Vous êtes sur la page 1sur 38

Manual INJEPRO EFI - PRO Sistema de Injeo Programvel

I.

INTRODUO:

A INJEPRO EFI - PRO um sistema de injeo e ignio eletrnica programvel para uso em motores de 1 a 12 cilindros com acesso total aos mapas seja por seu teclado ou atravs de software via cabo USB. Conta com datalogger incorporado possibilitando a aquisio de todos os dados de funcionamento do motor facilitando o desenvolvimento do acerto. Possui tambm controles de marcha lenta, nitro, trao, booster eletrnico e correo por sonda lambda. indicada para carros de rua ou pista, turbo ou aspirados proporcionando um ajuste perfeito em todas as condies de uso devido ao exclusivo sistema de mapa completo onde podemos ter acesso a todas as condies de carga ou presso interpolados a cada 200 RPM ou ainda optar pela facilidade do mapa simplificado.

II.

DICAS ANTES DA INSTALAO:

1 Escolha um bom local para acomodar a central INJEPRO EFI PRO, preferencialmente dentro do veculo evitando umidade, calor excessivo e sujeira; 2 Nunca passe o chicote prximo dos cabos de velas, bobinas, alternador, altofalantes e fontes que possam causar rudos eltricos; 3 Sempre coloque proteo para chicote como mangueira corrugada e espaguete para fios; 4 Todos os fios devem ser soldados e isolados com banquetes termo retrtil; 5 O positivo ps-chave deve ser ligado sem utilizao de rele auxiliar; 6 O terra do mdulo de ignio e peak hold devem ser ligados separados do terra da injeo; 7 Certifique que os fios terra esto bem conectados e sem mau contato; 8 Verifique o cabo terra do motor se est bem conectado e sem mau contato; 9 Nunca ligue o positivo de alimentao dos injetores, bobina de ignio, bomba de combustvel ou outro positivo juntamente com o positivo ps-chave de alimentao do mdulo de injeo INJEPRO-EFI; 10 No utilize rels para alimentar o mdulo de injeo INJEPRO-EFI; 11 Caso possua alguma dvida para o mapa inicial de funcionamento do motor entre em contato com o nosso suporte para auxlio; 12 Utilize sensores e componentes de boa qualidade para o funcionamento correto da injeo; 13 Usar somente velas e cabos de vela resistivo originais do veculo; 14 O chicote de injeo deve ter especial ateno pois um dos principais causadores de problemas no funcionamento do motor.

www.injepro.com

III. 3.1

INSTALAO: DISTRIBUIDOR HALL:

Com janelas iguais ou uma das janelas maior. OBS: Recomendamos os distribuidores: Motores VW AP utilizar o distribuidor do AP MI (com uma janela maior) ou distribuidores com janelas iguais do Gol Gti antigo, Golf antigo e outros carros com injeo LE-Jetronic. Motores GM Famlia I (Corsa) e Famlia II (Vectra 8v e Calibra 16v) utilizar o distribuidor dos veculos que utilizam a injeo eletrnica LE-Jetronic (Monza, Kadett Gsi, Vectra at 1996) ou os distribuidores do GM Corsa de 3 fios. Em motores de 4 cilindros (Chevette, Opala, Fiat ,etc), 6 cilindros(Opala, e etc) e 8 cilindros (Ford, GM, Dodge, etc) que no possuem o sistema Hall fixo original, pode-se adaptar no distribuidor original o sistema Hall. 3.2 RODA FNICA: Esta uma roda fnica de 58 dentes com uma falha de 2 dentes por isso denominado de 60-2. Esta roda fnica utilizada na maioria dos sistemas de ignio dos veculos nacionais e importados. Normalmente montada nas extremidades do virabrequim ou internamente no motor, com o objetivo de informar a posio exata do ponto do motor superior (PMS).

www.injepro.com

3.3

MONTAGEM DA RODA FNICA: 1) Posicionar o motor em Ponto Morto Superior (PMS) no cilindro n. 1; 2) Alinhar o sensor na roda fnica preferencialmente entre os dentes 10 e 20, sempre no sentido contrrio de rotao do motor a partir da falha de dentes; 3) Sempre posicion-lo na borda da descida do dente selecionado. Como na figura abaixo; 4) Com uma lamina ajuste a folga do sensor com 0.4mm a 1,0mm entre o sensor e a roda fnica.

3.4

SENSOR DE ROTAO: O sensor de rotao deve ser montado centralizado na roda fnica evitando erro na leitura do sinal de rotao. O suporte confeccionado para o sensor deve ser reforado para evitar vibraes causando perda de sinal.

Para ligao do sensor de rotao devemos utilizar o fio com malha do chicote INJEPRO de 18 vias, sendo a malha negativo e o fio interno sinal do sensor, o terceiro pino do sensor deve ser ligado juntamente com o 5v do TPS.

www.injepro.com

3.5

Sensor de Rotao Indutivo: Para identificarmos a ligao correta nos pinos do sensor indutivo devemos testar com um multmetro a resistncia entre o pino do meio e os laterais levando em considerao o seguinte: pino do meio sinal, pino lateral onde marcar resistncia no multmetro com o pino do meio ser ligado ao 5v e o pino que no apresentar resistncia com o meio ligar a malha (terra).

