Vous êtes sur la page 1sur 40

1

UNIO EM JESUS
FRANCISCO CNDIDO XAVIER Ditados por Espritos Diversos

INDICE
Unio Em Jesus Alerta Brasil Hoje Caridade Concesses Do Senhor Divina Mo Fraternidade Em Jesus Itens Da Fraternidade... Instruo Da Via Lar Lembrana Da Caridade O Caminho Cristo Os Felizes Pastor Divino Perdoars Responsabilidade Ressureio Renascer Santurio Domstico Verdades Da Vida

UNIO EM JESUS
Emmanuel Prezado Leitor; Em matria de f, cremos, discutimos, pregamos, ensinamos, advertimos, confrontamos, estudamos, anotamos , titulamos, criticamos, julgamos, analisamos, aparecamos, imaginamos, polemizamos, criamos artigos de crena, mas, em verdade, somos informados e instrudos, no entanto, estamos conscientes com relao aos princpios e designaes que assumimos? Raros amigos podero responder afirmativamente: Este livro dedicado conscientizao. Para conscientizarmo-nos, porm, ser preciso acompanhar Jesus, assimilando-lhe os ensinamentos. -*Entendendo a complexidade da conscientizao, acolhemonos, assim, s lies vivas do Divino Mestre e, respeitosamente, retiramos nossas elucidaes de significativo trecho do Evangelho do Apstolo Joo, quando o Senhor nos assevera, categrico, no versculo 12 do Captulo no. VII, do Evangelho do Apstolo referido: Eu sou a luz do mundo; quem me segue no andar em trevas, mas, pelo contrrio ter a luz da vida Joo: Cap. VII vers. 12. -*Todos os companheiros que integraram este volume, de certo modo, em nossa campanha esto procurando seguir o Mestre Divino, tentando todos ns buscar o rumo da Espiritualidade Superior. Falar em conscientizao mais do que o Eterno Amigo seria para ns pretenso ou desperdcio verbal. -*Estudemos, trabalhemos, compreendamos e sirvamos, seguindo realmente os ensinos e exemplos do Cristo de Deus. -*-

Conscientizemo-nos, pois.

Uberaba, 15 de agosto de 1993.

ALERTA
Jos do Patrocnio Servidores do Cristo, orem de sentinela! Eis que o mundo sangrando campo de batalha, onde a treva infeliz se distende e trabalha o corao sem Deus que, em sombras, se enregela.

Ao carro da discrdia, a maldade se atrela... Do prprio firmamento em que o sol se agasalha chove fogo cruel das nuvens de metralha e o mal intensifica a indmita procela.

A Humanidade implora em splicas estranhas novos clares de amor que removam as montanhas contra o dio voraz nova Hidra de Lerna...

Levantemos, irmos, as almas consumidas, espalhando no mundo em nossas prprias vidas, a lio de Jesus, renovadora e eterna!

(Soneto recebido em julho de 1948, em Pedro Leopoldo, estado de Minas Gerais).

BRASIL HOJE
Castro Alves Foge o sculo da Luz. Escoam-se dois milnios de santos, heris e gnios com Cristo ensinando o Amor; Mas o dio continua e agarra-se ao cho da guerra por monstro devorador.

A Inteligncia remoa a idia da Liberdade, sem que o poder a degrade, tambm mitos, caem reis. No entanto, quando se esboa a unio de povo a povo, explode a guerra de novo, de novo quebrando as leis.

Desde Atenas se promove um mundo claro e perfeito; Roma estatui o Direito, nas varrendo a florao da Frana de Oitenta e Nove, rugem na grande chacina o terror, a guilhotina e as batalhas da opresso.

Aos clares da Nova Era, milhes de crebros agem; A Cincia quer passagem

para acender o Porvir; O tempo vido espera, o atrito vibra no ar, o mundo roga: Avanar!... Clama a guerra: Destruir!.

Tanto progresso se espalha, agiganta-se a Cultura, a Terra sofre, insegura, no temor do prprio fim. Contudo, sobre a metralha, Cristo, na luz que ele encerra, repete s naes da Terra: Amai-vos e vinde a mim!...,

Espritos Benfeitores no Brasil, perante o mundo, tocados de amor profundo, retornam do Grande Alm e, entre ocultos resplendores, dissolvem taras primevas, rompendo os grilhes das trevas na forja viva do Bem!

Por isto, agora, ante a luta que em fogo se reinicia, sonhando nova harmonia na f que se nos refaz, de plo a plo se escuta, onde o futuro da Esperana pertence ao Brasil da Paz!...

(Mensagem recebida em reunio pblica do Centro Esprita Unio, na noite de 15 de outubro de 1980, na capital de So Paulo, estado de So Paulo).

CARIDADE
Bezerra de Menezes Filhos, Jesus nos abenoem; Nenhuma legenda maior que a Caridade para Lmpada acesa no vestbulo de nossa Doutrina Redentora. Sem dvida, quando o Esprito da Verdade lhe descerrou a presena bendita, na Obra do Codificador, teve em mente comunicar ao Mundo de novo a presena do prprio Cristo de Deus.

