Vous êtes sur la page 1sur 6

O Empreendedorismo e o Crebro Humano por Ely Trigueiro/2008

Empreendedorismo aprendizado pessoal,que impulsionado pela motivao,criatividade e iniciativa, busca a descoberta vocacional, a percepo de oportunidades e a construo de um projeto de vida ideal
Robert Menezes - Professor de Empreendedorismo da UFCG

Todo o ser humano possui um trplice crebro ao qual tem como funes bsicas : o de armazenar informaes instintivas situado no crtex cerebral (crebro primitivo ) , o de armazenar e processar as emoes no sistema lmbico ( crebro emocional ) e o de processar os pensamentos situado no neo crtex ( crebro pensante ).

Cada uma dessas partes favorece atravs dos feixes neuronais a captao e processamento de respostas que iro fazer parte de nosso acervo mental. Seja utilizando as memrias, seja atravs da cognio , seja atravs dos comportamentos voluntrios e involuntrios, seja atravs de nossos medos, anseios , paixes, sentimentos , motivaes , sonhos, desafios , idias e sensaes.

A partir do momento em que h a interao com a realidade percebese o mundo sob um ponto de viso. Ou seja,um olhar baseado nas prprias percepes e onde essas impresses so a resultante da viso de mundo e dos valores e experincias individuais . Um reflexo da personalidade e da caminhada atravs dos vrios ciclos de vida.

Com a prpria individualidade cria-se os objetivos pessoais, as preferncias e interesses bem como toda a base de trabalho , a associao em grupos e as tribos.Cria-se tambm a prpria ncora

afetiva. Da parti-se para uma maior interao com o meio filtrando , selecionando,influenciando e captando influncias tambm nessa contnua troca com o meio externo.

Com esse raciocnio inicial pode-se perceber que o prprio homem pode desenvolver sua trajetria de desenvolvimento , onde dependendo de suas necessidades de auto atualizao e de sucesso e progresso pode obter maior amplitude de espao no mundo.

Os grandes empreendedores so os que conseguem potencializar ao mximo, (mesmo sem saber o nome cientfico) ,o crebro pensante buscando potencializar sua viso de futuro,antevendo cenrios criativamente capazes de transformar sonhos em realidade .

Os legtimos empreendedores so pessoas que combinam a lgica com o sonho buscando dar materializao ao que pensa e sente.

O empreendedor tambm tem seus instintos e emoes em ao. Contudo, h uma forte tendncia intuitiva rumo necessidade de um projeto de vida.

Assim todo o mecanismo interno de quem empreendedor vibra , mas por um motivo sempre maior que o impulsiona vida e s grandes realizaes.Seu corpo entusiasma , sua mente inquieta , seu emocional fervilha e suas sensaes expressam uma incessante vontade de pensar velozmente e de efetivar grandes desafios que so lgicos para si e muitas vezes at ento invivel para outrem.O que no o interrompe em sua trajetria de realizao.

Os nveis de desenvolvimento psquico impelem o ser humano a buscar a satisfao de suas necessidades bsicas ,o que torna esse homem capaz de , se assim o quiser e perseguir,encontrar formas incansveis degrau por degrau de atingimento destas ,com persistncia e uma inabalvel ou quase inabalvel fora interior de vontade em acreditar em sua viso . Afinal o empreendedor um visionrio.

Existem vrias perspectivas de anlise para o perfil do empreendedor. Dentre tantas ,faz-se mister denotar as de carter extremamente psicolgico , onde so visualizados aspectos comportamentais decisivos nesse quadro tais como : Originalidade: Espontaneidade.Capacidade de inovar e ter idias criativas. Capacidade de Negociao: Conciliar pontos de vista pela complementaridade de propsitos. Habilidade Intuitiva: Ter a anteviso. Pro atividade. Iniciativa: Habilidade em antecipar-se pelo alto grau de identificao e compromisso com as situaes. Prudncia: Capacidade de discernir e agir pelo o bom senso gerando o acautelamento de posturas. Tolerncia: Capacidade de suportar situaes de presso e de adaptar-se pelo o equilbrio emocional alcanado.

Flexibilidade: Habilidade em perceber as situaes ,as pessoas e os processos compatibilizandoos de forma harmnica ,sendo capaz de ceder algumas dessas variveis em prol de uma estratgia e misso maior. Determinao: Fora interior capaz de colocar a cabo todas as habilidades em prol de um objetivo. Auto motivao: Predisposio interna que leva auto atualizao.Capacidade de obteno de metas ancorado por uma determinao interna.

Como empreender criar algo inovador, indito e com a energia para o sucesso percebe-se o quanto o uso dos crebros por parte do empreendedor esto em funcionamento contnuo. Desde a coragem e o no medo de assumir riscos (crebro primitivo) passando pelo a busca de conciliar esforos e impregnar a motivao pessoal (crebro emocional), at a intuitibilidade e os famosos insights (crebro pensante).

Vrios tericos da modernidade expressam as inmeras caractersticas do empreendedor e ressaltam a capacidade dinmica e autntica com que cada profissional com esse perfil se posiciona . Desde Schumpeter (1950), Knight (1967) , Peter Drucker(1985) e Robert Hirsch (2005).

Pela a anlise histrica tem-se a origem de Empreendedorismo em entrepreneur que refora a viso de um desbravador empenhado na criatividade e na construo do novo.

Vale ressaltar as Habilidades Gerenciais abordadas pelos os cientistas da Administrao(tais como Chiavenato(1998), Bennis(1980), Robbins(2000)) distribudas em trs , que so: Conceituais: Planejar e Antecipar cenrios Tcnicas: Gesto de reas Interpessoais: Saber forma uma rede de relacionamentos pelo carisma e pela competncia

Aliado a essa assertiva tem-se a Psicologia Individual de William James (1950) e de Abraam Maslow (1965) que enfocam a Pirmide de necessidades Humanas,destacando-se que o empreendedor conseguem renovar o ciclo de suas necessidades por ter continuamente a alimentao e retroalimentao de seus sonhos,o que no o deixa na acomodao alienante.

Segundo esses tericos o ser humano encerra em si a oportunidade de evoluir atravs de experincias culminantes que so as vivncias decisivas da vida que lhe oportunizam o crescimento pessoal.

A Pirmide das Necessidades so: As Bsicas, as de Segurana, as de Relao Interpessoal, as de Estima e as de Auto realizao.

Cada uma delas se efetiva na vivncia, compreenso e/ou oportunidade de superao exigindo do indivduo o esforo integrado de galgar melhores nveis de vida pelo o objetivo de realizao pessoal.

Ser empreendedor ter, enfim, a certeza interior de que as atitudes , comportamentos e posturas devem ter coerncia de valores,fidedignidade de propsitos e amor no corao por um ideal que pulveriza benefcios que abrangem a todas as pessoas ao redor. pensar sistemicamente grande.

Alguns homens vem coisas como so, e perguntam : Por qu?.Eu sonho com as coisas que nunca existiram e pergunto :Por que no ?
George Bernard Shaw

Vous aimerez peut-être aussi