Vous êtes sur la page 1sur 8

Patrcia Rodrigues da Silva - De Feira da Banana Feira Manaus Moderna: Conflito e trabalho na cidade de Manaus/AM.

. (CFPM/SEMED - Professora) O objetivo deste artigo apresentar algumas reflexes acerca do projeto de pesquisa que venho desenvolvendo junto a trabalhadores da feira Manaus Moderna na cidade de Manaus/AM. Neste projeto busco, a partir de jornais de grande circulao local e das fontes orais, refletir e problematizar as vivncias e experincias desses trabalhadores na constituio das relaes sociais urbanas em Manaus/AM. As fontes orais so as principais fontes deste trabalho pelo fato de que na pesquisa, a perspectiva que busco a dos prprios trabalhadores, aliadas a jornais de grande circulao local que sustentam principalmente a primeira parte do estudo, bem como documentos oficiais como a legislao sobre as feiras, mensagens e outros estudos realizados, procuro desnudar as contradies, sonhos, conquistas e derrotas vivenciadas no cotidiano desses trabalhadores bem como suas relaes com o trabalho, suas condies e conflitos, enfim, as maneiras como se inserem/intervm na cidade a partir das interpretaes deles. Num primeiro momento procuro refletir acerca do espao da Feira Manaus Moderna como um espao de conflitos, mostrando que ela se situa numa rea constituda tradicionalmente por um comrcio de gneros alimentcios, que a princpio era realizado principalmente por ambulantes e pequenos produtores que traziam do interior produtos agrcolas e pescados a serem comercializadas na capital. Abordo a rea percebendo como ela se configura num espao de conflitos trazendo a tona as lutas por interesses diferentes que constituem o prprio sentido da histria. Assim, de um lado tem-se os interesses das classes dominantes que na figura do poder pblico municipal busca conformar o local de acordo com seus padres estticos e voltados para os interesses financeiros e de outro diversos trabalhadores que lutam quotidianamente pela sobrevivncia e pelo direito de permanecerem naquele local, estabelecendo ali as mais diversas relaes, forjando modos de vida, ora resistindo s imposies do poder pblico, ora se conformando a elas. Num segundo momento procuro apontar os conflitos vivenciados pelos trabalhadores no mbito da feira, seu cotidiano, suas lutas, conquistas e derrotas, enfim seus modos de vida.

Texto integrante dos Anais do XVIII Encontro Regional de Histria O historiador e seu tempo. ANPUH/SP UNESP/Assis, 24 a 28 de julho de 2006. Cd-rom.

Com aproximadamente 1.700.000 1 habitantes, Manaus se configura como uma grande capital amaznica, cuja histria tem sido profundamente marcada por projetos governamentais cujos objetivos so ocupar e desenvolver economicamente a regio norte. Manaus chama ateno pelo seu meio ambiente social; inmeros igaraps, entrecortam a cidade, sua grande maioria (seno todos) poludos, depsitos de lixo e esgoto das tambm inmeras palafitas que se estendem ao longo de muitos deles, nas encostas e at mesmo dentro deles, tornado a paisagem da cidade bastante peculiar. Tambm chama a ateno o Distrito Industrial, ou, como atualmente denominado Plo Industrial de Manaus com seus 7.400 hectares. Desde a dcada de 1970 com a efetivao da Zona Franca de Manaus vem oferecendo toda infraestrutura para indstrias que ali se instalam 2 . No centro da cidade localizam-se muitos monumentos, tais como o teatro Amazonas, Palcio Rio Negro, Prdio da Alfndega, Porto Flutuante e Mercado Municipal Adolpho Lisboa, construdos a partir da segunda metade do sculo XIX, esses lugares da memria 3 falam de um tempo de opulncia econmica que por muito tempo prevaleceu sobre outras memrias 4 . Manaus se revela assim, contrastes e contradies, de um lado a riqueza e a opulncia de grandes monumentos, de um distrito industrial gigantesco, cujas indstrias batem recordes a cada ano 5 e de outro a pobreza, a misria revelada nas palafitas, nos catadores de lixo, na prostituio de crianas e adolescentes que insistem em revelar os limites e o preo pago pela sistemtica adoo de polticas pblicas e projetos
De acordo com IBGE em 2005 a populao de Manaus era de 1.644.690 habitantes. Em 1968 foi o lanamento da pedra fundamental do DI, mas s em 1972 instala-se a primeira indstria a CIA (compnhia Industrial Amazonense), a rea pertencia ao Campus universitrio e tinha aproximadamente 1.700 hectares. Em 1980 a SUFRAMA adquiriu mais uma rea de 5.700 totalizando dessa forma os 7.500 hectares. FONTE: SUFRAMA Disponvel em: < http://www.suframa.gov.br/modelozfm_hist_implantacaodi.cfm >consulta realizada em 13/05/2006 3 NORA, Pierre. Entre Memria e Histria: a problemtica dos lugares In. Projeto Histria. N10, PUCSP, 1993. 4 Esses monumentos foram construdos no chamado perodo ureo da Borracha 1890-1920(+-) e largamente documentados por historiadores tradicionais a partir de uma abordagem unilateral valorizando apenas a opulncia deste perodo, e que vem sendo relativizados desde finais dos anos 1980 a partir de abordagens feitas a partir da Histria Social e da cidade. Ver por Ex. DIAS, Ednia Mascarenhas. Manaus, 1890-1920: A Iluso do Fausto. SP: PUC/SP, 1989 Mestrado em Histria. COSTA, Francisca Deusa Sena. Quando Viver ameaa a ordem PINHEIRO, M L. Ugarte (2003) A cidade Sobre os Ombros: Trabalho e Conflito no Porto de Manaus 1899-1925Manaus: EDUA 2ed. 5 2005 indstrias do plo industria de Manaus bateram todos os recordes. O faturamento conjunto das empresas foi de US$ 13,9 Bilhes em 2004 e de U$ 18 Bilhes em 2005. 29% de crescimento! Disponvel em :< http://www.suframa.gov.br/modelozfm.cfm> consulta realizada em 13/05/2006.
2 1

