Vous êtes sur la page 1sur 64

Apostila detalhada de MS-Dos

O primeiro comando que devemos aprender o HELP ele nos da uma lista com todos os comandos do MS-Dos Digite Help em uma Janela do MS-Dos para ver a lista completa de comandos.

TABELA DE COMANDOS MS-DOS


ASSOC ATTRIB BREAK BCDEDIT CACLS/ICACLS CALL CD/CHDIR CHCP CHKDSK CHKNTFS CLS CMD COLOR COMP COMPACT CONVERT COPY DATE DEL DIR DISKPART DOSKEY DRIVERQUERY ECHO ENDLOCAL ERASE EXIT FC FIND FINDSTR FOR FORMAT FTYPE GOTO GPRESULT HELP IF LABEL MD/ MKDIR MKLINK
Exibe ou modifica associaes de extenses de arquivo. Exibe ou altera atributos de arquivos. Define ou limpa a verificao estendida CTRL+C. Define propriedades no banco de dados de inicializao para controlar o carregamento da inicializao. Exibe ou modifica listas de controle de acesso de arquivos. Chama um programa em lotes por meio de outro. Exibe o nome do diretrio atual ou faz alteraes nele. Exibe ou define o nmero da pgina de cdigo ativa. Verifica um disco e exibe um relatrio de status. Exibe ou modifica a verificao do disco na inicializao. Limpa a tela. Inicia uma nova instncia do interpretador de comandos do Windows. Define as cores padro do primeiro plano e do plano de fundo do console. Compara o contedo de dois arquivos ou grupos de arquivos. Exibe ou altera a compactao de arquivos em parties NTFS. Converte volumes FAT em NTFS. No possvel converter a unidade atual. Copia um ou mais arquivos para outro local. Exibe ou ajusta a data. Exclui um ou mais arquivos. Exibe uma lista de arquivos e subdiretrios em um diretrio. Abre o programa que exibe ou configura propriedades de partio de disco. Edita linhas de comando, volta a chamar comandos do Windows e cria macros. Exibe status e propriedades do driver de dispositivo atual. Exibe mensagens ou ativa/desativa o eco de comandos. Encerra a localizao de alteraes de ambiente em um arquivo em lotes. Exclui um ou mais arquivos. Sai do programa CMD.EXE (interpretador de comandos). Compara dois arquivos ou grupos de arquivos e exibe as diferenas entre eles. Procura uma cadeia de caracteres de texto em um ou mais arquivos. Procura cadeias de caracteres em arquivos. Executa um determinado comando para cada arquivo em um grupo de arquivos. Formata um disco para ser usado com o Windows. Exibe ou modifica os tipos de arquivo utilizados em associaes de extenses de arquivo. Direciona o interpretador de comandos para uma linha identificada em um programa em lotes. Exibe informaes de diretiva de grupo para o computador ou usurio. Fornece informaes de ajuda sobre comandos do Windows. Realiza processamento condicional em arquivos em lotes. Cria, altera ou exclui o rtulo de volume de um disco. Cria um diretrio. Cria Vnculos Simblicos e Links Fsicos

Visite: http://scriptbat.blogspot.com.br/

Apostila detalhada de MS-Dos

MODE MORE MOVE OPENFILES PATH PAUSE POPD PRINT PROMPT PUSHD RD/RMDIR RECOVER REM REN /RENAME REPLACE ROBOCOPY SET SETLOCAL SC SCHTASKS SHIFT SHUTDOWN SORT START SUBST SYSTEMINFO TASKLIST TASKKILL TIME TITLE TREE TYPE VER VERIFY VOL XCOPY WMIC

Configura um dispositivo do sistema. Exibe a sada fazendo pausa a cada tela. Move um ou mais arquivos de um diretrio para outro diretrio. Exibe arquivos abertos por usurios remotos para um compartilhamento de arquivo. Exibe ou define um caminho de pesquisa para arquivos executveis. Suspende o processamento de um arquivo em lotes e exibe uma mensagem. Restaura o valor anterior do diretrio atual salvo por PUSHD. Imprime um arquivo de texto. Altera o prompt de comando do Windows. Salva o diretrio atual e o altera em seguida. Remove um diretrio. Recupera informaes legveis de um disco defeituoso ou danificado. Grava comentrios (observaes) em arquivos em lotes ou no CONFIG.SYS Altera o nome de um ou mais arquivos. Substitui arquivos. Utilitrio avanado para copiar arquivos e rvores de diretrio Exibe, define ou remove variveis de ambiente do Windows. Inicia a localizao de alteraes de ambiente em um arquivo em lotes. Exibe ou configura servios (processos em segundo plano). Agenda a execuo de comandos e programas em um computador. Altera a posio dos parmetros substituveis em um arquivo em lotes. Permite o desligamento local ou remoto adequado do computador. Classifica a entrada. Inicia uma janela separada para executar um programa ou comando especificado. Associa um caminho a uma letra de unidade. Exibe a configurao e propriedades especficas da mquina. Exibe todas as tarefas em execuo no momento, inclusive servios. Termina ou interrompe um processo ou aplicativo em execuo. Exibe ou ajusta a hora do sistema. Define o ttulo da janela para uma sesso do CMD.EXE. Exibe graficamente a estrutura de diretrios de uma unidade ou caminho. Exibe o contedo de um arquivo de texto. Exibe a verso do Windows. Faz com que o Windows verifique se os arquivos esto gravados corretamente em um disco. Exibe o rtulo de volume e o nmero de srie de um disco. Copia arquivos e rvores de diretrios. Exibe informaes WMI em um comando interativo do shell.

Visite: http://scriptbat.blogspot.com.br/

Apostila detalhada de MS-Dos

1. ASSOC
Exibe ou modifica associaes com extenses de arquivos.
ASSOC [.ext[=[Tipo_de_arquivo]]] .ext Especifica a extenso de arquivo com a qual associar o tipo de arquivo Tipo_de_arquivo Especifica o tipo de arquivo a ser associado com a extenso de arquivo Digite ASSOC sem parmetros para exibir as atuais associaes de arquivos. Se ASSOC for chamado com apenas uma extenso de arquivo, exibir a atual associao de arquivos para essa extenso de arquivo. Se nada for especificado para o tipo de arquivo, o comando excluir a associao para a extenso de arquivo.

2. ATTRIB
Exibe ou altera atributos de arquivos.
Exibe ou altera atributos de arquivo. ATTRIB [+R | -R] [+A | -A ] [+S | -S] [+H | -H] [+I | -I] [unidade:][caminho][arquivo] [/S [/D] [/L]] + Define um atributo. Limpa um atributo.

R Atributo de arquivo somente leitura. A Atributo de arquivo morto. S Atributo de arquivo de sistema. H Atributo de arquivo oculto. I Atributo de arquivo sem contedo indexado.

[unidade:][caminho][arquivo] Especifica um ou mais arquivos para processamento de atributos. /S Processa os arquivos correspondentes na pasta atual e em todas as subpastas. /D Inclui pastas no processamento. /L Trabalha nos atributos do Link Simblico versus o destino do Link Simblico

Visite: http://scriptbat.blogspot.com.br/

Apostila detalhada de MS-Dos

3. BREAK
Define ou limpa a verificao estendida CTRL+C.
Ativa ou desativa a verificao estendida de CTRL+C em sistemas DOS Existe somente para manter a compatibilidade com sistemas DOS. No tem efeito sob o Windows. Se as extenses de comando estiverem ativadas e sendo executadas na plataforma Windows, o comando BREAK incluir um ponto de interrupo codificado se estiver sendo depurado por um depurador.

4. BCDEDIT
Define propriedades no banco de dados de inicializao para controlar o carregamento da inicializao.
BCDEDIT - Editor de Repositrio de Dados de Configurao da Inicializao A ferramenta de linha de comando Bcdedit.exe modifica o repositrio de dados de configurao da inicializao. Este repositrio contm parmetros de configurao da inicializao e controla o modo como o sistema operacional inicializado. Esses parmetros estavam anteriormente no arquivo Boot.ini (nos sistemas operacionais baseados em BIOS) ou nas entradas de RAM no volteis (nos sistemas operacionais baseados em EFI). Voc pode usar o Bcdedit.exe para adicionar, excluir, editar e anexar entradas no repositrio de dados de configurao da inicializao. Para obter informaes detalhadas sobre comandos e opes, digite bcdedit.exe /? <comando>. Por exemplo, para exibir informaes detalhadas sobre o comando /createstore, digite: bcdedit.exe /? /createstore Para obter uma lista em ordem alfabtica dos tpicos neste arquivo de ajuda, execute bcdedit /? TOPICS".

Comandos que operam em um repositrio


/createstore Cria um repositrio de dados de configurao da inicializao novo e vazio. /export Exporta o contedo do repositrio do sistema para um arquivo. Este arquivo pode ser usado depois para restaurar o estado do repositrio do sistema. /import Restaura o estado do repositrio do sistema usando um arquivo de backup criado com o comando /export. /sysstore Define o dispositivo de repositrio do sistema (afeta somente sistemas EFI, no persiste depois de reinicializaes, e s usado em casos em que o dispositivo de repositrio do sistema ambguo).

Comandos que operam nas entradas em um repositrio


Visite: http://scriptbat.blogspot.com.br/

Apostila detalhada de MS-Dos

/copy /create /delete /mirror

Faz cpias de entradas no repositrio. Cria novas entradas no repositrio. Exclui entradas do repositrio. Cria espelhos de entradas do repositrio.

Execute bcdedit /? ID para obter informaes sobre identificadores usados por esses comandos.

Comandos que operam nas opes de entrada


/deletevalue /set Exclui opes de entrada do repositrio. Define valores de opo de entrada no repositrio.

Execute bcdedit /? TYPES para obter uma lista de tipos de dados usados por esses comandos. Execute bcdedit /? FORMATS para obter uma lista de formatos de dados vlidos.

Comandos que controlam a sada


/enum Lista entradas no repositrio.

/v Opo de linha de comando que exibe identificadores de entrada completos, em vez de usar nomes para identificadores conhecidos. Use /v sozinho como um comando para exibir identificadores de entrada completos para o tipo ACTIVE. Executar "bcdedit" sozinho equivalente a executar "bcdedit /enum ACTIVE".

Comandos que controlam o gerenciador de inicializao


/bootsequence Define a sequncia de inicializao nica para o gerenciador de inicializao. /default Define a entrada padro que o gerenciador de inicializao usar.

/displayorder Define a ordem na qual o gerenciador de inicializao exibe o menu de inicializao mltipla. /timeout Define o valor do tempo limite do gerenciador de inicializao.

/toolsdisplayorder Define a ordem na qual o gerenciador de inicializao exibe o menu de ferramentas.

Comandos que controlam Servios de Gerenciamento de Emergncia para um aplicativo de inicializao


/bootems Habilita ou desabilita Servios de Gerenciamento de Emergncia para um aplicativo de inicializao. /ems Habilita ou desabilita Servios de Gerenciamento de Emergncia para uma entrada de sistema operacional. /emssettings Define os parmetros globais dos Servios de Gerenciamento de Emergncia.

Comando que controla a depurao

Visite: http://scriptbat.blogspot.com.br/

Apostila detalhada de MS-Dos

/bootdebug inicializao. /dbgsettings

Habilita ou desabilita a depurao da inicializao para um aplicativo de

Define os parmetros globais do depurador.

/debug Habilita ou desabilita a depurao de kernel para uma entrada do sistema operacional. /hypervisorsettings Define os parmetros do hipervisor.

5. CACLS/ICACLS
Exibe ou modifica listas de controle de acesso de arquivos.
OBS.: No Windowns 7 Cacls foi substitudo, use Icacls.

Exibe/modifica listas de controle de acesso (ACLs) de arquivos.

CACLS nome_arquivo [/T] [/M] [/L] [/S[:SDDL]] [/E] [/C] [/G usurio:perm] [/R usurio [...]] [/P usurio:perm [...]] [/D usurio [...]] nome_arquivo Exibe ACLs.

/T /L /M /S /S:SDDL
/E /C

Altera ACLs de arqs. especificados no dir. e nos subdirs. Trabalha no prprio Vnculo Simblico, no no destino. Altera ACLs de volumes montados em diretrio. Exibe a cadeia de caracteres SDDL para a DACL. Substitui ACLs pelas especificadas na cadeia de caracteres SDDL (no vlido
Edita a ACL, sem substitu-la. Continua nos erros de acesso negado.

com /E, /G, /R, /P ou /D).

/G usurio:perm Concede direitos de acesso ao usurio especificado. Perm pode ser: R Ler W Gravar C Alterar (gravar) F Controle total /R usurio Revoga direitos de acesso do usurio especificado

Visite: http://scriptbat.blogspot.com.br/

Apostila detalhada de MS-Dos

(vlido s com /E).

/P usurio:perm Substitui direitos de acesso do usurio especificado. Perm pode ser: N Nenhum, R Ler, W Gravar, C Alterar (gravar), F Controle total, /D usurio Nega acesso ao usurio especificado. Caracteres curinga podem ser usados para especificar mais de um arquivo em um comando. Voc pode especificar mais de um usurio em um comando. Abreviaes: CI - Herana por Continer. A ACE ser herdada por diretrios. OI - Herana por Objeto. A ACE ser herdada por arquivos. IO - Somente Herana. A ACE no se aplica ao arquivo/diretrio atual. ID - Herdado. A ACE foi herdada da ACL do diretrio pai.

6. CALL
Chama um programa em lotes por meio de outro.
CALL [unidade:][caminho]arquivo [parmetros] Parmetros Especifica qualquer informao de linha de comando necessria ao programa em lotes. Se as extenses de comando estiverem ativadas, CALL ser alterado como a seguir: O comando CALL agora aceita rtulos como destino. A sintaxe : CALL :rtulo argumentos Um novo contexto de arquivo em lotes criado com os argumentos especificados e o controle transferido para a instruo aps o rtulo especificado. Voc deve "sair" duas vezes ao alcanar o final do arquivo de script em lotes duas vezes. Na primeira vez em que voc ler o final, o controle retornar para logo aps a instruo CALL. Na segunda vez, sair do script em lotes. Digite GOTO /? para obter uma descrio da extenso GOTO :EOF que lhe permitir "retornar" de um script em lotes. Alm disso, a expanso de referncias de argumento de script em lotes (%0, %1, etc.) foram alteradas como a seguir: %* em um script em lotes refere-se a todos os argumentos (ex.: %1 %2 %3 %4 %5 ...) A substituio de parmetros em lotes (%n) foi aprimorada. Agora possvel usar a seguinte sintaxe opcional:

Visite: http://scriptbat.blogspot.com.br/

Apostila detalhada de MS-Dos

%~1 %~f1 %~d1 %~p1 %~n1 %~x1 %~s1 %~a1 %~t1 %~z1

- expande %1 removendo quaisquer aspas (") - expande %1 para um nome de caminho totalmente qualificado - expande %1 para somente uma letra de unidade - expande %1 para somente um caminho - expande %1 para somente um nome de arquivo - expande %1 para somente uma extenso de arquivo - o caminho expandido contm somente nomes curtos - expande %1 para atributos de arquivo - expande %1 para data/hora do arquivo - expande %1 para o tamanho do arquivo

%~$PATH:1 - pesquisa as pastas listadas na varivel de ambiente PATH e expande %1 para o nome totalmente qualificado da primeira encontrada. Se o nome da varivel de ambiente no estiver definido ou o arquivo no for encontrado pela pesquisa, esse modificador ser expandido para a cadeia de caracteres vazia. Os modificadores podem ser combinados para obter resultados compostos:

%~dp1 %~nx1

- expande %1 somente para uma letra da unidade e caminho - expande %1 somente para uma extenso e nome de arquivo

%~dp$PATH:1 - pesquisa as pastas listadas na varivel de ambiente PATH para %1 e expande para a letra da unidade e caminho da primeira encontrada. %~ftza1 - expande %1 para uma linha de sada do tipo DIR

Nos exemplos acima %1 e PATH podem ser substitudos por outros valores vlidos. A sintaxe %~ finalizada por um nmero de argumento vlido. Os modificadores %~ no podem ser usados com %*

7. CD/CHDIR
Exibe o nome do diretrio atual ou faz alteraes nele.
CHDIR [/D] [unidade:][caminho] CHDIR[..] CD [/D] [unidade:][caminho] CD[..] Especifica que voc quer ir para a pasta pai. Digite CD unidade: para exibir a pasta atual na unidade especificada. Digite CD sem parmetros para exibir a unidade e pasta atuais. Use a chave /D para alterar a unidade atual e a pasta atual dentro

Visite: http://scriptbat.blogspot.com.br/

Apostila detalhada de MS-Dos

desta unidade. Se as extenses de comando estiverem ativadas, o CHDIR ser alterado como a seguir: A cadeia de caracteres da pasta atual ser convertida para usar a mesma diferenciao de maisculas e minsculas que os nomes no disco. Portanto, CD C:\TEMP na verdade definiria a pasta atual como C:\Temp se estivesse assim no disco. O comando CHDIR no trata espaos como delimitadores, portanto possvel usar CD para um nome de subpasta que contenha um espao sem colocar o nome entre aspas. Por exemplo: cd \winnt\profiles\username\programs\start menu o mesmo que: cd "\winnt\profiles\username\programs\start menu" que o que deveria ser digitado se as extenses estivessem desativadas.

