Vous êtes sur la page 1sur 3

Gesto Pblica Anlise de Polticas Pblicas Estudo Dirigido Thiago de Jesus Ferreira

Questes: 1) Tendo o texto de Rua (1997) como referncia, aborde as diferenas entre os seguintes conceitos: deciso poltica e poltica pblica; problema e estado de coisas; demandas e expresses de suporte/apoio. Segundo Maria das Graas Rua (1997) para entendermos o conceito de politicas pblicas necessrio fazer diferenciao entre o que deciso politica e politica pblica. Deciso Poltica compreende a uma deciso que tomada dentre vrias alternativas que vem a expressar, em certo grau, uma adequao aos meios disponveis para atingir o ou os objetivo pretendido pelos atores envolvidos. Porm, a ocorrncia de uma deciso poltica no quer dizer que se constituiu uma poltica pblica. Esta, por sua vez, engloba uma diversidade de decises polticas, dentre outras coisas, que para implementao necessitam de um conjunto de aes estrategicamente direcionadas e selecionadas. Estado de Coisas, conforme define Rua (1997) algo que incomoda, causa certo grau de insatisfao e prejudica os indivduos envolvidos, porm, ainda no chegou a fazer parte a agenda governamental. Problema ou problema poltico algo que deixou a condio de estado de coisas por preocupar as autoridades, passando a prioridade para os tomadores de deciso e, consequentemente, passar a fazer parte da agenda de governo. Ao explicar como se processam as politicas pblicas a autora traz tona dois conceitos de David Easton (1970): inputs (que so demandas originrias do meio ambiente) e withinpus (as demandas advindas do prprio sistema poltico). Inputs e Withinputs pode se constituir em demandas de suporte ou demandas de apoio ao sistema poltico como, por exemplo, demandas para maior participao no sistema poltico, demandas de controle da corrupo e ainda reivindicaes de sade, segurana, trabalho, etc.. O suporte ou apoio nem sempre est vinculado a uma poltica especfica, pois, normalmente esto direcionados para o prprio sistema poltico ou a classe dominante. Porm no pode haver total desvinculao das politicas nem desconsiderao pelos fatores que envolvem a economia global, pois, desse modo no seria possvel cumprir com os objetivos. A atividade poltica dos governos se detm na tentativa de satisfazer as demandas que a ele chegam e nas articulaes para obteno dos apoios necessrios. 2) A partir dos textos discutidos na primeira unidade, explique as relaes existentes entre atividade poltica, processo decisrio e polticas pblicas? A partir da anlise dos textos discutidos em sala de aula possvel afirmar que, a atividade poltica a ao dos lderes polticos na tentativa de conseguir apoios necessrios a fim de satisfazer as demandas originrias dos atores sociais e do prprio sistema poltico. A atividade

dos lideres polticos tem elevada importncia, pois, se relaciona com o que ser alcanado para o pblico em geral. A partir da d-se direcionamento ao processo decisrio que a atividade resultante das barganhas negociadas entre os interesses dos indivduos, pelo surgimento de novas ideias, pela cultura do determinado pas e de processos institucionais. H intenso debate pelo sucesso das ideias e interesses, mudanas ocorrem e h interferncia dos empreendedores polticos e de outras pessoas. Esse processo organizado de acordo com regras socialmente construdas, antecipadamente conhecidas e aceitas. A atividade politica e o processo decisrio do origem s politicas pblicas. Polticas pblicas podem ser entendidas como um conjunto de aes e atividades dos governos que, agem diretamente ou por meio de delegao e iro repercutir na economia e na sociedade influenciando a vida das pessoas.

