Vous êtes sur la page 1sur 15

1.

INTRODUO Muitos materiais, quando em servio, esto sujeitos a foras ou cargas; alguns exemplos incluem a liga de alumnio a partir da qual a asa de um avio construda e o ao no eixo de um automvel. O comportamento mecnico de um material reflete a relao entre sua resposta ou deformao a uma carga ou fora que esteja sendo aplicada, algumas importantes propriedades mecnicas so a resistncia, a dureza, a ductilidade e a rigidez. Dentre os fatores que devem ser considerados incluem-se a natureza da carga aplicada e sua magnitude que podem ser de trao, de compresso, ou de cisalhamento. O papel dos engenheiros de estrutura consiste em determinar as tenses e as distribuies de tenses em membros que esto sujeitos a cargas bem definida. Com freqncia, os materiais so selecionados para aplicaes estruturais especificas devido as suas combinaes desejveis de caractersticas mecnicas [1]. Este trabalho cientfico tem por objetivo demonstrar alguns conceitos bsicos sobre determinadas propriedades mecnicas que afetam diretamente a resistncia do material, as quais so: diagrama tenso-deformao, diagrama Ferro-Carbono, Fratura e Fadiga.

2. CONCEITOS DE TENSO DEFORMAO Se uma carga esttica ou se ela se altera de maneira relativamente lenta ao longo do tempo e aplicada de maneira uniforme sobre uma seco reta ou a superfcie de um membro, o comportamento mecnico pode ser verificado atravs de um simples ensaio de tensodeformao. Tais ensaios so mais comumente conduzidos para os metais em temperatura ambiente. Existem trs maneiras principais segundo as quais uma carga pode ser aplicada: Trao, compresso e cisalhamento. Na pratica da engenharia muitas cargas so de natureza de toro, ao invs de serem de natureza puramente cisalhante, conforme a figura 1 [1].

Figura 1 (a) Tenso de trao, (b) Tenso de compresso, (c) Tenso de cisalhamento e (d) Tenso de toro.
Fonte: Fundamentos da cincia e engenharia dos materiais

2.1 COMPORTAMENTO TENSO DEFORMAO O grau segundo o qual uma estrutura se deforma ou se esfora depende a magnitude da tenso que imposta. Para a maioria dos metais que so submetidos a uma tenso de trao em nveis relativamente baixos, a tenso e a deformao so proporcionais entre si, de acordo com a relao abaixo e conforme figura 2.

=E

Figura 2 Diagrama tenso versus deformao


Fonte: Propriedades mecnicas dos materiais

Essa relao conhecida como lei de Hooke, e a constante de proporcionalidade E (com unidades de GPa ou psi) o modulo de elasticidade para a maioria dos metais varia entre 45 GPa (6,5 X 106 psi), para o magnsio, e 407 GPa (59 X 106 psi) para o tungstnio [1]. 2.2 DEFORMAO ELSTICA DOS METAIS A deformao elstica precede a deformao plstica. Quando uma pequena tenso de trao aplicada a um pedao de metal, ou de uma maneira geral, a um material cristalino qualquer, ocorre deformao elstica. Quando a solicitao aplicada, o pedao se torna levemente mais comprido; a remoo da carga faz com que o espcime volte s suas dimenses originais. Analogamente, quando um corpo comprimido, ele se torna levemente menor, retornando as suas dimenses originais ao ser retirada a carga. Dentro da regio de comportamento elstico, a deformao o resultado de uma pequena elongao da clula unitria na direo da tenso de trao a uma pequena contrao na direo da compresso. Na faixa de comportamento elstico, a deformao aproximadamente proporcional tenso. A relao entre a tenso e a deformao o mdulo de elasticidade (mdulo de Young) e uma caracterstica do metal. Quanto mais intensas forem as foras de atrao entre os tomos, maior o mdulo de elasticidade [2].

Mdulo de elasticidade versus temperatura O mdulo de elasticidade de todos os materiais decresce com o aumento da temperatura [2] Mdulo de elasticidade versus direo cristalina Os materiais no so isotrpicos em relao ao mdulo de elasticidade, pois este varia com a orientao cristalina. Por exemplo, o ferro tem um mdulo de elasticidade mdio de cerca de 21.000 kgf/mm2; entretanto, o mdulo real de um cristal de ferro varia de 29.000 kgf/mm2 na direo [111] a apenas 13.000 kgf/mm2 na direo [100], [2].