Texto integrante dos Anais do XVIII Encontro Regional de Histria O historiador e seu tempo. ANPUH/SP UNESP/Assis, 24 a 28 de julho de 2006. Cd-rom.

desenvolvimentistas que idealizados e discutidos alhures chegam Amaznia esse suposto vazio demogrfico para serem implementados de forma arrogante e autoritria (Balkar, 2005) . Nesse sentido penso que para compreender a cidade preciso ir alm da Cal e pedra , fundamental compreender a dimenso humana dessa cidade, as relaes sociais a estabelecidas, pois a cidade palco e resultado das relaes sociais estabelecidas nela, ou nas palavras de Da Fenelon(2000) so as relaes sociais desenvolvidas na cidade que, em ltima anlise, acabam por definir e delinear a paisagem urbana, a imagem da cidade. Ao caminhar pela rea do Porto percebe-se uma multiplicidade de sujeitos sociais dividindo o espao, so trabalhadores do porto, estivadores 7 , carregadores, motoristas de caminhes que vem despachar/receber cargas de vrias partes do Brasil e do mundo, taxistas, prostituas, vendedores ambulantes, catadores de lixo, feirantes, muitas vezes freqentadores dos inmeros bares que se estende por vasta parte desta rea, convivendo com intenso trnsito de viajantes que chegam ou vo para o interior do estado, turistas que chegam de diversas partes do pas e do mundo. So sujeitos sociais que quotidianamente vo modelando e concebendo a cidade a partir das relaes que estabelecem. Ao lado do Terminal de cargas do Porto e de frente para o Rio Negro tem-se o mercado Municipal Adolpho Lisboa, fundado na Segunda metade do sculo XIX, foi por algum tempo o responsvel pelo abastecimento de gneros na cidade de Manaus. A poucos metros deste est a Feira Cel. Jorge Teixeira, ou como mais conhecida a Feira Manaus Moderna. Esta Feira, que na verdade se configura num complexo com 6 pavilhes divididos de acordo com as mercadorias comercializadas e 927 boxes responsvel hoje pelo abastecimento... da cidade de Manaus no que diz respeito a hortifrutigrangeiros... tanto produtos regionais quanto produtos que vem de fora... do Estado como batata, cebola, ... tomate que ns no produzimos, mas tudo feito aqui, segundo o Sr. Ivo, que administrador da feira. Ele nos conta tambm que:
o Complexo so... peixe... azul, peixe e carne, um, dois, trs, quatro, cinco, seis.
6

Referncia ao artigo de PINEIRO, Maria Luiza Ugarte. Da cidade de cal e pedra cidade de carne e osso. Texto mimeo. 7 Estes trabalhadores foram objetos de brilhante estudo de M. L. U. Pinheiro no perodo que vai do final de sculo XIX e incio do XX.

