Vous êtes sur la page 1sur 26

Faculdades UNICEN Tecnlogo em Mecanizao Agrcola Fundamentos de Hidrulica e Pneumtica

Compressores de Ar e Acessrios
O compressor de ar o componente bsico de qualquer sistema pneumtico. O ar comprimido em um sistema pneumtico, de forma que possa ser usado para puxar, empurrar, realizar trabalho ou desenvolver potncia. Quando o ar atmosfrico entra no compressor, comprimido pela mquina a uma presso maior e descarregado ento em um sistema de tubos. O ar comprimido pode ser usado para impulsionar motores a ar, martelos pneumticos, ferramentas, e outros dispositivos a ar. A operao e a instalao dos compressores de ar e seus acessrios, bem como a seleo dos componentes do sistema pneumtico so discutidas neste texto.

TIPOS GERAIS DE COMPRESSORES


Na indstria, usam-se dois tipos principais de compressores de ar. Dependendo da ao do fluido, so classificados: (1) tipo de deslocamento positivo, ou de presso; (2) tipo de velocidade, ou dinmico. 1 - Tipo de deslocamento positivo, ou de presso No compressor do tipo de presso, a ao caracterstica uma ao volumtrica ou de deslocamento. A presso de fluido desenvolvida inicialmente por uma ao de deslocamento. A construo geral dos compressores de deslocamento positivo pode ser dividida em dois grupos, segundo o movimento das peas mecnicas: (a) reciprocao; (b) rotativo.

(a) Compressores de reciprocao - A bomba de bicicleta um exemplo simples de compressor de reciprocao (figura 1). Como ilustrado pelo diagrama, esta mquina simples inclu cilindro, pisto, copo de vedao de couro, haste de pisto, cabo, e vlvula de reteno. Se o pisto estiver na parte superior de seu curso, o ar atmosfrico no cilindro ser comprimido quando o cabo for empurrado para baixo. Quando o ar no cilindro atingir uma presso levemente maior que a presso na linha ligada bomba, a vlvula de reteno se abrir e o ar ser descarregado do cilindro. Quando o pisto atingir a base do cilindro, a vlvula de reteno se fechar. Quando o pisto for puxado para cima novamente, para a parte superior do curso empurrado para baixo o copo de vedao de couro flexvel que deixar o ar atmosfrico penetrar no cilindro. Quando o pisto empurrado para baixo, o corpo de vedao atuar como uma vlvula de reteno, vedando o
Compressores

Faculdades UNICEN Tecnlogo em Mecanizao Agrcola Fundamentos de Hidrulica e Pneumtica

espao entre o cilindro e o pisto.

Figura 1. Diagrama ilustrando a construo bsica de uma bomba de bicicleta, como exemplo de um compressor de ar de reciprocao.

O movimento para cima e para baixo do pisto um de movimento de reciprocao. Uma bomba a vcuo um compressor que opera com uma presso de entrada menor que a presso atmosfrica, e com uma presso de descarga prxima da presso atmosfrica ou maior. A figura 2 ilustra um compressor tpico de deslocamento positivo de reciprocaco. O virabrequim pode ser movido por um motor eltrico ou por um motor a exploso. O movimento do virabrequim transmitido pela haste de ligao cruzeta, que se move para frente e para trs. A cruzeta tambm ligada a uma extremidade da haste do pisto, sendo a outra ligada ao pisto. Assim, o pisto se move para frente e para trs no cilindro. As vlvulas no cilindro controlam o fluxo de ar atravs do cilindro. O ar aquecido pelo calor do compressor. Como indicado pelo diagrama, a gua circula por meio de camisas hidrulicas que circundam o cilindro, resfriando o ar. As camisas hidrulicas usadas em compressores so similares s encontradas nos motores de automveis. Como apresentado pela figura 2, o compressor apia-se sobre uma base, e o crter requer leo para a operao normal. O ar atmosfrico admitido atravs da vlvula de suco, e deixa o compressor atravs da vlvula de descarga. Essa mquina (veja a figura 2) chamada compressor horizontal, j que o pisto se move num sentido horizontal. O termo compressor de um s estgio indica que o aumento de presso ocorre somente em um cilindro. Em um compressor de dois estgios, o ar passa primeiro atravs de um cilindro e, depois, atravs de um segundo cilindro, ocorrendo uma elevao de presso em cada
Compressores

Faculdades UNICEN Tecnlogo em Mecanizao Agrcola Fundamentos de Hidrulica e Pneumtica

cilindro.

Figura 2. Vista em corte de um tpico compressor de ar de reciprocao em corte de um tpico compressor de ar de reciprocao.

Figura 2a. Principio de funcionamento compressor reciprocao. Vrios tipos de compressores de reciprocao esto em uso. Dois ou mais pistes podem ser movidos pelo mesmo virabrequim, e o compressor pode ser movido por um motor eltrico, um motor a vapor, um motor diesel, um motor de combusto interna, ou uma turbina a vapor. Uma ligao de transmisso direta entre o eixo rotativo do compressor e o eixo rotativo da unidade motora freqentemente usada; entretanto, so possveis transmisses por correia e por polia. Como mostra a figura 2a, na etapa de admisso o pisto se movimenta em sentido contrrio ao cabeote, fazendo com que haja uma tendncia de depresso no interior do cilindro que propicia a abertura da vlvula de suco. 0 gs ento aspirado. Ao inverter-se o sentido de movimentao do pisto, a vlvula de suco se fecha e o gs comprimido at que a presso interna do cilindro seja suficiente para promover a abertura da vlvula de descarga. Isso caracteriza a etapa de compresso.
Compressores

Faculdades UNICEN Tecnlogo em Mecanizao Agrcola Fundamentos de Hidrulica e Pneumtica

Quando a vlvula de descarga se abre, a movimentao do pisto faz com que o gs seja expulso do interior do cilindro. Essa situao corresponde etapa de descarga e dura at que o pisto encerre o seu movimento no sentido do cabeote. Ocorre, porm, que nem todo o gs anteriormente comprimido expulso do cilindro. A existncia de um espao morto ou volume morto, compreendido entre o cabeote e o pisto no ponto final do deslocamento desse, faz com que a presso no interior do cilindro no caia instantaneamente quando se inicia o curso de retorno. Nesse momento, a vlvula de descarga se fecha, mas a de admisso s se abrir quando a presso interna cair o suficiente para que a vlvula de admisso possa abrir. Essa etapa, em que as duas vlvulas esto bloqueadas e o pisto se movimenta em sentido inverso ao do cabeote, se denomina etapa de expanso, e precede a etapa de admisso de um novo ciclo.

