Vous êtes sur la page 1sur 14

=============================================================================== = B e m V i n d o a o V I M T u t o r - Verso 1.

4 pt_BR = =============================================================================== Vim um poderoso editor que possui muitos comandos, tantos que seria impossvel ensinar num tutorial como este. Este tutorial planejado para apresentar os comandos suficientes para que voc esteja habilitado a usar facilmente o Vim como um editor de textos genrico. O tempo aproximado requerido para completar o tutorial de 25-30 minutos, dependendo de quanto tempo gasto nos exerccios. Os comandos nas lies vo modificar o texto. Faa uma cpia deste arquivo para praticar nela. importante lembrar que este tutorial planejado para ensinar atravs da prtica. Isso significa que voc precisa executar os comandos para aprende-los adequadamente. Se voc somente ler o texto, voc esquecer os comandos! Agora, certifique-se de que sua tecla Shift-Lock (ou Caps Lock) nao esteja ativada e pressione a tecla j o bastante para mover o cursor at que a Lio 1.1 esteja completamente na tela. ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~ Lio 1.1: MOVENDO O CURSOR ** Para mover o cursor, pressione as teclas h,j,k,l conforme indicado. ** ^ k Dica: A tecla h est a esquerda e move para esquerda < h l > A tecla l est a direita e move para a direita j A tecla j se parece com a seta para baixo v 1. Mova o cursor ao redor da tela at que voc se sinta confortvel. 2. Segure pressionada a tecla (j) at haver repetio. ---> Agora voc j sabe como ir para a prxima lio. 3. Usando a tecla j, mova at a lio 1.2. Nota: Se voc est inseguro sobre o que voc digitou, pressione <ESC> para coloca-lo no Modo Normal. Ento redigite o comando que voc queria. Nota: As teclas de cursor devem funcionar tambm. Mas usando hljk voc poder se mover muito mais rpido, desde que voc aprenda a usa-las. ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~ Lio 1.2: ENTRANDO E SAINDO DO VIM !! NOTA: Antes de executar qualquer dos passos abaixo, leia a lio inteira !! 1. Pressione <ESC> (para ter certeza que voc est no Modo Normal). 2. Digite :q! <RETURN>.

---> Isso sai do editor SEM salvar qualquer mudana que voc tenha feito. Se voc quer salvar as alteraes e sair, digite :wq <RETURN> 3. Quando voc vir o prompt do shell (%) digite: vim tutor.pt_BR <RETURN>. Ou digite o comando que coloca voc neste tutor.

---> 'vim' o comando que entra no editor, 'tutor.pt_BR' o arquivo que voc deseja editar. 4. Se voc tem esses passos memorizados e est confiante, execute os passos 1 at 3 para sair e re-entrar no editor. Ento mova o cursor para baixo at a Lio 1.3. ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~ Lio 1.3: EDITANDO TEXTOS - DELEO ** No Modo Normal pressione x para deletar o caracter sob o cursor. ** 1. Mova o cursor para a linha abaixo marcada com --->. 2. Para corrigir os erros, mova o cursor at que ele esteja em cima do caracter a ser deletado. 3. Pressione a tecla x para deletar o caracter indesejado. 4. Repita os passos 2 at 4 at que a sentena esteja correta. ---> A vvaca pullouu por ccimaa dda luuua. 5. Agora que a sentena est correta, v para a Lio 1.4. NOTA: Enquanto voc segue este tutorial, no tente memorizar, aprenda pelo uso. ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~ Lio 1.4: EDITANDO TEXTOS - INSERO ** Enquanto estiver no Modo Normal pressione i para inserir o texto. ** 1. Mova o cursor at a primeira linha abaixo marcada com --->. 2. Para fazer a primeira linha ficar igual segunda, mova o cursor para cima do primeiro caracter DEPOIS de onde o texto ser inserido. 3. Pressione i e digite as adies necessrias. 4. Assim que cada erro for corrigido pressione <ESC> para retornar ao Modo Normal. Repita os passos 2 at 4 para corrigir a sentena. ---> Tem text fatado nessa . ---> Tem algum texto faltando nessa linha. 5. Quando voc estiver confortvel com a insero de texto mova para o sumrio abaixo.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~ SUMRIO DA LIO 1