Texto integrante dos Anais do XVIII Encontro Regional de Histria O historiador e seu tempo. ANPUH/SP UNESP/Assis, 24 a 28 de julho de 2006. Cd-rom.

6 pavilhes. Divididos em cores, ns chamamos de setores por cor, o peixe e a carne, o setor azul frana, que o primeiro setor que ns temos, o setor verde, o laranja, o azul mar o amarelo e o lanche, t? So os setores, por que? Por que fica mais fcil de visualizar, n? E saber, setor tal, que so muitos boxe. 8

A configurao dessa rea enquanto espao de abastecimento de gneros no recente, a prpria presena do Mercado Municipal desde o sculo XIX nos aponta para isso. Antes disso, PINHEIRO (2003) mostra que Na dcada de 1850, a entrada na cidade fazia-se pelo ancoradouro em frente praa da Imperatriz onde, poca, constitua-se a nova igreja da Matriz ou, em menor escala, pela rampa existente em frente igreja dos Remdios no baixo do mesmo nome. Esses eram tambm espaos onde aportavam catraias e alvarengas que traziam das vilas e lugarejos do interior gneros alimentcios e utenslios que eram ali comercializados Em funo das transformaes ocorridas na rea tradicional de abastecimento, principalmente pela construo de um Porto Flutuante, o comrcio de gneros foi sendo empurrado para a rea do mercado e adjacncias: a zona porturia buscava uma maior especializao, no permitindo mais a ocorrncia de posturas j convencionais naquela rea.(...) De igual modo, todo o pequeno comrcio de gneros vindos do interior foi deslocado, passando a ser comercializados na praia do mercado e seu entorno(PINHEIRO:2003). Ao que parece essa rea permaneceu sem intervenes significativas do poder pblico desde essa poca, e consolidou-se como espao de abastecimento e como rea de abrigo de uma populao local e muitas vezes vindas do interior e at mesmo de outros estados, que construram ali suas casas avanando inclusive para dentro do rio Negro, dando origem a famosa Cidade Flutuante 9 . Segundo CRUZ e SERRA(1964), desde a dcada de 1920 surgem flutuantes em Manaus. Por que somente em 1967 o poder pblico municipal e Capitania dos Portos engendram campanha ressaltando o carter insalubre da residncias da Cidade Flutuante, encomendando inclusive estudos para que se comprove a insalubridade do
8 9

Entrevista concedida em 10/12/2005 na sede da administrao da feira Segundo CRUZ e SERRA (1964) havia em 1964,4.100 habitantes na Cidade Flutuante. O tema foi estudado tambm pelo socilogo SALAZAR, Joo Pinheiro Em Abrigo dos deserdados. So Paulo: USP, 1985 (Dissertao de Mestrado) e atualmente Leno Brito Barata desenvolve o tema em seu doutoramento em histria na PUC/SP.

Texto integrante dos Anais do XVIII Encontro Regional de Histria O historiador e seu tempo. ANPUH/SP UNESP/Assis, 24 a 28 de julho de 2006. Cd-rom.

local e a necessidade de remover seus moradores 10 ? Penso que se lembrarmos que 1967 o ano de efetivao da Zona franca de Manaus, criada em 1957, seja mais fcil compreender como aparece a necessidade de limpar a frente da cidade. Assim, poder pblico municipal e Capitania dos portos intervm, a partir de um discurso higienista 11 , desmantelando os casebres e transferindo os moradores para reas perifricas da cidade. Todas as casas da Cidade Flutuante foram retiradas e aqueles moradores com maior poder aquisitivo foram transferidos para os conjuntos residenciais de Flores e Raiz que foram construdos com recursos do BNH Banco nacional de Habitao, para receber os moradores. Todavia a maioria recebeu apenas uma pequena ajuda, autorizao para desmanchar a casa flutuante e um meio de transporte para transferir o material para construir um barraco em outro local da cidade (ALDEMIR, 2003: 81). Todo esforo engendrado pelo poder pblico municipal para limpar a frente da cidade, parece no ter tido100% de efeito, pois ao observarmos alguns jornais de grande circulao local em 1980, percebe-se como a resistncia dominao se faz presente, como a histria se desenrola num embate constante de interesses opostos, pois exatamente no mesmo local que h 13 anos o governo estadual e capitania do portos retiravam os moradores da cidade flutuante que se l na primeira pgina do Jornal A Crtica do dia 04 de Agosto de 1980: FAVELA FLUTUANTE COM OS DIAS CONTADOS. A reportagem de capa d notcias de que os moradores da favela flutuante que vinha teimando em subsistir na escadaria dos Remdios se mude em definitivo, pois a partir do prximo dia 12, a prefeitura municipal, com o apoio da Capitania dos portos, dever iniciar uma srie de servios naquela rea, onde inclusive, ser instalado um atracadouro de embarcaes utilizando provavelmente o pedao da ponte flutuante que foi arrebentado no ano passado por um navio no porto de Manaus". Quando no dia 13 de Agosto de 1980, foi CONSUMADA A LIMPEZA (grifo
meu) DA ESCADARIA(A CRITICA 13/08/1980). os atacadistas que atuavam na feira

