Vous êtes sur la page 1sur 12

Sustentabilidade

Prof. Dr. Marcelo Flrio


Projetos Socioambientais para o Planeta

Projetos Socioambientais para o Planeta


Introduo Apesar da destruio e depredao do meio ambiente no planeta, h projetos socioambientais definidos por indivduos e empresas que se preocupam com o bem-estar e o futuro do mundo. So pessoas e prticas empresariais que planejam e empreendem projetos sustentveis, demonstrando uma viso ampla de sua atuao, respectivamente, como ser humano e empresa no mundo e que lutam por uma terra preservada, conservada e habitvel em suas atividades dirias.

Projetos Uma das personalidades que chama a ateno do mundo com seus projetos socioambientais sustentveis a queniana Wangari Maathai. Ela ganhou o prmio Nobel da Paz, em 2005, ao criar o Movimento Cinturo Verde. Seu objetivo era recrutar mulheres pobres para reflorestar o seu pas, o Qunia, que sofre com o desflorestamento acelerado e que causado pela necessidade de lenha. Esse desflorestamento acabava por danificar o solo, a biodiversidade, os rios e os animais. O seu projeto promoveu o plantio de 30 milhes de mudas de rvores, de modo a reforar o princpio do desenvolvimento sustentvel que o ganho econmico com benefcios ambientais: frente do Cinturo Verde, desde 1992 a doutora Maathai formou 10 mil pessoas em cursos de capacitao. Criou tambm a Rede Africana Verde, que disseminou suas prticas pelo continente, formando lideranas em 15 pases africanos (Trigueiro, 2005, p. 255).

Projetos Socioambientais para o Planeta

Universidade Anhembi Morumbi

O reaparecimento das florestas na frica evitou o aumento de pobreza, misria e violncia no cotidiano. A inteno de Maathai : Mais do que simplesmente proteger o meio ambiente que existe, assegurar e fortalecer a prpria base para o desenvolvimento ecologicamente sustentvel. Outra personalidade que planeja e executa projetos socioambientais sustentveis o fotgrafo brasileiro Sebastio Salgado, que tambm tem um vis social em seu trabalho e uma forte preocupao com o meio ambiente. No incio dos anos 90, ele resolveu comprar a fazenda de Aimors de seu pai e investir no reflorestamento da rea. Foi o comeo de muitos outros projetos sociais. A fazenda Bulco que tinha apenas um curral passou a investir em refeitrios, salas de aula, bibliotecas e, assim, as escolas da regio enviam seus alunos para verificar que o projeto de reflorestamento conseguiu recuperar a biodiversidade da regio: Sebastio Salgado assinou um documento transformando a Fazenda Bulco numa Reserva Particular do Patrimnio Natural (RPPN), uma das 70 institudas pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF) de Minas Gerais - em nvel federal o IBAMA j licenciou 403 RPPNs - e que trazem uma caracterstica importante: so propriedades particulares em que o dono se compromete a no agravar a devastao. Sero reas protegidas para sempre, e a no tem filho, no tem neto, no tem herdeiro que no futuro queira mudar isso em cartrio (idem, p. 167). Com a ajuda de doaes internacionais, foi construdo o nico cinema de Aimors, que fica na fazenda e utilizado tambm como teatro e no so cobrados ingressos. So oferecidos tambm cursos de recuperao ambiental para agricultores aprenderem a explorar a terra sem devast-la, aprendendo a usar seus nutrientes. So aproximadamente 3 mil pessoas dos 64 municpios da regio, que se beneficiam dos cursos na fazenda (ibidem, p. 168).

Projetos Socioambientais para o Planeta

Universidade Anhembi Morumbi

Reserva Particular do Patrimnio Natural (RPPN) Para ler e refletir RPPN - A Reserva Particular do Patrimnio Natural (RPPN) uma unidade de conservao do Sistema Nacional de Unidades de Conservao (SNUC) e sua rea privada tem o objetivo de conservar a diversidade biolgica. Nessa rea s pode ser permitida a pesquisa cientfica e pesquisa recreativa, turstica e educacional com a elaborao de um projeto da gesto da unidade. Sua criao um ato voluntrio do proprietrio que decide construir suas terras ou parte delas em uma RPPN. Um proprietrio da rea de RPPN tem os seguintes benefcios: preservao do direito de propriedade; iseno do Imposto sobre Propriedade Territorial Rural; prioridade na anlise de projetos pelo Fundo do Meio Ambiente; preferncia na anlise de pedidos de concesso de crdito agrcola; possibilidades de cooperao com entidades privadas e pblicas na gesto. O Sistema Nacional de Unidades de Conservao da Natureza (SNUC) foi institudo pela lei n. 9.985, de 18 de julho de 2000. Pela lei, a unidade de conservao foi definida como: o espao territorial e seus recursos ambientais, incluindo as guas jurisdicionais, com caractersticas relevantes, legalmente institudo pelo poder pblico, com objetivos de conservao e limites definidos, sob regime especial de administrao, ao qual se aplicam garantias adequadas de proteo.

