Vous êtes sur la page 1sur 14

FACULDADE GUANAMBI CURSO BACHARELADO EM ENFERMAGEM

O AQUECIMENTO GLOBAL E AS MUDANAS CLIMTICAS

GUANAMBI

2011

O AQUECIMENTO GLOBAL E AS MUDANAS CLIMTICAS

Trabalho solicitado como objeto avaliativo da disciplina sade ambiental, pelo professor Junior Abreu, direcionado ao quarto semestre de Enfermagem 2011.1 matutino.

GUANAMBI 2011
(***)Professor do CESG Centro de Educao Superior de Guanambi.

O AQUECIMENTO GLOBAL E AS MUDANAS CLIMTICAS GLOBAL WARMING AND CLIMATE CHANGES


Jos de Souza Abreu Junior(***)

RESUMO
As mudanas climticas so decorrentes do aquecimento global, este por sua vez resultado da ao humana exacerbada na busca do progresso, que vem poluindo ainda mais a atmosfera, o desmatamento do meio ambiente gera impactos sobre o planeta e nossa sade. Diversos estudos e teorias foram feitos sobre o que acontecer se continuarmos dessa maneira, com base nisso temos como objetivo mostrar no decorrer desse artigo os principais argumentos e diferentes opinies sobre o tema. Na poltica mundial houve tentativas de atenuar a eliminao desses gases poluentes e medidas ecolgicas, dentre eles o mais importante documento assinado at os dias atuais, o Protocolo de Kyoto. Palavras chaves: Mudanas climticas. Aquecimento Global. Meio ambiente. Protocolo de Kyoto.

ABSTRACT
Climate change is a result of global warming, this in turn is exacerbated result of human action in pursuit of progress, which is even more polluting the atmosphere, deforestation generates environmental impacts on the planet and our health. Several studies and theories have been made about what will happen if we continue this way, on that basis we aim to show throughout this article the main arguments and different opinions on the subject. In world politics there were attempts to mitigate the removal of gaseous pollutants and ecological measures, among which the most important document signed until today, is the Kyoto Protocol. Keywords: Climate change. Global Warming. Environment. Kyoto Protocol.

(***)Professor do CESG Centro de Educao Superior de Guanambi.

1.0 INTRODUO

O aquecimento global um tema que tem se mostrado cada vez mais presente em nosso cotidiano, perceptvel que ele est afetando a cada dia o meio em que vivemos. Eventos como chuvas intensas, ondas de calor, colheitas e clima cada vez mais instveis j no so fatos isolados e j ocorreram com frequncia. Como forma de combater a esses eventos os lideres polticos dos principais pases buscam formas de diminuir os impactos gerados por ele e seu progresso. Pesquisadores do clima afirmam que esses acontecimentos so em funo de crescentes aumentos de gases poluentes que j ocorre desde a primeira revoluo industrial, as queimadas e o desmatamento das florestas tambm so contribuintes. Temos ainda como consequncia o aumento das doenas relacionadas, como o cncer de pele que se da pela alta irradiao de raios UV e tambm uma crescente alta das doenas respiratrias em funo respiramos que est cada vez pior. da qualidade do ar que

(***)Professor do CESG Centro de Educao Superior de Guanambi.

2.0 DESENVOLVIMENTO

2.1 O AQUECIMENTO GLOBAL E AS MUDANAS CLIMTICAS


2.1.1 Efeito Estufa Segundo pesquisas divulgadas pelos cientistas do Painel Intergovernamental em Mudana do Clima (IPCC), da Organizao das Naes Unidas (ONU), o sculo XX foi o mais quente dos ltimos cinco, com aumento de temperatura mdia entre 0,3C e 0,6C.
Esse aquecimento est intimamente ligado s atividades humanas que intensificam o efeito estufa que nada mais que um mecanismo de sobrevivncia dos seres vivos, afinal, sem o efeito estufa natural, que capta e retm parte do calor do Sol, seres humanos e outras formas de vida no sobreviveriam sem este cobertor atmosfrico: a temperatura mdia do planeta seria de 18C, em vez de 15C. (CAUSAS: O QUE EFEITO ESTUFA? 2009).

