Vous êtes sur la page 1sur 10

Como Evitar Falcias Ai, palavras, ai, palavras, que estranha potncia a vossa! (...

) A liberdade das almas, ai! com letras se elabora... E dos venenos humanos sois a mais fina retorta: frgil, frgil como o vidro e mais que o ao poderosa! Reis, imprios, povos, tempos, pelo vosso impulso rodam... Ceclia Meireles Romanceiro da Incofidncia 1. Introduo Cuidado com as palavras! Cuidado com o que voc ouve, l ou escreve. Voc no deve acreditar em tudo o que ouve ou l. Voc deve ter habilidade para lidar com discursos, com textos, com o que lhe dizem, com argumentos que lhe apresentam nos debates do dia-a-dia. Deve distinguir o que o vulgo confunde. Deve ter critrios para aceitar ou rejeitar enunciados, argumentos, declaraes feitas. Muitas carecem de fundamentao. So ardilosas. Enganadoras. Fraudulentas. Falsas. Falaciosas. Como voc reagiria, por exemplo, aos enunciados abaixo? Quais voc aceitaria? Como voc argumentaria para rejeitar os que devem ser rejeitados? Tente. 1. Se eu abrir uma exceo para voc, deveria abrir tambm para Joo. Se abrir para Joo, devo abrir para Andr. E para Marcos tambm. Depois para Maria, Madalena, etc. 2. Voc deve votar de acordo com o partido! Ou ser expulso! 3. A professora chamou a ateno de Joozinho na semana passada (duas vezes) e nesta (segunda, quarta e sexta). No adianta mais chamar a ateno dele. Vamos suspend-lo. 4. Os brasileiros gostam de praia, caf, carnaval e futebol. 5. A lei que reduz o porte de armas de fogo deve ser abolida, pois, desde que entrou em vigor, a criminalidade aumentou. 6. Os empregados so como pregos: temos que bater para que cumpram suas funes.

7. Deve-se coibir usos como estes: "Me d um cigarro", "eu vi ele", "tu foi", etc., porque, com essa permissividade, vamos reduzir a lngua de Cames a uma falao de brutos, a uma lngua pobre, de poucas palavras e alguns grunhidos. 8. Sabia que o casal X est se separando? Mas cuidado: em briga de marido e mulher ningum pe a colher. 9. Aqui se faz, aqui se paga. 10. Voc confia num dentista que foi aprovado com mdia cinco no vestibular? 11. perigoso viajar em carro dirigido por mulher. 12. Crentes, muulmanos, so todos uns fanticos. 13. Os padres so pedfilos, os padres so mulherengos, os padres s pensam em dinheiro, os advogados so uns enroladores, os polticos so corruptos, os mdicos uns aougueiros, os alunos so uns deitados, etc. 14. O elo perdido entre o homem e o macaco no foi encontrado: por isso a teoria da evoluo est errada e a Bblia est certa. 15. A ingesto de vinho faz bem. 16. O vinho uma bebida saudvel, que faz bem ao corao. estimulante. Assim foi reconhecido por todos os povos antigos. Inclusive o Apstolo So Paulo recomendava vinho em suas epstolas. 17. Tratava-se de discutir e eleger o perfil do professor ideal: ele seria autoritrio ou deveria dar plena liberdade aos alunos? 18. A egiptloga Fulana de Tal uma principiante, obteve o doutorado h pouco tempo, tem limitada experincia: no pode julgar um descobrimento to importante. 19. No vou votar nele para presidente: ele bebe. 20. Todo nordestino hbil, L. nordestino, L. hbil - Toda pessoa hbil bom poltico. Ele hbil. Ele bom poltico, - Todo bom poltico bom administrador. Ele bom poltico. Ele bom administrador. - Todo bom administrador merece ser eleito. Ele bom administrador. Ele merece ser eleito. 21. Dez milhes de pessoas no podem estar erradas. Junte-se a nossa igreja voc tambm. 22. Isso uma verdade to sublime que um milho de pessoas j a aceitaram como regra de f. 23. A Astrologia uma arte adivinhatria praticada h milhares de anos no Oriente. Conta-se que os antigos reis da Babilnia teriam feito uso dela para saberem os dias mais propcios para as batalhas. At os antigos imperadores chineses

