Vous êtes sur la page 1sur 3

Valor Actual Lquido - VAL

Taxa de actualizao

A determinao desta taxa constitui um factor crtico da poltica de uma empresa, j que ir condicionar a aceitao ou rejeio de intenes de investimento e, logo, influenciar o seu futuro. A Taxa de Actualizao tambm conhecida por custo de oportunidade do capital ou taxa mnima de rendibilidade do projecto. No mais do que a rendibilidade que o investidor exige para implementar um projecto de investimento e ir servir para actualizar os cash flows gerados pelo mesmo. Composio A Taxa de da Actualizao TA = [ ( Taxa constituda 1+T1 ) x ( por 1+T2 ) de trs x componentes ( 1+T3 ) ] Actualizao (taxas): 1

T1 : [Rendimento real] - corresponde remunerao real desejada para os capitais prprios (normalmente utiliza-se a taxa de remunerao real de activos sem risco). T2 : [Prmio de Risco] - consiste no prmio anual de risco. Corresponde taxa dependente da evoluo econmica, financeira, global e sectorial do projecto, bem como ao montante total envolvido no projecto. T3 : [Inflao] taxa de inflao.

Esta componente apenas far parte da taxa de actualizao quando os cash flows do projecto estiverem calculados a preos correntes, isto , com a inflao. Concluindo, a Taxa de Actualizao: deve ser criteriosamente escolhida, de modo a poder corresponder ao mais alto rendimento que se possa conseguir de investimentos alternativos; - aumenta o grau de credibilidade de que o analista necessita para a sua apreciao do projecto; representa, portanto, o valor temporal do dinheiro como custo de oportunidade. Determinao do valor actual lquido:

O mtodo do clculo do VAL tem em conta o valor temporal do dinheiro, pelo que necessrio sujeitar os cash flows a um factor de actualizao (1 + Taxa de Actualizao). Este critrio traduz-se no clculo do somatrio dos cash flows (CFK) anuais, actualizados Taxa de Actualizao (TA):

Um de Ano Anos Ano investimento constitudo de do de por trs partes

projecto distintas:

Investimento; Projecto; Desinvestimento.

O Ano de Investimento corresponde ao ano em que se procede ao investimento necessrio para implementar o projecto (Ex.: compra de equipamentos, compra de terrenos e edifcios, etc.). Os Anos do Projecto correspondem aos anos efectivos de laborao da empresa, ou seja, so os anos em que a

empresa O Ano

de

apresenta Desinvestimento

corresponde

proveitos ao

ano

de

e venda

da

custos. empresa.

Quando um projecto termina, alguns dos bens do investimento realizado (exemplo: edifcios, equipamentos, material de transporte, etc.) mantm algum valor. Torna-se necessrio contabiliz-lo como receita, no fim da vida til do projecto de investimento. Este valor no mais do que a empresa ir receber pela venda do seu imobilizado no final de vida til do projecto. No caso de no existir valor de mercado para um determinado bem, dever considerar-se o seu Valor Residual (valor lquido contabilstico). Valor Quando - Uma - Uma Residual = Valor de Aquisio ao ao Amortizaes valor valor vendido, lquido lquido Acumuladas origina: contabilstico; contabilstico.

um bem do imobilizado mais-valia, quando o valor da venda superior menos-valia, quando o valor da venda inferior

As mais-valias e as menos-valias so consideradas, respectivamente, uma receita ou uma despesa do exerccio em que se originam, sendo o seu saldo, como tal, tributado normalmente pelo imposto sobre o rendimento. IRC Valias = (Valor de Venda Valor Residual) x (Taxa de IRC)

Na prtica, desinveste-se pelo valor de venda no ano aps o fim da sua vida til e, nesse mesmo ano, determinase o IRC gerado pela sua mais ou menos valia. Podemos ento definir o mtodo do VAL atravs da seguinte frmula:

CFk - Cash Flow do perodo K (Inclui a componente de investimento, explorao e desinvestimento) N - Nmero de anos do projecto de investimento (Inclui a componente de investimento, explorao e desinvestimento) TA Taxa de Actualizao

Anlise

do

resultado

do

VAL

VAL > 0 - Estamos perante um projecto economicamente vivel, uma vez que o VAL superior a 0 permite cobrir o investimento inicial, bem como a remunerao mnima exigida pelo investidor (TA), e ainda gerar um excedente financeiro. VAL = 0 - O projecto economicamente vivel, uma vez que permite a completa recuperao do investimento inicial, bem como a obteno mnima exigida pelos investidores (TA). Podemos concluir que um projecto com um VAL = 0 corre srios riscos de se tornar invivel. VAL < 0Estamos perante um projecto economicamente invivel.

Quanto maior for o VAL, maior ser a probabilidade do projecto ser vivel economicamente, j que um VAL positivo significa que as receitas geradas so superiores aos custos. Influncia da Taxa de Actualizao no VAL

Quanto maior for a Taxa de Actualizao, menor ser o VAL, uma vez que estamos a exigir uma maior rendibilidade do projecto de investimento, isto , estamos a ser mais exigentes na rendibilidade que pretendemos obter com a implementao do projecto de investimento. O contrrio tambm verdade, ou seja, quanto menor a Taxa de Actualizao maior ser o VAL.

Efeito Existem -

Fiscal basicamente Mtodo Mtodo Mtodo trs

das mtodos das das das

Amortizaes de amortizao amortizaes amortizaes amortizaes

no do

VAL imobilizado: constantes; progressivas; regressivas.

As amortizaes, sendo consideradas custos no desembolsveis, permitem uma economia fiscal graas reduo da matria colectvel. Cada mtodo de amortizao influenciar de forma diferente o VAL de um mesmo projecto de investimento. prefervel pagar menos impostos no futuro prximo, embora os impostos dos ltimos anos se agravem. Assim, deve amortizar-se to depressa quanto possvel, dentro dos limites impostos pela legislao em vigor. VAL(Regressivas) Preos Constantes > vs. VAL(Constantes) Preos > VAL(Progressivas) Correntes

Existem dois mtodos fundamentais de valorizao das diferentes rubricas dos cash flows previsionais, na avaliao de projectos de investimentos: a preos constantes (sem inflao); a preos correntes (com inflao). Faz-se a avaliao a preos constantes quando se pressupem que os preos relativos dos bens e servios vendidos e comprados no variam ao longo da vida do projecto, isto , todos os preos mantm-se constantes, no havendo, portanto, influncia da taxa de inflao. A anlise a preos constantes aconselhada quando existe uma taxa de inflao reduzida. Avalia-se a preos correntes quando se considera a evoluo real esperada dos preos de todas as rubricas. Assim, h que fazer a previso da inflao em todos os momentos futuros do projecto. A anlise a preos correntes uma tarefa difcil e arriscada. No - os entanto, a preos de deve avaliar-se taxa de algumas rubricas evoluem a a preos inflao taxas diferentes correntes ao longo quando: elevada; dos anos.

A avaliao a preos constantes sobreavalia o projecto, tornando o VAL superior ao de um projecto avaliado a preos correntes. Isto deve-se ao facto da avaliao a preos correntes inflacionar todas as rubricas excepto as amortizaes. VAL (Preos constantes) > VAL (Preos correntes)

Vous aimerez peut-être aussi