Vous êtes sur la page 1sur 18

CURSO DE PINTURA INDUSTRIAL C.S.E.

1 de 18
DOCUMENTO PARA USO INTERNO REPRODUO / IMPRESSO PROIBIDA SEM AUTORIZAO PRVIA DA C.S.E. EM NECESSIDADE DE CPIA, SOLICITAR AO REPRESENTANTE DA DIREO.

NDICE
Assunto
1 - INTRODUO / FINALIDADE DA PINTURA 2 - ATIVIDADE E RESPONSABILIDADE DO PINTOR / CORROSO 3 - MEIOS CORROSIVOS MAIS COMUNS 4 - ASPECTOS DA CORROSO / GRAUS DE CORROSO 5 - CONCEITUAO DE PINTORES CONSTITUINTES DE UMA TINTA E ESQUEMAS DE PINTURA /

6 - MECANISMOS DE FORMAO DE PELCULAS 7 - PRINCIPAIS TINTAS / PREPARAAO DA SUPERFCIE PARA PINTURA / LIMPEZA DE SUPERFCIES DE AO POR COMPOSTOS QUMICOS (ABNT NBR 15185) / TRATAMENTO DE SUPERFCIE DE AO COM FERRAMENTAS MANUAIS E MECNICAS (ABNT NBR 15239) 8 HIDROJATEAMENTO (N-9) / TRATAMENTO DE SUPERFICIE DE AO COM JATO ABRASIVO 9 ABRASIVOS / PRINCIPAIS MTODOS DE APLICAO DE TINTAS 10 - APLICAA DE ESQUEMA DE PINTURA 11 - RETOQUES EM ESQUEMAS DE PINTURA INDUSTRIAL E DE MANUTENO / REGRAS GERAIS DE RETOQUES / CONTROLE DE QUALIDADE DA APLICAAO DO ESQUEMA DE PINTURA / EXECUAO E APARELHAGEM 12 - DETERMINAO DA GRANULOMETRIA DO ABRASIVO (N-9) / DETERMINAO DA PRESENA DE IMPUREZAS NO ABRASIVO (N-9) / EXAME VISUAL DE FALHAS NA PELCULA (N-13)

13 - MEDIO DAS TEMPERATURAS AMBIENTE E DA SUPERFCIE (N-13) / MEDIO DE UMIDADE RELATIVA DO AR


2 de 18
DOCUMENTO PARA USO INTERNO REPRODUO / IMPRESSO PROIBIDA SEM AUTORIZAO PRVIA DA C.S.E. EM NECESSIDADE DE CPIA, SOLICITAR AO REPRESENTANTE DA DIREO.

14 SEGURANA MEIO AMBIENTE E SADE.


INTRODUO A pintura industrial constitui-se no mtodo de proteo anti-corrosiva de maior utilizao na vida moderna. Pela sua simplicidade, proteger por pintura tem sido exaustivamente utilizado pelo homem nas suas construes e objetos confeccionados em ao. O ao nos tempos atuais, e foi durante todo o sculo, o principal material de construo industrial, porm, devido corroso, s possvel o sucesso de sua utilizao com o emprego de revestimentos eficazes, destacando-se neste caso o revestimento por pintura, que um revestimento anti-corrosivo normalmente orgnico, aplicado sobre a superfcie que se quer proteger. difcil precisar exatamente quando se usou pela primeira vez uma tinta, sabendo-se, entretanto, que as primeiras tintas eram usadas em utenslios domsticos e na pintura artstica, sendo fabricadas de forma artesanal, sem os conhecimentos tecnolgicos de formulao de que se dispem atualmente. Muito se evoluiu no fim do sculo passado e no incio deste sculo quanto formulao das tintas, em especial a partir do desenvolvimento dos polmeros, que se constituem em toda a base das tintas modernas. Em todo o mundo tem-se hoje milhares de formulaes de tintas diferentes, fabricadas com matrias-primas as mais diversas. O bom resultado da pintura industrial depender, entretanto, da observncia de fatores bsicos, sem os quais no haver proteo adequada, por longo perodo, a custo compatvel com o valor e o tempo de vida esperados para a estrutura. FINALIDADE DA PINTURA O termo genrico "pintura" pode ser estendido a trs ramos da atividade humana: - Pintura Artstica; - Pintura Arquitetnica; - Pintura Industrial. A pintura artstica aquela em que o uso das tintas e das cores tem a finalidade de expressar uma arte. usada na execuo de quadros, painis, murais, etc. A pintura arquitetnica aquela em que o uso das tintas e das cores tem a finalidade de tornar agradvel os ambientes. usada na construo civil e, no obstante possa ter tambm a finalidade protetora, visa fundamentalmente ao embelezamento das superfcies revestidas. A pintura industrial aquela cuja finalidade principal a proteo anti-corrosiva. Apresenta, porm, outras finalidades complementares, tais como: 3 de 18
DOCUMENTO PARA USO INTERNO REPRODUO / IMPRESSO PROIBIDA SEM AUTORIZAO PRVIA DA C.S.E. EM NECESSIDADE DE CPIA, SOLICITAR AO REPRESENTANTE DA DIREO.