3.6

Sensor de Rotao HALL: A ligao do sensor HALL dever seguir o padro indicado pelo fabricante do sensor, no caso de utilizao do sensor linha VW Gol Flex. Ligar na sequncia: - Pino 1 - Alimentao 5v ou 12v - Pino 2 - Sinal de rotao - Pino 3 - Malha (terra)

3.7

Tabela de Sensores de Rotao: Bosch 3 fios Siemens 2 fios Bosch 3 fios Ford 2 Fios Sensor Vw Sensor Vw Marelli 2 fios Indutivo Indutivo Indutivo Indutivo Hall Indutivo Indutivo Corsa Mpfi, Omega, Vectra, Kadet Mpfi, Astra, Montana, Golf, Passat. Renault Clio, Scenic, Megane Peugeot 206 e 306 Marea 5 cil, Citroen Xantia, Peugot 306 2.0 16V Fiesta, Escort Zetec, Ranger V6 Todos VW total flex Audi 1.8 20V/Turbo Palio, Uno, Tempra

3.8

Opes de Sada de Potncia: 1 Bobina de ignio com mdulo de potncia de ignio: Pode-se utilizar uma bobina com ignio interna, como a Bosch cdigo F 000 ZS0 104 de 3 fios (original do VW Gol 1.0 8v) com modulo de ignio integrado.

www.injepro.com

A ligao desta bobina : Pino 1: Terra de potncia (negativo da bateria). Pino 2: Sinal de sada da ignio da INJEPRO. Pino 3: Positivo 12v ps-chave de potncia. Alerta: O tempo de carga (Dwell) inicial no deve exceder os 4,00 ms na configurao da ignio, sob o risco de queimar o mdulo de ignio da mesma. Recomenda-se utilizar um Dwell inicial de 3.00ms a 3,60ms e observar a temperatura da bobina em funcionamento normal do motor, caso aumente a ponto de no ser possvel colocar a mo, baixe imediatamente o Dwell. Importante: Na configurao da ignio selecione a sada como Distrib. 3 fios. Caso selecione a sada errado a bobina ser danificada em poucos segundos. 2 Mdulo de ignio Bosch de 7 vias: Montar este mdulo em conjunto com uma bobina de ignio simples sem ignio interna de 2 fios.Recomenda-se a utilizao da bobina do VW AP Mi de 2 fios (cdigo Bosch F0 105). Procure colocar este modulo o mais prximo da bobina de ignio. Alerta: O tempo de carga (Dwell) excessivo pode queimar o mdulo. Recomenda-se utilizar um Dwell inicial de 3,00ms e observar a temperatura do mdulo em funcionamento normal do motor. Caso a temperatura aumente a ponto de no ser possvel colocar a mo, baixe imediatamente o Dwell. Importante: Na configurao da ignio selecione INJEPRO ISD/MSD, caso selecione a sada errada o modulo ser danificado em poucos segundos. 3 Mdulo de ignio capacitiva (MSD 6, MSD Mallory, etc): A instalao desses mdulos de ignio devem seguir exatamente as instrues do manual de seus fabricantes, sendo necessrio apenas pulso de ignio vindo da INJEPRO. Importante: Coloque este mdulo de ignio o mais prximo possvel da bobina, sempre no cofre do motor evitando interferncias na central de injeo. 4 INJEPRO ISD: O mdulo IJEPRO ISD foi desenvolvido para bobinas que no possuem mdulo de ignio interno buscando o mximo aproveitamento da potncia gerada devido a sua alta tecnologia de controle de carga. Disponvel com 1, 2, 3, 4, 5 ou 6 sadas. Importante: Na configurao da ignio selecione INJEPRO ISD/MSD, caso selecione a sada errada o modulo ser danificado em poucos segundos.

www.injepro.com

3.9

Ligao dos Chicotes INJEPRO-EFI: 1 Chicote com conector de 18 vias:

PINO 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 N/C

COR DO FIO

FUNAO

OBSERVAES

PRETO BRANCO/AZUL VERDE/ AMARELO CINZA/AMARELO AMARELO/PRETO AMARELO AZUL MARRON ROXO

TERRA SINAL NITRO SINAL BOOSTER CORTE AQUEC. AR CONDICIONADO SENSOR EXT. 3 CORTE ARRANCADA SENSOR EXT. 1 SENSOR EXT. 2

11

CINZA

TEMP. AR

12

ROSA

TEMP. MOTOR

13 14 15 16 17 18

LARANJA PRETO/BRANCO BRANCO/PRETO CABO C/ MALHA VERMELHO VERDE

SINAL TPS SINAL SONDA SINAL FASE SINAL ROTAO POSITIVO 12V SADA 5V

Ligar diretamente ao negativo da Bateria e chassis Sinal negativo do boto de acionamento do nitro Sinal negativo do boto de acionamento do booster Sinal negativo do boto de acionamento do corte de aquecimento Sinal negativo do acionamento do compressor do ar condicionado Sinal do sensor de presso INJEPRO/MAP externo Sinal negativo do boto de acionamento do corte de arrancada Sinal do sensor de presso INJEPRO / sinal 0 a 5v Sinal do sensor de presso INJEPRO / sinal 0 a 5v Positivo do sensor de temperatura do ar (sendo o negativo direto ao negativo da bateria) Positivo do sensor de temperatura do motor (sendo o negativo direto ao negativo da bateria) Sinal do TPS (sensor de posio de borboleta) Sinal positivo da sonda lambda Sinal do sensor de fase Sinal do sensor de rotao HALL / Indutivo Positivo da Ignio aps a chave usar fusvel 5A s/ auxlio de rel Alimentao do TPS, sensor de rotao e sensores auxiliares INJEPRO

www.injepro.com

2 Chicote com conector de 20 vias: PINO 1 2 3 4 5 6 COR DO FIO MARRON PRETO ROXO LARANJA CINZA/AMARELO AMARELO FUNAO BANCA 1 BICOS TERRA POTNCIA BANCA 2 BICOS SOLEN. BOOSTER/ BANCA 3 BICOS TACMETRO SOLEN. LENTA OBSERVAES Sada negativa para acionamento bicos injetores da 1 banca Ligar diretamente ao negativo da Bateria e chassis Sada negativa para acionamento bicos injetores da 2 banca Sada negativa p/ acionamento da solenoide booster ou 3 Banca de bicos quando motor 6cc aspirado Sada sinal para o tacmetro Sada negativa para acionamento da solenoide marcha lenta (Max 2A) Sada negativa para acionamento do solenide comando varivel (Max 2A) Sada negativa para acionamento do shift light (Max 2A) Sada negativa para acionamento do rel da ventoinha (Max 2A) Sada negativa para acionamento do rel da bomba de combustvel (Max 2A) Sada de sinal acionamento mdulo de ignio /bobina com mdulo interno quando distribuidor Sada negativa para acionamento do rel da ventoinha (Max 2A) Sada para mdulo de quando roda fnica Sada para mdulo de quando roda fnica Sada para mdulo de quando roda fnica Sada para mdulo de quando roda fnica Sada para mdulo de quando roda fnica Sada para mdulo de quando roda fnica Sada para mdulo de quando roda fnica Sada para mdulo de quando roda fnica ignio ignio ignio ignio ignio ignio ignio ignio

