Vous êtes sur la page 1sur 2

Nome: Carlos Jos Branco CINCIAS SOCIAIS EAD POLO SOROCABA Matrcula: 226019

AA Comte e a Filosofia Positiva Questo a: Destaque no texto aspectos do pensamento da filosofia positiva que demonstram o seu carter conservador, no sentido de ser crtico transformao social por meio das massas populares.
Comte deixa este pensamento evidente no trecho a seguir, afirmando que as massas no devem e nem tem capacidade para caminharem com as prprias pernas [..a s teoria hierrquica.]: Eis o trecho: Segundo um estudo aprofundado da evoluo moderna, a filosofia positiva mostrar que desde a abolio da servido pessoal as massas proletrias ainda no esto no levando em conta a oratria anrquica. verdadeiramente incorporadas ao sistema social; que o poder do capital, inicialmente meio natural de de emacipao e, a seguir, de independncia, tornou-se, agora, exorbitante nas transaes do dia-a-dia[....] preponderncia do papel que esse poder (dos donos do capital) deva, necessariamente, exercer em funo de uma generalidade e de uma responsabilidade superiores (referindo-se aos industriais e donos do capital), segundo a s teoria hierrquica.

Questo b: Reflita sobre a afirmao com seus colegas: Segundo um estudo aprofundado da evoluo moderna, a filosofia positiva mostrar que desde a abolio da servido pessoal as massas proletrias ainda no esto no levando em conta a oratria, anrquica. verdadeiramente incorporadas ao sistema social;
Para Comte, o instrumento para manter o sistema social em funcionamento era exatamente manter o poder e o capital nas mos dos industriais, e estes, (como eram muito honestos, solidrios e bonzinhos..., e ainda o so em nossos dias), teriam a obrigao moral e social de utilizar tais recursos para gerao de mais trabalho e consequente ocupao de uma massa maior de gente, reduzindo a misria e a quantidade de pessoas sem emprego. Como poderia tal povo, proletrio, sem viso

estratgica ou experincia com a utilizao dos recursos se auto gerir e manter a ordem social. Para Comte, isto era uma considerao sem nexo.

Questo c: Apoiado nessa discusso pense nas diferenas de se estudar os processos de transformao social entre o positivismo de Comte e o pensamento de Marx.
Olha professora, com esta resposta quase fao a dissertao junto. Acho que Marx e Comte, em menos de 5 minutos de conversa se pegariam de pau. Enquanto o Positivismo de Comte defende a manuteno do capital nas mos da classe dominante, Marx reconhece que as classes em si mesma so egostas, pensando no melhor para si, e portanto, h a necessidade da luta revolucionria para buscar tomar posse de boa parte deste capital, fazendo do proletariado tambm uma classe forte e que defenda seus direitos e seja menos explorada. Nem vou entrar aqui no aspecto religio, que Comte associava no espiritualidade, mas a uma subjetividade que contrapunha o materialismo o real. At nisso Marx pensava diferente, pois em sua dialtica sobre o tema, chegou a afirmar que crer em Deus ou no crer em Deus, tudo teologia. Ainda mais contundente quando afirma que a religio uma muleta para o povo. Para deixar mais claro o que quero dizer sobre a posio de Marx nesse tema, cito outra de suas falas No a conscincia que determina a vida, mas a vida que determina a conscincia pura dialtica espiritual, ou melhor, filosfica

Questo d: E faa uma breve dissertao .


Breve mesmo! Comte defendia em seu Positivismo Filosfico, que o poder e o capital deveriam permanecer nas mos das classes dominantes, mas por ingenuidade (ou sem vergonhice mesmo), no esclareceu que os cls, tribos, patrcios, classes, etc. defendem os prprios interesses e no o de outros cls ou classes. Ricos burgueses sempre defenderiam e lutariam por si mesmos. Marx com sua teoria das Classes Sociais, mais sbrio e realista quanto ao comportamento humano e s questes das lutas entre tais classes. O Estado ento, aquele que se apresenta para defender e preservar os interesses das classes dominantes, garantindo assim que a burguesia prevalea e continue retirando seu lucro da classe operria, um dos principais fundamentos do capitalismo, a mais-valia, que a diferena entre o que trabalhador ganha e o que ele produz MAIS-VALIA. Grande abrao professora. At mais.

Vous aimerez peut-être aussi