Compressor rotativo - O compressor do tipo de lmina deslizante (figura 3) uma mquina do tipo de deslocamento positivo rotativo. O elemento rotativo, com suas lminas deslizantes, descentralizado com relao ao invlucro ou estojo. Quando o ar entra, fica preso entre as lminas (que se apiam no interior do invlucro), sendo levado ento para o orifcio de descarga. Quando o tambor gira, as palhetas deslocam-se radialmente sob a ao da fora centrfuga e se mantm em contato com o invlucro (carcaa). O gs penetra pela abertura de suco (entrada) e ocupa os espaos definidos entre as palhetas e a carcaa. Novamente observando a figura 3, podemos notar que, devido excentricidade do rotor e s posies das aberturas de suco e descarga, os

Figura 3. Vista em corte de um compressor de ar rotativo de laminas deslizantes e o sistema de montagem das laminas deslizantes (palhetas).

espaos constitudos entre as palhetas e a carcaa vo se reduzindo de modo a provocar a compresso progressiva do gs. A variao do volume contido entre duas palhetas vizinhas, desde o fim da admisso at o incio da descarga, define, em funo da natureza do gs e das trocas trmicas, uma relao de compresso interna fixa para a mquina. Assim, a presso do gs no momento em que aberta a comunicao com a descarga poder ser diferente da presso reinante nessa regio. O equilbrio , no entanto, quase instantaneamente atingido e o gs descarregado no sistema de
Compressores

Faculdades UNICEN Tecnlogo em Mecanizao Agrcola Fundamentos de Hidrulica e Pneumtica

distribuio. Outro tipo de compressor rotativo usa lbulos que quer dizer extremidades arredondadas, em vez de lminas, do mesmo modo (figura 4). Os dois lbulos so montados em eixos paralelos, e giram em sentido oposto. O ar puxado para os espaos entre os lbulos e o invlucro, e levado do orifcio de entrada para o de sada. Engrenagens reguladoras, localizadas em um dos extremos de cada eixo paralelo, mantm a relao adequada entre os lbulos.

Figura 4. Ilustrao de um compressor de ar rotativo de lbulos.

Tipo de velocidade, ou dinmico.


No compressor do tipo de velocidade, ou dinmico, a ao entre o ar uma pea mecnica envolve uma variao aprecivel na velocidade do fluido. O compressor centrfugo (figura 5) e o compressor de fluxo axial (figura 6) so exemplos de compressores do tipo dinmico . No compressor centrfugo (veja figura 5), existem quatro impulsores; essa mquina chamada de compressor de quatro estgios. Cada impulsor um elemento circular, ou jito, com aletas. Em cada impulsor, ou estgio, a presso intensificada ou aumentada de uma dada quantidade. O aumento total de presso do ar o resultado dos aumentos de presso nos quatro estgios separados. A alta velocidade do ar de um impulso reduzida quando a presso do ar aumenta. Na operao real, o ar entra no impulsor de primeiro estgio prximo ao eixo, jogado para fora, e deixa o dimetro extremo do impulsor em alta velocidade. O ar que deixa a primeiro impulsor entra ento no segundo, e a ao repetida, se intensificando a presso em cada estgio.

Compressores

Faculdades UNICEN Tecnlogo em Mecanizao Agrcola Fundamentos de Hidrulica e Pneumtica

Figura 5. Vista em corte de um compressor de ar centrfugo.

Figura 5a. Fluxo de ar em um compressor centrfugo.

Compressores

Faculdades UNICEN Tecnlogo em Mecanizao Agrcola Fundamentos de Hidrulica e Pneumtica

Figura 5b. Corte de um compressor centrfugo.

No compressor de fluxo axial (veja figura 6), o componente bsico um elemento rotativo com aletas. Entre cada fileira de aletas rotativas, esto presas camisa (carcaa) aletas de deflexo estacionrias. O movimento geral do ar paralelo ao eixo, o que explica o termo compressor de fluxo axial, ou seja, o ar expelido pelas aletas ao longo do eixo do compressor, a medida que se desloca da entrada (suco) para a sada, h uma diminuio na rea entre as aletas o que ocasiona o aumento de presso.

Figura 6. Ilustrao de um compressor de ar de fluido axial.


Compressores

Faculdades UNICEN Tecnlogo em Mecanizao Agrcola Fundamentos de Hidrulica e Pneumtica

Os compressores de maior uso na indstria so os alternativos, os de palhetas, os de parafusos, os de lbulos, os centrfugos e os axiais. Num quadro geral, essas espcies podem ser assim classificadas, de acordo com o principio conceptivo.

Tabela 1 Classificao dos compressores de ar. Alternativos Volumtricos Rotativos Compressores Centrfugos Dinmicos Axiais Palhetas Parafusos Lbulos (Roots)

Eficincia de compressores de ar
Podemos dizer que um compressor eficiente aquele que desloca maior quantidade de ar, aquecendo o mnimo possvel e com menor esforo. Resumindo, aquele que possui melhor eficincia volumtrica e adiabtica (ou trmica).

Eficincia Volumtrica: Indica o quanto de ar que o compressor consegue comprimir e quanto perdido atravs de vazamentos. Por exemplo, se um compressor tem capacidade de 10 litros de ar de deslocamento, mas apenas 7,2 litros so deslocados, sua eficincia de 72%. Um compressor com 45% de eficincia dever ter o dobro do tamanho, para deslocar o dobro de ar e se comparar ao mesmo volume deslocado por um outro compressor de 90% de eficincia.