Portanto, no apenas benfico, mas imprescindvel para a manuteno da vida sobre a Terra. Se a composio dos gases raros for alterada, para mais ou para menos, o equilbrio trmico da Terra sofrer conjuntamente. Nos ltimos anos, a intensificao desse efeito devido atividade humana est provocando aumento de temperatura e muitas outras mudanas associadas ao clima. Isso ocasionado devido radiao solar que atravessa a atmosfera e aquece a superfcie da Terra. Parte dessa energia retorna atmosfera, mas nem toda ela consegue atravessar a camada de gases que envolvem o planeta, como se fossem os vidros de uma estufa. Essa camada de gases responsvel pelas mudanas climticas a que assistimos hoje. Uma grande quantidade de gases poluentes foi lanada na atmosfera ajudando a formar o oznio troposfrico, aumentando assim a capacidade de absorver calor e emiti-lo de volta para o nosso planeta. O aquecimento provoca reaes que aceleram esse efeito estufa. Com altas temperaturas h mais evaporao e mais vapor de gua na atmosfera, que tambm absorve o calor.

(***)Professor do CESG Centro de Educao Superior de Guanambi.

2.1.2 Gases do Efeito Estufa Vrios cientistas e pesquisadores do clima j afirmam que o aquecimento global tem se intensificado cada vez mais, e dizem que a principal causa para este acontecimento a alta concentrao de gases poluentes que so liberados em nossa atmosfera, a maioria desses gases tem sua origem a partir da queima de combustveis fosseis como, por exemplo, a gasolina e o diesel, que so hoje fundamentais ao desenvolvimento econmico dos pases. Tais gases como o monxido de carbono (CO), oznio (O3), oxido nitroso (N2O) metano (CH4), dixido de carbono (CO2) e vapor dgua (H2O) formam uma extensa camada na superfcie, poluindo-a, a difcil disperso desses gases, dificulta tambm a disperso do calor, pois absorvem grande parte da radiao infravermelha emitida pela terra, gerando assim o efeito estufa. O monxido de carbono por sua vez um gs inflamvel, incolor e inodoro que produzido a partir da queima incompleta de combustveis fsseis como a lenha, querosene, leo diesel e a gasolina, as queimadas que ocorrem nas florestas todos os anos tambm podem gerar milhes de tonelada desse gs para a atmosfera. O oznio um gs que encontrado nas camadas superiores da atmosfera, a aproximadamente 15 km da superfcie formando um escudo de 30 km que protege e terra, ele um gs formado per trs tomos de oxignio, e um componente chave na absoro da radiao ultravioleta, protegendo a vida contra os efeitos nocivos desta radiao, gs do efeito estufa, pois absorve a radiao infra vermelha que liberada pela terra. O oxido nitroso produzido a partir de varias fontes como os oceanos que o produzem naturalmente e pelas florestas tropicais, outras fontes so os carros, a queima de combustveis fsseis e as atividades agrcolas. Neste ultimo, segundo a Embrapa (1996) o aumento das adies de fertilizantes nitrogenados sintticos so apontados como um dos principais emissores de N2O na atmosfera. Este gs faz parte da cesta de gases do protocolo de Kyoto e um potente gs do efeito estufa. O metano, gs inodoro e incolor conhecido como biogs, classificado como hidrocarboneto produzido pela decomposio de matria orgnica, na produo e
(***)Professor do CESG Centro de Educao Superior de Guanambi.

distribuio de combustveis fosseis e por animais herbvoros (ex.: bois e vacas), que ao final da digesto exalam um odor desagradvel que o gs metano. O metano ainda um dos mais potentes dos gases do efeito estufa, sendo um dos principais responsveis pelo aprisionamento de calor do sol na atmosfera terrestre. O dixido de carbono, um composto qumico constitudo por dois tomos de oxignio e um tomo de carbono, liberado pela queima de combustveis fsseis, decomposio de plantas e animais, queimadas de florestas e tambm naturalmente pela respirao. O excesso que atualmente lanado para a atmosfera em sua maioria tem origem principalmente pelo setor industrial e de transporte. O vapor dgua por sua vez funciona como um pontencializador e amplificador do calor concentrado na superfcie terrestre. Alm destes temos ainda os hidrofluorocarbonetos (HFC), halocarbonetos, perfluorocarbonetos (PFC), o hexafluoreto de enxofre (SF6), que so abordados no protocolo de Kyoto como gases contribuintes para o aumento do efeito estufa.

