco, conforme dados coletados da expedio de seu irmo, Joo Coelho de Sousa, que se supe teria deixado um mapa para Gabriel umas pepitas de prata. Conseguido o alvar parte numa expedio com 360 homens e 4 padres carmelitas em 1591. Vem a falecer no serto em busca dos sonhados metais. A autoria do seu tratado s foi confirmada em 1839 por Varnhagen. Dominado por um sentido quase enciclopdico, o tratado de Gabriel Soares de Sousa uma obra extensa com grande quantidade de informao acerca da fauna, flora, clima, economia e populao do Brasil. Seu texto marcado por uma certa impessoalidade, quase cientfico. O sentimento de amor terra no compromete sua observao, antes busca ser fiel ao que v. A seguir, selecionamos quatro breves trechos da obra de Gabriel. No primeiro se descreve o abacaxi; no segundo, o leo marinho que era relativamente comum no litoral brasileiro; no terceiro, descreve o autor o costume dos ndios em furar os beios para colocar adereos e no quarto se fala dos costumes sexuais dos ndios tupinambs. ento sua obra tratado descritivo do Brasil em 1587 Ambrsio Fernandes Brando: Dilogo das grandezas do Brasil (1618) Frei Vicente do Salvador: Histria do Brasil (1627) Manuel da Nbrega: Dilogo sobre a converso dos gentios (1558)

Gabriel Thom Rodrigues de Jesus N15 1

Jos de Anchieta: Junto s expedies de reconhecimento e colonizao, vinham ao BR os jesutas, preocupados em expandir a f catlica e catequizar os ndios. Eles escreveram principalmente a outros missionrios sobre os costumes indgenas, sua lngua, as dificuldades de catequese etc. Esta literatura compe-se de poesias de devoo, teatro de carter pedaggico e religioso, baseado em textos bblicos e cartas que informavam o andamento dos trabalhos na Colnia. Usava em seus textos uma linguagem simples, revelando acentuadas caractersticas de tradio medieval portuguesa. Suas poesias esto impregnadas de idias religiosas e conceitos morais e pedaggicos. As peas de teatro lembram a tradio medieval de Gil Vicente e foram feitas para tornar vivos os valores e ideais cristos. Nas peas, ele est sempre preocupado em caracterizar os extremos como Bem e Mal, Anjo e Diabo, caracterstica pr-barroca. Produo diversificada, sendo autor de poesias lricas e picas, teatro, cartas, sermes e uma gramtica do tupi-guarani. De sua obra destacam-se: Do Santssimo Sacramento, A Santa Ins (poesias) e Na festa de So Loureno, Auto da Pregao Universal (autos).

Gabriel Thom Rodrigues de Jesus N15 1

Vous aimerez peut-être aussi