Caridade ser sempre o trao de unio entre o discpulo e o Mestre, entre a Criatura e o Criador. Atentos ao impositivo do Amor a Deus sobre todas as coisas e ao prximo como a ns mesmos, observamos que o Cu nos possibilita a caridade por chave permanente de ligao com o todo Misericordioso e com os nossos irmos da Humanidade onde estejamos.

Notemos, no entanto, filhos meus, que preciso renovar a nossa conceituao ntima de amor aos semelhantes, de vez que, ao enunciarmos o preceito, pensamos no prximo como sendo algum perfeitamente igual a nos. Em verdade todos somos companheiros uns dos outros, no entanto, cada qual em nvel diferente.

Referimo-nos a isso para considerar convosco que entre os aprendizes de Jesus e os tutelados de Jesus h comumente diferenas essenciais. Da a necessidade de ponderar que o prximo ainda sem Jesus um irmo em absoluta carncia de recursos espirituais para viver sabendo viver. Analisemos, por isso, a nossa condio de servidores. Achamo-nos, sobretudo, na atualidade da Terra, feio de tarefeiros do corao e da inteligncia, engajados no Evangelho a servio do Senhor. Em todos os flancos de luta regenerativa e santificante registramos a fila quase interminvel dos nossos irmos da alma, hospitalizados no mundo. Nunca nos circunscrevemos ao aspecto exterior das criaturas,a fim de cooperar na Seara do Bem.

Somos chamados a socorrer (e socorrer nem sempre diretamente), tanto os enfermos do corpo quanto os enfermos de esprito. Efetivamente, imprescindvel atender aos filhos da penria mesa farta que o Senhor nos confiou, sem olvidar, porm, os filhos da angstia, conquanto, bem postos mesa dos valores sociais, famintos de compreenso e de paz.

Jamais esquecer que o nosso prximo na Terra de hoje, quase que indiscriminadamente, se encontra sob o jugo de aflitivas perturbaes. Os desajustados se aglomeram junto de ns, a pedir-nos entendimento, enquanto os obsediados respeitveis cruzam os nossos caminhos no cotidiano, sob a hipnose da indiferena, ante o prprio destino.

H quem comande o dinheiro para sepultar-se em abismos de lama dourada e h quem despreze o benefcio da prova, para arremessar-se s furnas de sombra pela revolta com que menoscabem os valores da vida. H quem fale e grite improprios contra a Bno Divina e h quem se cale, adiando a edificao do bem, favorecendo a iluso em prejuzo de si prprios.

De todas as procedncias, chegam at ns os tristes, os cansados, os abatidos, os derrotados, os obsessos, os desequilibrados, os empedernidos, os intolerantes, os violentos, os empedernidos, os intolerantes, os violentos, os nossos irmos-problemas nas mais diversas nuanas de perturbaes e desajuste espiritual.

todo o dia de toda estrada.

Caridade, pois, meus filhos! Caridade de toda hora, de

E junto uns dos outros na execuo dos deveres a que fomos trazidos ou convocados, tenhamos mais caridade ainda por amor s responsabilidades de Jesus em nossas mos. Sejamos a serenidade daquele que se arrojou irritao, a paz do que sofre em guerra tremenda com as prprias tentaes que carrega, a humildade daquele que olvidou a nossa condio de escravos do Senhor e se acredita dominado, onde foi intimado a ajudar e contribuir; o entendimento do que ainda ignora as contas que prestara dos emprstimos do Eterno Benfeitor; a bno daquele que ainda se encontra na esfera da censura e da
9

crtica destrutiva; o silncio do que faz rudo intil; a ponderao do precipitado; o companheiro daquele que no sabe ainda entender a significao da palavra; amigo; a segurana do imprudente; a vigilncia dos temerrios; o otimismo dos que descem ao desnimo e ao pessimismo incapazes de aprender a extenso da desarmonia que causam ao mecanismo das boas obras; a modstia dos que se envaidecem com os bens do Senhor, acreditando-se donos deles; o apoio dos que desampararam a si mesmos pela imprevidncia com que afastam dos prprios compromissos; a viso dos cegos de esprito; a muleta generosa para aqueles que ainda no logram caminhar com a desenvoltura de que j dispomos no conhecimento do Evangelho; o leito espiritual para os que adoeceram na obsesso e no conseguem equilbrio suficiente para agirem com a precisa sade moral. Caridade, sim, para todos, porque todos somos mendigos de algo frente de Deus. Enfim, meus filhos, na emotividade abenoada de nosso encontro fraterno, transmitimos a vs outros, tanto quanto transmitimos a ns mesmos, a mensagem de Fabiano de Cristo, o apstolo da caridade, em favor de ns todos nesta manh de confraternizao e de luz. Filhos, preciso sofrer para auxiliar. Outra no foi a Doutrina de Jesus e a conduta de Jesus para enriquecer-nos com o Seu Infinito Amor. Estendamos as nossas mos uns aos outros e que o Senhor nos inspire e nos abenoe.

10

CONCESSES DO SENHOR
Nina Arueira O Senhor!

Concede-nos as bnos da luz para que afastemos as angstias da treva. *** Permite-nos as alegrias do amor a fim de que cessemos os conflitos do dio. *** Ensina-nos Suas Leis para que destruamos a ignorncia. *** Envolve-nos em ddivas do bem para que saibamos extinguir o mal. *** D-nos prosperidade, avaliando-nos o esprito de servio. *** Auxilia-nos carinhosamente a fim de que auxiliemos os outros. *** Confere-nos o mximo de energias em nosso benefcio prprio para que algo faamos pelos semelhantes. *** Proporciona-nos o discernimento, observando se j sabemos auxiliar com amor. *** Renova-nos os laos afetivos, verificando-nos o equilbrio no plano dos sentimentos.