recorriam aos astros para guiarem seus passos no governo. inadmissvel que ainda hoje no a considerem uma cincia. 24. Essas prticas remontam aos primeiros sculos de nossa igreja. Como voc pode question-las? 25. Milhares de pessoas acreditam no poder das pirmides. Sem dvida, elas devem ter algo especial. 26. Os ndices de analfabetismo tm aumentado muito depois do advento da televiso. Obviamente ela compromete a aprendizagem. 27. A grande maioria das pessoas deste pas so favorveis pena de morte como meio de reduzir a violncia. Ser contra a pena de morte , pois, ridculo. 28. No acredite nos lingistas: eles esto a servio de uma ideologia de esquerda; so liberais, revolucionrios e populistas. 29. No preciso conhecer matemtica para vencer na vida. Meus conhecimentos dessa matria no vo alm das quatro operaes e das fraes ordinrias; no entanto tenho um salrio maior do que o de muitos engenheiros. 30. O senhor no tem autoridade para criticar nossa poltica educacional, pois nunca concluiu uma faculdade. 31. Espero que o senhor aceite o portflio e d uma tima nota, pois passei cinco noites sem dormir e ainda por cima cuidando de minha av, que est muito doente. 32. Professor, eu preciso tirar boa nota. Se eu aparecer em casa com nota to baixa, minha me pode sofrer um ataque cardaco. 33. Eu no votei em Lula: afinal ele nem sabe falar direito. 34. Por que deveria eu ouvir uma ignorante como voc? Todos os enunciados acima devem ser rejeitados. So falcias. So enunciados ou tentativas de persuadir o leitor mediante em raciocnio errneo, mediante um argumento fraudulento, enganoso. Essas falcias, como voc pode constatar, esto em todos os discursos: na publicidade, na poltica, nas religies, na economia, no comrcio, etc. Falcia , pois, todo o raciocnio aparentemente vlido, mas, na realidade incorreto, que faz cair em erro ou engano. Tradicionalmente, distinguem-se dois tipos de falcias: o paralogismo e o sofisma. O paralogismo uma falcia cometida involuntariamente, sem m-f; o sofisma, uma falcia cometida com plena conscincia, com a inteno de enganar. Essa distino no , no entanto, aceitvel, pois introduz um critrio exterior lgica - a tica. Dito de outro modo, no compete lgica apreciar as intenes de quem

argumenta. Por isso, tornam-se como sinnimos os termos falcia e sofisma. A seguir, apresentam-se os principais tipos de falcias. 2. Tipos de falcias 2.1 Apelo Fora (argumentum ad baculum) Definio: Consiste em ameaar com conseqncias desagradveis se no for aceita ou acatada a proposio apresentada. Exemplo: - Voc deve se enquadrar nas novas normas do setor. Ou quer perder o emprego? - melhor exterminar os bandidos: voc poder ser a prxima vtima. - Cala essa tua boca, ou no te dou o dinheiro para o show. - Ou ns, ou a desgraa, o caos. Contra-argumentao: Argumente que apelar fora no racional, no argumento, que a emoo no tem relao com a verdade ou a falsidade da proposio.

2.2 Apelo Misericrdia, Piedade (argumentum ad misericordiam, ignorncia de questo, fuga do assunto) Definio: Consiste em apelar piedade, misericrdia, ao estado ou virtudes do autor. Exemplo: Ele no pode ser condenado: bom pai de famlia, contribuiu com a escola, com a igreja, etc. Contra-argumentao: Argumente que se trata de questes diferentes, que o que invocado nada tem a ver com a proposio. Quem argumenta assim ignora a questo, foge do assunto.

2.3 Apelo ao Povo (argumentum ad populum) Definio: Consiste em sustentar uma proposio por ser defendida pela populao ou parte dela. Sugere que quanto mais pessoas defendem uma idia mais verdadeira ou correta ela . Incluem-se aqui os boatos, o "ouvi falar", o "dizem", o "sabe-se que". Exemplo: Dizem que um disco voador caiu em Minas Gerais, e os corpos dos aliengenas esto com as Foras Armadas.

Contra-argumentao: Os educadores, os professores, as mes tm o argumento: se todos querem se atirar em alto mar, voc tambm quer? O fato de a maioria acreditar em algo no o torna verdadeiro.

2.4 Apelo Autoridade Definio: Consiste em citar uma autoridade (muitas vezes no - qualificada) para sustentar uma opinio. Exemplo: Segundo Schopearhauer, filsofo alemo do sc. XIX, "toda verdade passa por trs estgios: primeiro, ela ridicularizada; segundo, sofre violenta oposio; terceiro, ela aceita como auto-evidente". (De fato, riram-se de Coprnico, Galileu e outros. Mas nem todas as verdades passam por esses trs estgios: muitas so aceitas sem o ridculo e a oposio. Por exemplo: Einstein). Contra-argumentao: Mostre que a pessoa citada no autoridade qualificada. Ou que muitas vezes perigoso aceitar uma opinio porque simplesmente defendida por uma autoridade. Isso pode nos levar a erro.

2.5 Apelo Novidade (argumentum ad novitatem) Definio: Consiste no erro de afirmar que algo melhor ou mais correto porque novo, ou mais novo. Exemplo: Saiu a nova geladeira Plo Sul. Com design moderno, arrojado, ela perfeita para sua famlia, sintonizada com o futuro. Contra-argumentao: Mostre que o progresso ou a inovao tecnolgica no implica necessariamente que algo seja melhor.

