Vous êtes sur la page 1sur 6

Elson Soares dos Santos 1 Jorge Caz Filho Jos Teotnio de Lacerda1 Rmulo Arajo Carvalho1

cultura do inhame (Dioscorea sp.) apresenta importncia social e econmica significativa para a Regio Nordeste do Brasil, principalmente para os estados da Paraba, Pernambuco, Alagoas, Bahia e Maranho, por constituir um bom negcio agrcola em funo do alto consumo pela populao. As tberas de inhame possuem excelente qualidade nutritiva e energtica, sendo ricas em vitaminas do complexo B (tiamina, riboflavina, niacina, adermina), carboidratos (amido principalmente), minerais e propriedades medicinais, alm de apresentarem baixos teores de gorduras. No Nordeste, constitui alternativa agrcola potencial para ampliar o consumo no mercado interno e atender a demanda do mercado externo, bem como fonte de renda para os pequenos e mdios agricultores familiares.
1

Essa planta se desenvolve, satisfatoriamente, em clima tropical quente e mido, sob condies de regime pluvial de 1.000 a 1.600 mm anuais, com temperatura tima diria de 24 a 39 C e umidade relativa do ar de 60 a 70%. Produz bem em solos de textura arenosa e mdia, profundos, bem drenados e arejados, frteis e ricos em matria orgnica, com pH de 5,5 a 6,0 (Santos, 1996, 2002a; Santos et al., 2006). Apesar da importncia dessa cultura para a regio, a sua produtividade continua baixa, em torno de 11.000 kg -1 ha , decorrente de fatores como: indisponibilidade de material propagativo de boa qualidade, alto nvel de infeco de doenas fngicas (Curvularia e Phytophthora), uso indiscriminado de agrotxicos, alta incidncia e severidade de fitonematides no solo e nas tberassemente, uso inadequado de

fertilizantes qumicos e baixo nvel tecnolgico dos produtores rurais. Para aumentar a produtividade dessa cultura fundamental se praticar um manejo cultural eficiente, considerando os aspectos relacionados ao plantio, ao crescimento e desenvolvimento da planta, conduo da cultura (fertilizao, tratos culturais e controle fitossanitrio) e s colheitas. Tambm se faz necessrio estruturar a cadeia produtiva, promover melhoria dos sistemas de produo, da qualidade do produto, oferta constante e preos competidores, na busca de maior retorno econmico. Este artigo tem como objetivo divulgar conhecimentos e tecnologias alternativas para produo de sementes de boa qualidade, controle de fitonematides e de doenas fngicas fertilizao orgnica, visando aumento de produo, melhoria da qualidade do produto e preservao ambiental.

Empresa Estadual de Pesquisa Agropecuria da Paraba - Emepa, e-mail: emepa@emepa.org.br

Tecnol. & Cin. Agropec., Joo Pessoa, v.1, n.1, p.31-36, set. 2007

31

ESPCIES E CULTIVARES
O inhame uma planta monocotilednea, da famlia Dioscoreaceae, herbcea, trepadeira, pertencente ao gnero Dioscorea, com cerca de 600 espcies, sendo as mais importantes as que produzem tberas comestveis: Dioscorea cayennensis, Dioscorea rotundata, Dioscorea alata, Dioscorea trifida e Dioscorea esculenta (Santos et al., 2006) A cultivar inhame da Costa (Dioscorea cayennensis) recomendada para o plantio comercial, enquanto a cultivar inhame So Tom (Dioscorea alata) plantada em menor escala. Outras cultivares poderiam ser exploradas, na busca de material resistente a doenas e a fitonematides.

temperatura ideal, bem ventilado, visando boa conservao e repouso fisiolgico das tberas-semente.

