Vous êtes sur la page 1sur 19

171

O DESENVOLVIMENTO DA CRIANA DEFICIENTE VISUAL E SUAS ADAPTAES EDUCACIONAIS

CAVALCANTI, Rodrigo de Sousa1 AYRES DA SILVA, Jayme2

RESUMO

Para se trabalhar com crianas deficientes faz-se necessrio que os educadores tenham conhecimento sobre a sua deficincia, com esse pensamento que este trabalho visa algumas informaes sobre a deficincia visual, tais como: definio de deficincia visual, causas, o desenvolvimento da criana deficiente visual, adaptaes educacionais para deficientes visuais, e os recursos existentes para deficientes visuais. Segundo Barraga a viso residual deve ser usada ao mximo de sua capacidade, ou seja, quanto mais a criana usa sua viso, mais eficientemente ser capaz de funcionar visualmente. Para que o deficiente visual se sinta includo necessria que seja ofertado para o mesmo uma educao de qualidade com adaptaes que garante seu desenvolvimento pessoal e social. De acordo com Fraiberg a aquisio da permanncia de objetos se d de forma diferenciada entre crianas videntes e no videntes, pois nenhum outro sentido tem a mesma capacidade de sntese como viso. O deficiente necessita que a sua volta tenha um ambiente e um profissional capacitado para prepar-lo para enfrentar e se adaptar no mundo que o cerca. Para Masini a cegueira, ao criar uma formao peculiar de personalidade, reanima novas fontes, muda as direes normais do funcionamento e, refaz e forma o psiquismo da pessoa. Segundo Gregory ver objetos envolve muitas fontes de informao alm daquelas que se apresentam ao olho quando olhamos para um objeto. Envolve geralmente o conhecimento do objeto derivado de experincias prvias, e tais experincias no se limitam viso, mas podem incluir os outros sentidos: tato, olfato, audio. Palavras-chave: Deficincia visual. Criana. Adaptao. Educao e desenvolvimento.

1 INTRODUO

A viso um meio importante de integrao entre o indivduo e o meio ambiente, j que os conhecimentos, em grande parte so adquiridos por seu intermdio.

1 2

Professor, graduado em Educao Fsica e ps graduado em Educao Fsica Escolar atualmente na rede municipal de ensino. Professor orientador, docente das Faculdades Centro do Paran UCP e orientador de metodologia do Instituto RHEMA.

Caderno Multidisciplinar de Ps-Graduao da UCP, Pitanga, v. 1, n.2 , p. 171 189, fe v. 2 010.

172

A reduo ou a privao da capacidade de ver traz conseqncias para a vida do indivduo tanto no nvel pessoal como no funcional, colocando-o, na maioria das vezes, margem do processo social. Estudiosos no assunto consideram que a pessoa que perde a viso grandemente influenciada pelas atitudes e reaes emocionais dos membros da famlia. Assim, ela ter de superar no apenas o sentimento de grande perda que sofreu os seus temores e ansiedade, mas ter de lutar tambm com sentimentos e preocupaes dos outros membros da famlia que esto totalmente ignorantes quanto aos efeitos da deficincia. uma experincia nova e assustadora para a pessoa envolvida e para seus familiares que no se sentem capazes de resolver os problemas especiais que viro em decorrncia da deficincia. H vrias classificaes para a deficincia visual, que variam conforme as limitaes e os fins que se destinam. Elas surgem para que as desvantagens decorrentes da viso funcional de cada indivduo sejam minimizadas, pois apesar das pessoas com deficincia visual possurem em comum o comprometimento do rgo da viso, as alteraes estruturais e anatmicas promovem modificaes que resultam em nveis diferenciados nas funes visuais, que interferem de forma diferenciada no desempenho de cada indivduo. Para que possa ocorrer um bom entendimento das classificaes da deficincia visual faz-se necessrio o entendimento das funes visuais, ocorrendo uma maior compreenso do funcionamento visual dos alunos, que abrange a acuidade visual (capacidade de distinguir detalhes, dada pela relao entre o tamanho do objeto e a distncia onde est situado), a binocularidade ( a capacidade de fuso da imagem proveniente de ambos os olhos em convergncia ideal, o que proporciona a noo de profundidade), o campo visual ( avaliado a partir da fixao do olhar, quando determinada a rea circundante visvel ao mesmo tempo), a viso de cores (capacidade para distinguir diferentes tons e nuances das cores), a sensibilidade luz (capacidade de adaptao frente aos diferentes nveis de luminosidade do ambiente) e a sensibilidade ao contraste (habilidade para discernir pequenas diferenas na luminosidade de superfcies adjacentes). Para um pleno desenvolvimento da pessoa com deficincia visual necessrio que ela tenha uma adaptao que corresponda satisfatoriamente para seu desenvolvimento respeitando seus limites, como adaptaes adequadas para seu pleno desenvolvimento pessoal e social.

Caderno Multidisciplinar de Ps-Graduao da UCP, Pitanga, v. 1, n.2 , p. 171 189, fe v. 2 010.