11

*** Felicita-nos com revelaes queridas, pensando o quilate de nossa renovao necessria. *** Mostra-nos paisagens do passado, estabelecendo a harmonia do presente. *** Abre-nos o jardim das afeies, ajuizando de nosso comportamento no Amor Universal. *** Cede-nos o jbilo da aproximao de alguns laos precisos, analisando se j vivemos na fraternal aproximao com todos. *** Empresta-nos tempo para fixarmos as experincias proveitosas. *** Enche-nos de bnos a fim de que saibamos abenoar. *** Dota-nos com soberanas consolaes, verificando se sabemos estende-las aos outros. *** Cerca-nos de benfeitores para que aprendamos a cincia de agradecer. *** Concede-nos guias amorosos a fim de que orientamos retamente o prximo. *** D-nos direito para descobrirmos nossos deveres. Oferece-nos o roteiro do Evangelho para que nos elevemos aos montes da Eterna Luz!...

12

DIVINA MO
Emmanuel Meus caros amigos, que as Foras Divinas vos concedam

muita paz espiritual.

Guardai o vosso salrio de tranqilidade no dever cumprido. Bem poucas conscincias encarnadas podem fazer semelhante colheita, nesta hora de humanidade terrestre, em que tantas tempestades sobre o cu. Vivemos uma grande poca planetria poca de doar e esperana, discrdia e renovao, sofrimento e ansiedade. Que o Senhor nos d a Sua Divina Mo. Que a Paz dEle esteja aqui, como sempre, so os sinceros votos do

irmo e servo.

(Pgina recebida em Pedro Leopoldo, estado de Minas Gerais, dirigida a um grupo de amigos).

13

FRATERNIDADE EM JESUS
Bezerra de Menezes

Queridos amigos e irmos devotados causa do Bem. Estejamos todos na Paz do Senhor! O setor de conscientizao a que fomos chamados pelos supervisores da construo do Amanha Melhor, sem dvida, no por si e em si uma instituio nos moldes humanos, quanto organizao e funcionamento. *** Os Mensageiros do Divino Mestre no nos induziram a criar um rgo de carter elitista, com obrigaes convencionais quando temos todos compromissos de ordem disciplinar na vida externa. Somos convidados a formar um ncleo, no qual se destaque o ensinamento do Mestre Inesquecvel, quando nos asseverou que no Reino dos Cus, o maior ser sempre aquele que se fizer o servidor de todos e, considerando que em outro tpico das instrues evanglicas, asseverou Ele prprio que O Reino de Deus est no ntimo de cada um de ns, o nosso setor de atividades se consagra efetivamente a essa descoberta de ns mesmos, atravs do estudo de nossas prprias tendncias e de auto-anlise base do discernimento que nos conduzem ao aperfeioamento de ns mesmos. *** Alis, isso compreensvel na fundamentao da Fraternidade, a cujo abrigo espiritual se acolhem milhares de irmos nossos buscando paz e luz. Recordemos a imagem da construo de uma casa simples: primeiramente, os alicerces; em seguida o erguimento da estrutura; logo aps, o respaldo ou a cobertura necessria, que nos garanta a segurana do edifcio. Conhecimento, trabalho e conscientizao representam as trs fases de uma formao nica, sem vinculaes com determinados esquemas de servios, todos eles respeitveis pela finalidade a que se destinam. O setor que se nos confiou desdobrar as suas atividades caractersticas na renovao e no aprimoramento de cada companheiro que senos associe aos ideais, sem qualquer pretenso a privilgios ou virtudes especiais, mesmo porque, estaremos todos procurando a luz da unidade, apresentando-nos espiritualmente tais quais somos no

14

quadro de nossas vivncias pessoais, diante do Evangelho do Cristo e dos ensinamentos que a Doutrina Esprita nos expe, interpretando com fidelidade as instrues do nosso Divino Mestre e Senhor, com a pacincia e a humildade, o dever de servir e a simplicidade precisa, a fim de que atinjamos os fim de que atinjamos os fins a que nos propomos. *** Anotemos, sem qualquer idia de confrontao, as primeiras reunies para que o claro da Boa Nova se expandisse, exceo feita Divina Palavra do Monte, frente da multido, sempre se efetuou com a presena de poucos, de modo a que se obtivesse o muito na conscientizao dos princpios, com os quais o Cristianismo lanava a sua plataforma no mundo. *** Que a pregao perante milhares ou milhes de pessoas, salientando de maneira especial a disseminao das luzes espirituais, atravs da televiso, que reflete com muita propriedade a realizao dos apontamentos de Jesus, ao enunciar que a mensagem do Evangelho seria dividida com todas as criaturas, at mesmo utilizando-se os telhados, que essa bno da comunho geral em torno da verdade que o mundo cristo enuncia se faz necessria, no padece dvida. *** Abenoados sejam todos os coraes que se dedicam a essa sementeira prodigiosa de paz e vida iniciada h quase dois milnios, acordando almas e levantando espritos para a aceitao das realidades espirituais. Entretanto, que necessitamos de amigos de explicao para o dilogo nos campos da vida nova na Terra, tanto quanto se nos faa possvel, medida substancial de socorro a todos os que despertam para o conhecimento e se fazem, para logo, espritos famintos de conscientizao quanto ao que lhes cabe fazer, a comear dos sentimentos prprios e, esse trabalho justamente o esforo a que nos referimos e que sabemos, principiar da unio de poucos, mas esses poucos decididos a efetuar a prpria renovao ntima, se faro esteios espontneos da tarefa que se nos confiou, sem que, ao executa-la, venhamos a nos sentir na condio de obreiros especializados sob uma suposta nomeao dos Altos Escales da Espiritualidade Superior. *** Seremos, com o apoio de Jesus, os companheiros da frase de compreenso e amizade, paz e bno que, reunidos para o cultivo dessa obra de amor e vida, se habilitaro, no apenas a se ajustarem ou se reajustarem ante os princpios redentores que abraamos, mas igualmente, se faro trabalhadores preparados a transmitir essa mensagem de conscientizao e explicao no trabalho
15

