Vous êtes sur la page 1sur 3

CONTRATO SOCIAL

(site do Cartrio www.cabofrio1oficio.com.br)


1. Requerimento assinado pelo representante legal da sociedade, com firma reconhecida, solicitando o registro, dele devendo constar o seu nome por extenso, cdula de identidade e residncia (requerimento disponvel no Cartrio ou pelo site); 2. Contrato Social em duas vias originais, visados por advogado, com a indicao do nome e n de inscrio na respectiva seccional da OAB. (Lei 8.906/94), exceo feita s microempresas e s empresas de pequeno porte. Dever constar rubrica dos scios em todas as pginas; 3. Prova da identidade dos scios, mediante a apresentao de cpias autenticadas dos seguintes documentos: cdula de identidade, CPF e comprovante de residncia e/ou declarao de residncia com firma reconhecida; 4. Declarao de Iseno Criminal (modelo disponvel no Cartrio ou pelo site); 5. Necessrio constar do Contrato Social: (Lei 10.406/2002 NCC e Consolidao Normativa da Corregedoria do Estado). IConstar tratar-se de sociedade simples;

II- Nome, nacionalidade, estado civil, scios casados, por fora do art. 977 do NCC, devem esclarecer o regime de casamento, pois sendo de comunho universal ou separao obrigatria de bens o contrato e/ou alterao no poder (o) ser registrado(s), scios solteiros, constar data de nascimento, profisso e residncia dos scios, se pessoas fsicas, e a firma ou a denominao, nacionalidade e sede dos scios, indicao dos dados de registro no rgo competente, se jurdicas (art. 977 caput e inc. I); III- a) denominao (devendo designar o objeto da sociedade, concluindo com a terminologia LTDA, se for o caso). Em se tratando de sociedade limitada, dever constar do contrato que a responsabilidade dos scios ser limitada nos termos do art. 1052 e seguinte do NCC; b) objeto (c/declarao precisa e detalhada art. 997, inc. II); c) endereo completo da sede, bem como da filial e, d) prazo de durao da sociedade (art. 997, inc. II); IV- Capital da sociedade, expresso em moeda corrente, podendo compreender qualquer espcie de bens, suscetveis de avaliao pecuniria (art. 997, inc. III); V- A quota de cada scio no capital social, o modo de realiz-la e o prazo de sua integralizao (art. 997, incs. III e IV); VI- As prestaes a que se obriga o scio, cuja contribuio consista em servios (quando couber) (art. 997, inc. V); VII- As pessoas fsicas incumbidas da administrao da sociedade, e seus poderes e atribuies (art. 997, inc. VI); VIII- Se o contrato permitir ou no administrador no scio, qualificando-o, se j for designado (art. 1061); IX- Poderes e atribuies do administrador (art. 997, inc. VI); X- A participao de cada scio nos lucros e nas perdas (art. 997, inc. VII); XI- Se os scios respondem, ou no, subsidiariamente, pelas obrigaes sociais (art. 997, inc. VIII); XII- Dissoluo (art. 1033); Assinaturas dos scios (com firmas devidamente reconhecidas) e das testemunhas: constar os respectivos nomes, ns das identidades e os CPF(s); A redao do objetivo social da sociedade dever ser clara e precisa, evitando a insero de termos geradores de possvel confuso por serem genricos .

ALTERAO CONTRATUAL 1. Requerimento assinado pelo representante legal da sociedade com firma reconhecida, solicitando o registro da alterao, dele devendo constar o seu nome por extenso, cargo, identidade e residncia (requerimento disponvel no Cartrio ou pelo site: www.cabofrio1oficio.com.br); 2. Alterao contratual em duas vias originais; 3. Apresentao das certides: CND do INSS (Decreto n 3.048/99 art. 257); Certido de Regularidade do FGTS (Lei n 8.036/90 art. 27); Certido Negativa de Tributos Federais (Decreto-Lei n 1.715/79) e Certido Negativa de Inscrio de Dvida Ativa da Unio (Decreto-Lei n 147/67 art. 62), nos casos abaixo relacionados. 3.1 - Das Pessoas Jurdicas com finalidade lucrativa: a) na transferncia de mais de 50% do capital ou do controle da sociedade; b) no distrato, salvo nas casos de ME, EPP e de sociedades enquadrveis a uma dessas duas categorias com mais de 5 anos de inatividade; c) na alterao do regime jurdico (Ex: de Limitada para S/A.); d) na incorporao ou fuso; e) na diminuio de capital social; f) na baixa de firma individual; g) na extino da sociedade. 3.2 Das Pessoas Jurdicas sem finalidade lucrativa: a) na dissoluo; b) na incorporao ou fuso; c) na extino. 4. Ata da assemblia que alterou e aprovou a reduo de capital social das sociedades simples, no Dirio Oficial do Estado e em jornal de grande circulao; 5. Prova da identidade do (s) administrador (es) da sociedade, mediante a apresentao de cpia autenticada dos seguintes documentos: cdula de identidade, CPF e comprovante de residncia. Dispensa-se essa prova, quando j feita em processo anterior; 6. Qualificao completa de scios pessoas fsicas, procuradores, representantes e administradores; 7. Qualificao completa de scio pessoa jurdica e, se sediada no pas, o n. de identificao do Registro de Empresas (NIRE) ou do cartrio competente e data do registro no rgo; 8. No caso de scio menor de 16 anos, assinatura do representante legal. Scio maior de 16 e menor de 18 anos, sujeito aos efeitos da menoridade, assinaturas do menor e do representante; 9. Assinaturas dos scios e das testemunhas devendo constar abaixo destas o nome completo, n da identidade com rgo expedidor e o CPF e rubricas em todas as pginas; 10. Transcrio da totalidade do objetivo social, no caso de alterao do objetivo original; 11. Comprovao da condio de inscrito no CNPJ.

DISTRATO SOCIAL 1. Requerimento assinado pelo representante legal da sociedade com firma reconhecida, solicitando o registro do distrato, dele devendo constar o seu nome por extenso, identidade e residncia (requerimento disponvel no Cartrio); 2. Distrato social em duas vias originais. Nesse instrumento devem constar: clusula contratual adicionando denominao a expresso em liquidao (inciso VI do Artigo 883 da CNCGJ/RJ), ato de nomeao do liquidante (inciso VII do Artigo 883 da CNCGJ/RJ), a importncia repartida entre os scios, e a declarao de inexistncia de ativo e passivo na sociedade, o responsvel pela guarda dos livros e documentos pelo prazo legal e os motivos da dissoluo, se no for por mtuo consenso e visto do advogado. Recomendase indicar a data do encerramento definitivo das atividades; 3. Assinaturas dos scios e das testemunhas, devendo constar abaixo destas, o nome completo, n. da identidade com o rgo expedidor e o n. do CPF (reconhecer firma dos scios); 4. Certides originais de: Certido Negativa de Dbito do INSS (para fins de baixa); FGTS; Tributos Federais e Dvida Ativa da Unio; 5. Publicao prvia do distrato no Dirio Oficial e em jornal de grande circulao, de acordo com o artigo 1103, inciso I e artigo 1152, 1 do NCC.

Vous aimerez peut-être aussi