Vous êtes sur la page 1sur 56

Direito Civil IV - Famlia Professora: Daniela Soares

Famlia para o Direito:


- restrita: comunidade formada pelos pais e seus filhos, biolgicos ou no, ou apenas pelos filhos, ou um dos pais com seus filhos, ou um casal ou um par homossexual sem filhos. PAIS + FILHOS (crianas sob sua guarda ou tutela) - ampla: a restrita mais os parentes at o 4 grau ou por afinidade (sogro, enteado, cunhado). - amplssima: a restrita mais a ampla mais qualquer pessoa que conviva no mbito familiar, por exemplo, a empregada domstica. Famlia em sentido sociolgico. PAPEIS - sociologia: Jacques Lacan - PAI: sustento e punio - ME: escuta, intermediao, conselhos - FILHO: necessidade

06/08/2010
- Famlia - Famel: escravo Frederich Engels Conjunto de pessoas ligadas pelo vnculo da consanginidade. Clvis Bevilaqua.
- A famlia nas Constituies anteriores no CCB 1916 art. 229/186/ 233.

Filho natural: tido por pais no casados, solteiros Filho legtimo: tidos no casamento Filhos ilegtimos: tidos fora do casamento (adulterinos ou incestuosos) Legitimados: aos pais se casarem, os filhos subiam de posto.

- A famlia na CF de 88

Mltiplos modelos familiares. Arts 225 e 226.


- A famlia no CCB 2002

Arts 1511/ 1723/ 1727/ 1567/ 1631/ 1517


- A famlia no ECA Lei 8069/90

- Famlia

Natural Substituta
- Famlia Romana

Art. 25

Poltica pater famlias Religiosa religio da famlia, cultos internos Jurisdicional poder do pater Econmica subsistncia, terra, escravos, agregados a famlia

- FAMLIA: base da sociedade - Pacto so Jos da Costa Rica - 17,1 - Declarao Universal dos Direitos dos Homens XVII, 3 - O Direito Cannico e o Direito de famlia - Rev. Industrial e sexual: Maior liberdade, os modelos familiares e as atitudes da pessoa comeam a mudar. Quando a famlia vem para a cidade, os modelos familiares se modificam muito, a quantidade diminui, os dois (mulher e homem) vo trabalhar, os filhos no so to fceis de criar diminuem a quantidade. - Jacques Lacan: Famlia uma estruturao psquica onde cada um desenvolve um papel PAPEIS - sociologia: PAI: sustento e punio ME: escuta, intermediao, conselhos FILHO: necessidade

- Concepo: Restrita Ampla Amplssima - A famlia como fato natural e como fato cultural: A famlia natural do homem, instintivo da prpria pessoa ter sua prpria famlia; outros dizem que um fato cultural, que a cultura interfere. Texto: desbiologizao da paternidade, Joo Batista Vilela (revista forense, v. 271)

- Princpios de Direito de Famlia:


Art. 226 a 231 CF - principais: 226 227 P. da igualdade jurdica entre os cnjuges: homens e mulheres, iguais em direitos e obrigaes no mbito das relaes familiares. P. da igualdade jurdica entre os filhos (art. 227 6): todos tero os mesmos direitos e obrigaes. Art. 226 3, 4. P. da Multiplicidade Familiar: o princpio segundo o qual a lei reconhecer e proteger formas diversas de famlia P. da dissolubilidade do casamento ou ad affectio societatis ao matrimonio: o casamento pode ser dissolvido pelo divrcio.

09/08/2010

Princpio da "affectio societatis" ao matrimnio - Art. 226, 6 CF dissolubilidade do matrimnio, o divrcio era vinculado a prazos, acabou com a separao, divorcia-se direito. Igualdade jurdica entre os cnjuges - mesmos direitos e obrigaes. Art. 226, 5, 517, 1631, 1597 CCB Igualdade jurdica entre os filhos - Art. 227, 6 No pode haver distino entre os filhos Princpio da multiplicidade familiar - art. 226, 3 e 4, 1723 e 1727 CB - o estado reconhece e protege as diversas formas de famlia, existem decises jurisprudenciais sobre a unio de homossexuais, famlia homossexual

Princpio do poder familiar - art. 1630 e ss CCB, 226, 5. Pais e mes tm os mesmos direitos e deveres em relao aos filhos. No mais o ptrio poder que prevalece. Hoje, havendo discordncia o que prevalece a vontade do juiz. Princpio do respeito dignidade da pessoa humana nas relaes familiares - art.1 CF, III art. 226, 7 - disciplina que o estado s interferir nas relaes familiares para proteo ao respeito da dignidade da pessoa humana. Princpio da liberdade - art. 226, 7 - lei 9263/96 (planejamento familiar) - o estado no interferir nas relaes familiares, os casais tm total liberdade para escolherem a forma de administrao da famlia. PARA CASA: LER A LEI. A lei diz que todos tm direito a conhecimento de mtodos de contracepo e preveno. Mas o mdico no pode sugerir e ainda impede o procedimento de laqueadura no mesmo processo cirrgico do parto, sob pena de ser considerado crime de genocdio, uma lei bem intencionada, mas que falhou em alguns pontos.
- D. de famlia:

conjunto de normas que disciplinam o casamento, a unio estvel, o parentesco, a adoo, filiao, guarda, tutela, curatela, as polticas de proteo criana, ao adolescente e ao idoso e todos os efeitos que destes institutos resultam".

- contedo:
D. matrimonial, convivencial, parental e assistencial.

- natureza jurdica:
Ramo do D. privado, mas contm normas de ordem pblica. D. personalssimo e extra-patrimonial. "A maioria dos preceitos de Direito de famlia composta de normas cogentes, sendo que, s excepcionalmente, em matria de regime de bens, deixa o Cdigo margem vontade da autonomia da vontade". Pontes de Miranda.

13/08/2010

Constituio da famlia
Casamento art. 1511e SS CCB
Unio legal entre homem e mulher visando a constituio da famlia matrimonial e estabelecimento de auxlio mtuo. Casamento um contrato bilateral e solene, pelo qual um homem e uma mulher se unem indissoluvelmente, legitimando por ele suas relaes sexuais; estabelecendo a mais estreita comunho de vida de interesses e comprometendo-se a criar e a educar a prole que de ambos nascer. Clvis Bevilqua O que no cabe mais na nossa realidade ser indissolvel, pois h o divrcio; a legitimao das relaes sexuais, pois no mais necessrio essa legitimao e o comprometimento a educar e criar sua prole, o que hoje no mais vlido, pois os filhos podem ser s de um, ou dos dois.

Natureza jurdica Concepo clssica Caio Mrio / Orlando Gomes / Silvio Rodrigues
Teoria contratualista

Pacto de vontades, duas pessoas se unem por meio de um contrato. De acordo com a vontade das partes.
Teoria Institucionalista Maria Helena Diniz / Carbonnier/ Hauriou

Vem o casamento como uma instituio social. Instituto - aquilo que j est previamente colocado. Crtica teoria contratualista: dizem que no casamento as vontades caminham no mesmo sentido e mesma direo, mas em um contrato as vontades vo a sentidos opostos, um quer vender o outro quer comprar, por exemplo. Segundo estes, o casamento tambm no um contrato, pois este no possui um prazo, no um contrato por prazo determinado nem indeterminado, ele e celebrado para que dure eternamente, enquanto ele dure. Outra crtica que quando se celebra um contrato s se envolve as

partes que esto de acordo, mas o casamento envolve outras pessoas que no precisam da aceitao, como por exemplo, os enteados, sogros, etc.
Teoria mista Planiol, Ripert

Casamento contrato na formao e instituio quanto ao contedo

Formas:
- Civil - Religioso 1515 / 1516 O casamento religioso era junto ao casamento civil. Com o Dec. 181 houve a separao do casamento civil e religioso. Aps 1890 o casamento deixou de ser s o catlico, permite-se tambm o protestante e o judaico. Quando no se registra no cartrio, se no h o registro civil, est se vivendo em unio estvel. Hoje em dia, ou se casa no civil ou se registra o casamento religioso. Tendo os mesmos efeitos civis. Se o casamento for feito primeiro no religioso e for registrado depois, os efeitos retroagem data da cerimnia, caso a cerimnia religiosa no seja aceita e a pessoa se case no civil depois, a data no retroage.

Caractersticas:
- liberdade de escolha ningum pode se casar obrigado. Caso a pessoa precise de um tempo para pensar ou sinta-se arrependido, d-se um prazo de 24 horas para que seja feito, ou seja, suspende-se a cerimnia, segundo o Art. 1538. - solenidade ato mais solene, mesmo procedimento para todos. - diversidade de sexos 1514

Princpios:
- liberdade de constituio a pessoa no pode se casar obrigada. - dissolubilidade hoje permitido o divrcio. - comunidade indivisa 1565 formao de uma sociedade conjugal, sendo os dois igualmente responsveis pelo sucesso desta.

Documentao 1525
Levar ao cartrio: cpia de identidade; sendo vivo - a certido de bito, sendo divorciado - uma certido; um comprovante de endereo e duas testemunhas e paga-se uma taxa. Processo de habilitao para o casamento.

Leva-se ao juiz e ao MP para anlise da possibilidade.

Editais 1527
Estando tudo certo, publicam-se editais, dando publicidade ao ato solene, so os chamados Proclamas.

Impedimentos 1529
Ficam publicados durante 15 dias, no tendo nenhum impedimento, ningum para fazer oposio.

Habilitao: 90 dias 1532


Manda-se fazer um certificado, com validade de 90 dias, neste prazo devese casar. O prprio cartrio marca a data da cerimnia. Deve se levar duas testemunhas, a portas abertas, realizadas por um Juiz de Paz Art. 98 da CF e Art. 30 do ADCT.

Deveres conjugais 1566


Art. 1.566. So deveres de ambos os cnjuges: I - fidelidade recproca; II - vida em comum, no domiclio conjugal; 1567, no h mais essa necessidade. III - mtua assistncia; para sempre, no acaba com o divrcio. IV - sustento, guarda e educao dos filhos; V - respeito e considerao mtuos. III, IV, V para sempre, no acaba com o divrcio.
16/08/2010

Impedimentos Matrimoniais
Tornam nulo o casamento 1548 CC Barreiras impostas pela lei realizao de um casamento e que, desprezada pelos nubentes, provoca no Ordenamento Jurdico uma sano de maior ou menor eficcia. Silvio Rodrigues Pessoas que no podem casar e moram juntos, no vivem em unio estvel e sim em concubinato.

1548 - Nulidade do Casamento - qualquer pessoa


Art. 1.548. nulo o casamento contrado:
I - pelo enfermo mental sem o necessrio discernimento para os atos da vida civil; II - por infringncia de impedimento. Art. 1.549. A decretao de nulidade de casamento, pelos motivos previstos no artigo antecedente, pode ser promovida mediante ao direta, por qualquer interessado, ou pelo Ministrio Pblico.

- 1521 Impedimentos Absolutamente Dirimentes - Dirimentes pblicos ou absolutos:


Art. 1.521. No podem casar:
I - os ascendentes com os descendentes, seja o parentesco natural ou civil; II - os afins em linha reta; (sogro, sogra, enteado) III - o adotante com quem foi cnjuge do adotado e o adotado com quem o foi do adotante; IV - os irmos, unilaterais ou bilaterais, e demais colaterais, at o terceiro grau inclusive; V - o adotado com o filho do adotante; VI - as pessoas casadas; VII - o cnjuge sobrevivente com o condenado por homicdio ou tentativa de homicdio contra o seu consorte.

Casamento nulo Contagem de graus: vai at o ascendente mais prximo e volta at a pessoa. Pais e filhos so os parentes de 1 grau. Avs e netos so parentes de 2 grau. Tios e sobrinhos so parentes de 3 grau. At o 3 grau existe o impedimento. Depois disso no h, ou seja, os primos primeiros so parentes de 4 grau, por isso no existe um impedimento.
Oposio: qualquer pessoa 1522

Art. 1.522. Os impedimentos podem ser opostos, at o momento da celebrao do casamento, por qualquer pessoa capaz. Pargrafo nico. Se o juiz, ou o oficial de registro, tiver conhecimento da existncia de algum impedimento, ser obrigado a declar-lo.
Tio (a) e sobrinha (o)

- Lei 5.891/73 - Dec. Lei 3.200/41 neste caso a lei permite o casamento entre estes. Apresentando dois atestados mdicos, comprovando que da prole que de ambos nascer no apresentaro doenas congnitas (muito difcil de ser previamente determinado). E, como segundo requisito, outro atestado mdico, determinando que o casamento no v gerar nenhum

problema psicolgico entre eles.


