Vous êtes sur la page 1sur 7

Apometria

Bolso Krmico
O bolso krmico um fenmeno ainda um pouco desconhecido do espiritualismo, mas no menos real. Bolso krmico pode ser definido como uma coletividade de espritos ligados por laos de karma comuns. Estes so espritos que participaram de catstrofes, tortura, mortes, carncias ou qualquer circunstncia de sofrimento em conjunto. O bolso krmico se inicia geralmente com um acontecimento marcante na vida destes espritos que gera muito sofrimento. Essa dor fica impregnada em sua mente e no plano espiritual, aps a morte coletiva, eles ficam vibrando ainda naquela sintonia do mal que lhes foi feito. Os espritos presos a bolses no conseguem se desprender daquela situao krmica, e por isso permanecem vibrando juntos, em contato uns aos com os outros naquela mesma frequncia, e isso em algumas ocasies pode se estender por milnios. Os bolses so prises espao-temporais de coletividades de espritos acorrentados em acontecimentos traumticos passados. No livro Energia e Esprito de Jos Lacerda de Azevedo h uma srie de casos de bolses que foram tratados pelo autor com a tcnica da Apometria. Os bolses esto quase sempre ligados a um encarnado. Isso ocorre por que alguns membros ligados a um bolso especfico podem estar encarnados, enquanto outros membros do bolso podem estar encarnados. Na maioria das vezes os bolses so constitudos de espritos que esto simultaneamente na Terra e no plano espiritual. Quando encontram-se no plano espiritual, esto quase sempre situados em zonas inferiores do astral. No caso dos encarnados, os espritos que integram bolses esto em ressonncia com os desencarnados em planos mais densos, e por esse motivo, podem recepcionar as vibraes provenientes dos prprios bolses e tambm da zona de conscincia na qual o bolso vibra. Uma pessoa pode estar ligado a um ou mais bolses. Os bolses podem vibrar em zonas mais ou menos inferiores, dependendo do karma que eles geraram. Vamos dar alguns exemplos de bolses para que fique mais clara a visualizao deste tema: Bolses de guerra: So formados por espritos vtimas ou algozes de uma ou mais guerras. Eles se ligam uns aos outros por uma sintonia de dio e rancor contra seus algozes. Os algozes tambm esto conectados aos bolses, e geralmente so o centro por meio do qual giram as conexes de dio, ressentimento, mgoa, dor, instintos inferiores, etc. Neste caso, assim como em outros, comum que os algozes estejam no centro dos bolses, e recebam toda sorte de energias negativas de suas vtimas, conectadas a eles. muito importante mencionar que os algozes dos bolses podem ter sido vtimas de suas prprias vtimas em vidas passadas, e as vtimas podem ter sido algozes. Bolses de magia negra: Aqui se encontram todos os espritos que foram prejudicados por trabalhos de magias de diversos tipos. Esses espritos pedem vingana contra seus algozes, e vibram negativamente contra eles. muito comum ocorrer que os espritos vitimados pela gotia se tornem obsessores de encarnados nas vidas seguintes.

Bolses de desastres coletivos: So bolses formados a partir de mortes coletivas ou desastres. Esses espritos podem ficar aprisionados no momento da tragdia e irradiar vibraes de raiva e rancor aos possveis culpados pela tragdia. Como no universo no funciona o acaso, mas sim a lei de causa e efeito, os espritos pertencentes a bolses de desastres coletivos no foram apenas vtimas da catstrofe, h quase sempre uma razo para aquela tragdia ter ocorrido. Por outro lado, uma tragdia pode no ser necessariamente causada por um karma negativo, mas por que a misso daquele esprito se findou na Terra e ele precisa desencarnar. Uma pessoa que entra em estado meditativo, que faz regresso a vidas passadas, toma alguma erva sagrada, ou realiza qualquer outra prtica de estados alterados de conscincia pode ter acesso ao bolso ou bolses a que pertence. Geralmente a pessoa fecha os olhos e observa vrios rostos com aparncias estranhas, hostis e por vezes animalizadas. O semblante pode irradiar sentimentos de dio, vingana, averso, ojeriza, rancor, tristeza extrema, etc. Por outro lado, nem toda aglomerao de espritos est presa a bolses krmicos. H coletividades de espritos elevados que mantm laos krmicos positivos, de amor e fraternidade. preciso dizer que os espritos no ficam automaticamente presos aos bolses. A causa da priso quase sempre um apego a situao traumtica, alimentado por sentimentos como raiva, rancor, ressentimento, culpa, averso, tristeza, etc. Um esprito pode viver todas estas e outras situaes coletivas e no se prender a um bolso, para tanto necessrio cultivar o perdo, o amor e a compreenso.

