Vous êtes sur la page 1sur 2

ATOS E FATOS ADMINISTRATIVOS Atos Administrativos Sabemos que os acontecimentos numa empresa podem ou no alterar o seu patrimnio.

Aos acontecimentos que no alteram o patrimnio, chamamos de ATOS ADMINISTRATIVOS. Portanto, Atos Administrativos so aqueles que ocorrem na empresa e que no provocam alteraes no Patrimnio. Sendo assim, no so contabilizados, pois, uma vez que no alteram o patrimnio da empresa no necessitam de contabilizao. Fatos Administrativos So todos os acontecimentos que provocam alteraes qualitativas e/ou quantitativas no patrimnio da empresa. 1) Fatos Permutativos So aqueles que no alteram o valor do patrimnio lquido, pois representam apenas permutaes (trocas) entre elementos patrimoniais. Existem cinco casos: 1 Caso: (+) ATIVO e (-) ATIVO 2 Caso: (+) ATIVO e (+) PASSIVO 3 Caso: (-) ATIVO e (-) PASSIVO 4 Caso: (+) PASSIVO e (-) PASSIVO 5 Caso: (+) PL e (-) PL 2) Fatos Modificativos So aqueles fatos que alteram a riqueza patrimonial, porque envolvem receitas e despesas ou custos juntamente com os elementos patrimoniais, dando origem ou influenciando a gerao de lucro ou prejuzo. O fato modificativo altera positivamente a situao lquida do patrimnio pela adio das RECEITAS ou provoca a diminuio desse mesmo patrimnio pelo consumo ou utilizao de bens na atividade, denominado DESPESAS. Podem ser classificados em: a. Aumentativos - Ocorrem em funo do aumento do ATIVO provocado pela adio das receitas ou pela diminuio do PASSIVO representado pela obteno de descontos ou abatimentos de obrigaes. a.1: ( + ) ATIVO e ( + ) RECEITA A gerao de Receita, em qualquer circunstncia, provoca aumento da situao lquida. Isto quer dizer que toda entidade que tenha finalidade lucrativa, vender bens ou servios coma inteno de gerar lucro. A venda de bens e servios altera positivamente o Patrimnio Lquido, da porque todo fato que envolver conta de Receita ser sempre FATO MODIFICATIVO AUMENTATIVO. O recebimento em moeda corrente (ATIVO CIRCULANTE) referente receita de aluguel (RESULTADO) altera positivamente o lucro. a.2: ( - ) PASSIVO e (+ ) RECEITA A regra geral mostra que todo Passivo (obrigao) liquidado atravs do pagamento pelo devedor. Porm, possvel que eventualmente essa obrigao possa ser extinta pelo perdo, anistia ou outro instituto equivalente, o que tambm provoca aumento da riqueza patrimonial, pela gerao de uma receita extraordinria. b. Diminutivos - Ocorrem pela diminuio da situao lquida provocada pelo consumo ou utilizao de bens, por meio das despesas que resultam em diminuio do ATIVO ou aumento do PASSIVO atravs da proviso. b.1: ( + ) DESPESA e ( - ) ATIVO O pagamento pela aquisio de qualquer bem ou servio para consumo (DESPESA), em moeda corrente ou atravs da conta bancria (ATIVO), provoca diminuio da riqueza patrimonial, ou seja, toda despesa diminui o lucro e, portanto, diminui o Patrimnio Lquido.

b.2: (+) DESPESA e ( + ) PASSIVO A alterao negativa da riqueza patrimonial tambm ocorre, quando a despesa ou perda correspondente est relacionada com o aumento do Passivo (obrigao). 3) Fatos Mistos ou Compostos Combinam a permuta de valores dos elementos patrimoniais com a modificao da riqueza patrimonial provocada pelos elementos do resultado, receitas e despesas. O fato misto ou composto compreende, no mesmo fato contbil, a existncia de fato permutativo e de fato modificativo. Da mesma forma que o fato modificativo, quando o fato misto apresenta aumento da riqueza patrimonial com o aparecimento de receitas, temos o FATO MISTO AUMENTATIVO. Se, ao contrrio, quando o fato misto apresenta diminuio da riqueza patrimonial com o aparecimento de despesas, temos o FATO MISTO DIMINUTIVO. Em algumas circunstncias, o fato misto definido no apenas pelo lanamento contbil em si, mas pelo fato contbil objeto da anlise. Quando se vende mercadorias, possvel observar que existe uma troca (permuta) entre o bem mercadoria da parte do vendedor e o bem moeda corrente disponibilizado pelo comprado, acrescido por um algo mais estipulado pelo vendedor (Lucro).

Vous aimerez peut-être aussi