Processo natural - As tberas originrias da colheita do inhame, aos 270 dias aps o plantio, com peso at 700 g devem ser selecionadas como sementes, sendo denominadas de sementes lisas ou inhaminhos. Quando provenientes de cultivos bem conduzidos essas pequenas tberas constituem um material de partida de excelente qualidade para uso nos plantios subseqentes. Entretanto, sua produo pequena e insuficiente para atender demanda por sementes de boa qualidade. Minitberas - Este mtodo consiste em seccionar a tbera-semente inteira de boa qualidade, em trs partes: basal, mediana e distal; em seguida, cada parte ser seccionada no sentido vertical, em pedaos de 50 a 70 g, os quais podem ser denominados de minitberas. O plantio das minitberas deve ser realizado em sementeiras ou canteiros. Quando as mudas atingirem um crescimento vegetativo de 20-30 cm (30 a 60 dias aps o plantio) podem ser transferidas para o local definitivo (campo). Essa tcnica proporciona uniformidade do estande, reduo nos custos de produo pelo uso de menor quantidade de tberas-semente, maior quantidade de tberas comerciais e sementes produzidas em funo do estande. M i c ro p ro p a g a o - T c n i c a s alternativas para propagao in vitro de plantas, quando se pretende manter o gentipo da planta-me, a homogeneidade do material vegetal propagado, e obter plantas precoces e livres de doenas (Caz Filho, 2002). Com o propsito de viabilizar a clonagem do inhame (Dioscorea sp.), desenvolveram trabalho de pesquisa, no Laboratrio de Cultura de Tecidos Vegetais da Emepa, onde estudaram os efeitos dos meios de culturas e dos reguladores de crescimento sobre a micropropagao. A clonagem do inhame in vitro foi possvel nos meios de culturas de Murashige & Skoog (1962) MS, MS modificado e suplementados com cinetina (0,5; 1,5; 2,5; 3,5 mg L-1) e cido indolbutrico

MULTIPLICAO VEGETATIVA
A multiplicao vegetativa um aspecto relevante dentro do sistema de produo de inhame, uma vez que est diretamente associada ao estabelecimento do nmero de plantas e poder comprometer, seriamente, a produtividade. O inhame pode ser multiplicado vegetativamente por tberas-semente inteiras, partidas e mudas obtidas por vrias tcnicas: Capao - Tcnica tradicional utilizada para produo de tberassemente, por meio de uma colheita aos 210 dias. Consiste em cavar lateralmente os matumbos ou camalhes, descobrindo cuidadosamente a tbera e separando-a da planta por um corte exatamente no ponto de ligamento entre a protuberncia e a tbera comestvel, mantendo-se algumas razes da planta. Retira-se a tbera comercial para consumo e enterra-se a planta novamente, a qual emitir novas razes e produzir tberas menores e arredondadas, que podem ser colhidas cerca de 90 dias aps a "capao. Devem-se realizar beneficiamento e armazenamento adequados, em lugar livre de excesso de umidade, com 32

Superadensamento - Tcnica alternativa que consiste em plantar pedaos de tberas-semente de 50 a 100 g da cultivar inhame-da-costa, no espaamento 20 x 20 cm (250.000 plantas ha-1) ou 25 x 25 cm (160.000 plantas ha -1 ), em canteiros com dimenses de 1,20 m de largura e comprimento de tamanho varivel. Eliminar as tberas-semente que apresentarem sintomas de fitonematide da casca-preta. Realizar adubao orgnica bsica e uniforme por canteiro. O ponto de colheita ocorre quando as plantas alcanam maturao, caracterizada pela senescncia das folhas.

Tecnol. & Cin. Agropec., Joo Pessoa, v.1, n.1, p.31-36, set. 2007

(0,1 mg L-1), e com cinetina (1,0; 2,0; 3,0 mg L-1) e benzilaminopurina (1,0; 2,0; 3,0 mg L-1). A tuberizao in vitro foi conseguida em meios de culturas suplementados com cinetinas, aos 120159 dias aps a inoculao dos explantes. Apesar dos resultados obtidos, ainda, no satisfazerem as expectativas de sua clonagem, em larga escala, novas pesquisas sero desenvolvidas, na busca de obter material propagativo com caractersticas agronmicas desejveis. As diferentes tcnicas de cultivo in vitro de rgos ou tecidos vegetais desempenham papel importante na micropropagao ou regenerao de espcies de plantas que se deseja trabalhar (Santos et al., 2006b).

condies climticas favorveis, desde a emergncia das plantas at a fase de florescimento, que o perodo mais crtico da cultura. Entretanto, o fator que mais condiciona a escolha da poca de plantio para o inhame a disponibilidade hdrica, no perodo de crescimento da planta. Na Regio Nordeste do Brasil, o cultivo do inhame conduzido irrigado e em regime de sequeiro. Para o cultivo irrigado, normalmente, o plantio realizado nos meses de setembro e outubro, poca de baixo regime pluvial, considerado insuficiente para promover o franco crescimento das plantas. Os cultivos de sequeiro so ainda os mais comuns em toda a regio, estando na dependncia direta das primeiras chuvas que, geralmente, ocorrem nos meses de janeiro a maro, perodo que normalmente realizado o plantio.