1. O cursor movido usando tanto as teclas de seta quanto as teclas hljk. h (esquerda) j (para baixo) k (para cima) l (direita) 2. Para entrar no Vim (do prompt %) digite: Vim NOMEDOARQUIVO <RETURN> 3. Para sair do Vim digite: <ESC> :q! <RETURN> para descartar todas alteraes OU digite: <ESC> :wq <RETURN> para salvar as alteraes. 4. Para deletar um caracter sob o cursor no Modo Normal digite: x 5. Para inserir texto na posio do cursor enquanto estiver no Modo Normal digite: i digite o texto <ESC> NOTA: Pressionando <ESC> vai coloca-lo no Modo Normal ou cancelar um comando indesejado ou parcialmente completo. Agora continue com a Lio 2. ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~ Lio 2.1: COMANDOS DE DELEO ** Digite dw para deletar at o final de uma palavra. ** 1. Pressione <ESC> para ter certeza que voc est no Modo Normal. 2. Mova o cursor at a linha abaixo marcada com --->. 3. Mova o cursor at o comeo da palavra que precisa ser deletada. 4. Digite dw para fazer a palavra desaparecer. NOTA: As letras dw vo aparecer na ltima linha da tela assim que voc digita-las. Se voc digitou alguma coisa errada, pressione <ESC> e comece de novo. ---> Tem a algumas oi palavras diverso que no pertencem papel a esta sentena. 5. Repita os passos 3 ao 4 at que a sentena esteja correta e v para a Lio 2.2. ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~ Lio 2.2: MAIS COMANDOS DE DELEO ** Digite d$ para deletar at o final da linha. ** 1. Pressione <ESC> para ter certeza que voc est no Modo Normal. 2. Mova o cursor at a linha abaixo marcada com --->. 3. Mova o cursor at o fim da linha correta (DEPOIS do primeiro .). 4. Digite d$ para deletar at o final da linha. ---> Algum digitou o final desta linha duas vezes. desta linha duas vezes.

5. V para a lio 2.3 para entender o que est acontecendo.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~ Lio 2.3: COMANDOS E OBJETOS O formato do comando d deletar como se segue: [nmero] Onde: nmero - indica d - o comando objeto - como Uma w e $ d objeto OU d [nmero] objeto

quantas vezes ser executado o comando (opcional, default=1) deletar. o comando vai operar (listado abaixo).

pequena lista de objetos: - do cursor at o fim da palavra, incluindo o espao. - do cursor at o fim da palavra, NO incluindo o espao. - do cursor at o fim da linha.

NOTA: Para os aventureiros, pressionando somente o objeto, enquanto no Modo Normal, sem o comando, ir mover o cursor como especificado na lista de objetos. ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~ Lio 2.4: UMA EXCEO AO 'COMANDO-OBJETO' ** Digite dd para deletar uma linha inteira. ** Em virtude da freqncia em deletar uma linha inteira, os projetistas do Vim decidiram que seria mais simples digitar dois d's numa linha para deleta-la. 1. 2. 3. 4. Mova o cursor at a segunda linha na lista a baixo. Digite dd para deletar a linha. Agora mova at a quarta linha. Digite 2dd (lembre-se do nmero-comando-objeto) para deletar as duas linhas. 1) 2) 3) 4) 5) 6) 7) Roses are red, Mud is fun, Violets are blue, I have a car, Clocks tell time, Sugar is sweet, And so are you.

Nota do tradutor: A lista acima no foi traduzida, pois trata-se de um poema com algumas frases inseridas no meio. Como no tenho vocao potica, resolvi deixar do jeito que est. ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~ Lio 2.5: O COMANDO UNDO (DESFAZER)

** Pressione u para desfazer o ltimo comandos, U restaura uma linha inteira.** 1. Mova o cursor para a linha abaixo marcada com ---> e posicione-o sobre o primeiro erro. 2. Digite x para deletar o primeiro caracter indesejado. 3. Agora, digite u para desfazer o ltimo comando executado. 4. Desta vez, corrija todos os erros na linha usando o comando x . 5. Agora, digite um U maisculo para retornar a linha ao seu estado original. 6. Agora digite u algumas vezes para desfazer o U e os comandos anteriores. 7. Agora digite CTRL-R (segurando a tecla CTRL enquanto digita R) algumas vezes para refazer os comandos (desfazer os undo's). ---> Corriija os erros nnessa linha e reetorne-os com undo. 8. Esses comandos so muito teis. Agora v para o sumrio da Lio 2.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~ SUMRIO DA LIO 2 1. Para deletar do cursor at o fim de uma palavra digite: 2. Para deletar do cursor at o fim de uma linha digite: 3. Para deletar uma linha inteira digite: dd dw d$