173

2 PROCEDIMENTOS METODOLGICOS FUNDAMENTADOS

Para a realizao do presente trabalho foi realizado em primeiro momento uma pesquisa sobre autores que escreve-se sobre deficincia auditiva com opinies diferenciada, em segunda etapa foi realizada a construo do presente artigo construindo opinies sobre a criana com deficincia visual, pois sabemos que nos dias atuais o profissional de educao est cada vez mais em contato com criana deficientes. Temos que conhecer as caractersticas da deficincia como educar e trabalhar com a criana deficiente a quem estamos ensinando. O papel do professor frente a um aluno deficiente de suma importncia, pois a maneira como passado um aprendizado para a criana deficiente influenciar no seu desenvolvimento futuro e sabemos que a escola contribui para que acontea uma incluso. O mtodo utilizado para a construo do presente artigo foi uma pesquisa bibliogrfica e qualitativa.

A pesquisa bibliogrfica um apanhado geral sobre os principais trabalhos j realizados, revestidos de importncia, por serem capazes de fornecer dados atuais e relevantes relacionados com o tema. O estudo da literatura pertinente pode ajudar a planificao do trabalho, evitar publicaes e certos erros, e representa uma fonte indispensvel de informaes, podendo at orientar as indagaes. (Marconi e Lakatos, 2006, p. 160).

Podemos dizer tambm que uma pesquisa qualitativa, pois:

A pesquisa qualitativa considera que h uma relao dinmica entre o mundo real e o sujeito, isto , um vnculo indissocivel entre o mundo objetivo e a subjetividade do sujeito que no pode ser traduzido em nmeros. A interpretao dos fenmenos e atribuio de significados so bsicos no processo qualitativo. (Silva & Menezes, 2000, p. 20).

Esses dois mtodos foram importantes na construo do trabalho, pois, a interpretao dos fenmenos e atribuio de significados so bsicos no processo qualitativo. O ambiente natural a fonte direta para coleta de dados e o pesquisador o instrumento-chave. O processo e seu significado so os focos principais de abordagem.
Caderno Multidisciplinar de Ps-Graduao da UCP, Pitanga, v. 1, n.2 , p. 171 189, fe v. 2 010.

174

3 DEFICINCIA VISUAL

3.1 Definies

O termo deficincia visual refere-se a uma situao irreversvel de diminuio da resposta visual, em virtude de causas congnitas ou hereditrias, mesmo aps tratamento clnico e/ ou cirrgico e uso de culos convencionais. A diminuio da resposta visual pode ser leve, moderada, severa, profunda (que compem o grupo de viso subnormal ou baixa viso) e ausncia total da resposta visual (cegueira). Segundo a OMS (Bangkok, 1992), o indivduo com baixa viso ou viso subnormal aquele que apresenta diminuio das suas respostas visuais, mesmo aps tratamento e/ ou correo ptica convencional, e uma acuidade visual menor que 6/ 18 percepo de luz, ou um campo visual menor que 10 graus do seu ponto de fixao, mas que usa ou potencialmente capaz de usar a viso para o planejamento e/ ou execuo de uma tarefa. A OMS adota a seguinte classificao da perda da viso: Escala Optomtrica Decimal de Snellen QUADRO 1 NOES DE ACUIDADE VISUAL
GRAU DE PERDA DE VISO ACUIDADE VISUAL (com ambos os olhos e melhor correo ptica possvel) Mxima menor que 6/18 (metros) 1 viso subnormal 3/10 (0,3) 20/70 (ps) 6/60 2 viso subnormal 1/10 (0,1) 20/200 3/60 3 cegueira 1/20 (0,05) 20/400 1/60 (capacidade de contar dedos a um 4 cegueira metro) 1/50 (0,02) 5/300 5 cegueira No percebe luz 9- Indeterminada ou no especificada Percepo de luz Mnima igual ou maior que 6/60 1/10 (0,1) 20/200 3/60 1/20 (0,05) 20/400 1/60 (capacidade de contar dedos a um metro) 1/50 (0,02) 5/300

FONTE: Arquivo Brasileiro de Oftalmologia.

Caderno Multidisciplinar de Ps-Graduao da UCP, Pitanga, v. 1, n.2 , p. 171 189, fe v. 2 010.

175

A escala optomtrica decimal de Snellen serve para medir a acuidade visual para longe, ou seja, a percepo de forma e posio a uma distncia de 6 metros; as figuras em negro, em diferentes posies so alinhadas sobre uma carta branca, diminuindo seu tamanho de cima para baixo, numa proporo direta de distncia e tamanho baseados em uma escala decimal que varia de 0,1 a 1. Considerando a amplitude do campo visual, os indivduos com campo maior do que 5 graus e menor do que 10 graus ao redor do ponto central de fixao devem ser colocados na categoria 3 e aqueles cujo campo visual no ultrapasse os 5 graus ao redor do ponto central de fixao na categoria 4, quando no est afetada a agudeza visual central. Os estudos desenvolvidos por BARRAGA (1997), distinguem 3 tipos de deficincia visual: CEGOS: tm somente a percepo da luz ou que no tm nenhuma viso e precisam aprender atravs do mtodo Braille e de meios de comunicao que no estejam relacionados com o uso da viso. Portadores de VISO PARCIAL: tm limitaes da viso distncia, mas so capazes de ver objetos e materiais quando esto a poucos centmetros ou no mximo a meio metro de distncia. Portadores de viso reduzida: so considerados com viso indivduos que podem ter seu problema corrigido por cirurgias ou pela utilizao de lentes.

