Vous êtes sur la page 1sur 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS Curso: Administrao Disciplina: Organizao, Sistemas e Mtodos I Prof.

: Karyn Pinedo Aluna: Ana Maria de Souza Leite RESUMO CAP. 03 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

1. ESTRUTURA ORGANIZACIONAL A estrutura organizacional deve ser delineada de acordo com os objetivos e estratgias estabelecidos, ou seja, a estrutura organizacional uma ferramenta bsica para alcanar as situaes almejadas pela empresa. Para a adequada organizao de uma empresa, pode-se considerar o desenvolvimento de alguns aspectos, principalmente os seguintes: a) A estrutura organizacional, representando a organizao (letra "O" da atividade de O&M); e b) As rotinas e procedimentos administrativos, representando os mtodos (letra "M" da atividade de O&M). Quando a estrutura organizacional estabelecida de forma adequada, ela propicia para a empresa alguns aspectos: identificao das tarefas necessrias; a organizao das funes e responsabilidades; informaes, recursos e feedback aos empregados; medidas de desempenho compatveis com os objetivos; e condies motivadoras. 1.1. Estrutura Informal e Estrutura Formal 1.1.1. Estrutura Informal: Surge da interao social das pessoas, o que significa que se desenvolvem espontaneamente quando as pessoas se renem entre si e apresenta relaes que usualmente no aparecem no organograma. A abordagem na estrutura informal est nas pessoas e em suas relaes, enquanto a estrutura formal d nfase a posies em termos de autoridades e responsabilidades. Os lderes de grupos informais surgem por vrias causas como: idade, antiguidade, competncia tcnica, localizao no trabalho, liberdade de se mover na rea de trabalho e uma agradvel e comunicativa personalidade. Cada executivo deve saber quem o lder informal de seus subordinados e trabalhar com essa pessoa a fim de assegurar que essa liderana esteja acompanhando os objetivos da empresa em vez de antagoniz-los. 1.1.2. Estrutura Formal: aquela representada pelo organograma. Todas as relaes so formais. No se pode descart-la e deixar funcionrios se relacionarem quando eles no devem ter relaes diretas. 2. ELABORAO DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL Estrutura Organizacional o conjunto ordenado de responsabilidades, autoridades, comunicaes e decises das unidades organizacionais de uma empresa. bastante dinmica, principalmente quando so considerados os seus aspectos informais provenientes da

caracterizao das pessoas que fazem parte de seu esquema. Deve ser delineada, considerando as funes de administrao como um instrumento para facilitar o alcance dos objetivos estabelecidos. Na considerao dos tipos de estrutura organizacional deve-se lembrar que estes so os resultados da departamentalizao (funcional, clientes, produtos, territorial, por projetos, matricial etc.). 3. METODOLOGIA DE DESENVOLVIMENTO, IMPLANTAO E AVALIAO DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL 3.1. Desenvolvimento de uma estrutura organizacional: Devem-se considerar os seus componentes, condicionantes e nveis influncias e abrangncias: 3.1.1. Componentes da Estrutura organizacional: So quatro os componentes da estrutura organizacional: 3.1.1.1. Sistema de responsabilidade (resultado da alocao de atividades), constitudo por: Departamentalizao; linha e assessoria; e especializao do trabalho. 3.1.1.2. Sistema de autoridade (resultado da distribuio do poder), constitudo por: amplitude administrativa e nveis hierrquicos; delegao; e descentralizao/centralizao. 3.1.1.3. Sistema de comunicaes (resultado da interao entre as unidades organizacionais), constitudo por: o que, como, quando, de quem e para quem comunicar, verificando alguns aspectos bsicos do sistema de comunicaes nas empresas, como: a) esquemas de comunicao (formal e informas); b) fluxos da comunicao; c) custos da comunicao e; d) subsistemas de procedimentos. 3.1.1.4. Sistemas de deciso: (o resultado da ao sobre as informaes). Est relacionado a trs anlises para se determinar a estrutura organizacional necessria: anlise das atividades; anlise das decises; e anlise das relaes. 3.1.2. Condicionantes da Estrutura organizacional: Fatores que condicionam o estabelecimento de uma estrutura organizacional. 3.1.2.1. Fator Objetivo e Estratgias: Tem influncia na estrutura organizacional medida que, quando os objetivos e estratgias esto bem definidos e claros, mais fcil organizar, pois se sabe o que esperar de cada membro do grupo que compe a empresa. 3.1.2.2. Fator Ambiente: deve-se analisar o processo de relacionamento entre a empresa e o seu ambiente externo. 3.1.2.3. Fator Tecnologia: o conjunto de conhecimentos que so utilizados para operacionalizar as atividades na empresa para que seus objetivos possam ser alcanados.