4. O formato para um comando no Modo Normal : [nmero] comando objeto OU comando [nmero] onde: nmero - quantas vezes o comando ser repetido comando - o que ser feito, como d para deletar objeto - como o comando deve agir, como w (palavra), $ (at o final da linha), etc. objeto

5. Para desfazer um ao anterior, digite: u (minsculo) Para desfazer todas as modificaes em uma linha digite: U (maisculo) Para desfazer os undo's digite: CTRL-R ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~ Lio 3.1: O COMANDO PUT (COLOCAR) ** Digite p para colocar a ltima deleo aps o cursor. ** 1. Mova o cursor at a primeira linha na lista abaixo. 2. Digite dd para deletar a linha e guard-la no buffer do Vim. 3. Mova o cursor at a linha ACIMA de onde a linha deletada deve ficar. 4. No Modo Normal, digite p para inserir a linha. 5. Repita os passos 2 ao 4 para colocar todas as linhas na ordem correta. d) Voc pode aprender tambm? b) Violetas so azuis,

c) Inteligncia se aprende, a) Rosas so vermelhas, Nota do tradutor: Aqui tambm teramos uma rima em ingls, mas achei o significado mais interessante que a rima.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~ Lio 3.2: O COMANDO REPLACE (SUBSTITUIR) ** Digite r e um caracter para substituir um caracter sob o cursor. ** 1. Mova o cursor at a primeira linha abaixo marcada com --->. 2. Mova o cursor at que ele esteja em cima do primeiro erro. 3. Digite r e ento o caracter que deve corrigir o erro. 4. Repita os passos 2 ao 3 at que a primeira linha esteja correta. ---> Quendo este limha foi dugitada, alguem pressioniu algumas teclas erradws! ---> Quando esta linha foi digitada, algum pressionou algumas teclas erradas! 5. Agora v para a Lio 3.3. NOTA: Lembre-se que voc deve aprender pelo uso, no pela memorizao.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~ Lio 3.3: O COMANDO CHANGE (MUDAR) ** Para mudar toda uma palavra ou parte dela, digite cw . ** 1. Mova o cursor at a primeira linha abaixo marcada com --->. 2. Posicione o cursor sobre o u em lunba. 3. Digite cw e a palavra correta (nesse caso, digite 'inha'.) 4. Pressione <ESC> e mova para o prximo erro (o primeiro caracter a ser alterado). 5. Repita os passos 3 ao 4 at que a primeira sentena esteja igual a segunda. ---> Essa lunba tem pwlesmfr que ocrimmm soi alteradas cup o comando change. ---> Essa linha tem palavras que precisam ser alteradas com o comando change. Note que cw no somente substitui a palavra, mas tambm coloca voc no modo de insero.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~ Lio 3.4: MAIS MUDANAS USANDO c

** O comando change usado com os mesmos objetos que delete. ** 1. O comando change trabalha da mesma maneira que delete. O formato : [nmero] c objeto OU c [nmero] objeto

2. Os objetos so tambm os mesmos, como w (palavra), $ (fim da linha), etc. 3. Mova at a primeira linha abaixo marcada com --->. 4. Mova o cursor at o primeiro erro. 5. Digite c$ para fazer o resto da linha ficar igual segunda e pressione <ESC>. ---> O fim desta linha precisa de ajuda para ficar igual segunda. ---> O fim desta linha precisa ser corrigido usando o comando c$.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~ SUMRIO DA LIO 3 1. Para inserir um texto que j foi deletado, digite p . Isso coloca o texto deletado APS o cursor (se uma linha deletada ela ser inserida na linha abaixo ao cursor). 2. Para substituir o caracter sob o cursor, digite r e ento o caracter que ir substituir o original. 3. O comando change te possibilita mudar um objeto especificado do cursor at o fim do objeto. ex: Digite cw para mudar do cursor at o fim de uma palavra, c$ para mudar at o fim da linha. 4. O formato para o comando change : [nmero] c objeto OU c [nmero] objeto