3.2 Causas: As principais causas da cegueira e das outras deficincias visuais tm se relacionado a amplas categorias: Doenas infecciosas; Acidentes; Ferimentos; Envenenamentos; Tumores; Doenas gerais e influncias pr-natais e hereditariedade.

Caderno Multidisciplinar de Ps-Graduao da UCP, Pitanga, v. 1, n.2 , p. 171 189, fe v. 2 010.

176

3.3 Tipos de cegueira

A cegueira classifica-se dependendo de onde se tenha produzido o dano que impede a viso. Este pode ser: Nas estruturas transparentes do olho, como as cataratas e a opacidade da crnea. Na retina, como a degenerao macular e a retinose pigmentria. No nervo ptico, como o glaucoma ou os diabetes. No crebro. A cegueira pode ser congnita ou adquirida. O dano que impede a viso pode ser causado no nascimento, em algum evento ao longo da vida do indivduo ou ainda no tero materno.

Causas congnitas:

Albinismo: patologa caracterizada pela deficincia na pigmentao da irs, o que resulta em grande sensibilidade luz. Anirdia : ausncia ou m formao da irs, resultando na deficincia visual. Atrofia ptica: deteriorao de parte ou de todas as fibras nervosas do nervo ptico. Catarata: opacidade do cristalino, causando o embaamento da viso, pode ser congnita ou adquirida. Corriorrentinite Macular: inflamao da coride e retina, atingindo a mcula, geralmente causada por toxoplasmose. Estrabismo: os olhos encontram-se desalinhados impedindo a funo da imagem. Glaucoma: aumento anormal da presso intra-ocular. Hipermetropia: erro de refrao que dificlta a visualizao de objetos prximos. Miopia: dificuldade para enxergar distncia. Retinose pigmentar: degenerao e atrofia da retina iniciando na regio perifrica conduzindo ao afunilamento gradativo da viso. Rubola materna: infeco febril e virtica que pode resultar na deficincia visual, na perda auditiva e em dficits mentais e neurolgicos quando a me sofre o contgio no primeiro trimestre da gestao. Sfilis: uma doena infeccosa que pode causar a para lisia no nervo culomotor. Toxoplasmose: pode causar inflamao na retina, resultando na deficincia visual.
Caderno Multidisciplinar de Ps-Graduao da UCP, Pitanga, v. 1, n.2 , p. 171 189, fe v. 2 010.

177

Causas adquiridas:

Ambliopia ou olho preguioso: baixa acuidade visual em decorrncia do estrabismo. Ansiometropia; a diferena acentuada de grau entre os olhos. Astigmatismo: so variaes na curvatura dos meridianos da crnea que podem causar distoro e embaamento da viso. Catarata: pode ser corrigida atravs de cirurgia com implante de uma lente artificial na parte interna da estrutura capsular do cristalino. Conjuntivite: inflamao na conjuntiva. Deslocamento da retina: a separao entre as diferentes camadas da retina decorrente de inflamaes e infeces. Diabetes: doena metablica que pode levar a diversas alteraes visuais. Glaucoma: pode ser congnita ou adquirida. Presbiopia ou vista cansada: perda da capacidade da acomodao da lente decorrente do processo de envelhecimento, resultando em limitaes visuais. Retinoblastoma: doena manifestada por presena de tumor maligno na retina de um dos dois olhos aparece geralmente antes dos cinco anos. Retinopatia da prematuridade: neurovascularizao dos vasos retinianos por excesso de oxigenao em bebs prematuros mantidos em incubadoras, h formao de uma membrana ps cristalina e geralmente provoca deslocamento da retina. Sarampo: doena aguda virtica, com evoluo febril que pode levar a cegueira. Subluxao do cristalino; deslocamento parcial do cristalino afetando os principais mecanismos de refrao e acomodao podendo causar hipermetropia. Toxoplasmose: pode ser congnita, atravs da transmisso da me ao feto durante a gestao ou adquirida, atravs do contato com fezes de animais contaminados ou da ingesto de carne crua ou mal cozida infectadas pelo protozorio toxoplasma gondi. Traumatismos diversos: causadas por acidente de automvel, de trabalho ou com arma de fogo, quedas, perfuraes, queimaduras, entre outros. O conhecimento sobre os problemas de viso em crianas mostra claramente a necessidade de cuidados especiais pelo comprometimento do canal sensorial mais importante de aquisio de informaes. Isto tem conseqncias sobre seu desenvolvimento e a aprendizagem, tornando-se necessrio elaborar sistemas de ensino que transmitam, por vias alternativas, as informaes que no podem ser obtidas por meio da viso.
Caderno Multidisciplinar de Ps-Graduao da UCP, Pitanga, v. 1, n.2 , p. 171 189, fe v. 2 010.