Eficincia Adiabtica: Indica a quantidade de energia que o compressor perde em forma de calor para produzir potncia. Um compressor com 100% de eficincia adiabtica ir utilizar toda a energia necessria para comprimir o ar, sem aquecer o conjunto ou o prprio ar. Portanto, um compressor eficiente deve ter alta eficincia volumtrica para minimizar o seu tamanho e alta eficincia adiabtica para maximizar a quantidade de ar comprimido pela unidade.

Compressores

Faculdades UNICEN Tecnlogo em Mecanizao Agrcola Fundamentos de Hidrulica e Pneumtica

LOCALIZAQAO E INSTALAO DO COMPRESSOR


Antes de se instalar um compressor, devem ser considerados diversos fatores. Considerveis inconvenincias e gastos extras de manuteno podem ser evitados se for planejando cuidadosamente a localizao e instalao do compressor, bem como, o planejamento da distribuio da tubulao de distribuio ao longo da linha de trabalho.

Localizao O compressor deve ser localizado em rea acessvel, mas numa rea que possa ser vedada a pessoas que no estejam vinculadas operao e manuteno do compressor. As portas da sala em que fica o compressor devem ser grandes o bastante para que qualquer pea do mesmo seja transportada sem prejudicar qualquer trecho do invlucro. A rea que abriga o compressor deve ser limpa e bem iluminada. Deve tambm ser bem ventilada, caso no haja impurezas em excesso na atmosfera. Quando os compressores so localizados em lugares como elevadores de gros e moinhos de cereais, devem ser protegidos contra corpos estranhos. No caso de se necessitar de vrios compressores, mais vantajoso situa-1os em uma nica rea, j que este tipo de localizao mais conveniente operao e manuteno.

Instalao

O alicerce ou fundao de um compressor deve ser slido. Muitos compressores pesam mais de uma tonelada, e o peso normalmente muito concentrado. A ao de vibrao dos compressores de reciprocao deve ser absorvida pelo alicerce. Freqentemente, os fabricantes de compressores fornecem desenhos que mostram as dimenses adequadas e as caractersticas da rea da base de um bom subsolo para alicerce. Os alicerces feitos de concreto so positivamente preferveis aos feitos de outros materiais. O alicerce deve ser construdo com urna mistura de concreto com relao 1:2:5, o que significa uma parte de cimento Portland, duas de areia e cinco de brita. Outra mistura recomendada uma parte de cimento Portland para quatro partes de cascalho lavado limpo. No comprimento e na largura do alicerce devem ser colocados tirantes de ao reforado para aumentar sua resistncia. A areia e o cimento devem ser completamente misturados antes de se adicionar a brita. Deve ser adicionada somente a gua necessria para urna mistura plstica consistente. O alicerce deve ser curado por no mnimo urna semana antes que o compressor seja instalado, e o concreto deve ser mantido mido durante esse perodo.
Compressores

Faculdades UNICEN Tecnlogo em Mecanizao Agrcola Fundamentos de Hidrulica e Pneumtica

10

As cavilhas do alicerce devem ser colocadas antes de se derramar o concreto. Quando as formas para o alicerce forem feitas, pode ser feito um gabarito para manter as cavilhas de alicerce em posio. O espaamento correto dessas cavilhas pode ser obtido pelas plantas da mquina, ou podem ser medidos diretamente no leito do compressor. O gabarito pode ser feito de tabuas, e as cavilhas de alicerce podem ser colocadas nestas, o que ajuda a localizar as cavilhas quando o concreto 1anado. As cavilhas de alicerce no devem se fundir solidamente ao concreto. Uma luva de ao, consistindo de cerca de 3 a 4 polegadas de tubo, pode ser colocada em torno de cada cavilha. As luvas de ao permanecem no alicerce, e deve se colocar uma estopa ou u material similar em cada luva antes de se lanar o concreto. A estopa pode ser removida aps a cura do concreto. O alicerce deve ser colocado bem abaixo do nvel de penetrao geada, pode ser necessrio uma profundidade de trs ou mais ps.Um slido alicerce as vezes necessita de um coxim e pilares em lugares em que acha umidade acentuada ou um subsolo pobre. Se o coxim e o alicerce no forem lanados ao esmo tempo, devero ser instalados tirantes de ligao verticais para unir um ao outro. Aps o endurecimento do concreto.os gabaritos de cavilhas devem ser removidos, e a mquina preparada para a montagem de compressor. Podem ser utilizados temporariamente, calos para suportar o leito da mquina acima do alicerce. Em torno do alicerce deve ser construda uma caixa de madeira ou de argila. A argamassa deve ser preparada com uma mistura contendo parte de cimento Protland para duas partes de areia grossa limpa, e misturadas totalmente com gua uma consistncia que possa ser lanada e trabalhada abaixo do leito da mquina. Logo que a argamassa tenha curado suficientemente, a caixa e os calos deveram ser removidos. Os buracos deveram ser preenchidos e a argamassa rasada, Aps a cura completa da argamassa, as porcas da cavilhas de alicerce devem ser apertadas. O compressor no deve ser acionado antes que o alicerce esteja defineitvamente e firmemente assentado Tomada de ar A tomada de ar para o compressor e um componente importante. Sepossvel o ar deve ser trazido do exterior do edifcio. A abertura de entrada deve ser localizada numa distncia suficientemente acima do nvel do solo, para evitar o entupimento da tomada por folhas, entulhos, ou papel usado. Recomenda se uma distncia de 8 a 10 ps acima d nvel do solo, e a abertura da tomada deve estar localizada em um ponto fresco, sombra, se possvel. Uma vez que a umidade extremamente prejudicial ao sistema pneumtico, a abertura da tomada no deve etsar prxiama fonte de umidade. Se a abertura da tomada d computador estiver localizada num local em que as fabricas desprendem uma considervel impureza para o ar, como vapores qumicos, p de farinhas, fumaa, e partculas de areia ou escria, ser extremamente indispensvel um filtro para a abertura da tomada. O filtro deve reter as impurezas, e deve ser equipado com abas para o abrigo de chuva.
Compressores