Projetos Socioambientais para o Planeta

Universidade Anhembi Morumbi

Sistema Nacional de Unidades de Conservao da Natureza (SNUC) O SNUC (Sistema Nacional de Unidades de Conservao da Natureza) tem os seguintes objetivos (ibidem, p. 159): Contribuir para a manuteno da diversidade biolgica e dos recursos genticos no territrio nacional e nas guas jurisdicionais; Proteger as espcies ameaadas de extino no mbito regional e nacional; Contribuir para a preservao e a restaurao da diversidade de ecossistemas naturais; Promover o desenvolvimento sustentvel a partir dos recursos naturais; Promover a utilizao dos princpios e prticas de conservao da natureza no processo de desenvolvimento; Proteger paisagens naturais pouco alteradas e de notvel beleza cnica; Proteger as caractersticas relevantes de natureza geolgica, geomorfolgica, espeleolgica, arqueolgica, paleontolgica e cultural; Proteger e recuperar recursos hdricos; Recuperar ou restaurar ecossistemas degradados; Proporcionar meios e incentivos para atividades de pesquisa cientfica, estudos e monitoramento ambiental; Valorizar econmica e socialmente a diversidade biolgica; Favorecer condies e promover a educao e interpretao ambiental, a recreao em contato com a natureza e o turismo ecolgico; Proteger os recursos naturais necessrios subsistncia de populaes tradicionais, respeitando e valorizando seu conhecimento e sua cultura e promovendo-as social e economicamente.

Projetos Socioambientais para o Planeta

Universidade Anhembi Morumbi

Destaque Pode-se destacar tambm o trabalho de Roque Pereira, um artista brasileiro de Pirenpolis, Gois, que h 14 anos que faz arte sustentvel ao explorar madeiras que no so aproveitadas comercialmente. Segundo o prprio Roque Pereria: As nicas madeiras que me interessam so as mortas, as que j sofreram todas as intempries. Ou ento aqueles restos de madeira que a indstria moveleira - que aproveita s 20% de uma rvore e joga fora 80% - larga por a. Esse o tipo de madeira que eu gosto de trabalhar. Tenho trabalhado com angico, jacarand, peroba, canela-de-grota, jatob, todo tipo de rvore que tem na Mata Atlntica, no Amazonas. Quase todas as rvores se repetem aqui no Cerrado, s que um pouco menores, meio tortas, mas nem assim elas deixam de ser excelentes para qualquer tipo de construo (ibidem, p. 164). Roque Pereira diz que se o Brasil passasse a gostar desse estilo de mvel, o mundo no exterminaria mais nenhuma mata, porque ao trabalhar com o que sobra, no se est derrubando rvores. Ainda segundo ele: E quando a gente acabar com todos os resduos, talvez a gente j tenha a conscincia de racionalizar a retirada da madeira para utilidade do homem. Ns no podemos dizer que o homem no pode usar aquilo que um legado da natureza. Mas o uso no pode ser dessa maneira como est sendo feito tem de ser de uma maneira mais racional (ibidem, p. 166). Seguindo essa linha de raciocnio, o grande desafio para o ser humano desenvolver um design que se adque s prticas de sustentabilidade, como a proposta de Roque Pereira. Nesse sentido, McDonough escreveu junto com os designers do mundo o texto Princpios de Hanover, lanado em 1992, com nove regras de fundamento do Ecodesign; to importante para o futuro do planeta (Laville, 2009, p.209-210). So elas: 1. Reconhecer humanidade e natureza o direito de coexistir em condies que favoream a sade, a realizao, a diversidade e o desenvolvimento sustentvel.