* finalidade esttica: torna a apresentao agradvel; * auxilio na segurana industrial; * impermeabilizao; * diminuio de rugosidade; * facilitar a identificao de fludos em tubulaes ou reservatrios; * impedir a aderncia de vida marinha ao casco de navios e bias; * permitir maior ou menor absoro de calor; * reflexorizao luminosa; * identificao promocional; ATIVIDADE E RESPONSABILIDADE DO PINTOR * efetuar o preparo da superfcie para eliminao da corroso e de outras impurezas; * homogeneizao, mistura e diluio das tintas; * aplicao das tintas; * cuidar das ferramentas de trabalho para que elas estejam sempre em perfeitas condies de uso; * cuidar para que no final do expediente a rea esteja limpa e arrumada; * zelar pela sua segurana e dos demais colegas de trabalho. CORROSO

4 de 18
DOCUMENTO PARA USO INTERNO REPRODUO / IMPRESSO PROIBIDA SEM AUTORIZAO PRVIA DA C.S.E. EM NECESSIDADE DE CPIA, SOLICITAR AO REPRESENTANTE DA DIREO.

a destruio de um metal ou liga metlica por mudana qumica, eletroqumica ou dissoluo fsica. A corroso um processo natural, exatamente o oposto da fabricao do ao. O ao, quando exposto ao tempo ou a agentes corrosivos, volta a condio de minrio de ferro. A transformao do minrio de ferro (da forma como encontrado na natureza) em ferro metlico bruto, chamado gusa, feito em alto forno siderrgico em alta temperatura, com auxlio de carvo e outros materiais. Em fornos especiais, o ferro gusa misturado a outras substncias qumicas transforma-se em ao. Durante o processo de laminao a quente que se forma a carepa de laminao. A carepa de laminao aderente e mais dura e frgil que o ao. Problemas ocasionados pela corroso ocorrem nas mais variadas atividades indstrias qumicas, petrolferas, petroqumica, civil, automobilstica, transportes, telecomunicaes, medicina, odontologia, etc. O custo com a corroso significa grande prejuzo para a nao. Os custos acontecem por perdas diretas e indiretas. So perdas diretas: substituio de peas ou equipamentos, mo de obra, energia, etc. So perdas indiretas: perda de produtos (leo, gs ou gua), atravs de tubulaes corrodas. Interrupes de comunicao em cabos telefnicos. As perdas indiretas so mais difceis de serem calculadas e totalizam custos mais elevados do que aqueles causados por perdas diretas.

MEIOS CORROSIVOS MAIS COMUNS

> ATMOSFERA A ao corrosiva da atmosfera depende dos seguintes fatores: umidade relativa do ar, poluentes (partculas slidas e gases ), temperatura, tempo de permanncia do eletrlito na superfcie metlica. Em razo destes fatores, apresenta-se a classificao das atmosferas segundo a corroso relativa do ao carbono em diversas atmosferas: * Atmosfera marinha: sobre o mar e na orla martima (at 500 metros da praia), com ventos predominantes na direo da estrutura a ser pintada; * Atmosfera junto orla marinha: aquela situada alm de 500 metros da praia e at aonde os sais possam alcanar; * Atmosfera industrial: envolve regies com muitos gases provenientes de combusto, particularmente gases oriundos de combustveis com alto teor de enxofre;

5 de 18
DOCUMENTO PARA USO INTERNO REPRODUO / IMPRESSO PROIBIDA SEM AUTORIZAO PRVIA DA C.S.E. EM NECESSIDADE DE CPIA, SOLICITAR AO REPRESENTANTE DA DIREO.