3) De acordo com Rua (1997), o que seriam demandas novas, demandas recorrentes e demandas reprimidas? D exemplos a partir do cenrio brasileiro atual. Demandas novas so resultantes do aparecimento de novos atores anteriormente no organizados para pressionar o sistema poltico - ou problemas polticos que ainda no existiam ou que no faziam parte das prioridades dos tomadores de deciso. Como exemplo temos primeiro o surgimento da bancada evanglica, agora os defensores do movimento LGBTT e tambm as questes ambientais. Demandas recorrentes so as que por algum motivo no so solucionadas ou esto mal resolvidas e sempre esto nas pautas de discusso. Reforma Agrria e Reforma Poltica, por exemplo. Por fim, as demandas reprimidas so as que ainda so constitudas em estado de coisas e sero discutidas posteriormente. 4) Para John (1998) qual a importncia dos setores de poltica pblica para os estudos no mbito da cincia poltica? Peter John (1998), ao discorrer sobre o tema dos setores de poltica pblica, faz referncia s formulaes de Theodore Lowi de que os Estados Modernos so mais bem entendidos a partir do momento que se admite a presena de suas vrias subdivises, ou seja, deve-se abandonar a noo de sistema poltico unitrio. H diferenas entre os diversos setores de poltica pblica principalmente no que diz respeito influncia dos burocratas, dos polticos e dos representantes de movimentos sociais. Cada poltica nica, assim como cada setor de poltica pblica tambm . Alm de apontar diferenas no que diz respeito a como as decises so tomadas e aos recursos disponveis, cada setor apresenta atributos tecnolgicos diferentes, tem problemas e demandas especficas e grupos de interesse que cooperam para alcanar objetivos comuns, portanto, devem ser estudados de forma individual. As formulaes de Lowi estimularam e centralizaram o estudo, dentro do campo da cincia poltica, dos subsistemas de polticas pblicas, das interaes existentes entre os grupos e as formaes de coalises no processo decisrio. Sendo assim, possvel concluir que a partir de Lowi verificado que os Estados Modernos no devem ser estudados apenas em sua forma

unitria, que cada tipo de poltica afeta grupos especficos, recursos distintos so utilizados para a tomada de deciso e que as interaes que acontecem em cada setor de poltica causam impacto no tipo e no grau de competio partidria. Porm, mesmo existindo diferentes tipos de processos decisrios eles coexistem e se interagem simultaneamente a fim de alcanar objetivos que, em teoria, buscam proporcionar o bem da coletividade.

5) Explique o que so polticas distributivas, regulatrias e redistributivas. Quais so as principais caractersticas dos processos de deciso em cada caso? Essas classificaes fazem parte de uma tipologia sobre polticas pblicas desenvolvida por Theodor Lowi (1964; 1972). Em sua teoria, Lowi dizia que cada politica publica envolve disputas que a levam a arenas diferentes, podendo obter diferentes tipos de apoio ou rejeio. Dentre os formatos que a politica publica pode receber podemos destacar as politicas redistributivas, as distributivas e as regulatrias. Polticas Redistributivas atingem maior nmero de pessoas e h perdas concretas e de curto prazo alguns grupos sociais e ganhos incertos para outros. Geralmente, trata-se de polticas sociais ou que envolvem os sistemas tributrio, previdencirio e tem o encaminhamento mais dificultado. A tomada de deciso envolve o chamado jogo de soma-zero em que para que uma parte ganhe a outra tem que perder, porm, pode haver tambm, dependendo dos custos envolvidos e para evitar enfrentamentos, certa negociao para que cada parte abra mo e atinja os objetivos. As Polticas Distributivas so aquelas decises tomadas pelo governo em que a questo dos recursos limitados e desconsiderada. Isso gera impactos de carter mais individual do que universal ao dar privilgios a certos grupos sociais e/ou regies, em detrimento da coletividade. Tem a implementao mais facilitadas que as politicas redistributivas. Polticas Regulatrias so as decises que esto mais visveis ao pblico e que envolvem polticos, grupos de interesse e burocracia. Para ter maior ou menor sucesso as politicas regulatrias dependem de suas consequncias redistributivas.

Vous aimerez peut-être aussi