2.1.3 Principais Impactos do Aquecimento Global O aquecimento global uma consequncia das alteraes climticas ocorridas no planeta. Ele causado pelo aumento da temperatura da superfcie terrestre, esse aumento da temperatura por sua vez tem o poder de influenciar no ciclo das chuvas e causa secas, que trazem consequncias malficas florestas e plantaes, esse efeito devastador capaz ainda de causar desertificao de alguns locais e o alagamento de outras reas. Outro acontecimento que tem preocupado autoridades o ritmo acelerado em que os nveis do mar se encontram a cada dia mais aumentando, e isso pode inundar cidades litorneas, fenmeno causado pelo derretimento das calotas polares. Alguns pases da Europa tm sofrido com fortes ondas de calor que chagam at aos 40C, o nmero de desertos cada vez mais crescente, os furaces se tornaram mais frequentes. A maioria destes fenmenos observada principalmente nas grandes cidades do mundo mais a cada dia que passa j se verifica que essas consequncias atingiram o planeta a nvel global. Tambm possvel j observar
(***)Professor do CESG Centro de Educao Superior de Guanambi.

que o aumento do calor tem provocado morte de vrios animais e tambm espcies vegetais, o que causa um desequilbrio em vrios ecossistemas, atingindo as florestas tropicais e no ritmo atual a tendncia que o nmero de regies desrticas do planeta s aumente. Os furaces, tufes e ciclones tm ocorrido com maior frequncia, segundo pesquisas os cientistas sugerem que o aquecimento esta deixando os furaces mais fortes, e que a temperatura mdia do planeta est influenciando diretamente no clima, o que ocorreu antes do previsto. Kerry Emanuel, do Massachusetts Institute of Technology (MIT), em sua pesquisa mostra pela primeira vez que as tempestades do Pacifico e Atlntico, se tornaram mais fortes e intensas em at 50%, isso desde 1970, o que tem forte relao com o aumento na temperatura na superfcie dos oceanos. O aumento da temperatura global permite que um ecossistema mude, algumas espcies podem ser foradas a sair do seu habitat trazendo assim a possibilidade de extino devido a mudanas nas condies encontradas, enquanto isso outras podem espalhar-se, invadindo outros ecossistemas, representando mais um desequilbrio. No setor sade podemos listar vrios problemas como a disponibilidade de gua potvel, devido s secas e a poluio. O aumento de doenas cardiovasculares e respiratrias, devido intensidade do calor climtico e a poluio atmosfrica. O clima tambm pode ajudar na proliferao das doenas tropicais transmitidas por vetores (exemplo: dengue e malria), As reas midas so favorveis a procriao de mosquitos como o Aedes aegypti, que o transmissor da dengue, e tem seu metabolismo e ciclos alterados, a fmea tem seus hbitos alimentares alterados, aumentando sua frequncia. Os casos de malria comeam a surgir em locais onde no existia a doena, essa doena considerada pela OMS como a molstia mais suscetvel as variaes climticas, estudos preveem que o aquecimento global, colocara em risco 60% dos seres humanos (Escola Mdica de Harvard, dos EUA), aumentando o numero de ocorrncia da doena para 300 milhes de novas infeces. Os nmeros na Amaznia e na frica tropical tambm aumentariam em ate 50%, e poderiam se espalhar pelo sul dos Estados Unidos e norte da Rssia.

(***)Professor do CESG Centro de Educao Superior de Guanambi.

Essa disseminao de doenas ocorreria por causa das temperaturas favorveis ao seu desenvolvimento, pois onde antes era frio e no eram oferecidas as condies ideais agora seriam reas propicias. As chuvas frequentes em algumas reas podem causar o aumento das doenas transmitidas pelas guas, como a leptospirose, que costuma aumentar com as chuvas intensas e tambm a contaminao de reservatrios de gua potvel pelos esgotos. A clera tambm pode aumentar, pois o aquecimento das guas facilita a proliferao de micro-organismos, como os zooplnctons, que so reservatrios do Vibrio cholerae. Alm do aumento do numero de casos de doenas, outro fator muito preocupante a fome que poder assolar um grande de pessoas, causando a desnutrio e levando a morte uma grande massa, em especial aos menos favorecidos.