178

3.4 O desenvolvimento da criana e a cegueira

A cegueira pode ter efeitos graves sobre o desenvolvimento da criana. Esses efeitos podem ser diretos, intrnsecos, produzidos pelo impedimento visual que surge de forma imediata numa relao causa/efeito, havendo uma caracterstica de impedimento ou incapacidade, impondo algumas limitaes e restries ao desenvolvimento da pessoa, razo pela qual deve receber estmulos compensatrios. Os efeitos indiretos da cegueira so determinados pela cultura e pelo ambiente, so extrnsecos e podem ser minimizada por programas de preveno, orientao aos pais e esclarecimentos a comunidade. Segundo WRIGHT (1990), um efeito sobrepe-se a outro. Vrios estudos comprovam a dificuldade de definio dos efeitos indiretos, que podem, muitas vezes, causar maior impacto sobre o desenvolvimento da criana. Os efeitos indiretos so foras ambientais e sociais que no apenas restringem, mas privam a pessoa da oportunidade de adquirir experincias por falta de conhecimento sobre a natureza do impedimento visual. O ambiente familiar e a atitude dos pais afetam bastante o desenvolvimento da criana (FRAIBERG, 1989). Os pais sofrem conflitos emocionais devido cegueira congnita do filho, o que pode interferir na proviso de um ambiente facilitador. Segundo WARREN (1984) as dificuldades dos pais, talvez, surjam de suas expectativas de ter um filho perfeito e a chegada de uma criana cega no vai corresponder ao seu ideal de filho. Segundo LOWENFELD (1985), na maioria dos casos, os pais experimentam sentimentos de culpa, pela cegueira do filho, devido a preconceitos morais e religiosos como pecado e erro. A criana cega, muitas vezes, chega escola sem um passado de experincias como seus companheiros videntes, no apresenta as rotinas da vida cotidiana de acordo com a sua idade, os seus conceitos bsicos como esquema corporal, lateralidade, orientao espacial e temporal so quase inexistentes e sua mobilidade difcil, o que poder levar baixa estima que dificultar o seu ajustamento situao escolar, estranha e, muitas vezes, aterrorizadora. Segundo HUERTAS e corroborado por OCHAIT (1982), a cegueira impe como resultado direto da perda da viso, cinco limitaes referentes : Alcance e variedade de experincias Formao de conceitos
Caderno Multidisciplinar de Ps-Graduao da UCP, Pitanga, v. 1, n.2 , p. 171 189, fe v. 2 010.

179

Orientao e mobilidade Interao com o ambiente Acesso a informaes impressas importantes como: Perigo, No Fume, No permitida a passagem de pedestres, placas de orientao. Tais reas esto ligadas deficincia como causa/efeito, com interdependncia entre si, afetam a capacidade de O&M. Os processos de desenvolvimento da criana cega so semelhantes aos da criana vidente. Porm, os profissionais que atuam na rea da cegueira podem encontrar algumas dificuldades para proporcionar experincias compensatrias perda da viso.

Um dado importante no trabalho com as crianas cegas que muitas das habilidades aprendidas, naturalmente pelas videntes, precisam ser deliberadamente ensinadas para as crianas com cegueira. (FRAIBERG, 1989, p. 31)

Os pais dessas crianas devem ser devidamente orientados para que possam servir de mediadores na aquisio de algumas habilidades bsicas de seus filhos durante a fase prescolar. No ensino formal e nos programas de O&M o professor, especializado nesta rea, deve dar continuidade a tal processo em sua prtica pedaggica em cooperao com os pais. Segundo FRAIBERG:

O processo de crescimento e desenvolvimento da criana cega semelhante ao das videntes em virtude do crescimento ser seqencial, com as mesmas etapas. diferente porque cada criana se desenvolve de acordo com seu ritmo, potencialidades, acrescentando a a limitao visual. Apesar disso as semelhanas entre todas as crianas so maiores do que as diferenas. (FRAIBERG, 1989, p. 15.)

Pela viso a criana estabelece suas primeiras relaes com o meio, e percebe a forma, tamanho, distncia, posio e localizao de objetos. A viso, chamada tambm de sentido da distncia, a nica percepo capaz de propiciar contato com o ambiente de forma global.

Caderno Multidisciplinar de Ps-Graduao da UCP, Pitanga, v. 1, n.2 , p. 171 189, fe v. 2 010.

180

Segundo GREGORY (l989: 92), a viso o nico sentido capaz de unificar, estruturar e organizar todas as outras percepes em um todo significativo. Conseqentemente, a criana cega precisa ser ajudada em seu contato e interao com o mundo.