* Atmosfera urbana e semi-industrial: nas cidades aonde se tem uma grande quantidade de gases, provenientes de veculos automotores, e uma indstria razoavelmente desenvolvida; * Atmosfera rural e seca: locais, em geral no interior, onde no h gases industriais, sais em suspenso e a umidade relativa do ar se apresenta em valores sempre mais baixos. > SOLOS Os solos contm umidade e sais minerais. Alguns solos apresentam tambm caractersticas cidas ou bsicas. O eletrlito constitui-se principalmente da gua com sais dissolvidos. > GUAS NATURAIS Dos rios, dos lagos ou do subsolo, podem conter sais minerais, eventualmente cidos ou bases, resduos industriais, poluentes diversos e gases dissolvidos. O eletrlito constituise principalmente da gua com sais dissolvidos. Os outros constituintes podem acelerar o processo corrosivo. > GUAS DO MAR Estas guas contm uma quantidade aprecivel de sais, sendo desta forma um eletrlito por excelncia. Outros constituintes, como gases dissolvidos, podem acelerar os processos corrosivos. > PRODUTOS QUMICOS Os produtos qumicos, desde que em contato com gua ou com umidade e sendo ionizveis, formam um eletrlito, podendo provocar corroso eletroqumica. ASPECTOS DA CORROSO A corroso pode ocorrer; quanto ao aspecto, sob diversas formas, e o conhecimento das mesmas muito importante no estudo de um processo corrosivo. A caracterizao da forma de corroso auxilia bastante no esclarecimento do mecanismo e na aplicao de medidas adequadas de proteo. Os aspectos mais comuns so: * Uniforme: A corroso se processa em toda a extenso da superfcie, ocorrendo perda uniforme de massa. * Placas: A corroso localizada em regies, formando placas com escavaes. * Alveolar: A corroso produz sulcos ou escavaes. Apresenta fundo arredondado e profundidade geralmente menor que seu dimetro. * Puntiforme: A corroso se processa em pontos ou em pequenas reas localizadas produzindo pites, que so cavidades apresentando profundidade geralmente maior que seu dimetro.

GRAUS DE CORROSO 6 de 18
DOCUMENTO PARA USO INTERNO REPRODUO / IMPRESSO PROIBIDA SEM AUTORIZAO PRVIA DA C.S.E. EM NECESSIDADE DE CPIA, SOLICITAR AO REPRESENTANTE DA DIREO.

GRAU A - com a carepa de laminao praticamente intacta em toda superfcie e sem corroso. Representa a superfcie de ao recentemente laminada. GRAU B - Superfcie de ao com principio de corroso, da qual a carepa de laminao comea a se desagregar .

GRAU C - Superfcie de ao da qual a carepa de laminao tenha sado completamente desagregada pela corroso ou possa ser retirada por meio de raspagem, porm com pouca ou nenhuma cavidade visvel a olho nu. GRAU D - Superfcie de ao da qual a carepa de laminao tenha sado completamente desagregada pela corroso e que apresenta uma intensidade considervel de cavidades visveis a olho nu.

CONCEITUAO DE PINTORES E ESQUEMAS DE PINTURA * A aplicao de pintura industrial consiste na interposio de uma pelcula., em geral orgnica, entre o meio corrosivo e o material metlico que se quer proteger. * Pintura a hbil tcnica de se aplicar tintas, a pintura industrial o nico meio de controle da corroso que proporciona simultaneamente o controle esttico via o belo e o mltiplo fenmeno da cor. * O esquema de pintura menciona alm do conjunto de tintas, maior detalhamento, por exemplo: preparo de superfcie, mtodo de aplicao, diluio, bem como parmetros tipo: secagem, intervalo de repintura, rendimento, tipo de tinta, esquema de pintura em funo da superfcie a ser pintada em relao ao meio corrosivo, etc.

CONSTITUINTES DE UMA TINTA Na composio de uma tinta, as diversas matrias primas devem ser combinadas, de maneira a formar uma suspenso homognea de minsculas partculas slidas (pigmentos), dispersas em um lquido (veculo), em presena ou no de componentes em maiores propores chamados aditivos. Aps a aplicao em fina camada sobre uma superfcie, a tinta forma um filme que se solidifica por mecanismos de secagem ou cura, tornando-se uma pelcula contnua e aderente a essa superfcie. O veculo voltil (solvente) deve ter poder da solvncia sobre o veculo voltil (resina) e ser perfeitamente compatvel com ele. O veculo no voltil (resina) o ligante ou aglomerante das partculas do pigmento. Fazem parte tambm do ligante as resinas contidas nos agentes de cura e/ou endurecedores, chamados, s vezes, mas erroneamente, de catalisadores, nas tintas de 7 de 18
DOCUMENTO PARA USO INTERNO REPRODUO / IMPRESSO PROIBIDA SEM AUTORIZAO PRVIA DA C.S.E. EM NECESSIDADE DE CPIA, SOLICITAR AO REPRESENTANTE DA DIREO.