2.6 Apelo Antigidade (argumentum ad antiquitatem) Definio: o erro de afirmar que algo bom, correto apenas porque antigo, mais tradicional. Exemplo: Essas prticas remontam aos princpios da Era Crist. Como podem ser questionadas? Contra-argumentao: Argumenta que o fato de um grande nmero de pessoas durante muito tempo ter

acreditado que algo verdadeiro no motivo para se continuar acreditando.

2.7 Falso Dilema Definio: Consiste em apresentar apenas duas opes, quando, na verdade, existem mais. Exemplos: - Brasil: ame-o ou deixe-o. - Voc prefere uma mulher cheirando a alho, cebola e frituras ou uma mulher sempre arrumadinha? - Voc no suporta seu marido? Separe-se! - Quem no est a favor de mim est contra mim. Contra-argumentao: Simples. Mostre que h outras opes.

2.8 Falso Axioma Definio: Um axioma uma verdade auto-evidente sobre a qual outros conhecimentos devem se apoiar. Por exemplo: duas quantidades iguais a uma terceira so iguais entre si. Outro exemplo: a educao a base do progresso. Muitas vezes atribumos, no entanto, "status" de axioma a muitas sentenas ou mximas que so, na realidade, verdades relativas, verdades aparentes. Exemplo: Quem cedo madruga Deus ajuda. Contra-argumentao: Mostre que muitas frases de efeito, impactantes, bombsticas, retricas, muito respeitadas podem ser meras estratgias mediantes as quais algum tenta convencer, persuadir o ouvinte/leitor em direo a um argumento. No caso dos provrbios, mostre que se contradizem: - Ruim com ele, pior sem ele X Antes s do que mal acompanhado. - Depois da tempestade vem a bonana X Uma desgraa nunca vem sozinha. - Longe dos olhos, perto do corao X O que os olhos no vem o corao no sente.

2.9 Generalizao No - Qualificada (dicto simpliciter) Definio: uma afirmao ou proposio de carter geral, radical e que, por isso, encerra um juzo falso em face da experincia. Exemplo: A prtica de esportes prejudicial sade.

Contra-argumentao: Mostre que necessrio especificar os enunciados. Othon Garcia (Comunicao em Prosa Moderna, FGV, 1986, p. 169) ilustra como se pode especificar a falcia acima, dada como exemplo: A prtica indiscriminada de certos esportes violentos prejudicial sade dos jovens subnutridos.

2.10 Generalizao Apressada (erro de acidente) Definio: Trata-se de tirar uma concluso com base em dados ou em evidncias insuficientes. Dito de outro modo, trata-se de julgar todo um universo com base numa amostragem reduzida. Exemplos: - Todo poltico corrupto. - Os padres so pedfilos. - Os mulumanos so todos uns fanticos. Contra-argumentao: Argumente que dois professores ruins no significam uma escola ruim; que em cincia preciso o maior nmero de dados antes de tirar uma concluso; que no se pode usar alguns membros do grupo para julgar todo o grupo. Faa ver que se trata, na maioria das vezes, de esteretipo: imagem preconcebida de algum ou de um grupo. Faa ver tambm que so fonte de inspirao de muitas piadas racistas, como as piadas de judeus (visto como avarento), de negro (vista como malandro ou pertencente a uma classe inferior), de portugus (visto no Brasil como sem inteligncia), etc. por isso que essa falcia est intimamente relacionada ao preconceito.

2.11 Ataque Pessoa (argumentum ad homimem) Definio: Consiste em atacar, em desmoralizar a pessoa e no seus argumentos. Pensa-se que, ao se atacar a pessoa, pode-se enfraquecer ou anular sua argumentao. Exemplo: - No dem ouvidos ao que ele diz: ele um beberro, bate na mulher e tem amantes. Observao: Uma variao de "argumentum ad homimem" o "tu quoque" (tu tambm): Consiste em atribuir o fato a quem faz a acusao. Por exemplo: se algum lhe acusa de alguma coisa, diga-lhe "tu tambm"! Isso, evidentemente, no prova nada. Contra-argumentao: Mostre que o carter da pessoa no tem relao com a proposio defendida por ela. Chamar algum de corrupto, nazista, comunista, ateu, pedfilo, etc. no prova que suas idias estejam erradas.