morta recomendada entre fileiras de plantas, com uma boa camada de palhas, restos de culturas, capim seco, logo aps o plantio. O consrcio com culturas leguminosas uma boa prtica. Tutoramento Prtica necessria para orientar o crescimento e desenvolvimento vegetativo da planta, por ser uma espcie trepadeira e de caule herbceo. a) Tutoramento tradicional - Colocar, ao lado da planta, uma vara de 1,80 m de comprimento e 2,5 cm de dimetro, no plantio ou quando a planta atingir 30 a 40 cm de altura, para enrolamento do ramo principal, evitando assim o seu quebramento ou contato direto com o solo, que pode provocar a queima da ponta do ramo, afetando o seu desenvolvimento. Sistema agressivo ao meio ambiente, pelo uso de varas. b) Espaldeiramento - Alternativa para substituio do sistema de varas. Usar estacas de 2 a 2,20 m de comprimento, no distanciamento de 8 a 10 m, em linhas de 50 m, e um fio de arame 12 liso galvanizado em torno de 1,20 a 1,40 m de altura do solo. As linhas de arame devem ser localizadas entre duas fileiras de plantio, sendo o crescimento das plantas orientado por um barbante at o arame da espaldeira. Sistema benfico para a preservao ambiental.

PRTICAS DE CULTIVO
Preparo do solo Fazer arao e gradagem com antecedncia ao plantio, incorporando plantas daninhas e restos de culturas ao solo. Prximo poca de plantio, efetuar nova arao e gradagem. Plantio O plantio pode ser feito em matumbos ou camalhes. Os matumbos so feitos com enxada manual, no tamanho de 0,40 x 0,40 x 0,40 m e os camalhes com enleiradeira tracionada por trator. Nos dois sistemas, no alto e no centro da cova, a 10 cm de profundidade, deve ser plantada a tbera-semente de boa qualidade (sem podrido verde, isentas de sintomas de nematides da casca preta, de meloidogynose, sem danos mecnicos ou causados por pragas e doenas), de variedade comercial de potencial produtivo e expresso econmica. Controle de plantas daninhas Realizar capina manual enxada sempre que necessrio. A cobertura

Proliferao/alongamento de gemas de inhame cultivadas in vitro, em meio MS suplementado com 1,5 mg/L Kin

ESPAAMENTO E POCA DE PLANTIO


Espaamento Nos cultivos de sequeiro, recomendam-se os espaamentos de 1,20 x 0,60 m (13.889 plantas ha-1) para sistemas mecanizados e 1,20 x 0,80 m -1 (10.417 plantas ha ) ou 1,00 x 0,80 m -1 (12.500 plantas ha ) para plantios no mecanizados. Nos cultivos irrigados, 1,20 x 0,50 m (16.667 plantas ha-1) ou 1,00 x 0,50 m (20.000 plantas ha-1). poca de plantio O plantio deve ser efetuado em poca que possibilite cultura

Fertilizao orgnica Na fertilizao orgnica podem ser utilizados estercos de curral, dejetos de aves e outros materiais. Recomendamse 12 t ha-1 de esterco de curral ou 4 t ha-1 33

Tecnol. & Cin. Agropec., Joo Pessoa, v.1, n.1, p.31-36, set. 2007

de esterco de aves, aplicados, no plantio, sempre evitando contato do esterco com a tbera-semente por meio de uma camada de terra sobre o resduo orgnico. Quando os resduos no esto bem curtidos, devem ser aplicados 15 a 20 dias antes do plantio. A pulverizao foliar orgnica uma boa alternativa, servindo tambm para o controle de pragas e doenas. A soluo orgnica pode ser preparada com produtos slidos (estercos) e lquidos (urina), diludos em gua durante 72 horas, no mnimo, tempo necessrio para fermentao desses materiais. As aplicaes da soluo orgnica na concentrao de 1% podem ser efetuadas aos 60, 90, 120 e 150 dias aps o plantio.