Agora v para a prxima lio.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~ Lio 4.1: LOCALIZAO E STATUS DO ARQUIVO ** Digite CTRL-g para mostrar sua localizao no arquivo e seu status. Digite SHIFT-G para mover para uma linha do arquivo. ** Nota: Leia esta lio inteira antes de executar qualquer dos passos!! 1. Segure pressionada a tecla Ctrl e pressione g . Um linha de status aparecer no rodap da pgina com o nome do arquivo e a linha que voc est. Lembre-se do nmero da linha para o Passo 3. 2. Pressione Shift-G para mover ao final do arquivo. 3. Digite o nmero da pagina que voc estava e ento Shift-G. Isto ir te retornar linha que voc estava quando pressionou Ctrl-g.

(Quando voc digita os nmeros, eles NO so mostrados na tela.) 4. Se voc estiver confiante para fazer isto, execute os passos 1 ao 3.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~ Lio 4.2: O COMANDO SEARCH (PROCURA) ** Digite / seguido por uma string para procurar pela string. ** 1. No Modo Normal digite o caracter / . Note que ele e o cursor aparece no rodap da tela, como o comando : . 2. Agora digite 'errroo' <RETURN>. Esta a palavra que voc quer procurar. 3. Para procurar pela mesma palavra de novo, simplesmente tecle n . Para procurar pela mesma palavra na direo oposta, tecle Shift-N . 4. Se voc quer procurar por uma string na direo oposta, use o comando ? em vez de / . ---> Quando a busca atinge o final do arquivo ela continuar do comeo. "errroo" no uma maneira de escrever erro; errroo um erro.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~ Lio 4.3: PROCURA POR CASAMENTO DE PARNTESES ** Digite % para achar um casamento de ),], ou } . ** 1. Posicione o cursor em qualquer (, [, ou { na linha abaixo marcada com --->. 2. Agora digite o caracter % . 3. O cursor deve estar no parnteses ou colchetes que casa com o primeiro. 4. Digite % para mover o cursor de volta ao primeiro colchete ou parnteses (por casamento). ---> Isto ( uma linha de teste com ('s, ['s ] e {'s } nela. )) Nota: Isso muito til para "debugar" um programa com parnteses no-casados!

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~ Lio 4.4: UMA MANEIRA DE CORRIGIR ERROS ** Digite :s/velho/novo/g para substituir 'novo' por 'velho'. ** 1. Mova o cursor para a linha abaixo marcada com --->. 2. Digite :/s/aa/a <RETURN> . Note que este comando somente muda a primeira ocorrncia na linha.

3. Agora digite :s/aa/a/g significando substituir globalmente na linha. Isto muda todas as ocorrncias na linha. ---> aa melhor maneira de aprender aa concentrao e aa perseverana. 4. Para mudar toda ocorrncia de uma string entre duas linhas, digite :#,#s/velho/novo/g onde #,# so os nmeros das duas linhas. Digite :%s/velho/novo/g para mudar toda ocorrncia no arquivo inteiro.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~ SUMRIO DA LIO 4 1. Ctrl-g mostra a sua localizao no arquivo e o status do mesmo. Shift-G move para o final do arquivo. Um nmero de linha seguido por Shift-G move para esta linha. 2. Digitando / seguido de Digitando ? seguido de string. Aps uma busca, digite n ou Shift-N para procurar uma string procura FRENTE por essa string. uma string procura na DIREO OPOSTA por essa para achar a prxima ocorrncia na mesma direo na direo oposta.

3. Digitando % enquanto o cursor est sobre um (,),[,],{, ou } localiza o par que casa com ele. 4. Para substituir 'novo' pelo primeiro 'velho' em uma linha digite :s/velho/novo Para substituir 'novo' por todos 'velho's em uma linha digite :s/velho/novo/g Para substituir strings entre duas linhas #'s digite :#,#s/velho/novo Para substituir todas as ocorrncias no arquivo digite :%s/velho/novo/g Para pedir confirmao em toda substituio adicione 'c' :%s/velho/novo/gc ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~ Lio 5.1: COMO EXECUTAR UM COMANDO EXTERNO ** Digite :! seguido por um comando externo para executar esse comando. ** 1. Digite o familiar comando : para levar o cursor ao rodap da tela. Isso permite voc entrar um comando. 2. Agora digite o caracter ! (ponto de exclamao). Isso permite voc executar qualquer comando do shell. 3. Como um exemplo digite ls seguindo o ! e ento tecle <RETURN>. Isto ir te mostrar uma listagem do seu diretrio, como se voc estivesse no prompt do shell. Ou use :!dir se ls no funcionar. ---> Nota: possvel executar qualquer comando externo dessa maneira.

