Vous êtes sur la page 1sur 25

AO E CAMINHO

Francisco Cndido Xavier Emmanuel Andr Luiz

NDICE
ELUCIDAO AO E CAMINHO ORAO DA EXPERINCIA SENTIMENTO E AO ROGATIVA NECESSRIA EXPLICAO PELAS PRPRIAS OBRAS PROBLEMA RECIPROCIDADE SEMPRE QUE POSSVEL DILOGO ROGATIVA DO SERVIDOR SOCORRE ESPERA DESERES DE VOLTA ATOS DE F ORAO REALMENTE NOSSO ASSUNTO ROGATIVA DE PAZ RECORDA UNIO MEDIDAS DA ALMA MEDITA CONFIANA E AMOR ESPELHOS MENTAIS TRIUNFARS PRECE DE GRATIDO PAUTA JUSTA PRECE DE NATAL

ELUCIDAO Emmanuel Quando a Divina Providncia nos apresenta algum para auxiliar, muito possvel que esse algum, sob o nosso amparo se transforme na chave ideal para a soluo de nossos problemas.

AO E CAMINHO Emmanuel Leitor Amigo: Ao movimento, criatividade e trabalho. Caminho diretriz, segurana e realizao. Este volume despretensioso formado por avisos, lembretes, sugestes e planos ao recordando os melhores caminhos para a concretizao de nossos desejos e idias. Eis, porque, transformamo-lo numa oferta de amigo, no propsito de no nos perder do rumo para o encontro com Jesus Cristo, o nosso Divino Mestre e Senhor. Emmanuel (Uberaba, 30 de junho de 1987)

ORAO DA EXPERINCIA Emmanuel Deus da bondade! Pelas dificuldades de cada dia; pelos amigos que se transformaram em nossos opositores; pelos companheiros que nos deixaram a ss; pelas crticas destrutivas que nos vergastaram a alma; pelos desenganos que nos atingem; pelos irmos que nos ridicularizam; pelos entes amados que se nos fazem problemas; pelas criaturas que nos induzem tentao; pelos adversrios que nos acusam sem motivo; por todos aqueles que nos obrigam a entesourar as luzes da experincia. Ns te agradecemos com respeito, amor, repetindo tranqilos:

-Obrigado, meu Deus SENTIMENTO E AO Emmanuel O sentimento cria a idia. A idia cria o desejo. O desejo acalentado forma a palavra. A ao detona resultados. Os resultados nos traam o caminho nas reas infinitas do tempo. Cada criatura permanece na estrada que construiu para si mesma. A escolha sempre nossa.

ROGATIVA NECESSRIA Emmanuel Ns que rogamos tantos favores a Deus, no nos esqueamos de pedir-lhe a fora mental indispensvel para que nos desliguemos da agitao e do barulho, ao redor de ns, a fim de continuarmos a trabalhar

EXPLICAO Emmanuel E o instrutor respondeu ao aprendiz que o interpelara sobre a beneficncia: - Sim, caridade uma palavra to simples quanto as outras, mas, se for traduzida em ao, ser sempre uma luz no caminho.

PELAS PRPRIAS OBRAS Emmanuel O mundo oficina. O corpo ferramenta. A existncia oportunidade. O dever a executar a misso a cumprir. O pensamento escolhe. A ao realiza. O homem conduz o barco da vida com os remos do desejo e a vida conduz o homem ao porto que ele aspira a chegar. Eis porque, segundo as Leis que nos regem, a cada um ser dado pelas prprias obras.

PROBLEMA Andr Luiz Se voc traz consigo, algum problema, pea a Deus coragem para suport-lo, evitando queixas e lutas que fariam de voc um problema difcil para os outros e, trabalhando e servindo em silncio, com pacincia e bondade, voc observar que Deus transformar os outros em canais de socorro espontneo a seu favor, pelos quais, sem alarme e sem perda de tempo, encontrar voc a necessria e a melhor soluo.

RECIPROCIDADE Emmanuel Podes contar com Deus na soluo de todos os teus problemas, entretanto, no te esqueas de que Deus conta contigo em todos os teus caminhos.

SEMPRE QUE POSSVEL Emmanuel Onde estejas e por onde passes, sempre que possvel, deixa algum sinal de paz e luz para aqueles irmos que esto vindo na retaguarda, a fim de que no se percam do rumo certo.

DILOGO Emmanuel Dizem que, em certo dia, o servidor abatido pelo desemprego, indagou ao trabalho: - Por que me demitiste do teu apoio? E o trabalho, com tristeza, formulou esta contra-pergunta: - Por que te revoltaste contra mim?

ROGATIVA

DO

SERVIDOR Emmanuel

Jesus! Reconheo que a Tua vontade sempre o melhor para cada um de ns; mas, se me permites algo pedir Te, rogo me auxilies a ser bno para os outros.

SOCORRE Emmanuel Se enxergas quem caiu, no condenes, ampara. No sabes em que sombra a queda comeou. A prova de algum hoje, pode amanh ser nossa.