tiveram garantida sua transferncia para a Feira da Panair que se localiza no bairro de Educandos e que no muito distante do antigo local, ou seja, da escadaria. J os
Ver CRUZ, Celso Luiz Rocha & SERRA, Wilsn Rodrigues da. Aspectos econmicos e Sociais da cidade flutuante. Manaus: 1964 / CODEAMA (Comisso de desenvolvimento econmico do Estado do Amazonas), Os Flutuantes de Manaus. Estudos especficos. Ano 2, n 3, Manaus, 1966. 11 Em CRUZ e SERRA, aparece um tpico especfico sobre higiene onde apontam que: (A higiene) Completamente desconhecida pelo habitante do flutuante. (...) Caso no seja possvel a extino dos
10

Texto integrante dos Anais do XVIII Encontro Regional de Histria O historiador e seu tempo. ANPUH/SP UNESP/Assis, 24 a 28 de julho de 2006. Cd-rom.

pequenos varejistas, seriam distribudos pelas feiras e mercados situados nas adjacncias (A CRTICA 12/08/1980) Assim, tendo que se mudar para longe de seu trabalho 12 o que acarretaria dificuldades e despesas com transportes alm de um trabalho de conhecimento e conquista de novos consumidores, muitos pequenos varejistas parecem ter resistido e permanecido no local, se no morando, mas pelo menos trabalhando, com barracas de madeira, o que foi aumentando ao longo de uma dcada. O atual administrador da feira se refere antiga feira da seguinte forma:
(...)A banca, uma banca aqui, uma banca ali, vai-se crescendo, crescendo, crescendo... (...) mais era feita de madeira, e... cho batido, as vezes at alagava antes, por que (...?...) alagava sabe, aqui uma rea de alagado e um aterro, mas que... a se formou a feira. (10/12/2005)

Alm de ter que lidar com as dificuldades de infraestrutura, de um espao com poucas condies de trabalho, os pequenos feirantes tinham que conviver com a intransigncias do poder pblico que preocupado muito mais em adequar esteticamente o local, via como soluo a simples retirada e transferncia dos trabalhadores para locais diversos, sem considerar todas relaes estabelecida com/naquele espao. A feira, fruto da invaso cresceu, foi aos poucos juntando mais e mais

trabalhadores, ocupando aquele espao com seus casebres de madeira, resistindo da forma como podia s constantes ameaas dos Rapa, fiscais da prefeitura. Mrcio Roberto R. Aguiar, 35 anos, radialista na feira Manaus Moderna,

trabalha na feira desde os 10 anos com os pais onde vendia Hortifrutigrangeiros fala de uma angstia constante em funo da ameaa dos Rappa:

Quando eles aparecia era gente correndo pra todo lado, juntando a banca, pai de famlia, menino chorando.... ( 08/12/2005)

A fala de Mrcio expressa a angstia de uma criana cujo cotidiano era marcado pelo trabalho, pelos conflitos com o poder e pela legitimidade do trabalho, pela certeza

mesmos por parte das autoridades governamentais, necessrio se torna que para remediar a situao, seja instalado na Cidade Flutuante um Servio de Higiene infantil, dotado de ambulatrio. Op. Cit. Pag39-40. 12 ...Porm, a prefeitura embargou a moradia na praia e concedeu terrenos para todos os locatrios no novo bairro So Jos Operrio, no Aleixo, onde tambm algumas casas j esto construdas. A NOTCIA Ano XI 31/08/1980.