7 8 9 10

ROSA BRANCO/AZUL VERDE/PRETO AMARELO/PRETO

COMANDO VARIVEL SHIFT LIGHT VENTOINHA 2 RELE BOMBA COMB.

11

CINZA/AMARELO

SAIDA IGN DISTRIB.

12 13 14 15 16 17 18 19 20

VERDE/AMARELO N/C N/C N/C N/C AZUL BRANCO VERDE CINZA CLARO

VENTOINHA 1 SADA IGN 7 SADA IGN 8 SADA IGN 5 SADA IGN 6 SADA IGN 3 SADA IGN 4 SADA IGN 1 SADA IGN 2

www.injepro.com

3.10

Organizao dos Menus de Calibrao: Os menus de configurao e calibrao esto organizados de maneira a facilitar o acesso as opes disponveis memorizando o ltimo menu acessado enquanto a ignio estiver ligada. Abaixo temos descrito a organizao:

MAPA PRINCIPAL INJEO AJUSTE RPIDO DO MAPA PRINCIPAL CORREO INJEO TEMP. MOTOR CORREO INJEO TEMP. AR CORREO INJEO RPIDA CORREO INJEO POR ROTAO TELAS CORREO INJEO POR SONDA LAMBDA DO CORREO INJEO POR TPS MODO CORREO INJEO TENSO BATERIA

CALIBRACO MAPAS DE INJEO

CONTINUO MAPA PRINCIPAL IGNIO X RPM AJUSTE RPIDO DE INGIO AVANO / RETARDO POR PRESSO AVANO / RETARDO TEMP. MOTOR AVANO / RETARDO TEMP. AR AVANO / RETARDO TPS

CALIBRACO MAPAS DE IGNIO

www.injepro.com

ROTAO MAX MAPA

TIPO DE MOTOR TELAS DO MODO CONTNUO CONFIGURAES DA INJEO MARCHA LENTA

CORREO RPIDA

BANCOS INJETORES

MODO DE INJEO

PRESSO MXIMA DE TURBO

MAPA DE INJEO

DEADTIME DOS INJETORES

HABILITA IGNIO TELAS DO MODO CONTNUO CONFIGURAOES DA IGNIO CALIBRA IGNIO

TIPO DE SENSOR

AJUSTE DA FASE

TIPO DE IGNIO

SADA DE IGNIO

CILINDROS DO MOTOR

DWELL INICIAL

DWELL FINAL

www.injepro.com

10

SENSOR TEMP MOTOR

SENSOR TEMP AR TELAS DO MODO CONTNUO SENSOR EXTERNO 2 SONDA LAMBDA HABILITA/CALIBRA SENSORES SESNOR EXTERNO 1

SENSOR EXTERNO 3

CALIBRAR CURSO DO TPS

INJEO DE PARTIDA LIMITADOR DE ROTAO ANTI LAG TROCA DE MARCHAS CALIBRAES COMPLEMENTARES CORTE NA DESACELERAO ACIONAMENTO COMANDO VARIVEL CONTROLE ARRANCADA/TRO CORTE DE AQUECIMENTO CONTROLE DE BOOSTER CONTROLE DE NITRO ATUADOR DA MARCHA LENTA ACIONAMENTO DO ELETROVENTILADOR

www.injepro.com

11

CONFIGURAO DOS ALARMES CONFIGURAO DO SHIFT LIGHT CONFIGURAO DA TELA INICIAL CONFIGURAR BRILHO DO LCD MODO CONTNUO CONFIGURAR SENHA DE ACESSO ALTERAR SENHA

TELAS DO

CONFIGURAES DE TELAS E ALERTAS

MAPA 1 ATIVO SELECIONAR MAPA ATIVO MAPA 2 ATIVAR MAPA 3 ATIVAR MAPA 4 ATIVAR MAPA 5 ATIVAR

IV.

ESPECIFICAES TCNICAS: - Rotao at: 20.000 RPM; - Sensor MAP integrado (6 Bar positivo e 1 Bar negativo); - Aplicao em motores de 1 a 12 cilindros turbo ou aspirado; - Programvel em tempo real por teclado ou software; - Display LCD com ajuste da iluminao; - Sinal de rotao por distribuidor ou roda fnica; - Controle de arrancada com atraso de ponto e enriquecimento de combustvel; - Limitador de RPM por ignio e/ou combustvel; - Controle de DWELL (carga da bobina) para rotao inicial e final diferenciado; - Sada para MSD, INJEPRO ISD ou bobina com mdulo de ignio interno; - Sistema Anti-Lag; - Cut-Off (corte de combustvel na desacelerao); - Senhas de proteo para o usurio e preparador; - Limites de rotao mxima dos mapas configurveis; - Ajuste do Deadtime dos injetores; - Check Control com aviso de rotao excedida, presso excedida, temperatura do motor, abertura dos injetores; - Tela inicial ajustvel;