condicionada s chuvas, nos cultivos no irrigados ou irrigao por asperso, nos cultivos irrigados. Os efeitos danosos do ataque da praga so verificados pela destruio do limbo da folha e, portanto, diminuio da fotossntese, determinando um subdesenvolvimento das tberas e, consequentemente, baixa produtividade. Broca do caule do inhame A broca do caule do inhame (Xystus arnoldi ) atacando a cultura foi constatada pela primeira vez, no Estado da Paraba. Todavia, no muito comum o seu aparecimento nos cultivos conduzidos na mesorregio da Mata Paraibana, zona produtora dessa Dioscoreacea. O adulto um pequeno besouro de colorao preto brilhante e de aproximadamente 4 mm de comprimento e 3,5 mm de largura. Os machos apresentam um par de espinhos prosternais, recurvados e pontiagudos e uma profunda cavidade de 0,5 mm de dimetro entre as duas patas anteriores. A larva da broca de cor branco-leitosa, com cabea escura e apresentando fortes mandbulas bem desenvolvidas (Lopes et al., 1988). Quando ocorre o ataque dessa praga, observa-se o secamento progressivo do ramo principal acima do colo, comprometendo o crescimento da plana e acarretando at sua morte. Savas cortadeiras As savas cortadeiras ( Atta laevigatta) constituem uma espcie de formiga pertencente ordem Hymenoptera e famlia Formicidae, tendo ampla distribuio geogrfica. Estas formigas causam danos considerveis nos plantios de inhame, principalmente, em plantas novas, chegando a quebrar o seu ramo principal e causar a sua morte. A formao do formigueiro ocorre na poca das chuvas. Os machos e as fmeas realizam o acasalamento no ar e a fmea fecunda, cai no solo, livrandose das asas e iniciando a construo do sauveiro.

Em condies de armazenamento do inhame, pode-se registrar a incidncia de algumas pragas atacando as tberas comerciais e sementes, em maior ou menor proporo, como broca da tbera, cochonilhas (Pseudococus sp.). Sugere-se como mtodo de controle, um processo adequado de armazenamento. Doenas Queima-da-folhagem ou pinta-preta Doena causada pelo fungo Curvularia eragrostidis (Menezes, 1988), responsvel por grandes prejuzos cultura do inhame, na Regio Nordeste do Brasil. A presena do patgeno afeta seriamente a plantao, provocando a formao de manchas mais ou menos circulares e necrticas nas folhas e hastes da planta. Ocorre em regies com alta umidade relativa do ar e com chuvas freqentes, normalmente, do quarto ao sexto ms do plantio. No incio do ciclo vegetativo, sua infeco pode destruir a folhagem e comprometer inteiramente a produo. O uso de plantas medicinais com propriedades antibiticas, assim como, o uso de plantas ricas em taninos despontam como uma alternativa ecolgica de grande potencial de aplicao em um programa integrado de controle de doenas de plantas. Extratos de alho (Allium sativum) e gengibre (Zenziber officinale), como tambm de plantas cultivadas ricas em taninos como a accia negra (Acacia mearnsii) esto sendo testadas pela Emepa na forma de pulverizaes semanais na concentrao de 5% no controle dessa doena.

PRAGAS E DOENAS
Pragas Largata-da-folhagem A lagarta da folhagem (Pseudo plusia oo) da ordem Lepidptera e famlia Noctuidae a principal praga nos cultivos de inhame. um lepidptero de colorao verde-claro, medindo de 25 a 35 mm de comprimento, possuindo uma linha clara, branco-amarelada em toda a extenso lateral-mediana do corpo. facilmente notada pelos cortes irregulares e arredondados entre as nervuras do limbo foliar e pelo acmulo de excrementos de cor negra, em forma de bolotas sobre as folhas e o solo. Os adultos so mariposas de hbitos noturnos, de colorao marron pardacenta, com duas manchas brancas e brilhantes, de formas irregulares e arredondadas, em cada asa anterior. As fmeas depositam os ovos sobre as folhas, que servem como alimentos durante o desenvolvimento das lagartas, produzindo orifcios irregulares, cortes e rendilhamento do limbo foliar, provocando srios prejuzos cultura. encontrada principalmente no estdio inicial de crescimento da planta, alimentando-se avidamente dos ramos e folhas das plantas. A poca do aparecimento desta praga em lavoura de inhame est 34

Tecnol. & Cin. Agropec., Joo Pessoa, v.1, n.1, p.31-36, set. 2007

Casca-preta ou Casca-seca Doena tambm conhecida como casca-seca causada pelo nematide Scutellonema bradys , altamente limitante para o cultivo do inhame, afetando o valor comercial do produto. As sementes e tberas comerciais atacadas apresentam na superfcie externa da casca uma podrido seca, preta ou marrom, visvel a qualquer escarificao.

deficincia de boro no solo (Santos, 1996). Caracteriza-se pela presena de uma cavidade irregular no centro do tubrculo de colorao marron-escuro.