dois componentes. O veculo o componente mais importante de uma tinta, conferindolhe as qualidades mais significativas. O pigmento o componente que confere cor, opacidade ou ao anti-corrosiva s tintas, so constitudos de ps, insolveis e coloridos, e conferem poder de cobertura tinta. O poder de cobertura mede a capacidade que uma tinta tem de esconder o substrato. Os aditivos no so essenciais, porm o seu uso melhora significativamente determinadas caractersticas das tintas. Os aditivos so da mesma natureza que os pigmentos mas no possuem poder de cobertura. O solvente o lquido voltil que dilui a resina, diminuindo a viscosidade da tinta. Cada componente de tinta ser abordado a seguir: > Veculo Voltil (solvente); No voltil (resina). > Pigmento Inerte (carga) Ativo (colorido, metlico, anti-corrosivo e outros).

> Aditivos secante; anti-mofo; nivelante; anti-espumante; plastificante; anti-sedimentante; dispersante; outros.

MECANISMOS DE FORMAO DE PELCULAS O mecanismo de formao da pelcula definido pelo tipo de resina presente na tinta: * Evaporao de Solvente Neste mecanismo, a formao da pelcula ocorre pela simples evaporao dos solventes presentes na tinta lquida. EXEMPLO: Borracha Clorada, Resinas Vinlicas, Resinas Acrlicas, Resinas Betuminosas e Resina Estireno - Acrilato. * Oxidao 8 de 18
DOCUMENTO PARA USO INTERNO REPRODUO / IMPRESSO PROIBIDA SEM AUTORIZAO PRVIA DA C.S.E. EM NECESSIDADE DE CPIA, SOLICITAR AO REPRESENTANTE DA DIREO.

Neste mecanismo, a secagem, cura e formao da pelcula ocorre pela evaporao dos solventes simultaneamente com o processo de oxidao com oxignio do ar, o qual atua quimicamente nas duplas ligaes dos cidos graxos insaturos presentes nos leos vegetais. EXEMPLO: leos Vegetais, Resinas Alqudicas modificadas com leos vegetais, Resinas Fenlicas modificadas com leos vegetais.

* Polimerizao Trmica Neste mecanismo a polimerizao s se d temperatura elevada e so aplicadas diretamente sobre o substrato metlico. EXEMPLO: Resina Silicone

As tintas que curam por polimerizao qumica possuem algumas particularidades: * Pot-life - tempo de vida til da mistura; * Shelf-life - tempo de vida til da tinta (validade de armazenamento); * Tempo de induo - tempo mnimo, aps a mistura dos componentes, que se deve esperar para se iniciar a aplicao da tinta. Este tempo em mdia 15 minutos; * Tempo de secagem ao toque - quando a tinta aplicada est livre de pegajosidade; * Tempo de secagem para repintura - Tempo este que indicado pelo fabricante da tinta estabelecendo o tempo mnimo e mximo para aplicao da demo subseqente e ou transporte da pea pintada. PRINCIPAIS TINTAS N-1202 N- 1761 N-2198 N-1259 N-2628 N-1277 N-2629 N-1661 N-2630

N-2680 e as tintas cadastradas no CRCC Famlia 98004-901/902

PREPARAAO DA SUPERFCIE PARA PINTURA Um requisito bsico para que um revestimento seja aplicado com sucesso a correta preparao da superfcie, removendo a carepa de laminao, respingos de solda, ferrugens, graxas, sujeiras, leos e outros contaminantes. Em tomo de 60% do custo de um trabalho de pintura reside no preparo da superfcie. Alm disso, entre os vrios mtodos da limpeza da superfcie, os custos variam muito.

9 de 18
DOCUMENTO PARA USO INTERNO REPRODUO / IMPRESSO PROIBIDA SEM AUTORIZAO PRVIA DA C.S.E. EM NECESSIDADE DE CPIA, SOLICITAR AO REPRESENTANTE DA DIREO.

Assim, geralmente, o custo da limpeza das superfcies por jato abrasivo 12 vezes mais elevado que o efetuado manualmente com lixas. Mesmo assim, o custo de preparo de superfcie deve ser balanceado com a conseqente durabilidade advinda de uma maior vida til do revestimento. Os mtodos de preparo da superfcie de ao velho ou novo possuem padres internacionais descritos na norma: ISO 8501-1 (Padro Fotogrfico)

LIMPEZA DE SUPERFCIES DE AO POR COMPOSTOS QUMICOS 15158)