1523 Causas Suspensivas

Para os romanos, se a mulher tivesse um filho 300 dias aps o bito do marido, o filho era considerado filho do morto. Caso a mulher tivesse um filho, com pelo menos seis meses (180 dias) depois do casamento, o filho era do marido, se menos, no era filho dele.
Art. 1.523. No devem casar:
I - o vivo ou a viva que tiver filho do cnjuge falecido, enquanto no fizer inventrio dos bens do casal e der partilha aos herdeiros; II - a viva, ou a mulher cujo casamento se desfez por ser nulo ou ter sido anulado, at dez meses depois do comeo da viuvez, ou da dissoluo da sociedade conjugal; III - o divorciado, enquanto no houver sido homologada ou decidida a partilha dos bens do casal; IV - o tutor ou o curador e os seus descendentes, ascendentes, irmos, cunhados ou sobrinhos, com a pessoa tutelada ou curatelada, enquanto no cessar a tutela ou curatela, e no estiverem saldadas as respectivas contas. Pargrafo nico. permitido aos nubentes solicitar ao juiz que no lhes sejam aplicadas as causas suspensivas previstas nos incisos I, III e IV deste artigo, provando-se a inexistncia de prejuzo, respectivamente, para o herdeiro, para o ex-cnjuge e para a pessoa tutelada ou curatelada; no caso do inciso II, a nubente dever provar nascimento de filho, ou inexistncia de gravidez, na fluncia do prazo.

I, III e IV para evitar confuso patrimonial II para evitar confuso sangunea


Art. 1.524. As causas suspensivas da celebrao do casamento podem ser argidas pelos parentes em linha reta de um dos nubentes, sejam consangneos ou afins, e pelos colaterais em segundo grau, sejam tambm consangneos ou afins.

S os interessados ou parentes podem interferir Sano: obrigatoriedade do regime de separao de bens 1641

Impedimentos dirimentes privados ou relativamente dirimentes


1550 Anulabilidade
Art. 1.550. anulvel o casamento: I - de quem no completou a idade mnima para casar; II - do menor em idade nbil, quando no autorizado por seu representante legal; III - por vcio da vontade, nos termos dos arts. 1.556 a 1.558; IV - do incapaz de consentir ou manifestar, de modo inequvoco, o consentimento; V - realizado pelo mandatrio, sem que ele ou o outro contraente soubesse da revogao do mandato, e no sobrevindo coabitao entre os cnjuges; VI - por incompetncia da autoridade celebrante. Pargrafo nico. Equipara-se revogao a invalidade do mandato judicialmente decretada. Art. 1.551. No se anular, por motivo de idade, o casamento de que resultou gravidez. Art. 1.552. A anulao do casamento dos menores de dezesseis anos ser requerida: I - pelo prprio cnjuge menor; II - por seus representantes legais; III - por seus ascendentes.

Idade mnima: 16 anos, menos do que isso, necessrio autorizao judicial geralmente em casos onde a menina est grvida e para evitar a imposio de sanes penais; maior que 16 e menor que 18, precisa da autorizao dos pais. Erro essencial 1557
Art. 1.556. O casamento pode ser anulado por vcio da vontade, se houve por parte de um dos nubentes, ao consentir, erro essencial quanto pessoa do outro. Art. 1.557. Considera-se erro essencial sobre a pessoa do outro cnjuge: I - o que diz respeito sua identidade, sua honra e boa fama, sendo esse erro tal que o seu conhecimento ulterior torne insuportvel a vida em comum ao cnjuge enganado; II - a ignorncia de crime, anterior ao casamento, que, por sua natureza, torne insuportvel a vida conjugal; III - a ignorncia, anterior ao casamento, de defeito fsico irremedivel, ou de molstia grave e transmissvel, pelo contgio ou herana, capaz de pr em risco a sade do outro cnjuge ou de sua descendncia; IV - a ignorncia, anterior ao casamento, de doena mental grave que, por sua natureza, torne insuportvel a vida em comum ao cnjuge enganado. Art. 1.558. anulvel o casamento em virtude de coao, quando o consentimento de um ou de ambos os cnjuges houver sido captado mediante fundado temor de mal considervel e iminente para a vida, a sade e a honra, sua ou de seus familiares.

1555 e 1560: prazos


Art. 1.555. O casamento do menor em idade nbil, quando no autorizado por seu representante legal, s poder ser anulado se a ao for proposta em cento e oitenta dias, por iniciativa do incapaz, ao deixar de s-lo, de seus representantes legais ou de seus herdeiros necessrios. 1 O prazo estabelecido neste artigo ser contado do dia em que cessou a incapacidade, no primeiro caso; a partir do casamento, no segundo; e, no terceiro, da morte do incapaz. 2 No se anular o casamento quando sua celebrao houverem assistido os representantes legais do incapaz, ou tiverem, por qualquer modo, manifestado sua aprovao.
o o

Art. 1.560. O prazo para ser intentada a ao de anulao do casamento, a contar da data da celebrao, de: I - cento e oitenta dias, no caso do inciso IV do art. 1.550; II - dois anos, se incompetente a autoridade celebrante; III - trs anos, nos casos dos incisos I a IV do art. 1.557; IV - quatro anos, se houver coao. 1 Extingue-se, em cento e oitenta dias, o direito de anular o casamento dos menores de dezesseis anos, contado o prazo para o menor do dia em que perfez essa idade; e da data do casamento, para seus representantes legais ou ascendentes. 2 Na hiptese do inciso V do art. 1.550, o prazo para anulao do casamento de cento e oitenta dias, a partir da data em que o mandante tiver conhecimento da celebrao.
o o

Efeitos: retroagem data de celebrao 1563

Art. 1.563. A sentena que decretar a nulidade do casamento retroagir data da sua celebrao, sem prejudicar a aquisio de direitos, a ttulo oneroso, por terceiros de boa-f, nem a resultante de sentena transitada em julgado. Art. 1.564. Quando o casamento for anulado por culpa de um dos cnjuges, este incorrer: I - na perda de todas as vantagens havidas do cnjuge inocente; II - na obrigao de cumprir as promessas que lhe fez no contrato antenupcial.

CCB 2002 1521 impedimentos absolutamente dirimentes 1550 - impedimentos relativamente dirimentes 1523 impedimentos impedientes
20/08/2010

CCB 1916 183, I a VIII 183, IX a XII 183 XIII a XVI

Esponsais
Compromisso de casamento, firmados entre pessoas de sexos diferentes para que se conheam melhor antes do casamento (contrato anterior ser prometida para o noivo). Contrato firmado em cartrio, que na poca, quando no cumprido gerava perdas e danos. Se for um texto atual um perodo entre o casamento e o namoro, o noivado, que hoje em dia no mais um contrato.

Espcies de casamento
Casamento putativo 1561 1 aquele baseado em um erro e contrado de boa-f por um ou pro ambos os nubentes, sendo este nulo ou anulvel, ex o casamento entre irmos, casar com algum que j era casado.
Art. 1.561. Embora anulvel ou mesmo nulo, se contrado de boa-f por ambos os cnjuges, o casamento, em relao a estes como aos filhos, produz todos os efeitos at o dia da sentena anulatria. 1 Se um dos cnjuges estava de boa-f ao celebrar o casamento, os seus efeitos civis s a ele e aos filhos aproveitaro. 2 Se ambos os cnjuges estavam de m-f ao celebrar o casamento, os seus efeitos civis s aos filhos aproveitaro.
o o

Casamento civil 1534 Realizado por oficial do registro civil, mediante habilitao prvia.
Art. 1.534. A solenidade realizar-se- na sede do cartrio, com toda publicidade, a portas abertas, presentes pelo menos duas testemunhas, parentes ou no dos contraentes, ou, querendo as partes e consentindo a autoridade celebrante, noutro edifcio pblico ou particular. 1 Quando o casamento for em edifcio particular, ficar este de portas abertas durante o ato.
o

2 Sero quatro as testemunhas na hiptese do pargrafo anterior e se algum dos contraentes no souber ou no puder escrever.

Casamento religioso 1515 / 1516 / 1525 Celebrado por um ministro religioso, que pode ter efeito civil, desde que registrado e obedecidas as formalidades em lei. Sendo que os efeitos retroagem data da celebrao; so aceitos os casamentos catlicos, evanglicos e judaicos. necessrio o questionamento das partes, que a cerimnia seja pblica, de portas abertas e que tenham testemunhas. Casamento nuncupativo ou in extremis 1540 Casamento de viva voz celebrado por qualquer pessoa, na presena de seis testemunhas, em casos extremos, verificando se a pessoa est lcida, sendo que o regime ser o de comunho parcial de bens. Devendo depois ir ao juiz para relatar o ocorrido e fazer a certido, no precisando de todas as formalidades. Se a pessoa sobreviver, continua casada e o cnjuge com as responsabilidades.
Art. 1.540. Quando algum dos contraentes estiver em iminente risco de vida, no obtendo a presena da autoridade qual incumba presidir o ato, nem a de seu substituto, poder o casamento ser celebrado na presena de seis testemunhas, que com os nubentes no tenham parentesco em linha reta, ou, na colateral, at segundo grau.

Casamento em caso de molstia grave 1539 O oficial de registro vai onde a pessoa est, leva o livro de registros e celebra o casamento devendo haver mais duas testemunhas, ocorre quando h uma piora da pessoa, mas j foram feitas as primeiras habilitaes, em casos de urgentes, que a pessoa pode no dar conta de esperar.
Art. 1.539. No caso de molstia grave de um dos nubentes, o presidente do ato ir celebr-lo onde se encontrar o impedido, sendo urgente, ainda que noite, perante duas testemunhas que saibam ler e escrever. 1 A falta ou impedimento da autoridade competente para presidir o casamento suprir-se- por qualquer dos seus substitutos legais, e a do oficial do Registro Civil por outro ad hoc, nomeado pelo presidente do ato. 2 O termo avulso, lavrado pelo oficial ad hoc, ser registrado no respectivo registro dentro em cinco dias, perante duas testemunhas, ficando arquivado.
o o

Casamento inexistente Defeito que o trona mais do que nulo, contm um defeito gravssimo, onde no h manifestao da vontade ou manifestao em contrrio; celebrado por pessoa incompetente (caso seja celebrado por pessoa relativamente incompetente, ex algum do cartrio, mas que no seja responsvel pelo casamento, o casamento anulvel, mas aps seis meses sem nenhum questionamento, o casamento convalidado); e o casamento entre pessoas

do mesmo sexo. Casamento irregular Observncia dos casos do Art. 1523 Casamento consular, art. 7, Dec. Lei 465 71/42, 2 LICCB Celebrado entre brasileiros, no exterior, perante o cnsul brasileiro, pessoas que possuem a inteno de voltar para o Brasil. Tambm chamado assim, o casamento de dois estrangeiros, de mesma nacionalidade, realizados no Brasil, perante o cnsul do pas de origem dos mesmos.

Provas do casamento
Prova direta 1543 Certido do registro Prova indireta - 1545 Posse de estado de casados apresentao pblica, como se fossem marido e mulher. Meios subsidirios de prova Fotos, testemunhas, cartas, cartes. Princpio in dbio pro matrimnio 1547 Efeitos: retroagem 1546 Ler do art. 1511 ao 1570.
23/08/2010

Efeitos do Casamento
Sociais e Pessoais
Emancipao do menor de idade (art. 5, II I), criao do parentesco por afinidade (sogro, sogra, cunhados), estabelecimento de deveres (1566), alterao do estado civil, nome (1565), antigamente era obrigatria a adoo do nome do marido, hoje e facultativo.

Patrimoniais
Cria o regime de bens; gera obrigao de alimentar o ex cnjuge ou ex companheiro, em primeiro lugar; bem de famlia (1711 a 1722) lei 8.009/90 impenhorvel, com algumas excees; gera direitos sucessrios (1829 e SS).

Regimes de bens
Estatuto que disciplina as conseqncias patrimoniais em virtude do casamento.

Princpios:
Variedade de regimes 1639/ 1640

Se refere ao fato de se existirem vrios regimes a disposio dos nubentes e estes podem escolher aquele que melhor os atende. Comunho universal ou parcial de bens; separao de bens ou participao final nos aquestos. Criao do seu prprio regime, como um contrato anterior, pacto prnupcial.
Livre estipulao 1639/ 1640

O casal livre para escolher qualquer um dos regimes de bens existentes ou ainda, para criar o seu prprio regime. Com exceo das pessoas que se casam obrigatoriamente pelo regime de separao de bens 1641- o maior de 60 anos, o menor e as pessoas do art.1523.
Regime Legal

A lei estabeleceu um regime padro para os casos em que as partes silenciam ou para os casos em que o pacto pr-nupcial for considerado nulo ou anulado por qualquer motivo, presume-se a comunho parcial. Antigamente prevalecia o regime universal, agora a comunho parcial.
Mutabilidade dos regimes

O regime de bens pode ser alterado na constncia do casamento, desde que haja concordncia de ambos, autorizao judicial e pedido justo.
Art. 2.039. O regime de bens nos casamentos celebrados na vigncia do Cdigo Civil anterior, o o Lei n 3.071, de 1 de janeiro de 1916, o por ele estabelecido.

Dois entendimentos diferentes, o primeiro diz que no pode mudar, pois o regime estabelecido pelo cdigo de 16 no tinha a opo de mutabilidade; segundo Silvio Rodrigues e Silvio Venosa, a interpretao diferente, segue-se as regras do regime como era no de 16, mas no impede que se pea a mudana.