com o Divino Mestre, servio esse que, de modo simples e natural, se erguer no rumo dos lares, em cujos recessos a f crist se faz reverenciada e ouvida dentro dos ncleos familiares, com reflexos construtivos nos grupos sociais a que as organizaes domsticas se vinculem. *** Entendemos a dificuldade para identificar a obra com a humildade que lhe ser o selo de apresentao, no entanto, medida que o servio se desenvolva, novos estmulos e novas elucidaes viro da Espiritualidade Maior, em cujo seio o nosso setor de tarefas j nasceu para compreender e amar, esquecerse e servir. *** A hora atual, com tantos entretenimentos margem dos caminhos humanos exercendo sobre as criaturas indesejvel fascnio, pede a presena de sementeira e seara, quais as mossas a que nos reportamos, quanto ao que concerne transformao e ajustamento da vida interior na preparao de material humano capaz de atravessar nossa poca de transio no mundo fsico, e alcanar os tempos novos que se aproximam, maneira do facho que nada perde em contato com a ventania das provaes e adversidades, espetculos de poder externo e grandeza ilusria, repondo Jesus Cristo e Seus ensinamentos de paz e amor, com substncia na Doutrina Esprita, cooperando com segurana na construo das Eras Futuras. Estamos comeando em nossas tarefas, desconhecendo-lhes a estrutura prpria, no entanto, a bolota nada expressa quanto ao tronco robusto em que se transformar. Trabalhemos. Doemos, cada um de ns, quanto se nos faa possvel nas reas de vivncia e experincia, em favor da conscientizao evanglica e o Senhor far o resto. Que a nossa prece se faa luz por dentro de ns, e que a bno do Divino Mestre nos alcance a todos, hoje e sempre, so os votos do amigo e servidor sempre reconhecido. (Pgina recebida em Uberaba, estado de Minas Gerais, em 04 de fevereiro de 1982).

16

ITENS DA FRATERNIDADE EM JESUS


Bezerra de Menezes

Filhos, o Senhor nos abenoe! O trabalho de conscientizao em Cristo servio pioneiro no Plano Fsico, porquanto relaciona atividades, ou melhor, as atividades fundamentais do esprito desencarnado quando se reconhece defrontado pela grandeza da vida, perante o mais alm. *** O tempo o principal fator de aferio de quaisquer aquisies que se faam nesse terreno, de vez que o tempo o agente silencioso que preside o crescimento, a evoluo e a maturao das sementes de renovao do mundo interior de cada um de ns, para que nossos recursos se descerrem plenamente ao sol do trabalho para o engrandecimento da vida em ns e fora d e ns. *** Em vista do exposto, comecemos por apresentar as figuraes ou idias-snteses, destinadas a acordar as nossas conscincias plena luz da imortalidade. Enumeraremos algumas dessas indicaes bsicas para nosso

aproveitamento:

*** 01 Em toda questo difcil, indagar de ns mesmos o que faria Jesus em nosso lugar. 02 Aceitar-nos por parte da famlia universal de Deus, na mesma moradia terrestre, moradia que permanece integrada no Plano Csmico, maneira de um conjunto residencial, renteando com inmeros outros na Criao Divina. 03 Cada criatura um mundo por si, com leis e movimentos prprios, que nem sempre se harmonizam com os nossos.