(ABNT NBR

o procedimento destinado remoo de leos, graxas, terra ou outros contaminantes das superfcies de ao, mediante o emprego de solventes, emulses, compostos para limpeza, vapor ou outros materiais de ao solvente, por meio de panos ou escovas molhadas com solventes, friccionar a superficie. A limpeza final deve ser feita com solventes ou panos limpos. Ao invs da aplicao com panos, pode-se fazer tambm uma asperso da superficie com o solvente, desengorduramento da superficie com vapores de solventes clorados. TRATAMENTO DE SUPERFCIE DE AO COM FERRAMENTAS MANUAIS E MECNICAS (ABNT NBR 15239) o mtodo pelo qual se remove a carepa de laminao, ferrugem e pinturas antigas soltas, bem como outros materiais estranhos prejudiciais pintura. O mtodo compreende o emprego manual de escovas, lixas, raspadores, picadores ou outras ferramentas manuais de impacto ou a combinao das mesmas. Os arames de ao das escovas devem ser suficientemente rgidos para proporcionar boa limpeza. Em casos de repintura deve-se raspar toda a pintura antiga no aderente. A tinta antiga que no for removida deve ter uma aderncia perfeita para no trazer imperfeies e repintura. Recomenda-se cuidado especial nos cordes de solda. Qualquer falha neste caso pode acarretar incio de processo de corroso. Aps o trabalho de raspagem, escovamento ou lixamento, toda poeira residual deve ser espanada, escovada ou soprada. Aps o tratamento, a superfcie deve corresponder a um dos padres visuais fotogrficos, ST-2, da norma ISO 8501-1. TRATAMENTO DE SUPERFCIE DE AO COM FERRAMENTAS MECNICAS o mtodo de limpeza que compreende o emprego de escovas rotativas de fio de ao, ferramentas de impacto, esmerilhadeiras ou lixadeiras mecnicas ou ainda a combinao 10 de 18
DOCUMENTO PARA USO INTERNO REPRODUO / IMPRESSO PROIBIDA SEM AUTORIZAO PRVIA DA C.S.E. EM NECESSIDADE DE CPIA, SOLICITAR AO REPRESENTANTE DA DIREO.

das mesmas. A preparao da superficie por meios mecnicos, corresponde aos padres fotogrficos ST-3 da norma ISO 8501-1. Deve-se empregar escovas de arame de ao movidas mecanicamente, do tipo radial. Os arames das escovas devem ser suficientemente rgidos para garantir a limpeza. A limpeza tambm deve ser feita pelo emprego de ferramentas de impacto, movidas mecanicamente, do tipo desencrustante ou pistolas de agulhas, ou aparelhos similares. A norma manda efetuar aps o preparo da superficie, limpeza do p por meio de ar comprimido ou panos limpos. Aps a limpeza, a superficie dever apresentar pronunciado brilho metlico. NOTA: Os padres de limpeza ST-2 e ST-3 no se aplicam s superfcies com grau A de intemperismo inicial.

TRATAMENTO DE SUPERFICIE HIDROJATEAMENTO (N-9)

DE

AO

COM

JATO

ABRASIVO

Considera-se que a superficie de ao tenha recebido limpeza prvia para remoo de sujeiras, contaminantes oleosos, sais e que as placas de corroso existentes tenham sido eliminadas antes de iniciar o processo de jateamento abrasivo. Este mtodo de limpeza, um processo que consiste basicamente em projetar partculas slidas sobre uma determinada superfcie, grande velocidade. O aspecto final deve corresponder aos padres fotogrficos da ISO 8501-1. As normas ISO 8501-1 e PETROBRAS classificam em 4 os graus de limpeza por jateamento abrasivo para cada um dos 4 graus de intemperismo, com exceo do grau de intemperismo A, que no se aplicam os padres Sa-1 e Sa-2. Os graus de preparao por jateamento abrasivo so:

Sa-1 - JATEAMENTO LIGEIRO Remove-se carepa solta de laminao, xidos soltos e partculas soltas. O aspecto dever coincidir com um dos padres fotogrficos Sa-1. Sa-2 - JATEAMENTO COMERCIAL Remove-se praticamente toda carepa de laminao, xidos e partculas estranhas. O aspecto dever coincidir com um dos padres fotogrficos Sa-2. Sa-2 - JATEAMENTO AO METAL QUASE BRANCO Remove-se as carepas de laminao, xidos e partculas estranhas, de tal medo que apenas possam aparecer leves sombras ou estrias na superficie. O aspecto dever coincidir com um dos padres fotogrficos Sa 2. 11 de 18
DOCUMENTO PARA USO INTERNO REPRODUO / IMPRESSO PROIBIDA SEM AUTORIZAO PRVIA DA C.S.E. EM NECESSIDADE DE CPIA, SOLICITAR AO REPRESENTANTE DA DIREO.