Faculdades UNICEN Tecnlogo em Mecanizao Agrcola Fundamentos de Hidrulica e Pneumtica

11

Deve se tomar precaues para impedir a entrada de impurezas nos tubos de entrada de ar para o compressor. Se forem aspiradas impurezas para o compressor, estas terro efeito prejudicial sobre as vlvulas, pistes e paredes do cilindro do compressor, e passaro tambm atravs dos tubos de ar comprimido, causando danos por todo o sistema. Os tubos de tomada de ar devem ser feitos de materiais de longa durao (figura 7). Se forem usados canos, estes devem estar livres de incrustaes e ferrugem. A tomada de ar pode ser feita de concreto lanado. Caso seja usado concreto, deve ser passado uma soluo na superfcie deste para evitar a pulverizao, que poderia causar danos ao compressor.

Figura 7. Diagrama apresentando a tomada de ar para um compressor de ar. A junta entre o ducto de tomada de ar e o compressor no deve permitir o escapamento de ar isso evita a captao de poeira que algumas vezes acumula se no cho. aconselhvel tambm que os ductos de tomada sejam suficientemente grandes. Uma recomendao a de que o dimetro do ducto de tornada deve exceder o dimetro da abertura de entrada do compressor de uma polegada para cada 10 ps de comprimento.

Ps-esfriador - Um sistema que possua somente um receptor pode ter problemas com umidade nos tubos de distribuio alm do receptor (figura 8). Um mtodo satisfatrio para evitar dificuldades com a umidade remover esta imediatamente aps a compresso.

Compressores

Faculdades UNICEN Tecnlogo em Mecanizao Agrcola Fundamentos de Hidrulica e Pneumtica

12

Figura 8. Diagrama ilustrando um arranjo de compressor e receptor de ar.

Figura 9. Diagrama ilustrando a funo de um ps-esfriador em um sistema.

A figura 9 ilustra um arranjo de compressor, ps-esfriador, separador de gua e receptor. No diagrama uma camisa hidrulica refrigerante envolve o de tubo de ar, em torno do tubo flui gua refrigerada, para resfriar o ar comprimido a uma temperatura prxima da entrada. Assim a umidade no ar comprimido condensada, removida ento pelo separador de gua. Atualmente, diversos tipos de ps-resfriadores esto em uso. So construdos normalmente de chapas de ao, contendo um grupo de tubos. Esse tipo de ps-resfriador ilustrado na figura 10. A figura 11 apresenta o diagrama de um compressor com um ps-resfriador e um receptor. O ps-resfriador deve ser instalado interiormente, para evitar congelamento. Normalmente, se usa gua para o resfriamento. O ps-refriador deve ser colocado prximo ao compressor, e antes do receptor, pois a gua que passa pelo separador pode cair no receptor.

Compressores

Faculdades UNICEN Tecnlogo em Mecanizao Agrcola Fundamentos de Hidrulica e Pneumtica

13

Figura 10.Corte de um ps-esfriador.

Figura 11. Diagrama ilustrando um arranjo tpico de compressor, ps-esfriador e receptor.

Aps a instalao do compressor importante ligar um sistema de distribuio adequado da abertura de descarga do compressor para as mquinas-ferramenta ou cilindros onde o trabalho deve ser realizado.

Receptores de ar - Na figura 8, a compressor de ar movido por um motor eltrico ou exploso. O ar atmosfrico entra no compressor, e sai deste ento no ponto A a alta presso. Os compressores de reciprocao distribuem um fluxo pulsante, o fluxo de ar de uma bomba de bicicleta pulsa. Quando essas pulsaes ocorrem somente em um trecho da tubulao, podem formar-se ondas de presso, uma ao similar maneira na qual ondas de presso sonoras so criadas nos tubos de um rgo. As pulsaes podem danificar o sistema de ar comprimido, e podem ser bastante ruidosas, perturbando operrios prximos. Alm disso, a demanda de ar comprimido pode variar amplamente, s vezes, de nenhuma a uma demanda muito alta. Se um compressor de ar distribuir 100 ps cbicos de ar por minuto, por exemplo, e uma mquinaferramenta demandar temporariamente 120 ps cbicos de ar por minuto para a operao adequada, o compressor de ar no ser capaz de satisfazer a demanda temporria de ar. necessrio, portanto, um receptor de ar ou tanque de armazenamento para o ar comprimido. Na figura 8, a receptor de ar colocado na tubulao de descarga do compressor de ar. O receptor de ar amortece as pulsaes criadas pela descarga intermitente de ar pelo compressor, e proporciona uma capacidade de ar de
Compressores

Faculdades UNICEN Tecnlogo em Mecanizao Agrcola Fundamentos de Hidrulica e Pneumtica

14

reserva para operaes de mquinas-ferramenta. O receptor de ar ou tanque de armazenamento deve ser colocado, se possvel, prximo do compressor. Normalmente, o compressor montado diretamente acima do tanque de armazenamento em unidades compressoras usadas para fornecer ar para pneus de automveis em postos de servio. Reduzindo-se a trecho de encanamento entre o compressor e o receptor, diminui-se as flutuaes de presso no fornecimento de ar no ponta de uso. Um recipiente de armazenagem relativamente grande para ar comprimido apresenta um problema de segurana. H risco no uso de receptores de ar inadequadamente construdos. Nos Estados Unidos, a A.S.M.E., Sociedade Americana de Engenheiros Mecnicos, estabeleceu um cdigo e padres para a construo aceitvel e aprovada de recipientes de presso usados para receptores de ar. Muitos locais baixaram leis que seguem a cdigo da A.S.M.E., para garantir a construo segura desses recipientes. S se deve instalar um receptor de ar ou tanque de armazenamento quando este aprovado.