www.injepro.com

12

- Memrias para 5 diferentes ajustes dos mapas; - Computador de bordo com todas as informaes do motor; - Mapeamento completo ou simplificado; - Datalogger incorporado com memria interna; - Controle de booster por RPM, tempo ou acionamento do boto atravs de solenoide; - Controle de marcha lenta; - Correo por sonda lambda ajustvel por nvel de carga; - Correes de injeo e ignio a cada 200 RPM (interpolado de 1 em 1 RPM); - Opo de 3. Banca de injetores para o 6 cilindros; - Software dedicado INJEPRO. 14 Entradas de sinal: 1 Sensor de temperatura motor (gua ou leo); 1 Sensor de temperatura do ar; 3 Sensores externos; 1 Sensor de posio de borboleta (calibrvel de 0 a 5 V ou 5 a 0 V); 1 Sinal de acionamento de nitro; 1 Sinal de boto do booster eletrnico; 1 Sinal de acionamento do ar condicionado; 1 Corte de aquecimento (Burnout); 1 Controle de arrancada (trao); 1 Sonda lambda; 1 Sensor de fase; 1 Sensor de rotao (hall ou indutivo). 18 Sadas: 2 Eletroventilador; 1 Tacmetro; 1 Shift light; 1 Rele bomba de combustvel temporizado; 1 Solenoide de comando varivel (VTEC); 1 Vlvula de marcha lenta; 1 Sada para solenoide de booster (pode ser configurada como 3. Banca de bicos para 6 cilindros); 2 Sadas de bancos injetores com mapas independentes (at 8 injetores de alta impedncia por banca ou ilimitado com INJEPRO PEAK HOLD); 8 Sadas de ignio com roda fnica (sequencial at 8 cilindros). V. 5.1 FUNES: Mapa Principal: - Aspirado por TPS; - Aspirado por MAP; - Turbo por MAP; Ajuste de Marcha Lenta: - Por TPS; - Por MAP.

5.2

www.injepro.com

13

5.3

Bancos Injetores: - Simultneos; - Independentes. Tipos de Injeo: - Normal; - Alterado. Mapa de Injeo por Rotao Mapa de Injeo por Presso (MAP) Mapa de Injeo por TPS Ajuste Rpido do Mapa de Injeo Mapa de Ponto de Ignio por: - RPM Correo de Ponto de Ignio por: - Vcuo e presso; - Temperatura do ar; - Temperatura do motor; - TPS. Correo da Injeo por: - Temperatura do motor (gua/leo); - Temperatura do ar; - Tenso da bateria; - Vcuo/presso; - Sensor de posio de borboleta (TPS); - Sonda lambda; - Injeo rpida. Limitador de Rotao: - Corte de injeo; - Corte de ignio; - Corte de ignio e injeo. Corte de Combustvel na Desacelerao (CUT-OFF) Controle de Arrancada com Controle de Rotao por Tempo (controle de trao) Comando Eletrnico da Ventoinha do Radiador com Duas Velocidades Controle de Solenoide do Booster com Trs Estgios

5.4

5.5 5.6 5.7 5.8 5.9

5.10

5.11

5.12

5.13 5.14

5.15

5.16

www.injepro.com

14

5.17

Comando da Vlvula de Marcha Lenta por: - Rotao; - Temperatura do motor. Controle de Marcha Lenta por Ponto Injeo de Partida: - A frio/quente ajustvel por temperatura do motor. Sinal do Map Original ou Sensor de Presso Externo Senhas de Proteo: - Para proteo das programaes (PROGRAMADOR); - Para troca de menus (USURIO). Limites dos Mapas Configurveis de Acordo com a Rotao Mxima Ajuste do Tempo Morto dos Injetores (Dead Time) Aviso de Rotao Mxima, Visual Sada para Shift Light Externo Cinco Memrias Internas para Gravao de Mapas Datalogger Interno

5.18 5.19

5.20 5.21

5.22 5.23 5.24 5.25 5.26 5.27

VI. 6.1 6.2

COMPONENTES NECESSRIOS: INJEPRO EFI PRO ACT Sensor de Temperatura do Ar: A INJEPRO EFI PRO faz a leitura da temperatura do ar que est sendo admitido no momento. Baseado nesta informao feita a correo da mistura. (RECOMENDAMOS O SENSOR TEM 5053) ETC Sensor de Temperatura da gua: Este sensor responsvel pela correo da injeo de combustvel e ponto de ignio pois informa a temperatura do motor para a INJEPRO. Recomendamos um sensor do modelo NTC comum, EX: MARELLI, MTE, DELPHI/NTK com 3,0 kphms com temperatura ambiente. Nos refrigerados a ar, recomendamos o sensor da TEM 4053 instalado no duto de leo do motor. Ex: Kombi injetada. TPS Sensor de Posio da Borboleta: O TPS responsvel por informar a posio em que se encontra a borboleta de acelerador, atravs desta informao pode-se fazer a acelerao rpida, marcha lenta e tambm corte de combustvel (CUT-OFF). Pode ser utilizado

6.3

6.4

www.injepro.com

15

qualquer modelo de sensor linear com faixa de trabalho de 0v a 5v ou de 5v a 0v. 6.5 Sensor de Oxignio (Sonda Lambda): Instalado no escapamento responsvel por informar se a mistura de combustvel est correta ou no, atravs desta informao a central de injeo faz a correo automtica da mistura ar/combustvel. Indicamos a utilizao de uma sonda planar utilizada nos veculos originais flex. Bicos Injetores: So responsveis pela injeo de combustvel no motor, possvel utilizar at 8 injetores de alta impedncia por banca ou ilimitado se utilizar mdulo PEAK HOLD INJEPRO. Mdulo de Ignio: necessrio para acionar a bobina de ignio caso esta no possua acoplada original. Utilizar o INJEPRO ISD. Bobina: responsvel pela centelha necessria para queima do combustvel. Vlvula Solenoide para Marcha Lenta: Recomendamos a solenoide utilizada em Canister devido a maior vazo de ar. Vlvula Solenoide para Booster: Recomendamos o solenoide utilizado em Canister devido a maior vazo de ar. Bomba de Combustvel: Utilizar bomba de combustvel de alta vazo com presso de trabalho recomendado 3,0 Bar.

