Vous êtes sur la page 1sur 7

Conhecimento de si e tica da aco

Encontro com Paul Ricoeur [conversa com J. Lecomte, por ocasio da publicao de Rflexion faite; Autobiographie intelectuelle, publicada na revista Sciences humaines, 1996, n63, Julho].

Uma das suas primeiras reflexes existenciais tem a sua origem num drama familiar, aquando da primeira guerra mundial.
Efectivamente, nasci em 1913 e o meu pai foi morto na frente de batalha dois anos mais tarde. Em nossa casa, a vitria de 1918 no foi sentida como tal mas como um perodo de luto. Em consequncia, fui muito sensvel s crticas que foram feitas ao tratado de Versailles, demasiado severo para com a Alemanha e responsvel pelo afundamento poltico desse pas, j se tinha exigido uma capitulao e, por aquilo que percebi mais tarde, uma espcie de suicdio da Europa. Na adolescncia, fui muito tentado pelo pacifismo cristo em particular sob a influncia do movimento do Sillon de Marc Sangnier que me tinha convencido verdadeiramente que a Frana era responsvel pela Primeira Guerra Mundial. Continuei at muito tarde ligado a essas posies pacifistas, o que fez com que tenha vivido a derrota de 1940 como uma espcie de sano do meu erro. Pensei ento que perante Adolf Hitler, a Frana no deveria ter sido desarmada. Contudo, o meu debate interior com o pacifismo ressurgiu em circunstncias imprevistas, no meu regresso do cativeiro em 1945. Fui, com efeito, nomeado professor num pequeno colgio protestante, o Colgio Cvenol, situado em Chambon-sur-Lignon, que se notabilizou durante a guerra por ter escondido numerosas crianas judias, sob a influncia de dois pastores resistentes no violentos. Isso levou-me a escrever, em 1949, um texto intitulado O homem no violento e a sua presena na histria. Foi a guerra fria que me levou a reequilibrar novamente a minha posio.

A violncia poltica precisamente um tema que abordou na sua obra. Sublinhou o paradoxo da poltica, monstruoso e ao mesmo tempo til.
Estabeleo uma distino entre o poltico, como estrutura da aco em comum e a poltica, como actividade que gravita em torno do poder, da sua conquista e do seu exerccio. O poltico repousa sobre uma tenso forte entre uma procura de racionalidade histrica, que se exprime essencialmente pela construo do Estado de direito, e o uso limitado da violncia ao servio do poder.

Ao afirmar que a violncia poltica estrutural, no enuncio nada de original. H j muitos sculos, Thomas Hobbes declarava mesmo que a violncia poltica participa na construo das grandes civilizaes e que no podemos por isso ter um juzo simplesmente moral sobre a violncia, preciso igualmente ver a sua poderosa produtividade. Mas, mais do que Hobbes ou Nicolau Machiavel, os dois autores que me esclareceram melhor sobre a relao do poltico e da violncia foram o socilogo Max Weber e o filsofo Eric Weil. M. Weber adoptava uma viso pessimista do poltico, afirmando que a relao de dominao constitutiva do poltico. Segundo ele, o poder permaneceu fundamentalmente um fenmeno de violncia, mesmo se no deixou de se racionalizar e de se civilizar atravs da burocracia. As democracias de tipo ocidental constituem precisamente um esforo para reduzir o uso da violncia, a que M. Weber chamava o uso legtimo da violncia. Quanto a Eric Weil, no era tanto a violncia poltica que ele realava, enquanto tal, mas o facto de o poltico ser a estrutura que permite que uma comunidade histrica tome uma deciso. Esses dois autores permitiram-me integrar de forma menos dicotmica o problema da violncia e da racionalidade do poltico. Mais tarde, Hannah Arendt ajudou-me a articular melhor o desejo de viver em conjunto, a autoridade e a violncia.

Esta reflexo sobre o paradoxo poltico parece-me ilustrar bem uma atitude, habitual em si, aquela que consiste mais em associar posies aparentemente contraditrias do que em op-las.
, de facto, uma abordagem que se pode encontrar noutros aspectos do meu trabalho filosfico. Considero uma oportunidade o facto ter sido sempre submetido a influncias fortemente opostas. Por exemplo, quando comecei a filosofar, fui por um lado muito marcado pelo existencialismo cristo, em particular por Gabriel Marcel, Emmanuel Mounier e pela tradio do racionalismo francs e, por outro, sobretudo por Jules Lagneau e Jules Lachelier, mais tarde ainda por Jean Nabert. Do mesmo modo, depois disso, tive de encontrar arduamente o meu caminho entre o estruturalismo e a filosofia do sujeito. De facto, tenho talvez uma queda para a contradio. O problema neste registo no se deixar esmagar, encontrar uma via mdia que no seja um compromisso fraco, mas antes uma posio forte. No entanto, apenas os meus leitores podem dizer se eu o consegui.

