Vous êtes sur la page 1sur 10

Setor de Cincias Biolgicas Departamento de Educao Fsica Autor: Srgio Luiz Carlos Dos Santos - PhD La cuestin est

en cmo transformar las dificultades en posibilidades (Paulo Freire, 2002). WRESTLING LUTA OLMPICA 01. Histrico do Wrestling
A Luta Olmpica tem sua origem nos idos de 3000 a.C. , quando era praticada no Egito, com regras definidas e com a mesma vestimenta utilizada at hoje. Arquelogos ingleses descobriram afrescos na tumba do fara Benni Hassan. Ela considerada a precursora de todas as artes marciais. Foi includa nas Olimpadas antigas, em sua 18 edio, no ano 708 a.C., sendo disputada em trs categorias: adulto, pancrcio e adolescente. Eurybatos di Sparta foi o primeiro campeo olmpico de luta. O WRESTLING (Luta Olmpica) a modalidade esportiva que disputa um dos maiores nmeros de medalhas nas olimpadas (72 no total). Anteriormente era conhecido por Luta greco-romana, que uma das divises do Wrestling. O WRESTLING tem trs estilos especficos: Luta grecoromana, Estilo Livre e Luta Feminina. A FILA incluiu um novo estilo: o Beach wrestling ou Luta de Praia. O WRESTLING praticado em mais de 170 pases, sendo amplamente difundido nos EUA e Europa. Na Amrica do Sul, o Brasil comeou seus passos h anos, participou de quatro Jogos Olmpicos, porm sem conseguir resultados expressivos. A luta brasileira alcanou alguns resultados expressivos em Jogos Panamericanos, sendo que o mais recente deles foi ao ltimo onde conquistamos uma medalha de prata. Atualmente a equipe encontra-se em fase de preparao visando os Campeonatos Pan-americanos de Luta (RJ 2006) e os Jogos Pan-americanos que sero realizados no Rio de Janeiro, em 2007, classificatrios para os Jogos Olmpicos de Pequim na China, em 2008.

02. O WRESTLING NO BRASIL E NO MUNDO O Brasil tem muita tradio em esportes de combate e a luta tornou-se muito mais parecida com o Jud, devido a modificao das regras, e isto facilita aos brasileiros, praticantes de esportes de combate, com nosso imenso talento nestes desportos. Apesar do wrestling ainda no estar difundido e, portanto no ser conhecido da grande massa, a ESPN e outras televises a cabo esto divulgando constantemente os campeonatos universitrios americanos de wrestling. A Rede Globo tambm comeou a divulgar os eventos da Luta em seus programas esportivos, a exemplo do ltimo Esporte Espetacular que veiculou uma ampla matria sobre o campeonato Nacional realizado em Campo Grande, no dia dez do corrente ms. Isto significa que o esporte passou a fazer parte do contexto de esportes da midia eletrnica e assim conquistar os apoios necessrios ao seu desenvolvimento. O wrestling praticado no Brasil por um grande nmero de pessoas. A prtica desse esporte no nosso Pas iniciou-se na dcada de 60 e vem crescendo a cada dia. Atualmente, o maior centro brasileiro de prtica do wrestling so os estados de So Paulo e Rio de Janeiro. Tambm se verifica um crescimento vertiginoso da prtica desse esporte no Paran e em outros estados da Federao, tais como Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Amazonas, Santa Catarina, Gois, Esprito Santo, Cear, Par e Minas Gerais. Para que se saiba da importncia desse esporte para o Brasil, que as maiores autoridades do esporte amador do Brasil vm dando nfase importncia do wrestling, pois nas prximas olimpadas sero disputadas 72 medalhas, nos seus trs estilos: Grego Romano; Luta Feminina e Estilo Livre. O Presidente do Comit Olmpico Brasileiro, Carlos Arthur Nuzzman, disse recentemente que o wrestling um dos esportes a receber ateno, pois ser um dos que dar maior retorno para o Brasil em nmero de medalhas olmpicas. Isto importante para os futuros professores de educao fsica, como uma nova opo no mundo do trabalho da Educao Fsica, que no se resume somente as modalidades j conhecidas e cada vez mais dficeis de serem abrangidas.

03. Fundamentos Bsicos do Wrestling Basic Skills


BS. 01. STANCE Posio Fundamental Por posio fundamental entendemos que a perna dominante deva estar frente, com uma semi-flexo de ambas as pernas, onde a mo da mesma perna deva estar protegendo-a. A outra perna em afastamento antero posterior, com a mo elevada na altura da cintura escapular. Para crianas deve-se iniciar com o SQUARE Pequeno afastamento lateral, como se pode verificar na imagem a seguir:

(Figura adaptada de The ABC of Wrestling, Petrov, 1996) As posies fundamentais segundo a escola italiana so: a) Posio Alta, b) Posio Baixa, c) Posio Mdia,

(Figura adaptada de Manuale Tcnico-pratico di Lotta, FILPJK, 1996) d) Posio Direita - STANCE, e) Posio Esquerda - STANCE, f) Guarda Fundamental SQUARE.