17

04 Ser-nos- obrigao clara e simples aceitar os outros tais quais so, tanto quanto desejamos ser aceitos como somos, ante a considerao alheia. 05 Reconheamos a verdade de que todo bem e todo mal de que nos faamos autores para o que nos cercam, apresentaro, hoje, amanh ou depois de amanh, o somatrio das bnos ou dos males de que tenhamos sido a causa. 06 Atendendo-se realidade de que somos psicologicamente diferenciados no campo geral da existncia, respeitar sempre as necessidades ou os problemas do prximo, j que, por enquanto, no conseguimos desvencilharmonos dos nossos, no sentido imediato dessas palavras. 07 Cada qual de ns neste justo momento est no melhor lugar, na melhor posio, na melhor tarefa e com os melhores companheiros que sejamos capazes de usufruir com o necessrio proveito. 08 As condies do bero e da famlia, do grupo social e dos compromissos que venhamos a assumir com outra pessoa ou com outras pessoas so reas de dever a cumprir que no nos ser lcito esquecer ou menosprezar sem danos para ns mesmos. 09 Admitirmos sem discusso o imperativo de tolerncia para com os outros, tanto quanto precisamos ou desejamos ser tolerados em nossa estrada comum. 10 O trabalho, seja na condio de atividade profissional ou na prestao de servio desinteressado aos nossos irmos do caminho dirio, a nossa escola permanente, de cujos ensinamentos no nos sero lcito desertar. 11 Desculpar quaisquer ofensor de que nos julguemos vtimas, esquecendo esse ou aquele atrito que nos tenha colhido em ms regies de influncia, com absoluto esquecimento dos desajustes havidos, para que a espontaneidade na prtica do bem, seja em ns ou fora de ns, no sofra qualquer prejuzo. 12 Entendendo-se que cada criatura se encontra no lugar que lhe prprio, no nos permitirmos apreciaes apressadas ou errneas em torno dessa ou daquela pessoa. 13 Abolir a queixa da conversao, na certeza de que se, porventura, tivermos alguma razo para essa ou aquela reclamao quanto aos

18

outros, possvel que aqueles de quem nos queixamos, talvez possuam motivos mais fortes para se queixarem de ns. 14 Ajustar-se famlia maneira do outro entregue ao cadinho, para que se lhe promova a purificao. 15 Regozijarmo-nos com o progresso alheio, na convico de que o xito nos visitar igualmente, na medida em que nos esforcemos por obt-lo. 16 Nunca olvidaremos, em matria de afeio, que a renncia a quaisquer alegrias decorrentes de conjunes prematuras ser sempre superior a qualquer vitria passageira nos domnios da posse. 17 Fixar o lado melhor das pessoas e dos acontecimentos, para que o lado sombrio desaparea naturalmente. 18 Rejubilarmo-nos com aquilo que tenhamos ao nosso dispor, sem preocupao por obter o que talvez quisssemos. 19 Saber sorrir tanto nas horas de contentamento, quanto naquelas outras em que as inquietaes estejam conosco. 20 Abstermo-nos de gastar com a irritao, o tempo e os recursos da vida com reaes desnecessrias e incompatveis com o nosso dever de acompanhar o Divino Mestre. 21 No desconhecer que, muitas vezes, contra ns prprios, sernos necessrio ouvir as opinies de companheiros e acata-las, considerando o benefcio geral e no os nossos prprios interesses pessoais que nos cabe sofrer, para que a felicidade dos outros nos favorea com a alegria de ver os outros felizes e abrindo, com isso, novas estradas no campo ntimo que nos visem a melhoria e a paz, a compreenso e o bom nimo. 22 Habituarmo-nos a enxergar nos companheiros de experincia terrestre a parte melhor que apresentem, a fim de que nenhum deles perca o incentivo de agir e servir, trazendo a quota de seus esforos no bem para a felicidade do grupo a que nos vinculamos. 23 Auxiliar para o bem geral em todo tempo, mas escolher o tempo adequado para tratar dos problemas difceis e dos casos graves com os irmos neles envolvidos.

19

24 Exeramos a pacincia sem limites. 25 Aceitar o amor que Jesus nos ensinou e nos legou por esquema a ser cumprido nas menores ocorrncias do nosso campo de ao. 26 Comear de ns mesmos o servio de conscientizao, transferindo-o em seguida s pessoas que nos sejam particularmente queridas e, logo aps, transmiti-lo aos grupos humanos em geral. *** Estes so alguns dos itens que, em outra ocasio, ser-nos- possvel desenvolver em nosso prprio benefcio, Que o Senhor nos ampare e nos abenoe sempre so os votos reconhecidos.

(Mensagem recebida em Uberaba, Estado de Minas Gerais, em 16 de agosto de 1983).

20

INSTRUO DA VIDA
Meimei Qualquer pessoa com fome coloca o estmago em luta... O consolo fala, fala... Mas o ventre no escuta. O remdio para a fome por muito nos desagrade, a dupla leal vida: -O Trabalho e a Caridade.

Algum na casa vizinha Pede po, quase sem voz... No se sabe hoje quem seja... Mais tarde, seremos ns.

21

LAR
O lar divino tesouro Amor de Deus no caminho, o cu em forma de ninho aberto renovao. Seja de pedra ou de ouro, sempre a santa oficina que nos ampara e ilumina, em busca da perfeio. Irene S. Pinto Espere aprender no mundo que espanca, fustiga e abrasa quem desistiu de aprender nas lies da prpria casa. Antonio Lima

Onde a criana caminha sem o aconchego do lar, a vida por mais segura comea a degenerar. Casimiro Cunha

Anjo lindo, o teu olhar minha prpria vida encerra... doce filho de minalma, tesouro maior da Terra!... Anlia Franco

Lar e Me vida e sustento em luminosa fuso... Lar Me no pensamento, Me Lar no Corao.