Sa-3 - JATEAMENTO AO METAL BRANCO Remove-se totalmente, as carepas de laminao, xidos e material estranho. O aspecto dever coincidir com os padres fotogrficos Sa-3. importante observar que aps o jateamento, a superficie dever ser limpa com aspirador de p, ar comprimido seco e limpo ou com uma escova limpa. O padro de jateamento dever ser considerado aquele imediatamente antes de receber a pintura. A presso ideal para o bico de jato deve ser de 100 PSI. O perodo mximo entre o incio do jateamento e o final da pintura : Locais situados at 100m da orla martima: 04 horas. Locais situados a mais de 100m da orla martima: 06 horas.

OUTROS MTODOS DE JATEAMENTO Jateamento abrasivo mido (com areia); Hidrojateamento; ABRASIVOS Granalha de ao, escria de cobre, xido de alumnio, micro esfera de vidro, micro cristais, sinter bal, areia, etc.

PRINCIPAIS MTODOS DE APLICAO DE TINTAS

> Trincha A trincha deve ser de fibra natural vegetal ou animal deve ser sempre utilizada em cordes de solda, superficies, irregulares, cantos vivos e cavidades, exceto quando a tinta for base de silicatos inorgnicos. A largura mxima deve ser de 125mm (5"). A aplicao no pode apresentar marcas de trincha aps secagem. Escorrimentos ou ondulaes devem ser corrigidos imediatamente com a trincha.

> Rolo Deve ser utilizado para pintura de extensas reas planas, cilndricas e esfricas de raio longo, exceto quando se tratar de tinta base de silicatos inorgnicos. A aplicao deve ser em faixas paralelas com demos cruzadas. Entre faixas adjacentes deve ser dada uma sobreposio de 50 mm. > Pistola Convencional 12 de 18
DOCUMENTO PARA USO INTERNO REPRODUO / IMPRESSO PROIBIDA SEM AUTORIZAO PRVIA DA C.S.E. EM NECESSIDADE DE CPIA, SOLICITAR AO REPRESENTANTE DA DIREO.

Deve ser utilizada em pintura de extensas reas e onde uma grande produtividade desejada. O ar comprimido utilizado deve ser isento de gua ou leo. O equipamento deve possuir lnibidores de presso de ar e de tinta. Este mtodo de aplicao no deve ser utilizado em locais onde existam ventos fortes nem em estruturas extremamente delgadas que levem a perdas excessivas de tinta. Exige maior habilidade do que a pintura com rolo ou trincha. > Pistola Sem Ar (AIR LESS) Deve ser usada para pintura de reas extensas, quando se deseja alta produtividade, tintas com baixo teor de solvente, grande espessura por demo e tintas com propriedades tixotrpicas. Ex: epxi sem solvente e tinta antiincrustante. O equipamento deve possuir reguladores e medidores de presso de ar e tinta. Exige grande habilidade do pintor.

APLICAA DE ESQUEMA DE PINTURA Familiarizao com as normas: ET-200.03, ABNT NBR 15158, ABNT NBR 15239,ABNT NBR 15185, N-9 e N-13. A eficincia da proteo anti-corrosiva conferida por um esquema de pintura depende de uma sries de fatores que dentre os mais importantes podemos destacar: * Padro de limpeza da superficie; * Especificao das tintas: fundo, intermediria e acabamento; * Processo de aplicao das tintas; * Nmero de demos de tintas e espessura seca por demo; * Intervalo entre demos; * Ensaios para aceitao e qualificao do esquema de pintura; Na seleo ou elaborao de um esquema de pintura, principalmente aqueles destinados a proteo anti-corrosiva, diversos fatores so levados em considerao, a fim de se obter o desempenho esperado. Os mais importantes so: * Condies de exposio das superficies (submersa, enterrada ou exposio atmosfrica); * Agressividade do meio corrosivo ao qual o material ficar exposto; * Condies operacionais de trabalho (temperatura, abraso, etc.); 13 de 18
DOCUMENTO PARA USO INTERNO REPRODUO / IMPRESSO PROIBIDA SEM AUTORIZAO PRVIA DA C.S.E. EM NECESSIDADE DE CPIA, SOLICITAR AO REPRESENTANTE DA DIREO.