(Figura adaptada de Manuale Tcnico-pratico di Lotta, FILPJK, 1996) a) Posio Alta: Pequeno afastamento lateral das pernas, braos afastados e semi flexionados. Flexionar ambas as pernas em uma posio de semi-flexo das pernas. b) Posio baixa: Os braos flexionam ligeiramente e permanecem em posio a frente sem flexionar os punhos, procurando ficar no mesmo plano que as pernas. As pernas flexionam mais acentuadamente.

c) Posio Mdia - square: Pernas afastadas em pequeno afastamento lateral com uma breve flexo de pernas, braos na mesma posio anterior. Lembrar-se que as posies defensivas podem ser auxiliadas pela cabea, brao, peito e quadril. d) Posio Direita: Perna direita executa o afastamento antero-posterior, braos seguem a posio frente. e) Posio Esquerda: Mesmo movimento com a perna esquerda frente. f) Guarda Fundamental Square: As pernas afastadas a frente, com pequeno afastamento lateral e ligeira semi flexo. Braos frente. BS. 02. MOTION Movimentos Os passos (steps) devem ser rpidos e de curta distncia, evitando cruzar as pernas.

(Figura adaptada de Manuale Tcnico-pratico di Lotta, FILPJK, 1996) BS. 03. CHANGE OF LEVEL Mudana de Nvel As mudanas de nvel de altura, para realizar aes ofensivas ou defensivas.

(Figura adaptada de Manuale Tcnico-pratico di Lotta, FILPJK, 1996)

(Figura adaptada de Roakie Coaches Wrestling Guide, USA Wrestling, 1991). BS. 04. PENETRATION Penetrao: o ato de adentrar a guarda do oponente para executar uma tcnica. Pode ser realizada entre os braos ou pernas.

(Figura adaptada de Roakie Coaches Wrestling Guide, USA Wrestling, 1991). BS. 05. LIFTING Levantando A ao de levantar o oponente designada como lifting e considerada uma tcnica bsica porque so pr-requisitos para a execuo de vrias outras.

(Fig. Adaptada de The ABC of Wrestling, Petrov, 1996)

BS. 06. BACK STEP Passo atrs.


Est uma tecnica de passadas para a execuo de tcnicas de ataque. Tambm est qualificada como uma tcnica bscia pois serve de apoio para a realizao de outras.

(Fig. Adaptada de The ABC of Wrestling, Petrov, 1996)

BS. 07. BACK ARC Arco atrs


Est uma tecnica de curvatura da coluna para a execuo de vrios tipos de ataques. Tambm est qualificada como uma tcnica bsica, pois serve de apoio para a realizao de outras. O grau de execuo dficil para quem no tem experincia motora prvia, porm pode ser trabalhada em vrias idades.

(Fig. Adaptada de The ABC of Wrestling, Petrov, 1996) 04. TCNICAS BSICAS DE ATAQUE EM P As tcnicas bsicas de ataque so: TBP. 1. SINGLE LEG Ataque a uma das pernas.

A progresso para a execuo deste ataque passa por stance, change of level, penetration e agarrar uma das pernas do oponente, laando-a e apoiando o tronco e a cabea no peito puxar o brao e derruba-lo. TBP. 2. DOUBLE LEG Ataque s duas pernas. A progresso para a execuo deste ataque passa por stance, change of level, penetration e agarrar uma das pernas do oponente, laando-a e apoiando o tronco e a cabea no peito puxar o brao e derruba-lo. Os exemplos so de single e double.

l (Fig. Adaptada de The ABC of Wrestling, Petrov, 1996)

TBP 03. Arm Throw (Ippon seoinague no Jud) Est tcnica consiste em atacar o oponente com back step e articulao do brao para realizar alavanca.

(Figura adaptada de Manuel ds prises fondamentales de lutte pour l enfants. FILA, 1990) Est foto apresenta um erro da posio do brao sob o ombro, mas ilustra bem a posio dos ps.

Est a posio correta do brao. (Figura adaptada de Manual ds prises fondamentales de lutte pour l enfants. FILA, 1990) 05. TCNICAS BSICAS DE ATAQUE NO SOLO. As tcnicas bsicas de solo so: TBS. 01. Role Tcnica que consiste em expor as costas do oponente ao solo.

(Figura adaptada de Manuel ds prises fondamentales de lutte pour l enfants. FILA, 1990) TBS 02. Double under - Est tcnica consiste em sair de um bloqueio no solo e passar atrs utilizando o brao e a cabea para sair do bloqueio.

(Figura adaptada de Manuel ds prises fondamentales de lutte pour l enfants. FILA, 1990)

(Figura adaptada de Manuel ds prises fondamentales de lutte pour l enfants. FILA, 1990) TBS 03. Ankle Lace Est tcnica consiste em laar o tornozelo e realizar um role invertido pegando na dobra do peitoral ou do deltide.

(Figura adaptada de Free Style Wrestling. Shahmuradov, 1996).

06. Sugesto de Leitura


Aschieri, P (1996) Manuale Tecnico Pratico di Lotta. Roma: Arti Grafiche S.A. Gerbeaux, M. (2004) Aptitud y entrenamiento aerbico en la infancia y la adolescencia. Barcelona: INDE. Olivier, J.C. (2000) Das brigas aos Jugos com Regras: enfrentando a indisciplina na escola. Porto Alegre: Artmed. Ptrov, R. (1996) The ABC of wrestling. Lausanne: FILA. Ptrov, R. (1977). Principles of free-style wrestling for children and adolescents. Lausanne: FILA. Rothert, H. (1990). Manuel des prises fondamentales de Lutte pour enfants. Lausanne : FILA. Shahmuradov, Y. A. (1996). Free Style Wrestling. Roma : Arti Grafiche San Marcello. USA Wrestling (1991). Rookie Coaches wrestling. Illinois: Leisure Press.

10

Vous aimerez peut-être aussi