Pacto antenupcial ou pr-nupcial:


- 1653: feito por escritura pblica no cartrio de notas. Disposies livres de ordem patrimonial, somente. - 1657: necessidade de registro. - s surte efeitos a partir da realizao do casamento est condicionada realizao. - registro no cartrio de registro de imveis. Para valer perante terceiros (morte - pagamento aos credores, por exemplo), para dar maior publicidade. Caso contrrio, s vale entre o casal. Sendo que na h um prazo estabelecido.

Permisso independentemente do regime de bens 1642.


Art. 1.642. Qualquer que seja o regime de bens, tanto o marido quanto a mulher podem livremente: I - praticar todos os atos de disposio e de administrao necessrios ao desempenho de sua profisso, com as limitaes estabelecida no inciso I do art. 1.647; II - administrar os bens prprios; III - desobrigar ou reivindicar os imveis que tenham sido gravados ou alienados sem o seu consentimento ou sem suprimento judicial; IV - demandar a resciso dos contratos de fiana e doao, ou a invalidao do aval, realizados pelo outro cnjuge com infrao do disposto nos incisos III e IV do art. 1.647; V - reivindicar os bens comuns, mveis ou imveis, doados ou transferidos pelo outro cnjuge ao concubino, desde que provado que os bens no foram adquiridos pelo esforo comum destes, se o casal estiver separado de fato por mais de cinco anos; inverso do nus da prova. VI - praticar todos os atos que no lhes forem vedados expressamente.

Vedaes: 1647
Art. 1.647. Ressalvado o disposto no art. 1.648, nenhum dos cnjuges pode, sem autorizao do outro, exceto no regime da separao absoluta: I - alienar ou gravar de nus real os bens imveis; II - pleitear, como autor ou ru, acerca desses bens ou direitos; Inconstitucional III - prestar fiana ou aval; exceto separao total de bens. IV - fazer doao, no sendo remuneratria, de bens comuns, ou dos que possam integrar futura meao. Pagar algo, com um bem. Pargrafo nico. So vlidas as doaes nupciais feitas aos filhos quando casarem ou estabelecerem economia separada.

27/08/2010

Do regime de Comunho Parcial de bens 1658 e SS.

Regime legal, mais usado. O bem mvel e imvel, dividido, a no ser que seja um bem de uso pessoal ou profissional. Bens adquiridos a ttulo gratuito (doao, herana) s da pessoa e no so divididas, mesmo que substitudas por outros bens; os adquiridos a ttulos eventuais (loteria) so repartidos, inclusive as benfeitorias construdas em terrenos recebidos por herana. Bens includos na comunho 1658
Art. 1.658. No regime de comunho parcial, comunicam-se os bens que sobrevierem ao casal, na constncia do casamento, com as excees dos artigos seguintes.

Bens excludos da comunho 1659


Art. 1.659. Excluem-se da comunho: I - os bens que cada cnjuge possuir ao casar, e os que lhe sobrevierem, na constncia do casamento, por doao ou sucesso, e os sub-rogados em seu lugar; II - os bens adquiridos com valores exclusivamente pertencentes a um dos cnjuges em sub-rogao dos bens particulares; III - as obrigaes anteriores ao casamento; IV - as obrigaes provenientes de atos ilcitos, salvo reverso em proveito do casal; atos ilcitos (ex; atropelar algum) V - os bens de uso pessoal, os livros e instrumentos de profisso; VI - os proventos do trabalho pessoal de cada cnjuge; salrio VII - as penses, meios-soldos, montepios e outras rendas semelhantes. Militar, contribuies.

Administrao dos bens comuns 1663 Proibio para alienao de bens imveis 1647 Bens mveis 1662 Dvidas 1644 as contradas em benefcio do casal de ambos, contradas em benefcio prprio somente deste.

Comunho Universal de Bens art. 1667 e SS.


Divide tudo, o que tinha antes, o que adquirir depois, doaes, heranas, exceto bens de uso prprio, profissional ou doaes feitas exclusivamente a um dos cnjuges.
Art. 1.667. O regime de comunho universal importa a comunicao de todos os bens presentes e futuros dos cnjuges e suas dvidas passivas, com as excees do artigo seguinte.
Art. 1.668. So excludos da comunho: I - os bens doados ou herdados com a clusula de incomunicabilidade e os sub-rogados em seu lugar; II - os bens gravados de fideicomisso e o direito do herdeiro fideicomissrio, antes de realizada a condio suspensiva;

III - as dvidas anteriores ao casamento, salvo se provierem de despesas com seus aprestos, ou reverterem em proveito comum; IV - as doaes antenupciais feitas por um dos cnjuges ao outro com a clusula de incomunicabilidade; V - Os bens referidos nos incisos V a VII do art. 1.659.

II em benefcio de algum que ainda no nasceu; com uma condio. O cnjuge s pode exigir metade do bem aps alcanada a condio.
30/08/2010

Separao de bens 1687 e 1688


No h diviso de patrimnio, cada um fica com o que est em seu nome. possvel a existncia de bens comuns.
Art. 1.687. Estipulada a separao de bens, estes permanecero sob a administrao exclusiva de cada um dos cnjuges, que os poder livremente alienar ou gravar de nus real. Art. 1.688. Ambos os cnjuges so obrigados a contribuir para as despesas do casal na proporo dos rendimentos de seu trabalho e de seus bens, salvo estipulao em contrrio no pacto antenupcial.

Participao final nos aquestos 1672 e SS.


Mistura a comunho parcial com a separao de bens Tudo comprado durante o casamento ser repartido, mas a administrao isolada (bem prprio). Durante o casamento separao de bens e no divrcio ser comunho parcial.
Alienao de bens imveis (1673/1656)

Podem alienar sem prvia autorizao do cnjuge. Podem ser vendidos sem autorizao do cnjuge (caso haja previso no pacto nupcial), mas no divrcio tudo ser levantado e o dinheiro ser repartido.
Art. 1.673. Integram o patrimnio prprio os bens que cada cnjuge possua ao casar e os por ele adquiridos, a qualquer ttulo, na constncia do casamento. Art. 1.656. No pacto antenupcial, que adotar o regime de participao final nos aquestos, poder-se- convencionar a livre disposio dos bens imveis, desde que particulares.

1673, nico livre administrao

Na comunho parcial a administrao comum (1663)


Art. 1.663. A administrao do patrimnio comum compete a qualquer dos cnjuges.

- Bens prprios
Pargrafo nico. A administrao desses bens exclusiva de cada cnjuge, que os poder livremente alienar, se forem mveis.

Fim do regime de bens (1683)


Art. 1.683. Na dissoluo do regime de bens por separao judicial ou por divrcio, verificar-se o montante dos aquestos data em que cessou a convivncia.

Bens mveis perante terceiros (1680)

Em relao ao terceiro, o credor presume devedor o cnjuge, no qual o bem mvel est em seu nome. As dvidas individuais no so divididas para o outro cnjuge, apenas as dvidas de famlia. Bens eventuais no divide, apenas os onerosos.
Art. 1.680. As coisas mveis, em face de terceiros, presumem-se do domnio do cnjuge devedor, salvo se o bem for de uso pessoal do outro.

A separao de fato e o regime de bens havendo separao de fato haver o fim do regime de bens. A responsabilidade de fato e o regime de bens Smula 377 STF No regime de separao legal de bens, comunicam-se os adquiridos na constncia do casamento. Obrigados a casar pelo regime de separao de bens. A smula transformou em regime obrigatrio a comunho parcial de bens. Regime obrigatrio de separao de bens (1641)
Art. 1.641. obrigatrio o regime da separao de bens no casamento: I - das pessoas que o contrarem com inobservncia das causas suspensivas da celebrao do casamento; II - da pessoa maior de sessenta anos; III - de todos os que dependerem, para casar, de suprimento judicial.

Bens reservados

O estatuto da mulher casada estabeleceu que tudo que ela comprasse com seu patrimnio dinheiro conquistado com seu esforo, seria nica e exclusivamente dela.

03/09/2010

Termino da Sociedade Conjugal


O Direito Cannico criou uma fico jurdica, uma situao artificial, criada pelo Direito para gerar certo sentido, dizendo que, quando a pessoa

se casa ela cria dois vnculos, um mais restrito e um segundo mais amplo. A sociedade conjugal e vnculo conjugal. A sociedade seria um elo mais amplo, enquanto que, o vinculo seria mais restrito. A Igreja dizia que com a separao rompia-se apenas a sociedade conjugal, entretanto, o vinculo conjugal continuava existindo, deste modo, ainda havia obrigaes perante os cnjuges mesmo aps a separao. Em 1.890 j existia a previso legal de separao no Brasil. At 1.977 no Brasil no era permitido o rompimento da sociedade conjugal, o vinculo conjugal s era rompido com a morte, no pela Igreja como tambm pela Lei. Neste ano, chega o divrcio, mediante disputa, argumentao, a sociedade ficou dividida se favorvel ou no ao divrcio, diziam, que ele acabaria com a moralidade, e com a famlia brasileira. Em 1.984 houve uma Lei que revogou o fato de o divrcio ser concedido apenas uma vez, como era disposto no primeiro caso da Lei do Divrcio. O vnculo conjugal, portanto, na Lei brasileira, pode ser rompido nos casos de morte, divrcio ou anulao do casamento. J a sociedade conjugal s seria rompida pela separao.

Hipteses: 1571
Este artigo, trs as hipteses em que termina a sociedade conjugal.
Art. 1.571. A sociedade conjugal termina:
I - pela morte de um dos cnjuges; II - pela nulidade ou anulao do casamento; III - pela separao judicial; IV - pelo divrcio. 1 O casamento vlido s se dissolve pela morte de um dos cnjuges ou pelo divrcio, aplicando-se a presuno estabelecida neste Cdigo quanto ao ausente. 2 Dissolvido o casamento pelo divrcio direto ou por converso, o cnjuge poder manter o nome de casado; salvo, no segundo caso, dispondo em contrrio a sentena de separao judicial.
o o

Separao Judicial: 1572


- Caput - Separao Sano

Poderia haver a separao imputando ao outro cnjuge conduta desonrosa, violao do dever conjugal. Por isso, essa separao era chamada de Separao Sano.
Art. 1.572. Qualquer dos cnjuges poder propor a ao de separao judicial, imputando ao outro qualquer ato que importe grave violao dos deveres do casamento e torne insuportvel a vida em comum.

1 - Separao Falncia

Caso em que a sociedade conjugal faliu, acabou o amor. Deve alegar na

petio, que j havia uma separao de fato por mais de 01 ano.


1 A separao judicial pode tambm ser pedida se um dos cnjuges provar ruptura da vida em comum h mais de um ano e a impossibilidade de sua reconstituio.
o

2 - Separao Remdio

E aquela em que o outro cnjuge alegava doena mental, que no puder fazer com que continue a sociedade conjugal.
2 O cnjuge pode ainda pedir a separao judicial quando o outro estiver acometido de doena mental grave, manifestada aps o casamento, que torne impossvel a continuao da vida em comum, desde que, aps uma durao de dois anos, a enfermidade tenha sido reconhecida de cura improvvel. 3 No caso do pargrafo 2 , revertero ao cnjuge enfermo, que no houver pedido a separao judicial, os remanescentes dos bens que levou para o casamento, e se o regime dos bens adotado o permitir, a meao dos adquiridos na constncia da sociedade conjugal.
o o o

1573 - No esgota todas as possibilidades.

Trazia um rol exemplificativo de casos em que poderia se alegar.


Art. 1.573. Podem caracterizar a impossibilidade da comunho de vida a ocorrncia de algum dos seguintes motivos: I - adultrio; II - tentativa de morte; III - sevcia ou injria grave; IV - abandono voluntrio do lar conjugal, durante um ano contnuo; V - condenao por crime infamante; VI - conduta desonrosa. Pargrafo nico. O juiz poder considerar outros fatos que tornem evidente a impossibilidade da vida em comum.

Separao consensual - prazo 01 ano de casamento.

Se chegassem concluso de que no queriam continuar casados, poderiam alegar, depois de 01 ano de casamento. No precisava cumprir nenhum outro prazo.

1580 Divrcio
Art. 1.580. Decorrido um ano do trnsito em julgado da sentena que houver decretado a separao judicial, ou da deciso concessiva da medida cautelar de separao de corpos, qualquer das partes poder requerer sua converso em divrcio. 1 A converso em divrcio da separao judicial dos cnjuges ser decretada por sentena, da qual no constar referncia causa que a determinou. 2 O divrcio poder ser requerido, por um ou por ambos os cnjuges, no caso de comprovada separao de fato por mais de dois anos.
o o

2 - Divorcio direto: 02 anos de separao de fato.

1 - Divrcio indireto: 01 ano separao judicial ou cautelar separao de corpos. O divorcio indireto se baseava em 01 ano de separao judicial, ou depois

de 01 ano da cautelar por separao de corpos.

