Vous êtes sur la page 1sur 11

MANUAL ORIGINAL Instrues bsicas Caractersticas tcnicas 1.Apresentao e descrio 2.Esquemas de montagem 3.Colocao em servio 4.Desembreagem e embreagem 5.

Amarrao 6.Modo de utilizao 7.Finalizao de trabalho e armazenamento 8.Dispositivos de segurana 9.Susbtituio dos fusveis de segurana 10.Cabo 11.Manuteno do equipamento 12.Contra indicaes de uso 13.Avarias de funcionamento 14.Revises regulamentares 15.Modelos de Tifor 16.Acessrios para Tifor TU-8 TU-16 TU-32 T-508D T-516D T-532D

1-Gancho de amarrao 2-Alavanca marcha a frente 3-Alavanca marcha atrs 4-Punho de desembreagem

5-Segurana da desembreagem 6-Entrada do cabo 7-Cabo 8-Alavanca telescpica

INSTRUES BSICAS 1- Antes da utilizao para segurana de manejo e eficcia do aparelho, indispensvel conhecer este manual, e proceder de acordo com as suas indicaes. Este manual deve estar a disposio do utilizador. A LUSOTRACTEL fornecer sempre que seja necessrio outros manuais. 2- Os aparelhos tirfor permitem efetuar operaes, nas quais necessrio garantir uma grande segurana, pelo que, devero assegurar-se de que o operador est capacitado para assumir as exigncias de segurana que estas operaes implicam. 3- Nunca utilizar um aparelho cuja aparncia seja duvidosa, Eliminar qualquer cabo deteriorado. O controle contnuo do estado do aparelho. do cabo e da linga de amarrao, um fator importante de segurana.

4- A tractel/SA no responsvel pelas conseqncias que advenham da desmontagem ou qualquer modificao efetuadas sem o seu controle e principalmente na substituio das peas originais por peas de outra procedncia. 5- Os modelos dos aparelhos indicados nas ilustraes deste manual, s podem ser utilizados para elevao e trao de materiais. Nunca devem ser utilizados para elevao de pessoas. 6- Os aparelhos descritos neste manual, so para utilizar somente na elevao e trao manual e no devem ser motorizados. A LUSOTRACTEI pode fornecer modelos especiais motorizados (TU-16H e TU-32H). 7- Nunca se deve trabalhar com o aparelho com uma carga ou esforo superiores carga mxima prevista. 8- Os aparelhos tirfor descritos neste manual no devem ser utilizados em ambientes explosivos. 9- As empresas ao ordenarem ao seu pessoal um trabalho com aparelhos tirfor, devem aplicar as normas de segurana vigentes. ELEVAO DE PESSOAS E APLICAES ESPECIAIS Para elevao de pessoas e aplicaes especiais. no hesitem consultar os servios tcnicos comerciais de LUSOTRACTEL. ESPECIFICAES MODELO TU-08 T-508D TU-16 T-516D TU-32 Carga mxima t 0,8 0,8 1,6 1,6 3,2 Peso: do aparelho kg 8,4 6,6 18,0 13,5 27,0 da alavanca telescpica kg 1,0 1,0 2,4 2,3 2,4 do cabo standard completo (20 m) kg 6,1 6,1 13,1 13,1 26,6 Peso total do aparelho standard kg 15,5 13,7 33,5 28,9 56,0 Dimenses do aparelho: comprimento mm comprimento c/gancho opcional m altura mm espessura mm alavanca: aberta/fechada cm Cabo original TIRFOR : dimetro mm carga de ruptura garantida daN peso do metro kg Avano do cabo (marcha frente/atrs)**mm 527 _ 265 108 51/77 8,3 4000 0,250 70/76 46/63 420 550 250 99 40/69 660 _ 330 140 68/119 11,5 8000 0,500 56/70 42/57 530 650 315 127 65/115 676 860 330 156 68/119 16,3 16000 1,00 30/48

T-532D 3,2 24,0 2,3 26,6 52,9 620 840 355 130 65/115

18/36

* includas as pontas do cabo. ** avano do cabo carga mxima por percurso completo de ida e volta da alavanca. 1.APRESENTAO E DESCRIO DO APARELHO O TIRFOR um aparelho porttil de trao e elevao com cabo passante que faz as mesmas funes que um cabrestante ou diferencial manual, em grandes variedades de aplicaes com vantagens exclusivas. A sua originalidade. baseia-se no princpio do arrasto do cabo. Em vez de se enrolar num tambor como nos diferenciais ou cabrestantes clssicos, arrastado

