Vous êtes sur la page 1sur 1

Escola Secundria com 3 CEB de S da Bandeira

Disciplina de Histria A 11Ano

MDULO 5

UNIDADE 5 : O LEGADO DO LIBERALISMO NA PRIMEIRA METADE DO SCULO XIX 3.2. O romantismo , expresso da ideologia liberal: revalorizao das razes histricas das nacionalidades ; exaltao da liberdade; a exploso de sentimentos nas artes plsticas, na literatura e na msica

Trabalho a realizar:
Selecionar um dos temas abaixo indicados e realizar um trabalho individual de pesquisa, para apresentar oralmente turma. A comunicao oral ter uma durao de cerca de 5 minutos e no poder ser lida. Na comunicao turma poder ser utilizada uma apresentao em PowerPoint; no entanto, esta servir apenas de apoio / suporte ao discurso oral, incluindo fundamentalmente imagens, e no podendo conter textos extensos destinados a serem lidos. Independentemente do tema escolhido, o trabalho / a comunicao dever ter a seguinte estrutura: - breve introduo / contextualizao; - desenvolvimento do tema parte principal); - concluso - indicao da bibliografia / webgrafia utilizada (includa na apresentao em PowerPoint ou, caso no seja usado este recurso, registada numa folha e entregue professora, na data da comunicao turma; em qualquer das alternativas tero sempre de ser respeitadas as regras prprias); A mera reproduo de elementos retirados de livros ou da Internet levar atribuio da classificao de 0 valores.

Temas (escolher apenas uma das seguintes alternativas):


A. Anlise das caractersticas do romantismo, atravs de pinturas ou obras arquitetnicas representativas deste movimento, em Portugal ou noutros pases europeus O trabalho dever incluir (alm dos restantes elementos prprios de um trabalho escrito, acima indicados): - Contextualizao (breve introduo sobre o romantismo e as condies em que se desenvolveu; dados sobre as obras escolhidas, tais como, data/ poca, autor e comanditrio, local onde se encontra, razes da sua produo, importncia ...) - Anlise das obras escolhidas (para cada uma, evidenciar e explicitar os aspetos do romantismo que nela se podem observar e identific-los, em imagens). B. Anlise das caractersticas do romantismo centrada em obras de um nico artista representativo deste movimento Alm dos aspetos indicados na opo A, caso escolha esta alternativa, dever incluir, na contextualizao, informao acerca do autor escolhido, bem como justificar tal escolha; C. Anlise centrada num nico tema caracterstico do romantismo, em vrias obras - das artes plsticas ou da literatura (ex: o sentimento da natureza; os estados de alma, o nacionalismo e o gosto pela Histria; o fascnio pelo extico e o interesse por acontecimentos contemporneos...). O nmero de obras a analisar no dever exceder as seis, nem poder ser inferior a trs.

Datas de apresentao : 8 e 11 de Maro

Vous aimerez peut-être aussi