Projetos Socioambientais para o Planeta

Universidade Anhembi Morumbi

2. Aceitar a dependncia entre o homem e a natureza: os produtos do design e da criao humana interagem com o mundo natural e dele dependem. Geram grandes e variados impactos em todas as etapas de seu ciclo de vida. Portanto, preciso que o design leve em considerao seus prprios impactos, mesmo os indiretos e distantes. 3. Respeitar as relaes entre esprito e matria. Considerar cada aspecto de cada atividade humana, inclusive a arquitetura, a indstria e o comrcio, tendo em mente o elo existente entre a conscincia material e a conscincia espiritual. 4. Aceitar responder pelas consequncias do design sobre o bem-estar dos homens, a viabilidade dos ecossistemas naturais e a necessria coexistncia dos dois. 5. Criar objetos confiveis e seguros, cujo valor se revela na durao. No impor s geraes futuras o fardo da manuteno ou da vigilncia quanto aos perigos de produtos concebidos por ns sem preocupao com seus efeitos longo prazo. 6. Eliminar o prprio conceito de resduo. Avaliar e otimizar o ciclo de vida global de nossos produtos e servios de maneira que se aproximem o mximo possvel dos ecossistemas naturais, em que no existem resduos. 7. Recorrer o mximo possvel a fontes de energia naturais. O design humano deveria, como o mundo vivo, retirar sua fora criativa da energia solar, perpetuamente disponvel. Utilizar essa energia de maneira eficiente, segura e responsvel. 8. Aceitar os limites do design. Nenhuma criao do homem dura eternamente e o design no pode resolver todos os problemas. Os que criam e concebem devem permanecer humildes face natureza e consider-la como um modelo e um mestre, mais do que como um obstculo a contornar ou controlar. 9. Buscar o progresso contnuo compartilhando seus conhecimentos. Encorajar a comunicao direta e aberta entre os designers, os que encomendam, os industriais, e os usurios a fim de melhor integrar o desenvolvimento sustentvel e as consideraes ticas em todos os estgios e assim reativar o elo existente a cada instante entre as atividades humanas e a natureza.
7

Projetos Socioambientais para o Planeta

Universidade Anhembi Morumbi

Uma outra histria de sustentabilidade relacionada prtica cotidiana a de Jonia Batista de Carvalho. Ela advogada do Conselho Indgena de Roraima e gosta de ser chamada de Jonia Wapichana para frisar em seu sobrenome a sua etnia indgena. Em 2004 ganhou o prmio Reebok de Direitos humanos por valorizar e contribuir por um futuro mais justo. O trabalho de Jonia o de fazer com que os indgenas brasileiros tenham conscincia de seus direitos para que possam se defender e no ser exterminados. Segundo a advogada de tradio indgena: O Brasil tem essa diversidade cultural e deve dar valor a ela, deve ter cuidado. A gente aproveita este dia 19 de abril para lembrar a importncia de ter no Brasil essa diversidade: somos 220 povos, que falam 180 lnguas. uma riqueza enorme. Porque aquelas pessoas que esto l na comunidade muitas vezes no falam o portugus, mas tambm sentem, choram, passam fome, querem uma educao diferenciada, querem o respeito lngua e querem, principalmente, respeito como pessoa humana (ibidem, p. 174). preciso entender que o pensamento e a prtica sustentvel devem incorporar a noo de que a cultura como se fosse uma lente por meio da qual o homem percebe e vive o mundo. Desse modo, o antroplogo Roque de Barros Laraia entende que todas as culturas devem ser respeitadas, se o ser humano entender que homens de diferentes culturas usam lentes divergentes e que todas as culturas tm seus valores e conhecimentos que devem ser preservados. Segundo Laraia o conhecimento determinado por nossas heranas culturais e exemplifica: (...) a floresta amaznica no passa para o antroplogo (estudioso de culturas) desprovido de um razovel conhecimento de botnica de um amontoado confuso de rvores e arbustos, dos mais diversos tamanhos e com uma imensa variedade de tonalidades verdes. A viso que um ndio Tupi tem desse mesmo cenrio totalmente diversa: cada um desses vegetais tem um significado qualitativo e uma referncia espacial. Ao invs de dizer como ns: encontro-lhe na esquina junto ao edifcio X, eles frequentemente usam determinadas rvores como ponto de referncia. Assim, ao contrrio da viso de um mundo vegetal amorfo, a floresta vista como um conjunto ordenado, constitudo de formas vegetais bem definidas (2006, p. 67).
8