2.3 DEFORMAO PLSTICA DE CRISTAIS METLICOS Os materiais podem ser solicitados por tenses de trao, de compresso ou de cisalhamento. Como os dois primeiros tipos podem ser decompostos em componentes de cisalhamento e como a maior parte dos metais significativamente menos resistente ao cisalhamento que a trao ou a compresso, os materiais se deformam pelo cisalhamento plstico ou escorregamento de um plano cristalino em relao aos demais. O escorregamento causa um deslocamento permanente; a retirada da tenso no implica no retorno dos planos cristalinos s suas posies originais [2].

3 DIAGRAMA DE EQUILIBRIO FERRO-CARBONO imprescindvel para o conhecimento perfeito dos aos o estudo do seu diagrama de equilbrio. Esse diagrama geralmente representado at 6,7% de carbono, porque este elemento forma com o ferro o composto Fe3C que contm, aproximadamente, 6,7% de carbono. Por outro lado, pouco ou nada se conhece acima desse teor; na realidade, acima de 4,0% a 4,5% de carbono, essas ligas apresentam pequena ou nenhuma importncia comercial [3]. O referido diagrama corresponde a liga binria Fe-C apenas: os aos comerciais entretanto, no so de fato ligas binrias, pois neles esto presentes sempre elementos residuais devido aos processos de fabricao, tais como fsforo, enxofre, silcio e mangans [3].

Figura 3 Diagrama de equilbrio Fe-C


Fonte: Aos e ferros fundidos

A parte superior do diagrama (figura 3), em torno do ponto A, mostra uma relao de natureza especial, chamada de perittica, a qual, entretanto, no apresenta qualquer importncia comercial [3] O diagrama de equilbrio Fe-C , de fato, um diagrama Fe-Fe3C, visto que a extremidade direita do mesmo corresponde a 6,7% de carbono que a composio do carboneto de ferro Fe3C. Por outro lado, no se trata a rigor de diagrama de equilbrio estvel. De fato, se assim fosse, no deveria ocorrer qualquer mudana de fase com o tempo; verificou-se; entretanto, que, mesmo em ligas Fe-C relativamente puras (isto , com baixo teor de elementos residuais) mantidas durante anos em temperaturas elevadas (da ordem de 700C) o Fe3C pode se decompor em ferro e carbono, este ultimo na forma de grafita. Rigorosamente, pois, o diagrama de equilbrio representado na figura 3 de equilbrio metaestvel [3], o diagrama de equilbrio estvel considera somente elementos puros nas ligas, o que no acontece na realidade, sendo assim, no representa fielmente as condies reais da liga. Na figura 3, o diagrama de equilbrio estvel esta representado pelas linhas pontilhadas. O ferro puro sofre uma mudana na sua estrutura cristalina, de CCC (cbica de corpo centrado) para CFC (cbica de face centrada) [2]. Ferrita ou Ferro- A modificao estrutural do ferro puro em temperatura ambiente, denominada ferrita ou ferro-. A ferrita muito mole dctil; na pureza que encontrada comercialmente, seu limite de resistncia inferior a 32 kgf/mm2 (45000 psi). um material ferro magntico em temperaturas abaixo de 766C [2]. Austenita ou Ferro- A modificao CFC do ferro denominada austenita ou ferro. a forma estvel do ferro puro entre 910C e 1400C. Fazer uma comparao direta entre as propriedades mecnicas da austenita e da ferrita difcil, pois devem ser comparada em temperaturas diferentes. Entretanto, na faixa de temperatura na qual estvel, a austenita mole e dctil e, consequentemente se presta bem para processos de fabricao. Muitos aos so laminados ou forjados em temperaturas de 1100C ou acima, com o ferro na forma CFC. A austenita no ferro-magntico em nenhuma temperatura. Por definio, os aos contem menos de 2% de carbono; consequentemente todo o carbono dos aos acha-se dissolvido na austenita, em temperaturas elevadas [2]. Ferro- Acima de 1400C, a austenita deixa de ser a forma mais estvel, pois a estrutura volta a ser novamente CCC, denominado ferro-. O ferro- o anlogo ao ferro-, com exceo da faixa de temperatura na qual estvel por isso muitas vezes chamado ferrita-. A solubilidade do carbono na ferrita- pequena [2].

Figura 4 Regio eutetide do diagrama de equilbrio Fe-C


Fonte: Princpios de cincias dos materiais.