As crianas com cegueira congnita ou que perderam a viso prematuramente, por volta dos 3 anos, no conservam imagens visuais teis para a aprendizagem, o que exige um atendimento educacional precoce e reorganizao perceptiva, isto , adquirir pelo tato, audio, olfato, sentido sinestsico e outros, o que no consegue pela viso. (LOWENFELD, 1985, p. 35)

A criana cega se relaciona com o ambiente por outros canais sensoriais, tendo uma imagem diferente das pessoas videntes ou daquelas que perderam a viso aps a formao de conceitos visuais. impossvel a pessoa vidente imaginar o que seja uma imagem apenas auditiva, ttil, olfativa de um objeto ou situao (OCHAIT, 1992). O controle fsico da criana comea com a sustentao da cabea e, depois, de todo o corpo que lhe facilita rolar para os lados. Pela primeira vez, consegue se mover independentemente. O rolar precede o engatinhar. Quando os bebs comeam a sentar-se, adquiriram fora para equilibrar o corpo e, pela primeira vez, estar com as mos livres para explorar o mundo em posio ereta. O engatinhar exige planejamento do movimento e coordenao de braos e pernas. Ao se movimentar, o universo das crianas se amplia rapidamente. Elas aprendem a se adaptar atravs de experincias. Segundo CRATTY (l980), tal aprendizagem envolve mais do que a simples imitao, porque engatinhar algo que elas no captam dos adultos. Quando o beb comea a engatinhar, decide para onde ir e mantm o destino em mente enquanto tenta alcan-lo. O beb circula pela casa adquirindo habilidade de controlar o ambiente, no desperdiando nenhuma oportunidade de explorao. Engatinhar marca um tipo diferente de conhecimento do mundo, pois introduzido em um ambiente novo, logo comea a investig-lo. Ele mapeia a sala onde est aventurando-se a ir at os cantos mais distantes. Usando uma pessoa (geralmente a me) como ponto de referncia, o beb estuda a posio de objetos, de outras pessoas, muda de direo e reposiciona os objetos vistos. O beb aprende a reconhecer o seu lugar no mundo, juntando seus mapas fragmentados.

Caderno Multidisciplinar de Ps-Graduao da UCP, Pitanga, v. 1, n.2 , p. 171 189, fe v. 2 010.

181

A criana tem dificuldade para estabelecer a noo de distncia entre si e o objeto, o que somente se desenvolve com o engatinhar. O andar representa uma evoluo como meio de locomoo. Apesar das quedas, ficar em p ajuda a explorar melhor o mundo, pois amplia o campo visual. Andar apoiando-se em mveis ajuda a exercitar o equilbrio. O encorajamento dos pais a auxilia trocar os passos incertos por um andar autnomo.

O beb necessita de tempo para obter um andar mais competente e maduro. A falta de arco nos ps e o seu andar de pato so obstculos para um andar eficiente, o senso de equilbrio deve ser aperfeioado para enfrentar subidas e descidas. A experincia de andar estimula a regio cerebral que controla a coordenao e o equilbrio. (CRATTY, l975, p.43.)

Aproximadamente aos 7 meses, aps os primeiros passos, ele deve ter boas habilidades de andar. O calcanhar toca o cho antes do resto dos ps. As articulaes se movem com mais flexibilidade, os arcos dos ps j se desenvolveram e os ps comeam a se fechar, aproximando-se paralelamente um do outro. Os passos tornam-se mais longos e tem incio o balanceamento dos braos. Aos dois anos de idade a criana pode correr, dar passos para o lado, parar e mudar de direo. O andar amadurece e, embora caminhe com facilidade, existem ainda desafios como descer uma escada. Ela necessita de mais coordenao e equilbrio para descer do que para subir. A criana j apresenta todas as habilidades para andar e o refinamento acontecer aproximadamente at os sete anos.

3. 5 Adaptaes educacionais para os deficientes visuais.

A educao da criana deficiente visual pode se processar por meio de programas diferentes, desenvolvidos em classes especiais ou na classe comum, recebendo apoio do professor especializado; As crianas necessitam de uma boa educao geral, somada a um tipo de educao compatvel com seus requisitos especiais, fazendo ou no, uso de materiais ou equipamentos de apoio.

Caderno Multidisciplinar de Ps-Graduao da UCP, Pitanga, v. 1, n.2 , p. 171 189, fe v. 2 010.

182

A educao do deficiente visual necessita de professores especializados nesta rea, mtodos e tcnicas especficas de trabalho, instalaes e equipamentos especiais, bem como algumas adaptaes ou adies curriculares; A tendncia atual da educao especial manter na escola comum o maior nmero possvel de crianas com necessidades educativas especiais; Cabe sociedade a responsabilidade de prover os auxlios necessrios para que a criana se capacite e possa integrar-se no grupo social. Princpios da educao do deficiente visual: Individualizao; Concretizao; Ensino Unificado; Estmulo Adicional; Auto-Atividade.

Estimulao dos sentidos: Estimulao visual; Estimulao do tato; Estimulao auditiva; Estimulao do olfato e do paladar.

Estimulao visual: Motivar a criana a alcanar, tocar, manipular e reconhecer o objeto; Ensinar a olhar para o rosto de quem fala; Ajustar uma rea onde a criana possa brincar em segurana e onde os objetos estejam ao alcance dos seus braos; O educador pode usar fita-cola de diferentes cores para contrastarem com os objetos da criana, de modo a torn-los mais visveis.