8. CHCP
Exibe ou define o nmero da pgina de cdigo ativa.
CHCP [nnn] nnn Especifica um nmero de pgina de cdigo. Digite CHCP sem parmetros para exibir o nmero da pgina de cdigo ativa.

9. CHKDSK
Verifica um disco e exibe um relatrio de status.

CHKDSK [volume[[caminho]nomedearquivo]]] [/F] [/V] [/R] [/X] [/I] [/C] [/L[:tamanho]] [/B]

volume Especifica a letra da unidade (seguida de dois-pontos), o ponto de montagem ou o nome do volume. arquivo Apenas FAT/FAT32: especifica os arquivos nos quais ser verificada a fragmentao. /F Corrige os erros do disco.

/V No FAT/FAT32: exibe o nome e o caminho completos de todos os arquivos no disco. No NTFS: exibe mensagens de limpeza, se houver. /R Localiza setores defeituosos e recupera informaes legveis (implica o uso de /F). /L:size Apenas no NTFS: altera o tamanho do arquivo de log para o nmero especificado de kilobytes. Se o tamanho no for especificado, exibe o tamanho atual.

Visite: http://scriptbat.blogspot.com.br/

Apostila detalhada de MS-Dos

10

/X Fora o volume a ser desmontado primeiro, se necessrio. Todos os identificadores abertos para o volume seriam ento invlidos (implica o uso de /F). /I /C /B de /R) Apenas no NTFS: executa uma verificao menos rigorosa de entradas de ndice. Apenas no NTFS: ignora a verificao de ciclos na estrutura de pastas. Apenas no NTFS: avalia novamente clusters defeituosos no volume (implica o uso

A opo /I ou /C reduz o tempo necessrio para executar Chkdsk ignorando certas verificaes do volume.

10. CHKNTFS
Exibe ou modifica a verificao do disco na inicializao.
CHKNTFS volume [...] CHKNTFS /D CHKNTFS /T[:tempo] CHKNTFS /X volume [...] CHKNTFS /C volume [...] volume Especifica a letra da unidade (seguida de dois-pontos), o ponto de montagem ou o nome do volume. /D Restaura o comportamento padro da mquina; todas as unidades so verificadas no momento da inicializao e o CHKDSK executado nas unidades sujas. /T:tempo Altera o tempo de contagem regressiva inicial de AUTOCHK para o tempo especificado em segundos. Se o tempo no for especificado, altera a configurao atual. /X Exclui uma unidade da verificao no momento da inicializao padro. As unidades excludas no so acumuladas entre invocaes de comando. /C Agenda a verificao de uma unidade para o momento da inicializao; o CHKDSK ser executado se a unidade estiver suja. Se nenhuma opo estiver especificada, o CHKNTFS informar se a unidade especificada est suja ou agendada para verificao na prxima inicializao.

11. CLS
Limpa a tela.
Use-o sempre que quiser apagar todas as informaes na tela depois de uma sequencia de comandos

12. CMD
Inicia uma nova instncia do interpretador de comando do Windows
CMD [/A | /U] [/Q] [/D] [/E:ON | /E:OFF] [/F:ON | /F:OFF] [/V:ON | /V:OFF] [[/S] [/C | /K] cadeia_de_caracteres]

Visite: http://scriptbat.blogspot.com.br/

Apostila detalhada de MS-Dos

11

/C /K /S /Q /D /A /U

Executa o comando especificado pela cadeia_de_caracteres e encerrado Executa o comando especificado pela cadeia_de_caracteres mas permanece Modifica o tratamento da cadeia_de_caracteres aps /C ou /K (ver abaixo) Desativa o comando echo Desativa a execuo de comandos AutoRun do Registro (ver abaixo) Faz com que a sada de comandos internos para um pipe ou arquivo seja em ANSI Faz com que a sada de comandos internos para um pipe ou arquivo seja em Unicode

/T:fg Define as cores em primeiro/segundo plano (consulte COLOR /? Para obter mais informaes) /E:ON Ativa extenses de comando (ver abaixo) /E:OFF Desativa extenses de comando (ver abaixo) /F:ON Ativa caracteres de concluso de nome de arquivo e de pasta (ver abaixo) /F:OFF Desativa caracteres de concluso de nome de arquivo e de pasta (ver abaixo) /V:ON Ativa a expanso de variveis de ambiente atrasada usando ! como delimitador. Por exemplo, /V:ON permite que !var! expanda a varivel var no tempo de execuo. A sintaxe var expande variveis no momento da entrada, que um procedimento bem diferente quando est dentro de um loop de FOR. /V:OFF Desativa a expanso de ambiente atrasada. Observe que vrios comandos separados pelo separador de comando '&&' so aceitos para cadeia de caracteres se estiverem entre aspas. Alm disso, por razes de compatibilidade, /X o mesmo que /E:ON, /Y o mesmo que /E:OFF e /R o mesmo que /C. Qualquer outra opo ignorada. Se /C ou /K for especificado, o restante da linha de comando aps a opo ser processado como uma linha de comando, onde a seguinte lgica usada para processar caracteres de aspas ("):

1. Se todas as condies a seguir forem atendidas, as aspas na linha de comando sero preservadas: - nenhuma opo /S - exatamente duas aspas - nenhum caractere especial entre as duas aspas, onde o especial um dos seguintes: &<>()@^| - h um ou mais caracteres de espao entre as duas aspas - a cadeia de caracteres entre as duas aspas o nome de um arquivo executvel.

2. Caso contrrio, o costume ver se o primeiro caractere um caractere de aspas e, se for, retirar o primeiro caractere e remover o ltimo caractere de aspas na linha de comando, preservando qualquer texto aps as ltimas aspas.

Visite: http://scriptbat.blogspot.com.br/

Apostila detalhada de MS-Dos

12

Se /D NO estiver especificado na linha de comando, quando o CMD.EXE for iniciado, ele procurar as variveis de Registro REG_SZ/REG_EXPAND_SZ 1a seguir e, se nenhuma ou ambas estiverem presentes, sero executadas primeiro. HKEY_LOCAL_MACHINE\Software\Microsoft\Command Processor\AutoRun e/ou HKEY_CURRENT_USER\Software\Microsoft\Command Processor\AutoRun As Extenses de Comando esto ativadas por padro. Voc tambm pode desabilitar as extenses de uma determinada invocao usando a opo /E:OFF. Para habilitar ou desabilitar as extenses de todas as invocaes do CMD.EXE em uma mquina e/ou sesso de logon de usurio, configure um dos valores REG_DWORD a seguir, ou ambos os valores, no Registro usando o REGEDIT.EXE: HKEY_LOCAL_MACHINE\Software\Microsoft\Command Processor\EnableExtensions e/ou HKEY_CURRENT_USER\Software\Microsoft\Command Processor\EnableExtensions para 0x1 ou 0x0. A configurao especfica do usurio tem precedncia sobre a configurao do computador. As opes da linha de comando tm precedncia sobre as configuraes do Registro. Em um arquivo em lotes, os argumentos SETLOCAL ENABLEEXTENSIONS ou DISABLEEXTENSIONS tm precedncia sobre a opo /E:ON ou /E:OFF. Consulte SETLOCAL /? para obter detalhes. As extenses de comando envolvem alteraes e/ou adies nos comandos a seguir: DEL ou ERASE COLOR CD ou CHDIR MD ou MKDIR PROMPT PUSHD POPD SET SETLOCAL ENDLOCAL IF FOR CALL SHIFT GOTO START (tambm inclui as alteraes feitas na invocao de comando externo) ASSOC FTYPE Para obter detalhes especficos, digite commandname /? para exibir o detalhes. A expanso de variveis de ambiente atrasada NO ativada por padro. possvel habilitar ou desabilitar a expanso de variveis de ambiente atrasada para uma determinada invocao do CMD.EXE com a opo /V:ON ou /V:OFF. Para habilitar ou desabilitar as extenses atrasadas de todas as invocaes do CMD.EXE em uma mquina e/ou sesso de logon de usurio, configure um dos valores REG_DWORD a seguir, ou ambos os valores, no Registro usando o REGEDIT.EXE:

Visite: http://scriptbat.blogspot.com.br/

Apostila detalhada de MS-Dos

13

HKEY_LOCAL_MACHINE\Software\Microsoft\Command Processor\DelayedExpansion e/ou HKEY_CURRENT_USER\Software\Microsoft\Command Processor\DelayedExpansion

para 0x1 ou 0x0. A configurao especfica do usurio tem precedncia sobre a configurao do computador. As opes da linha de comando tm precedncia sobre as configuraes do Registro. Em um arquivo em lotes, os argumentos ENABLEDELAYEDEXPANSION ou DISABLEDELAYEDEXPANSION tm precedncia sobre a opo /V:ON ou /V:OFF. Consulte SETLOCAL /? para obter detalhes. Se a expanso de variveis de ambiente atrasada estiver habilitada, o caractere de exclamao poder ser usado para substituir o valor de uma varivel de ambiente no tempo de execuo. Voc pode ativar ou desativar o preenchimento para uma chamada especfica do CMD.EXE com a opo /F:ON ou /F:OFF. Voc pode ativar ou desativar o preenchimento para todas as chamadas do CMD.EXE em um computador e/ou sesso de logon de usurio definindo qualquer um dos valores REG_DWORD a seguir (ou ambos) no Registro usando REGEDIT.EXE:

HKEY_LOCAL_MACHINE\Software\Microsoft\Command Processor\CompletionChar HKEY_LOCAL_MACHINE\Software\Microsoft\Command Processor\PathCompletionChar e/ou HKEY_CURRENT_USER\Software\Microsoft\Command Processor\CompletionChar HKEY_CURRENT_USER\Software\Microsoft\Command Processor\PathCompletionChar

com o valor hexadecimal de um caractere de controle a ser usado para determinada funo (ex.: 0x4 Ctrl-D e 0x6 Ctrl-F). As configuraes especficas do usurio tm precedncia sobre as configuraes do computador. As opes da linha de comando tm precedncia sobre as configuraes do Registro. Se a concluso for ativada com a opo /F:ON, os dois caracteres de controle usados sero Ctrl-D para a concluso de nome de pasta e Ctrl-F para a concluso de nome de arquivo. Para desativar um determinado caractere de concluso no Registro, use o valor do espao (0x20), que no um caractere de controle vlido. A concluso chamada quando voc digita um dos dois caracteres de controle. A funo de concluso usa a cadeia de caracteres do caminho esquerda do cursor, acrescenta um caractere curinga a ela, se j no existir um, e cria uma lista de caminhos correspondentes. Em seguida, exibe o primeiro caminho correspondente. Se nenhum caminho corresponder, ela emite um aviso e no altera nada. Depois, o pressionamento repetido do mesmo caractere de controle percorrer a lista de caminhos correspondentes. O pressionamento da tecla Shift com o caractere de controle permite percorrer a lista de trs para a frente. Se voc fizer qualquer edio na linha e pressionar o caractere de controle novamente, a lista salva de caminhos correspondentes descartada e uma nova gerada. O mesmo ocorre se voc alternar entre a concluso de nome de arquivo e de pasta. A nica diferena entre os dois caracteres de controle que o caractere de concluso de arquivo corresponde a ambos os nomes de arquivo e de pasta, enquanto que o caractere de concluso de pasta somente corresponde a nomes de pastas. Se a concluso de arquivo for usada em qualquer um dos comandos de pasta internos (CD, MD ou RD), a concluso de pasta ser usada.

Visite: http://scriptbat.blogspot.com.br/

Apostila detalhada de MS-Dos

14

O cdigo de concluso trata corretamente de nomes de arquivos que contm espaos ou outros caracteres especiais colocando aspas em volta do caminho correspondente. Alm disso, se voc retornar com o cursor e chamar a concluso a partir de uma linha, o texto direita do cursor no ponto em que a concluso foi chamada ser descartado. Os caracteres especiais que exigem aspas so: <espao> & () [] {} ^ = ; ! ' + , ` ~

13. COLOR
Configura as cores padro de primeiro plano e plano de fundo do console.

COLOR [attr] attr Especifica os atributos de cor da sada do console

Atributos de cor so especificados por DOIS dgitos hexadecimais. O primeiro corresponde cor de plano de fundo; o segundo cor de primeiro plano. Cada dgito pode ter apenas um dos seguintes valores:

Tabela de cores
0 = Preto 1 = Azul 2 = Verde 3 = Verde-gua 4 = Vermelho 5 = Roxo 6 = Amarelo 7 = Branco 8 = Cinza 9 = Azul claro A = Verde claro B = Verde-gua claro C = Vermelho claro D = Lils E = Amarelo claro F = Branco brilhante

Caso nenhum argumento seja passado, este comando restaurar a cor de antes do CMD.EXE ser executado. Este valor vem ou da janela atual do console, ou da opo /T da linha de comando, ou do valor de DefaultColor no Registro. O comando COLOR altera ERRORLEVEL para 1 se for tentado se executar o comando COLOR com as mesmas cores de primeiro plano e de plano de fundo. Exemplo: "COLOR fc" gera o vermelho claro no plano de fundo branco brilhante

14. COMP
Compara o contedo de dois arquivos ou conjuntos de arquivos.
COMP [dados1] [dados2] [/D] [/A] [/L] [/N=nmero] [/C][/OFF[LINE]] dados1 dados2 /D /A /L Especifica o local e o(s) nome(s) do(s) primeiro(s) arquivo(s)para comparao. Especifica o local e o(s) nome(s) do(s) segundo(s) arquivo(s) para comparao. Exibe diferenas no formato decimal. Exibe diferenas em caracteres ASCII. Exibe nmeros de linha para diferenas.

Visite: http://scriptbat.blogspot.com.br/

Apostila detalhada de MS-Dos

15

/N=nmero Compara somente o primeiro nmero especificado de linhas em cada arquivo. /C Ignora a diferenciao de maiusculas e minsculas nas letras ASCII ao comparar arquivos. /OFF[LINE] No ignora arquivos com conjutno de atributos offline. Para comparar conjuntos de arquivos, use caracteres curingas nos parmetros dados1 e dados2.

15. COMPACT
Exibe ou altera a compactao de arquivos em parties NTFS.
COMPACT [/C | /U] [/S[:pasta]] [/A] [/I] [/F] [/Q] [arquivo [...]] /C Compacta os arquivos especificados. Os arquivos que forem adicionados depois nesta pasta sero compactados. /U Descompacta os arquivos especificados. Os arquivos que forem adicionados depois nesta pasta no sero compactados. /S Efetua a operao desejada nos arquivos da pasta especificada e em todas as subpastas. Caso no seja especificado, ser usada a pasta atual. /A Exibe os arquivos ocultos e de sistema. Normalmente, estes arquivos seriam omitidos.

/I Continua a executar a operao especificada mesmo aps a ocorrncia de erros. Normalmente, o programa pararia quando um erro fosse encontrado. /F Fora a operao de compactao em todos os arquivos especificados, mesmo naqueles que j estejam compactados. Normalmente, os arquivos j compactados seriam ignorados. /Q Relata somente as informaes essenciais. arquivo Especifica um padro, arquivo ou pasta. Utilizado sem parmetros, COMPACT exibe o estado de compactao da pasta atual e de quaisquer arquivos nela contidos. Voc pode usar mltiplos nomes de arquivos e caracteres curingas, e deve colocar espaos entre os parmetros.

16. CONVERT
Converte volumes FAT em NTFS.
CONVERT volume /FS:NTFS [/V] [/CvtArea:nome_de_arquivo] [/NoSecurity] [/X] volume Especifica a letra da unidade (seguida de dois-pontos),ponto de montagem ou nome do volume. /FS:NTFS /V Especifica a converso do volume em NTFS.