* Equipamentos ou instalaes de grande importncia, de difcil manuteno, necessitam de esquema de pintura de alta performance. RETOQUES EM ESQUEMAS DE PINTURA INDUSTRIAL E DE MANUTENO J vimos como complexo o fenmeno de aderncia. Como para obter-se aderncia de nada podemos negligenciar. O retocar uma cincia dentro da cincia. D-se pouca importncia, pois, numa pintura nova, a mdia de retoques de 2 a 4%. rea considerada pequena em funo do todo. Mas, este pequeno percentual o suficiente para a "delaminao" ou o incio de um desastre. Obviamente, muitos casos que temos de tratar so reas maiores que as citadas. Toda a tinta ou componente deve ser homogeneizado em seus recipientes antes e durante a mistura, e na aplicao deve ser agitado freqentemente. A mistura e homogeneizao devem ser feitas por misturadores mecnicos; admite-se a mistura manual para recipientes de at 3,6L, sendo que as tintas pigmentadas com alumnio, deve ser misturadas manualmente. No caso das tintas ricas em zinco (PETROBRAS N-1277, N-1661, N1841 e N-2231) a mistura deve ser sempre mecnica. A operao de mistura deve ser feita em locais ventilados e distante de centelhas ou chamas. A mistura, homogeneizao e diluio devem ser feitas por ocasio da aplicao. No deve ser utilizado fluxo de ar na mistura das tintas. Os pintores no devem adicionar diluente a tinta aps ela ter sido diluda na proporo correta. As superficies usinadas, placas de identificao, fios de rosca e outras reas que no devem ser pintadas tem que ser isoladas. As peas pintadas antes da montagem no devem ser manuseadas sem ter sido alcanado o tempo de secagem para repintura. Os servios de preparo de superficie, prximo a reas recm pintadas, s devem ser iniciados quando a tinta estiver seca ao toque.

REGRAS GERAIS DE RETOQUES * D preferncia trincha para retoques, promove aderncia mecnica; * Sempre observe que no haja poeira solta; * O retoque ser realizado na rea preparada e deve estender-se numa rea adjacente de 5cm; * Chanfrar as bordas da tinta existente. CONTROLE DE QUALIDADE DA APLICAAO DO ESQUEMA DE PINTURA, EXECUAO E APARELHAGEM 14 de 18
DOCUMENTO PARA USO INTERNO REPRODUO / IMPRESSO PROIBIDA SEM AUTORIZAO PRVIA DA C.S.E. EM NECESSIDADE DE CPIA, SOLICITAR AO REPRESENTANTE DA DIREO.

* A superficie dever receber inspeo visual antes do preparo da superficie; * Marcar locais onde exista vestgios de leo, graxa, gordura, cimento, pontos de corroso ou outros materiais; * Anotar o grau de corroso em que se encontra a superficie (A,B,C e D, conforme ISO8501-1), assim como os defeitos de pintura no caso de pelculas de tinta antiga; * Aps a preparao da superficie e imediatamente antes de iniciar a pintura procede-se a inspeo que objetiva verificar se foi alcanado o grau mnimo de limpeza recomendado ou especificado. No caso de limpeza por jato abrasivo, deve-se medir o perfil de rugosidade alcanado. Avalia-se o grau usando normas que padronizam procedimentos e aspecto da superfcie. muito importante que esta inspeo seja realizada imediatamente antes da pintura, pois a superfcie limpa fica ativada e rapidamente comea a enferrujar. Usa-se padres fotogrficos da norma 8501-1. Muitas vezes toma-se difcil definir exatamente o grau de limpeza comparado com estas normas, por vrias razes de ordem prtica, como sombreamento causado pelo abrasivo, tipo de contaminante existente antes da limpeza, alm de fatores prprios de cada obra. Muito importante tambm verificar a ausncia de p aderido, restos de abrasivos, deposio de contaminantes, etc. Para elimin-los, deve-se aplicar jatos de ar sobre a superficie. O perfil de ancoragem resultante do jateamento abrasivo deve ser medido. Existem vrios mtodos, mas os mais prticos so dois: por comparao com padres ou com um medidor mecnico (rugosmetro).

DETERMINAO DA GRANULOMETRIA DO ABRASIVO (N-9) Verificar para cada lote de abrasivo posto no canteiro se a granulometria est de acordo com o perfil de rugosidade exigido pelo esquema de pintura. Esta inspeo feita utilizando-se peneiras, conforme tabela existente na N-9.

DETERMINAO DA PRESENA DE IMPUREZAS NO ABRASIVO (N-9) Verificar visualmente se o abrasivo no est com contaminantes que possam vir a prejudicar o preparo de superfcie. No caso da areia argila, mica, p e umidade no so aceitos.