Estimulao do tato: Descriminar diferentes texturas; Experimentar materiais com formas e feitios com contornos ntidos e cores vivas; Distinguir a temperatura dos lquidos e slidos; Mostrar como pode manipular o objeto.
Caderno Multidisciplinar de Ps-Graduao da UCP, Pitanga, v. 1, n.2 , p. 171 189, fe v. 2 010.

183

Estimulao auditiva: Ouvir barulhos ambientais, gravadores, rdios Identificar sons simples; Distinguir timbres e volumes dos sons; Discriminar a diferena entre duas frases quase iguais; Desenvolver a memria auditiva seletiva.

Estimulao do olfato e do paladar: Provar e cheirar diferentes comidas (salgadas, doces e amargas); Cheirar vinagre, perfumes, detergentes, sabonetes e outros lquidos com cheiros fortes. A incluso do deficiente visual acontece atravs dos dedos das mos, ouvidos, bengala, atravs dos olhos de um ser humano ou de um co guiam. Quando se perde um sentido, passa-se a usar mais os outros e por ser necessrio, agua-se os que restam. O tato desenvolvido e uma pessoa coma deficincia visual reconhece formatos, objetos e tudo mais que possa ser tateado. Atravs da audio possvel atravessar uma rua, reconhecer pessoas trabalhar sons e etc.

Adaptao do Espao: Sero necessrias adaptaes no espao se a dificuldade de viso for acrescida de outras; Conhecer o ambiente escolar; Na sala de aula necessrio; Comunicao Oral; Condies de iluminao; Organizao do espao e dos materiais; Estratgias e recursos. Braille Louis Braille devia ter pouco mais de quinze anos quando inventou o seu cdigo de escrita. O jovem francs, nascido em 1809 prximo de Paris, tinha cegado aos trs anos de idade, aps um acidente, mas no desistiu de tentar aprender. Uma bolsa de estudo permitiulhe ingressar, em 1819, no Instituto para Jovens Cegos, em Paris, onde se ensinava a ler atravs da impresso de textos em papel muito forte, que permitia dar relevo s letras.
Caderno Multidisciplinar de Ps-Graduao da UCP, Pitanga, v. 1, n.2 , p. 171 189, fe v. 2 010.

184

Em 1829, publicou o primeiro manual onde o novo cdigo que haveria de ficar para sempre com o seu nome aparecia sistematizado, mas existem alguns documentos que provam que o jovem Louis j utilizava este alfabeto h pelo menos cinco anos. Nesta sua primeira verso do alfabeto Braille, o sistema estava praticamente definido - seis pontos em duas filas verticais de trs pontos cada, num total de 63 sinais - mas havia algumas combinaes com traos que desapareceram oito anos depois, quando publicou a segunda verso da obra. Este alfabeto, de 1837, permaneceu praticamente inalterado at hoje. Louis Braille morreu em 1852, mas deixou um legado imprescindvel para a populao cega mundial. A sua vida e a sua obra podem ainda hoje ser descobertos no museu francs com o seu nome, onde, entre outros documentos, se encontram alguns dos primeiros textos escritos no novo alfabeto em sua adolescncia. O Sistema Braille um sistema de leitura e escrita ttil que consta de seis pontos em relevo, dispostos em duas colunas de trs pontos. Os seis pontos formam o que se convencionou chamar de "cela Braille". Para facilitar a sua identificao, os pontos so numerados da seguinte forma: Em duas colunas; Do alto para baixo, coluna da esquerda: pontos 1-2-3; Do alto para baixo, coluna da direita: pontos 4-5-6. A diferente disposio desses seis pontos permite a formao de 63 combinaes ou smbolos Braille. As dez primeiras letras do alfabeto so formadas pelas diversas combinaes possveis dos quatro pontos superiores (1-2-4-5); as dez letras seguintes so as combinaes das dez primeiras letras, acrescidas do ponto 3, e formam a 2 linha de sinais. A terceira linha formada pelo acrscimo dos pontos 3 e 6 s combinaes da 1 linha. Os smbolos da 1 linha so as dez primeiras letras do alfabeto romano (a-j). Esses mesmos sinais, na mesma ordem, assumem caractersticas de valores numricos 1-0, quando precedidas do sinal do nmero, formado pelos pontos 3-4-5-6. Vinte e seis sinais so utilizados para o alfabeto, dez para os sinais de pontuao de uso internacional, correspondendo aos 10 sinais de 1 linha, localizados na parte inferior da cela Braille: pontos 2-3-5-6. Os vinte e seis sinais restantes so destinados s necessidades especiais de cada lngua (letras acentuadas, por exemplo) e para abreviaturas. O sistema Braille empregado por extenso, isto , escrevendo-se a palavra, letra por letra, ou de forma abreviada, adotando-se cdigos especiais de abreviaturas para cada lngua ou grupo lingstico. O Braille por extenso denominado grau 1. O grau 2 a forma
Caderno Multidisciplinar de Ps-Graduao da UCP, Pitanga, v. 1, n.2 , p. 171 189, fe v. 2 010.