Esta tenso particularmente sensvel quando aborda de frente filosofia e religio.


Eis um grande exemplo desta dupla fidelidade que pode manifestar-se, de forma relativamente serena, no protestante que sou e que no tem os constrangimentos dogmticos

que um catlico pode sentir. As posies protestantes tm poucos impedimentos relativamente ao racionalismo francs, que bastante favorvel a uma certa filosofia do sujeito. Era, pois, neste interesse pelo sujeito que eu poderia operar uma articulao. Digo bem articulao, e no acordo, menos ainda fuso. Trata-se antes de uma situao conflitual que, alis com a idade, se apaziguou claramente.

Mas a sua postura no banal, uma vez que se apresenta simultaneamente como crente no plano pessoal e agnstico no plano filosfico.
Creio em Deus, mas no encontrar no conjunto da minha obra o mais pequeno indcio de uma tentativa de prova da existncia de Deus. sobretudo quando tenho de decidir sobre o que constitui o mais ntimo do ser humano, isto , o problema da conscincia moral, que me digo agnstico em filosofia. Existe a voz da conscincia que me diz: No matars, no roubars, etc. Mas quem me diz isto? No plano filosfico, podemos deixar um ponto de interrogao ou antes um ponto de suspenso, que no porm um ponto forte. Paralelamente, enquanto crente, recebo o Declogo ou o Sermo da Montanha que me conduzem a uma palavra que vem de muito longe. Tudo isso epistemologicamente discordante, mas existencialmente convergente.

Temos frequentemente a impresso de que constri a sua obra em resposta s obras dos outros.
Exactamente, uma espcie de grande conversao com aqueles que pensam de uma forma diferente da minha. Isso tanto mais verdade quanto ensinei durante vinte e trs anos nos Estados Unidos e tive a oportunidade de descobrir muitas obras desconhecidas em Frana. A Frana fechou-se terrivelmente sobre ela prpria. Assim, a Teoria da Justia, obra fundamental do filsofo poltico John Rawls, foi traduzida para francs vinte anos depois de ter sido publicada. Os livros do terico do direito Ronald Dworkin comeam a custo a ser traduzidos. Esse dilogo, ao qual faz referncia, permitiu-me contribuir por conseguinte para o conhecimento desses autores, junto do pblico francs. Outras correntes filosficas desempenharam em mim essa mesma funo, de me por prova pela exterioridade; o caso particular da filosofia analtica. Tendo tido sempre uma espcie de fascnio pela contradio, sinto-me de facto vontade com os pensamentos opostos, porque pergunto: Que questes que me colocam? O que que me fora a mudar?. Mas admito perfeitamente que se possa agir de outro modo. Um caso totalmente contrrio o do meu bom amigo, o filsofo Michel Henry, que no cita nunca ningum nos seus livros. Diz: Avano no meu caminho.

Sigmund Freud faz parte dos autores com os quais se confrontou. Manifesta o seu interesse em relao obra de Freud, assinalando contudo a diferena.
3

Sigmund Freud colocou radicalmente em questo a crena no domnio do sujeito sobre si mesmo. Ele falava nomeadamente das trs feridas do narcisismo humano: com Galileu, o homem descobriu que no est no centro do mundo; com Charles Darwin, que no est no centro da vida; com Freud, que no est no centro do seu prprio psiquismo. Aproximo-me de Freud no sentido em que desde cedo me opus ideia de que o homem se conhece a si mesmo, de uma forma imediata e transparente. Contudo, confrontei-me vigorosamente com a psicanlise de modo a reconquistar uma viso do sujeito que teria atravessado essa experincia do desconhecimento verdadeiro de si mesmo. Isso conduziu-me alis a uma alterao de vocabulrio, j que emprego hoje o termo si mesmo ao invs de mim ou de sujeito. Escolhi esse termo si mesmo porque ele est naturalmente em posio de complemento, como o mostram a expresso: cuidado de si o si mesmo sempre reflectido, situa-se sempre em segundo grau, sendo o primeiro grau precisamente a passagem pelo exterior.