Ponto euttico a regio no diagrama que indica o mais baixo ponto de fuso ou solidificao e a melhor dissoluo de carbono na liga metlica. Ponto eutetide Encontra-se na poro inferior esquerda do diagrama, por esse motivo chamado de eutetide. Como se pode ver na figura 4 esse ponto corresponde a 0,8% de carbono, ligas de ao com essa composio so chamadas de eutetides [3]. O ferro puro, como se sabe, apresenta-se at 912C sob a forma alotrpica alfa () e a partir de 912C at 1394C no estado alotrpico gama (). Essas formas alotrpicas se caracterizam por possurem reticulados cristalinos diferentes: o ferro , reticulado CCC e o ferro , reticulado CFC. A principal conseqncia desse fato, de grande importncia pratica nos tratamentos trmicos da ligas ferro-carbono, a seguinte: o ferro gama pode manter em soluo o carbono, ao passo que o ferro alfa no. A soluo slida do carbono de ferro chamada austenita. Esse constituinte, portanto, no diagrama de equilbrio Fe-C, somente aparece em temperaturas elevadas [3]. Os aos com 0,77% de carbono so chamados eutetides: os que apresentam carbono abaixo de 0,77% so chamados hipoeutetides e os que apresentam carbono entre 0,77% e 2,11% so chamados de hipereutetides [3], nestes pontos, dependendo, de para onde vai tender a curva de resfriamento, que ocorrem as mudanas de estruturas cristalinas, e consequentemente a definio da microestrutura da liga, esta, por sua vez quem determina as propriedades mecnicas dos metais.

4 FRATURA Podemos ter dois tipos de fratura nos materiais: a fratura dctil, na qual a deformao plstica continua at uma reduo de 100% na rea e a fratura frgil, na qual as partes adjacentes do metal so separadas por tenses normais superfcie da fratura. Como a fratura frgil no produz deformao plstica, ela requer menos energia que uma fratura dctil, na qual se consome energia na formao de discordncias e outras imperfeies no interior do cristal [2]. Resistncia ao impacto A tenacidade de um material foi definida como sendo a energia necessria para romp-lo. Em muitas aplicaes, o valor desta energia mais importante que o limite de resistncia, particularmente se o metal usado em uma aplicao dinmica. O termo resistncia ao impacto usado para designar a tenacidade; comumente medido em p-lb. A resistncia ao impacto depende da velocidade de aplicao da carga e da temperatura, assim como da concentrao de tenses [2]. Durante a solicitao por impacto, h apenas um pequeno espao de tempo disponvel para uma deformao plstica uniforme. Assim sendo, a deformao plstica uniforme. Assim sendo, a deformao podem exceder, localmente, a tenso de fratura em irregularidades geomtricas, contornos de gro e outras imperfeies, de forma que se inicia uma trinca. Uma vez iniciada, a trinca origina uma concentrao de tenses; como o resultado, a trinca se propaga at a ruptura completa [2]. Temperatura de transio quando os metais CCC so submetidos a cargas de impacto em temperaturas relativamente baixas, verifica-se uma transio da fratura dctil, que necessita de energia elevada para fratura frgil que requer menor energia. Como a transio ocorre numa faixa de temperaturas, frequentemente adota-se como temperatura de transio a que corresponde a uma certa energia de impacto [2].

4.1 FRATURA DCTIL As superfcies da fratura dctil iro possuir suas prprias caractersticas distintas. Tanto no nvel macroscpico quanto no nvel microscpico. Materiais acentuadamente dcteis empescoam at a fratura pontual, exibindo uma reduo de rea virtualmente igual a 100% [1]. Os tipos mais comuns de perfis de fratura so:

- Fratura altamente dctil Onde a amostra empescoa at um nico ponto; - Fratura moderadamente dctil Onde acontece a fratura aps algum empescoamento; - Fratura frgil Sem qualquer deformao plstica. Algumas vezes, uma fratura que possui esse contorno de superfcie caracterstico conhecida como fratura taa e cone, pois uma das superfcies casadas possui forma de taa, enquanto a outra lembra um cone. Nesse tipo de amostra fraturada, a regio central da superfcie possui uma aparncia irregular e fibrosa, o que um indicativo de uma deformao plstica [1]. 4.2 FRATURA FRGIL A fratura frgil ocorre sem qualquer deformao aprecivel e atravs de uma rpida propagao da trinca. A direo do movimento da trinca esta muito prxima de ser perpendicular a direo de tenso de trao que aplicada e produz uma superfcie de fratura relativamente plana [1]. 4.3 FRATURA DE CLIVAGEM Nesse caso, a fratura usualmente caminha entre planos cristalinos adjacentes, particularmente entre aqueles com poucas ligaes interatmicas. Todos nos estamos familiarizados com a fratura de clivagem na mica e no diamante, nos quais as superfcies de clivagem so muito especificas. Um tipo semelhante de fratura encontrado nos metais CCC e HC, mas no nos CFC. Uma amostra de ferro de granulao grosseira, por exemplo, ao ser quebrada revela pequenas faces de clivagem que se formam conforme a fratura se propaga de forma transgranular [2].

