Vous êtes sur la page 1sur 6

Voc faz a E S C O L A D E E D U C A O diferena!

INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL


LUS ANTNIO DE AGUIAR

Educando Para Uma Vida Melhor


ENDEREO: Via Luis Antonio de Aguiar, Quadra 05, S/N Vila Chapada Ubajara Cear Cep: 62.350-000 INEP: 23013290 CNPJ: 031.172.092/0001-85 E-mail: luisantoniodeaguiar@hotmail.com Blog: escolalaa.blogspot.com

SIMULADO DO SAEMU 5 ANO LNGUA PORTUGUESA SIMULAO 7


Leia o texto a seguir para responder as questes de 1 a 3.

SUCO DE ABACAXI E MA

INGREDIENTES 1 ma pequena descascada, sem sementes e picada 2 colheres de sopa de abacaxi picado 1 copo de iogurte natural gelado 2 colheres de ch de acar ou mel

MODO DE FAZER Bater todos os ingredientes no liquidificador e servir em seguida.


Fonte: NETDS. Disponvel em: www.netds.com.br/kids/receitas. Acesso em: 2009.

QUESTO 1 (D09AEA) O texto Suco de Abacaxi e Ma serve para A) cortar frutas. B) fazer uma lista de compras. C) ensinar a preparar um suco. D) informar sobre sucos saudveis.

QUESTO 2 (D01AEA) A partir das informaes do texto, possvel dizer que A) o iogurte natural quente. B) o suco precisa ser levado ao fogo. C) o abacaxi deve ser usado com casca. D) a ma deve ser picada e sem sementes.

QUESTO 3 (DSPAECE21AEA) O texto Suco de Abacaxi e Ma A) uma lista. B) uma bula. C) uma receita. D) uma cantiga.

Leia a notcia a seguir para responder as questes 4 e 5.

UM ALARME BOM PRA CACHORRO

Uma cachorra vira-lata evitou a fuga de 118 presos de uma delegacia de So Paulo. A cachorra, que atende pelo nome de Xuxa, o bicho de estimao dos policiais da delegacia. Quando viu um preso tentando escapar por um buraco, Xuxa comeou a latir e a morder os braos do preso fujo. O barulho da cadela chamou a ateno dos policiais, que foram ver o que estava acontecendo. Resultado: Xuxa evitou a fuga dos presos e se tornou herona da delegacia.
Fonte: Revista Z, julho de 2002.

QUESTO 4 (D07AEA) O ltimo fato que aparece no texto A) Xuxa viu um preso tentando escapar. B) Xuxa latiu e mordeu os braos do preso fujo. C) cadela Xuxa evitou a fuga e se tornou herona. D) O barulho da cadela Xuxa chamou a ateno dos policiais.

QUESTO 5 (D01AEA) Xuxa A) uma cadela e policial. B) uma cadela e herona. C) uma cachorra vira-lata e a presa fujona. D) uma artista famosa que pegou o preso fujo.

Leia o texto a seguir para responder as questes de 6 e 7.

QUE DELCIA!

Comida gostosa, Ai que coisa louca, Que s de pensar Me d gua na boca! Batata assada, Com manteiga e sal Derrete na boca Prazer sem igual! Domingo cai bem A macarronada, No sbado hum! L vai feijoada.
Fonte: BELINKY, Tatiana. Um caldeiro de poemas. So Paulo: Companhia das letrinhas, 2007. (adaptao)

QUESTO 6 (D14AEA) Em Prazer sem igual!, o ponto de exclamao refora a ideia de A) alerta. B) desejo. C) tristeza. D) espanto.

QUESTO 7 (D03AEA) A expresso comida gostosa quer dizer comida A) ruim. B) pesada. C) nutritiva. D) saborosa.

Leia o texto para responder as questes 8 e 9 .

CONTINHO

Era uma vez um menino triste, magro e barrigudinho, do serto de Pernambuco. Na soalheira danada de meio-dia, ele estava sentado na poeira do caminho, imaginando bobagem, quando passou um gordo vigrio a cavalo: - Voc a, menino, para onde vai essa estrada? - Ela no vai, no; ns que vamos nela. - Engraadinho duma figa! Como voc se chama? - Eu no me chamo, no; os outros que me chamam de Z.
Fonte: CAMPOS, Paulo Mendes. Para gostar de ler: crnicas.So Paulo: tica, [200-].

QUESTO 8 (D10AEA) A frase a seguir que apresenta a fala de Z A) Voc a, menino? B) Ela no vai, no. C) Como voc se chama? D) Para onde vai essa estrada?

QUESTO 9 (D01AEA) O menino do Continho era A) da capital pernambucana. B) do serto pernambucano. C) do litoral pernambucano. D) da ilha pernambucana.

Leia o texto a seguir para saber como desenhar uma boneca.

PARA DESENHAR A HELLO KITTY

Comece fazendo os traos para a cabea e o corpo, sem apertar o lpis.

Desenhe os braos, os ps e o vestido.

Faa as orelhas, os olhos, o nariz e os bigodes

Agora desenhe um pequeno decote no vestido e um detalhe importante: o lao na orelha esquerda.

Para terminar, reforce os traos e pinte com as canetinhas.

Fonte: Recreio. Disponvel em: http://recreionline.abril.com.br/ atividades/desenhe/atividade_53007.shtml?atividades. Acesso em: 2008.

QUESTO 10 (D01AEA) Para desenhar os braos, os ps e o vestido preciso fazer primeiro A) o decote no vestido. B) o lao na orelha esquerda. C) as orelhas, os olhos e o nariz. D) os traos da cabea e o corpo.

Vous aimerez peut-être aussi