O seu encontro com a psicanlise no feito atravs da experincia da cura ou da leitura dos escritos clnicos, mas unicamente mediante os textos tericos de Freud. Isto leva-nos a uma questo mais geral respeitante sua reflexo sobre o ser humano. Este constitui um dos seus temas preferidos, mas parece acantonar-se numa anlise muito abstracta.
Tem de facto razo no que diz respeito psicanlise. Reconheci alis que dei demasiada ateno aos textos tericos de Freud e que, no tendo passado pela experincia da transferncia, permaneci nas margens da psicanlise. Mas queria responder sua crtica mais geral de duas formas. Em primeiro lugar, concebo o trabalho filosfico como um trabalho de conceptualizao, como aquilo a que voc chama abstraco. Para mim, o termo conceptualizao no negativo, pelo contrrio, j que estou convencido de que um servio essencial que o filsofo pode prestar justamente o de ajudar os especialistas, nas sua disciplinas, a melhor conceptualizar, a estruturar melhor os seus argumentos. Assim, quando um termo tem mltiplos sentidos, preciso prestar ateno, para no cometer um desvio conceptual ao precisar em que sentido concebemos esse mesmo conceito no contexto presente. o que mostro nos meus ltimos escritos, em particular no meu livro sobre a justia, no qual analiso, entre outros, o trajecto do conceito de responsabilidade. A minha segunda resposta sua acusao de abstraco consistir em sublinhar que os meus trabalhos de tica esto essencialmente orientados para a ideia de sabedoria prtica, isto , de deciso em situaes singulares. todo o trajecto desde a norma deciso singular, por intermdio da deliberao. Dou exemplos do que chamo o trgico da aco, onde levo a srio o facto de que o conflito uma dimenso irredutvel da aco humana.

Tomemos o exemplo do bom patro, como antigamente, que tenta levar a cabo relaes paternalistas com os seus empregados mas que os impede de se sindicalizar. Enquanto a presena de um sindicato pode favorecer a emergncia de um conflito criador, por exemplo na compatibilidade entre os horrios de trabalho das mulheres e a sua vida familiar, pode da resultar um compromisso interessante, que no devemos de modo nenhum confundir com uma aco de comprometimento. , pelo contrrio, o resultado de uma negociao. Notemos de passagem que muitas vezes, em Frana, a negociao no aparece seno depois de um confronto: Foro-vos a negociar. Ao contrrio, os alemes esto habituados a negociar desde o incio, por exemplo entre o patronato e os sindicatos ou entre o Estado e a sociedade civil. Acabo de falar em conflitos de interesse, mas o carcter irredutvel do conflito na aco humana constata-se igualmente nos conflitos de crenas, de convices e mesmo nos conflitos de dever.

Qual pode ser o contributo especfico dado pelo filsofo ao trgico da aco, ao qual acaba de fazer referncia?
Existem mltiplos nveis de interveno dos filsofos e admito perfeitamente que a filosofia se faa nos cafs de Paris e noutros stios. Se as pessoas retiram da alguma coisa, est muito bem. no fundo um pouco o que fazia Scrates. No entanto, pela minha parte, preocupo-me mais com a argumentao trabalhada. Penso cada vez mais que acabou o tempo dos filsofos tribunos, do qual Jean-Paul Sartre foi o ltimo. Ns somos mais teis participando na reflexo em equipas pluridisciplinares. Nestes ltimos anos, tive a oportunidade de trabalhar com trs grupos de profissionais: magistrados, mdicos e historiadores, junto dos quais encontrei problemticas semelhantes. Com efeito, a justia, em particular a penal, a medicina e a histria so trs domnios que obrigam a efectuar uma deliberao regida por uma lgica do provvel, e no por uma lgica da prova, para conseguir uma deciso concreta.

Pode desenvolver esse aspecto do seu trabalho?


No domnio judicirio debruo-me sobre aquilo a que os juristas americanos chamam os casos difceis [hard cases], as situaes inditas para as quais preciso inventar uma soluo, mas a partir de uma deliberao razovel. , por exemplo, o caso do sangue contaminado ou, actualmente, o das vacas loucas. No que diz respeito ao domnio mdico, trabalho com professores de medicina e mdicos no quadro da investigao e da clnica sobre o modo de efectuar a passagem de uma deontologia a uma deciso concreta, tomada em conscincia. Aquando de casos limites, tais como os dos indivduos em fim de vida, reflectimos em conjunto sobre a maneira de gerir tudo isso em conscincia e sem trair a tica mdica. Fiquei por vezes muito espantado ao ver como se passa facilmente de uma situao de obstinao teraputica a uma situao de eutansia passiva.