Especifica que Convert deve ser executado no modo detalhado.

Visite: http://scriptbat.blogspot.com.br/

Apostila detalhada de MS-Dos

16

/CvtArea:nome_de_arquivo Especifica um arquivo contguo no diretrio raiz que ser o espao reservado para arquivos de sistema NTFS. /NoSecurity Especifica as configuraes de segurana de arquivos e diretrios convertidos de modo que sejam acessveis por todos os usurios. /X Fora o volume a ser desmontado primeiro, caso necessrio. Todos os identificadores abertos para o volume passam a ser invlidos.

17. COPY
Copia um ou mais arquivos para outro local.
COPY [/D] [/V] [/N] [/Y | /-Y] [/Z] [/L] [/A | /B ] origem [/A | /B] [+ origem [/A | /B] [+ ...]] [destino [/A | /B]] origem /A /B /D Destino /V Especifica o arquivo ou arquivos a serem copiados. Indica um arquivo de texto ASCII. Indica um arquivo binrio. Permite que o arquivo de destino seja criado descriptografado Especifica o diretrio e/ou nome de arquivo para os novos arquivos. Verifica se os novos arquivos so gravados corretamente.

/N Usa um nome de arquivo curto, se disponvel, ao copiar um arquivo com nome que no esteja em formato 8.3. /Y Suprime o prompt para voc confirmar se deseja substituir um arquivo de destino existente. /-Y Exibe o prompt para voc confirmar se deseja substituir um arquivo de destino existente. /Z Copia arquivos de rede no modo reinicivel.

/L Se a origem for um vnculo simblico, copie o vnculo para o destino em vez do arquivo real para o qual o vnculo de origem aponta. A opo /Y pode ser predefinida na varivel de ambiente COPYCMD. Pode ser substituda por /-Y na linha de comando. O padro solicitar durante a substituio, a menos que o comando COPY esteja sendo executado a partir de um script em lote. Para acrescentar arquivos, especifique um nico arquivo para destino, mas vrios arquivos para origem (usando caracteres curinga ou o formato arquivo1+arquivo2+arquivo3).

18. DATE
Exibe ou define a data.
DATE [/T | data]

Visite: http://scriptbat.blogspot.com.br/

Apostila detalhada de MS-Dos

17

Digite DATE sem parmetros para exibir a data atual e poder digitar a nova data. Pressione ENTER para manter a data inalterada. Se as extenses de comando estiverem ativadas, o comando DATE d suporte para a opo /T, que o instrui a exibir apenas a data atual, sem solicitar uma nova data.

19. DEL
Exclui um ou mais arquivos.
DEL [/P] [/F] [/S] [/Q] [/A[[:]atributos]] nomes ERASE [/P] [/F] [/S] [/Q] [/A[[:]atributos]] nomes nomes Especifica uma lista de um ou mais arquivos ou pastas. Caracteres curinga podem ser usados para excluir vrios arquivos. Se uma pasta for especificada, todos os arquivos dentro dela sero excludos. /P /F /S /Q /A Solicita confirmao antes de excluir cada arquivo. Fora a excluso de arquivos somente leitura. Exclui arquivos especificados de todas as subpastas. Modo silencioso, no pede confirmao para excluir com caractere curinga global Seleciona arquivos a serem excludos com base nos atributos

atributos
R S H A Arquivos somente leitura Arquivos do sistema Arquivos ocultos Arquivos prontos

para arquivamento
I Arquivos sem contedo indexado L Pontos de nova anlise - Prefixo significando negao Se as extenses de comando estiverem ativadas, os comandos DEL e ERASE sero alterados como a seguir: A semntica de exibio da opo /S revertida ao mostrar somente os arquivos excludos, e no os que no pde localizar.

20. DIR
Exibe uma lista de arquivos e subdiretrios em um diretrio.
DIR [unidade:][caminho][arquivo] [/A[[:]atributos]] [/B] [/C] [/D] [/L] [/N] [/O[[:]ordem_de_classificao]] [/P] [/Q] [/R] [/S] [/T[[:]campo_de_tempo]] [/W] [/X] [/4] [unidade:][caminho][nome_de_arquivo] Especifica a unidade, o diretrio e/ou arquivos a serem listados. /A Exibe arquivos com atributos especificados.

Visite: http://scriptbat.blogspot.com.br/

Apostila detalhada de MS-Dos

18

atributos
D H S L /B Diretrios R Arquivos ocultos A Arquivos de sistema I Pontos de nova anlise Arquivos somente leitura Arquivos prontos para arquivamento Arquivos sem contedo indexado Prefixo significando negao

Usa formatao bsica (sem informaes de cabealho ou resumo).

/C Exibe o separador de milhar em tamanhos de arquivos. o padro. Use /-C para desabilitar a exibio do separador. /D /L /N /O O mesmo que amplo, mas os arquivos so classificados na lista por coluna. Usa letras minsculas. Novo formato de lista longo onde os nomes de arquivos esto extrema direita. Lista por arquivos na ordem classificada.ordem_de_classificao N Por nome (alfabtico) S Por tamanho (menor primeiro) E Por extenso (alfabtica) D Por data/hora(mais antiga primeiro) G Grupo de diretrios primeiro - Prefixo para inverter a ordem /P /Q /R /S Pausa aps cada tela de informaes. Exibe o proprietrio do arquivo. Exibe fluxos de dados alternados do arquivo. Exibe os arquivos no diretrio especificado e em todos os subdiretrios. /T Controla qual campo de tempo exibido ou usado na classificao campo_de_tempo C Criao A ltimo Acesso W ltima Gravao /W Usa o formato de lista amplo.

/X Exibe os nomes curtos gerados para nomes de arquivos diferentes do formato 8.3. O formato /N com o nome curto inserido antes do nome longo. Se nenhum nome curto estiver presente, sero exibidos espaos no seu lugar. /4 Exibe anos de quatro dgitos

As opes podem estar predefinidas na varivel de ambiente DIRCMD. Substituir nas opes predefinidas ao prefixar qualquer opo com - (hfen)--por exemplo, /-W.

21. DOSKEY
Edita linhas de comando, recupera comandos do Windows e cria macros .
DOSKEY [/REINSTALL] [/LISTSIZE=tamanho] [/MACROS[:ALL | :executvel]] [/HISTORY] [/INSERT | /OVERSTRIKE] [/EXENAME=executvel] [/MACROFILE=arquivo] [nome_macro=[texto]]

Visite: http://scriptbat.blogspot.com.br/

Apostila detalhada de MS-Dos

19

/REINSTALL Instala uma nova cpia de Doskey. /LISTSIZE=tamanho Define o tamanho do buffer de histrico de comandos. /MACROS Exibe todas as macros de Doskey. /MACROS:ALL Exibe todas as macros de Doskey de todos os executveis que tenham macros de Doskey. /MACROS:executvel Exibe todas as macros de Doskey do executvel. /HISTORY Exibe todos os comandos armazenados na memria. /INSERT Especifica que o novo texto inserido no texto anterior. /OVERSTRIKE Especifica que o novo texto substitui o texto anterior. /EXENAME=executvel Especifica o executvel. /MACROFILE=arquivo Especifica um arquivo de macros para instalar. nome_macro Especifica o nome de uma macro criada. texto Especifica comandos que voc deseja gravar. Setas PARA CIMA e PARA BAIXO recuperam comandos; ESC limpa a linha de comando; F7 exibe o histrico de comandos; ALT+F7 limpa o histrico de comandos; F8 pesquisa o histrico de comandos; F9 seleciona um comando por nmero; ALT+F10 limpa as definies de macros. A seguinte codificao especial usada nas definies de macros de Doskey: $T Separador de comandos. Permite mltiplos comandos em uma macro. $1-$9 Parmetros em lotes. Equivalente a %1-%9 nos programas em lotes. $* Substitudo pelo que segue o nome da macro na linha de comando.

22. DRIVERQUERY
Permite que um administrador exiba uma lista de drivers de dispositivo instalados.
DRIVERQUERY [/S sistema [/U nome_usurio [/P [senha]]]] [/FO formato] [/NH] [/SI] [/V] Lista de parmetros: /S /U sistema Especifica o sistema remoto ao qual se conectar.

[domnio\]usurio Especifica o contexto de usurio em que o comando deve ser executado. [senha] Especifica a senha para contexto de usurio.

/P

/FO formato Especifica o tipo de sada para exibio. Valores vlidos a serem passados com opo so "TABLE", "LIST", "CSV". /NH Especifica que o "cabealho de coluna" no deve ser exibido. Vlido para formatos "TABLE" e "CSV" somente. /SI /V /? Exemplos: DRIVERQUERY DRIVERQUERY /FO CSV /SI Fornece informaes sobre drivers assinados. Exibe a sada detalhada. No vlido para drivers assinados. Exibe esta mensagem de ajuda.

Visite: http://scriptbat.blogspot.com.br/

Apostila detalhada de MS-Dos

20

DRIVERQUERY /NH DRIVERQUERY /S endereo_ip /U usurio /V DRIVERQUERY /S sistema /U domnio\usurio /P senha /FO LIST

23. ECHO
Exibe mensagens ou ativa ou desativa o eco de comando.
ECHO [ON | OFF] ECHO [mensagem] Digite ECHO sem parmetros para exibir a configurao do eco atual.

24. ENDLOCAL
Termina a localizao das alteraes de ambiente em um arquivo em lotes.

As alteraes de ambiente feitas aps ENDLOCAL ser ativado no so especficas do arquivo em lotes; as configuraes anteriores no sero restauradas na finalizao do arquivo em lotes. ENDLOCAL Se as extenses de comando estiverem ativadas, o ENDLOCAL ser alterado como a seguir: Se o SETLOCAL correspondente ativar ou desativar as extenses de comando usando as novas opes ENABLEEXTENSIONS ou DISABLEEXTENSIONS, aps o ENDLOCAL, o estado ativado/desativado das extenses de comando voltar ao que costumava ser antes de corresponder execuo do comando SETLOCAL.

25. ERASE
Exclui um ou mais arquivos.
DEL [/P] [/F] [/S] [/Q] [/A[[:]atributos]] nomes ERASE [/P] [/F] [/S] [/Q] [/A[[:]atributos]] nomes nomes Especifica uma lista de um ou mais arquivos ou pastas. Caracteres curinga podem ser usados para excluir vrios arquivos. Se uma pasta for especificada, todos os arquivos dentro dela sero excludos. /P /F /S /Q /A atributos Solicita confirmao antes de excluir cada arquivo. Fora a excluso de arquivos somente leitura. Exclui arquivos especificados de todas as subpastas. Modo silencioso, no pede confirmao para excluir com caractere curinga global Seleciona arquivos a serem excludos com base nos atributos R Arquivos somente leitura S Arquivos do sistema H Arquivos ocultos A Arquivos prontos para arquivamento I Arquivos sem contedo indexado L Pontos de nova anlise - Prefixo significando negao

Se as extenses de comando estiverem ativadas, os comandos DEL e ERASE sero

Visite: http://scriptbat.blogspot.com.br/

Apostila detalhada de MS-Dos

21

alterados como a seguir: A semntica de exibio da opo /S revertida ao mostrar somente os arquivos excludos, e no os que no pde localizar.

26. EXIT
Encerra o programa CMD.EXE (interpretador de comando) ou o script em lote atual.

EXIT [/B] [Cdigo_de_sada] /B Especifica a sada do script em lote atual em vez do CMD.EXE. Se for executado de fora de um script em lote, sair do CMD.EXE Cdigo_de_sada Especifica um nmero. Se /B for especificado, definir ERRORLEVEL como esse nmero. Se sair do CMD.EXE, definir o cdigo de sada do processo como esse nmero.

27. FC
Compara dois arquivos ou conjuntos de arquivos e exibe as diferenas entre eles.

FC [/A] [/C] [/L] [/LBn] [/N] [/OFF[LINE]] [/T] [/U] [/W] [/nnnn] [unidade1:][caminho1]arquivo1 [unidade2:][caminho2]arquivo2 FC /B [unidade1:][caminho1]arquivo1 [unidade2:][caminho2]arquivo2 Exibe apenas a primeira e ltima linhas de cada conjunto de diferenas. /B Executa uma comparao binria. /C Ignora maisculas e minsculas. /L Compara arquivos como texto ASCII. /LBn Define o nmero mximo de incompatibilidades consecutivas em relao ao nmero de linhas especificado. /N Exibe os nmeros de linha em uma comparao ASCII. /OFF[LINE] No ignora arquivos com conjunto de atributos offline. /T No expande tabulaes em espaos. /U Compara arquivos como arquivos de texto UNICODE. /W Compacta espaos em branco (tabulaes e espaos) para comparao. /nnnn Especifica o nmero de linhas consecutivas que devem coincidir depois de uma incompatibilidade. [unidade1:][caminho1]arquivo1 Especifica o primeiro arquivo ou conjunto de arquivos a comparar. [unidade2:][caminho2]arquivo2 Especifica o segundo arquivo ou conjunto de arquivos a comparar. /A

28. FIND
Localiza uma cadeia de caracteres de texto em um ou mais arquivos.
FIND [/V] [/C] [/N] [/I] [/OFF[LINE]] "cadeia de caracteres" [[unidade:]

Visite: http://scriptbat.blogspot.com.br/

Apostila detalhada de MS-Dos

22

[caminho]arquivo[ ...]] /V Exibe todas as linhas que NO contm a cadeia de caracteres especificada. /C Exibe apenas o nmero de linhas que contm a cadeia de caracteres. /N Exibe o nmero de linha de cada linha. /I Ignora maisculas/minsculas ao localizar uma cadeia de caracteres. /OFF[LINE] No ignora arquivos com conjunto de atributos offline. "string" Especifica a cadeia de caracteres de texto a ser localizada. [unidade:][caminho]arquivo Especifica os arquivos a serem localizados. Se um caminho no for especificado, FIND localiza o texto digitado no prompt ou obtido de outro comando.

29. FINDSTR
Procura cadeias de caracteres em arquivos.
FINDSTR [/B] [/E] [/L] [/R] [/S] [/I] [/X] [/V] [/N] [/M] [/O] [/P] [/F:arquivo] [/C:cadeia de caracteres] [/G:arquivo] [/D:lista_de_pastas] [/A:atributos_de_cor] [/OFF[LINE]] cadeia de caracteres [[unidade:][caminho]arquivo[ ...]] /B Corresponde ao padro se estiver no incio deuma linha. /E Corresponde ao padro se estiver no final de uma linha. /L Usa cadeias de caracteres de pesquisa literalmente. /R Usa cadeias de caracteres de pesquisa como expresses regulares. /S Procura por arquivos correspondentes na pasta atual e em todas as subpastas. /I Especifica que a pesquisa no diferenciar maiusculas de minsculas. /X Imprime as linhas que tm correspondncia exata. /V Imprime somente as linhas que no contm uma correspondncia. /N Imprime o nmero da linha antes de cada linha correspondente. /M Imprime somente o nome do arquivo se um arquivo contiver uma correspondncia. /O Imprime o deslocamento de caractere antes de cada linha correspondente. /P Ignora arquivos com caracteres no imprimveis. /OFF[LINE] No ignora caracteres com conjunto de atributos offline. /A:atributos Especifica atributo de cor com dois dgitos hexadecimais. Consulte "color /?" /F:arquivo L a lista de arquivos do arquivo especificado (/ significa console). /C:cadeia de caracteres Usa uma cadeia de caracteres especificada como uma cadeia de caracteres de pesquisa literal. /G:arquivo Obtm cadeias de caracteres de pesquisa do arquivo especificado (/ significa console). /D:lista_de_pastas Procura uma lista de pastas delimitada por ponto-e-vrgula cadeias de caracteres Texto a ser procurado. [unidade:][caminho]nome_de_arquivo Especifica um ou mais arquivos a procurar. Use espaos para separar vrias cadeias de caracteres de pesquisa, a menos que o argumento seja antecedido por /C. Por exemplo, 'FINDSTR "bom dia" x.y' procura por "bom" ou "dia" no arquivo x.y. 'FINDSTR /C:"bom dia" x.y' procura por "bom dia" no arquivo x.y. Referncia rpida de expresses regulares: . Curinga: qualquer caractere * Repetir: zero ou mais ocorrncias do caractere anterior ou classe ^ Posio na linha: incio da linha $ Posio na linha: final da linha [class] Classe de caractere: qualquer caractere no conjunto [^class] Classe inversa: qualquer caractere que no esteja no conjunto [x-y] Intervalo: qualquer caractere dentro do intervalo especificado \x Escape: uso literal de metacaractere x \<xyz Posio na palavra: incio da palavra

Visite: http://scriptbat.blogspot.com.br/

Apostila detalhada de MS-Dos

23

xyz\>

Posio na palavra: final da palavra

Para obter informaes detalhadas sobre as expresses regulares de FINDSTR, consulte a Referncia de comandos online.