de maneira retilnea por duas maxilas da mesma forma que duas mos puxam uma corda. O mecanismo auto- bloqueante . O esforo transmite-se s alavancas de manobra (marcha a frente ou marcha atrs) por meio de uma alavanca telescpica extravel. O aparelho tem previsto um sistema de amarrao: gancho ou cavilho de amarrao segundo o modelo que se pode fixar rapidamente a qualquer ponto que tenha resistncia suficiente. Os aparelhos TIRFOR destinados trao ou elevao de materiais, apresenta-se em duas gamas, cada uma com trs modelos de capacidades distintas : Gama T500-D para uso ocasional, Gama TU para uso intensivo (com segurana de desembraiagem). Cada equipamento tipo standard compe-se de um aparelho uma alavanca telescpica e um cabo especial TIRFOR com um comprimento standard de 20m, equipado com um gancho com patilha de segurana e armazenado em bobine (a pedido fornecemos qualquer comprimento de cabo). Junto com o aparelho entrega-se este manual, o certificado de garantia e a declarao de conformidade CE. IMPORTANTE : Devido ao seu desenho, os aparelhos TIRFOR devem utilizar cabos TIRFOR de fabricaco especial. A TRACTEL/SA, no garante a segurana de funcionamento com cabos diferentes dos cabos TIRFOR. 2. ESQUEMAS DE MONTAGEM As possibilidades de montagem vm indicadas na figura : 2.1, 2.2, 2.3 , 2.4 e 3. As figuras 4 e 5 mostram casos especiais (montagem incorreta, montagem correta). O aparelho pode-se amarrar a um ponto fixo e neste caso, o cabo desloca - se atravs do aparelho (Fig.2. 1, 2-2, 2.3) ou desloca-se o aparelho fixo a carga, estando neste caso o cabo amarrado a um ponto fixo (Fig.2.4). No caso 2.2 a resistncia da roldana e a sua fixao deve ser 2 vezes superior a carga.

N.B. Seja qual for o esquema de montagem e no caso em que o aparelho est ancorado diretamente a um ponto fixo necessrio que se possa alinhar sem problemas na direo da carga ou do esforo. Para tal, aconselha-se a colocao de uma linga de resistncia apropriada entre o ponto de amarrao e o aparelho. Advertncia: Toda a amarrao que requeira um clculo de foras aplicadas, deve ser controlada de maneira especial por um tcnico competente. Em

trabalhos, tais como, a orientao da queda de uma rvore, o operrio deve colocar se fora da zona de perigo, fazendo passar o cabo por uma ou varias roldanas de reenvio.

incorreto

A capacidade do aparelho pode multiplicar-se consideravelmente com o mesmo esforo do operrio empregando roldanas de reenvio (ver 6. Embrear o aparelho com a ajuda do punho de exemplos de esquemas na Fig. 6.1 e 6.2). desembreagem (ver capitulo'desembreagem/ O aumento da capacidade indicada. reduz-se segundo o rendimento das roldanas. O dimetro das roldanas utilizadas deve ser igual ponto fixo (ver no mnimo a 18 vezes o dimetro do cabo (ver capitulo 'amarrao') norma aplicvel, se necessrio). Se trata de uma montagem diferente das descritas neste manual, consultar LUSOTRACTEL ou um especialista competente antes de a executar.

3. COLOCAO EM SERVIO N B. Recomenda-se o uso de luvas de proteo para manipular o cabo. 1. Desenrolar o cabo evitando a sua toro e a formao de coxas. 2. Desembrear o mecanismo do aparelho (ver captulo desembreagem e embreagem). 3. introduzir o cabo pelo orifcio do aparelho situado no extremo oposto ao sistema de ancoragem (gancho ou cavilho de amarrao). 4. Empurrar o cabo atravs do aparelho facilitando o movimento, se necessrio manobrando a alavanca de marcha a frente. 5 Quando o cabo aparecer do lado do sistema de ancoragem, faze-lo passar, puxando com a mo at ao ponto desejado. 6. Embrear o aparelho com a ajuda do punho fixo de desembreagem (ver capitulo "desembreagem/embreagem"). 7. Ancorar o TIRFOR ou o cabo a um ponto fixo (ver capitulo "amarrao) tendo a precauo de bloquear o sistema de amarrao, gancho ou cavilho de amarrao segundo o modelo. 8. Esticar a alavanca telescpica (Fig. 1) at que a mola de bloqueio entre no orifcio previsto.

