Vous êtes sur la page 1sur 3

A MORTE DE D.

SEBASTIO E A SUCESSO AO TRONO

D. Sebastio, neto de D. Joo III, subiu ao trono com apenas 14 anos, em 1568. Rodeado de um grupo de nobres, jovens e impulsivos, planeou fazer conquistas no Norte de frica, aproveitando as lutas que a se davam entre os Muulmanos. Em 1578, partiu para Marrocos chefiando uma expedio militar de 17 000 homens. Esta expedio teve resultados desastrosos: os portugueses foram vencidos na Batalha de Alccer Quibir e D. Sebastio morreu juntamente com 7 000 soldados. Os restantes foram feitos prisioneiros A D. Sebastio sucede o seu tio-av, o Cardeal D. Henrique, que por sua vez morre em 1580, sem sucessores. Surgem ento como pretendentes ao trono: Filipe II, rei de Espanha; D. Antnio, prior do Crato; D. Catarina de Bragana.

Tal como em 1383-85, os portugueses dividem-se: a O povo, para no perder a independncia, apoia D. Antnio, prior do Crato; a a nobreza, o clero e a burguesia apoiam Filipe II , rei de Espanha, esperando assim obter privilgios e riqueza. Filipe II invade Portugal e D. Antnio organiza a resistncia aos invasores mas derrotado em Alcntara, em 25 de Agosto de 1580.
O DOMNIO FILIPINO E OS LEVANTAMENTOS POPULARES

Filipe II aclamado rei de Portugal nas cortes de Tomar de 1581. Inicia-se ento o perodo em que Portugal esteve unido politicamente a Espanha, durante 60 anos, e que ficou conhecido como "domnio filipino" (reinados de Filipe II, III e IV). Nessas cortes, Filipe II fez vrias promessas: Respeitar as liberdades, privilgios, usos e costumes da monarquia portuguesa; Reunir sempre Cortes em Portugal e manter todas as leis portuguesas e a moeda; Os cargos de governo deveriam ser mantidos por portugueses; O comrcio da ndia e da Guin apenas poderia ser feito por portugueses; A lngua nos documentos e actos oficiais continuaria a ser o portugus. Assim, ficariam acautelados os interesses das classes altas e Portugal e Espanha passariam a ser governadas na forma de Unio Pessoal, isto , dois reinos com um s rei. No entanto aquelas promessas no foram cumpridas por Filipe III e IV. Para alm disso, Espanha estava em guerra com a Inglaterra, Frana e Holanda e Portugal sofreu com isso. As terras portuguesas em frica, no Oriente e no Brasil foram atacadas e os portugueses obrigados a combater por Espanha e a pagar mais impostos. Por todo o reino surgem ento revoltas populares.

A mais conhecida foi a Revolta do Manuelinho, movimento iniciado em vora a 21 de Agosto de 1637, contra os aumentos dos impostos decretados pelo Governo, e que rapidamente alastrou a outras partes do reino. A inteno desta revolta era a de depr a Dinastia Filipina.

A REVOLTA DO 1 DE DEZEMBRO E A GUERRA DA RESTAURAO

Da Unio Ibrica Restaurao O descontentamento do povo alastra nobreza e burguesia. A nobreza conspira e prepara uma revolta. No dia 1 de Dezembro de 1640 um grupo de nobres assaltam o Palcio do Governador em Lisboa e tomam o governo do reino. Portugal recupera assim a independncia e D. Joo, duque de Bragana, aclamado rei - D. Joo IV - iniciando-se a quarta dinastia ou dinastia de Bragana. Segue-se um longo perodo de 28 anos de guerra: a Guerra da Restaurao. Preparando-se para a guerra, os portugueses organizaram um exrcito permanente, construram fortalezas, estabeleceram alianas com outros pases e desenvolveram a indstria de armas. S em 1668 terminaram as guerras da restaurao com a assinatura de um tratado de paz entre Portugal e Espanha. Esse tratado estabelecia a independncia de Portugal e os limites fronteirios

Vous aimerez peut-être aussi