2.1.4 Protocolo de Kyoto

Segundo Wagner de Cerqueira (2011) esse Protocolo tem como objetivo firmar acordos e discusses internacionais para conjuntamente estabelecer metas de reduo na emisso de gases poluentes na atmosfera por parte dos pases desenvolvidos, alm de criar formas de desenvolvimento de maneira menos impactante queles pases em pleno desenvolvimento. Ratificado em 15 de maro de 1998 entrou oficialmente em vigor no dia 16 de fevereiro de 2005, aps ter sido discutido e negociado em 1997, na cidade de Kyoto (Japo) nome que deu origem ao protocolo. O maior problema enfrentado para a implementao desse Protocolo foi que, pelo documento, para se tornar um regulamento internacional, o acordo precisava da adeso de um grupo de pases que, juntos, seriam responsveis por pelo menos 55% das emisses de gases txicos. Os Estados Unidos, responsveis por mais de 35% das emisses de gases, se negavam a participar do acordo sem
(***)Professor do CESG Centro de Educao Superior de Guanambi.

10

que fossem feitas alteraes nas medidas exigidas pelo protocolo e, em 2001, se retiraram definitivamente das negociaes. Apesar de existir o Protocolo de Kyoto, ele s foi implementado de fato em 2004 com a adeso da Rssia, segundo maior emissor de gases nocivos ao efeito estufa, atingindo assim a porcentagem de 55% pases poluentes. O acordo comeou a valer em Fevereiro de 2005.
Diante da efetivao do Protocolo de Kyoto, metas de reduo de gases foram implantadas, algo em torno de 5,2% entre os anos de 2008 e 2012. Na reunio, oitenta e quatro pases se dispuseram a aderir ao protocolo e o assinaram, dessa forma se comprometeram a implantar medidas com intuito de diminuir a emisso de gases-estufa. (WAGNER DE CERQUEIRA, 200?).

As metas de reduo de gases no so homogneas em todos os pases, colocando nveis diferenciados de reduo para os 38 pases que mais emitem gases. Inicialmente pelo protocolo, os seguintes pases estavam obrigados a reduzir a emisso de gs carbnico: Alemanha, Austrlia, ustria, Belarus, Blgica, Bulgria, Canad, Comunidade Europeia, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos da Amrica, Estnia, Federao Russa, Finlndia, Frana, Grcia, Hungria, Irlanda, Islndia, Itlia, Japo, Letnia, Litunia, Luxemburgo, Noruega, Nova Zelndia, Pases Baixos, Polnia, Portugal, Reino Unido da Gr-Bretanha, Irlanda do Norte, Repblica Tcheca, Romnia, Sucia, Sua, Turquia, Ucrnia. O Protocolo de Kyoto no apenas discute e implanta medidas de reduo de gases, mas tambm incentiva e estabelece medidas com intuito de substituir produtos oriundos do petrleo por outros que provocam menos impacto. Ele sugere aes comuns como, por exemplo:

Aumento no uso de fontes de energias limpas (biocombustveis,

energia elica, biomassa e solar); Proteo de florestas e outras reas verdes; Otimizao de sistemas de energia e transporte, visando o consumo racional; Diminuio das emisses de metano, presentes em sistemas de depsito de lixo orgnico;

Definio de regras para a emisso dos crditos de carbono

(certificados emitidos quando h a reduo da emisso de gases poluentes).


(***)Professor do CESG Centro de Educao Superior de Guanambi.

11

3.0 CONCLUSO

Minimizar os impactos causados ao meio ambiente com a diminuio dos resduos gerados e, mais do que isso, evitar essa gerao de resduos por meio de programas de gesto ambiental tem sido praticas cada vez mais frequentes por parte das empresas, seja qual for o porte ou a rea de atuao. Entre algumas iniciativas a serem tomadas necessrio que haja a aplicao de tecnologias que no agridam ao meio ambiente, para estabilizar as concentraes de gases e poluentes que esto presentes nos dias de hoje em nosso ambiente. O Protocolo de Kyoto expira em 2012, e muitas das metas no foram alcanadas, o numero de catstrofes ainda e alto, embora o nmero de iniciativas esteja crescendo. Muitos cientistas que estudam o clima dizem que as metas institudas em Kyoto apenas tocam a superfcie do problema, o acordo visa a reduzir as emisses nos pases industrializados em 5%. praticamente consenso entre esses especialistas que, para evitar as piores consequncias das mudanas climticas, seria preciso uma reduo em torno de 60%. Alberto D. Perez 2008, diz que: especialistas reunidos em Valena afirmaram que a temperatura do ambiente aumenta constantemente no mundo. Por tal motivo, no s esto se derretendo as calotas polares, mas tambm os gelos acumulados durante sculos nas altas montanhas, com risco de enchentes catastrficas nas plancies prximas. Diminuir o desmatamento de florestas tropicais pode ser a maneira mais barata para reduzir os gases de efeito estufa e estabilizar o aquecimento global, de acordo com artigo escrito por um grupo internacional de cientistas e divulgado no site da revista Science. Ainda temos ainda estudiosos que consideram o aquecimento global um processo natural pela qual a terra est passando. De acordo com Renato Marques (200?):

(***)Professor do CESG Centro de Educao Superior de Guanambi.