30. FOR
Executa um comando especificado para cada arquivo em um conjunto de arquivos.
FOR %varivel IN (conjunto) DO comando [parmetros] %varivel Especifica um parmetro substituvel formado por uma s letra. (conjunto) Especifica um conjunto de um ou mais arquivos. Podem-se usar curingas. comando Especifica o comando a ser executado em cada arquivo. parmetros Especifica os parmetros ou opes do comando especificado. Para usar o comando FOR em um programa em lotes, especifique %%varivel em vez de %varivel. Diferenciam-se maisculas de minsculas nos nomes das variveis, de forma que, por exemplo, %i diferente de %I. Se as extenses de comando estiverem ativadas, haver suporte para os formatos adicionais do comando FOR FOR /D %varivel IN (conjunto) DO comando [parmetros] Se o conjunto contiver curingas, ele corresponder aos nomes de pasta em vez de nomes de arquivo. FOR /R [[unidade:]caminho] %varivel IN (conjunto) DO comando [comando-parmetros] Orienta a rvore de diretrios com raiz na [unidade:]caminho, executando a instruo FOR em cada diretrio da rvore. Se no houver especificao de diretrio aps /R, o diretrio atual ser pressuposto. Se o conjunto for apenas um nico caractere de ponto (.), ele enumerar apenas a rvore de diretrios. FOR /L %varivel IN (incio,incremento,fim) DO comando [comando-parmetros] O conjunto uma sequncia de nmeros de incio ao fim, por quantidade de incremento. Portanto, (1,1,5) geraria a sequncia 1 2 3 4 5 e (5,-1,1) geraria a sequncia (5 4 3 2 1) FOR /F ["opes"] %varivel IN (conjunto_de_arquivos) DO comando [comando-parmetros] FOR /F ["opes"] %varivel IN ("cadeia_de_caracteres") DO comando [comando-parmetros] FOR /F ["opes"] %varivel IN ('comando') DO comando [comando-parmetros] ou, se a opo usebackq estiver presente: FOR /F ["opes"] %varivel IN (conjunto_de_arquivos) DO comando [comando-parmetros] FOR /F ["opes"] %varivel IN ('cadeia_de_caracteres') DO comando [comando-parmetros] FOR /F ["opes"] %varivel IN (`comando`) DO comando [comando-parmetros] conjunto de nomes de arquivo um ou mais nomes de arquivos. Cada arquivo aberto, lido e processado antes de se passar para o prximo arquivo em conjunto de nomes de arquivo. O processamento consiste em ler o arquivo, quebr-lo em linhas individuais de texto e analisar cada linha para zero ou mais tokens. O corpo de for loop chamado em seguida com o conjunto de valores de varivel para a(s) cadeia(s) de caracteres de token encontrada(s). Por padro, /F transfere o primeiro token separado por espao de cada linha de cada arquivo. As linhas em branco so ignoradas. possvel substituir o comportamento de anlise padro

Visite: http://scriptbat.blogspot.com.br/

Apostila detalhada de MS-Dos

24

especificando os parmetros "opes" opcionais. Essa uma cadeia de caracteres entre aspas que contm uma ou mais palavras-chave para especificar diferentes opes de anlise. As palavras-chave so: eol=c - especifica caractere de comentrio de fim de linha (somente um) skip=n - especifica o nmero de linhas a serem ignorados noincio do arquivo. delims=xxx - especifica um conjunto de delimitadores. Substitui o conjunto de delimitadores padro de espao e tabulao. tokens=x,y,m-n - especifica quais tokens de cada linha sero transferidos para para o corpo de cada iterao. Isso alocar nomes de variveis adicionais. O formato m-n um intervalo, especificando do emsimo at o ensimo tokens. Se o ltimo caractere na cadeia de caracteres tokens= for um asterisco, uma varivel adicional ser alocada e receber o texto restante na linha aps o ltimo token analisado. usebackq - especifica que a nova semntica est em vigor, onde uma cadeia de caracteres entre aspas executada como um comando e uma cadeia de caracteres entre aspas simples uma comando de cadeia de caracteres literal e permite o uso de aspas para citar nomes de arquivos em um conjunto de nomes de arquivo. Alguns exemplos podem ajudar: FOR /F "eol=; tokens=2,3* delims=, " %i in (meu_arquivo.txt) do @echo %i %j %k analisaria cada linha em meu_arquivo.txt, ignorando linhas que comeassem com um pontoe-vrgula, passando o segundo e terceiro token de cada linha para o corpo do comando for, com tokens delimitados por vrgulas e/ou espaos. Observe que comandos dentro do corpo do for fazem referncia a %i para obter o segundo token, %j para obter o terceiro token e %k para obter todos os tokens restantes aps o terceiro. No caso de nomes de arquivos contendo espaos, necessrio coloc-los entre aspas. Para usar aspas dessa forma, tambm necessrio usar a opo usebackq ou as aspas sero interpretadas como se estivessem definindo uma cadeia de caracteres literal a ser analisada. %i declarado explicitamente na instruo for e %j e %k so declarados implicitamente atravs da opo tokens=. possvel especificar at 26 tokens atravs da linha tokens=, contanto que isso no origine uma tentativa de declarar uma varivel mais alta do que a letra 'z' ou 'Z'. Lembre-se de que as variveis FOR so formadas por uma s letra, diferenciam maisculas e minsculas, so globais e no possvel haver mais de 52 ativas no total em momento algum. Tambm possvel usar a lgica de anlise de FOR /F em uma cadeia de caracteres imediata, ao transformar o conjunto de arquivo dentro de parnteses em uma cadeia de caracteres entre aspas simples. A cadeia de caracteres ser tratada como uma nica linha de entrada de um arquivo e ser analisada. Finalmente, possvel usar o comando FOR /F para analisar a sada de um comando. Para isso, transforme o conjunto de arquivo dentro dos parnteses em uma cadeia de caracteres entre aspas simples. A cadeia de caracteres ser tratada como uma linha de comando, que ser transferida para um CMD.EXE filho e a sada ser capturada na memria e analisada como se fosse um arquivo. Assim, o seguinte exemplo: FOR /F "usebackq delims==" %i IN (`conjunto`) DO @echo %i enumeraria os nomes de variveis de ambiente no ambiente atual. Alm disso, a substituio das referncias da varivel FOR foi aprimorada. Agora possvel usar a seguinte sintaxe opcional: %~I %~fI %~dI - expande %I removendo quaisquer aspas em volta (") - expande %I para um nome de caminho totalmente qualificado - expande %I para somente uma letra de unidade

Visite: http://scriptbat.blogspot.com.br/

Apostila detalhada de MS-Dos

25

%~pI - expande %I para somente um caminho %~nI - expande %I para somente um nome de arquivo %~xI - expande %I para somente uma extenso de arquivo %~sI - o caminho expandido contm somente nomes curtos %~aI - expande %I para atributos de arquivo do arquivo %~tI - expande %I para data/hora do arquivo %~zI - expande %I para o tamanho do arquivo %~$PATH:I - pesquisa as pastas listadas na varivel de ambiente PATH e expande %I para o nome totalmente qualificado da primeira pasta encontrada. Se o nome da varivel de ambiente no estiver definido ou o arquivo no for encontrado pela pesquisa, esse modificador expandir para a cadeia de caracteres vazia Os modificadores podem ser combinados para obter resultados compostos: %~dpI - expande %I para somente uma letra de unidade e caminho %~nxI - expande %I para somente um nome de arquivo e extenso %~fsI - expande %I para somente um nome de caminho completo com nomes curtos %~dp$PATH:I - pesquisa as pastas listadas na varivel de ambiente PATH para %I e expande para a letra de unidade e caminho da primeira encontrada. %~ftzaI - expande %I para uma linha de sada parecida com DIR Nos exemplos acima, %I e PATH podem ser substitudos por outros valores vlidos. A sintaxe %~ terminada por um nome de varivel FOR vlido. O uso de nomes de variveis em maisculas como %I facilita a leitura e evita confuso com os modificadores, que no fazem diferenciao entre maisculas e minsculas.

31. FORMAT
Formata um disco para ser utilizado com o Windows.
FORMAT volume [/FS:sistema de arquivos] [/V:rtulo] [/Q] [/A:tamanho] [/C] [/X] [/P:etapas] [/S:estado] FORMAT volume [/V:rtulo] [/Q] [/F:tamanho] [/P:etapas] FORMAT volume: [/V:rtulo] [/Q] [/T:trilhas /N:setores] [/P:etapas] FORMAT volume: [/V:rtulo] [/Q] [/P:etapas] FORMAT volume [/Q] [/1] volume Especifica a letra da unidade (seguida de dois-pontos),o ponto de montagem ou o nome do volume. /FS:sistema_de_arquivos Especifica o tipo do sistema de arquivos (FAT, FAT32, exFAT, NTFS ou UDF). /V:rtulo Especifica o rtulo do volume. /Q Executa uma formatao rpida. Esta opo substitui /P. /C Apenas NTFS: os arquivos criados no volume novo sero compactados por padro. /X Fora primeiro a desmontagem do volume, se necessrio. Todos os identificadores abertos do volume no seriam mais vlidos. /R:reviso Apenas UDF: fora a formatao como uma verso de UDF especfica(1.02, 1.50, 2.00, 2.01, 2.50). A reviso padro 2.01. /D Apenas UDF 2.50: os metadados sero duplicados. /A:tamanho Substitui o tamanho padro da unidade de alocao. Para uso geral, so recomendadas as configuraes padro. O NTFS oferece suporte a 512, 1024, 2048, 4096, 8192, 16 K, 32 K, 64 K. O FAT oferece suporte a 512, 1024, 2048, 4096, 8192,16 K, 32 K, 64 K,(128 K, 256 K para setores > 512 bytes).

Visite: http://scriptbat.blogspot.com.br/

Apostila detalhada de MS-Dos

26

O FAT32 oferece suporte a 512, 1024, 2048, 4096, 8192,16 K, 32 K, 64 K, (128 K, 256 K para setores > 512 bytes). O exFAT oferece suporte a 512, 1024, 2048, 4096, 8192, 16 K, 32 K, 64 K, 128 K, 256 K, 512 K, 1 M, 2 M, 4 M, 8 M, 16 M, 32 M. Os sistemas de arquivos FAT e FAT32 impem as seguintes restries em relao ao nmero de clusters em um volume: FAT: nmero de clusters <= 65526 FAT32: 65526 < nmero de clusters < 4177918 A formatao ser imediatamente interrompida se no for possvel atender aos requisitos acima usando o tamanho de cluster especificado. No h suporte para compactao NTFS em unidades de alocao de tamanho superior a 4096. /F:tamanho Especifica o tamanho do disquete a ser formatado (1.44) /T:trilhas Especifica o nmero de trilhas por lado do disco. /N:setores Especifica o nmero de setores por trilha. /P:etapas Zera todos os setores nas etapas do volume.Esta opo no vlida com /Q /S:state onde "state" "enable" ou "disable" Nomes curtos so habilitados por padro

32. FTYPE
Exibe ou modifica tipos de arquivos usados nas associaes de extenso de arquivo

FTYPE [Tipo_de_arquivo[=[Cadeia_de_caracteres_do_comando_open]]] Tipo_de_arquivo Especifica o tipo de arquivo a ser examinado ou alterado Cadeia_de_caracteres_do_comando_open Especifica o comando open a ser usado ao iniciar arquivos desse tipo. Digite FTYPE sem parmetros para exibir os tipos de arquivos atuais que possuem cadeia de caracteres do comando open definidas. O FTYPE invocado com apenas um tipo de arquivo; ele exibe a cadeia de caracteres do comando open atual para esse tipo de arquivo. Se nada for especificado para a cadeia de caracteres do comando open, o comando FTYPE excluir a cadeia de caracteres do comando open para o tipo de arquivo. Dentro de uma cadeia de caracteres do comando open, %0 ou %1 so substitudos pelo nome de arquivo sendo iniciado por associao. %* obtm todos os parmetros e %2 obtm o primeiro parmetro, %3 o segundo, etc. %~n obtm todos os parmetros restantes iniciados com o ensimo parmetro, onde n pode estar entre 2 e 9, inclusive. Por exemplo: ASSOC .pl=PerlScript FTYPE PerlScript=perl.exe %1 %* permitiria invocar um script Perl como a seguir: script.pl 1 2 3 Para eliminar a necessidade de digitar as extenses, faa o seguinte: defina PATHEXT=.pl;%PATHEXT% e o script poderia ser chamado assim:

Visite: http://scriptbat.blogspot.com.br/

Apostila detalhada de MS-Dos

27

script 1 2 3

33. GOTO
Direciona o cmd.exe para uma linha com um rtulo em um programa em lotes.
GOTO rtulo rtulo Especifica a cadeia de caracteres de texto usada no programa em lotes como um rtulo. Voc deve digitar um rtulo em uma linha iniciada com dois pontos (:). Se as extenses de comando estiverem ativadas, o GOTO ser alterado como a seguir: O comando GOTO agora aceita um rtulo de destino de :EOF que transfere o controle para o final do arquivo de script em lotes atual. Essa uma forma fcil de sair de um arquivo de script em lotes sem definir um rtulo. Digite CALL /? para obter uma descrio das extenses para o comando CALL que tornam este recurso ntil.

34. GPRESULT
Esta ferramenta de linha de comando exibe as informaes do Conjunto de Diretivas Resultante (RSoP)para um computador e um usurio de destino.

GPRESULT [/S sistema [/U nome_usurio [/P [senha]]]] [/SCOPE escopo] [/USER nome_usurio_destino] [/R | /V | /Z] [(/X | /H) <nome_arquivo> [/F]] Lista de Parmetros: /S sistema Especifica o sistema remoto com o qual ser estabelecida a conexo.

/U [domnio\]usurio Especifica o contexto de usurio sob o qual o comando deve ser executado. No pode ser usado com /X, /H. /P [senha] Especifica a senha do contexto de usurio fornecido. Solicita uma entrada, se omitido. No pode ser usado com /X, /H. /SCOPE escopo Especifica se o usurio ou as configuraes do computador precisam ser exibidas. Valores vlidos: "USER", "COMPUTER". /USER [domnio\]usurio Especifica o nome de usurio para o qual os dados RSOP devem ser exibidos. /X <nome de arquivo> Salva o relatrio em formato XML no local e com o nome de arquivo especificado pelo parmetro <nome de arquivo>. (Vlido no Windows Vista SP1 e posterior e Windows Server 2008 e posterior) /H <nome de arquivo> Salva o relatrio em formato HTML no local e com o nome de arquivo especificado por pelo parmetro <nome de arquivo>. (Vlido no Windows Vista SP1 e posterior e Windows Server 2008 e posterior) /F Fora gpresult a substituir o nome de arquivo especificado no comando /X ou /H.

Visite: http://scriptbat.blogspot.com.br/

Apostila detalhada de MS-Dos

28

/R

Exibe dados resumidos de RSoP.

/V Especifica a exibio de informaes detalhadas. As informaes detalhadas fornecem configuraes adicionais detalhadas que foram aplicadas com precedncia 1. /Z Especifica que as informaes superdetalhadas devem ser exibidas. As informaes superdetalhadas fornecem configuraes adicionais detalhadas que foram aplicadas com precedncia 1 e superior. Isso permite ver se uma configurao foi definida em diversos locais. Consulte o tpico da ajuda online sobre Diretiva de Grupo para obter mais informaes. /? Exibe esta mensagem de ajuda.

Exemplos: GPRESULT /R GPRESULT /H GPReport.html GPRESULT /USER nome_usurio_destino /V GPRESULT /S sistema /USER nome_usurio_destino /SCOPE COMPUTER /Z GPRESULT /S sistema /U nome_usurio /P senha /SCOPE USER /V

35. HELP
Fornece informaes de ajuda sobre comandos do Windows.
HELP [comando] comando - exibe informaes de ajuda sobre o comando.

36. IF
Executa o processamento condicional nos programas em lotes.

IF [NOT] ERRORLEVEL nmero comando IF [NOT] cadeia_de_caracteres1==cadeia_de_caracteres2 comando IF [NOT] EXIST nome_de_arquivo comando NOT Especifica que o Windows s deve executar o comando se a condio for falsa.