Fazer girar, se necessrio, as duas sees da alavanca uma sobre a outra, para fazer coincidir a mola com o orifcio. 9. Encaixar ao mximo a alavanca telescpica sobre a alavanca de manobra pretendida (marcha frente ou marcha atrs) e bloquear por meio de movimento de rotao (1/2 volta aproximadamente). Realizadas estas operaes, o aparelho est pronto para funcionar. Sempre que a carga esteja corretamente amarrada ao aparelho ou ao cabo (ver captulo amarrao e esquema de montagem). Se o cabo se fixa a um ponto elevado, a amarrao deve fazer-se antes das outras operaes. 4. EMBREAGEM E DESEMBREAGEM Cada aparelho provido de um punho (4) que possibilita desembrear o mecanismo de arrasto mediante uma manobra que s se deve realizar sem carga. O punho de desembreagem tem pois duas posies possveis (ver fig. 4.1,4.2 e 4.3 ). desembreado e embreado. N.B. Quando no se utilizar o aparelho, recomenda se que se coloque o punho de desembreagem na posio de embreado. lsto obriga a desembrear o aparelho para introduzir o cabo. 4.1. TU-8 ou TU-16 Desembrear :

1. Pressionar a fundo o tirante de bloqueio (5) e empurrar para cima o punho de desembreagem. 2. Soltar o tirante e continuar o movimento at o punho de desembreagem se prender. O aparelho est desembreado. Embrear:

1. Empurrar um pouco mais o punho de desembreagem no mesmo sentido antes descrito. 2. Pressionar o tirante de bloqueio, soltar o punho de desembreagem, que volta posio de embreado por efeito da mola. 4.2. TU-32

Apoiar a extremidade de amarrao do aparelho num ponto. Desembrear 1. Pressionar o tirante de bloqueio (5) e empurrar o punho de desembreagem ao mximo. 2. Soltar o tirante e continuar o movimento at o punho de desembreagem se prender, o aparelho est desembreado. Embrear : 1. Empurrar o punho de embreagem ao mximo. 2. Pressionar o tirante de bloqueio, soltar o punho de desernbreagem, que volta a posio de embreado por ao da mola. 4.3. Srie T-500D Apoiar a extremidade de amarrao do aparelho num ponto. Desembrear Girar a manete de bloqueio (5) e empurrar o punho de desembreagem (4) at se fixar na posio de desembrear, levantando-a ligeiramente no final do movimento. Soltar a manete de bloqueio. Embrear:

1. Girar a manete de bloqueio. 2.Empurrar o punho de desembreagem verticalmente para baixo e deixar que volte a posio de embreado por ao da mola. Soltar a manete de bloqueio. 5-AMARRAO . Uma amarrao defeituosa pode originar um acidente grave. O utilizador deve verificar sempre, antes do trabalho, que o ponto ou pontos de amarrao do aparelho ou do cabo tenham uma resistncia suficiente para o esforo previsto (elevao ou trao). Recomenda-se a amarrao dos aparelhos TIRFOR ou da carga, com uma linga de capacidade apropriada. No se deve utilizar o cabo do aparelho como linga, fazendo-o passar volta de um material e fixando-o com o gancho.

O elemento de amarrao dos modelos TU 8 e TU 16 um gancho equipado com patilha de segurana. A amarrao deve ser sempre efetuada de maneira a que

a patilha de segurana fique corretamente posicionada na posio de fechada, na ponta do gancho.

As mesmas recomendaes servem para o gancho do cabo. Os aparelhos TU-32 e T-500D amarram- se por meio de um cavilho extravel que atravessa as orelhas do crter (Fig. 3 e 4) bloqueado por meio de um perno com anilha elstica de segurana com duas posies, aberto e fechado (Fig. 5 e 6).

Como opo, existem vrios modelos de ganchos adaptveis aos cavilhes de amarrao para todos os modelos T-500D e para modelo TU-32. Para realizar a amarrao, com cavilho de amarrao, proceder do seguinte modo: 1. Fazer girar a anilha elstica do perne do cavilho para a posio aberto. 2. Retirar o perne do cavilho. 3. Retirar o cavilho. 4. Colocar a linga de amarrao entre as orelhas do crter. 5. Introduzir o cavilho atravs das orelhas do crter. 6. Colocar o perne no orifcio da extremidade do cavilho. 7. Fazer girar a anilha elstica de segurana do perne de modo a fechar-se sobre o cavilho impedindo assim a sada do perne.