Projetos Socioambientais para o Planeta

Universidade Anhembi Morumbi

O grande valor do trabalho de Jonia preservar as comunidades indgenas e, assim, conservar o Brasil pluritnico, de grande dinamismo cultural, fazendo com que os ndios sejam tradados como cidados brasileiros: Muitas vezes, somos discriminados quando vamos a Braslia fazer manifestaes. Somos olhados como se fssemos manipulados, mas ns somos os primeiros habitantes do Brasil e queremos ser vistos assim: como cidados que precisam ter os direitos respeitados, garantidos e exercidos, cidados que tm a cidadania brasileira (ibidem, p. 174). Outro indivduo que procura encontrar meios sustentveis para que a vida no planeta seja preservada o aposentado Jos Alcino. Ele mora em Tubaro, Santa Catarina, e em 2003 resolveu fazer uma experincia diferenciada em sua casa, ao construir em lugar do chuveiro eltrico um coletor solar, elaborado com materiais reciclveis. Sua inveno acabou por conquistar o Prmio Super Ecologia, em 2004. Segundo Alcino: Alm de economizar energia eltrica e beneficiar diretamente o meio ambiente, nosso projeto tem como objetivo despertar nas pessoas a conscincia de que todas essas embalagens ps-consumo podem transformar-se em algo til no lado social. O registro junto ao Inpi (Instituto de Propriedade Industrial) se fez necessrio para garantir a finalidade social (ibidem, p. 207). Na montagem do equipamento, que foi instalado no telhado de sua casa, Alcino utilizou 100 embalagens de refrigerante de plstico de 2 litros tipo pet cristal, 100 caixas de leite longa vida de 1 litro, materiais como isopor, tubos e conexes PVC e tinta e conseguiu resultados promissores: necessrio aproximadamente 1 metro quadrado de coletor solar para atender o consumo de gua quente por pessoa; a gua fria, com 16 graus no inverno, aps 6 horas de exposio solar chega a uma temperatura entre 38 e 40 graus; a gua fria, com 23 graus no vero, aps 6 horas de exposio solar chega a uma temperatura entre 46 e 52 graus (ibidem, p. 206).

Dica
Sugesto de Livro Ttulo: A Empresa Verde Autora: lisabeth Laville Editora: te Ano: 2009 Nota: A autora discute como as empresas podem conciliar respeito ambiental, justia social e prosperidade econmica. O livro aborda como as empresas podem adotar o desenvolvimento sustentvel em suas prticas empresariais.

Projetos Socioambientais para o Planeta

Universidade Anhembi Morumbi

Algumas empresas, como a Nike, comearam a empreender propostas de sustentabilidade e responsabilidade socioambiental. No caso especfico da Nike, sua poltica passou a adotar, dentre outras medidas, os seguintes pontos (Laville, 2009, p. 262): A adoo, em julho de 2000, dos princpios do cdigo de conduta social e ambiental das Naes Unidas, o Global Compact, e em dezembro de 2000, dos princpios ambientais de Ceres (Coalition for Environmentally Responsible Economies). A criao de dois sites consagrados empresa e s prticas, quer dizer, concretamente, comunicao transparente sobre os esforos da Nike, os resultados obtidos e os progressos ainda a conquistar em matria de desenvolvimento sustentvel. Os esforos da Nike fizeram com ela assumisse a liderana de seu mercado, em 2004. Um comprometimento, em paralelo, para melhorar os critrios ambientais de suas compras, como parte de seu programa de Ecoconcepo Nike Considered. A Nike trabalha no apenas na eliminao de seus produtos qumicos txicos que entram na composio de seus produtos e tambm tm um efeito potencialmente nocivo sobre a sade dos operrios, mas ainda no aumento da parte de algodo orgnico e de matrias-primas recicladas em suas compras. A realizao pontual de auditorias sociais independentes, complementares precedente, como a feita em 2001 na fbrica de Kukdong, no Mxico, pela ONG de defesa dos direitos humanos Global Exchange e pela associao de estudantes Worker Rights Consortium (WRC) ou as empreendidas pela ONG americana Veritas, especializada em auditorias sociais desde 1995, com apoio do sindicato americano Fair Labor Association (FLA). A publicao, pela primeira vez em 2001 e, novamente, em 2005, de um relatrio completo de desenvolvimento sustentvel (e que agora tambm est disponvel online no site nikeresponsibility.com) no qual a empresa detalha seus esforos em termos sociais e ambientais, enfatizando a ambio da Nike nessa rea.
10

Dica
Sugesto de Livro

Ttulo: Cultura: um conceito antropolgico Autor: Roque de Barros Laraia Editora: Jorge Zahar Ano: 2006 Nota: Discute que as variaes culturais devem ser respeitadas e entendidas por todos, na medida em que se percebe que os modos de vida humanos so variados, divergentes e diferentes e que se pode aprender com as diferenas culturais e estimula-se, assim, a diversidade humana.

Projetos Socioambientais para o Planeta

Universidade Anhembi Morumbi

Bibliografia
LARAIA, Roque de Barros. Cultura: um conceito antropolgico. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006. LAVILLE, lisabeth. A Empresa Verde. So Paulo: te, 2009. TRIGUEIRO, Andr. Mundo Sustentvel: abrindo espao na mdia para um planeta em transformao. So Paulo: Gente, 2005.

11

Projetos Socioambientais para o Planeta

Universidade Anhembi Morumbi

Este documento de uso exclusivo da Universidade Anhembi Morumbi, est protegido pelas leis de Direito Autoral e no deve ser copiado, divulgado ou utilizado para outros fins que no os pretendidos pelo autor ou por ele expressamente autorizados.
12

Projetos Socioambientais para o Planeta

Universidade Anhembi Morumbi

Vous aimerez peut-être aussi