Restabelecimento da sociedade conjugal 1.577


Era possvel o restabelecimento da sociedade conjugal, a pessoa separada poderia pedir atravs de uma Ao de Reconstituio da Sociedade Conjugal, a anulao da separao. Depois do divorcio, s podero voltar, caso se casem novamente.
Art. 1.577. Seja qual for a causa da separao judicial e o modo como esta se faa, lcito aos cnjuges restabelecer, a todo tempo, a sociedade conjugal, por ato regular em juzo. Pargrafo nico. A reconciliao em nada prejudicar o direito de terceiros, adquirido antes e durante o estado de separado, seja qual for o regime de bens.

Separao de Fato X Abandono de Lar

A separao de fato "de fato", no ha uma sentena, uma regularizao nem interferncia judicial. O abandono de lar quando no h comunicao com o outro cnjuge sobre pra onde vai, assistncia aos filhos e cnjuge. Todo abandono de lar uma separao de fato, mas nem toda separao de fato um abandono de lar.
Separao de Fato no mesmo lar

Existe a possibilidade de que as pessoas se separem de fato, mas continuem no mesmo lar. (Venosa trata sobre isso)
Separao de corpos - cautelar Art. 888, IV, CPC.

A separao de corpos e uma medida cautelar, deve provar "fumaa do bom direito, e perigo da demora", e uma medida de urgncia. Exemplo, quando o marido agride a esposa, ento, e uma medida de urgncia para depois propor a ao principal.

Culpa na separao/Divrcio
Alguns autores acreditam que no necessrio alegar culpa na ao de divorcio. Mas, para a professora alegar a culpa sempre bom, pois pode auxiliar o magistrado em uma deciso. Com relao ao patrimnio, a culpa no interfere no regime de bens. Art. 1578 O cnjuge culpado perde o direito de usar o nome do outro, mas, a lei ainda coloca algumas excees em que ainda que culpada, a pessoa poder continuar usando o nome. Art. 1704

O cnjuge considerado culpado na separao e no divorcio, s tem direito aos alimentos mnimos, ou seja, so aqueles alimentos indispensveis para a pessoa sobreviver. Pessoas separadas judicialmente na atualidade e processos em andamento. As pessoas separadas judicialmente na atualidade, continuam separadas, a figura do separado continua existindo. No existe mais o desquitado. E, os processos em andamento de quem pedia a separao, os advogados tero que pedir a emenda da inicial, alegando a converso da separao em divrcio. A partilha de bens: pode ser posterior Art. 1581 A partilha de bens pode ser aps o divrcio. H alguns casais que pedem a manuteno dos bens em condomnio. Aps a EC 66/2010 A EC 66/2010 acabou com a separao, os separados atualmente so aqueles que j eram antes da emenda. Atualmente, j pede de imediato o divrcio, no ha aquele meio termo que pode ser anulado, a separao. H um nmero grande de pessoas atualmente que so separadas, e que continuam separadas. Seria uma omisso da EC 66/2010, poderia dizer que todas separadas at o momento tornar-se-iam divorciadas.
10/09/2010

Divrcio Judicial:
Feito perante o juiz Consensual acordo entre as partes Litigioso sem acordo, pedido ao juiz.

Administrativo: Lei 11441/2007


Feito perante o tabelio, no cartrio de notas, deve ser consensual, no podendo haver filhos menores ou incapazes. Manda-se uma minuta ao cartrio, devendo haver a assinatura de um advogado e o tabelio que ir analisar o acordo. O documento que se comprova a escritura pblica. H uma taxa de averbao dessa escritura. Tem uma arrecadao dos bens, porcentagem, o divrcio administrativo mais rpido, porm sai mais caro.

Efeitos do Divrcio/Separao:
O rompimento da sociedade conjugal j rompe o regime de separao de bens, os efeitos sucessrios. Ambos: Colocam termo aos deveres de coabitao, fidelidade e ao regime de bens. A assistncia material continua. - Mudana de nome pode continuar com o mesmo nome ou no. - Possibilidade de contrair novo casamento exceto na separao - Pode ser convertida em divrcio separao - Obrigao de alimentar ex-cnjuges e filhos - Finalizao dos Direitos Sucessrios o cnjuge no herda, nem quando h divrcio ou separao. - Direito de visitas e guarda dos filhos art. 1583 e SS. Se os dois tm condies, a guarda compartilhada.

Concubinato e Unio Estvel


A unio estvel muito antiga, existia quando o casamento entre as pessoas era proibido.

Concubinato puro, legal ou prprio


Seria a relao no eventual entre homem e mulher que vivessem como casados sem a existncia de impedimentos matrimoniais. Pessoas vivas, separadas judicialmente.

Concubinato impuro, desleal ou imprprio


Como se fossem casados, mas havia um impedimento matrimonial. O concubinato puro foi transformado em unio estvel e o impuro em concubinato. Arts 1723 e SS CCB
Art. 1.723. reconhecida como entidade familiar a unio estvel entre o homem e a mulher, configurada na convivncia pblica, contnua e duradoura e estabelecida com o objetivo de constituio de famlia.
1 A unio estvel no se constituir se ocorrerem os impedimentos do art. 1.521; no se aplicando a incidncia do inciso VI no caso de a pessoa casada se achar separada de fato ou judicialmente. 2 As causas suspensivas do art. 1.523 no impediro a caracterizao da unio estvel.
o o

Art. 1.724. As relaes pessoais entre os companheiros obedecero aos deveres de lealdade, respeito e assistncia, e de guarda, sustento e educao dos filhos. Art. 1.725. Na unio estvel, salvo contrato escrito entre os companheiros, aplica-se s relaes patrimoniais, no que couber, o regime da comunho parcial de bens. Art. 1.726. A unio estvel poder converter-se em casamento, mediante pedido dos companheiros ao juiz e assento no Registro Civil. Art. 1.727. As relaes no eventuais entre o homem e a mulher, impedidos de casar, constituem concubinato. Art. 226, CF 3 - Para efeito da proteo do Estado, reconhecida a unio estvel entre o homem e a mulher como entidade familiar, devendo a lei facilitar sua converso em casamento.

Leis 8971/94 diviso de patrimnio entre os companheiros Tudo o que eles adquiriram e ficasse comprovado que foi junto, metade dela. Usufruto de ou de dos bens, dependendo se havia descendentes ou ascendentes. Lei 9278/96 meao presumida direito real de habitao. Metade automtica do outro, sem precisar comprovar. A lei estabelecia um prazo de 5 anos, hoje o cdigo no estabelece mais um prazo. 1790, CC aps 2002
Art. 1.790. A companheira ou o companheiro participar da sucesso do outro, quanto aos bens adquiridos onerosamente na vigncia da unio estvel, nas condies seguintes: I - se concorrer com filhos comuns, ter direito a uma quota equivalente que por lei for atribuda ao filho; II - se concorrer com descendentes s do autor da herana, tocar-lhe- a metade do que couber a cada um daqueles; III - se concorrer com outros parentes sucessveis, ter direito a um tero da herana; IV - no havendo parentes sucessveis, ter direito totalidade da herana.

13/09/2010 Concubinato e Unio Estvel


o estado de um homem e uma mulher que vivem juntos durante certo tempo, sem serem legalmente casados. Mrio da Costa Neves Revista Justia do Direito a unio estvel, no mesmo ou em teto diferente, do homem com a mulher que no so ligados entre si por matrimnio. Edgard M. Bittencourt

a entidade familiar formada por um homem e uma mulher com vida em comum, por perodo que revele estabilidade e vocao de permanncia com sinais claros, induvidosos de vida familiar e com uso comum do patrimnio". TJRJ/RT n 667

Prazo
- Art. 1 - Lei 8971/94 exigia o prazo de um ano ou que o casal j tenha filhos. - Art. 1723 CCB no h mais prazo nem a necessidade de existncia de filhos. O cdigo exige que a unio estvel se d entre pessoas solteiras, desimpedidas de casar. - Art. 1727 Concubinato entre pessoas impedidas de casar. Que mantm uma relao paralela. * tem um autor que questiona a possibilidade de duas unies estveis ao mesmo tempo seria vlida, caso as duas companheiras estivessem de boaf.

- Art. 1724 deveres entre companheiros


Art. 1.724. As relaes pessoais entre os companheiros obedecero aos deveres de lealdade, respeito e assistncia, e de guarda, sustento e educao dos filhos.

- Art. 1725 regime de bens aplicveis unio estvel pacto escrito


Se no houver um pacto escrito sero aplicada as regras do regime de comunho parcial de bens. Caso a pessoa queira fazer um pacto entre eles, sem mais formalidade possvel devendo ser assinados por mais duas testemunhas;
Art. 1.725. Na unio estvel, salvo contrato escrito entre os companheiros, aplica-se s relaes patrimoniais, no que couber, o regime da comunho parcial de bens.

Estado Civil
O certo seria em companheirato, convivente.

Dissoluo da unio estvel


No existe divrcio na unio estvel, o que pode ser proposta uma ao de dissoluo de unio estvel, para ter mais garantias, j que esta se

dissolve somente com a sada de um dos companheiros do lar. Mas nas vias judiciais os deveres e direitos so reconhecidos e garantidos.

Unio Estvel X Namoro


Apresentao pblica, morarem juntos, confuso patrimonial, so requisitos que diferenciam os dois.

Concubinato: Direitos
Se tiverem filhos, estes tm direitos, independente, a concubina s tem direito de ser indenizada pelos bens adquiridos, pelo o que ela realmente gastou. No tm direitos a alimentos.

Converso da U.E. em Casamento


- art. 8 lei 9278/96 poderia ser feita em cartrio; no sero necessrias as formalidades de celebrao no cartrio. Tem proclamas, edital, tudo igual ao casamento normal. - art. 1726 CCB dispe que deve haver um pedido judicial, o juiz quem vai determinar ao cartrio que o faa.

Smulas 380 e 382 STF


Dcada de 60 concubinato puro tudo dividido 50%; no so mais aplicadas, no tm mais razo de ser nos casos de unio estvel podem ser paliadas para o concubinato e para unio civil de pessoas do mesmo sexo. Ainda no existe nenhuma smula especfica sobre esta unio de pessoas do mesmo sexo. Unio civil entre pessoas do mesmo sexo.

Provas da U.E.
Testemunha, carta, e-mail, pacto com firma reconhecida, uma declarao no cartrio.

17/09/2010 Leis Anteriores CF, que faziam distino entre concubinato e U.E.
Lei 7036/44 concubina poderia receber indenizao em casos de morte por Acidente de Trabalho smula 35 STF concubinato puro, caso no houvesse impedimento para a unio. Lei 4242/63 Imposto de Renda dependente - exige separao judicial Lei 883/49 impedia o homem casado de ser ru em aes de investigao

de paternidade. Lei 8213/91 previdncia social exige que para receber penso a pessoa deve ser casada ou viver em unio estvel. Lei 6015/73 (Lei de registros pblicos) art. 57 a mulher que vivia em unio estvel poderia colocar o sobrenome do companheiro, havendo um impedimento matrimonial (um era separado, no havia divrcio ainda nessa poca).

Concubinato X
CCB 1916 183, VII 248, IV 1177 1474 1719 12345-

Unio Estvel
CCB 2002 no h correspondncia 1642, V 550 793 1801,III

Proibio de se casar com a concubina, no ocorre mais. O cnjuge pode pedir a anulao dos bens doados concubina Reivindicar os bens comuns doados concubina No pode inserir a concubina como beneficirio no seguro de vida Impede que a concubina seja beneficiada na herana

Do Poder Familiar arts 1630 3 ss.


Conjunto de direitos e obrigaes, quanto pessoa e bens do filho menor no emancipado, desercido em igualdade de condies, tendo em vista o interesse e a proteo do filho Maria helena Diniz Ter um filho gera uma srie de direitos e obrigaes Poder-Dever Familiar. Dever de educar, alimentar, indenizar pelos prejuzos. Direito de ficar com o filho, S o juiz pode retirar o poder familiar dos pais. para sempre, irreversvel. No divrcio ou separao, no h perda do direito familiar.
Caractersticas

Indelegvel, inalienvel, personalssimo, irrenuncivel. No pode transferir, s o juiz pode; no pode vender; s responsvel por quem tem o poder familiar, no possvel transferir a responsabilidade, nem desistir dela; a no ser, quando os pais voluntariamente encaminham

os filhos para adoo.


Seo II Do Exerccio do Poder Familiar

Art. 1.634. Compete aos pais, quanto pessoa dos filhos menores:
I - dirigir-lhes a criao e educao; II - t-los em sua companhia e guarda; III - conceder-lhes ou negar-lhes consentimento para casarem; IV - nomear-lhes tutor por testamento ou documento autntico, se o outro dos pais no lhe sobreviver, ou o sobrevivo no puder exercer o poder familiar; V - represent-los, at aos dezesseis anos, nos atos da vida civil, e assisti-los, aps essa idade, nos atos em que forem partes, suprindo-lhes o consentimento; VI - reclam-los de quem ilegalmente os detenha; VII - exigir que lhes prestem obedincia, respeito e os servios prprios de sua idade e condio.