6.6

6.7

6.8 6.9

6.10

6.11

6.12 Sensor de Rotao HALL ou Indutivo (roda fnica) ou Distribuidor HALL 6.13 6.14 Sensor de Fase ou Indutivo Sensor de Presso de leo/Combustvel: Recomendamos o sensor de presso INJEPRO.

VII. 7.1

DESCRIO DE FUNES IMPORTANTES: Correo de injeo por Sonda Lambda: A correo por sonda foi desenvolvida para aproveitar ao mximo o desempenho do motor com segurana e economia de combustvel. programvel em 4 nveis diferentes de acordo com a posio do acelerador: na lenta, at 30% de acelerador, de 30% a 80% de acelerador e acima de 80% de acelerador, programvel tambm a porcentagem mxima de correo (de 0 a 100%) e o tempo de resposta da sonda (de 1 a 2000 milissegundos) que varia de acordo com o modelo e marca utilizada. www.injepro.com 16

importante ajustar a injeo no carro com a sonda desabilitada para no interferir no acerto, a sonda responsvel pelo ajuste fino devendo ser o ltimo sensor a habilitar. Recomendamos a sonda planar de 4 fios utilizada nos carros originais flex. 7.2 Dwell Inicial/final: O dwell muito importante para o mximo aproveitamento da bobina de ignio, toda bobina necessita de um tempo mnimo de carga e tambm um tempo mnimo para descarregar, desta maneira podemos programar um dwell mais alto inicial e mais baixo final possibilitando assim que a bobina tenha tempo de descarregar totalmente em altas rotaes evitando falhas e perda de potncia no motor. Esta funo muito importante para motores que atingem rotaes muito elevadas, pois evita saturar a bobina. No possvel programar um dwell final maior que o inicial, apenas igual. importante lembrar que o dwell muito elevado causa danos na bobina e no mdulo de ignio por isso recomendamos utilizar um dwell igual ou prximo ao dos sistemas de injeo originais dos veculos que entre 3.00ms e 2.20ms. 7.3 Controle de Largada: O controle de largada pode atuar de duas maneiras: 1 Como limitador de largada limitando o giro do motor na rotao, ponto e enriquecimento desejados quando pressionado o boto de largada e liberando assim que soltar; 2 Como controle da rotao do motor aps soltar o boto de ativamento, neste caso programado a rotao inicial para o controle, o tempo que dever permanecer nesta rotao, a rotao final do controle e tempo que levar para atingir a rotao final aps o tempo inicial, desta maneira a injeo inicia o controle liberando a rotao progressivamente, sem degraus na subida de rotao, assim podemos atingir o mximo de trao de acordo com a aderncia da pista. Pode ser desabilitada se programada a rotao inicial abaixo de zero, ficando somente com o limitador de largada ativado.

7.4

Controle de Marcha Lenta por Ponto: O controle de marcha lenta por ponto trabalha diretamente no ponto de ignio quando a posio de acelerador est em 0 (zero) e a rotao do motor est no mximo 300rpm acima da rotao de marcha lenta programada, trabalha em conjunto com a solenide de marcha lenta ativando a solenide 200rpm abaixo da rotao programada, programado tambm o mximo de correo em graus que varia de 0 a 10graus atrasando o ponto no caso da rotao acima e adiantando o ponto quando a rotao est abaixo da desejada buscando o ponto ideal para manter a rotao desejada estabilizada. Esta funo pode ser desabilitada se programado a correo do ponto de ignio abaixo de 0 (zero). Caso a correo do ponto estiver desabilitado a rotao programada ser a rotao em que atua a solenide da marcha lenta.

www.injepro.com

17

7.5

Controle de Booster: O controle de booster foi desenvolvido para controlar uma solenide na entrada da vlvula westgate com o objetivo de aumentar a presso de turbo no coletor de admisso. Possui 3 estgios de presso que so ativados separadamente podendo ainda trabalhar de quatro maneiras diferentes: 1 Boto simples: em cada estgio programado a presso a ser atingida, cada toque no boto de booster muda o estgio, pode ser ativado apenas um ou dois conforme a necessidade. Aps o ltimo estgio ativado o prximo toque de boto desativa o booster voltando situao inicial de espera. 2 Boto por tempo: esta opo pode funcionar em conjunto com o boto de controle de arrancada pois entra em ao ao soltar o boto e no ao apertar. programado em cada estgio a presso desejada a ser atingida e o tempo para iniciar a busca da presso podendo ser ativado quantos estgios desejar individualmente. Nesta opo aps soltar o boto inicia a contagem do tempo que s termina quando atinge o ltimo estgio ativado, para reiniciar necessrio mais um toque no boto onde o controle permanecer a espera. 3 Boto por RPM: nesta opo programamos a presso desejada em cada estgio e o RPM para atingir, neste caso em todas as marchas a injeo buscar a presso desejada ao atingir a rotao programada, aps iniciada para parar a funo dever acionar novamente o boto do controle de booster. 4 Automtico por RPM: neste caso quando programado, o controle de booster fica ativado o tempo todo buscando a presso desejada de acordo com a rotao programada. Esta funo pode ser utilizada em carros de rua com o objetivo de simular um overboost como encontramos nos carros originais turbo. OBS: Quando ativado o controle de booster informado no LCD da injeo o estgio que est ativado, a presso desejada e a presso atual e quando desativada esta mensagem desaparece.

7.6

Comando Varivel: Esta sada responsvel por ativar a solenide de controle do comando varivel. Para ativar devemos inserir a rotao desejada para acionamento e se julgar necessrio a posio mnima de TPS, caso desejar ativar sempre que atingir a rotao independente do TPS basta programar para 0% de TPS.