ERRORLEVEL nmero Especifica uma condio verdadeira se o ltimo programa executado retornar um cdigo de sada igual ou maior que o nmero especificado. cadeia_de_caracteres1==cadeia_de_caracteres2 Especifica uma condio verdadeira se as cadeias de caracteres de texto especificadas forem correspondentes. EXIST nome_de_arquivo Especifica uma condio verdadeira se o nome de arquivo especificado existir. comando Especifica o comando a ser executado se a condio for atendida. O comando pode ser seguido pelo comando ELSE, que executar o comando aps a palavrachave ELSE se a condio especificada for FALSA A clusula ELSE deve ocorrer na mesma linha que o comando aps o IF. Por exemplo:

Visite: http://scriptbat.blogspot.com.br/

Apostila detalhada de MS-Dos

29

IF EXIST nome_de_arquivo. ( del nome_de_arquivo. ) ELSE ( echo nome_de_arquivo. ausente. ) O exemplo a seguir NO funcionaria porque o comando del precisa ser terminado por uma nova linha: IF EXIST nome_de_arquivo. del nome_de_arquivo. ELSE echo nome_de_arquivo. ausente O exemplo a seguir tambm no funcionaria, j que o comando ELSE deve estar na mesma linha que o final do comando IF: IF EXIST nome_de_arquivo. del nome_de_arquivo. ELSE echo nome_de_arquivo. ausente O exemplo a seguir funcionaria se voc desejasse tudo isso em uma linha: IF EXIST nome_de_arquivo. (del nome_de_arquivo.) ELSE echo nome_de_arquivo. ausente Se as extenses de comando estiverem ativadas, o IF ser alterado como a seguir: IF [/I] cadeia de caracteres1 op_comparao cadeia de caracteres2 comando IF CMDEXTVERSION nmero comando IF DEFINED varivel comando onde op_comparao pode ser uma das seguintes: EQU - igual NEQ - diferente LSS - menor que LEQ - menor que ou igual GTR - maior que GEQ - maior que ou igual e a opo /I, se especificada, informa para fazer comparaes de cadeias de caracteres sem diferenciao de maisculas e minsculas. A opo /I tambm pode ser usada na frmula cadeia de caracteres1==cadeia de caracteres2 de IF. Essas comparaes so genricas, pois se cadeia de caracteres1 e cadeia de caracteres2 contiverem todos os dgitos numricos, as cadeias de caracteres sero convertidas em nmeros e ser executada uma comparao numrica. A condicional CMDEXTVERSION funciona como ERRORLEVEL, exceto por comparar com um nmero de verso interno associado s extenses de comandos. A primeira verso 1. Ela ser incrementada em um quando melhoras significativas forem adicionadas s extenses de comandos. A condicional CMDEXTVERSION nunca verdadeira quando as extenses de comandos esto desativadas. A condicional DEFINED funciona como EXISTS, exceto por usar um nome de varivel de ambiente e ser verdadeira se a varivel de ambiente estiver definida. %ERRORLEVEL% expandir para uma representao de cadeia de caracteres do valor atual de ERRORLEVEL, contanto que ainda no exista uma varivel ambiente com o mesmo nome ERRORLEVEL, pois; nesse caso, ser obtido o valor. Aps executar um programa, o exemplo a seguir ilustra o uso ERRORLEVEL: goto resposta%ERRORLEVEL% :resposta0

Visite: http://scriptbat.blogspot.com.br/

Apostila detalhada de MS-Dos

30

echo O programa retornou o cdigo 0 :resposta1 echo O programa retornou o cdigo 1. Tambm possvel usar as comparaes numricas acima: IF %ERRORLEVEL% LEQ 1 goto okay %CMDCMDLINE% expandir para a linha de comando original transferida para CMD.EXE antes de qualquer processamento pelo CMD.EXE, contanto que ainda no haja uma varivel de ambiente com o nome CMDCMDLINE, pois, nesse caso, ser o seu valor. %CMDEXTVERSION% expandir para uma representao da cadeia de caracteres do valor atual de CMDEXTVERSION, contanto que ainda no exista uma varivel de ambiente com o nome CMDEXTVERSION, pois, neste caso, ser obtido seu valor.

37. LABEL
Cria, altera ou exclui o rtulo de volume de um disco.
LABEL [unidade:][rtulo] LABEL [/MP] [volume] [rtulo] unidade: Especifica a letra de uma unidade. rtulo Especifica o rtulo do volume. /MP Especifica que o volume deve ser tratado como um ponto de montagem ou nome de volume. volume Especifica a letra de unidade (seguida de dois-pontos), o ponto de montagem ou o nome de volume. Se o nome de volume for especificado, o sinalizador /MP ser desnecessrio.

38. MD/MKDIR
Cria uma pasta.
MKDIR [unidade:]caminho MD [unidade:]caminho Se as extenses de comando estiverem ativadas, MKDIR ser alterado como a seguir: MKDIR cria quaisquer pastas intermedirias no caminho, se necessrio. Por exemplo, se \a no existisse: mkdir \a\b\c\d seria o mesmo que: mkdir \a chdir \a mkdir b chdir b mkdir c chdir c mkdir d que seria o que voc teria de digitar se as extenses estivessem desativadas.

Visite: http://scriptbat.blogspot.com.br/

Apostila detalhada de MS-Dos

31

39. MKLINK
Cria um link simblico.
MKLINK [[/D] | [/H] | [/J]] Destino do link /D Cria um link simblico de diretrio. Padro um link simblico de arquivo. /H Cria um link real em vez de um link simblico. /J Cria uma Juno de diretrio. Link especifica o nome do novo link simblico. Destino especifica o caminho (relativo ou absoluto) ao qual o novo link se refere.

40. MODE
Configura os dispositivos do sistema.
Porta serial: MODE COMm[:] [BAUD=b] [PARITY=p] [DATA=d] [STOP=s] [to=on|off] [xon=on|off] [odsr=on|off] [octs=on|off] [dtr=on|off|hs] [rts=on|off|hs|tg] [idsr=on|off] Status do dispositivo: Redirecionar impresso: MODE [dispositivo] [/STATUS] MODE LPTn[:]=COMm[:]

Selecionar pgina de cdigo: MODE CON[:] CP SELECT=yyy Status da pgina de cdigo: MODE CON[:] CP [/STATUS] Modo de exibio: Velocidade de repetio: MODE CON[:] [COLS=c] [LINES=n] MODE CON[:] [RATE=r DELAY=d]

41. MORE
Exibe as informaes tela a tela.
MORE [/E [/C] [/P] [/S] [/Tn] [+n]] < [unidade:][caminho]arquivo comando | MORE [/E [/C] [/P] [/S] [/Tn] [+n]] MORE /E [/C] [/P] [/S] [/Tn] [+n] [arquivos] [unidade:][caminho]arquivo Especifica um arquivo para exibir uma tela de cada vez. comando /E /C /P /S /Tn Especifica o comando que ser exibido.

Habilita recursos estendidos Limpa a tela antes de exibir a pgina Expande os caracteres de avano de pgina Compacta mltiplas linhas em branco em uma nica linha Expande as tabulaes para n espaos (padro: 8) Opes podem ser usadas na varivel de ambiente MORE.

+n

Comea exibindo o primeiro arquivo na linha n

Visite: http://scriptbat.blogspot.com.br/

Apostila detalhada de MS-Dos

32

arquivos Lista de arquivos a serem exibidos. Os arquivos da lista esto separados por espaos. Se os recursos estendidos estiverem habilitados, os seguintes comandos sero aceitos no prompt -- More --: Pn Exibir as prximas n linhas Sn Ignorar as prximas n linhas F Exibir o prximo arquivo Q Sair = Exibir o nmero de linha ? Exibir a linha de ajuda <espao> Exibir a prxima pgina <enter> Exibir a prxima linha

42. MOVE
Move e renomeia arquivos e pastas.
Para mover um ou mais arquivos: MOVE [/Y | /-Y] [unidade:][caminho]arquivo1[,...] destino Para renomear uma pasta: MOVE [/Y | /-Y] [unidade:][caminho]pasta1 pasta2 [unidade:][caminho]arquivo1 Especifica o local e o nome do arquivo ou arquivos a serem movidos. destino Especifica o novo local do arquivo. O destino pode consistir em uma letra de unidade e dois- pontos, um nome de pasta ou uma combinao. Se estiver movendo apenas um arquivo, tambm poder incluir um nome de arquivo se desejar renomear o arquivo ao mov-lo. [unidade:][caminho]pasta1 Especifica a pasta a ser renomeada. pasta2 Especifica o novo nome da pasta. /Y destino existente. /-Y destino existente. Suprime o prompt para voc confirmar se deseja substituir um arquivo de Exibe o prompt para voc confirmar se deseja substituir um arquivo de

A opo /Y pode estar presente na varivel de ambiente COPYCMD. Isso pode ser substitudo por /-Y na linha de comando. O padro exibir um prompt nas substituies a menos que o comando MOVE esteja sendo executado em um script em lote.

43. OPENFILES
Permite que um administrador liste ou desconecte arquivos e pastas que foram abertos em um sistema.
OPENFILES /parmetro [argumentos] Lista de parmetros: /Disconnect /Query Desconecta um ou mais arquivos abertos. Exibe arquivos abertos localmente ou por meio de pastas compartilhadas.

Visite: http://scriptbat.blogspot.com.br/

Apostila detalhada de MS-Dos

33

/Local /?

Ativa/desativa a exibio de arquivos locais abertos. Exibe esta mensagem de ajuda.

Exemplos: OPENFILES /Disconnect /? OPENFILES /Query /? OPENFILES /Local /?

44. PATH
Exibe ou define um caminho de pesquisa para arquivos executveis.
PATH [[unidade:]caminho[;...][;%PATH%] PATH ; Digite PATH ; para limpar todas as configuraes de caminhos de pesquisa e instruir cmd.exe a pesquisar apenas na pasta atual. Digite PATH sem parmetros para exibir o caminho atual. A incluso de %PATH% na nova configurao de caminho faz com que o caminho antigo seja acrescentado nova configurao.

45. PAUSE
Pausa o processamento de um programa em lotes e exibe a mensagem
Pressione qualquer tecla para continuar...

46. POPD
Altera para a pasta armazenada pelo comando PUSHD.
POPD Se as extenses de comando estiverem ativadas, o comando POPD excluir qualquer letra de unidade temporria criada pelo PUSHD quando voc usar o POPD para remover essa unidade da pilha de diretrios.

47. PRINT
Imprime um arquivo de texto.
PRINT [/D:dispositivo] [[unidade:][caminho]arquivo[...]] /D:dispositivo Especifica um dispositivo de impresso.

48. PROMPT
Altera o prompt de comando do cmd.exe.

PROMPT [texto]

Visite: http://scriptbat.blogspot.com.br/

Apostila detalhada de MS-Dos

34

texto Especifica um novo prompt de comando. O prompt de comando pode constituir-se de caracteres normais e dos seguintes cdigos especiais: $A $B $C $D $E $F $G $H $L $N $P $Q $S $T $V $_ $$ & ("E" comercial) | (pipe) ( (parntese esquerdo) data atual cdigo de escape (cdigo ASCII 27) ) (parntese direito) > (sinal de maior que) BACKSPACE (elimina o caractere anterior) < (sinal de menor que) unidade atual unidade e caminho atual = (sinal de igual) (espao em branco) hora atual verso do Windows retorno de carro e avano de linha $ (cifro)

Se as extenses de comando estiverem ativadas, o comando PROMPT dar suporte so os seguintes caracteres de formatao adicionais: $+ zero ou mais caracteres de sinal de mais (+) dependendo da profundidade da pilha de diretrios do comando PUSHD, um caractere para cada nvel adicionado. $M Exibe o nome remoto associado letra da unidade atual ou cadeia de caracteres vazia se a unidade atual no for uma unidade de rede.

49. PUSHD
Armazena a pasta atual para uso pelo comando POPD, depois altera para a pasta especificada.
PUSHD [caminho | ..] caminho Especifica a pasta que se tornar a atual.

Se as extenses de comando estiverem ativadas, o comando PUSHD aceitar caminhos de rede alm da letra da unidade e do caminho normais. Se um caminho de rede for especificado, o PUSHD criar uma letra de unidade temporria que aponte para esse recurso de rede especificado e alterar a unidade e pasta atuais, usando a letra da unidade recm definida. As letras de unidades temporrias so alocadas de Z: para baixo, usando a primeira letra de unidade no usada encontrada.

50. RD/RMDIR
Remove (exclui) uma pasta.
RMDIR [/S] [/Q] [unidade:]caminho RD [/S] [/Q] [unidade:]caminho

Visite: http://scriptbat.blogspot.com.br/

Apostila detalhada de MS-Dos

35

/S Remove todas as pastas e arquivos da pasta especificada, alm dela mesma. Utilizado para remover uma rvore de pastas. /Q Modo silencioso. No pede confirmao para remover a rvore de pastas ao se passar o parmetro /S.

51. RECOVER
Recupera as informaes legveis de um disco danificado ou defeituoso.
RECOVER [unidade:][caminho]arquivo Consulte a referncia aos comandos online na Ajuda do Windows antes de usar o comando RECOVER.

52. REM
Registra comentrios em um arquivo em lotes ou no CONFIG.SYS.
REM [comentrio]

53. REN/RENAME
Renomeia um ou mais arquivos.
RENAME [unidade:][caminho]arquivo1 arquivo2. REN [unidade:][caminho]arquivo1 arquivo2. Note que voc no pode especificar uma nova unidade ou caminho para o arquivo de destino.

54. REPLACE
Substitui arquivos.
REPLACE [unidade1:][cam1]arquivo [unidade2:][cam2] [/A] [/P] [/R] [/W] REPLACE [unidade1:][cam1]arquivo [unidade2:][cam2] [/P] [/R] [/S] [/W] [/U] [unidade1:][cam1]arquivo Especifica o(s) arquivo(s) de origem. [unidade2:][cam2] Especifica a pasta onde os arquivos devero ser substitudos. /A Adiciona novos arquivos pasta de destino. No podem ser usados com as opes /S ou /U. /P Pede confirmao antes de substituir um arquivo ou de adicionar um arquivo de origem. /R Substitui arquivos de somente leitura e arquivos sem proteo. /S Substitui arquivos em todas as subpastas da pasta de destino. No pode ser usado com a opo /A. /W Espera um disco ser inserido antes de comear. /U Substitui (atualiza) somente arquivos mais antigos que os arquivos de origem. No pode ser usado com a opo /A.