Meloidoginoses As meloidoginoses do inhame so doenas causadas por nematides do gnero Meloidogyne. Duas espcies desse gnero incidem com maior freqncia sobre o inhame, no Nordeste do Brasil: Meloidogyne incognita e Meloidogyne arenaria, apresentando alta incidncia e severidade nas reas de produo, ocasionando, em muitos casos, elevados prejuzos produo e comercializao. O Meloidogyne incognita o nematide mais encontrado, que provoca danos ao sistema radicular, com a formao de inmeras galhas (partes hipertrofiadas) dentro das quais vive como parasito sedentrio. Tberas parasitadas por Meloidoginose apresentam pequenos tumores superficiais ou galhas irregularmente distribudas sobre suas cascas, chegando a cobrir toda a extenso das mesmas. Uma proliferao anormal de razes secundrias (tberas cabeludas) e bolba so sintomas freqentes nas tberas, tambm, parasitadas por este nematide. Observaes sintomatolgicas em inhame tambm foram feitas por outros autores (Acosta & Ayala, 1975; Moura & Freitas, 1983).

A incorporao de culturas armadilhas como: crotalaria (Crotalaria juncea e spectabilis), mucuna-preta (Stizolobium aterrimum), feijo-de-porco (Canavalia ensiformis), feijo-guandu ( Cajanus cajan ), feijo lab-lab (Dolichos lab-lab), cravo-de-funto (Tagetes erecta) e de manipueira de mandioca, bem como a consorciao com essas espcies promovem controle eficiente de fitonematides do solo, de infeco nas razes de inhame, da vegetao daninha, alm de servir como adubo verde e excelente fonte de nitrognio para melhorar a fertilidade do solo. A incorporao dos adubos verdes deve ser realizada noventa dias aps o plantio, na florao. As plantas devem ser cortadas com roadeira e incorporadas com grade, ao solo. Trinta dias depois, realizar o plantio do inhame. Recomendam-se, ainda, um bom preparo do solo; araes e gradagens com antecedncia ao plantio; plantar tberas-semente sadias; utilizar solos no contaminados; evitar excesso de umidade no solo, principalmente aps 210 dias do plantio. Em consorciao, essas espcies devem ser plantadas entre fileiras de inhame, aps o plantio. Defeitos fisiolgicos e Deformaes Corao oco do inhame - defeito fisiolgico induzido pelo fornecimento irregular de gua, solos muito frteis com excesso de adubao nitrogenada e

Deformaes - as deformaes ocorrem durante a fase de tuberizao do inhame sob condies desfavorveis aos tubrculos, como: preparo inadequado do solo, temperaturas altas, falta de oxigenao nas razes, prticas culturais mal feitas (capinas e amontoas) e retardamento da colheita. Essas deformaes podem ser controladas por meio de um bom preparo do solo (araes profundas, gradagem), tratos culturais bem conduzidos, colheita na poca ideal, evitando retardamento da mesma, manter o solo com teor adequado de matria orgnica para o movimento da gua e do ar.

Tecnol. & Cin. Agropec., Joo Pessoa, v.1, n.1, p.31-36, set. 2007

35

COLHEITA E PRODUTIVIDADE
A poca de colheita determinada por ocasio do amarelecimento das folhas e secagem dos ramos que indicam o final do ciclo vegetativo, aos nove meses aps o plantio. Quando o negcio produo de sementes, realiza-se uma colheita antecipada, aos 210 dias aps o plantio, pela tcnica tradicional da capao. A produtividade, nos cultivos de sequeiro, bem conduzidos, varia de 12.000 a 15.000 kg ha-1; nos cultivos irrigados, tambm, bem conduzidos, -1 atinge 20.000 a 25.000 kg ha .