7.7

Controle de Nitro: O controle de nitro foi desenvolvido para atender a correo necessria no ponto de ignio ao ser injetado o gs e tambm a correo de injeo de combustvel. Para ativar o controle necessrio ligar um sinal negativo na entrada de nitro para informar o mdulo quando estiver injetando o gs onde so ativadas as correes de ponto e porcentagem de combustvel

www.injepro.com

18

programado, nesta opo possvel corrigir a injeo para que o bico injetor de nitro trabalhe apenas com o gs sem injetar combustvel junto.

VIII. SOFTWARE DE GERENCIAMENTO: O software Injepro foi desenvolvido para trabalhar em conjunto com a injeo eletrnica INJEPRO EFI acessando todos os parmetros de configurao e calibrao dos mapas, possui ainda um painel de instrumentos com comunicao em tempo real reproduzindo o funcionamento do motor e seus sensores. Conta com um datalogger para gravao e anlise do funcionamento do motor capaz de reproduzir todos os parmetros em seu painel de instrumentos ou diretamente no grfico. 8.1 Tela Inicial: Ao executar o programa esta ser a tela inicial, nesta tela temos acesso a configurao da injeo e ignio, atravz dela podemos alterar todos os parmetros que configuram o tipo de motor que ser utilizado.

www.injepro.com

19

8.2

Menu:

1. Abrir Arquivos: Permite abrir arquivos dos Mapas de Injeo;

2. Salvar arquivo: Possibilita salvar os mapas alterados.

www.injepro.com

20

3. Conectar / Desconectar comunicao como dispositivo: Inicia a comunicao do software com o mdulo de injeo. ATENO: a comunicao s ser possvel se o dispositivo estiver conectado ao computador.

4. Copiar dados do dispositivo: Aps conectado, copia o mapa selecionado da memria da injeo. 5. Enviar dados para o dispositivo: Enviar o mapa para a memria da injeo. O mapa enviado ocupar a posio de memoria selecionada ao executar esta funo. 6. Tempo real: Com o dispositivo conectado esta funo inicia o trace e os instrumentos em tempo real. Atravs do trace possvel visualizar o local exato onde a injeo est trabalhando possibilitando um acerto perfeito do motor. possvel ainda gravar um arquivo de datalogger na janela dos instrumentos e visualizar o arquivo gravado na janela dos grficos do datalogger. 7. Datalogger: Permite a visualizao dos grficos de datalogger.

www.injepro.com

21

8. Instrumentos: Exibe os instrumentos em tempo real e permite ocultar o instrumento sem uso e modificar a disposio dos instrumentos bem como seu tamanho.

9. Fechar aplicativo: Fecha o software. IX. 9.1 CONFIGURAES DA INJEO: Geral: Configurao da rotao mxima, presso mxima do turbo, dead time dos injetores.

9.2

Tipo de Injeo do Motor: Configura o tipo de injeo do motor de acordo com as caractersticas do veculo: aspirado por TPS, aspirado por MAP ou Turbo por MAP.

www.injepro.com

22

9.3

Tipo de Marcha Lenta: A injeo na marcha lenta pode ser configurada por TPS (quando estiver em 0%) ou por MAP, de acordo com a depresso no coletor.

9.4

Tipo de Injeo Rpida: Pode ser configurada pela variao brusca do TPS ou do MAP.

9.5

Bancos Injetores: Podemos configurar Simultneos quando utilizamos apenas uma banca de injetores, no caso de duas bancas utilizarem Independentes, onde teremos o acerto individual de cada banca de injetor.

X.

MODO DE INJEO: Tanto com bancos injetores Simultneos como Independentes, podemos escolher entre o modo de injeo Normal (quando as duas bancas pulsam ao mesmo tempo) ou Alternado (quando a injeo pulsa alternando entre o banco A e o banco B). No caso do motor 4 cilindros com uma banca apenas, podemos utilizar o modo Alterado para ter um maior aproveitamento do injetor alternando os pulsos entre os bancos de acordo cm a ordem de ignio do motor.

www.injepro.com

23

XI.

MAPA DE INJEO: A InjePro EFI Pro oferece duas opes de mapeamento da injeo para facilitar o acerto e melhorar o funcionamento do motor: - Mapa simplificado: monta internamente na injeo um mapa bsico com apenas uma linha de carga para acerto em todas as rotaes. Neste caso, a correo por rotao fica a cargo do mapa de correo por RPM. - Mapa completo = monta uma tabela de rotao por carga que disponibiliza no acerto todas as situaes de carga e rotao do motor, divididas de 200 em 200 RPM para chegar ao mesmo acerto de um veculo original. Esta modalidade permite ao usurio uma modificao precisa e detalhada em todas as situaes de funcionamento do motor. Observe a imagem abaixo a diferena entre as duas modalidades de mapas:

SIMPLIFICADO:

www.injepro.com

24

COMPLETO:

XII. 12.1

CONFIGURAES DA IGNIO: Tipo de Ignio: Determina o tipo de ignio e/ou desabilita a ignio no caso de utilizar como injeo de combustvel suplementar.

12.2

Geral: Configura as particularidades de cada sistema de ignio e o tempo de carga de ignio e o tempo de carga da bobina (DWELL) onde temos o Dwell inicial, que atua desde o inicio do funcionamento at o Dwell final, que a rotao mxima do motor. aconselhvel utilizar o Dwell em altas rotaes mais baixo que o inical, visando uma vida til maior da bobina de ignio. O Dwell final no pode ser nunca maior que o Dwell inicial.

www.injepro.com

25

12.3

Sensor Roda Fnica: Podemos utilizar o sensor de rotao Hall ou Indutivo apenas selecionando a opo desejada. No necessrio qualquer auxilio de leitores auxiliares de rotao.

12.4

Fase de Comando: Quando utilizar ignio sequencial, devemos incluir a utilizao de um sensor de fase do comando. Neste caso, podemos utilizar Hall ou Indutivo apenas selecionando a opo desejada, como demonstra abaixo:

12.5

Fase de Comando -> Borda: Quando utilizamos sensor de fase devemos informar para a injeo se o sensor indica o ponto do comando no inicio ou final da janela ou dente, ou seja, na sua borda de subida ou descida. importante saber que o funcionamento da fase feito com apenas uma janela ou dente.