55. ROBOCOPY
Utilitrio avanado para copiar arquivos e rvores de diretrio
ROBOCOPY origem destino [arquivo [arquivo]...] [opes]

Visite: http://scriptbat.blogspot.com.br/

Apostila detalhada de MS-Dos

36

origem: Diretrio de Origem (unidade:\caminho ou \\servidor\compartilhamento\caminho). destino: Diretrio de Destino (unidade:\caminho ou \\servidor\compartilhamento\caminho). arquivo: Arquivo(s) a serem copiados (nomes/curingas: o padro "*.*"). Opes de cpia : /S: copiar subdiretrios, mas no os vazios. /E: copiar subdiretrios, incluindo os vazios. /LEV:n: copiar somente os nveis superiores da rvore de diretrios de origem. /Z: copiar arquivos no modo reinicivel. /B: copiar arquivos no modo de Backup. /ZB: usar o modo reinicivel; se o acesso for negado, use o modo de Backup. /EFSRAW: copiar todos os arquivos criptografados no modo EFS RAW. /COPY:marca[s]: o que COPIAR para os arquivos (o padro /COPY:DAT). (marcas: D=Dados, A=Atributos, T=Carimbos de Data/Hora). (S=Segurana=ACLs NTFS, O=Informaes do proprietrio, U=Informaes de auditoria). /DCOPY:T: COPIAR Carimbos de Data/Hora do Diretrio. /SEC: copiar arquivos com segurana (equivalente a /COPY:DATS). /COPYALL: COPIAR TODAS as informaes do arquivo (equivalente a /COPY:DATSOU). /NOCOPY: COPIAR NENHUMA informao do arquivo (til com /PURGE). /SECFIX: CORRIGIR a segurana de arquivo em todos os arquivos,mesmo em arquivos ignorados. /TIMFIX: CORRIGIR as horas do arquivo em todos os arquivos, mesmo nos arquivos ignorados. /PURGE: excluir arquivos/diretrios de destino que no existem mais na origem. /MIR: espelhar uma rvore de diretrios (equivalente a /E mais /PURGE). /MOV: MOVer arquivos (excluir da origem aps copiar). /MOVE: MOVER arquivos E diretrios (excluir da origem aps copiar). /A+:[RASHCNET]: adicionar os determinados Atributos aos arquivos copiados. /A-:[RASHCNET]: remover os determinados Atributos dos arquivos copiados. /CREATE: CRIAR rvore de diretrios e arquivos de comprimento nulo somente. /FAT: criar arquivos de destino usando nomes de arquivo FAT 8.3 somente. /256: desativar suporte a caminho muito longo (> 256 caracteres). /MON:n: MONitorar origem; executar novamente quando mais de n alteraes forem vistas. /MOT:m: Monitorar origem; executar novamente em m minutos, se alterado. /RH:hhmm-hhmm: Executar Horas - horas de quando novas cpias podem ser iniciadas. /PF: verificar horas de execuo por arquivo (no por transmisso). /IPG:n: Intervalo entre Pacotes (ms), para liberar largura de banda em linhas de desacelerao. /SL: copia links simblicos versus o destino. /MT[:n]: Fazer cpias multi-thread com n threads (padro 8). n deve ter pelo menos 1 e no ser superior a 128. Esta opo incompatvel com as opes /IPG e /EFSRAW. Redirecione a sada usando a opo /LOG para obter um melhor desempenho. Opes de Seleo de Arquivo : /A: copiar somente os arquivos com o conjunto de atributos de Arquivamento. /M: copiar somente os arquivos com o atributo de Arquivamento e redefini-los. /IA:[RASHCNETO]: Incluir somente arquivos com qualquer um dos conjuntos determinados de Atributos. /XA:[RASHCNETO]: eXcluir arquivos com qualquer um dos conjuntos determinados de Atributos. /XF arquivo [arquivo]...: eXcluir arquivos que correspondem a determinados nomes/caminhos/curingas. /XD dirs [dirs]...: eXclude Diretrios que correspondem a determinados nomes/caminhos. /XC :: eXcluir arquivos alterados. /XN :: eXcluir arquivos mais recentes. /XO :: eXcluir arquivos mais antigos. /XX :: eXcluir arquivos e diretrios eXtra. /XL :: eXcluir arquivos e diretrios solitrios. /IS :: Incluir os mesmos arquivos.

Visite: http://scriptbat.blogspot.com.br/

Apostila detalhada de MS-Dos

37

/IT :: Incluir arquivos ajustados. /MAX:n: tamanho MXimo de arquivo - excluir arquivos maiores que n bytes. /MIN:n: tamanho MNimo de arquivo - excluir arquivos menores que n bytes. /MAXAGE:n: idade de arquivo MXima - excluir arquivos mais antigos que n dias/data. /MINAGE:n: idade de arquivo MNima - excluir arquivos mais recentes que n dias/data. /MAXLAD:n: ltima data de acesso mxima - excluir arquivos no utilizados desde n. /MINLAD:n :: ltima data de acesso mnima - excluir arquivos utilizados desde n. (Se n < 1900, ento n = n dias ou n = data AAAAMMDD). /XJ: eXcluir pontos de Juno. (normalmente includo por padro). /FFT: assumir horas de arquivo FAT (granularidade de 2 segundos). /DST: compensar para diferenas de uma hora de horrio de vero. /XJD: eXcluir pontos de Juno para Diretrios. /XJF: eXcluir pontos de Juno para arquivos. Opes de Repetio : /R:n: nmero de Repeties em cpias com falhas: o padro 1 milho. /W:n: tempo de espera entre as repeties: o padro 30 segundos. /REG: Salve /R:n e /W:n no Registro como configuraes padro. /TBD: aguardar nomes de compartilhamentos a serem definidos (erro de repetio 67). Opes de Log : /L: Listar somente - no copiar, usar carimbo de data/hora ou excluir qualquer arquivo. /X: relatar todos os arquivos eXtra, no apenas os selecionados. /V: produzir sada detalhada, mostrando arquivos ignorados. /TS: incluir carimbo de data/hora no arquivo de origem na sada. /FP: incluir nome de caminho completo de arquivos na sada. /BYTES: Imprimir tamanhos como bytes. /NS: sem tamanho - no registrar tamanhos de arquivo. /NC: sem classe - no registrar classes de arquivo. /NFL: sem lista de arquivos - no registrar nomes de arquivo. /NDL: sem lista de diretrios - no registrar nomes de diretrio. /NP: sem progresso - no exibir percentual copiado. /ETA: mostrar tempo estimado de chegada dos arquivos copiados. /LOG:arquivo: status de sada para arquivos de log (substituir log existente). /LOG+:arquivo: status de sada para arquivos de log (anexar a log existente). /UNILOG:arquivo: status de sada para arquivos de log como UNICODE (substituir log existente). /UNILOG+:arquivo: status de sada para arquivos de log como UNICODE (anexar a log existente). /TEE :: sada para janela de console, assim como arquivo de log. /NJH :: sem descrio de trabalho. /NJS :: sem resumo de trabalho. /UNICODE :: status de sada como UNICODE. Opes de Trabalho : /JOB:trabalho: pegar parmetros do arquivo de trabalho nomeado. /SAVE:trabalho: salvar parmetros no arquivo de trabalho nomeado /QUIT: sair depois de processar a linha de comando (para exibir parmetros). /NOSD: nenhum diretrio de origem especificado. /NODD: nenhum diretrio de destino especificado. /IF: incluir os seguintes arquivos.

56. SET
Exibe, define ou remove variveis de ambiente do cmd.exe.
Visite: http://scriptbat.blogspot.com.br/

Apostila detalhada de MS-Dos

38

SET [varivel=[cadeia_de_caracteres]] varivel Especifica o nome da varivel de ambiente. cadeia_de_caracteres Especifica uma srie de caracteres a serem atribudos varivel. Digite SET sem parmetros para exibir as variveis de ambiente atuais. Se as extenses de comando estiverem ativadas, SET ser alterado como a seguir: O comando SET chamado com apenas um nome de varivel, nenhum sinal de igual ou valor exibir o valor de todas as variveis cujo prefixo corresponda ao nome fornecido ao comando SET. Por exemplo: SET P exibiria todas as variveis comeando com a letra 'P' O comando SET definir o ERRORLEVEL como 1 se o nome da varivel no for encontrado no ambiente atual. O comando SET no permitir que um sinal de igual seja parte do nome de uma varivel. Duas novas opes foram adicionadas ao comando SET: SET /A expresso SET /P varivel=[cadeia_do_prompt] A opo /A especifica que a cadeia de caracteres direita do sinal de igual uma expresso numrica que avaliada. O avaliador da expresso muito simples e d suporte s seguintes operaes, em ordem decrescente de precedncia: () - agrupamento !~- operadores unrios */% - operadores aritmticos +- operadores aritmticos << >> - alternncia lgica & - bit a bit E ^ - bit a bit exclusivo OU | - bit a bit OU = *= /= %= += -= - atribuio &= ^= |= <<= >>= , - separador de expresses Se voc usar qualquer um dos operadores lgicos ou de mdulo, precisar colocar a cadeia de caracteres da expresso entre aspas. Qualquer cadeia de caracteres no numrica na expresso tratada como nomes de varivel de ambiente cujos valores so convertidos para nmeros antes de serem usados. Se um nome de varivel de ambiente for especificado, mas no estiver definido no ambiente atual, ser usado um valor de zero. Isso permite fazer aritmtica com valores de variveis de ambiente, sem ter de digitar todos esses sinais de % para obter os valores. Se SET /A for executado a partir da linha de comando fora de um script de comando, ele exibir o valor final da expresso. O operador de atribuio requer um nome de varivel de ambiente sua esquerda. Os valores numricos so valores decimais, a menos que sejam antecedidos por 0x para nmeros hexadecimais e 0 para nmeros octais. Portanto, 0x12 o mesmo que 18 e o mesmo que 022. Observe que a notao octal pode causar confuso: 08 e 09 no so nmeros vlidos porque 8 e 9 no so dgitos octais vlidos.

Visite: http://scriptbat.blogspot.com.br/

Apostila detalhada de MS-Dos

39

A opo /P permite definir o valor de uma varivel para uma linha de entrada digitada pelo usurio. Exibe a cadeia de caracteres do prompt especificada antes de ler a linha de entrada. A cadeia de caracteres do prompt pode estar vazia. A substituio da varivel de ambiente foi aprimorada da seguinte forma: %PATH:seq1=seq2% expandiria a varivel de ambiente PATH, substituindo cada ocorrncia de "seq1" no resultado expandido por "seq2". "Seq2" pode ser a cadeia de caracteres vazia para excluir efetivamente todas as ocorrncias de "seq1" da sada expandida. "seq1" pode comear com um asterisco e, neste caso, corresponderia a tudo desde o incio da sada expandida at a primeira ocorrncia da parte restante de seq1. Tambm pode especificar subcadeias de caracteres para uma expanso. %PATH:~10,5% expandiria a varivel de ambiente PATH e usaria apenas os 5 caracteres que comeassem no caractere 11 (deslocamento 10) do resultado expandido. Se o comprimento no for especificado, ser padronizado como o restante do valor da varivel. Se qualquer um dos nmeros (deslocamento ou comprimento) for negativo, o nmero usado ser o comprimento do valor da varivel de ambiente adicionado ao deslocamento ou comprimento especificado. %PATH:~-10% extrairia os ltimos 10 da varivel PATH. %PATH:~0,-2% extrairia todos os caracteres da varivel PATH, com exceo dos 2 ltimos. Finalmente, foi adicionado o suporte expanso de variveis de ambiente atrasada. Esse suporte est sempre desativado por padro, mas pode ser ativado/desativado atravs da opo da linha de comando /V do CMD.EXE. Consulte CMD /? A expanso de variveis de ambiente atrasada til para contornar as limitaes da expanso atual que ocorre quando uma linha de texto lida, e no quando executada. O exemplo a seguir demonstra o problema com a expanso de varivel imediata: set VAR=antes if "%VAR%" == "antes" ( set VAR=depois if "%VAR%" == "depois" @echo Se voc ler isto, ter funcionado ) nunca exibiria a mensagem, j que %VAR% em AMBAS as instrues IF substitudo quando a primeira instruo IF lida, pois inclui logicamente o corpo do IF, que uma instruo composta. Portanto, o IF dentro da instruo composta est realmente comparando "antes" com "depois", que nunca ser igual. Da mesma forma, o exemplo a seguir no funcionar como esperado: set LIST= for %i in (*) do set LIST=%LIST% %i echo %LIST% porque NO criar uma lista de arquivos na pasta atual mas, em vez disso, apenas definir a varivel LIST como o ltimo arquivo encontrado. Novamente, isso ocorre porque a %LIST% expandida apenas uma vez quando a instruo FOR lida, e nesse momento a varivel LIST est vazia. Portanto, o loop FOR que est de fato sendo executado :

Visite: http://scriptbat.blogspot.com.br/

Apostila detalhada de MS-Dos

40

for %i in (*) do set LIST= %i que apenas continua definindo LIST como o ltimo arquivo encontrado. A expanso de variveis de ambiente atrasada permite usar um caractere diferente (o ponto de exclamao) para expandir variveis de ambiente no tempo de execuo. Se a expanso de variveis atrasada estiver ativada, os exemplos acima podero ser escritos da seguinte forma para funcionar como o desejado: set VAR=antes if "%VAR%" == "antes" ( set VAR=depois if "!VAR!" == "depois" @echo Se voc ler isto, ter funcionado ) set LIST= for %i in (*) do set LIST=!LIST! %i echo %LIST% Se as extenses de comando estiverem ativadas, haver diversas variveis de ambiente dinmicas que podero ser expandidas, mas que no aparecero na lista de variveis exibida pelo SET. Esses valores de variveis so computados dinamicamente sempre que o valor da varivel expandido. Se o usurio definir explicitamente uma varivel com um desses nomes, essa definio substituir a definio dinmica descrita abaixo: %CD% - expande para a cadeia de caracteres da pasta atual. %DATE% - expande para a data atual usando o mesmo formato que o comando DATE. %TIME% - expande para a hora atual usando o mesmo formato que o comando TIME. %RANDOM% - expande para um nmero decimal aleatrio entre 0 e 32767. %ERRORLEVEL% - expande para o valor ERRORLEVEL atual %CMDEXTVERSION% - expande para o nmero da verso das extenses do processador de comandos atual. %CMDCMDLINE% - expande para a linha de comando original que chamou o processador de comandos. %HIGHESTNUMANODENUMBER% - expande para o nmero de n NUMA mais alto nesta mquina.

57. SETLOCAL
Inicia a localizao das alteraes de ambiente em um arquivo em lotes.
As alteraes de ambiente feitas aps SETLOCAL ser emitido so especficas do arquivo em lotes. ENDLOCAL deve ser emitido para restaurar as configuraes anteriores. Quando o final de um script em lotes alcanado, um ENDLOCAL executado para qualquer comando SETLOCAL pendente emitido por esse script em lotes. SETLOCAL Se as extenses de comando estiverem habilitadas, o SETLOCAL ser alterado como a seguir:

Visite: http://scriptbat.blogspot.com.br/

Apostila detalhada de MS-Dos

41

O comando em lotes SETLOCAL agora aceita argumentos opcionais: ENABLEEXTENSIONS / DISABLEEXTENSIONS habilita ou desabilita as extenses do processador de comandos.Esses argumentos tm precedncia sobre as opes CMD /E:ON or /E:OFF Consulte CMD /? para obter detalhes. ENABLEDELAYEDEXPANSION / DISABLEDELAYEDEXPANSION habilita ou desabilita a expanso da varivel de ambiente atrasada. Esses argumentos tm precedncia sobre as opes CMD /V:ON or /V:OFF. Consulte CMD /? para obter detalhes. Essas modificaes duram at o comando ENDLOCAL correspondente, independentemente da sua configurao anterior ao comando SETLOCAL. O comando SETLOCAL definir o valor ERRORLEVEL se um argumento for fornecido. Ele ser zero se um dos dois argumentos vlidos for fornecido; caso contrrio, ser um. possvel usar esses scripts em lotes para determinar se as extenses esto disponveis usando a seguinte tcnica: VERIFY OTHER 2>nulo SETLOCAL ENABLEEXTENSIONS IF ERRORLEVEL 1 echo No possvel habilitar as extenses Isso funciona porque nas verses mais antigas do CMD.EXE, SETLOCAL NO define o valor ERRORLEVEL. O comando VERIFY com um argumento incorreto inicializa o valor ERRORLEVEL para um valor diferente de zero.

58. SC
um programa de linha de comando usado para comunicao com o Gerenciador de Controle de Servios e os servios.
sc <servidor> [comando] [nome_do_servio] <opo1> <opo2>... A opo <servidor> tem a forma "\\Nome_do_Servidor" Para obter mais ajuda sobre os comandos, digite: "sc [comando]" Comandos: query-----------Consulta o status de um servio ou enumera o status dos tipos de servio. queryex---------Consulta o status estendido de um servio ou enumera o status dos tipos de servio. start-----------Inicia um servio. pause-----------Envia uma solicitao de controle PAUSE para um servio. interrogate-----Envia uma solicitao de controle INTERROGATE para um servio. continue--------Envia uma solicitao de controle CONTINUE para um servio. stop------------Envia uma solicitao STOP para um servio. config----------Altera a configurao de um servio (persistente). description-----Altera a descrio de um servio. failure---------Altera as aes executadas por um servio durante uma falha. failureflag-----Altera o sinalizador de aes de falha de um servio. sidtype---------Altera o tipo de SID de um servio. privs-----------Altera os privilgios necessrios de um servio. qc--------------Consulta as informaes de configurao de um servio. qdescription----Consulta a descrio de um servio. qfailure--------Consulta as aes executadas por um servio durante uma falha. qfailureflag----Consulta o sinalizador de aes de falha de um servio. qsidtype--------Consulta o tipo de SID de um servio. qprivs----------Consulta os privilgios necessrios de um servio. qtriggerinfo----Consulta os parmetros do disparador de um servio. qpreferrednode-Consulta o n NUMA preferencial de um servio.