Estigmas Crmicos no Obsessivos


Como exemplos, citamos as deficincias fsicas congnitas de um modo geral: ausncia de membros, cardiopatias congnitas, surdez, cegueira, etc., alm de todos os casos de manifestaes mentais patolgicas, entre elas, a esquizofrenia, grave enfermidade responsvel pela restrio da atividade consciencial da criatura, a comprometer por toda uma existncia a sua vida de relao. Podemos enquadrar aqui tambm, os casos de Sndrome de Down e Autismo. Por outro lado, os neurologistas defrontam-se seguidamente com alguns casos desconcertantes de estigmas retificadores as epilepsias essenciais -, assim denominadas por conta dos acessos convulsivos na ausncia de alteraes eletroencefalogrficas. So quadros sofridos, difceis e nem sempre bem controlados com os anticonvulsivantes especficos. Boa parte desses enfermos costuma evoluir para a cronicidade sem que a Medicina atine com as verdadeiras causas do mal. Diz o Dr. Eliezer Mendes, em seus livros, que so casos de mdiuns altamente sensitivos tratados e internados em hospitais psiquitricos e que mais lhes prejudica no seu caminho evolutivo. A reencarnao, a oportunidade que temos de reaprender, de acertar, para podermos evoluir. Apesar dos bons propsitos e da vontade de progredir, assumidos contratualmente no Ministrio da Reencarnao, nem sempre o esprito no decorrer de uma reencarnao atinge a totalidade dos objetivos moralizantes. As imperfeies milenares que o aprisionam s manifestaes egosticas,impedem-no de ascender verticalmente com a rapidez desejada e, por vezes, enreda-se nas malhasde seus mltiplos defeitos, retardando deliberadamente a caminhada terrena em busca da luz. Na vivncia das paixes descontroladas, o indivduo menos vigilante atenta contra as Leis Morais daVida e deixando-se arrastar por mpetos de violncia, termina por prejudicar, de forma contundente, um ou vrios companheiros de jornada evolutiva. Todo procedimento anti-tico, que redunda no mal, produz complexa desarmonia psquica, que reflete energias densificadas que se enrazam no perisprito s se exteriorizando mais tarde sob a forma de deficincias ou enfermidades complexas no transcorrer das reencarnaes sucessivas. A presena de estigma crmico reflete a extenso e o valor de uma dvida moral, indicando a necessidade de ressarcimento e trabalho reconstrutivo no campo do bem, em benefcio do prprio reequilbrio espiritual. Os estigmas crmicos, quando analisados pelo prisma esprita, podem ser considerados recursos do mais elevado valor teraputico, requeridos pelo esprito moralmente enfermo, visando o reajuste perante a sua prpria conscincia culpada.

Atendimento de Apometria
No atendimento aos enfermos, utilizada a seguinte prtica: Coloca-se inicialmente, por desdobramento, os mdiuns em contato com as entidades mdicas do astral. Uma vez firmado o contato, faz-se o mesmo com o doente, possibilitando dessa forma o atendimento do corpo espiritual do enfermo pelos mdicos desencarnados, assistidos pelos espritos dos mdiuns que ento relatam todos os fatos que ocorrem durante o atendimento, tais como: os diagnsticos, as cirurgias astrais, as orientaes prticas para a vida, assim como a descrio da problemtica espiritual que o paciente apresenta e suas origens. Torna-se necessrio ainda, que se faa proteo vibratria, atravs de preces e formao de campos de fora e barreiras magnticas ao redor dos mdiuns. O tratamento dos obsessores constitui um captulo parte, tal a facilidade e eficincia com que os espritos sofredores so atendidos. Em virtude de se encontrarem no mesmo universo dimensional, os espritos protetores agem com muito mais profundidade e rapidez. Os diagnsticos so muito mais precisos e detalhados; as operaes astrais so executadas com alta tcnica e com o emprego de aparelhagem sofisticada em hospitais muito bem montados em regies elevadas do astral superior. Esse um dos grandes segredos do tratamento espiritual e ser provavelmente um marco fundamental para a futura Medicina do Esprito.