22

Antonio Nobre

No lar, beijaram-se; um dia, dois astros da Eterna Luz: Jesus, Filho de Maria... Maria, me de Jesus... Belmiro Braga

Guia os anjos da calada, Dor de criana perdida como o pranto da vida Chorando desamparada. Auta de Souza

Por mais pobre, o lar sempre o corao da alegria. Jesus nasceu sublimando o teto da estrebaria. Meimei

No lar, templo de amor na lide transitria, tornar de novo a ser terna e frgil criana, buscando no trabalho, ao fulgor da esperana, o trilho de ascenso Suprema Vitria.

Amaral Ornellas

Todo futuro comea no caminho e na promessa de doce Me a cantar... guarda o bero pequenino, que o bero flor do destino no tronco de luz do lar. Joo de Deus 23

LEMBRANA DA CARIDADE
Irene de Souza Pinto Tanta vez, e-los frente, Os nossos irmos do mundo, Face triste, olhar profundo, Angstia a esconder-se em vo... Recordam seres estranhos Em luta desconhecida, Multido de alma sofrida, Tresmalhada na aflio.

Esse nobre companheiro, Acabrunhado e doente, Quer trabalho inutilmente, Precisa de po no lar... Mas tendo sade estreita Envergonhado, mendiga, No encontrou mo amiga Que lhe pudesse apoiar.

Aquele sofreu pesares, Que ningum sabe, nem conta, Penria, sarcasmo, afronta E a fora se lhe desfez... Buscando fuga e veneno Hoje, o pobre em desalinho, Chora, largado e sozinho, Cansado de embriaguez...

Aquela irm que se mostra De porte elegante e eleito,

24

s vezes, guarda no peito, As marcas de frrea cruz... Sob o colo em pedrarias, Tanta vez em pranto e prece, O corao lhe parece Um pouso frio e sem luz.

Aproxima-se mais outra, Tem mgoa, febre, cansao, Traz um filhinho no brao, Pede o concurso de algum... Me valorosa e esquecida, Anjo que chora e vagueia, Implora bondade alheia A proteo que no tem... Eis, mais alm, a criana Que segue desprotegida, Flor de esperana e de vida Despetalando-se ao lu... Surgem outras ... Fazem bandos De promessas desprezadas noite, ao vento, s estradas Sob as lgrimas do Cu...

Enquanto o crebro fulge Por tudo aquilo que encerra, Engrandecendo na Terra A luz dos seus prprios dons... O corao compreensivo Sem alarde, sem tumultos, Louva o brilho dos mais cultos E guarda todos os bons.

Ah! Meus irmos de caminho, Que aceitais Jesus por Mestre,


25

Fitai a casa terrestre Repleta de sombra e dor; Vinde conosco! --- Sirvamos, A caridade no mundo o Cristo plantando amor.

26

O CAMINHO CRISTO
Joo de Deus Devotados obreiros de Jesus, O Evangelho convida-nos alm, manso da Verdade de onde vem O brilho eterno da divina luz.

Eis que a bno do Mestre nos conduz sementeira do bem, Para a celestial Jerusalm Pelo arado de lgrimas da cruz!

Cultivemos o campo do Senhor, s claridades do Consolador, Em que a humildade e a paz possam florir...

Todo cristo fiel que vence o mal a esperana do Amor Universal Para a Terra ditosa do porvir.

27

OS FELIZES
Joo de Deus No triste horror destes caminhos Cheios de espinhos e de amargor, Os pobrezinhos, filhos da dor, Tm mais carinhos do Criador! Pois sabem ver, em seu sofrer pela existncia. A Caridade, suma bondade da Providncia!

28

PASTOR DIVINO
Emmanuel Meus amigos, muita paz. Devotados obreiros da Seara de Jesus cooperam conosco no agrupamento em que vos reunis para a fraternidade e para o bem. No precisamos traar diretrizes novas para os discpulos que se encontram na posse do roteiro Divino, consubstanciado no Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo. *** No vos esqueais, contudo, de que o Espiritismo com o Divino Mestre trabalho incessante de aprimoramento do aprendiz a fim de que a luz do Alto se lhe fixe na ao comum, convertendo-o em pregoeiro vivo das verdades novas que a Doutrina Consoladora nos descerra em favor do mundo regenerado e feliz. *** Transformemos nossas experincias de cada dia em atos de servio aos nossos semelhantes. Dando, receberemos. Auxiliando, seremos auxiliados. Iluminando, afastar-nos-emos das sombras. Trabalhando no bem, o bem nos aperfeioar. Esperando em Jesus, Jesus esperar igualmente em ns. Confiando, seremos dignos de confiana. Buscando a Espiritualidade Superior, tornar-nos-emos cooperadores procurados pelos Mensageiros da Bondade Celestial. Abenoando, conheceremos a felicidade das bnos do Alto.
29

amor santificante.

Amando, com o Cristo, converteremos a vida em fonte de

E, sobretudo, satisfazendo Vontade do Senhor, o Senhor concretizar nossas aspiraes e esperanas, consagrando-nos o ideal de seguir-lhes os passos, at a Ressurreio Luminosa. *** Vs mesmos trazeis ao vosso corao o pensamento simblico da orientao que nos conduzir aos cimos da vida. *** Sois a famlia espiritual que elegeu por supremo dirigente o

Pastor Divino.

Sejamos, assim, ovelhas submissas e operosas, inspiradas na marcha em seus exemplos, e sigamos, com o Mestre Amoroso e Sublime, para diante.