Falta de um dos pais 1631


Art. 1.631. Durante o casamento e a unio estvel, compete o poder familiar aos pais; na falta ou impedimento de um deles, o outro o exercer com exclusividade. Pargrafo nico. Divergindo os pais quanto ao exerccio do poder familiar, assegurado a qualquer deles recorrer ao juiz para soluo do desacordo.

1632: dissoluo da sociedade conjugal


A dissoluo da sociedade conjugal pode alterar a guarda, mas no o poder familiar.
Art. 1.632. A separao judicial, o divrcio e a dissoluo da unio estvel no alteram as relaes entre pais e filhos seno quanto ao direito, que aos primeiros cabe, de terem em sua companhia os segundos.

Perda X Suspenso - Perda (1638)


Pessoas que no tm condio de ficar com seus filhos; a perda envolve toda a prole. definitiva.
Art. 1.638. Perder por ato judicial o poder familiar o pai ou a me que: I - castigar imoderadamente o filho; II - deixar o filho em abandono; III - praticar atos contrrios moral e aos bons costumes; IV - incidir, reiteradamente, nas faltas previstas no artigo antecedente.

- Suspenso (1637)
No definitiva e se refere somente ao filho citado na sentena.

Art. 1.637. Se o pai, ou a me, abusar de sua autoridade, faltando aos deveres a eles inerentes ou arruinando os bens dos filhos, cabe ao juiz, requerendo algum parente, ou o Ministrio Pblico, adotar a medida que lhe parea reclamada pela segurana do menor e seus haveres, at suspendendo o poder familiar, quando convenha. Pargrafo nico. Suspende-se igualmente o exerccio do poder familiar ao pai ou me condenados por sentena irrecorrvel, em virtude de crime cuja pena exceda a dois anos de priso.

Extino 1635
Gnero - envolve tambm a perda, abrange tambm causas naturais: morte dos pais, maior idade do filho, adoo: gera a extino do poder familiar dos pais biolgicos.
Art. 1.635. Extingue-se o poder familiar:
I - pela morte dos pais ou do filho; II - pela emancipao, nos termos do art. 5 , pargrafo nico; III - pela maioridade; IV - pela adoo; V - por deciso judicial, na forma do artigo 1.638.
o

Administrao dos bens dos filhos menores 1689


Pais: administradores e usufruturios dos bens dos filhos. 1692: Interveno Obrigatria do MP para vender bem de um menor
Art. 1.689. O pai e a me, enquanto no exerccio do poder familiar:
I - so usufruturios dos bens dos filhos; II - tm a administrao dos bens dos filhos menores sob sua autoridade. Art. 1.692. Sempre que no exerccio do poder familiar colidir o interesse dos pais com o do filho, a requerimento deste ou do Ministrio Pblico o juiz lhe dar curador especial.

1690: Assistidos ou Representados


Art. 1.690. Compete aos pais, e na falta de um deles ao outro, com exclusividade, representar os filhos menores de dezesseis anos, bem como assisti-los at completarem a maioridade ou serem emancipados. Pargrafo nico. Os pais devem decidir em comum as questes relativas aos filhos e a seus bens; havendo divergncia, poder qualquer deles recorrer ao juiz para a soluo necessria.

1693: Bens excludos da administrao dos pais


Art. 1.693. Excluem-se do usufruto e da administrao dos pais: I - os bens adquiridos pelo filho havido fora do casamento, antes do reconhecimento; II - os valores auferidos pelo filho maior de dezesseis anos, no exerccio de atividade profissional e os bens com tais recursos adquiridos; III - os bens deixados ou doados ao filho, sob a condio de no serem usufrudos, ou administrados, pelos pais;

IV - os bens que aos filhos couberem na herana, quando os pais forem excludos da sucesso.

Curadoria especial
A criana pode perceber que est sendo prejudicada patrimonialmente, devido m administrao dos pais, esta pode ento pedir ao juiz que designe uma pessoa especfica para administrar seus bens, at que ele complete 18 anos. Ou ento em casos de doao ou testamento de algum em que o beneficirio o menor e a pessoa que doou desejava que a administrao fosse feita por outra pessoa; ou caso a pessoa (pais) tenham sidos excludos da herana.

Parentesco
Vnculo existente entre pessoas que descendem uma das outras, ou que derivam de um mesmo tronco comum, ou ainda, resultante do casamento, adoo, unio estvel ou de tcnica de reproduo assistida.

Parentesco por afinidade


Resultante de casamento ou unio estvel ascendentes ou descendentes e irmos do outro companheiro. Sogro, sogra, enteado, enteada; em linha reta, no se extingue. Cunhado e cunhada; em linha colateral, se extingue.

Parentesco civil
Resultante de adoo ou de tcnica de reproduo assistida

Parentesco biolgico ou consangneo


Resultante de uma mesma origem ancestral

Outra origem 1593


Art. 1.593. O parentesco natural ou civil, conforme resulte de consanginidade ou outra origem.

Linhas - reta ou colateral:


Linha reta: Ascendentes e descendentes: me, pai, av, av. Linha colateral: irmos, cunhados. Grau Distncia entre as relaes at o 4 grau.

01/10/2010 Filiao
Parentesco consangneo ou civil em primeiro grau em linha reta. 1598 objetivos: evitar a confuso de sangue e patrimonial Presuno de paternidade prazos romanos art. 1597.
Art. 1.597. Presumem-se concebidos na constncia do casamento os filhos: I - nascidos cento e oitenta dias, pelo menos, depois de estabelecida a convivncia conjugal; II - nascidos nos trezentos dias subsequentes dissoluo da sociedade conjugal, por morte, separao judicial, nulidade e anulao do casamento; III - havidos por fecundao artificial homloga, mesmo que falecido o marido; IV - havidos, a qualquer tempo, quando se tratar de embries excedentrios, decorrentes de concepo artificial homloga; V - havidos por inseminao artificial heterloga, desde que tenha prvia autorizao do marido. Art. 1.598. Salvo prova em contrrio, se, antes de decorrido o prazo previsto no inciso II do art. 1.523, a mulher contrair novas npcias e lhe nascer algum filho, este se presume do primeiro marido, se nascido dentro dos trezentos dias a contar da data do falecimento deste e, do segundo, se o nascimento ocorrer aps esse perodo e j decorrido o prazo a que se refere o inciso I do art. 1597.

Prazos at 300 dias do bito, o filho ser do primeiro marido. 180 dias aps o casamento presumido do marido. Presuno, no obrigatrio o exame de DNA. No existe presuno de paternidade na unio estvel. No necessrio que o pai esteja presente para reconhecer, o que necessrio que o pai, caso no queira reconhecer, prove que no pai, ao de investigao de paternidade.

Direito anterior
Legtimos Ilegtimos Art. 1604 X 1608
Art. 1.604. Ningum pode vindicar estado contrrio ao que resulta do registro de nascimento, salvo provando-se erro ou falsidade do registro. Art. 1.608. Quando a maternidade constar do termo do nascimento do filho, a me s poder contest-la, provando a falsidade do termo, ou das declaraes nele contidas.

A mulher pode desconstituir o registro quando este for falso, mas no h essa opo para o pai. Quando o homem faz uma adoo simulada, sabe que o filho no dele e adota mesmo assim, muito difcil desconstituir a paternidade, caso ele queira depois deixar de ser pai.

Ao negatria de paternidade
Ao do suposto pai contra o suposto filho para provar que no pai. 1601 ao imprescritvel, privativa do pai. A propositura inicial, depois os herdeiros podem continuar com a ao. Aes de estado / personalssimas todas estas. *Aes avoengas no esto previstas no cdigo quando a pessoa no chegou a entrar com a ao, morreu, mas os avs no querem ou querem reconhecer o parentesco. A paternidade ou maternidade do filho.

Imprescritveis
Smula 1495 STF O reconhecimento de paternidade no acaba, mas a ao de petio de herana prescreve, dez anos aps a morte do pai.

Ao de investigao de paternidade
Caso em que no h a presuno de paternidade. uma ao do suposto filho contra o suposto pai para provar a existncia de filiao. Legitimidade ativa x passiva Contestao 1615 pode ser feito por qualquer pessoa.

Ao de reconhecimento de paternidade
Pode haver uma ao de reconhecimento de paternidade, quando o pai acha que o filho dele e quer reconhecer, mas h algo que impede. *Todas estas aes servem tambm para a maternidade.

Ao de perfilhao compulsria
Lei 8560/92 Dar algum como filho de outrem Quando a mulher vai sozinha ao cartrio registrar a criana, de ofcio o oficial do cartrio manda os dados para entrar com a ao de investigatria de paternidade promovida pelo ministrio pblico, com os supostos pais da criana. O registro provisrio at que se verifique quem o pai. Caso a pessoa se recuse a fazer o exame de DNA, presume-se pai, na maioria das vezes. Smula 301 STJ. Lei 12004/09. Arts 231 e 232 CCB. Trabalho: 10 pontos ECA.

22/10 filme sala multimeios 30 25/10 trabalho em sala e em dupla.


04/10/2010

Ao de impugnao de reconhecimento
Quando o filho prope a ao para declarar que o pai com o nome do registro no seu pai; ou quando outra pessoa registra o seu filho no nome dele e no era o pai, a me pode impugnar, mas no h o reconhecimento do verdadeiro pai, s declara que o pai que tinha no registro no o pai verdadeiro. Art. 113 LRP (lei de registros pblicos) Art. 1614: impugnao de reconhecimento pelo filho ao alcanar a maioridade.

Ao de prova de filiao 1603/1604/1606


Quando faltar a prova direta da paternidade certido de nascimento; as provas indiretas sero a posse de estado de filiao, apresentao pblica como sendo pai e filho, meios subsidirios como foto, testemunhas...

Reconhecimento de filho maior 1614


S pode ser reconhecido com seu consentimento visto como inconstitucional pela professora, pois j que um direito do filho a qualquer momento e irrevogvel, deve ser tambm ao pai.

1611- autorizao do outro cnjuge para residir no lar.


Art. 1.611. O filho havido fora do casamento, reconhecido por um dos cnjuges, no poder residir no lar conjugal sem o consentimento do outro.

Para filhos que no eram reconhecidos antes do casamento, se o outro no autorizar pode sair do lar e o outro no pode alegar abandono de lar.

Reconhecimento de filhos
Judicial: investigao de paternidade Voluntrio: 1607/1609 * Irrevogvel (1610). Nem mesmo em testamento.
Art. 1.607. O filho havido fora do casamento pode ser reconhecido pelos pais, conjunta ou separadamente.
Art. 1.609. O reconhecimento dos filhos havidos fora do casamento irrevogvel e ser feito:

I - no registro do nascimento; II - por escritura pblica ou escrito particular, a ser arquivado em cartrio; III - por testamento, ainda que incidentalmente manifestado; IV - por manifestao direta e expressa perante o juiz, ainda que o reconhecimento no haja sido o objeto nico e principal do ato que o contm. Pargrafo nico. O reconhecimento pode preceder o nascimento do filho ou ser posterior ao seu falecimento, se ele deixar descendentes.

Investigao de paternidade contra pai falecido


Em face dos herdeiros (art. 27 ECA)

Guarda
Forma mais simples de colocao do menor em famlia substituta. O guardio tem direito de se opor a terceiros, inclusive aos pais art. 33 ECA. Mas gera tambm responsabilidades, como alimentos. No gera efeitos sucessrios para o pupilo, mas gera efeitos previdencirios. A guarda de direito aquela determinada por uma sentena, quando s temporria guarda de fato. Implica assistncia material, moral e educacional ao menor. Pode ocorrer em casos de: - Divrcio, separao ou de dissoluo de unio estvel. - Quando h maus tratos, violncia do menor. - Os pais, voluntariamente, decidem que no querem a guarda da criana.
Espcies

- Isolada ou unilateral: Atribuda a uma nica pessoa, para os pais h o direito de visitas, no retira o direito de alimentos da criana, mesmo caso o motivo tenha sido maus tratos, sempre deve contribuir. *A pessoa pode no ter a guarda, mas pode no perder o poder familiar, sendo assim, mesmo que a guarda esteja somente com a me ou com uma av, os pais pode intervir em questes fundamentais como educao, sade, religio. - Alternada Quando a criana fica um perodo de tempo com um guardio e o outro com o outro.

- Compartilhada (Lei 11698/08 art. 1583 e SS) Os guardies decidem o que eles acham melhor para os filhos, eles determinam tudo. - Provisria (cautelar) 839 CPC. Antes da sentena, tanto em adoo ou em divrcio tambm.

