Vous êtes sur la page 1sur 21

PRTICAS LDICAS Como as crianas brincam?

Brincar = atividade com prazer/ espontaneidade

O termo brincar no est apenas relacionado s crianas, pois brincadeiras so utilizados tambm por adultos. No entanto, relaciona-se mais o brincar infncia porque est na natureza da criana realizar brincadeiras. Por isso, para elas so criados os brinquedose os jogos especificamente infantis e so destinadas as brincadeiras infantis.

Segundo Aris (1981), a infncia inexistia, no sendo reconhecida pela sociedade como categoria diferenciada. As brincadeiras infantis no se diferenciavam das brincadeiras dos adultos.

Friederich Froebel j no sculo XIX, entendia que as crianas deveriam ser deixadas livres para expressarem sua riqueza interior. Isso deveria ocorrer atravs de jogos e artes plsticas.

O sujeito psicolgico esteve em evidncia a partir do sculo XX, e o jogar, nessa perspectiva, passou a ser visto como parte do processo de desenvolvimento, construo, interao e socializao da criana.

Vygotsky (1991) trata o papel dos jogos na aprendizagem e no desenvolvimento infantil, realando a funo do jogo na criana, na medida em que este possibilita a criao de uma Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) nvel de desenvolvimento, no qual a criana imagina e resolve situaes com auxlio de outras pessoas, para mais tarde resolver sozinho.

Atravs do jogo a criana internaliza regras e encontra solues para os conflitos que lhe so impostos na vida real. A criana tende a imitar a realidade no seu faz-de-conta, atuando num nvel superior ao que se encontra

Pergunte para algum com mais de 40 anos Quais eram seus brinquedos e brincadeiras?

Pergunte para algum com mais de 20 anos Quais eram seus brinquedos e brincadeiras?

-Criatividade na criao do brinquedo -Liberdade corporal/ expresso e movimento -Menor sedentarismo e obesidade -Respeito nas cidades

- O material e o espao destinado s crianas era maior? - Quem indicava os seus brinquedos? - Quem era a criana mais aceita nos grupos sociais? Mais popular?

Pergunte para algum com menos de 8 anos Quais so seus brinquedos e brincadeiras?

10

- Mudanas na fabricao da boneca

- Mudanas na forma de brincar com a boneca

11

- A boneca refletindo o papel social da mulher.

Pergunte para algum entre 9 a 12 anos Quais so seus brinquedos e brincadeiras?

12

13

14

- Quem influencia??

E se soubermos utilizar o avano tecnolgico a nosso favor na educao das crianas?

15

O avano das tecnologias transforma cada vez mais o dia-a-dia das crianas e adolescentes, sendo que estes desenvolvem importante capacidade de relacionar-se intimamente com mdias digitais e com o ritmo veloz da era da informao.

O jogo eletrnico, assim como o jogo tradicional, promove o desenvolvimento cognitivo, na medida em que possibilita a aquisio de informaes, transformando o contedo do pensamento infanto-juvenil.

16

A nova gerao mostra-nos que sua estrutura cerebral banhada por mdias digitais permite-lhe saber, pensar, agir e interpretar o ambiente semitico no qual est inserida, de uma forma mais dinmica e no-linear.

Jogos eletrnicos podem ser uma possibilidade de aprendizagens, sendo que o ensino no pode concebido como um processo isolado de transmisso de informaes; No game o jogador no espectador e sim participante ativo, escolhendo, alterando, criando caminhos para o conhecimento, alm de ressignific-lo.

17

H muita resistncia da escola s possibilidades ldicas e educativas do jogo eletrnico;

TIPOS DE JOGOS E BRINQUEDOS

18

Jogos de exerccios: A criana repete uma determinada situao por puro prazer, por ter apreciado seus efeitos; Jogos simblicos: Satisfazem a necessidade da criana de no somente relembrar o mentalmente acontecido, mas de executar a representao; Jogos de regras: Transmitidos socialmente de criana para criana e por conseqncia vo aumentando de importncia, de acordo com o progresso de seu desenvolvimento social.

Jogos e brinquedos antigos: So rsticos, muitas vezes feitos pelas prprias crianas a partir da imaginao; Outras vezes passados de gerao a gerao. Brinquedos industrializados: So pensados por adultos, fabricantes; Muitas vezes no so educativos, outras sim; Nem sempre permitem a imaginao infantil; Jogos eletrnicos: A partir dos games, na televiso ou computador, esses novos jogos podem ser interessantes e estimular importantes capacidades para o desenvolvimento infantil, ou podem estimular violncia, sedentarismo,...

19

PESQUISA
JOGOS E BRINQUEDOS ANTIGOS JOGOS SIMBLICOS JOGOS DE REGRAS BRINQUEDOS INDUSTRIALIZADOS JOGOS ELETRNICOS

Pesquisar trs jogos e (ou) brinquedos da categoria sorteada e responder: a) Nome do jogo/ brinquedos: b) Como se joga/ brinca: c) Como contribui para o desenvolvimento e/ou aprendizagem infantil? d) Como poderia ser utilizado em sala de aula? - Objetivo -Desenvolvimnto - Avaliao

20

Avaliao desta pesquisa:


Trabalho escrito 30 Apresentao 30 Slides 20 Participao na apresentao dos colegas 20

SER ENTREGUE E APRESENTADA DIA: 29/08 turma A 30/08 turma B 31/08 turma Diurno

PROVA DA DISCIPLINA:
Turma A: 12.09 Turma B: 13.09 Turma Diurno: 14.09

Texto e slides: Era uma vez a infncia Texto: A histria do jogo e o game na aprendizagem; Slides: Prtica Ldicas como as crianas brincam? Documentrio: Criana, a alma do negcio

21

Vous aimerez peut-être aussi