A maioria das instalaes de ar comprimido envolvida a ar comprimido usado intermitentemente; perodos de pico usam causam uma maior demanda que o compressor pode atender. O tamanho do receptor determina as demandas de pico que podem ser satisfeitas. Um receptor sub-dimensionado limita o fornecimento de ar; no pode haver risco no uso de um receptor super-dimensionado. Os grandes receptores, em geral, melhoram a operao de todo o sistema. A maioria dos receptores de ar conta com vlvulas de segurana. A vlvula ajustada a urna presso mxima de segurana. Se a presso de armazenamento comear a exceder a presso mxima de segurana, a vlvula de segurana abrir e aliviar a presso excessiva. A A.S.M.E estabeleceu um cdigo para a classificao das vlvulas de segurana, e muitos estados incorporaram o cdigo em suas leis que regem a operao segura de receptores de ar. Os receptores so fornecidos tambm com manmetros, aberturas de acesso e suportes para montagem vertical.

Umidade - Vrias experincias podem provar que o ar atmosfrico normal no completamente seco. O ar atmosfrico contm certa quantidade de umidade. A umidade esta na forma de vapor de gua transparente e invisvel. Quando o ar atmosfrico resfriado ao chamado ponto de orvalho, o vapor ee gua no ar condensado a um lquido perceptvel ou gotas de gua. O ar atmosfrico que entra em um compressor normalmente contm algum vapor de gua. O ar comprimido ento, contendo ainda vapor de gua. Aps deixar o compressor, o ar comprimido que contm vapor dgua pode sofrer vrias mudanas. A presso poder cair quando o ar passar por uma mquina-ferramenta, vlvula ou outro componente, e a temperatura tambm poder cair. Assim, o
Compressores

Faculdades UNICEN Tecnlogo em Mecanizao Agrcola Fundamentos de Hidrulica e Pneumtica

15

vapor dgua pode ser condensado. Em alguns casos, em ferramentas pneumticas, por exemplo, a temperatura pode cair o bastante para a umidade congelar. A presena de gua ou umidade em um sistema pneumtico inconveniente. A gua condensada move-se ao longo dos tubos para as mquinas-ferramenta, vlvulas, e outros componentes. O leo lubrificante poder ser lavado, e a falta de lubrificao adequada poder ocasionar desgaste excessivo, o que pode resultar em um dispendioso trabalho de manuteno. A umidade congelada pode interferir na operao adequada de vrias ferramentas e componentes;o gelo pode obstruir as pequenas aberturas de vlvulas e outras passagens. O lquido ou gotas de gua nos tubos podem tambm causar outros inconvenientes. Gotas de gua podem acumular-se em pontos baixos numa linha sob condies particulares de fluxo. As gotas de gua podem fazer a linha ficar quente em um dado instante e frio em outro. Durante certas condies de fluxo, as gotas de gua ricocheteiam no interior dos tubos de distribuio, resultando em um efeito de martelo de gua, que pode danificar o tubo e os encaixes, alm da criao de uma perturbao ruidosa. A operao intermitente de uma linha de presso, juntamente com mudanas de temperatura, podem causar expanso (aquecimento) e contrao (resfriamento) suficientes para as juntas vazarem. A umidade um problema real. No prtico eliminar o vapor de gua antes de o ar ser comprimido. Assim, as etapas devem ser cumpridas, para evitar inconvenientes em razo da condensao. O diagrama da Figura 8 apresenta um arranjo tpico de compressor. A umidade freqentemente condensa-se no receptor. necessrio, portanto, dreno e vlvulas adequados na base do receptor, para remover a gua lquida que coletar.

Figura 12.Ilustrao da colocao de um tanque de pulso no lado de descarga do compressor.

Figura 13. Diagrama ilustrando uma localizao incorreta para a vlvula de parada.
Compressores

Faculdades UNICEN Tecnlogo em Mecanizao Agrcola Fundamentos de Hidrulica e Pneumtica

16

Tubulao de descarga de ar - O tamanho do ducto na descarga do compressor deve ser menor que o tamanho do ducto na sada do compressor. O ducto de descarga que conduz ao receptor deve ser to pequeno e reto quanto possvel, para evitar pulsos de presso. Os pulsos de presso ocorrem com freqncia quando se usam tubos longos. Se surgirem pulsos de presso, estes podero ser reduzidos s vezes instalando-se um tanque ou tambor prximo descarga do compressor, como ilustrado pela figura 12. O tanque ou tambor de pulso atua como uma almofada para evitar a transmisso de pulso de presso ao longo dos tubos.

Vlvulas de segurana - Uma vlvula de segurana no receptor de ar protege o sistema de distribuio de ar. Deve-se tomar cuidado para evitar qualquer interferncia na ao adequada da vlvula de segurana. A figura 13 mostra uma vlvula de parada localizada incorretamente. A vlvula de parada colocada entre o compressor de ar e a vlvula de segurana. A ao adequada da vlvula de segurana pode ser bloqueada pela vlvula de parada. Se a vlvula de parada for fechada enquanto o compressor estiver funcionando, o compressor poder criar uma presso perigosamente alta, e a vlvula de segurana no poder proporcionar qualquer proteo ao sitema; isto , no poder agir adequadamente, pois a presso do ar na descarga do compressor no poder atingir a vlvula de segurana onde poderia ser descarregada corretamente.

Figura 14. Diagrama ilustrando o posicionamento correto de uma vlvula de de parada para operao em segurana.

A figura 14 mostra um local adequado para a vlvula de segurana. Neste caso, se a vlvula de parada estiver fechada e o compressor estiver funcionando, a vlvula de segurana poder aliviar a presso se esta tornar-se perigosamente alta. A figura 15 tambm mostra um local adequado para a vlvula de segurana.
Compressores

Faculdades UNICEN Tecnlogo em Mecanizao Agrcola Fundamentos de Hidrulica e Pneumtica

17

Figura 14. Diagrama ilustrando outra maneira correta de montagem da vlvula de segurana e de parada

OPERAO DOS COMPRESSORES


Na maioria dos casos, as recomendaes dos fabricantes devem ser seguidas na operao do compressor, assim como em sua instalao. Outros passos, entretanto, podem ser efetuados para proporcionar uma operao mais segura, econmica e eficiente do equipamento.