---> Nota: Todos os comandos : devem ser finalizados teclando <RETURN>

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~ Lio 5.2: MAIS SOBRE SALVAR ARQUIVOS ** Para salvar as alteraes feitas em um arquivo, digite :w NOMEDOARQUIVO. ** 1. Digite :!dir ou :!ls para ter uma listagem de seu diretrio. Voc j deve saber que precisa teclar <RETURN> depois disso. 2. Escolha um nome de arquivo que ainda no exista, como TESTE. 3. Agora digite: :w TESTE (onde TESTE o nome que voc escolheu.)

4. Isto salva o arquivo inteiro (tutor.pt_BR) sob o nome TESTE. Para verificar isso, digite :!ls de novo para ver seu diretrio ---> Note que se voc sair do Vim e entrar de novo com o nome do arquivo TESTE, o arquivo deve ser uma cpia exata do tutor.pt_BR quando voc o salvou. 5. Agora remova o arquivo digitando: :!delete TEST

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~ Lio 5.3: UM COMANDO WRITE (SALVAR) SELETIVO ** Para salvar parte de um arquivo, digite :#,# w NOMEDOARQUIVO ** 1. Mais uma vez, digite :!dir ou :!ls para obter uma listagem do seu diretrio e escolha um nome de arquivo apropriado como TESTE. 2. Mova o cursor para o topo desta pgina e digite Ctrl-g para achar o nmero daquela linha. LEMBRE-SE DESTE NMERO! 3. Agora mova para o final da pgina e digite Ctrl-g de novo. LEMBRE-SE DESSE NMERO TAMBM! 4. Para salvar SOMENTE uma seco para um arquivo, digite :#,# w TESTE onde #,# so os dois nmeros que voc memorizou (topo,final) e TESTE o nome do arquivo. 5. De novo, veja que o arquivo est l com :!dir mas NO o remova.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~ Lio 5.4: RECUPERANDO E JUNTANDO ARQUIVOS ** Para inserir o contedo de um arquivo, digite :r NOMEDOARQUIVO ** 1. Digite :!dir para ter certeza que o arquivo TESTE que voc criou na lio anterior est presente. 2. Posicione o cursor no topo dessa pgina. NOTA: Depois de executar o Passo 3 voc ver a lio 5.3. Ento DESA para esta

lio de novo. 3. Agora recupere o arquivo TESTE usando o comando :r TESTE onde TESTE o nome do arquivo. NOTA: O arquivo que voc recupera posicionado na posio corrente do cursor. 4. Para verificar que o arquivo foi recuperado, volte com o cursor e verifique que agora existem duas cpias da Lio 5.3, a original e a verso do arquivo. ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~ SUMRIO DA LIO 5 1. :!comando executa um comando externo. Alguns exemplos teis so: :!dir - mostra uma listagem do diretrio. :!delete NOMEDOARQUIVO - remove arquivo NOMEDOARQUIVO. 2. :w ARQUIVO salva o arquivo corrente no Vim para o disco com o nome ARQUIVO. 3. :#,# ARQUIVO salva as linhas # at # no arquivo ARQUIVO. 4. :r ARQUIVO recupera ARQUIVO de um arquivo do disco e o insere dentro do arquivo corrente no posio do cursor.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~ Lio 6.1: O COMANDO OPEN (ABRIR) ** Digite o para abrir uma linha embaixo do cursor e colocar voc no modo de Insero (INSERT). ** 1. Mova o cursor para a linha abaixo marcada com --->. 2. Digite o (minsculo) para abrir uma linha EMBAIXO do cursor e te colocar no Modo de Insero (INSERT). 3. Agora copie a linha marcada com ---> e pressione <ESC> para sair do Modo de Insero. ---> Aps teclar o o cursor colocado na linha aberta no Modo de Insero. 4. Para abrir uma linha ACIMA do cursor, simplesmente tecle um O maisculo, em vez de um o minsculo. Tente isso na linha abaixo. Abra uma linha acima desta teclando Shift-O enquanto o cursor est nessa linha.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~ Lio 6.2: O COMANDO APPEND