Para viabilizar a explorao dessa cultura, com incremento de produo e resultados econmicos satisfatrios para os produtores, sugerem-se estruturar a cadeia produtiva, fortalecer os atuais sistemas de produo, potencializar o uso das recomendaes tcnicas disponveis, ampliar as pesquisas e desenvolver tecnologias para sistemas de produo agroecolgicos.
w A capacitao e atualizao dos

DO INHAME E DO TARO, 2., 2002. Joo Pessoa, PB. Anais ... Joo Pessoa: Emepa, 2002. v.1, 312 p. p.127-140. LOPES, E.B.; SILVA, S.A. da; ROSADO NETO, G.H. Ocorrncia de Xystus amoldi (Kirby, 1819) (Coleoptera, Curculionidae) nova praga do car-da-costa no Estado da Paraba. Joo Pessoa: EMEPA-PB, 1988. 6 p. MENEZES, M. Fungos fitopatognicos. Recife : Universidade Federal Rural de Pernambuco, 1988, 381 p. p.349. MOURA, R.M.; FREITAS, O.M.L. Observaes sintomatolgicas sobre a meloidogynose do inhame (Dioscorea cayennensis). Fitopatologia Brasileira, Recife, v. 8, p. 243-249, 1983. SANTOS, E.S. dos. Inhame (Dioscorea spp.): aspectos bsicos da culturaEMEPA-PB, SEBRAE, 1996. 158 p. il. SANTOS, E. S. dos. Cultura do inhame (Dioscorea sp.). Joo Pessoa: Emepa, SEBRAE, 2002a. 12 p. SANTOS, E.S. dos. Manejo sustentvel da cultura do inhame (Dioscorea sp.) no Nordeste do Brasil. In: SIMPSIO NACIONAL SOBRE AS CULTURAS DO INHAME E DO TARO, 2., 2002. Joo Pessoa, PB. Anais ... Joo Pessoa: Emepa, 2002b. v.1, 312 p. p. 181-195. SANTOS, E. S. dos; CAZ FILHO, J.; LACERDA, J. T. de; CARVALHO, R. A.; FONTINLLI, I. S. C.; SILVA, J. B. da; BARBOSA, M. M.; CASSIMIRO, C. M. Inhame e preservao ambiental. Joo Pessoa, PB: Embrapa, Emepa, 2006. 6 p. il. SANTOS, E.S. dos; CAZ FILHO, J.; MACDO, L.S. Propagao vegetativa do inhame (Dioscorea spp.) por mtodos convencionais e biotecnolgicos. EMEPA-PB/Banco do Nordeste, 2001. 43 p. il. (Relatrio Tcnico Final).

agricultores, bem como a organizao dos servios de apoio, nos Estados produtores dessa Dioscorecea, so fundamentais para o desenvolvimento sustentvel da cultura na Regio.

REFERNCIAS
A C O S T A , N . ; A YA L A , A . Pathogenicity of Pratylenchus coffeae, Scutellonema bradys, Meloidogyne incognita and Rotylenchulus reniformis on Dioscorea rotundata. Journal of Nematology, v. 7, n. 1, p.1-6, 1975. CARVALHO, R.A.; LACERDA, J.T. de; OLIVEIRA, E. F. de; SANTOS, E. S. dos. Extratos de plantas medicinais como estratgias para o controle de doenas fngicas do inhame (Dioscorea sp.) no Nordeste do Brasil. In: SIMPSIO NACIONAL SOBRE AS CULTURAS DO INHAME E DO TARO, 2., 2002. Joo Pessoa, PB. Anais ... Joo Pessoa: Emepa, 2002. v.1, 312 p. p.99-112. CAZ FILHO, J. Clonagem do inhame ( D i o s c o re a s p . ) p o r m t o d o s biotecnolgicos. In: SIMPSIO NACIONAL SOBRE AS CULTURAS DO INHAME E DO TARO, 2., 2002. Joo Pessoa, PB. Anais ... Joo Pessoa: Emepa, 2002. v.1, 312 p. p.113-126. LACERDA, J. T. de. Espcies vegetais antagnicas e resduos orgnicos como estratgias para o controle de nematides na cultura do inhame ( Dioscorea sp.). In: SIMPSIO NACIONAL SOBRE AS CULTURAS

CONSIDERAES FINAIS
w O cultivo do inhame em sistema

tecnificado promove incremento de produo e produtividade; melhor qualidade do produto e preservao ambiental, possibilitando maior oferta para atender os mercados consumidores, conseqentemente, incrementando o retorno econmico para o agricultor; alm de gerar emprego e mais renda na Regio. 36

Tecnol. & Cin. Agropec., Joo Pessoa, v.1, n.1, p.31-36, set. 2007

Vous aimerez peut-être aussi