Resfriamento de gua
Para a operao adequada, importante que um fornecimento adequado de gua refrigerante seja levado ao ps-esfriadores e as camisas hidrulicas do compressor. A gua refrigerante deve ser ligada antes de o compressor ser acionado. bem conhecida a importncia da gua refrigerante no sistema resfriador do motor de automvel. A gua refrigerante tem importncia similar numa unidade de compresso.

Lubrificao
A 1ubrificao adequada essencial operao adequada do motor de um automvel. Da mesma forma, a 1ubrificao adequada importante para na operao de um compressor de ar. Cada

compressor de ar requer um sistema de 1ubrificao. O fabricante do compressor fornece instrues para a instalao, operao e cuidados com o compressor. Nessas instrues, so feitas recomendaes quanto lubrificao, e tais recomendaes daevem ser seguidas. Os lubrificantes devem ser adquiridos dos de revendedores que garantam este corno satisfatrio ao servio desejado. importante usar leo limpo de boa qualidade. Um compressor pode exigir diferentes tipos de leo, como um tipo para o crter e mancais e outro para o cilindro do compressor.

Compressores

Faculdades UNICEN Tecnlogo em Mecanizao Agrcola Fundamentos de Hidrulica e Pneumtica

18

Acionamento de um novo compressor


Antes de acionar um compressor novo recm-instalado, deve ser verificado um certo nmero de itens. Os manuais de instrues do fabricante devem ser sempre consultados antes de tentar acionar o novo compressor. As recomendaes do fabricante devem ser seguidas. A tomada de ar do compressor deve ser examinada para certificar-se de que todas as peas esto no lugar. A tornada de ar deve ser limpa de qualquer corpo estranho, como p e partculas de ferrugem. No se deve usar estopa de algodo na limpeza, para evitar que suas partculas penetrem junto com o ar que entra. O crter deve ser cuidadosamente limpo e enchido at o nvel recomendado com o tipo adequado de leo. Todos os mancais, pontos de lubrificao e reservatrios devem ser cheios com o tipo de leo adequado. Urna verificao deve ser feita para certificar-se de que a lubrificao do cilindro comear to logo a mquina seja acionada. Isto pode ser feito primeiro desligando-se temporariamente a tubulao de leo no ponto de lubrificao do cilindro, operando o lubrificador at que o leo seja lanado para fora, e religando ento a tubulao de leo. O compressor deve ser girado vrias vezes manualmente para certificar-se de que todas as peas de operao esto livres. A gua refrigerante deve ser ligada e examinada para certificar-se de que a circulao adequada. A mquina deve ser operada primeiro sem qualquer carga de ar no lado de descarga, e a potncia motora deve ser aplicada somente em pequenos intervalos. Devem ser feitos exames para verificar se: (1) no h peas frouxas; (2) h lubrificao est adequada; (3) os mancais no esto superaquecendo-se; (4) h gua refrigerante adequada; e (5) os vrios ajustes, como das vedaes pisto-haste, esto corretos. Aps um cuidadoso perodo de interrupo, as operaes normais podem ser iniciadas.

INSTALAES DE AR COMPRIMIDO

O propsito principal de uma instalao de ar comprimido fornecer ar comprimido (sobre presso) na presso adequada e na quantidade justa para o funcionamento eficiente de mquinasferramenta e outras mquinas pneumticas. Deve-se tomar cuidado no planejamento e seleo de
Compressores

Faculdades UNICEN Tecnlogo em Mecanizao Agrcola Fundamentos de Hidrulica e Pneumtica

19

componentes para a instalao de ar comprimido, obtendo assim todos os benefcios do ar comprimido e evitando dificuldades na operao dos componentes e de todo o sistema.

Compressores de ar portteis

Um componente de ar porttil uma instalao de ar comprimido autnoma montada em um chassi para pronto funcionamento. A instalao inclui um compressor de ar, um controle de resfriamento, outros componentes de comando, um sistema de 1ubrificao, um sistema regulador de presso e um sistema de partida. Embora os compressores de ar portteis sejam usados com mais freqncia em servios de construo, podem ser muito teis em aplicaes internas da instalao, onde a portabilidade importante.

Compressores tipo unidade

Um compressor de ar tipo unidade normalmente construdo com todos os componentes necessrios para colocar a mquina em operao. A potncia do compressor normalmente de 20 HP, ou menor. O compressor, motor e acessrios so montados em uma base, que, por sua vez, montada sobre um tanque de armazenagem ou receptor de ar. A maioria dos compressores desse tipo refrigerada a ar. Os compressores tipo unidade so comumente encontrados em postos de servio, garagens, oficinas de pintura, oficinas de mquinas pequenas, e instalaes similares.

Reguladores ou controles do compressor

Normalmente, o ar comprimido necessrio em quantidades variveis; um regulador ou controlador de presso no compressor pode ser concebido para variar a distribuio de ar do compressor, para satisfazer a demanda. Um sistema de controle pode ser acionado por um dispositivo ou piloto sensvel presso. Se a presso do ar tomar-se muito alta, o piloto agir, para reduzir ou interromper a distribuio do ar. Se a presso do ar tornar-se muito baixa, o piloto agir, para restaurar ou aumentar ou aumentar a presso. Vrios tipos de dispositivos reguladores podem ser usados para controlar a distribuio de ar. Em um tipo de sistema regulador, as vlvulas de entrada do compressor so mantidas abertas mecanicamente durante os cursos de suco e compresso; assim, no h compresso de ar no cilindro. Em outro tipo de sistema, uma vlvula utilizada para fechar o ducto de tomada completamente; isso evita que o ar entre no compressor. Em um outro sistema (como nos sistemas movidos por motores a vapor, diesel e gasolina), a velocidade do compressor variada, de acordo com as variaes de presso percebidas
Compressores

Faculdades UNICEN Tecnlogo em Mecanizao Agrcola Fundamentos de Hidrulica e Pneumtica

20

pelo piloto. Enquanto o ar est sendo distribudo, podem ser mantidos em funcionamento grandes compressores. Pequenos compressores podem ser fechados com uma ao automtica de partidaparada; para fechar o circuito do motor, utiliza-se urna chave acionada a presso.

