Vous êtes sur la page 1sur 4

Teoria Musical Bsica

Sons: chamamos de sons qualquer vibrao (rudo) produzida por um objeto. Vibrando os objetos ns podemos produzir diversos tipos de sons. Os sons podem causar dois tipos efeitos: agradveis ou desagradveis Sons Musicais: so sons agradveis empregado na msica.

Propriedades dos sons: 1- intensidade: (Amplitude) o mesmo que volume. 2- altura: (Frequncia) diferente entoao das notas, (Grave, Mdio e Agudo) 3- timbre: caracterstica que difere os sons. Ex: timbre de piano e timbre de guitarra. 4- durao: (Longo ou Curto) espao de tempo em que soa o som. Elementos fundamentais da msica: 1- Melodia: sucesso de sons (notas), para a formao de uma linha musical. Ex: um solo de guitarra. 2- Harmonia: seqncia de sons simultneos. Ex: uma progresso de acordes. 3- Ritmo: Movimento dos sons de acordo com a sua durao. Para representar os sons, foram criadas as notas musicais. So 7 fundamentais, mais 5 acidentes, formando uma escala cromtica de 12 notas: C C# D D# E F F# G G# A A# B Fundamentais: C=D, D=R, E=Mi, F=F, G=Sol, A=L, B=Si

TOM E SEMITOM A msica possui um sistema compostos por 12 sons (notas) diferentes: sete notas naturais e cinco notas acidentais. Notas Naturais Fundamentais: D, R, Mi, F, Sol, LA e Si. Notas Acidentais: Do# , Re#, F#, Sol# e La#. Para se obter uma relao concreta entre os sons musicais foi criada a uma unidade de medida, chama de Tom . Tom a unidade de medida musical, e usado para determinar a distncia sonora entre os sons musicais. Exemplo: Tom a distncia existente entre as notas D e R. O Tom pode ser dividido em duas partes, que recebem o nome de Semitom que representa ento a metade da unidade padro,sendo o menor espao existente entre dois sons. Semitom o menor intervalo possvel entre dois sons musicais. Ex: D do# ou Rb R

Quando voc adiciona um sustenido nota, voc est a elevando tom acima e quando voc adiciona um bemol nota, voc est a elevando tom abaixo. Assim, temos as notas organizadas de uma maneira cromtica (em seqncia de em tom), uma aps a outra Nota: Dois semitons (1/2 tom) corresponde a um tom.

Quando aplicamos essa teoria na guitarra, fica fcil de entender. Para cada traste que voc sobe ou desce no brao, tem-se um intervalo de tom (ou 1 semitom). Ento, a cada 2 trastes, temos 1 tom. Por exemplo: na corda E (Mi ou 6 corda), temos, da corda aberta at o 12 traste: E F F# G G# A A# B C C# D D# E

ACIDENTES MUSICAIS Acidentes Musicais so as notas formadas atravs da utilizao dos Sinais de Alterao. Bemois(b) - Sustenidos(#) BEMOIS E SUSTENIDOS Bemis e Sustenidos so as alteraes na frequncia, que se pode fazer em algumas notas naturais, essas alteraes ocorrem de forma oposta, da seguinte forma Bemol (b): Reduz a frequncia das notas em um SEMITOM, ou seja, faz o som da nota ficar mais grave, aps receber a alterao, em um SEMITOM.

Sustenido (#): Eleva a frequncia das notas em um SEMITOM, ou seja, faz o som da nota ficar mais agudo, aps receber a alterao, em um SEMITOM.

Os acidentes musicais alteram as notas da segunte maneira:


Nota Solb = a nota Sol (natural) que recebeu um Acidente b, e portanto ficou um Semitom mais grave. Nota Sol# = a nota Sol (natural) que recebeu o Acidente #, e portanto ficou um Semitom mais aguda.

Notao Musical: O que um pentagrama musical? Em msica, os sons so representados graficamente por sinais conhecidos como notas. Por sua vez, esses nomes de notas no sero suficientemente complexos para representar o som, pois o nome da nota nos d apenas uma das qualidade do som musical, deixando de lado outras como a durao da nota, o timbre a intensidade e etc Esta forma de escrita da msica recebe o nome de Notao Musical. A Notao Musical mais comum o Pentagrama Musical e, como o prprio nome j diz, o mesmo composto por cinco linhas e, consequentemente, por quatro espaos. O pentagrama pode ser tambm chamado de Pauta, ou Pauta Musical.

As linhas so contadas de baixo para cima. Nas linhas e nos espaos que se escrevem as notas presentadas dos sons musicais. nas linhas e nos espaos do pentagrama que escrevemos as notas musicais. De acordo com a posio da nota no pentagrama, saberemos se o som agudo ou grave. Essa escrita se d atravs de smbolos que chamamos de Figuras Musicais. Essas figuras musicais iro representar, alm da altura, a durao das notas, como veremos mais adiante. Para o momento, o importante termos em mente que nessas linhas e espaos iremos escrever os sons. As linhas e espaos naturais da pauta no so suficientes para que possamos escrever todos os sonos, por esse motivo, podemos escrever alm da pauta, tanto para baixo (sons mais graves) quanto para cima (sonos mais agudos). A isso damos os nomes de Linhas Suplementares Inferiores e Linhas Suplementares Superiores. Por essa consequncia, temos os Espaos Suplementares Inferiores e Superiores, que so escritos respectivamente abaixo e acima do Pentagrama Musical. O uso dessas Linhas e Espaos Suplementares no limitado, contudo, no costume utilizar mais de cinco delas.

Escala Ascendente: (D R Mi F Sol L Si D) Contando: 1,2,3,4,5,6,7,8. Escala Descendente (D Si L Sol F Mi R D) Contando:8,7,6,5,4,3,2,1. Para se nomerar uma nota escrita no pentagrama necessrio uma referncia, a qual damos o nome de Clave. Por enquanto, vamos nos limitar Clave de Sol.

Nesta Clave, nosso referencial ser a nota sol na 2 linha. Nos espaos e nas linhas, ascendentes ou descendentes. Vamos de acordo com a ordem j mencionada nomear as notas sucessivamente. Portante teremos:

Nos artigos posteriores sobre teoria musical explicarei sobre as figuras musicais e os tipos de compassos, fique ligado! Espero que tenham entendido bem sobre o Pentagrama Musical ou simplesmente Pentagrama.
Questionrio

01) O que notao musical? 02) Como se chamam as notas? 03) O que pauta? 04) O que pentagrama? 05) Como devem ser contados os espaos e as linhas da pauta? 06) Para que servem as linhas suplementares superiores e inferiores? 07) Como so contados as linhas e os espaos suplementares superiores? 08) E as suplementares inferiores? 09) Quantas linhas e espaos suplementares podemos empregar? 10) O que escala?

Vous aimerez peut-être aussi