12.6

Sada de Injeo (Bobina): Nesta janela configuramos a centelha. Quando utilizar uma bobina por cilindro com sensor de fase, escolher a opo Uma bobina por cilindro. Se no utilizar sensor de fase, sempre configurar Centelha perdida.

12.7

Tipo de Sada da Ignio: Configurao do sinal de sada da ignio para selecionar a opo Invertida quando o motor estiver com distribuidor e usar uma bobina de 3 fios do Gol 1.0.

www.injepro.com

26

XIII. CORREES DE INJEO: Nesta janela, modificamos os mapas de correo relacionado a injeo de combustvel. Podemos aplicar correo por temperatura do motor, temperatura do ar, tenso da bateria, por rotao a cada 200 RPM e por posio da borboleta TPS. Exceto a correo por tenso da bateria, as demais trabalham corrigindo em porcentagem. Por exemplo: se temos no mapa principal um tempo de injeo de 4,00ms com uma correo de 10%, teremos no mapa principal um tempo de injeo de 4,40ms. Quando a correo por tenso da bateria a correo feita aplicando diretamente o tempo de injeo programado. Exemplo: se programamos 1,00ms em 12V teremos acrscimo de 1,00ms em todas as condies de funcionamento do motor quando a tenso da bateria estiver com 12V. importante lembrar que todas as correes so somadas para atingir o tempo de injeo total.

13.1

Sonda Lambda: Correo por sonda lambda responsvel pelo ajuste fino da injeo, esta correo pode ser ativada ou desativada no campo sensores/calibrao. Para desenvolver um acerto da injeo a correo por sonda dever estar desativada caso contrrio vai influenciar no acerto dificultando o trabalho. Aps acertar os mapas de injeo configuramos a correo por sonda lambda inserindo o valor em milivolts que desejamos nas 4 condies disponveis: Na lenta quando o TPS est em 0% , no incio da acelerao com o TPS at 30% (condio em que determina o consumo por litro) , com carga parcial quando o TPS est entre 30% e 80%, e com o p no fundo quando o TPS est acima de 80% (potncia total). Devemos tambm configurar a porcentagem mxima de correo que atuar para acrscimo ou decrscimo de combustvel lembrando que o normal entre 10 e 15% pois se precisar mais que este valor indcio que est faltando acerto no mapa principal. Por ltimo determinar a velocidade de resposta da sonda

www.injepro.com

27

que ser entre 150 e 250ms de acordo com o modelo da sonda. Recomendamos a utilizao da sonda planar de 4 fios utilizada nos veculos flex.

13.2

Ajuste Rpido: Este ajuste atua no mapa de injeo como um todo, caso utilize bancos injetores simultaneos somente a modificao na banca A atuar no mapa principal, caso contrrio bancos independentes utilizamos as correes separadamente uma da outra.

13.3

Injeo Rpida Este ajuste acrescenta um tempo de injeo quando existe uma variao brusca da condio de TPS ou depresso do coletor de acordo com a configurao utilizada.

XIV.

PONTO: Nesta janela configuramos o mapa de ponto do motor e suas correes. O ponto de ignio pode ser ajustado com uma definio a cada 200 RPM onde teremos um maior controle da ignio. As correes so aplicadas no mapa principal por rotao e so determinadas em grau, adicionando ou subtraindo do mapa principal para se chegar ao ponto propriamente dito, todas as correes so somadas para este clculo final do ponto. Podemos corrigir o ponto de ignio por temperatura do motor, temperatura do ar, presso/depresso do motor no caso de utilizar por MAP e por posio do acelerador TPS.

www.injepro.com

28

14.1

Ajuste Rpido: Este ajuste atua no mapa principal por rotao acrescentando ou subtraindo em todas as faixas de rotao.

XV. 15.1

CALIBRAES COMPLEMENTARES: Sensores: Neste campo podemos determinar os sensores que estaro ligados na injeo, caso o sensor esteja marcado como desconectado mesmo que esteja ligado na injeo a correo no atuar. No caso dos sensores de temperatura do motor e ar, se no detectados, automaticamente a injeo desconecta para no influenciar no acerto. No caso das entradas de sensor externo devemos configurar de acordo com as opes indicadas, podendo ler presso ou tenso apenas nos externo 2 e 3. Map externo dever ligar no externo 1. A tenso de entrada nos canais de 0 a 5 volts com o perigo de damos irreversveis a injeo se utilizar tenso acima de 5v.

www.injepro.com

29

15.2

Injeo na Partida:

Neste campo configuramos o tempo de injeo na partida do motor, neste caso a injeo dispensa o tempo de injeo do mapa principal e trabalha no tempo de injeo aqui configurado at ultrapassar a rotao de 400 RPM quando passa a atuar no mapa principal. importante determinar corretamente a temperatura do motor quente pois o tempo de injeo na partida determinado pela interpolao da temperatura mnima at a temperatura da injeo quente. Caso no utilize sensor de temperatura o tempo de injeo na partida trabalha no campo do Tempo de injeo a frio.

15.3

Limitador de Rotao: Podemos configurar um limitador de rotao para o motor no ultrapassar a rotao mxima determinada atravs do corte de combustvel, ignio ou ignio e combustvel ao mesmo tempo, bem como desativar o corte onde a injeo desconsidera esta segurana.

www.injepro.com

30

15.4

Anti-Lag:

15.5

Corte na Desacelerao: Esta funo tambm conhecida por Cutoff e serve para economizar combustvel desligando os injetores na desacelerao com marcha engatada, devemos configurar a rotao mnima em que atua e o tempo que o TPS permanecer em 0% antes de desligar os injetores, importante cuidar para no configurar muito prximo da rotao de marcha lenta influenciando assim na estabilizao da lenta provocando desligamento do motor.

www.injepro.com

31

15.6

Comando Varivel: Para configurar a sada para comando varivel necessrio inserir a rotao e porcentagem mnima de TPS em que ativado podendo ser a partir de 0%.