Texto integrante dos Anais do XVIII Encontro Regional de Histria O historiador e seu tempo. ANPUH/SP UNESP/Assis, 24 a 28 de julho de 2006. Cd-rom.

de que todos que ali estavam, era em busca de sua sobrevivncia, de uma vida digna para seus familiares. Ainda de acordo com Mrcio, pode-se perceber que apesar dos esforos e da resistncia engendrada pelos trabalhadores para permanecerem ali, cumprindo a ameaa, em novembro de 1991, o prefeito Arthur Neto manda tocar fogo em tudo.
Era fogo pra tudo quanto lado, gente em desespero por que perdeu toda a mercadoria, gente passando mau, menino gritando, chorando de ver os pais naquele desespero. Os homens tentanto salvar alguma coisa, foi assim o fim da outra feira (08/12/1980).

Diante dessa grande tragdia desencadeada pela prefeitura, muitos feirantes abandonaram o trabalho, outros migraram para diferentes feiras da cidade, muitos foram para a Feira da Panair e quando em Maro de 1994 inaugurada a no feira Cel. Jorge Teixeira, a Manaus Moderna, alguns dos antigos feirantes retornaram. A feira Manaus Moderna se destaca pelo fato de se configurar enquanto local de abastecimento da cidade no que diz respeito a hortifrutigrangeiros, como j foi dito anteriormente, e portanto h uma forte presena de atacadistas que compram mercadorias que chegam nos barcos tanto do interior do estado quanto de outros estados. Entretanto h os pequenos comerciantes que tambm esto presentes. Esta pesquisa encontra-se numa fase em que percebo ser importante desvelar as relaes estabelecidas entre os pequenos feirantes e grandes atacadistas e o poder pblico municipal. De acordo com as normas estabelecidas pela SEMAGA (Secretaria Municipal de Agricultura e abastecimento) o feirante s pode ser permissionrio de um boxe, mas as entrevistas apontam para uma relao bastante peculiar. Por um lado v-se o aluguel de boxes por feirantes que de uma ou de outra se encontram impossibilitados e trabalharem na feira:
Por que as vezes a pessoa deixa de trabalhar ali por que ficam doente, por que no tem tempo de ir ao mdico, n? H muitas mulheres que trabalham a sustentam sua famlia, ficam grvidas. A elas no vo se desfazer, entregar pra prefeitura, de onde elas vo tirar a renda? A elas tem que alugar. (rica Barbosa. Entrevista realizada em 15/11/2005)

Texto integrante dos Anais do XVIII Encontro Regional de Histria O historiador e seu tempo. ANPUH/SP UNESP/Assis, 24 a 28 de julho de 2006. Cd-rom.

Por outro lado tem-se tambm a venda desses boxes a atacadistas, eles compram o boxe do permissionrio, tendo casos em que alguns atacadistas possuem at 15 boxes. Esses boxes so ocupados por pessoas da famlia ou muitas emprestados para pequenos comerciantes que muitas vezes acaba se tornando funcionrio desses

atacadistas se endividando com eles na medida em que aqueles obrigam os pequenos feirantes a comprarem mercadorias deles e se no conseguem vender tudo ficam com o prejuzo.
(...) o cara chegou queria alugar uma banca. Ele (atacadista) diz: olha, eu no te alugo no, a banca, eu te dou a banca pra ti trabalhar, sendo que todo trabalho, todo produto de atacado, hortifruti, tu s vai pod comprar de mim (...) por exemplo, ele vende alho, tu j t com 15 caixa de alho, a ele chega, oh! T chegando caminho a, com 20 caixa de alho. Vou mand baix aqui. Ele nem perguntou se a pessoa t precisando. (...) (rica 15/11/2005.)

importante salientara por fim, que essas so questes que tem surgido ao longo da pesquisa e entendo que elas devem ser melhor investigadas. Assim, na continuidade do trabalho buscarei justamente partir dessas relaes, na tentativa de evidenciar toda a gama de conflitos que esses pequenos feirante/comerciantes vivenciam no seu cotidiano.

Texto integrante dos Anais do XVIII Encontro Regional de Histria O historiador e seu tempo. ANPUH/SP UNESP/Assis, 24 a 28 de julho de 2006. Cd-rom.

Vous aimerez peut-être aussi