Apometria definio
O termo Apometria vem do grego Ap preposio que significa alm de, fora de, e Metron relativo a medida. Representa o clssico desdobramento entre o corpo fsico e os corpos espirituais do ser humano. No propriamente mediunismo, apenas uma tcnica de separao desses componentes. A Apometria uma tcnica de desdobramento que pode ser aplicada em todas as criaturas, no importando a sade, a idade, o estado de sanidade mental e a resistncia oferecida. um mtodo geral, fcil de ser utilizado por pessoas devidamente habilitadas e dirigentes capazes. Apresenta sempre resultado eficaz em todos os pacientes, mesmo nos oligofrnicos profundos sem nenhuma possibilidade de compreenso. O xito da Apometria reside na utilizao da faculdade medinica para entrarmos em contato com o mundo espiritual da maneira mais fcil e objetiva, sempre que quisermos. Embora no sendo propriamente uma tcnica medinica, pode ser aplicada como tal, toda vez que desejarmos entrar em contato com o mundo espiritual.

Apometria O incio
O Dr. Jos Lacerda de Azevedo, carinhosamente qualificado por seus pares de Preceptor de Medicina Espiritual, mdico da turma de 1950. Desde cedo na lida com a Doutrina Esprita. Durante o ano de 1965, esteve em Porto Alegre, um psiquista porto-riquenho chamado Luiz Rodrigues. Realizou palestra no Hospital Esprita de Porto Alegre, demonstrando uma tcnica que vinha empregando nos enfermos em geral, obtendo resultados satisfatrios. Denominada Hipnometria, essa tcnica foi defendida no VI Congresso Esprita Panamericano, em 1963, na cidade de Buenos Aires. Essa tcnica consistia na aplicao de pulsos magnticos concentrados e progressivos no corpo astral do paciente, ao mesmo tempo que, por sugesto, comandava o seu afastamento. O Sr. Luiz Rodrigues era um investigador, no era esprita e tampouco mdico mas trouxe possibilidades novas e um imenso campo para experimentao se conduzidas com mtodos objetivos e sistemticos. Imediatamente, o Dr. Jos Lacerda testou a metodologia com Dona Yolanda, sua esposa e mdium de grande sensibilidade. Utilizando a sua criteriosa metodologia, a sua slida formao doutrinria, a observao constante dos fenmenos, aprimorou solidamente a tcnica inicial. Identificou-se na poca, um grande complexo hospitalar na dimenso espiritual, denominado Hospital Amor e Caridade, de onde partiam o auxlio e a cobertura aos trabalhos assistenciais, dirigidos por ele.

Resumo de Apometria
Abordagem de tratamento espiritual criada por Jos Lacerda de Azevedo realizada atravs do desdobramento dos corpos espirituais. O termo Apometria vem do grego Ap preposio que significa alm de, fora de; e Metron relativo medida. Assim, a Apometria definida como um conhecimento que se propem a estudar aquilo que est alm das formas de medida convencionais. Dizem os apmetras que sua tcnica pode ser aplicada em qualquer pessoa, ou mesmo animais ou plantas, pois com a tcnica do desdobramento dos corpos e nveis, possvel tratar qualquer criatura. A primeira lei da apometria a lei do desdobramento espiritual. Atravs dos pulsos magnticos possvel desdobrar qualquer pessoa (mesmo pessoas em coma profundo), podendo-se estabelecer um contato simples e direto com o plano espiritual. Alm dessa tcnica, a Apometria trabalha outras doze leis, que definem toda a teoria e a prtica apomtrica. Essas leis so utilizadas para: 1 - O reacoplamento dos corpos espirituais, 2 - A ao distncia do esprito desdobrado (fora do corpo fsico), com os chamados campos de fora, que so criaes mentais protetoras da psicoesfera do ambiente, 3 - A revitalizao dos mdiuns, com a conduo de encarnados e desencarnados hospitais do plano astral; 4 - a ao dos espritos socorristas pacientes desdobrados; 5 o ajustamento de sintonia vibratria entre as entidades em diferentes faixas de freqncia (onde muitas vezes no conseguem se comunicar); 6 - o deslocamento do esprito no tempo e no espao (conduz-se o esprito ou algum nvel ou personalidade do encarnado para ver seu passado ou seu futuro); 7 - A dissociao do tempo, ou seja, um esprito, nvel ou personalidade pode sentir diretamente as conseqncias das suas escolhas e atos; 8 - a ao telrica dos espritos que evitam a encarnao (aqui os espritos que procuram durante muito tempo evitar a encarnao, por meio dos comandos do apmetra, comeam a sentir a atrao do magnetismo da Terra e so puxados, pela atrao telrica do planeta, a um novo nascimento terrestre, dentre outras. Alm das leis apomtricas, existem ainda um conjunto de tcnicas utilizadas pelos grupos e codificadas no livro Esprito e Matria: novos horizontes para a medicina de Jos Lacerda de Azevedo, principal obra de referncia na rea. Essas tcnicas so: Dialimetria e Eteriatria: tcnicas que consistem em tornar o corpo espiritual, etrico e astral mais malevel, flexvel e permevel. Diminui-se a coeso energtica daquele corpo e prepara-o para se tornar mais receptivo s irradiaes dos operadores da Apometria, sejam