2.12 Bola de Neve (derrapagem, reduo ao absurdo reductio ad absurdum)

Definio: Consiste em tirar de uma proposio uma srie de fatos ou conseqncias que podem ou no ocorrer. um raciocnio levado indevidamente ao extremo, s ltimas conseqncias. Exemplos: - Me, cuidado com o Joozinho. Hoje, na escolinha, ele deu um beijo na testa de Mariazinha. Amanh, estar beijando o rosto. Depois.... Quando crescer, vai estar agarrando todas as meninas. - O lcool e uma dieta pobre tambm so grandes assassinos. Deve o governo regular o que vai nossa mesa? A perseguio indstria de fumo pode parecer justa, mas tambm pode ser o comeo do fim da liberdade. (Veja, agosto 2000, p.36) Contra-argumentao: Argumente dizendo que as conseqncias, os fatos, os eventos podem no ocorrer.

2.13 Depois Disso, logo por Causa Disso (post hoc engo propter hoc) Definio: o erro de acreditar que em dois eventos em seqncia um seja a causa do outro. No extremo, uma forma de superstio: eu estava com gravata azul e meu time ganhou; portanto, vou us-la de novo. Exemplo: - O ch de quebra-pedra bom para clculos renais. Tomei e dois dias depois expeli a pedra. Observao: uma variao deste sofisma o chamado "non sequitur" (no se segue, "nada a ver") em que uma concluso nada tem a ver com a premissa: Venceremos, pois Deus bom. (Deus bom, mas no est necessariamente a seu lado; os inimigos podem dizer a mesma coisa). Contra-argumentao: Mostre que correlao no causao: o fato de que dois eventos aconteam em seqncia no significa que um seja a causa do outro. Diga que pode ter sido apenas uma coincidncia.

2.14 Falsa Analogia Definio: Consiste em comparar objetos ou situaes que no so comparveis entre si, ou transferir um resultado de uma situao para outra. Exemplos: - Minhas provas so sempre com consulta a todo tipo de material. Os advogados no consultam os cdigos? Os mdicos no consultam seus colegas e livros? No levam as radiografias para as cirurgias? Os engenheiros, os pedreiros no consultam as plantas? Ento? - Os empregados so como pregos: temos que martelar a cabea para que cumpram suas

funes. - Tomei mata-cura e fiquei bom. Tome voc tambm. Contra-argumentao: Argumente que os dois objetos ou situaes diferem de tal modo que a analogia se torna insustentvel. Mostre que o que vale para uma situao no vale para outra.

2.15 Mudana do nus da Prova Definio: Consiste em transferir ao ouvinte o nus de provar um enunciado, uma afirmao. Exemplo: Se voc no acredita em Deus, como pode explicar a ordem que h no universo? Contra-argumentao: Mostre que o nus da prova, isto , a responsabilidade de provar um enunciado cabe a quem faz a afirmao.

2.16 Falcia da Ignorncia (argumentum ad ignorantiam) Definio: Consiste em concluir que algo verdadeiro por no ter sido provado que falso, ou que algo falso por no ter sido provado que verdadeiro. Exemplos: - Ningum provou que Deus existe. Logo, Deus no existe. - No h evidncias de que os discos voadores no estejam visitando a Terra; portanto, eles existem. Contra-argumentao: Argumente que algo pode ser verdadeiro ou falso, mesmo que no haja provas.

2.17 Exigncia de Perfeio Definio: o erro de reivindicar apenas a soluo perfeita para qualquer plano. Exemplo: A automao cada vez maior dos elevadores desemprega muitas pessoas. Isso, portanto, ruim, economicamente desaconselhvel. Contra-argumentao: Argumente que planos, medidas ou solues no devem ser vistos como integralmente perfeitos ou prejudiciais. Mostre que podem existir objees para qualquer medida. Que os desvantagens de um plano so suplantados pelas vantagens.

2.18 Questo Complexa (pergunta capciosa, falcia da interrogao, da pressuposio) Definio: Consiste em apresentar duas proposies conectadas como se fossem uma nica proposio, pressupondo-se que j se tenha dado uma resposta a uma pergunta anterior. Exemplos: - Voc j abandonou seus maus hbitos? - Voc j deixou de roubar no mercado onde trabalha? Contra-argumentao: Mostre que existem duas proposies e que uma pode ser aceita e outra no.

3. Concluso guisa de concluso, trs convites: 1. Releia as 34 falcias que se encontram na introduo deste trabalho e classifique-as. 2. Leia o conto "O amor uma falcia" (http://www.cfh.ufsc.br/~wfil/amorfalacia.htm), do autor M. Sulmam. O conto faz parte da coletnea de contos intitulada "As cacinhas cor-de-rosa do capito" (Porto Alegre, Globo, 1973) O conto pe em evidncia, de forma bastante humorstica, a necessidade de dominarmos o assunto aqui exposto, para no sermos enganados (e persuadidos) por argumentos falaciosos. 3. Consulte tambm o "Guia das Falcias Lgicas do Stephem" (http://www.str.com.br/Scientia/falacias2.htm), de Downes Stephen, Brandom, Manitoba, Canad, 1995-1998.

Vous aimerez peut-être aussi