Competncia 148 ECA


Se for consensual e sem alegao de maus tratos, abuso e abandono, ou divrcio, separao, dissoluo vara de famlia. Se for com base em maus tratos, abuso vara da infncia.
08/10/2010

Adoo
Art. 1618 e SS CCB/ Art. 28 e SS ECA Fico legal que possibilita que se constitua entre o adotante e o adotado um lao de parentesco de primeiro grau em linha reta. Criada pelos romanos para que o casal que no tivesse filho pudesse ter seus Deuses familiares cultuados aps a morte; criada pensando no adotante e no no adotado. Antes de 1957 s o maior de 50 anos e sem filhos poderia adotar. - Lei 3133/57 passou a idade para trinta anos, com ou sem filhos. - Lei 4655/65 legitimao adotiva; caso a criana fosse adotada, mas j existissem filhos biolgicos, o filho adotado no teria direitos sucessrios, caso o filho adotado fosse anterior biolgico, este receberia o dobro da herana. - Dec. Lei 6697/79 cdigo de menores: Adoo plena irrevogvel, vinculava toda a famlia e feita por sentena judicial. Adoo restrita revogvel, inclusive por vontade das partes, vinculava apenas adotante e adotado, feita por escritura pblica. Adotante com pelo menos 21 anos.

A adoo e o ECA
Determinou que todas as adoes seriam plenas .
Diferena entre guarda e adoo

Guarda at os 18 anos, no cria parentesco nem gera direitos sucessrios, j a doo para a vida toda, cria parentesco e direitos sucessrios.

Requisitos
- Idade mnima de 18 anos (adotante). Se a adoo conjunta pode ser pelo menos um dos cnjuges. - Diferena de idade de 16 anos. Entre o adotante e o adotado. - Consentimento dos pais e do menor, se j contar com 12 anos. A criana ser sempre ouvida, mas a palavra dela no determinante. Criana que esteja em um abrigo ou que at mesmo esteja com a famlia, e que se saiba que os pais esto vivos e onde esto eles sero citados e tambm ouvidos no processo, depende do consentimento destes.
Sentena/ processo

A adoo sempre ser judicial


A adoo unilateral e conjunta

Pode ser realizada por uma pessoa solteira ou por pessoas casadas.
A adoo dos filhos do consorte/ companheiro art. 42 ECA

Pode ocorre, mas com o consentimento do pai, ou quando a sentena determine, mas em casos que um dos pais seja ausente.
Adoo post mortem

Quando o adotante morre no curso do processo, os efeitos vo retroagir, a criana ter todos os direitos, vai ser considerada filha do adotante.
Adoo internacional art. 51 e 52 ECA

permitida, j que geralmente so feitas adoes inter-raciais e de crianas maiores (seis, sete anos), que geralmente no Brasil no ocorre, ou seja, melhor do que deixar aquela criana no abrigo. A adoo exceo, a regra que se tente fazer a famlia ficar com a criana; a adoo internacional a exceo da exceo. Conveno de Haia/ 2006 devem ser enviados relatrios da situao da criana, de seis em seis meses, durante dois anos; devem ser cumpridos dois requisitos, uma declarao do rgo correspondente nossa vara da infncia do pas

em que a criana ser encaminhada atestando que l o casal no teria problemas para adotar uma criana. Essa declarao dever ser autenticada pelo cnsul. O segundo requisito um estgio de convivncia de pelo menos 15 dias para crianas at dois anos e de 30 dias para crianas maiores de dois anos.

A nova lei da adoo lei 12010/2009


Refora tudo o que foi discutido e traz duas novidades: que os cadastros de pessoas interessadas na adoo e das crianas disponveis devem sem atualizados e cruzados (municipalmente, estadualmente e nacionalmente). E que de seis em seis meses dever ser feito um relatrio sobre todas as crianas abrigadas estabelece que as crianas devem ficar no mximo 2 anos no abrigo, para acelerar o processo de adoo. Competncia: criana vara da criana / adulto vara da famlia.

Revogao da adoo 1814, 1962, 1963


Em princpio a adoo irrevogvel, para filhos biolgicos o que pode ocorrer : 1814 CC excluso do herdeiro por indignidade 1961 e 1962 deserdao, quando o prprio autor exclui o filho da herana, motivo, por exemplo, filho que tentou matar o pai. Mas o filho no deixa de ser filho, a doutrina prev estas possibilidades tambm como revogao da adoo; outra hiptese que a doutrina prev em casos onde os pais biolgicos queiram reconhecer o filho, mas dificilmente ocorrer, o que pode ser feito permitir que haja o livre direito a visitas.

Natureza jurdica adoo de estado de carter constitutivo


Constitui um novo status, de pai de filho... e de estado, de alimentante, alimentado...
15/10/2010

Estatuto da criana e do adolescente


Lei 8069/90

Breve histrico

No Brasil colnia, uma criana indesejada no tinha assistncia nem garantias, os motivos para no se querer uma criana eram vrios, inclusive os critrios morais.
1693: solicitao de autorizao de abertura de casas para expostos.

Chamado tambm de roda dos rejeitados, entrega de crianas sem identificao dos pais, foi a primeira forma de assistncia s crianas, estas crianas eram acolhidas e eram levadas aos orfanatos.
1726: criao na Bahia da 1 casa 1738: criao da casa no RJ 1927: Primeiro cdigo de menores Cdigo Melo Matos

No estava de acordo com a constituio, tinha uma viso muito pesada, privilegiava a internao
Cdigo de menores de 1979 reforma do cdigo, mas continuava com

essa viso pesada; os cdigos de menores eram especficos para as crianas que estavam em uma situao irregular, hoje o ECA trabalha com uma integralidade. Todas as crianas devem ser protegidas.
A conveno de Direitos da Criana 1989 CF de 88 Art. 227

O ECA a regulamentao deste artigo da constituio e da conveno. Crtica: prazo de punio de no mximo 6 anos internao de 3 anos e privao de direitos por 3 anos, no suficiente dependendo do caso; prestao de servios que no so permitidos a passar de 6 meses, a medida scio educativa suficiente? Podem se estender at os 21 anos.

Os 05 Direitos Fundamentais
Direito vida e sade art. 7 e SS: crianas pobres tero medicao fornecida gratuitamente pelo SUS. Assim como o fornecimento de prteses para crianas pobres e deficientes; realizao de campanhas de vacinao. Destinar fundos para o estudo de doenas que possam ocorrer nessa faixa etria. Direito convivncia familiar e comunitria art. 19 e SS: a criana deve permanecer com a famlia biolgica, caso no seja possvel vai ficar com a famlia extensa, caso no seja possvel esta ser encaminhada para uma famlia substituta e em ultimo caso ser encaminhada a um abrigo. Direito a educao, cultura, ao esporte e ao lazer art. 53 e SS: todas as crianas tm o direito de estarem matriculadas gratuitamente nas escolas

at o ensino fundamental, at o nono ano, hoje. A televiso deve indicar a faixa etria do programa. O ECA prev crimes especficos que podem ser cometidos contra crianas. Direito profisso e proteo no trabalho - art. 60 e SS: s permitido a maiores de 14 anos, na condio de aprendiz, a partir de 16 o trabalho liberado, exceto para trabalhos insalubres ou perigosos, que devem ser realizados somente por maiores de 18 anos. Direito liberdade, ao respeito e dignidade art. 15 e SS: convergncia de todos os outros direitos, papel importante dos professores que devem denunciar os casos de abuso, maus tratos... Pois o nico lugar que a criana tem obrigao de estar alm da casa. Medidas protetivas art. 101 e SS: so aplicadas quando as crianas so vtimas ou sua conduta prejudica a si mesmo. Encaminhamento a algum programa, oficina, creche, realizar sua matrcula em escolas pblicas. Para o menor de doze anos que cometeu um ato infracional dever ser encaminhado a um abrigo. Medidas scio educativas art. 112 e SS: somente para maiores de doze anos. Medidas: advertir; obrigao de reparar o dano; prestao de servios a comunidade; liberdade assistida; semi-liberdade; internao.

Conselho tutelar art. 131 e SS


Justia da infncia e da juventude competente para os casos de adoo, destituio ou suspenso do poder familiar. Antes era voltada para a criana em risco, hoje voltado para todas as crianas e cuida de todos os casos relacionados a maus tratos ou abandono de crianas ou adolescentes. O conselho tutelar o rgo responsvel pela fiscalizao, o que vai atuar de maneira mais prxima das crianas. Atribuies do conselho: Art. 136. 45 conselheiros para toda a cidade de Belo Horizonte.
18/10/2010

Da Tutela
Instituto de carter assistencial que visa substituir o poder familiar. A guarda no incompatvel com o poder familiar dos pais; j a tutela incompatvel, j que os pais no tm mais o poder familiar, estes morreram ou perderam o poder familiar; no cria parentesco, no gera direitos

sucessrios e propcia em casos que este menor tenha patrimnio. Deve haver uma prestao de contas anual, sendo que os bens deste podem ser gastos para manter o menor. E de dois em dois anos uma audincia geral para se verificar tudo o que o menor tinha e tudo o que tem agora, para evitar que a criana tenha prejuzos, para se alienar os bens devem ter autorizao judicial. responsabilizado pelo menor, se tiver bens podem ser dados como garantia. A tutela pode ser remunerada.
1728: casos em que os filhos menores so postos em tutela
Art. 1.728. Os filhos menores so postos em tutela:
I - com o falecimento dos pais, ou sendo estes julgados ausentes; II - em caso de os pais decarem do poder familiar.

Formas: testamentria (1729); dativa (1732); legtima (1731)

Tutores indicados em testamento:


Art. 1.729. O direito de nomear tutor compete aos pais, em conjunto. Pargrafo nico. A nomeao deve constar de testamento ou de qualquer outro documento autntico.

Tutela legtima: ordem de preferncia prevista na lei.


Art. 1.731. Em falta de tutor nomeado pelos pais incumbe a tutela aos parentes consangneos do menor, por esta ordem: I - aos ascendentes, preferindo o de grau mais prximo ao mais remoto;

se da preferncia

aos mais novos.


II - aos colaterais at o terceiro grau, preferindo os mais prximos aos mais remotos, e, no mesmo grau, os mais velhos aos mais moos; em qualquer dos casos, o juiz escolher entre eles o mais apto a exercer a tutela em benefcio do menor. Preferncia dos mais velhos.

Tutela dativa: quando no ocorre nenhuma das outras hipteses acima, sendo assim o tutor ser nomeado pelo juiz. aquela tutela imposta pelo juiz.
Art. 1.732. O juiz nomear tutor idneo e residente no domiclio do menor: I - na falta de tutor testamentrio ou legtimo; II - quando estes forem excludos ou escusados da tutela; III - quando removidos por no idneos o tutor legtimo e o testamentrio.

Tutela irregular ou de fato

Quando a tutela no foi nomeada pela sentena, considerado um gestor de

negcios dos investimentos do menor, tem direito de ser indenizado pelos gastos que ele fizer.
Tutela dos ndios art. 4 nico, CCB; art. 9 l. 6001/73

Os ndios que no so adeptos aos nossos costumes so tutelados, esse controle feito pela FUNAI. Para realizar um negcio jurdico, deve haver a assinatura do tutor, regra geral; pode ser responsvel, e realizar os negcios livremente quando pegar uma declarao do FUNAI, que o libera da assinatura do tutor. No curador. Mesmo sendo maior, para que este no seja comparado a um doente mental.
Ordem da tutela legtima 1731
Art. 1.731. Em falta de tutor nomeado pelos pais incumbe a tutela aos parentes consangneos do menor, por esta ordem: I - aos ascendentes, preferindo o de grau mais prximo ao mais remoto; II - aos colaterais at o terceiro grau, preferindo os mais prximos aos mais remotos, e, no mesmo grau, os mais velhos aos mais moos; em qualquer dos casos, o juiz escolher entre eles o mais apto a exercer a tutela em benefcio do menor.

Vrios irmos rfos 1733

A preferncia que seja nomeado um s tutor


Art. 1.733. Aos irmos rfos dar-se- um s tutor. 1 No caso de ser nomeado mais de um tutor por disposio testamentria sem indicao de precedncia, entende-se que a tutela foi cometida ao primeiro, e que os outros lhe sucedero pela ordem de nomeao, se ocorrer morte, incapacidade, escusa ou qualquer outro impedimento. 2 Quem institui um menor herdeiro, ou legatrio seu, poder nomear-lhe curador especial para os bens deixados, ainda que o beneficirio se encontre sob o poder familiar, ou tutela.
o o

Casos para a escusa 1736/1737

Desculpas que podem ser dadas para no se tornarem tutor.


Art. 1.736. Podem escusar-se da tutela:
I - mulheres casadas; II - maiores de sessenta anos; III - aqueles que tiverem sob sua autoridade mais de trs filhos; IV - os impossibilitados por enfermidade; V - aqueles que habitarem longe do lugar onde se haja de exercer a tutela; VI - aqueles que j exercerem tutela ou curatela;

VII - militares em servio. Art. 1.737. Quem no for parente do menor no poder ser obrigado a aceitar a tutela, se houver no lugar parente idneo, consangneo ou afim, em condies de exerc-la.

Prazo 1738
Art. 1.738. A escusa apresentar-se- nos dez dias subseqentes designao, sob pena de entender-se renunciado o direito de aleg-la; se o motivo escusatrio ocorrer depois de aceita a tutela, os dez dias contar-se-o do em que ele sobrevier.