O trgico da aco manifesta-se particularmente em certas situaes onde no entre o bem e o mal que se deve escolher, mas entre o mal e o pior. Tomemos, por exemplo, a legislao sobre o aborto. melhor, em algumas circunstncias, que uma mulher aborte do que dar cabo da sua vida e talvez da do seu filho. A legislao de Simone Weil baseava-se precisamente sobre a recusa do pior que era o aborto clandestino. Os mdicos que praticam a IVG no esto provavelmente encantados por faz-lo, prefeririam certamente acompanhar os partos. Mas no o fazer poderia conduzir a situaes mais graves do que a situao presente de aflio. A terceira situao concreta na qual estou implicado actualmente o juzo histrico, isto , a interpretao de grandes fenmenos como o totalitarismo. Podemos, por exemplo, interrogarnos se um facto que h uma singularidade distinta do Goulag e da Shoah ou se existe, ao contrrio, uma grande categoria que seria o totalitarismo exprimindo-se de diversas maneiras. Na parte que me toca, defendi sempre que as irrupes do mal so, de cada vez, singulares. No h um sistema global do mal que se poderia totalizar, mas emergncias do mal incomparveis umas s outras.

H, igualmente, de alguns anos a esta parte, um importante debate junto dos historiadores alemes sobre a gnese da Shoah. Os partidrios da tese intencionalista consideram que o genocdio foi premeditado por A. Hitler, desde o incio; os representantes da tese funcionalista pensam ao contrrio que o processo foi progressivamente colocado em marcha, sem uma inteno clara no incio.
No que diz respeito a este debate, junto-me posio do historiador Sal Friedlander que defende uma terceira posio: a tese gradualista. Segundo ele, A. Hitler era desde o incio um paranico, que conseguiu mascarar esse facto com uma incrvel habilidade, o que lhe permitiu ser eleito. Mas, medida que foi perdendo, a sua parania manifestou-se claramente e, de alguma maneira, ele tornou-se gradualmente naquilo que era. Ainda que o crime de Auschwitz seja incompreensvel no plano moral, um historiador pode e deve mostrar a sua progressiva formao.

A reflexo sobre o mal est muito presente na sua obra. Mas no fundo, o que o mal, um instinto inscrito no ntimo do homem, estruturas sociais de opresso ou ainda outra coisa?
Sou muito kantiano: o mal radical, mas menor que a bondade do homem. Immanuel Kant ope a disposio para o bem, que constitutiva do homem, e a propenso para o mal que se manifesta como uma constituio adquirida. A partir da, podemos dizer que o mal radical, mas -o na medida em que no conseguimos capturar a sua origem. Ele j est sempre presente e observamos apenas as suas manifestaes. Uma das grandes descobertas do sculo XX sobre esta questo que a cultura no nos pe ao abrigo da barbrie.

Abordmos muitos aspectos da sua obra que toca em domnios muito diversos: a linguagem, a poltica, a histria, a justia, a religio, etc. Mas no ser que a envergadura da sua reflexo constitui a sua prpria fraqueza? Com efeito, no evidente a coerncia global da sua obra. Ser que existe um fio condutor ou cada obra tem a sua autonomia prpria?
Efectivamente, cada obra diz respeito a um tema distinto. Mas cada novo livro surgiu a partir de um resduo do precedente, representou de cada vez a ordenao dos restos. No meu primeiro livro, Le volontaire et linvolontaire, no falei da vontade m. Ele tornou-se assim o tema do livro seguinte, intitulado La symbolique do mal. Esta obra debruava-se sobre o uso do mito e do smbolo. Mas percebi que S. Freud tinha uma teoria diversa sobre o sujeito. Escrevi ento um ensaio sobre Freud, De linterprtation. Mas o seu ponto de partida era o emprego de um mtodo antagnico ao de Freud. Da o livro seguinte, Le conflit des interprtations, que colocava em paralelo o meu confronto com S. Freud e o meu confronto com o estruturalismo. A minha resposta ao estruturalismo resumia-se a dizer que a linguagem no se exprime apenas sob formas de cdigos estruturados, mas pode dar igualmente espao criatividade. Assim surgiu La Mtaphore vive. Mas a metfora, ainda qualquer coisa de muito codificado, j que faz parte da retrica. Perguntei-me ento se no haveria uma espcie de super-cdigo da prpria inovao e se no existiria um domnio onde tudo isso se verificaria melhor do que na metfora. justamente o que se passa na narrativa, o que me levou a escrever Temps et Rcit. Ora, h um paralelo entre a inovao semntica ao nvel das estruturas de discurso prprias da narrativa, e a inovao semntica na ordem predicativa da metfora. O que me levou a querer recapitular tudo isto, dizendo-me: Em que se tornou o sujeito?. Esta interrogao incitou-me a escrever Si-mesmo como um outro, onde analiso os domnios do discurso, da aco e da narrativa, antes de desenvolver uma pequena tica em que culmina a explorao dos poderes que fazem do homem um ser capaz. Abre-se assim o mbito ontolgico do ser como agir e padecer. O que me permite caracterizar o homem como ser que age e sofre. Pode pois constatar que, se eu abordei temas muito diferentes na minha obra, os meus livros foram contudo gerados uns a partir dos outros.

Vous aimerez peut-être aussi