Advertncia : indispensvel para o funcionamento seguro do aparelho, verificar antes de colocar em carga, que os elementos de amarrao ou gancho estejam colocados de forma correta (patilha de segurana no caso do gancho - Fig.2). 6. MODO DE UTILIZAO A utilizao do tirfor muito simples e realiza-se acionando a alavanca telescpica com um movimento de vai e vem cuja amplitude varia segundo as possibilidades do operrio. Se interrompe o acionamento atua o auto bloqueamento das maxilas sobre o cabo, ficando a carga repartida de maneira igual entre ambas, que permanecem assim em bloqueamento contnuo. Os movimentos das alavancas de marcha a frente e marcha atrs tem um duplo efeito e a carga desloca se por cada movimento das alavancas num ou noutro sentido a cada movimento da alavanca telescpica. 7. FINALIZAO DO TRABALHO E ARMAZENAMENTO indispensvel libertar a carga do aparelho antes de o desembrear. Para tal, acione a alavanca de marcha atrs, at que o cabo fique sem tenso. Retirar a alavanca telescpica da alavanca de marcha onde est colocado, rodando-a para desbloquear. Recolha o telescpico. Desembrear o aparelho e realizar as operaes de colocao em servio por ordem inversa embrear novamente o aparelho antes de armazenar: Guardar o aparelho e o cabo em lugar seco, protegido da intemprie. O cabo deve ser enrolado na bobine. Antes de o enrolar, recomenda-se inspeo e limpeza com um trapo e lubrificao. 8- DISPOSITIVOS DE SEGURANA 8. 1. Limitadores de sobrecarga Todos os modelos dispem do um sistema de fusveis de segurana degolveis. Com carga excessiva um ou vrios fusveis (segundo o modelo) situados na alavanca de marcha a frente. degolam-se, tornando impossvel o acionamento, no Obstante a alavanca de marcha atrs Permanece operacional para descer ou libertar a carga. 8.2. Segurana de desembreagem Os modelos TU e T-5OOD Possuem um sistema de desembreagem, chamado "a duas mos" que Obriga a realizao de uma manobra especial Para desembrear o aparelho, Ver captulo 'desembrear e embrear'. 9. SUBSTITUIO DE FUSVEIS DE SEGURANA Nas figuras 1,2,3 e 4 pode ver se onde esto colocados os fusveis de segurana dos vrios modelos. Os fusveis de substituio encontram-se na alavanca de marcha a frente nos TU-8 e TU-16 e dentro dos Punhos de desernbreagem nos outros Modelos (retirar o tampo de plstico). Retirar os fusveis degolados. Nos modelos TU-8 e TU- 16 retirar em Primeiro lugar a alavanca de marcha frente do veio com um saca. Limpar os furos dos fusveis, Colocar a alavanca de marcha atrs no veio, se trata de TU-8 ou TU- 16, fazer coincidir as metades dos furos do veio com os da alavanca. (Fig. 1 e 2). Introduzir at ao mximo os fusveis em cada furo com golpes suaves de martelo, depois de se ter feito coincidir as duas Partes (superiores e inferiores) da alavanca, se tratar de um modelo T-500D ou TU-32.

Advertncia: Nunca substituir os fusveis por outras peas que no sejam os fusveis tifor do mesmo modelo. Antes de reiniciar o trabalho Com o aparelho, convm que se elimine a sobrecarga que causou o degolar dos fusveis Se necessrio fora nominal com roldanas e a substituio dos fusveis sobressalentes Para evitar interrupes de trabalhos prolongadas. 10. CABO Para ter garantia de segurana de funcionamento dos aparelhos tirfor, essencial utilizar exclusivamente cabo tirfor fabricado especialmente para estes aparelhos. Os cabos tirfor tm um dos cordes de cor roxa. visvel quando novos. Numa das extremidades. o cabo leva um gancho de segurana montado dentro de um olhal equipado com sapatilha e fechado por manga prensada (ver Fig. 21). A outra extremidade do cabo termina numa ponta soldada por fuso e batida (ver Fig. 22).

O bom estado do cabo e do aparelho so garantia de segurana. , pois, necessrio cuidar do estado do cabo, tendo par o efeito que o limpar e lubrificar com um trapo embebido em leo ou massa. Evitar massas ou leos que contenham bisulfureto de molibdeno ou aditivos grafitados. Controle visual do cabo. O cabo deve ser controlado diariamente quando se utiliza para poder detectar possveis indcios de deteriorao (deformao, ruptura de fios (ex. Fig. 23). Se detectar uma evidente deteriorao, fazer a pessoa competente verificar o cabo. Os cabos que por desgaste tenham diminudo o seu dimetro em 10% devem ser eliminados (medir como se indica na Fig. 24).