(Comunicao recebida em Pedro Leopoldo, estado de Minas Gerais; em 15 de julho de 1949; dirigida ao Grupo Aliana do Divino Pastor do Rio de Janeiro).

Da Obra Unio Em Jesus Espritos Diversos Psicografia: Francisco Cndido Xavier

30

PERDOARAS

PERDOARS... Perdoars, mas perdoars compreendendo que o perdo te coloca na galeria de virtudes especiais, diante daquele a quem hajas brindado com a tua benevolncia. Perdoars, reconhecendo que poderias estar no lugar dele. Examinars todo o acervo de sentimentos e pensamentos, impulsos e aes que te definem a personalidade e perguntars a ti mesmo, sem qualquer subterfgio, como agirias na posio do ofensor, no momento psicolgico em que ele caiu. Ouvirs a conscincia sem fugir-lhe s anotaes e percebers, para logo, que foroso sanar o erro; entretanto, observars claramente que ningum encontra o clima da compaixo sem a luz do entendimento. face disso, quando algum te apedreje, detm-te por alguns instantes, a fim de enxergar o ocorrido. Algum j disse que de dez partes do ato de ver, nove delas se processam fora dos olhos fsicos, nas profundezas da mente. Atravs da meditao, ser-te- possvel verificar o agravo como sendo um espinho de razes envenenadas, infelicitando muito mais o agressor do que a vtima. Divisars, desse modo, naquele que te desconsidera ou injuria, o prejuzo da ignorncia, a inibio da enfermidade, o complexo da angstia ou a cegueira da obsesso. Feito isso, destacars, facilmente, no a tua suposta superioridade diante dele, mas sim distinguirs tuas vantagens, com as oportunidades de refletir e de auxiliar o que o irmo menos feliz, de muito tempo at agora, no ter conhecido. Em verdade, nem sempre nas leses que venham a ocorrer, na esfera do esprito, conseguirs agir a ss, no plano da condescendncia absoluta, de vez que existem as postergaes de preceitos que no se correlacionam apenas contigo, mas tambm com as obrigaes da justia, frente de todos. Mesmo nessas circunstncias, perdoars de ti prprio, esquecendo todo mal, recordando que carregas contigo as prprias fragilidades. E, ainda quando o agravo se caracterize por feio complexa, separando-te provisoriamente daqueles que te feriram, podes atender lio de Jesus, auxiliando a cada um deles com a bno da prece, porque em nos referindo aos domnios da alma, em qualquer lugar, a orao a presena de Deus no corao. . . Emmanuel
31

RESPONSABILIDADE
Cornlio Pires Na existncia com Jesus, Na dor, na paz, na alegria sempre responsvel Em cada hora do dia.

32

RESSURREIO
Jos Bortolotta Parti quando a manh de rosa e opala Doce messe de flores prometia... Parti, quando o meu canto de alegria Buscava a Terra para desposa-la.

E supondo encontrar a noite fria, Sob a carne a fremir, sem luz, sem fala, Descobri, aonde a morte, em vo, se cala Outro mundo vibrante em novo dia.

Feliz, eis-me convosco, deslumbrado, Para buscar o bem ao vosso lado, Cheio de aspiraes indefinidas...

E saudando o porvir ditoso e grande, Beijo a luz do Evangelho em que se expande O sonho que trazemos de outras vidas.

33

RESSURREIO
Jos Bortolotta Parti quando a manh de rosa e opala Doce messe de flores prometia... Parti, quando o meu canto de alegria Buscava a Terra para desposa-la.

E supondo encontrar a noite fria, Sob a carne a fremir, sem luz, sem fala, Descobri, aonde a morte, em vo, se cala Outro mundo vibrante em novo dia.

Feliz, eis-me convosco, deslumbrado, Para buscar o bem ao vosso lado, Cheio de aspiraes indefinidas...

E saudando o porvir ditoso e grande, Beijo a luz do Evangelho em que se expande O sonho que trazemos de outras vidas.

34

RENASCER
Emmanuel Deplorvel engano esperar algum por nova reencarnao, a fim de melhorar-se. A entrada de nossa alma na luta humana como que o ingresso do aluno do amor e da sabedoria, em novas fases de aprimoramento na grande escola da Terra. *** E, se vemos a rvore renascer da semente, em trabalho metdico, e se observamos o tempo ressurgir, em cada novo dia, fcil reconhecer a nossa privilegiada posio de criaturas conscientes, no crculo das possibilidades de renascimento espiritual em qualquer ocasio. *** Se a vontade bem dirigida a bssola de nossa embarcao no mar das provas edificantes, podemos, em verdade, renascer, cada hora... *** Da incerteza para a confiana. Do desalento para a coragem. Da tristeza para a alegria. Da fadiga para o bom nimo. Da sombra para a luz. Do mal para o bem. Da perturbao para o equilbrio, Da dor para a felicidade. Da discrdia para a paz. Da violncia para a harmonia.