No podem exercer a tutela 1734


Art. 1.734. As crianas e os adolescentes cujos pais forem desconhecidos, falecidos ou que tiverem sido suspensos ou destitudos do poder familiar tero tutores nomeados pelo Juiz ou o sero includos em programa de colocao familiar, na forma prevista pela Lei n 8.069, de 13 de julho de 1990 - Estatuto da Criana e do Adolescente.

Responsabilidade do juiz 1744

Responde com o seu patrimnio pessoal


Art. 1.744. A responsabilidade do juiz ser: I - direta e pessoal, quando no tiver nomeado o tutor, ou no o houver feito oportunamente; II - subsidiria, quando no tiver exigido garantia legal do tutor, nem o removido, tanto que se tornou suspeito.

Relao de valores 1745


Art. 1.745. Os bens do menor sero entregues ao tutor mediante termo especificado deles e seus valores, ainda que os pais o tenham dispensado. Pargrafo nico. Se o patrimnio do menor for de valor considervel, poder o juiz condicionar o exerccio da tutela prestao de cauo bastante, podendo dispens-la se o tutor for de reconhecida idoneidade.

Prestao de contas 1757 e 1758


Art. 1.757. Os tutores prestaro contas de dois em dois anos, e tambm quando, por qualquer motivo, deixarem o exerccio da tutela ou toda vez que o juiz achar conveniente. Pargrafo nico. As contas sero prestadas em juzo, e julgadas depois da audincia dos interessados, recolhendo o tutor imediatamente a estabelecimento bancrio oficial os saldos, o ou adquirindo bens imveis, ou ttulos, obrigaes ou letras, na forma do 1 do art. 1.753. Art. 1.758. Finda a tutela pela emancipao ou maioridade, a quitao do menor no produzir efeito antes de aprovadas as contas pelo juiz, subsistindo inteira, at ento, a responsabilidade do tutor.

Venda de bens imveis 1749

necessria a autorizao judicial


Art. 1.749. Ainda com a autorizao judicial, no pode o tutor, sob pena de nulidade: I - adquirir por si, ou por interposta pessoa, mediante contrato particular, bens mveis ou imveis pertencentes ao menor;

II - dispor dos bens do menor a ttulo gratuito; III - constituir-se cessionrio de crdito ou de direito, contra o menor.

Protutor 1742

O juiz pode nomear um tutor e tambm algum para fiscalizar o trabalho deste.
Art. 1.742. Para fiscalizao dos atos do tutor, pode o juiz nomear um protutor.

Atribuies do tutor 1740/1747/1748


Art. 1.740. Incumbe ao tutor, quanto pessoa do menor:
I - dirigir-lhe a educao, defend-lo e prestar-lhe alimentos, conforme os seus haveres e condio; II - reclamar do juiz que providencie, como houver por bem, quando o menor haja mister correo; III - adimplir os demais deveres que normalmente cabem aos pais, ouvida a opinio do menor, se este j contar doze anos de idade. Art. 1.747. Compete mais ao tutor: I - representar o menor, at os dezesseis anos, nos atos da vida civil, e assisti-lo, aps essa idade, nos atos em que for parte; II - receber as rendas e penses do menor, e as quantias a ele devidas; III - fazer-lhe as despesas de subsistncia e educao, bem como as de administrao, conservao e melhoramentos de seus bens; IV - alienar os bens do menor destinados a venda; V - promover-lhe, mediante preo conveniente, o arrendamento de bens de raiz. Art. 1.748. Compete tambm ao tutor, com autorizao do juiz: I - pagar as dvidas do menor; II - aceitar por ele heranas, legados ou doaes, ainda que com encargos; III - transigir; IV - vender-lhe os bens mveis, cuja conservao no convier, e os imveis nos casos em que for permitido; V - propor em juzo as aes, ou nelas assistir o menor, e promover todas as diligncias a bem deste, assim como defend-lo nos pleitos contra ele movidos. Pargrafo nico. No caso de falta de autorizao, a eficcia de ato do tutor depende da aprovao ulterior do juiz.

Vedaes do tutor 1749


Art. 1.749. Ainda com a autorizao judicial, no pode o tutor, sob pena de nulidade: I - adquirir por si, ou por interposta pessoa, mediante contrato particular, bens mveis ou imveis pertencentes ao menor; II - dispor dos bens do menor a ttulo gratuito; III - constituir-se cessionrio de crdito ou de direito, contra o menor.

Se o tutelado tem condies, a quantia gasta ser reembolsada 1752/1746


Art. 1.746. Se o menor possuir bens, ser sustentado e educado a expensas deles, arbitrando o juiz para tal fim as quantias que lhe paream necessrias, considerado o rendimento da fortuna do pupilo quando o pai ou a me no as houver fixado. Art. 1.752. O tutor responde pelos prejuzos que, por culpa, ou dolo, causar ao tutelado; mas tem direito a ser pago pelo que realmente despender no exerccio da tutela, salvo no caso do art. 1.734, e a perceber remunerao proporcional importncia dos bens administrados. 1 Ao protutor ser arbitrada uma gratificao mdica pela fiscalizao efetuada. 2 So solidariamente responsveis pelos prejuzos as pessoas s quais competia fiscalizar a atividade do tutor, e as que concorreram para o dano.
o o

1740, II correo pelo juiz

O tutelado pode pedir ao juiz que marque uma audincia para conversar e corrigir o menor tutelado.
Art. 1.740. Incumbe ao tutor, quanto pessoa do menor:
II - reclamar do juiz que providencie, como houver por bem, quando o menor haja mister correo;

Prestao de contas 1755


Art. 1.755. Os tutores, embora o contrrio tivessem disposto os pais dos tutelados, so obrigados a prestar contas da sua administrao.

Cessao da tutela - 1765/ 1763

Pode-se pedir para trocar de tutor, haver um rodzio, depois de dois anos. Cessa com a morte de um deles, com a adoo da criana
Art. 1.763. Cessa a condio de tutelado:
I - com a maioridade ou a emancipao do menor; II - ao cair o menor sob o poder familiar, no caso de reconhecimento ou adoo. Art. 1.765. O tutor obrigado a servir por espao de dois anos.

Pargrafo nico. Pode o tutor continuar no exerccio da tutela, alm do prazo previsto neste artigo, se o quiser e o juiz julgar conveniente ao menor.

29/10/2010

Da Curatela
Encargo pblico, cometido por lei a algum, para reger e defender a pessoa maior e administrar seus bens em relao de enfermidade ou deficincia mental.

Curatela X Tutela
Obedece aos mesmos requisitos da tutela, tudo o que for cabvel e todos os impedimentos, servem tambm para a curatela. Via de regra, a tutela concedida a um menor em decorrncia da morte ou da perda do poder familiar dos pais. J na curatela, via de regra, concedido a um adulto em funo de uma incapacidade ou de um vcio. As mesmas excees podem ser opostas. As mesmas obrigaes ocorrem nas duas.

Curatela - limites
A tutela abrange todos os atos da vida da pessoa, a curatela pode ter limites. O juiz tem que informar, at onde vai a interveno do curador.

Processo de interdio art. 1177 e SS


obrigatria a audincia de entrevista do interditando, caso a pessoa no tenha condies pode ser apresentado um laudo mdico. O cnjuge ou o companheiro, ou qualquer parente podem pedir a interdio, na falta destes, o MP pode intervir. O interditando tem direito a defesa, do MP, contra a famlia, ou pela advocacia pblica, quando contra o MP. Sempre haver pericia mdica, pois o juiz no tem competncia para determinar.

Curadoria do nascituro
A gestante responsvel por este, na falta desta, o pai responsvel, mas

na falta dos dois o responsvel pela me que est enferma tambm responsvel pela criana. Depois que nascer, torna-se tutela. S vai pedir a curatela do nascituro se ele tiver algum patrimnio para receber, caso contrrio no precisa. O menor de idade deficiente mental tutelada, mas aos dezesseis anos deve-se pedir a converso da tutela em curatela, visto que ela passar a ser relativamente incapaz. Vem escrito na certido de nascimento se a pessoa tutelado ou curatelado. O cdigo civil abriu a possibilidade de o deficiente fsico ser curatelado e ele mesmo pode requerer a curatela. A professora no concorda com essa possibilidade, tendo em vista que o deficiente pode utilizar de procurao se ele no conseguir realizar determinados atos.

Espcies de curatela:
- Adultos incapazes - Curadorias especiais so aquelas em que h nomeao de curador para um ato especfico. Ex. ru preso, ru revel. - Nascituro
Art. 1.779. Dar-se- curador ao nascituro, se o pai falecer estando grvida a mulher, e no tendo o poder familiar.
Pargrafo nico. Se a mulher estiver interdita, seu curador ser o do nascituro.

- Pessoa portadora de deficincia - A interdio tem dois pressupostos, a saber: o ftico e o jurdico. O pressuposto ftico da interdio a incapacidade, vcio, dependncia qumica. O pressuposto jurdico da interdio a sentena de curatela. Art. 1767.
Art. 1.767. Esto sujeitos a curatela:
I - aqueles que, por enfermidade ou deficincia mental, no tiverem o necessrio discernimento para os atos da vida civil; II - aqueles que, por outra causa duradoura, no puderem exprimir a sua vontade; III - os deficientes mentais, os brios habituais e os viciados em txicos; IV - os excepcionais sem completo desenvolvimento mental; V - os prdigos.

Art. 1.768. A interdio deve ser promovida: I - pelos pais ou tutores; II - pelo cnjuge, ou por qualquer parente; III - pelo Ministrio Pblico. Art. 1.769. O Ministrio Pblico s promover interdio: I - em caso de doena mental grave; II - se no existir ou no promover a interdio alguma das pessoas designadas nos incisos I e II do artigo antecedente; III - se, existindo, forem incapazes as pessoas mencionadas no inciso antecedente.

Ordem de preferncia da tutela:

1 ascendentes, os mais novos tm preferncia 2 colateral, os mais velhos tm preferncia


Ordem de preferncia na Curatela

1 cnjuge ou companheiro 2 pai ou me 3 descendentes


Art. 1.775. O cnjuge ou companheiro, no separado judicialmente ou de fato, , de direito, curador do outro, quando interdito. 1 Na falta do cnjuge ou companheiro, curador legtimo o pai ou a me; na falta destes, o descendente que se demonstrar mais apto. 2 Entre os descendentes, os mais prximos precedem aos mais remotos. 3 Na falta das pessoas mencionadas neste artigo, compete ao juiz a escolha do curador.
o o o

Alimentos
Os alimentos no envolvem s comida. Alimentos so prestaes para a satisfao das necessidades vitais de quem no pode prov-las por si.

Espcies:
Naturais ou necessrio

So os indispensveis para a pessoa sobreviver.


Alimentos mnimos ou indispensveis

Sero devidos quando a prpria pessoa der causa a sua necessidade. Ex. o prdigo. - O cnjuge considerado culpado no divrcio s tem direito a alimentos mnimos.
Alimentos civis ou cngruos

So aqueles que vo alm do que a pessoa precisa para sobreviver. Envolve educao de nvel superior e etc. Sero devidos a quem no tem culpa. Ex. filho ou cnjuge que no tem culpa no divrcio. Deve-se observar o binmio necessidade + possibilidade.
Alimentos voluntrios inter vivos e causa mortis

Inter vivos- so aqueles que so oferecidos voluntariamente atravs da ao de oferta de alimentos. A vantagem evitar que a outra pessoa pea os alimentos, exagerando na quantia, impede que a outra pessoa alegue abandono de lar. - tambm pode ser no acordo de divrcio Causa mortis - so aqueles que so ofertados no testamento.
01/11/2010

Dos alimentos (continuao...) Espcies (continuao...) - Gravdicos - Lei n 11804/08: so os alimentos pedidos para o nascituro pela me comprovando indcios de paternidade. Remdios, alimentao, parto, exame. Depois que a criana nascer ser realizado exame de DNA, comprovando a paternidade do pai os alimentos gravdicos sero transformados em alimentos definitivos fixados por sentena, mas os alimentos no fazem coisa julgada. Se desse negativo a mulher teria que devolver o dinheiro, mas o artigo foi vetado. Eles sero irrestituveis. - Provisrios - Lei n 5478/68: quando j tem as provas pr constitudas, pacto de unio estvel, certido de casamento. So fixados de ofcio pelo juiz no precisa pedir. - Provisionais 852 CPC Cautelar: so aqueles pedidos antes da sentena quando a parte no tem prova pr constituda da paternidade. Ao de investigao de paternidade juntamente com alimentos, antes de

provar ela quer receber. - atuais s posso pedir de hoje pra frente no posso pedir os alimentos passados. Ao de execuo de alimentos: deu a sentena em 2004, ele no pagou eu reclamo em 2009, prope ao de execuo de alimentos, mas tem prescrio, s pode 2 anos pra trs. quando h alimentos pretritos. - futuros em regra no se pode pedir alimentos futuros, - definitivos so aqueles fixados por sentena, podem ser alterados. * Prova pr-constituda: provisrios; fixados de oficio pelo juiz lei 5478/68 * Quando no tem: provisionais, na ao de paternidade cumulada com alimentos. 852 CPC cautelar; no decorrer do processo do divrcio, pedidos antes da sentena, como um adendo no processo de divrcio, o processo principal o de divrcio. * Quando no pede no curso, depois de um tempo precisa, provisrios, pois j tem prova pr-constituida.