12

"Acredito que talvez sejamos surpreendidos, se o aquecimento global gerar um aumento significativo de nuvens, que geram um alto ndice de reflexo da energia solar. Dessa forma, poderamos ter um efeito de reduo do aquecimento provocado por ele mesmo. No sabemos se vai ocorrer, mas, fisicamente, possvel que ocorra (..) podemos ser agraciados com esses efeitos, que gerariam uma atenuao do aquecimento global. Esses fenmenos naturais tm poder de agir sobre o clima do planeta at em curto prazo."

Porm, renomados cientistas como James Lovelock, diz que o aquecimento global irreversvel e que mais de 6 bilhes de pessoas vo morrer neste sculo, entrevistado e citado por Jeff Goodell, fala de nosso futuro de forma muito pessimista. Ele escreveu que como se grande parte dos seres humanos estivessem condenados a morte e parecem nem se preocupar com esse fato.
E trocar as lmpadas de casa por aquelas que economizam energia no vai nos salvar. Para Lovelock, diminuir a poluio dos gases responsveis pelo efeito estufa no vai fazer muita diferena a esta altura, e boa parte do que considerado desenvolvimento sustentvel no passa de um truque para tirar proveito do desastre. Verde, ele me diz, s meio de piada, a cor do mofo e da corrupo." (JAMES LOVELOCK apud Jeff Goodell 2010).

Assim com tantas opinies diferentes de estudiosos e cientistas chegamos concluso que s o tempo vai nos mostrar e dir quem realmente estava com a razo ou quando se trata da fora da natureza nada previsvel. Mas em uma coisa todos eles concordam de que todos ns, ao longo de toda a histria, somos os culpados pelo que est acontecendo e o que est por vir.

(***)Professor do CESG Centro de Educao Superior de Guanambi.

13

4.0 REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

CERQUEIRA, maro de 2011.

Warner

de.

Aquecimento

global.

Disponvel

em:<

http://www.brasilescola.com/geografia/aquecimento-global.htm>. Acesso em 5 de

EMBRAPA.

Agricultura

efeito

estufa.

Disponvel

em:<

http://www.cnpma.embrapa.br/projetos/index.php3?sec=agrog:::87> Acesso em: 7 de maro de 2011.

GOODELL, Jeff. Aquecimento global inevitvel e 6 bi morrero, diz cientista. Disponvel em:< http://www.rollingstone.com.br/edicoes/14/textos/1185/> Acesso em 14 de maro de 2011.

MARQUES,

Renato.

Aquecimento

Global.

Disponvel

em:<

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/meio-ambiente-efeito-estufa/aquecimentoglobal-3.php> Acesso em 14 de maro de 2011.

MENDONA, Francisco. Aquecimento global e sade: Uma perspectiva geogrfica Notas introdutrias. Disponvel em <http://www.unit.br/mestrado/saudeambiente/leitura/Aquecimento%20global%20e %20saude%20.......pdf> Acesso em: 7 de maro de 2011.

VILLELA, Junqueira Rubens. Furaces e Aquecimento global. Disponvel em :< http://www2.uol.com.br/sciam/artigos/furacees_e_aquecimento_global.html> Acesso em: 7 de maro em 2011.

(***)Professor do CESG Centro de Educao Superior de Guanambi.

14

Causas:

que

efeito

estufa.

Disponvel

em:<http://www.aquecimentoglobal.com.br/saibamais_detalhe.asp?id=191>. Acesso em: 3 de maro de 2011.

O aquecimento global. Disponvel em:<http://www.terrazul.m2014.net/spip.php? article231> Acesso em 7 de maro de 2011.

(***)Professor do CESG Centro de Educao Superior de Guanambi.

Vous aimerez peut-être aussi