encarnados ou desencarnados, emanando sobre eles correntes de alta freqncia que circulam por seus corpos sutis trazendo alvio e cura para certas energias deletrias impregnadas. Pneumiatria: Vem de Pneuma, que significa sopro ou esprito. Tcnica que permite a cura do esprito fazendo-o encontrar a paz e a harmonia dentro dele mesmo, atravs da percepo da presena do Cristo que reside latente em seu ser. Despolarizao dos Estmulos de Memria: Consiste em apagar da memria de um esprito erros e sofrimentos cometidos no passado, despolarizando sua memria e impregnando sua conscincia de pensamentos positivos e elevados. Embora esta tcnica possa ter alguns poucos benefcios, julgamos muito mais eficaz o tratamento dos erros e sofrimentos do passado do que meramente apaga-los de sua memria. Incorporao entre vivos: Nesta tcnica, a Apometria traz verdadeiramente uma revoluo nas tcnicas medinicas. possvel incorporar um nvel espiritual do paciente num mdium e trata-lo mais diretamente. Muitas das tcnicas apomtricas consistem na incorporao ou sintonia de fragmentos de conscincia em desarmonia de um individuo em sensitivos para o tratamento isolado de cada faceta psquica. Tratamento para magos negros: tcnica que gera muita polmica, pois muitos ainda no acreditam nos efeitos de magias de vidas passadas ou da vida atual. A Apometria oferece um conjunto de tcnicas que tratariam magos negros e supostamente neutralizam aes mento-magntica negativas. Como j dissemos no livro Regresso e Espiritualidade, a magia pega principalmente em pessoas cujo passado foi dedicado essas mesmas prticas mgicas a que so vitimadas na presente vida. Alm dessas tcnicas, h o mtodo da conduo de espritos para templos no passado para tratamento, a utilizao de espritos da natureza ou elementais nos trabalhos, a esterilizao do ambiente, os diagnsticos psquicos (telemnese), tcnicas de imposio de mos para cura magntica, tcnica de cura de leses do corpo astral de espritos sofredores, tcnica de cirurgias astrais, tcnica de destruio de bases astrais malficas, tcnica de inverso de spins das entidades (Jos Lacerda estudou muito Fsica e aplicou alguns dos seus princpios na Apometria), a Cromoterapia no plano astral e mental (que dizem ser mais eficaz do que a Cromoterapia feita com luzes fsicas), as viagens astrais sob comando (primeira lei do desdobramento espiritual), a arqueocriptognosia (conhecimento de um passado remoto onde aprendemos lies e ensinamentos), os micro-organizadores florais (flores astrais que podem ser implantadas na pessoa e ajudam a curar desordens psquicas), e luminoterapia, ou o terapia aplicada com os arcos de luz voltaicos, parecida com a cromoterapia mental, a artecura, dentre vrias outras tcnicas que so utilizadas em grupos apomtricos.

Vous aimerez peut-être aussi