IMPORTANTE: Recomenda-se especialmente em caso de elevao, que o comprimento do cabo seja superior ao do percurso a efetuar. Prever, no mnimo, um metro de cabo suplementar que deve ultrapassar o crter do aparelho pelo lado da amarrao. Na elevao e descida de cargas com cabos de grande comprimento, tem que se evitar a rotao das mesmas, para que o cabo no se abra (destora). Nunca deixar que um cabo em tenso roce num obstculo e utilizar somente roldanas de dimetro adequado. Nunca deixar o cabo exposto a uma temperatura superior a 100 nem aos efeitos de agentes mecnicos ou qumicos. 11. MANUTENAO DO APARELHO A manuteno do aparelho consiste na sua limpeza e lubrificao, pelo que devero proceder a uma reviso peridica (pelo menos uma vez por ano) nas nossas oficinas. No utilizar leos e massas que contenham bisulfureto de molibdeno e aditivos grafilados. Para limpar o aparelho mergulh-lo totalmente num banho dissolvente, tal como, petrleo, gasolina, lcool puro nunca mergulha-lo em acetona e derivados, triclorotileno e derivados. Aps esta operao, sacud-lo para permitir a sada de lamas e outros corpos estranhos. Dar a volta ao aparelho para que a sujeira saia atravs das aberturas das alavancas. Escorrer e deixar secar. Em seguida indispensvel lubrificar abundantemente o mecanismo. utilizando leo tipo SAE90, 120, nas aberturas do crter e pelo orifcio especial de lubrificao dos aparelhos TU-8 e TU-16. Antes de uma futura utilizao e sem carga. desembrear o aparelho e acionar as alavancas de maneira a facilitar a penetrao do leo em todo o mecanismo. N.B.: No nos devemos preocupar por um excesso de lubrificao do aparelho. Todo o aparelho cujo crter oferea sinais de golpes ou deformaes, ou cujo gancho (nos modelos TU-8 ou TU-16) esteja deformado deve ser enviado para reparao a um agente autorizado TRACTEL. 12. CONTRA INDICAES Para uma total garantia de segurana, devem utilizar-se os aparelhos tirfor de acordo com as regras contidas neste manual. De qualquer modo deve advertir-se o operador sobre as ms utilizaes a seguir indicadas. No e permitido: utilizar para elevao de pessoas os aparelhos mencionados neste manual; motoriz-los; utilizar os aparelhos tirfor para cargas superiores a sua carga nominal; utiliz-los para trabalhos que no sejam, os previstos; acionar o punho de desembreagem com o aparelho em carga; obstruir o normal deslocamento da alavanca de marcha atrs ou frente ou do punho de desembreagem; acionar ao mesmo tempo a alavanca de marcha a frente atrs; utilizar qualquer outro meio de acionamento que no seja a alavanca telescpica de origem; substituir os fusveis de segurana de origem por outros que no sejam fusveis tirtor de cada modelo; fixar o aparelho a outros meios que no seja o seu dispositivo de amarrao; bloquear o aparelho numa posio fixa ou impedir o seu alinhamento na direo da carga; utilizar o cabo do aparelho como linga; aplicar uma carga na extremidade do cabo que sai do lado da amarrao; pancadas nos elementos de comando; acionar a alavanca de marcha a frente at que a manga de cravao do gancho toque no anel de entrada do crter; acionar a alavanca de marcha atrs at que a extremidade do cabo se aproxime demasiado do anel de entrada do crter.

13. AVARIAS 1) Se a alavanca de marcha a frente girar livremente sobre o seu veio sem acionar o mecanismo, significa que os fusveis de segurana se degolaram por sobrecarga. 2) Bombagem: A falta de lubrificao no mecanismo origina (sem perigo) um fenmeno a que chamamos bombagem, que se verifica em marcha a frente. O cabo ou o aparelho (depende do sistema de montagem) sobe ou baixa uns centmetros sem avanar. Lubrificando o aparelho, cessa o fenmeno. Se for necessrio acionar a marcha atrs para facilitar a lubrificao das peas. 3) Estices: Em marcha atrs pode ocorrer um fenmeno de estico tambm originado por falta de lubrificao. Proceder da mesma forma que no item anterior. 4) Bloqueio: Se o cabo ficar bloqueado dentro do aparelho, por causa de um troo deteriorado no interior deste, deve se interromper de imediato o trabalho. Neste caso, atar a carga a outro mecanismo que reuna as condies regulamentares de segurana e retirar o aparelho desembreando-o sem carga. Em ultimo caso, quando no for possvel efetuar esta operao, enviar o aparelho e o cabo para reparao, a um agente autorizado TRACTEL. 14. NORMAS: Todas as empresas que trabalhem com aparelhos TIRFOR devem aplicar as normas de segurana vigentes. Modelos de aparelhos Tifor

Acessrios para aparelhos Tifor

Vous aimerez peut-être aussi