PLANEJAMENTO DE UMA INSTALAO A AR COMPRIMIDO


A instalao de ar comprimido inclui um ou mais compressores (incluindo o motor para impulso), comandos, filtro de tomada de ar, ps-esfriador, receptor de ar, tubos de interligao co encaixes e acessrios, e um sistema de distribuio para levar o ar comprimido aos vrios pontos de utilizao. Antes de considerar os detalhes de uma instalao (uma nova instalao ou uma expanso de uma j existente), aconselhvel estudar as vrias exigncias especificas de instalao. Devem ser considerados os seguintes pontos:

1.

Quais so as exigncias atuais, ou necessidades, de ar comprimido, e quais sero as

exigncias de uma possvel expanso futura? 2. Quais so as exigncias de ar, de quantidade de presso, para a instalao durante operaes

normais? O intervalo de tempo em que as ferramentas e mquinas funcionaro, a quantidade de ar necessria, e a presso exigida devero ser considerados. Talvez seja necessrio diferentes faixas de presso, pois certos tipos de ferramentas pneumticas requerem uma presso de 90 libras por polegada quadrada, manomtrica, enquanto outros grupos requerem uma presso diferente. Necessidades de emergncia e o possvel efeito de fornecimento inadequado de ar tambm devem ser considerados. Muitos dos dispositivos pneumticos de uma instalao operam quase que continuamente; outros funcionam intermitentemente, mas exigem grande fornecimento de ar quando operam. 3. Que proteo automtica deve ser providenciada para a solicitao no atendida?

4. Qual a capacidade do equipamento de fornecimento de ar atual? Este fornecimento de ar pode ser expandido ou est sendo utilizado em sua capacidade plena? 5. A relao entre custo de operao e custo original deve ser considerada.

Uma vez estabelecidas as exigncias de uma instalao de ar comprimido, vrios fabricantes podero fornecer informaes a respeito do equipamento disponvel. Os tamanhos padres dos
Compressores

Faculdades UNICEN Tecnlogo em Mecanizao Agrcola Fundamentos de Hidrulica e Pneumtica

21

compressores e seus custos correspondentes, por exemplo, podem ser obtidos de fabricantes e fornecedores de equipamentos.

SELEO DO COMPRESSOR

A seleo do compressor um problema na considerao dos tipos de compressores disponveis, do nmero de compressores necessrios, e da localizao dos compressores. Os termos comumente usados devem primeiro ser definidos. Rotao nominal da mquina refere-se normalmente ao funcionamento, melhor rotao ou rotao nominal do eixo do compressor. Em um compressor a motor, por exemplo, a rotao nominal ou mais eficiente do eixo do compressor normalmente expressa como 250 rpm (rotaes por minuto). Em compressores de reciprocao, o deslocamento do pisto definido como o volume bruto realmente deslocado pelo pisto a uma rotao nominal especifica. Normalmente, o deslocamento do pisto dado em cfm (ps cbicos por minuto). Capacidade real a quantidade de gs ou ar realmente comprimida e distribuda ao sistema de descarga numa dada rotao nominal da mquina sob condies especificas de presso. O ar livre definido como o ar em condies atmosfricas em um lugar especifico. O ar livre pode ser aplicado ao deslocamento ou capacidade como uma medida de volume. Para ser preciso, as condies do ar livre devem ser especificadas. Desde a altitude, a presso baromtrica, e a

temperatura do ar podem variar em lugares diferentes, o termo ar livre no indica ar sob idnticas condies. As especificaes tpicas para um dado compressor de ar podem ser lidas como se segue: rotao nominal do eixo, 280 rpm; deslocamento do pisto, 1 550 cfm; distribuio real de ar, 1 330 cfm. Essas especificaes indicam que o compressor de ar pode distribuir 1 330 cfm de ar livre quando a temperatura e a presso do ar que circunda a tomada de ar forem 60 0F (15,55 0C) e 14,7 psi absoluta, respectivamente. A eficincia volumtrica definida como a razo entre a capacidade real do compressor e o deslocamento do pisto; este termo normalmente expresso em percentagem. No exemplo anterior, a eficincia volumtrica (1 330/1 550) X 100, ou 86 por cento. Como outro exemplo tpico, as especificaes de um compressor de ar de dois estgios encontrado comercialmente, montado sobre um tanque de armazenamento e movido por um motor eltrico podem ser as seguintes:
Compressores

Faculdades UNICEN Tecnlogo em Mecanizao Agrcola Fundamentos de Hidrulica e Pneumtica

22

deslocamento do pisto = 67,5 cfm; presso de descarga mxima = 1 75 psi manomtrica; rotao nominal do eixo = 1 450 rpm; volume do tanque de armazenagem = 80 gales; potncia do motor = 15 HP; abertura e curso = 6 X 3 X 23/4; A especificao de abertura e curso indica que o dimetro do pisto do primeiro estgio de 6 polegadas, que o dimetro do pisto do segundo estgio de 3 polegadas, e que o comprimento do curso para cada estgio de 23/4 polegadas. Os compressores de deslocamento positivo so usados geralmente quando forem necessrias capacidades relativamente baixas e altas presses de ar. O compressor de ar do tipo dinmico mais satisfatrio onde presses de ar relativamente de baixas e altas capacidades forem necessrias para a operao eficiente.

Tabela 2. Exigncias de ar para ferramentas Pneumticas.