35

Do rudo para o silncio. Do dio para o amor. *** Renascimento de hoje, porm, indica a morte da vspera. Se no aprendemos a ceder, em silncio, apagando os nossos impulsos de dominao individualista, quando se cala a semente na cova escura, morrendo para reviver no po que enriquece o celeiro, ser sempre difcil a nossa renovao. *** Usando o amor e a humildade, no clima do servio incessante, encontraremos, cada dia, mil recursos de recomear a nossa jornada, com bases no Infinito Bem. *** Cada qual de ns possui o tesouro do corao, do crebro, do

verbo, dos braos...

Se quisermos empregar semelhantes patrimnios, na transformao dos valores que nos cercam, convertendo a nossa f em motivo de trabalho santificador, em todos os momentos da vida, permaneamos convictos de que estamos no renascimento constante , a caminho da perfeio crescente, que nos outorgar o direito s mais vastas compensaes da Vida Universal.

36

SANTURIO DOMSTICO
Aires de Oliveira Meus amigos, o Senhor nos ilumine e fortalea. O Espiritismo a grande luz que se derrama em catadupas de bnos sobre a humanidade sofredora e atormentada, e cada santurio domstico que lhe entroniza a claridade no altar mais ntimo, abenoado ncleo distribuidor dos celestes dons que fluem, incessantemente, do Alto. Temos aqui, portanto, a revelao do porvir terrestre: A verdade libertada dos templos de pedra que a algemam a frreos princpios convencionais, atravessando o lar, maneira de corrente cristalina, aliviando coraes dilacerados, sarando velhas lceras e preparando almas para a Vida Eterna. *** Prescindimos aqui do sacerdcio organizado porque individualmente cada companheiro oficia ao Supremo Senhor, no santurio de si mesmo; dispensamos o fausto do culto externo, porquanto, a veste do crente a sua prpria indumentria viva de sentimento edificante; no necessitamos de cdigos preestabelecidos a legislarem sobre a nossa f, porque a convico de imortalidade nasce pura e sublime no livro de cada um de ns, expresso no corao com que amamos e vibramos dentro da vida. *** Maior revelao no encontraremos por agora, alm dessa bendita oportunidade de servio com Jesus, em sagrado conjunto de foras a se desdobrarem, unssonas, procura da concretizao da caridade e da harmonia na Terra. *** Um lar sintonizado com o Cristo uma orquestra divina. Contemplam-se os instrumentos do bem, a dentro, espontaneamente, compondo a msica do Amor em derredor de todos os peregrinos que marcham nos crculos de luta redentora em busca da Espiritualidade Superior.

37

*** No temos, desse modo, mensagem mais expressiva a recordar-vos seno a da oportunidade santificante que repousa em vossas mos. *** Cada servidor chamado tarefa que lhe prpria. Cada trabalhador tem servio especializado na obra do mundo, qual ocorre semente que se reveste de utilizada diferente nas leiras da vida. *** Cada missionrio permanece no ministrio de que detentor. Cada conjunto de servidores, trabalhadores e missionrios guardam responsabilidades diversas em nossos crculos. *** Assim, saudamos, no s a f renovadora que vos possui, mas tambm a diligncia que vos assinala os passos no desempenho das obrigaes que vos cumprem executar. *** Crede que a riqueza do lar convertido em manancial do Evangelho tesouro cobiado por milhes de operrios que perderam o dia ou que esfacelaram as ferramentas que a Bondade Divina lhes confiou. Grande , por isso, a vossa fortuna, frente do errio eterno e maior ser o vosso galardo se souberdes marchar unidos, ao encontro dos objetivos que nos entrelaam os propsitos. *** E essa jornada, meus amigos, no fundo, constituda por servio constante no bem. Cada ngulo de dor do caminho, cada irmo desesperado, cada companheiro ignorante e desiludido representam ocasies luminosas de ao com o Senhor. O discpulo distrado costuma perder-se em cariadas e inteis indagaes com respeito s provas, olvidando que as provas mais elevadas da Terra no so aquelas que a dor traz habitualmente consigo, arrasando muitas vezes os coraes desprevenidos e invigilantes. *** Cada momento de socorro aos semelhantes, no captulo da bondade e da tolerncia, realmente jubiloso minuto de prova benemrita, no qual poderemos desenvolver nossa capacidade mxima de assimilao do Evangelho Salvador.
38

*** Em vista dessa verdade, este o nosso roteiro com o Cristo atividade com Jesus, nos setores do esforo dirio, a fim de que no precisemos escrever Espiritismo para os outros, mas que o Espiritismo escreva em ns as suas lies imperecveis de iluminao, santificao e vitria. Que o Divino Mestre nos abenoe a sublime aspirao de executar-lhe os desgnios soberanos e misericordiosos, onde estivermos, so os votos do irmo e servo reconhecido. *** (Mensagem recebida em junho de 1949, na cidade de Muria, Estado de Minas Gerais).

39

VERDADES DA VIDA
Chiquito de Moraes

Mede a coragem que tens Quando a tormenta sibila. Todos somos bons pilotos Quando a corrente tranqila.

Fraquezas de irmos cados... No te ds a criticar. Recorda: Um de teus ps Um dia pode falhar.

Ao companheiro com fome No agridas com sermo. Atende sabedoria: Primeiro lhe d o po.

Ascenso pede trabalho... Serve, porfia, no temas. Um problema resolvido Encaixa novos problemas.

Agradece os teus empeos Providncia Divina. A escola somente apura Aquilo que a vida ensina.

40

Vous aimerez peut-être aussi