Vous êtes sur la page 1sur 3

Histrico

1984 - Madhya Pradesh, ndia - A tragdia de Bhopal

Esse provavelmente o maior desastre industrial da histria. Entre 1977 e 1984, a Union Carbide India Limited (UCIL), localizado em na periferia de Bhopal, foi licenciada pelo Governo para a fabricao de fosgnio, monometilamina (MMA), metilisocianato (MIC) e outros pesticidas. O envio errado de 500 litros de gua para o tanque de metilisocianato causou uma reao qumica descontrolada, resultando numa rpida subida da presso e da temperatura. O calor gerado pela reao, na presena na presena de um catalisador de ferro, produzido pelo produto dacorroso da parede do tanque de ao inoxidvel, resultou numa reao to violenta que gases txicos como o isocianato de metila e o hidrocianeto escaparam do tanque. No houve aviso para as pessoas ao redor da planta, como as sirenes emergncia. O efeito sobre as pessoas que viviam em casebres prximos foi imediato e devastador. Muitos morreram em suas camas, outros pelas ruas e muitos mais morreram mais tarde, aps chegarem aos hospitais e prontos-socorros. estimado que pelo menos 3.000 pessoas morreram e em torno de 500.000 ficaram feridas. A fbrica foi fechada aps o acidente. O vdeo a seguir uma Edio de trechos do episdio relativo ao Acidente de Bhopal da National Geographic Channel que explica outras falhas tcnicas que o acidente.

1988 - Maui, Havai - O Incidente Aloha Airlines

A falha estrutural em 28 de abril de 1988, um Boeing 737 de 19 anos, operado pela Aloha Airlines, foi um acontecimento decisivo na conscientizao do envelhecimento de aeronaves. Essa aeronave perdeu uma grande parte da fuselagem superior em pleno voo a uma altura 24.000 ps. Milagrosamente, o piloto conseguiu pousar o avio na ilha de Maui, Hava. Uma aeromoa foi arremessada para fora da aeronave e seu corpo nunca foi encontrado. Outros 65 passageiros e tripulantes ficaram feridos. A causa do acidente: mltiplas fissuras de corroso sob fadiga foram detectados na estrutura da aeronave. O resultado do relatrio de investigao emitido em 1989 atribuiu o incidente falha do programa de manuteno operadores para detectar a corroso. Anteriormente, em 1981, um avio similar havia sofreu uma queda que resultou em mais de cem mortes. Investigaes apontaram fadiga acelerada por corroso dos painis de revestimento da fuselagem como o mecanismo de falha. O filme Miracle Landing baseado no incidente. O pouso em segurana da aeronave foi considerado sem precedentes. o vdeo a seguir mostra um trecho do filme.

1992 - Guadalajara, Mxico - Exploso da rede de esgoto

Um total de 215 pessoas morreram em Guadalajara, Mxico, em abril de 1992. Alm das mortes, a srie de exploses danificaram 1.600 edifcios e 1.500 pessoas ficaram feridas. A causa da exploso foia corroso no oleoduto da Pemex - Petrleos Mexicanos. Pelos menos nove exploses em intervalos separadas foram ouvidas, comeando em aproximadamente 10 h da manh, horrio local. A exploso abriu uma trincheira irregular que percorreu quase 8 km. A trincheira expandida foi estava ao lado do sistema de esgoto de cidade, e os buracos abertos tinham pelo menos seis metros de profundidade e trs metros transversalmente. Em vrios locais, muitas

crateras maiores de cinqenta metros de dimetro tragaram numerosos veculos. A corroso subseqente do oleoduto de gasolina, em volta, causou o vazamento de gasolina nos esgotos. O procurador-geral mexicano procurou acusaes de homicdio negligente contra quatro funcionrios da Pemex, a companhia petrolfera estatal. Tambm foram citados trs representantes do sistema de esgoto regionais e prefeito da cidade.

1967 - Ohio, EUA - O colapso da ponte de prata

Em dezembro de 1967 uma ponte que ligava Pleasant, West Virginia e Kanauga, Ohio, de repente caiu no rio Ohio. No momento da falha, dos 37 veculos que atravessavam a extenso da ponte, e 31 desses caram com a ponte. Quarenta e seis pessoas morreram e nove ficaram gravemente feridas. Junto com as numerosas fatalidades e leses, uma rota de transporte principal ligao Virgnia Ocidental e Ohio foi destruda, interrompendo a vida de muitos. A ponte havia sido projetada sob as especificaes estabelecidas pela Sociedade Americana de Engenheiros Civis e foi apelidada de "Silver Bridge" porque era a primeira ponte do pas pintada com pigmento de alumnio. Um novo ao-carbono foi desenvolvido tratado termicamente para uso na construo da ponte de prata. Outro fator importante que ajudou a fadiga e corroso corroso sob tenso em derrubar a ponte era o peso dos carros e caminhes novos. Quando a ponte foi projetada, o veculo de design utilizado foi o Ford modelo T, que tinha um peso aproximado de menos de 1.500 libras, ningum podia prever que 40 anos aps a construo da ponte de prata que as cargas de trfego seria mais do que o triplo. Mas o colapso da ponte de prata apesar de ter sido um desastre, teve aspectos positivos. Inspees de pontes so agora rotina e ocorrem com maior profundidade. Os engenheiros esto agora mais bem informados sobre a fadiga ecorroso sob tenso. O video a seguir mostra imagens da ponte no dia da inaugurao alm de outras informaes sobre o desastre.

http://www.cientistadidatico.com.br/2012/10/os-efeitos-catastroficos-da-corrosao.html

Vous aimerez peut-être aussi