Vous êtes sur la page 1sur 5

Obs: Em juizado no h interveno, no rito sumrio, porm, h a possibilidade de assistncia e....

Denunciao da lide a) Pagamento de honorrios: apresentao de resistncia (AgRg no Ag1226809/MG) Quando o ru condenado, o denunciado vai cobrir o valor da inicial. E os honorrios? Se o denunciado resistir, ou seja, se ele participar do processo atrapalhando o denunciante, se no fizer seu papel de assistente, se ele der mais trabalho ao denunciante, ele ser condenado ao pagamento de honorrios, ou seja, se ele ficar tentando, por exemplo, se escusar de pagar a eventual condenao, que no tinha relao com o denunciante, ele pagar os honorrios. Juiz ir determinar, se no determinar, pode o denunciante requerer. Obs: No necessariamente ter que cobrir o valor todo, ex: seguro de um dano de 500.000 e a aplice cobre apenas 150.000, a seguradora cobre apenas 150.000 e o restante do denunciante.

b) Responsabilidade

civil do Estado e denunciao do agente:

possibilidade e facultatividade (REsp 1197723/SP) 37, 6, CF. Ex: Presidirio sai da cadeia e move ao indenizatria frente ao estado por maus tratos na priso, o estado pode denunciar a lide ao agente penintencirio? O Estado pode denunciar, porm isso uma faculdade do Estado, a responsabilizao constitucional afirma a indenizao assumindo o custo, ou pode denunciar a lide ao agente, de modo a ressarcir o Estado. Obs: se eu cobrei do agente denunciado e consegui logo solvncia, no pode o agente cobrar regressivamente do Estado porque ele o responsvel.

c) Ordem de julgamento e recurso (REsp 1197723/SP)

Chamamento ao processo a) Chamado: litisconsorte passivo comum Ambos so rus, no unitrio, comum, uma vez que a responsabilidade solidria. O chamamento, portanto, traz uma responsabilidade solidria, eu posso cobrar de um e este chama ao processo corroborando uma responsabilidade solidria.

b) Art.275, CC: resp. sodilria (AgRg no REsp 1109973/RJ)

c) Art.77, I e o benefcio de ordem Fala do fiador, h a possibilidade deste, demandado, fazer o chamamento do devedor principal. Na fiana h um instituto chamado benefcio de ordem, ou seja, primeiro os bens do devedor e depois do fiador, quer dizer, est responsabilidade subsidiria, logo, uma vez este benefcio, eu no posso primeiro demandar o fiador com este benefcio. Neste caso, posso ter chamamento? No, se ele for insolvente, a sim eu cobro do fiador.

d) Art.77, II: co-fiadores e afianado Posso ter mais de um fiador. X um devedor, e tem uma gama de fiadores, Y, credor, move ao em relao a Z, um dos fiadores, chamando ao processo um dos co-fiadores.

e) Art. 77, III: demais devedores solidrios Uma obrigao que solidria, posso fazer o chamamento daquele que solidrio como eu sou.

f) Chamamento sucessivo e combinao de intervenes Possvel chamamento sucessivo, e ainda posso fazer combinao de intervenes, posso o fiador chamar o co-fiador, e este co-fiador pode denunciar lide alguma pessoa que seu garante.

g) Chamamento X Denunciao A principal diferena a questo da responsabilidade, quando se fala em denunciao o autor da ao no tem qualquer relao jurdica material com o denunciado, diferentemente do que acontece no chamamento, neste eu tenho responsabilidades que so solidrias, pessoas que podem participar no processo como rs, todos os passveis de serem chamados entram no processo como rs pois so solidrias, logo, quando se tem condenao, os chamados so condenados juntos, quando eu tenho denunciao a condenao se faz contra o denunciante, e o denunciado condenado em segundo momento a ressarcir o prejuzo do denunciante (apesar da corrente que entende que eu posso pegar de pronto, por exemplo, os bens do agente em vez do Estado em condenao no caso de denunciao, h precedentes). Na denunciao ele assistente litisconsorcial, no caso do chamamento ele ru.

h) Qualidade de terceiro

i) Efeitos da condenao

Reconveno e pedido contraposto No rito sumrio no cabe reconveno, cabe o chamado pedido contraposto (278, II, CPC). Reconveno e pedido contraposto so similares, a diferena que reconveno cabe no ordinrio e o contraposto cabe no sumrio e sumarssimo, e tambm so diferentes na forma como sem apresentam, a reconveno pea autnoma (se no caso, vier no bojo da contestao aplicase o artigo 250, o vcio perfeitamente aceitvel, desde que seja aprsentada de forma correta na contestao) e pedido contraposto incidental na petio. a) Demanda do ru em face do autor em processo pendente entre ambos e fora dos limites da demanda da inicial O ru vai apresentar fatos diferentes, s que estes fatos tem que guardar pelo menos conexidade com os fatos do autor.

b) Conexidade

c) Depende da contestao para afastar a revelia? Se eu s apresento reconveno, eu sou considerado revel? No h revelia (Dinamarco), o problema que se eu apresento s reconveno eu no contesto os pedidos da inicial, se eu apresentei apenas reconveno sobre 3 dos 5 pedidos, os outros 2 so incontroversos, o juiz vai julgar com as provas que o autor apresentou, que provavelmente lhe so favorveis. Ex: Petio incial, contestao e reconveno apresentados, repliquei os fatos na contestao, gera uma rplica, que dir respeito acerca da contestao, alm da rplica, eu preciso contestar a reconveno. Obs: Apresentei contestao, um dia depois eu apresento reconveno, reconveno fora preclusa.

d) Observncia dos arts. 282, 283, e 295

e) Art.275, CC: resp. solidria

f) Modalidade de competncia

g) Pea em desacordo com o 297. Vcio? Art.250

Vous aimerez peut-être aussi