3.1.2.4. Recursos Humanos: no desenvolvimento de uma estrutura organizacional eficiente deve-se levar em considerao o comportamento e os conhecimentos das pessoas que tero de desempenhar as funes que lhes sero atribudas. 3.1.3. Nveis de Influncia da Estrutura Organizacional: No desenvolvimento de uma estrutura organizacional tm-se trs nveis de influncia: Estratgico, Ttico e Operacional: 3.1.3.1. Nvel Estratgico de Influencia: considera determinado conjunto de aspectos homogneos da estrutura organizacional da empresa. 3.1.3.2. Nvel Ttico de Influencia: tem por finalidade otimizar determinada rea de resultado e no a empresa como um todo. 3.1.3.3. Nvel Operacional de Influncia: pode ser considerado como a formalizao, principalmente atravs de documentos escritos, das metodologias de desenvolvimento e implementao estabelecidas. 3.1.4. Nveis de Abrangncia da Estrutura Organizacional: Podem ser considerados trs nveis de abrangncia ou de amplitude quando do desenvolvimento e implementao da estrutura organizacional: 3.1.4.1. Nvel de Abrangncia da Empresa: Neste caso, o estudo e anlise da estrutura organizacional esto considerando a empresa como um todo, quer ela tenha um ou mais negcios no seu contexto de atuao no mercado. 3.1.4.2. Nvel de Abrangncia da UEN - Unidade Estratgica De Negcio: Neste caso, a amplitude de anlise da estrutura organizacional realizada em nvel de unidade estratgica de negcio, pois esta pode ser considerada como um sistema, assim como foi o caso anterior de uma empresa. 3.1.4.3. Nvel de Abrangncia da Corporao: Neste caso, est-se considerando a administrao corporativa, a qual congrega mais de uma unidade estratgica de negcio. 3.2. Plano de implantao da estrutura organizacional: Quando de sua implantao (e respectivos ajustes), muito importante o processo participativo de todos os funcionrios da empresa, visando a uma maior integrao e motivao. Com referncia ao plano de implantao, devem-se considerar trs aspectos bsicos: 3.2.1. Mudana na Estrutura Organizacional: Alguns dos aspectos que devem ser considerados no processo de mudana da estrutura organizacional: ter cincia de que a estrutura organizacional mais adequada depende da atual; atentar para a necessidade de antecipar foras restritivas e propulsoras que podem ter influncia no processo; a importncia do fator humano etc.

3.2.2. Processo de implantao: Sugere-se reforar os aspectos inerentes aos modernos princpios de "participao" e desenvolver a implantao efetiva da seguinte forma: a) anlise e aprovao pela diretoria da empresa (aspectos conceituais); b) anlise e aprovao pelos responsveis das vrias unidades organizacionais (aspectos conceituais e principalmente descritivos); c) implantao efetiva; e d) acompanhamento e avaliao do processo. 3.2.3. Resistncias que podem ocorrer: Antes de analisar com mais detalhes os vrios aspectos inerentes resistncia, deve-se lembrar que o rendimento de uma estrutura depende de quatro fatores: 1) a qualidade intrnseca da estrutura; 2) o conhecimento que os executantes possuem sobre ela; 3) a aptido dos executantes; e 4) a motivao dos executantes. 3.3. Avaliao da Estrutura Organizacional: necessrio avaliar a estrutura organizacional implantada, principalmente quanto ao alcance dos objetivos estabelecidos, bem como as influncias dos aspectos formais e informais na empresa. O analista de OS&M dever fazer um levantamento da estrutura atual e o delineamento da estrutura ideal, e comparar estes dois aspectos para obter a avaliao da estrutura organizacional. 3.3.1. Etapas da Avaliao da Estrutura Organizacional: 3.3.1.1. Levantamento: Identificao dos problemas evidenciados pelos usurios; e entrevista com os elementos-chaves da empresa (com ou sem uso de questionrio). 3.3.1.2. Anlise: Anlise dos dados levantados anteriormente; interligao dos dados levantados, estabelecimento dos padres e critrios de avaliao; e identificao do efeito de cada um dos dados levantados na situao atual da estrutura organizacional da empresa. 3.3.1.3. Avaliao: Estabelecimento da situao dos quatro componentes, condicionantes, os nveis de influencia e abrangncia na empresa para com o delineamento da estrutura organizacional. 3.3.2. Polticas para Avaliao da Estrutura Organizacional: Para uma adequada avaliao de estrutura organizacional, necessrio que se estabelea, anteriormente, um conjunto de polticas que devem servir de sustentao para todo o processo decisrio. A exemplo dessas polticas, podemos citar: Ter estrutura organizacional adequada aos mercados existentes; s novas tecnologias; voltada para resultados etc.

Vous aimerez peut-être aussi