Visite: http://scriptbat.blogspot.com.br/

Apostila detalhada de MS-Dos

42

delete----------Exclui um servio (do Registro). create----------Cria um servio (adiciona-o ao Registro). control---------Envia um controle para um servio. sdshow----------Exibe o descritor de segurana de um servio. sdset-----------Define o descritor de segurana de um servio. showsid---------Exibe a sequncia de caracteres de SID do servio correspondente a um nome arbitrrio. triggerinfo-----Configura os parmetros do disparador de um servio. preferrednode---Define o n NUMA preferencial de um servio. GetDisplayName-Obtm o DisplayName de um servio. GetKeyName------Obtm o ServiceKeyName de um servio. EnumDepend------Enumera Dependncias de Servio. Os seguintes comandos no exigem um nome de servio: sc <servidor> <comando> <opo> boot------------(ok | bad) Indica se a ltima inicializao deve ser salva como ltima configurao de inicializao vlidas Lock------------Bloqueia o Banco de Dados do Servio QueryLock-------Consulta o LockStatus do Banco de Dados SCManager EXEMPLO: sc start Meu_Servio Deseja obter ajuda sobre os comandos QUERY e QUERYEX? [ s | n ]:

59. SCHTASKS
Permite que um administrador crie, exclua, consulte, altere, execute e termine tarefas agendadas em um sistema local ou remoto.
SCHTASKS /parmetro [argumentos] Lista de parmetros: /Create Cria uma nova tarefa agendada. /Delete Exclui a(s) tarefa(s) agendada(s). /Query Exibe toda(s) a(s) tarefa(s) agendada(s). /Change Altera as propriedades de uma tarefa agendada. /Run Executa a tarefa agendada por demanda. /End Interrompe a tarefa agendada que est em execuo no momento. /ShowSid Mostra o identificador de segurana que corresponde a um nome de tarefa agendada. /? Exibe esta mensagem de ajuda. Examples: SCHTASKS SCHTASKS /? SCHTASKS /Run /? SCHTASKS /End /? SCHTASKS /Create /? SCHTASKS /Delete /? SCHTASKS /Query /? SCHTASKS /Change /? SCHTASKS /ShowSid /?

Visite: http://scriptbat.blogspot.com.br/

Apostila detalhada de MS-Dos

43

60. SHIFT
Altera a posio dos parmetros substituveis em um arquivo em lotes.
SHIFT [/n] Se as extenses de comando estiverem ativadas, o comando SHIFT oferecer suporte opo /n que informa ao comando para iniciar a alternncia no ensimo argumento, onde n pode estar entre zero e oito. Por exemplo: SHIFT /2 alternaria de %3 para %2, de %4 para %3, etc. e deixaria %0 e %1 inalterados.

61. SHUTDOWN
Permite o desligamento local ou remoto adequado do computador

SHUTDOWN [/i | /l | /s | /r | /g | /a | /p | /h | /e] [/f] [/m \\computador][/t xxx][/d [p:]xx:yy [/c "comentrio"]] Sem args Exibir ajuda. o mesmo que digitar /?. /? Exibir ajuda. o mesmo que no digitar nenhuma opo. /i Exibir a interface grfica do usurio (GUI).Esta deve ser a primeira opo. /l Fazer logoff. No deve ser usada com a opo /m ou /d /s Desligar o computador. /r Desligar e reiniciar o computador. /g Desligar e reiniciar o computador. Depois que o sistema for reiniciado, inicie novamente aplicativos registrados. /a Anular um desligamento do sistema. S pode ser usado durante o perodo de tempo limite. /p Desativar computador local sem nenhum tempo limite ou aviso. Pode ser usado com as opes /d e /f. /h Hibernar o computador local. Pode ser usado com a opo /f. /e Documentar o motivo de um encerramento inesperado de um computador. /m \\computer Especificar o computador de destino. /t xxx Definir o perodo de tempo limite antes do desligamento para xxx segundos. O intervalo vlido de 0 a 315360000 (10 anos), com um padro de 30. Se o tempo limite for maior que 0, o parmetro /f ser implcito. /c "comentrio" Comentar o motivo da reinicializao ou do desligamento.Mximo de 512 caracteres permitido. /f Forar o fechamento dos aplicativos em execuo sem avisar os usurios. O parmetro /f implcito quando um valor maior que 0 especificado para o parmetro /t. /d [p|u:]xx:yy Fornea o motivo da reinicializao ou do desligamento. p indica que a reinicializao ou o encerramento planejado. u indica que o motivo definido pelo usurio. Se nem p nem u forem especificados, o reincio ou encerramento no ser planejado. xx o nmero da razo primria (inteiro positivo menor que 256). yy o nmero da razo secundria (inteiro positivo menor que 65536).

Visite: http://scriptbat.blogspot.com.br/

Apostila detalhada de MS-Dos

44

Razes neste computador: (E = Esperado U = Inesperado P = planejado, C = definido pelo cliente)

Tipo
U E EP U E EP E EP E EP P E EP P P P E EP EP E E U U E EP E U U P

Primria
0 0 0 0 1 1 1 1 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 4 4 4 4 4 5 5 5 5 5 6 6 7

Secundria
0 0 0 5 1 1 2 2 2 2 3 4 4 16 17 17 18 18 1 1 2 5 6 15 19 19 19 20 11 12 0

Ttulo
Outro (no planejada) Outro (no planejada) Outro (planejado) Outra falha: o sistema no est respondendo Hardware: manuteno (no planejada) Hardware: manuteno (planejada) Hardware: instalao (no planejada) Hardware: instalao (planejada) Sistema Operacional: Recuperao (Planejada) Sistema Operacional: Recuperao (Planejada) Sistema operacional: atualizao (planejada) Sistema operacional: reconfigurao (no planejada) Sistema operacional: reconfigurao (planejada) Sistema operacional: service pack (planejado) Sistema operacional: hotfix (no planejado) Sistema operacional: hotfix (planejado) Sistema operacional: correo de segurana (no planej) Sistema operacional: correo de segurana (planejada) Aplicativo: manuteno (no planejada) Aplicativo: manuteno (planejada) Aplicativo: instalao (planejada) Aplicativo: sem resposta Aplicativo: instvel Falha do sistema: erro de parada Problema de segurana Problema de segurana Problema de segurana Perda de conectividade de rede (no planejada) Falha de energia: fio desconectado Falha de energia: ambiente Desligamento de API legacy

62. SORT
Classifica a entrada.
SORT [/R] [/+n] [/M kilobytes] [/L localidade] [/REC bytes_de_registro] [[unidade1:][caminho1]nome_de_arquivo1] [/T [unidade2:][caminho2]] [/O [unidade3:][caminho3] nome_de_arquivo3]

/+n Especifica o nmero do caractere n para comear cada comparao. /+3 indica que cada comparao deve comear no terceiro caractere em cada linha. As linhas com menos de n caracteres so agrupadas antes de outras linhas. Por padro, as comparaes comeam no primeiro caractere em cada linha.

/L[OCALE] localidade Substitui a localidade padro do sistema pela especificada. A localidade ""C"" substituda pela sequncia de agrupamento mais rpida e atualmente a nica alternativa. A classificao sempre diferencia maiusculas de minsculas.

Visite: http://scriptbat.blogspot.com.br/

Apostila detalhada de MS-Dos

45

/M[EMORY] kilobytes Especifica a quantidade de memria principal a ser usada para a classificao em kilobytes. O tamanho da memria est sempre restrito ao mnimo de 160 kilobytes. Se o tamanho da memria for especificado a quantidade exata ser usada para a classificao, independentemente da quantidade de memria principal disponvel.

O melhor desempenho geralmente obtido ao no especificar um tamanho de memria. Por padro, a classificao ser feita em uma passagem (sem arquivo temporrio) se couber no tamanho de memria mximo padro; caso contrrio, a classificao ser feita em duas passagens (com os dados parcialmente classificados sendo armazenados em um arquivo temporrio) de forma que as quantidades de memria usadas para ambas as passagens de classificao e mesclagem sejam iguais. O tamanho mximo de memria padro 90% da memria principal disponvel se a entrada e a sada forem arquivos; caso contrrio, ser 45% da memria principal.

/REC[ORD_MAXIMUM] caracteres Especifica o nmero mximo de caracteres em um registro (padro 4096; mximo 65535).

/R[EVERSE] Inverte a ordem de classificao; isto , classifica de Z a A, e depois de 9 a 0.

[unidade1:][caminho1]arquivo1 Especifica o arquivo a ser classificado. Se no for especificado, a entrada padro ser classificada. A especificao do arquivo de entrada mais rpida do que o redirecionamento do mesmo arquivo como entrada padro.

/T[EMPORARY] [unidade2:][caminho2] Especifica o caminho do diretrio onde ser armazenada a classificao, caso os dados no caibam na memria principal. O padro usar um diretrio temporrio do sistema.

/O[UTPUT] [unidade3:][caminho3]arquivo3 Especifica o arquivo onde ser armazenado o resultado da classificao. Se no for especificado, os dados sero gravados na sada padro. A especificao do arquivo de sada mais rpida do que o redirecionamento da sada padro para o mesmo arquivo.

63. START
Inicia uma janela separada para executar um programa ou comando especificado.
START ["title"] [/D path] [/I] [/MIN] [/MAX] [/SEPARATE | /SHARED] [/LOW | /NORMAL | /HIGH | /REALTIME | /ABOVENORMAL | /BELOWNORMAL] [/NODE <n de NUMA>] [/AFFINITY <mscara_afinidade_hexadecimal>] [/WAIT] [/B] [comando/programa] [parmetros]

Visite: http://scriptbat.blogspot.com.br/

Apostila detalhada de MS-Dos

46

"title" Ttulo a ser exibido na barra de ttulos da janela. path Diretrio de incio. B Inicia um aplicativo sem criar nova janela. O aplicativo tem o tratamento de ^C ignorado. A menos que o aplicativo ative o processamento de ^C, o comando ^Break a nica forma de interromper o aplicativo. I O novo ambiente ser o ambiente original transferido para cmd.exe e no o ambiente atual. MIN Inicia a janela minimizada. MAX Inicia a janela maximizada. SEPARATE Inicia um programa do Windows de 16 bits em um espao de memria separado. SHARED Inicia um programa do Windows de 16 bits em um espao de memria compartilhado. LOW Inicia o aplicativo na classe de prioridade IDLE. NORMAL Inicia o aplicativo na classe de prioridade NORMAL. HIGH Inicia o aplicativo na classe de prioridade HIGH. REALTIME Inicia o aplicativo na classe de prioridade REALTIME. ABOVENORMAL Inicia o aplicativo na classe de prioridade ABOVENORMAL. BELOWNORMAL Inicia o aplicativo na classe de prioridade BELOWNORMAL. NODE Especifica o n da Arquitetura de Memria No Uniforme (NUMA) com um inteiro decimal. AFFINITY Especifica a mscara de afinidade do processador com um nmero hexadecimal. O processo est restrito a execuo nesses processadores. A mscara de afinidade interpretada de forma diferente quando /AFFINITY e /NODE so combinados. Especifique a mscara de afinidade se a mscara do processador do n NUMA for deslocada para a direita para comear no bit zero. O processo restrito a execuo nesses processadores em comum entre a mscara de afinidade especificada e o n NUMA. Se no houver processadores em comum, o processo estar restrito a execuo no n NUMA especificado. WAIT Inicia o aplicativo e espera que ele finalize o comando/programa. Se for um comando cmd interno ou um arquivo em lotes, o processador do comando ser executado com a opo /K para cmd.exe. Isso significa que a janela permanecer depois que o comando for executado. Se no for um comando cmd interno nem um arquivo em lotes, ele ser um programa executado como um aplicativo em janela ou um aplicativo em console. parameters So os parmetros transferidos para o comando/programa. OBSERVAO: As opes SEPARATE e SHARED no so suportadas em plataformas de 64 bits. A especificao /NODE permite que sejam criados processos de uma forma que aproveite localidade de memria em sistemas NUMA. Por exemplo, dois processos que se comuniquem pesadamente um com o outro por meio de memria compartilhada podem ser criados para compartilhar o mesmo n NUMA preferencial a fim de minimizar latncias de memria.Eles alocam memria do mesmo n NUMA, quando for possvel, e ficam liberados para executar em processadores fora do n especificado. start /NODE 1 application1.exe start /NODE 1 application2.exe Esses dois processos podem ser ainda mais restringidos para executar em processadores especficos dentro do mesmo n NUMA. No exemplo a seguir, application1 executado nos dois processadores de ordem inferior do n, enquanto application2 executado nos prximos dois processadores do n. Esse exemplo presume que o n especificado tem no mnimo quatro processadores lgicos.Observe que o nmero do n pode ser alterado para qualquer nmero de n vlido para aquele computador sem precisar alterar a mscara de afinidade.

Visite: http://scriptbat.blogspot.com.br/

Apostila detalhada de MS-Dos

47

start /NODE 1 /AFFINITY 0x3 application1.exe start /NODE 1 /AFFINITY 0xc application2.exe Se as extenses de comando estiverem ativadas, a invocao de comando externa atravs da linha de comando ou do comando START ser alterada como a seguir: Arquivos no executveis podem ser chamados atravs de sua associao de arquivos apenas ao digitar o nome do arquivo como um comando. (e.g. WORD.DOC iniciaria o aplicativo associado com a extenso de arquivo .DOC). Consulte os comandos ASSOC e FTYPE para obter informaes sobre como criar essas associaes a partir de um script de comando. Ao executar um aplicativo que seja um aplicativo GUI de 32 bits, o CMD.EXE no espera o aplicativo terminar para voltar ao prompt de comando. Esse novo comportamento NO ocorre se estiver sendo executado a partir de um script de comando. Ao executar uma linha de comando cujo primeiro token seja a cadeia de caracteres "CMD " sem uma extenso ou qualificador de caminhos, o "CMD" substitudo pelo valor da varivel COMSPEC. Isso evita selecionar o * CMD.EXE na pasta atual. Ao executar uma linha de comando cujo primeiro token NO contenha uma extenso, o CMD.EXE usar o valor da varivel de ambiente PATHEXT para determinar quais extenses sero procuradas e em que ordem. O valor padro da varivel PATHEXT : .COM;.EXE;.BAT;.CMD Observe que a sintaxe a mesma da varivel PATH, com ponto-e-vrgula separando os diferentes elementos. Ao procurar por um executvel, se no houver correspondncia em nenhuma extenso, ele verifica se o nome corresponde a um nome de pasta. Se corresponder, o comando START inicia o Explorer nesse caminho. Se for feito a partir da linha de comando, ser o equivalente a fazer CD /D para esse caminho.

64. SUBST
Associa um caminho a uma letra de unidade.
SUBST [unidade1: [unidade2:]caminho] SUBST unidade1: /D unidade1: Especifica a unidade virtual a que se atribui o caminho. [unidade2:]caminho Unidade fsica e caminho que se deseja atribuir a uma unidade virtual. /D Exclui uma unidade substituda (virtual). Digite SUBST sem parmetros para exibir a lista das unidades virtuais atuais.

65. SYSTEMINFO
Esta ferramenta exibe informaes de configurao de sistema para um computador local ou remoto, inclusive nveis de service pack.
SYSTEMINFO [/S sistema [/U usurio [/P [senha]]]] [/FO formato] [/NH]

Visite: http://scriptbat.blogspot.com.br/

Apostila detalhada de MS-Dos

48

Lista de parmetros : /S system

Especifica o sistema remoto ao qual se conectar. Especifica o contexto de usurio em que o comando deve ser

/U [domnio\]usurio executado. /P [senha]

Especifica a senha para o contexto de usurio. Solicita entrada se omitido.

/FO format Especifica o formato em que a sada deve ser exibida. Valores vlidos: "TABLE", "LIST", "CSV". /NH Especifica que o "cabealho de coluna" no deve ser exibido na sada. Vlido apenas para formatos "TABLE" e "CSV" -? Exibe esta mensagem da Ajuda.

Exemplos: SYSTEMINFO SYSTEMINFO /? SYSTEMINFO /S sistema SYSTEMINFO /S sistema /U usurio SYSTEMINFO /S sistema /U domnio\usurio /P senha /FO TABLE SYSTEMINFO /S sistema /FO LIST SYSTEMINFO /S sistema /FO CSV /NH

66. TASKLIST
Esta ferramenta exibe uma lista de aplicativos em execuo no momento em um computador local ou remoto.
TASKLIST [/S sistema [/U nome_usurio [/P [senha]]]] [/M [mdulo] | /SVC | /V] [/FI filtro] [/FO formato] [/NH] Lista de parmetros: /S sistema Especifica o sistema remoto ao qual se conectar. /U [domnio\]usurio Especifica o contexto de usurio em que o comando deve ser executado. /P [senha] Especifica a senha para o usurio. Solicita entrada se omitido.