185

abreviada, empregada para representar as conjunes, preposies, pronomes, prefixos, sufixos, grupos de letras que so comumente encontradas nas palavras de uso corrente. A principal razo de seu emprego reduzir o volume dos livros em Braille e permitir o maior rendimento na leitura e na escrita. Uma srie de abreviaturas mais complexas forma o grau 3, que necessita de um conhecimento profundo da lngua, uma boa memria e uma sensibilidade ttil muito desenvolvida por parte do leitor cego. O tato tambm um fator decisivo na capacidade de utilizao do Braille. O Sistema Braille de extraordinria universalidade: pode exprimir as diferentes lnguas e escritas da Europa, sia e da frica. Sua principal vantagem, todavia, reside no fato das pessoas cegas poderem facilmente escrever por esse sistema, com o auxlio da reglete e do puno. Permite uma forma de escrita eminentemente prtica. A pessoa cega pode satisfazer o seu desejo de comunicao. Exceto pela fadiga, a escrita Braille pode tornar-se to automtica para o cego quanto escrita com lpis para a pessoa de viso normal. A maioria dos leitores cegos l de incio, com a ponta do dedo indicador de uma das mos, esquerda ou direita. Um nmero determinado de pessoas, entretanto, que no so ambidestras em outras reas, podem ler o Braille com as duas mos. Algumas pessoas, ainda, utilizam o dedo mdio ou anular, ao invs do indicador. Os leitores mais experientes comumente utilizam o dedo indicador da mo direita, com uma leve presso sobre os pontos em relevo, permitindo-lhes uma tima percepo, identificao e discriminao dos smbolos Braille. Este fato acontece somente atravs da estimulao consecutiva dos dedos pelos pontos em relevo. Essas estimulaes ocorrem muito quando se movimenta a mo (ou mos) sobre cada linha escrita num movimento da esquerda para a direita. Alguns leitores so capazes de ler 125 palavras por minuto com uma s mo. Alguns outros, que lem com as duas mos, conseguem dobrar a sua velocidade de leitura, atingindo 250 palavras por minuto. Em geral a mdia atingida pela maioria dos leitores de 104 palavras por minuto. a simplicidade do Braille que permite essa velocidade de leitura. Os pontos em relevo permitem a compreenso instantnea das letras como um todo, uma funo indispensvel ao processo de leitura (leitura sinttica). H mais de 150 anos que o "Braille" o meio usado por excelncia pelos cegos para a leitura e escrita. "Ler com os dedos" tornou-se to vulgar para os cegos que, hoje em dia, no se pode pensar em qualquer programa de reabilitao que no passe pela aprendizagem do Braille.
Caderno Multidisciplinar de Ps-Graduao da UCP, Pitanga, v. 1, n.2 , p. 171 189, fe v. 2 010.

186

Para muitos cegos nada substitui o prazer de ler um livro, de tocar os pontos com os dedos ou sentir a textura do papel. Ler em braile muito fcil. Basta que se conheam os smbolos e pode-se ler normalmente, seja com o tato ou com a viso. Os caracteres so lidos da esquerda para a direita e at sinais de pontuao so representados atravs dos pontinhos em alto relevo. Para escrever necessrio um pouco mais de tcnica. So utilizados dois instrumentos chamados reglete e o puno. A reglete uma placa de metal com orifcios em uma de suas faces. O papel, um pouco mais grosso que o comum, colocado em cima dessa placa e pressionado com o puno, um instrumento semelhante a uma agulha, mas com a extremidade arredondada, para que, ao pressionar o papel contra os orifcios da reglete, este no seja perfurado, e sim apenas marcado. O papel marcado da direita para a esquerda, no sentido contrrio ao da escrita. Ao terminar o papel virado e pode-se ler normalmente. O Braille um direito aos deficientes visuais, previsto em leis federais. Alm do Braille existem vrios recursos para pessoas com deficincia visual como: O Sarob um aparelho de calculo usado j h muito anos no Japo pelas escolas, casas comerciais e engenheiros, como mquina de calcular de grande rapidez de maneira simples. Na escrita de nmeros reside a principal vantagem, que recomenda o sistema sorob como mtodo ideal de calculo para pessoa com deficincia visual. A bengala um meio de locomoo que d as pessoas com deficincia visual a liberdade, a dependncia e a autonomia para a vida em sociedade. Nela depositada toda a esperana e expectativa de mobilizao livre por todos os lugares que a pessoa precise ir. Ces guias treinados para guiar pessoas com deficincia visual. A escolha do co deve ser feita por um profissional habilitado o qual dever fazer a seleo do animal na ninhada, levando em considerao, os diferentes temperamentos e assim selecionar somente aqueles que apresentarem independncia, serenidade equilbrio e pro atividade. Entre outros recursos existentes para deficiente visual.

4.0 CONSIDERAES FINAIS

A viso no nada mais do que a percepo de fenmenos pticos e para que tenha um bom aproveitamento, necessrio que as partes componentes do olho estejam

Caderno Multidisciplinar de Ps-Graduao da UCP, Pitanga, v. 1, n.2 , p. 171 189, fe v. 2 010.