15.7

Controle de Arrancada: Esta janela configura o controle de rotao para largada seguida de um controle de trao atravs da rotao do motor, as quatro primeiras opes compreendem o corte de rotao para largada onde podemos determinar a rotao do corte, o ponto de ignio, a rotao de inicio do controle, e a porcentagem de enriquecimento usado muito em motores turbam alimentados. Em seguida temos o controle de trao atravs do controle da rotao do motor onde determinamos a rotao para inicio do controle (quando solta o boto do controle de arrancada) seguido do tempo em que o motor dever permanecer nesta rotao, a rotao para final do controle determina a rotao em que se encerar o controle e o tempo final indica o tempo em que o motor demora para chegar da rotao do incio at a rotao do final do controle liberando a rotao do motor aps o tempo decorrido. No rodap da janela podemos configurar se desejamos iniciar a gravao do datalogger ao apertar o boto do controle de arrancada evitando assim esquecer-se de gravar a arrancada.

www.injepro.com

32

15.8

Controle de Marcha Lenta:

15.9

Booster:

15.10 Check Control:

www.injepro.com

33

15.11 Eletroventilador:

15.12 Controle de Nitro:

15.13 Corte de Aquecimento:

15.14 Nome do Ajuste:

www.injepro.com

34

XVI.

MODIFICAES DOS PARMETROS:

Para iniciarmos as modificaes necessrio selecionar o trecho ou o campo a ser modificado, se for mapa clique com o boto esquerdo do mouse no campo a ser modificado e arraste o mouse para selecionar mltiplos campos. Clicando com o boto direito abre uma janela com as opes de modificao. 1. Mximo: Modifica os valores dos campos para o valor mximo admitido, atalho no teclado atravs da tecla M. 2. Incrementar: Aumenta o valor do campo selecionado, pode ser utilizado os atalhos unidade , SHIFT + para dezena e CTRL + para inteiro.

+ para

3. Entrar Valor: Abre janela para entrar com o valor desejado, caso esteja mais de um campo selecionado todos sero preenchidos com o valor digitado. Aps a seleo pode ser usado como atalho a tecla ENTER. 4. Decrementar: Diminui o valor do campo selecionado, pode ser u tilizado os atalhos - para unidade , SHIFT - para dezena e CTRL - para inteiro. 5. Mnimo: Modifica os valores dos campos para o valor mnimo admitido, atalho no teclado atravs da tecla N . 6. Restaurar: Restaura o valor inicial do campo ou trecho selecionado, atalho no teclado R.

www.injepro.com

35

7. Interpolar: Depois de selecionado um trecho do mapa abre uma janela onde temos a opo de entrar com o valor inicial e o valor final desejado para o mapa que o software preenche os campos intermedirios interpolando os valores facilitando assim a montagem do mapa inicial. 8. Capturar Trace: Quando conectado em tempo real com a injeo e ativado o trace esta funo bloqueia o trace no momento em que for ativada para que possamos ver o trecho exato que desejamos modificar, para desbloquear o trace basta clicar novamente no capturar trace, o atalho no teclado a barra de espao. XVII. DATALOGGER:

1. Abrir mapa datalogger: Abre o arquivo de datalogger salvo na memria do computador. 2. Apagar memria do datalogger: Quando conectado no mdulo de injeo INJEPRO EFI apaga a memria interna do datalogger. 3. Comunicao com a Injeo: Quando conectado no mdulo de injeo INJEPRO EFI faz a leitura da memria do datalogger pra salvar no computador, esta funo faz a leitura total da memria toda vez que solicitada abrindo a possibilidade de salvar todos os arquivos ou apenas o ltimo gravado. 4. Janela de Instrumentos: Abre a janela dos instrumentos para reproduo do arquivo de datalogger aberto. www.injepro.com 36

5. Fechar Datalogger: Fecha a janela do datalogger porm se aberta novamente o ltimo arquivo permanece aberto. 6. Reproduzir arquivo aberto: Reproduz o arquivo de datalogger no grfico a partir do ponto em que estiver o marcador. 7. Pausar a Reproduo: Pausa a reproduo em andamento. 8. Parar a Reproduo; Para a reproduo em andamento. 9. Marcar Pontos para anlise: Marca o ponto do grfico abrindo uma janela adicional com todos os parmetros daquele ponto selecionado podendo haver vrios pontos marcados ao mesmo tempo. 10. Seleciona Trecho: Seleciona o trecho marcando o tempo inicial, final e tempo atual correndo junto com a barra de marcao. 11. Ampliar Trecho Selecionado: Aps selecionado o trecho inicial e final do tempo abre o zoom para tela inteira. 12. Aumentar Zoom: Aumenta o zoom total da tela centralizando o arquivo aberto. 13. Diminuir Zoom: Diminui o zoom total da tela. 14. Voltar Zoom Inicial: Volta o zoom a condio inicial.

www.injepro.com

37

GARANTIA A INJEPRO fornece a garantia de 6 meses a partir da data de aquisio descrita na nota fiscal para defeitos de fabricao. A INJEPRO no se responsabiliza por: . . . . Defeitos causados por mau uso Instalao de forma errada Manuteno inadequada Danos causados por regulagens incorretas

A violao do lacre do fabricante implica na perda total da garantia, no tendo direito a manuteno gratuita caso haja necessidade. Para um aproveitamento total desta injeo necessrio que as partes mecnicas e eltricas estejam em perfeitas condies. A instalao e operao devem ser feitas por profissionais qualificados com conhecimento em preparao e regulagens de motores com injeo eletrnica. Dvidas e informaes entre em contato: suporte@injepro.com contato@injepro.com

www.injepro.com

38

Vous aimerez peut-être aussi