/M [mdulo] Lista todas as tarefas que esto usando o nome exe/dll. Se o nome do mdulo no for especificado, todos os mdulos carregados so exibidos. /SVC /V /FI filtro filtro. /FO formato Exibe os servios hospedados em cada processo. Exibe informaes detalhadas de tarefa. Exibe um conjunto de tarefas correspondentes a critrios especificados pelo

Especifica o formato da sada. Valores vlidos: "TABLE", "LIST", "CSV".

/NH Especifica que o "cabealho de coluna" no deve ser exibido na sada.Vlido apenas para formatos "TABLE" e "CSV". /? Exibe esta mensagem da Ajuda.

Visite: http://scriptbat.blogspot.com.br/

Apostila detalhada de MS-Dos

49

Filtros: Nome do filtro Operadores vlidos Valor(es) vlidos -------------- --------------------------------------------STATUS eq, ne RUNNING | NOT RESPONDING | UNKNOWN IMAGENAME eq, ne Nome de imagem PID eq, ne, gt, lt, ge, le Valor de PID SESSION eq, ne, gt, lt, ge, le Nmero de sesso SESSIONNAME eq, ne Nome de sesso CPUTIME eq, ne, gt, lt, ge, le Tempo de CPU no formato de hh:mm:ss. hh - horas, mm - minutos, ss - segundos MEMUSAGE eq, ne, gt, lt, ge, le Uso de memria em KB. USERNAME eq, ne Nome de usurio em formato [domnio\]usurio SERVICES eq, ne Nome de servio WINDOWTITLE eq, ne Ttulo de janela MODULES eq, ne Nome de DLL OBS.: No h suporte ao filtro "WINDOWTITLE" quando um computador remoto consultado. Exemplos: TASKLIST TASKLIST /M TASKLIST /V /FO CSV TASKLIST /SVC /FO LIST TASKLIST /M wbem* TASKLIST /S system /FO LIST TASKLIST /S system /U domain\username /FO CSV /NH TASKLIST /S system /U username /P password /FO TABLE /NH TASKLIST -FI "USERNAME ne NT AUTHORITY\SYSTEM" -FI "STATUS eq running"

67. TASKKILL
Esta ferramenta usada para finalizar tarefas por identificao de processo (PID) ou nome de imagem.
TASKKILL [/S sistema [/U usurio [/P [senha]]]] { [/FI filtro] [/PID processid | /IM imagename] } [/T] [/F]

Lista de parmetros: /S system Especifica o sistema remoto ao qual se conectar. /U [domnio\]usurio Especifica o contexto de usurio em que o comando deve ser executado. /P [senha] Especifica a senha para o contexto de usurio. Solicita entrada, caso omitido.

/FI filtro aplica um filtro para selecionar um conjunto de tarefas.Permite que "*" seja usado. Por exemplo: nome_imagem eq acme* /PID processid especifica a PID do processo a ser finalizado.Use TaskList para obter a PID.

/IM imagename Especifica o nome de imagem do processo a ser finalizado. O caractere curinga '*' pode ser usado para especificar todas as tarefas ou nomes de imagem.

Visite: http://scriptbat.blogspot.com.br/

Apostila detalhada de MS-Dos

50

/T /F /?

Finaliza o processo especificado e quaisquer processos filho iniciados por ele. Especifica a finalizao forada do(s) processo(s). Exibe esta mensagem da Ajuda.

Filtro(s): Nome do filtro Operadores vlidos Valor(es) vlido(s) -------------- ----------------------------------------------STATUS eq, ne EM EXECUO | NO RESPONDENDO | DESCONHECIDO IMAGENAME eq, ne Qualquer nome de imagem. PID eq, ne, gt, lt, ge, le Valor de PID. SESSION eq, ne, gt, lt, ge, le Nmero de sesso. CPUTIME eq, ne, gt, lt, ge, le Horrio de CPU no formato de hh:mm:ss. hh - horas, mm - minutos, ss - segundos MEMUSAGE eq, ne, gt, lt, ge, le Uso de memria em KB. USERNAME eq, ne Nome de usurio em formato [domnio\]usurio MODULES eq, ne Nome da DLL SERVICES eq, ne Nome de servio WINDOWTITLE eq, ne Ttulo de janela OBS.: ---1) O caractere curinga '*' para a chave /IM aceito somente quando um filtro aplicado. 2) O encerramento de processos remotos sempre forado (/F). 3) os filtros "WINDOWTITLE" e "STATUS" no so considerados quando um computador remoto especificado. Exemplos: TASKKILL /IM notepad.exe TASKKILL /PID 1230 /PID 1241 /PID 1253 /T TASKKILL /F /IM cmd.exe /T TASKKILL /F /FI "PID ge 1000" /FI "WINDOWTITLE ne untitle*" TASKKILL /F /FI "USERNAME eq NT AUTHORITY\SYSTEM" /IM notepad.exe TASKKILL /S sistema /U domnio\usurio /FI "USERNAME ne NT*" /IM * TASKKILL /S sistema /U usurio /P senha /FI "IMAGENAME eq note*"

68. TIME
Exibe ou define a hora do sistema.
TIME [/T | hora] Digite TIME sem parmetros para exibir a configurao de hora atual e poder digitar a nova hora. Pressione ENTER para manter a hora inalterada. Se as extenses de comando estiverem ativadas, o comando TIME dar suporte opo /T que informa ao comando para exibir apenas a hora atual, sem solicitar uma nova hora.

69. TITLE
Define o ttulo da janela do prompt de comando.
Visite: http://scriptbat.blogspot.com.br/

Apostila detalhada de MS-Dos

51

TITLE [cadeia de caracteres] string Especifica o ttulo da janela do prompt de comando.

70. TREE/TYPE/VER/VERIFY/VOL
1. TREE
Exibe de forma grfica a estrutura de pastas de uma unidade ou caminho.
TREE [unidade:][caminho] [/F] [/A] /F Exibir os nomes dos arquivos de cada pasta. /A Usar ASCII em vez de caracteres estendidos.

2. TYPE
Exibe o contedo de um ou mais arquivos de texto.
TYPE [unidade:][caminho]nomedearquivo

3. VER
Exibe a verso do Windows. VER

4. VERIFY
Faz com que o cmd.exe verifique ou no se seus arquivos foram gravados corretamente no disco.
VERIFY [ON | OFF] Digite VERIFY sem parmetros para exibir a configurao atual de VERIFY.

5. VOL
Exibe o nome e o nmero de srie do disco, caso existam.
VOL [unidade:]

71. XCOPY
Copia arquivos e rvores de diretrios.
XCOPY origem [destino] [/A | /M] [/D[:data]] [/P] [/S [/E]] [/V] [/W] [/C] [/I] [/Q] [/F] [/L] [/G] [/H] [/R] [/T] [/U] [/K] [/N] [/O] [/X] [/Y] [/-Y] [/Z] [/B] [/EXCLUDE:arquivo1[+arquivo2][+arquivo3]...] origem Especifica o(s) arquivo(s) a ser(em) copiado(s). destino Especifica o local e/ou o nome dos novos arquivos.

Visite: http://scriptbat.blogspot.com.br/

Apostila detalhada de MS-Dos

52

/A Copia somente arquivos com o atributo de arquivamento definido; no altera o atributo. /M Copia somente arquivos com o atributo de arquivamento definido; desativa o atributo de arquivamento. /D:m-d-a Copia os arquivos alterados durante ou aps a data especificada. Se no for definida uma data, copia apenas os arquivos cujo tempo de origem seja mais novo do que o tempo de destino. /EXCLUDE:arquivo1[+arquivo2][+arquivo3]... Especifica uma lista de arquivos contendo cadeias de caracteres. Cada cadeia deve estar em uma linha separada nos arquivos. Quando qualquer cadeia corresponder a qualquer parte do caminho absoluto do arquivo a ser copiado, esse arquivo deixar de ser copiado. Por exemplo, especificar uma cadeia de caracteres como \obj\ ou .obj excluir todos os arquivos sob o diretrio obj ou com a extenso .obj, respectivamente. /P Solicita confirmao antes de criar cada arquivo de destino. /S Copia diretrios e subdiretrios, exceto os vazios. /E Copia diretrios e subdiretrios, inclusive os vazios. O mesmo que /S /E. Pode ser usado para modificar /T. /V Verifica o tamanho de cada novo arquivo. /W Solicita que voc pressione uma tecla antes de copiar. /C Continua copiando, mesmo que ocorram erros. /I Se o destino no existir e mais de um arquivo estiver sendo copiado, pressupe que o destino deve ser um diretrio. /Q No exibe os nomes de arquivos ao copiar. /F Exibe os nomes de arquivos de origem e de destino completos ao copiar. /L Exibe arquivos que seriam copiados. /G Permite a cpia de arquivos criptografados para um destino que no oferece suporte a criptografia. /H Copia arquivos ocultos e do sistema tambm. /R Substitui arquivos somente leitura. /T Cria a estrutura de diretrios, mas no copia arquivos. No inclui diretrios ou subdiretrios vazios. /T /E inclui diretrios e subdiretrios vazios. /U Copia apenas os arquivos que j existem no destino. /K Copia atributos. O Xcopy normal redefinir os atributos somente leitura. /N Copia usando os nomes curtos gerados. /O Copia as informaes de ACL e proprietrio do arquivo. /X Copia configuraes de auditoria de arquivo (implica /O). /Y Suprime o prompt para voc confirmar se deseja substituir um arquivo de destino existente. /-Y Exibe o prompt para voc confirmar se deseja substituir um arquivo de destino existente. /Z Copia arquivos de rede no modo reinicivel. /B Copia o prprio Vnculo Simblico, e no o destino do vnculo. /J Copia usando E/S sem buffer. Recomendvel para arquivos muito grandes. A opo /Y pode ser predefinida na varivel de ambiente COPYCMD. Isso pode ser anulado por /-Y na linha de comando.

72. WMIC
Exibe informaes WMI em um comando interativo do shell.
[global switches] <command>

The following global switches are available:

Visite: http://scriptbat.blogspot.com.br/

Apostila detalhada de MS-Dos

53

/NAMESPACE /ROLE /NODE /IMPLEVEL /AUTHLEVEL /LOCALE /PRIVILEGES /TRACE /RECORD /INTERACTIVE /FAILFAST /USER /PASSWORD /OUTPUT /APPEND /AGGREGATE /AUTHORITY /?[:<BRIEF|FULL>]

Path for the namespace the alias operate against. Path for the role containing the alias definitions. Servers the alias will operate against. Client impersonation level. Client authentication level. Language id the client should use. Enable or disable all privileges. Outputs debugging information to stderr. Logs all input commands and output. Sets or resets the interactive mode. Sets or resets the FailFast mode. User to be used during the session. Password to be used for session login. Specifies the mode for output redirection. Specifies the mode for output redirection. Sets or resets aggregate mode. Specifies the <authority type> for the connection. Usage information.

For more information on a specific global switch, type: switch-name /?

The following alias/es are available in the current role: ALIAS BASEBOARD management. BIOS BOOTCONFIG CDROM - Access to the aliases available on the local system - Base board (also known as a motherboard or system board)

- Basic input/output services (BIOS) management. - Boot configuration management. - CD-ROM management. - Computer system management.

COMPUTERSYSTEM

Visite: http://scriptbat.blogspot.com.br/

Apostila detalhada de MS-Dos

54

CPU CSPRODUCT DATAFILE DCOMAPP DESKTOP

- CPU management. - Computer system product information from SMBIOS. - DataFile Management. - DCOM Application management. - User's Desktop management. - Desktop Monitor management. - Device memory addresses management.

DESKTOPMONITOR

DEVICEMEMORYADDRESS DISKDRIVE DISKQUOTA DMACHANNEL ENVIRONMENT FSDIR GROUP IDECONTROLLER IRQ JOB LOADORDER LOGICALDISK LOGON MEMCACHE MEMORYCHIP MEMPHYSICAL NETCLIENT NETLOGIN NETPROTOCOL NETUSE NIC NICCONFIG NTDOMAIN NTEVENT

- Physical disk drive management. - Disk space usage for NTFS volumes. - Direct memory access (DMA) channel management. - System environment settings management. - Filesystem directory entry management. - Group account management. - IDE Controller management.

- Interrupt request line (IRQ) management. - Provides access to the jobs scheduled using the schedule service. - Management of system services that define execution dependencies. - Local storage device management. - LOGON Sessions. - Cache memory management. - Memory chip information. - Computer system's physical memory management. - Network Client management. - Network login information (of a particular user) management. - Protocols (and their network characteristics) management. - Active network connection management. - Network Interface Controller (NIC) management. - Network adapter management. - NT Domain management. - Entries in the NT Event Log.

Visite: http://scriptbat.blogspot.com.br/

Apostila detalhada de MS-Dos

55

NTEVENTLOG

- NT eventlog file management.

ONBOARDDEVICE - Management of common adapter devices built into the motherboard (system board). OS PAGEFILE PAGEFILESET PARTITION PORT - Installed Operating System/s management. - Virtual memory file swapping management. - Page file settings management. - Management of partitioned areas of a physical disk. - I/O port management. - Physical connection ports management. - Printer device management. - Printer device configuration management. - Print job management. - Process management. - Installation package task management. - Quick Fix Engineering. - Setting information for disk quotas on a volume. - Remote Desktop connection permission management. - Remote Desktop connection management on a specific network adapter. - Permissions to a specific Remote Desktop connection. - Turning Remote Desktop listener on or off remotely. - Information that will be gathered from memory when the operating

PORTCONNECTOR PRINTER PRINTERCONFIG PRINTJOB PROCESS PRODUCT QFE QUOTASETTING RDACCOUNT RDNIC RDPERMISSIONS RDTOGGLE RECOVEROS system fails. REGISTRY SCSICONTROLLER SERVER SERVICE SHADOWCOPY SHADOWSTORAGE SHARE

- Computer system registry management. - SCSI Controller management. - Server information management. - Service application management. - Shadow copy management. - Shadow copy storage area management.

- Shared resource management. - Management of the elements of a software product installed on

SOFTWAREELEMENT a system.

Visite: http://scriptbat.blogspot.com.br/

Apostila detalhada de MS-Dos

56

SOFTWAREFEATURE SOUNDDEV

- Management of software product subsets of SoftwareElement. - Sound Device management.

STARTUP - Management of commands that run automatically when users log onto the computer system. SYSACCOUNT SYSDRIVER - System account management. - Management of the system driver for a base service. - Physical system enclosure management.

SYSTEMENCLOSURE

SYSTEMSLOT - Management of physical connection points including ports, slots and peripherals, and proprietary connections points. TAPEDRIVE TEMPERATURE thermometer). TIMEZONE UPS USERACCOUNT VOLTAGE VOLUME - Tape drive management. - Data management of a temperature sensor (electronic

- Time zone data management. - Uninterruptible power supply (UPS) management. - User account management. - Voltage sensor (electronic voltmeter) data management. - Local storage volume management. - Associates the disk quota setting with a specific disk volume. - Per user storage volume quota management.

VOLUMEQUOTASETTING VOLUMEUSERQUOTA WMISET

- WMI service operational parameters management.

For more information on a specific alias, type: alias /?

CLASS PATH

- Escapes to full WMI schema. - Escapes to full WMI object paths.

CONTEXT - Displays the state of all the global switches. QUIT/EXIT - Exits the program.

For more information on CLASS/PATH/CONTEXT, type: (CLASS | PATH | CONTEXT) /?

Visite: http://scriptbat.blogspot.com.br/

Apostila detalhada de MS-Dos

57

Visite: http://scriptbat.blogspot.com.br/

Apostila detalhada de MS-Dos

58

Visite: http://scriptbat.blogspot.com.br/

Apostila detalhada de MS-Dos

59

Visite: http://scriptbat.blogspot.com.br/

Apostila detalhada de MS-Dos

60

Visite: http://scriptbat.blogspot.com.br/

Apostila detalhada de MS-Dos

61

Visite: http://scriptbat.blogspot.com.br/

Apostila detalhada de MS-Dos

62

Visite: http://scriptbat.blogspot.com.br/

Apostila detalhada de MS-Dos

63

Visite: http://scriptbat.blogspot.com.br/

Apostila detalhada de MS-Dos

64

Visite: http://scriptbat.blogspot.com.br/

Vous aimerez peut-être aussi