** Digite a para inserir texto DEPOIS do cursor. ** 1. Mova o cursor para o final da primeira linha abaixo marcada com ---> teclando $ no Modo Normal. 2. Digite um a (minsculo) para adicionar texto DEPOIS do caracter sob o cursor. ( A maisculo adiciona ao final da linha.) Nota: Isto evita teclar i , o ltimo caracter, o texto a inserir, <ESC>, cursor para e esquerda, e finalmente, x , somente para adicionar ao final de uma linha! 3. Agora complete a primeira linha, Note tambm que append exatamente igual ao modo de insero, exceto pelo local onde o texto vai ser inserido. ---> Esta linha permite voc praticar ---> Esta linha permite voc praticar adicionando texto ao final da linha.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~ Lio 6.3: UMA OUTRA VERSO DO REPLACE (SUBSTITUIR) ** Digite um R maisculo para substituir mais de um caracter. ** 1. Mova o cursor para a primeira linha abaixo marcada com --->. 2. Posicione o cursor no comeo da primeira palavra que diferente da segunda linha marcada com ---> (a palavra 'ltima'). 3. Agora digite R e substitua o restante do texto na primeira linha digitando em cima do texto velho para deixa-la igual segunda. ---> Para fazer a primeira linha igual ltima nesta pgina use as teclas. ---> Para fazer a primeira linha igual segunda, tecle R e o novo texto. 4. Note que quando voc tecla <ESC> para sair, todo texto inalterado permanece.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~ Lio 6.4: OPO SET ** Seta um opo, ento um search ou substitute ignora o caso (maisculo/minsculo). ** 1. Procure por 'ignore' entrando: /ignore Repita vrias vezes teclando n 2. Sete a opo 'ic' (Ignore case) digitando: :set ic 3. Agora procure por 'ignore' de novo teclando: n Repita vrias vezes.

4. Sete as opes 'hlsearch' e 'incsearch': :set hls is 5. Agora entre com o comando search de novo, e veja o que acontece: /ignore ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~ SUMRIO DA LIO 6 1. Digitando o abre-se uma linha EMBAIXO do cursor e coloca o cursor na linha aberta no Modo de Insero. Digitando um O maisculo abre uma linha ACIMA da linha onde o cursor est. 2. Digite um a para inserir texto DEPOIS do caracter onde est o cursor. Digitando um A maisculo automaticamente adiciona texto no final desta linha. 3. Digitar um R maisculo entra no Modo de Substituio (Replace mode) at que <ESC> seja pressionado. 4. Digitar #:set xxx" ativa a opo "xxx"

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~ LIO 7 : COMANDOS DO HELP ON-LINE ** Usa o sistema de help on-line ** O Vim possui um extenso sistema de help on-line. Para comear, tente algum desses trs: - pressione a tecla <HELP> (se voc tiver uma) - pressione a tecla <F1> (se voc tiver uma) - digite :help <RETURN> Digite :q <RETURN> para fechar a janela do help. Voc pode achar ajuda sobre qualquer assunto, fornecendo um argumento para o comando ":help". Tente isto: :help w <RETURN> :help c_<T <RETURN> :help insert-index <RETURN>

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~ Isto conclui o Vim tutor. Ele pretendeu dar uma breve apresentao do editor Vim, somente o bastante para que voc possa usar o editor com facilidade. Ele est longe de ser completo, uma vez que o Vim possui muitos, muitos mais comandos.

Para futura leitura e estudo, este livro recomendado: Learning the Vi Editor - by Linda Lamb Publisher: O'Reilly & Associates Inc. Este um bom livro para aprender quase tudo o que voc quer fazer com o Vi. A sexta edio tambm inclui informaes sobre o Vim. Este tutorial foi escrito por Michael C. Pierce e Robert K. Ware, Colorado School of Mines usando idias fornecidas por Charles Smith, Colorado State University. E-mail: bware@mines.colorado.edu. Modificado para o Vim por Bram Moolenar. Traduzido para o portugus por Marcelo Drudi Miranda, Escola Politcnica da Universidade de So Paulo. E-mail: drudi@zip.net drudi@sim.lme.usp.br ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Vous aimerez peut-être aussi