187

funcionando. Quando este possui uma parte deficiente a percepo desses fenmenos parcial ou at nula. No se pode esquecer que a viso um sentido unificador, que integra as informaes parciais ou fragmentadas transmitidas atravs dos outros sentidos. Pode-se tentar compensar a sua falta, mas no se consegue substitu-la. Partimos do principio que o desejo de ensinar e de aprender, a postura de observao e indagao e investigao constante bem como a valorizao e a aceitao das diferentes so fatores importantes que repercutem positivamente na elaborao do conhecimento e internalizao do mundo exterior Acreditamos que as expectativas e os investimentos dos educadores devem ser os mesmos em relao a todos os educandos. Os alunos cegos e com baixa viso tm as mesmas potencialidades que os outros, pois a deficincia visual no limita a capacidade de aprender. As estratgias de aprendizagem, os procedimentos, os meios de acesso ao conhecimento e a informao, bem como os instrumentos de avaliao, devem ser adequados as condies visuais destes educandos. Proporcionar ao deficiente visual a segurana e a capacidade de ser sujeito de sua prpria histria. Assim, estimulado a valorizar e explorar sua criatividade e potencialidades atravs de atividades educacionais, profissionais, esportivas, culturais e de lazer. Com isso valoriza sua autonomia tanto na vida familiar como na convivncia diria na sociedade. Ainda h um longo caminho a percorrer, ms sabemos que podemos integrar a pessoa com deficincia visual na sociedade. Centrar o enfoque no homem o caminho mais curto para reverter realidade da discriminao. No entanto isto depende da solidariedade de todos ns. Este o nosso maior desafio porque a fraternidade o maior investimento do homem. Porm sabemos que uma longa caminhada comea sempre com o primeiro passo. O Brasil possui uma das maiores populaes de pessoas com deficincia no mundo, e ma das menores taxas de participao no mercado de trabalho. Cabe a cada um de ns contribuirmos para a incluso dos deficientes na sociedade onde vivem visando o desenvolvimento local e global contribuindo assim na construo de um mundo mais justo, acessvel e humano para todos.

Caderno Multidisciplinar de Ps-Graduao da UCP, Pitanga, v. 1, n.2 , p. 171 189, fe v. 2 010.

188

ABSTRACT

To work with disabled children it is necessary that educators have knowledge about his disability, with this thinking is that this work seeks some information about visual impairment, such as the definition of visual impairment, causes the development of a disabled child visual, educational adaptations for the visually impaired, and existing resources for the visually impaired. Second dam residual vision should be used to maximum capacity, is the more a child uses his vision, the more efficiently will be able to function visually. For the visually impaired to feel included is required to be offered for the same quality education with adaptations that ensures your personal and social development. According Fraibergs acquisition of object permanence is done differently between sighted and non sighted children, for no other sense has the same capacity as the synthetic vision. The disabled person needs that your back has an environment and a skilled professional to prepare you to cope and adapt in the world around him. Masini to blindness, to create a peculiar formation of personality, rekindles new sources, changes directions and normal operation, redo and shape the psyche of the person. According to Gregory see objects involves many sources of information than what is presented to the eye when looking at an object. It usually involves the knowledge of the object derived from previous experiences and these experiences are not limited to vision, but can include other senses: touch, smell, and hearing. Keywords: Visually impaired. Children. Adjustment. Education and development.

REFERNCIAS

BARRAGA, Natalie. C. Utilizao da viso residual por adultos com graves deficincias visuais. In: ASSEMBLIA MUNDIAL PARA O BEM ESTAR DOS CEGOS, 1997. So Paulo.

CRATTY, Bryant. Inteligncia pelo movimento. Rio de Janeiro: DIFEL, 1975.

FRAIBERG, Selma. Nios ciegos. Madri: Imprenta Fareso. 1989.

GREGORY, Richard. L. Olho e crebro: psicologia da viso. Rio de Janeiro: Zahar, 1979.

HUERTAS, J. A.; OCHAIT. O desenvolvimento psicomotor desde o nascimento at os seis anos . Porto Alegre: Artes Mdicas, 1982.

Caderno Multidisciplinar de Ps-Graduao da UCP, Pitanga, v. 1, n.2 , p. 171 189, fe v. 2 010.

189

ISAAC, M. J. P. (Trad.) As deficincias visuais: deficincias e adaptaes, So Paulo: Manole, SP, 1989.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia cientfica. 6. ed. So Paulo: Atlas, 2006.

MASINI, Elcie. F. Salzano. O perceber e o relacionar-se com o deficiente visual. Braslia: Corde, 1994.

SANTIN, Slvya; SIMMONS, Joyce Nester. Crianas Cegas Portadoras de Deficincia Visual Congnita. Revista Benjamin Constant, n. 2, jan. 1996. SILVA, Edna. L.; MENEZES, Estera. M. Metodologia da pesquisa e elaborao de dissertao. Florianopolis: LED/UFSC, 2000. 118p.

WARREN, D.H. Cegueira e desenvolvimento na primeira infncia. New York: Fundao Americana para cegos, 1984.

WRIGHT, John. G. Reabilitao total. New York, A.F.B., 1990.

Caderno Multidisciplinar de Ps-Graduao da UCP, Pitanga, v. 1, n.2 , p. 171 189, fe v. 2 010.

Vous aimerez peut-être aussi