Vous êtes sur la page 1sur 3

Professora Valria Koch Barbosa Disciplina: Portugus I

Comentrios sobre a reescrita das frases

1. Devemos ter professores, para que possam transmitir aos alunos conhecimentos bsicos e necessrios, adaptando-se realidade. Se os conhecimentos so bsicos, porque so necessrios, portanto, redundante colocar as duas expresses. Alm disso, preciso deixar bem claro quem deveria se adaptar realidade: os alunos? Os professores? Os conhecimentos? Da maneira como a frase est, o leitor poder interpretar como bem quiser. Alm disso, no h como transmitir conhecimentos para algum. Como disse um aluno, at parece que o professor um rdio que transmite conhecimentos. 2. O analfabetismo no Brasil no pode ser visto sozinho, pois envolve aspectos relevantes que devem ser tambm dirimidos num mesmo contexto. A subnutrio deste povo incrementa primordialmente este aspecto da falta de informao [...]. No vemos a analfabetismo, ns podemos refletir sobre ele ou analis-lo. Ele tambm no est sozinho ou acompanhado, portanto, a palavra sozinho no est adequada. Dirimidos (acabados, resolvidos) no tem nada a ver com a ideia da frase. A pessoa estava falando do analfabetismo e, de repente, passou a falar da subnutrio, sem estabelecer ligao com a parte anterior da frase, o que fica totalmente sem lgica. Alm disso, analfabetismo no significa falta de informao, pois a pessoa pode ser alfabetizada e totalmente desinformada a

respeito dos fatos. Nesse caso, h falta de coerncia tambm por problemas conceituais. 3.Se aumentar a alfabetizao consequentemente aumentar o nvel cultural expandindo ideias remotas que no haviam sido criadas at hoje. A alfabetizao no aumenta de tamanho, o que pode aumentar o ndice de alfabetizao. E, novamente, no podemos dizer que pessoa alfabetizada culta, pois muitas no o so. Por exemplo: h pessoas alfabetizadas, que frequentaram a escola, mas que pensam que a capital dos EUA Nova Iorque. Ou seja, ser alfabetizado no sinnimo de cultura. E como uma ideia pode ser remota se ainda no foi criada? Isso um absurdo! 4. Precisamos de mais educao, mais escolas, de uma melhoria constante do doscente. [...]. Vamos dar um basta na educao de nosso povo, dar-lhes seno a eles mais ao futuro deles e da nao. A ortografia da palavra doscente est errada docente. E um absurdo dizer para darmos um basta na educao de nosso povo! Devemos dar um basta no que diz respeito precariedade da nossa educao. A parte final da frase no diz absolutamente nada, est sem lgica, precisaria ser toda reformulada.

5.A educao fundamental na vida de qualquer indivduo, seja negro ou branco, adulto ou criana. S que a realidade e outra. Para que uma criana estude precisar de uma escola, mas sta difcil de encontrar Basta dizer que a educao fundamental na vida de qualquer indivduo, pois essa expresso j abarca todas as demais que se seguiram. A parte seguinte da frase

preconceituosa, pois no existem apenas brancos ou negros e tambm ningum da cor de uma folha de papel branco. Alm disso, os adolescentes e os idosos foram excludos. Onde ficam os adolescentes? E no h chances para que um idoso frequente a escola? E se ele for analfabeto e quiser estudar, mesmo na velhice? Sendo a educao fundamental na vida de qualquer indivduo, ao dizer que a realidade outra, estamos dizendo que a educao no fundamental, ou seja, trata-se de uma total contradio. Mais adiante, novamente , aparecem as marcas do preconceito, pois s quem precisa estudar a criana, ou seja, no h chances de algum ir para a EJA (Educao de Jovens e Adultos), por exemplo. E sabemos que h muitos adultos analfabetos que querem estudar. Alm disso, no estamos procurando escolas, elas existem e esto em lugares determinados, razo pela qual podemos encontr-las, ainda que estejam em lugares, s vezes, distantes. Parece que o autor da frase quis dizer que o acesso s escolas est difcil, pois sabemos das poucas vagas existentes, alm da escassez de escolas de qualidade etc. Ainda vale destacar que a palavra esta no tem acento.

Parabenizo os alunos que perceberam muitas dessas inadequaes e outras que talvez eu no tenha apontado aqui, bem como peo, queles que no detectaram alguns desses detalhes, que se dediquem com um pouco mais de ateno.

Vous aimerez peut-être aussi