5 FADIGA A tenso que um material pode suportar ciclicamente muito menor que a suportvel em condies estticas. O limite de escoamento, que uma medida de tenso esttica sob o qual o material resiste sem deformao permanente, pode ser usado como guia apenas para estruturas que operam em condies de carregamento esttico. A fim de aumentar o numero de ciclos possveis em uma maquina, necessrio reduzir-se a tenso de seus componentes. Felizmente, muitos materiais apresentam nveis de tenses que permite um numero quase infinito de ciclos de ruptura [2]. Mecanismo da fadiga A diminuio na carga mxima possvel, sob aplicao cclica de carga, diretamente atribuda ao fato do material no ser um slido idealmente homogneo. Em cada meio ciclo, produz pequenssimas deformaes que no so totalmente reversveis. Uma observao cuidadosa indica que a ruptura por fadiga ocorre segundo as seguintes etapas [2] 1 O tensionamento cclico causa deformaes a frio e escorregamento localizado; 2 A gradual reduo da ductilidade nas regies encruadas resulta na formao de fissuras submicroscpicas; 3 O efeito de entalhe na fissura concentra tenses at que ocorra a ruptura completa. Portanto, a por fadiga esta relacionada com o fato de, ao invs de se ter um comportamento elstico ideal e reversvel do material ter-se deformao plstica no uniforme. Essas deformaes no-reversveis se localizam ao longo dos planos de escorregamento, nos contornos de gro e ao redor de irregularidades de superfcies devidas a defeitos geomtricos ou de composio. A influncia das irregularidades geomtricas est ilustrada na figura 5. Os trs conjuntos de dados da figura 6 so para aos idnticos.

Figura 5 Influncia das irregularidades geomtricas sobre o ciclo de vida de uma pea.
Fonte: Princpios de cincias dos materiais

Figura 6 Exemplo de pea melhorada para reduzir a existncia de tenses e fadiga


Fonte: Princpios de cincias dos materiais

Igualmente importante a natureza do acabamento superficial do componente solicitado ciclicamente. As caractersticas da superfcie so muito importantes j que, usualmente, a mesma est sujeita a maiores solicitaes que qualquer outra parte.

6 CONCLUSO Atravs deste trabalho foi possvel verificar a importncia dos conhecimentos sobre tenso-deformao dos materiais na hora de executar um projeto. Segundo foi possvel observar na pesquisa existem vrias foras atuando permanentemente sobre todos os tipos de materiais metlicos. Observou-se que um dos fatores que esta diretamente relacionado com as propriedades mecnicas dos materiais metlicos a formao da sua microestrutura, e esta, pode ter sua formao prevista atravs do diagrama Fe-C metaestvel, pois, avaliando as curvas de resfriamento, possvel prever para que ponto do diagrama ela ir tender e qual a microestrutura que ir se formar. Ao entrarmos no campo de pesquisa de fratura e fadiga, tambm pudemos observar a existncia de uma relao direta destas com a microestrutura que formou-se no diagrama FeC, seja, para aos ou ferro fundido, a forma de avaliar a formao das propriedades atravs da microestrutura a mesma, porm, a diferena esta nos percentuais de carbonos correlacionados para cada material, sendo, que, para aos o ponto eutetide possui 0,77% de carbono e para ferro fundido o ponto euttico possui 4,3% de carbono (no diagrama metaestvel), sendo assim avalia-se a aplicao do produto a ser fabricado e pode-se determinar ou no a necessidade de tratamento trmico para melhoria das propriedades mecnicas.

REFERNCIAS [1] FUNDAMENTOS DA CIENCIA E ENGENHARIA DOS MATERIAIS. Callister Jr, William D. 2ed. Editora LTC. Rio de Janeiro RJ. 2006 [2] PRINCIPIOS DE CIENCIA DOS MATERIAIS. Van Vlack, Lawrence H. 1ed. Editora Edgard Blucher Ltda. So Paulo SP. 2002 [3] AOS E FERROS FUNDIDOS. Chiaverini, Vicente. 7ed. Associao Brasileira de Metalurgia e Materiais ABM. So Paulo SP. 1998 [4] PROPRIEDADES MECNICAS DOS MATERIAIS. Buffoni, Salete Souza de Oliveira. Apostila. Universidade Federal Fluminense. Rio de Janeiro RJ. sd

SENAI SERVIO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL TCNICO EM PROJETOS MECNICOS Prof. MSc. Jair Veiga

Anderson Luis Pavoski Carlo Magno Cardoso de Jesus Rodrigo Luis Ribeiro

DIAGRAMA TENSO-DEFORMAO, DIAGRAMA Fe-C PARA AOS E FERRO FUNDIDO, FRATURA E FADIGA.

Joinville 2009

Vous aimerez peut-être aussi