Caracterstica
Personalssimo: importa a condio pessoal de quem paga e de quem

recebe.
Transmissveis art. 1700

So transmissveis por herana, sobre o que a pessoa deixou, a herana responde pela dvida que o morto deixou
Incessveis

No podem ser cedidos, no pode us-lo para pagar alguma dvida


Irrenunciveis art. 1707

No tem como abrir mo deles, pode haver o no exerccio do direito, caso no precise, mas pode ser pedido depois, caso precise.
Imprescritveis art. 206, 2 CCB

Podem ser pedidos a qualquer tempo, contando que preencha o binmio necessidade e possibilidade. So prescritveis depois de dois anos aps a sentena, ou provisrios e provisionais concedidos por uma deciso interlocutria, este o prazo para execuo. S pode executar os ltimos dois anos.
Impenhorveis art. 649 CPC

No podem ser penhorveis em uma ao de execuo

Incompensveis

No pode haver compensao de dvida.


Irrestituveis: os alimentos no sero devolvidos, no podem ser cobrados

depois
Quem deve pagar art. 1696/1697

Cnjuge ou companheiro, ascendente ou descendente e depois irmos


Quando cessam

Com relao ao cnjuge, cessa com um novo casamento ou novo concubinato do credor, deve haver a propositura da ao de extino de alimentos, caso a situao ftica de mude, pode haver a ao revisional de alimentos. Quando a pessoa j tem condies de se manter, no automtico ao de exonerao ou de extino de alimentos. Com 18 anos o poder familiar acaba, mas o parentesco no. Trabalho a mo e em dupla, at o dia da prova final dia 22; devem ser elaboradas 10 perguntas e respostas completas. 3 sobre o estatuto do idoso 2 casos concretos respostas relativas as aes de filiao 2 casos concretos sobre partilha e regimes de bens 3 livres Valor: dez pontos
Chamamento ao processo e litisconsrcio passivo

possvel que a pessoa no tenha condies de pagar sozinho, pode ento chamar os outros responsveis para dividir a obrigao; pode tambm se propor a ao contra duas pessoas ao mesmo tempo, exemplo, pai e av, s podem ser pedidos quando a classe mais prxima no tenha condio.
Perda por indignidade art. 1708

Se o filho tentou matar o pai, por exemplo, este pode se recusar a pagar os alimentos.
Atualizao do valor

Pode ser pedido uma porcentagem do valor do salrio, caso a pessoa seja empregada de alguma empresa, para no haver necessidade de se pedir atualizao do valor, caso a pessoa seja autnoma pede-se de acordo com o salrio mnimo vigente na poca, j atualiza de acordo com o SM. Todo o ano deve haver atualizao, pois o valor da causa de 12 meses.

05/11/2010 Ao revisional de alimentos

Para aumentar ou diminuir o valor, para atualizar, qualquer pessoa envolvida na relao pode propor.
Ao de oferta de alimentos (art. Lei 5478/68)

Ao contrria, a pessoa j oferece quanto pode pagar e indica quanto ganha, melhor do que ser r em uma ao de alimentos.
Ao de extino ou exonerao de alimentos

Para que cesse a obrigao deve ser proposta uma ao de extino.


Pedir em porcentagem ou salrio mnimo

Os alimentos devem ser pedidos em salrio mnimo (quantidade de) ou por porcentagem do valor do salrio, e favorvel este tipo (porcentagem) quando a pessoa trabalha de carteira assinada, pois, neste caso, se o salrio aumentar no h necessidade de entrar com ao revisional, pois a atualizao ser feita automaticamente.
Sentena

Vai determinar qual o valor correto da prestao, os alimentos provisrios se tornam definitivos e o valor vai ser determinado de acordo com as reais condies do ru.

Ao de alimentos lei 5478/68


Ler a lei Rito especial feita no momento da ditadura. para os casos em que a parte j possui prova pr-constituda (certido de nascimento, de casamento ou o pacto de unio estvel) Quando houver necessidade, urgncia na ao pode ser proposta mesmo sem advogado e oralmente, est previsto na lei, mas no ocorre.
Alimentos provisrios art. 4

Fixados de ofcio pelo juiz A pessoa no precisa provar o quanto a outra ganha desde o incio, esta s ser feita na audincia
Foro

Residncia do alimentando art. 100, II CPC

Pena de priso

Como os alimentos so considerados extenso do direito a vida, a priso por falta do pagamento da penso alimentcia puramente coercitiva e no punitiva. Pena de 02 meses rito especial art. 19 CF, art. 5, LXVII 03 meses prevista no CPC, rito ordinrio. Se o devedor pagar os ltimos 03 meses, ele no deixa de dever, mas s no ser preso, ele poder ser executado pacificao da jurisprudncia. Smula 309 STJ. Os alimentos prescrevem em dois anos pode ser cobrado at dois anos depois os alimentos que foram fixados, mas que no foram pagos. Ao de execuo de alimentos, art. 732 e 733, CPC.
Audincia art. 8

Testemunhas: mximo 03
Art. 17 descontar em folha art. 22 crime contra a administrao pblica

Quando a pessoa tem carteira assinada j descontado em folha (vide folha acima - porcentagem e SM). A fonte pagadora oficiada a retirar uma porcentagem do salrio e depositar direto na conta de certa pessoa, aberta para o recebimento da penso. Se a pessoa aposentada, pode-se oficiar o INSS para se descontar da aposentadoria.
Execuo de alimentos art. 732 e SS CPC

Todos os bens, inclusive os bens de famlia, podem ser executados quando no houver o pagamento da penso alimentcia.

Bem de famlia
Art. 1711 e SS CCB Lei 8009/90 Imvel impenhorvel para o pagamento de dvida, mas possuem algumas excees, como, por exemplo, a penso alimentcia, no pagamento do IPTU.
Bem de famlia

- voluntrio: registrado no cartrio, mas esse imvel no pode ultrapassar um tero do patrimnio total da famlia, na hora instituio os bens podem aumentar ou diminurem depois. A vantagem poder escolher qual o bem ser o bem de famlia, j que a lei ir considerar o de menor valor.

Art. 1 - mveis e utenslios e uso profissional

O conjunto de bens mveis que abastece o imvel tambm considerado bem de famlia. Ser sempre um imvel residencial.
Art. 2 - veculos esto excludos

Veculos e obras primas... So penhorveis. Bens de uso profissional e de uso pessoal, no so penhorveis. - legal: todos os imveis residnciais so considerados bem de famlia. Lei 8009/90
Valores mobilirios

Ttulos de crdito
Bens mveis

Bens mveis junto com sua casa voc pode colocar tambm bens moveis, no podendo ultrapassar o valor do bem imvel.
Imvel residencial

- arts. 1711 e SS CCB imvel residncia impenhorvel para o pagamento de divida, com exceo de alguns enumerados pela lei. Voc pode registrar no cartrio o imvel como bem de famlia e ele se torna impenhorvel. Mas para registro ele no pode ultrapassar 1/3 do seus bens totais. - Lei 8099/90 esta lei determina que toda casa de moradia das famlias so impenhorveis.
Imvel rural

Compreende a casa e uma poro de terra, alm de objetos de uso pessoal e profissional, de uso agrcola, a rea delimitada a de 50 hectares.
12/11/2010

Devem-se ter critrios de razoabilidade, quando o nico bem de valor muito alto, este pode ser vendido para pagar a dvida e com o restante compra-se outro. O bem de famlia voluntrio s pode ser vendido com autorizao judicial e parecer do MP. Art. 1711: pode ser institudo por um terceiro Art. 1712 conceito Art. 1715 hipteses de penhora
Art. 1716 famlia composta por filhos

Se os pais faltarem, se estes j morreram; e os filhos forem todos capazes e

maiores, o bem de famlia voluntrio deixa de existir mas os juzes aplicam como se bem de famlia fossem, pois estando juntos os irmos tambm considerada uma famlia. O disposto na lei no ser aplicado. O divrcio no altera o bem de famlia se um dos cnjuges continuar residindo com os filhos. Art. 1717 necessria autorizao para a venda
Art. 1722 extino do bem de famlia

Extinguem-se com a morte dos pais ou com a maioridade dos filhos


Art. 3 - Excees impenhorabilidade

* O bem de famlia s impenhorvel quando a dvida for contrada posteriormente sua compra. Dvidas que do ensejos a penhorabilidade do bem de famlia: - previdenciria e trabalhista de empregados domsticos que trabalhavam no prprio bem de famlia. - relativas a impostos e taxas do prprio imvel; condomnio, IPTU, contribuio de melhoria. - referentes penso alimentcia, d ensejo penhora do bem de famlia do devedor. - se o bem foi adquirido por produto de ato ilcito crime ou contraveno penal. - relativas ao financiamento e aquisio do prprio bem. - relativas hipoteca do bem. Ao dar o imvel como garantia real. - pode ser condenado criminalmente a perder o bem. Pena de perdimento de bens, at mesmo os bens que a pessoa adquirir com o salrio dela pode perder. Devem perder todos os bem que tiver, ao ser condenado. - fiador no contato de locao e o locatrio no pagar.
Imvel alugado

So impenhorveis os bens mveis que abastecem o imvel.


Imvel da pessoa que reside sozinha

Uma pessoa s no famlia, precisa ter mais de uma pessoa. Dependendo do caso, se o juiz no quiser penhorar, pode justificar com outros fundamentos, mas no pelo do bem de famlia.

19/11/2010

Estatuto dos idosos


Lei 10741/2003 Idoso = pessoa com idade igual ou superior a 60 anos.
Art. 3 prioridade de atendimento.

Os idosos tm prioridades em vrias coisa, filas, para receber imposto de renda.


Encontra-se tambm os mesmos 05 direitos dispostos no ECA.

A rede de proteo do idoso muito mais falha do que a da criana, j que a situao deste s tende a piorar. Direito a vida e a sade: o estado deve fornecer vacinas; estudo de doenas comuns nesta fase; tem direito a um acompanhante na internao; o estado deve fornecer medicamentos O idoso tem direito alfabetizao. Com turmas especiais e material apropriado Direito ao lazer, espetculos pblicos para os idosos, caminhadas, promovidos pelo estado Toda vez que trata de gratuidade s passa a contar a partir de 65 anos, desconto em todos os tipos de eventos, cinema teatro. O estado deve promover incentivos para pessoas idosas, profissionalizao e proteo no trabalho. O incentivo no ocorre aqui. Tem direito a convivncia familiar e comunitria: acolhimento em asilos, em ltimo caso; caso no tenha descendentes pode ser pela famlia extensiva. crime o abando de idosos em abrigos.
Planos de sade art. 15, 3.

Os planos de sade no poderiam aumentar o valor em razo da idade. A ANS (que regulamenta os planos de sade) permitiu a diviso dos usurios em faixa de idade. Para os planos anteriores so sete faixas de idade, aps so s seis. Quando o idoso completar 60 anos, se ele j for usurio do plano h dez anos, no h aumento ele se mantm na faixa de at 59 anos.
Art. 34 benefcio de 01 salrio mnimo.

A partir dos 65 anos, o idoso pobre tem direito a receber um salrio

mnimo, sendo que a esposa ou companheiro, pode pedir tambm sem se considerar o beneficio j concedido.
Gratuidade no transporte art. 39 e 40

Transporte gratuito a pessoas com mais de 65 anos, s para servios comuns; para viagens interestaduais, duas vagas so dadas com idosos com renda de at dois salrios mnimos. Alm das duas vagas estes tem desconto de 50 %.
Medidas protetivas - art. 44

Tratamentos para idosos dependentes qumicos, abrigamento, insero em famlia substituta atravs da curatela.
Art. 24 meios de comunicao e envelhecimento.

Os meios de comunicao devem incentivar proteo, considerao aos idosos; geralmente j so vinculadas a rotulaes aos idosos, como por exemplo, lies de moral, antipticos...
Diretrizes para entidades de longa permanncia.

Devem fornecer medicamentos, condies adequadas de convivncia...


Prioridade na tramitao de processos art. 71

Em alguns lugares no adianta, deve ser pedida quando o idoso parte.


Parte final: crimes

Traz alguns novos crimes e aumento da pena de outros: reter carto bancrio; obrigar a fornecer a senha do carto; abandonar o idoso tendo famlia - injuria, crcere privado, abandono de incapaz - penas aumentadas de um tero.
Art. 94 competncia - Juizados Especiais

No caso de crimes cometidos contra os idosos sero aplicadas as regras dos juizados especiais, este amplia a competncia para crimes com penas at quatro anos, mas no ampliou continua sendo dois anos.

Vous aimerez peut-être aussi