EXAME VISUAL DE FALHAS NA PELCULA (N-13)

15 de 18
DOCUMENTO PARA USO INTERNO REPRODUO / IMPRESSO PROIBIDA SEM AUTORIZAO PRVIA DA C.S.E. EM NECESSIDADE DE CPIA, SOLICITAR AO REPRESENTANTE DA DIREO.

O reconhecimento do tipo de defeito que encontramos na pintura industrial no campo, sua causa e como corrigi-lo prontamente, reduzem o custo da manuteno, enquanto permitem manter uma aparncia esttica de alto nvel de aceitao.

Escorrimento - Excessiva fluidez da tinta em superficies verticais, pode ter a forma cordes (leve) ou cortina (pesado). Causa: Diluio excessiva excesso de tinta etc. Correo: Usar a trincha, lixar e aplicar outra demo. Casca de laranja - O filme exibe picos e vales. Causa: Tinta muito viscosa solventes de evaporao muito rpida. Correo: Usar a trincha, lixar e aplicar outra demo.

Espessura irregular - Falta de uniformidade do filme, fora da tolerncia mdia apresentando pouca cobertura podendo at favorecer a corroso. Causa: Falta de habilidade do pintor, trincha ou rolo inadequados, tinta muito viscosa falta de controle do filme mido. Correo: Aplicar outra demo, lixar e procurar uniformizar com outra demo.

Poros - A pintura apresenta descontinuidades em forma de orifcios, visveis ou no a olho nu. Causa: Ocluso de ar ou solvente no filme, superfcie contaminada, temperatura da superfcie alta. Correo: Corrigir aplicao, lixar e aplicar outra demo.

Incluso de pelos - A pintura fica impregnada de pelos ou fiapos. Causa: Contaminao da superfcie pintada por pelos de rolo, trincha, trapos, etc. Correo: Remover as impurezas e retocar, lixar e retocar.

Outros defeitos: * Empolamento * Fendilhamento * Bolhas * Calcinao * Enrugamento * Crateras * Over spray * Manchas

MEDIO DAS TEMPERATURAS AMBIENTE E DA SUPERFCIE (N-13) No deve ser aplicada tinta quando a temperatura ambiente for inferior a 5C, nem quando existe a expectativa da mesma cair at OC, antes da tinta ter secado. 16 de 18
DOCUMENTO PARA USO INTERNO REPRODUO / IMPRESSO PROIBIDA SEM AUTORIZAO PRVIA DA C.S.E. EM NECESSIDADE DE CPIA, SOLICITAR AO REPRESENTANTE DA DIREO.

No deve ser aplicada tinta quando a temperatura de substrato for inferior temperatura de ponto de orvalho + 3C ou inferior a 2C, a que for maior, ou em superficies com temperatura superior a 52C. No caso de tintas base de silicatos inorgnicos ricos em zinco, a temperatura da superfcie no deve exceder 40C.

MEDIO DE UMIDADE RELATIVA DO AR No deve ser feita nenhuma aplicao de tinta em tempo de chuva, nevoeiro ou bruma, ou quando a umidade relativa for superior a 85 %, nem quando haja expectativa deste valor de umidade ser alcanado.

SEGURANA Os acidentes no ocorrem por acaso, eles so causados por "Condies inseguras ou atitudes incorretas". Portanto todos os acidentes podem e devem ser evitados. As tintas e solventes so elementos altamente inflamveis, txicas e/ou corrosivas. Podem em alguns casos causar danos irreparveis sade.

Alguns itens so importantes: * Deve-se planejar e levar para o local de trabalho apenas o que se espera usar no dia; * O local de trabalho deve permanecer limpo e arrumado; * Manter todas as latas fechadas e distantes das fontes de ignio; * Para misturar tintas s deve-se utilizar equipamentos pneumticos; * Todas as latas de tinta vazias e trapos sujos devero ser removidos ao final do dia; * Deve-se verificar, rigorosamente, se todas as exigncias de segurana no trabalho esto satisfeitas; * No se deve utilizar equipamentos eltricos nos trabalhos de pintura ou preparao de superfcie; * Eliminar todas as fontes de ignio.

17 de 18
DOCUMENTO PARA USO INTERNO REPRODUO / IMPRESSO PROIBIDA SEM AUTORIZAO PRVIA DA C.S.E. EM NECESSIDADE DE CPIA, SOLICITAR AO REPRESENTANTE DA DIREO.

Comentrios:

18 de 18
DOCUMENTO PARA USO INTERNO REPRODUO / IMPRESSO PROIBIDA SEM AUTORIZAO PRVIA DA C.S.E. EM NECESSIDADE DE CPIA, SOLICITAR AO REPRESENTANTE DA DIREO.

Vous aimerez peut-être aussi