Presso de entrada (PSI manomtrica) 90 90 90 90 90 80 80-90 80-90 Taxa de ar (cfm de ar livre) 50 53 39 40-50 95 340 1 8

Ferramentas Esmeris, discos de 6 e 8 pol Lixadeira, rotativa, coxim de 9 pol Martelo desincrustador, pesado broca de encaixe brocas de ao at 11/4 pol pesando 30 libras Jato de areia, bocal de D 1/2 pol Guindaste, uma tonelada Pistola de Pintura

J que a seleo de um compressor satisfatrio em grande parte determinada pelas exigncias de presso e capacidade, deve-se considerar previamente os tipos de mquinas e mquinasferramenta que devero ser ligadas linha de distribuio de ar. Se tiverem que ser utilizadas ferramentas pneumticas que exijam uma presso manomtrica do 90 psi na entrada da ferramenta, um compressor capaz de urna presso de descarga manomtrica maior que 90 psi dever ser selecionado, para suportar a queda do presso no sistema entre a descarga do compressor e a entrada
Compressores

Faculdades UNICEN Tecnlogo em Mecanizao Agrcola Fundamentos de Hidrulica e Pneumtica

23

da ferramenta. A capacidade necessria determinada pela demanda de cada dispositivo pneumtico que deva ser ligado linha de distribuio do ar. As exigncias das vrias ferramentas pneumticas esto relacionadas na Tabela 2, retirada do Compressed Air and Gas Handbook. Um esmeril de 6 polegadas (conformo a relao), por exemplo, operando continuamente requer um fluxo do ar do 50 cfm do ar livre. Esse tipo de dado pode ser obtido dos fabricantes de equipamentos pneumticos, e pode ser utilizado para estudar as necessidades de ar para ferramentas pneumticas. Uma deciso relativa ao nmero de compressores exigidos envolve os problemas de custo, manuteno, eficincia, controle, e capacidade de emergncia, que podem variar, do acordo com a instalao.

Figura 15. Compressor linha industrial Wayne modelo W 96011-H

A figura 15 mostra um compressor tipo industrial com acionamento via correia de trs estgios e cinco pistes em V, a tabela 3 fornece algumas das principais caractersticas deste compressor.

Tabela 3. Caractersticas compressor linha industrial Wayne modelo W 96011-H


Larg x Alt x Comp Deslocamento Terico RPM Mnima Mxima Potncia Motor N de Plos N de Estgios Unidade Compressora N de Pistes Presso de Operao Volume do Reservatrio Volume de leo Peso Lquido com motor Peso Bruto com motor
Compressores

710 x 1960 x 2160 mm 40 ps/min - 1132 l/min 710 210 lbf/pol - 14,5 bar 250 lbf/pol - 17,2 bar 10 hp - 7,5 kW 4 3 5 em V 488 L 4500 ml 608 Kg 688 Kg

Faculdades UNICEN Tecnlogo em Mecanizao Agrcola Fundamentos de Hidrulica e Pneumtica

24

Figura 16. Compressor linha Profissional leve Mundial MSL 10 ML/175

A figura 16 mostra um compressor tipo industrial com acionamento via correia de um estgios, 2 pistes em linha, a tabela 4 fornece as principais caractersticas desse compressor.

Tabela 4. Caractersticas compressor linha Profissional leve Mundial MSL 10 ML/175


Peso Bruto Larg x Alt x Comp Deslocamento Terico RPM Presso de Operao Motor Unidade Compressora Volume do Reservatrio Volume de leo Peso Lquido Mnima Mxima Potncia N de Plos N de Estgios N de Pistes 90 Kg 510 x 850 x 1060 mm 10 ps/min - 283 l/min 2185 80 lbf/pol / 5,5 bar 120 lbf/pol / 8,3 bar 2 hp - 1,5 kW 2 1 2 em linha 178 L 270 ml 81 Kg

Figura 17. Compressor Profissional Porttil Classic Mbile MSL 15 MAX/100 VERTICAL

Compressores

Faculdades UNICEN Tecnlogo em Mecanizao Agrcola Fundamentos de Hidrulica e Pneumtica

25

A figura 17 mostra um compressor tipo profissional porttil com acionamento via correia de um estgios, 2 pistes em linha, a tabela 5 fornece as principais caractersticas desse compressor.

Tabela 5. Caractersticas compressor Profissional Porttil Classic Mbile MSL 15 MAX/100 VERTICAL
Peso Bruto Larg x Alt x Comp Peso Lquido Deslocamento Terico RPM Presso de Operao Volume do Reservatrio Motor Unidade Compressora Volume de leo Potncia N de Polos N de Estgios N de Pistes Mnima Mxima 127 Kg 620 x 1100 x 680 mm 93 Kg 15 ps/min - 425 l/min 1250 80 lbf/pol - 5,5 bar 120 lbf/pol - 8,3 bar 114 L 3 hp - 2,2 kW 2 1 2 em linha 520 ml

EXERCICOS DE REVISO

1 - Por que o alicerce para um compressor do ar deve ser slido? 2 - Por que a tomada do ar deve estar localizada numa rea em que a temperatura o a percentagem do umidade do ar sejam baixas? 3 - Qual o propsito do um receptor do ar? 4 - Qual a funo do um ps-esfriador? 5 - Que fatores determinam a localizao de uma vlvula do segurana ou do alivio em um sistema? 6 - Por que importante a lubrificao adequada em um compressor do ar? 7 - Qual a diferena entre um compressor do ar do um (1) estgio o um de dois (2) estgios? 8 Faa um diagrama esquemtico da figura 12, utilizando smbolos grficos da ANS. 9 - Faa um diagrama esquemtico da figura 14, utilizando smbolos grficos da ANS. 10 - Faa um diagrama esquemtico da figura 15, utilizando smbolos grficos da ANS.
Compressores

Faculdades UNICEN Tecnlogo em Mecanizao Agrcola Fundamentos de Hidrulica e Pneumtica

26

Sistema de ar comprimido e seus componentes.

Compressores

Vous aimerez peut-être aussi