O Cu, no prprio abismo, acalenta a esperana. Olha o rebento verde em tronco decepado. Toda treva se esvai perante a luz de Deus.

ESPERA Emmanuel

Paz que parece longe? Espera trabalhando. Tribulaes mostra? Permanece em servio. Provas multiplicadas? Mais amor em ao. Lutas e desafios? Serve mais em silncio. Sob golpes na pedra, que surge a obra prima. Quem espera recebe a resposta de Deus.

DESERES Emmanuel Sabemos quanto di a desero de amigos. Esse alegou cansao, procurando repouso. Aquele deu-se ao ouro e ausentou-se de ns. Outro nos viu as provas... Julgou melhor deixar-nos. Embora a ps sangrando, no te detenhas, segue... Algum no te abandona, o Amigo Eterno: Deus.

DE VOLTA Emmanuel No reclames, nem te aflijas. Trabalhe e segue adiante. No invejes quem caminha. Como quem sonha a dormir. Se alcanaste a realidade. Reveste-a de paz e amor. Nunca firas a ningum. Mesmo quando algum te agrida. Ama, constri, serve e segue. De volta ao Lar, passo a passo. Trabalho o nosso caminho. E o Lar nos espera em Deus.

ATOS DE F Emmanuel Em todo instante, confio em Deus. No que fao, penso em Deus. Com quem vivo, amo a Deus. Por onde sigo, sigo com Deus. No que acontece. Deus faz o melhor. Tudo o que tenho, bno de Deus.

ORAO Emmanuel O poder da orao nem sempre ser visto nas ocorrncias externas, tanto quanto desejas, mas sim em tua renovao na vida ntima para que a pacincia te socorra e a humildade te ilumine a fim de que aceites as leis de Deus.

REALMENTE Emmanuel Quem ama realmente no cria problemas.

NOSSO ASSUNTO Emmanuel

No sofras porque outros lhe tragam desiluses. Aqueles que porventura, nos perseguem, so ainda quais ns mesmos; acertam e erram. Sentimo-nos felizes quando somos compreendidos e desculpados. Aprendamos a entender e a tolerar igualmente. Se esperamos pelos outros para ser auxiliados na soluo de nossos problemas, natural que os outros esperem tambm por ns.

ROGATIVA DE PAZ Emmanuel D-nos, meu Deus, coragem para viver em paz.

No me deixes agir contra a bno da paz. Se o tumulto me cerca, guia-me em tua paz. Ensina-me a ser til no silncio da paz. No trabalho a fazer. Dme a fora da paz. Em qualquer provao, guarda-me em tua paz.

RECORDA Emmanuel Desnimo no contas

De qualquer lei de auxlio. Onde a vida palpita Brilha a renovao. Flores vestem os charcos, Fontes vertem de rochas. A semente na terra Volve ao renascimento. Se a dor parece noite, O amanhecer vem vindo... Recorda: cada dia um prodgio de Deus

UNIO Emmanuel Nunca digas de algum: - Criatura imprestvel. Esse traz de outras eras, um crebro cansado. Outro errou noutras vidas e sofre as prprias culpas. Outro quis ser fiel, mas no pde guardar-se. No condenes, ampara; nem firas, abenoa. No existe ningum fora do amor de Deus.

MEDIDAS DA ALMA Emmanuel No lastimes as dificuldades que nos ensinam a viver. Ningum aprende sem lies. Quem suporta os prprios reveses com serenidade e coragem, entesoura resistncia.

Recorda: obstculos e provaes so medidas para a avaliao de nossa f em Deus e em ns mesmos.

MEDITA Emmanuel No vale revidar a ofensa recebida. Ressentir-se tornar as sombras do agressor. Vingar-se propriamente, cortar-se em si mesmo. Se algum te insulta ou fere. Perdoa, esquece e passa. Ningum apaga um mal, criando um mal maior. Ora, serve e caminha. Deus tudo sabe e v. CONFIANA E AMOR Emmanuel Um dia, o homem cansado de errar, depois de cado no despenhadeiro das prprias faltas, perguntou ao Senhor:

-Amado Mestre, por que no te compadeceste de mim, se te entreguei toda a minha confiana? E, embora estivesse muito longe, ouviu a vos do Senhor que lhe respondeu, na acstica da conscincia: - Ah! Bendito companheiro de minhalma, por que no te compadeceste de mim, que te espero com tanto amor?

ESPELHOS MENTAIS Emmanuel Somos sempre espelhos mentais uns dos outros. Acende a luz da alegria no prprio olhar e traars sorrisos no semblante dos companheiros que, ento, se mostram estimulados a servir e a vencer as mais graves crises. Estampa o azedume na face e os melhores amigos te respondem com o rosto sombrio da ansiedade e da tristeza, induzidos para os desastres da irritao.

TRIUNFARS Emmanuel No desanimes. Aceita a provao. No reclames. Usa a pacincia. Conserva a serenidade. No censures. Esquece o mal. Perdoa sempre. Age em paz. No discutas. Conversa calmamente. Faze o bem quanto possvel. Serve com alegria, trabalha sempre, assim triunfars.

PRECE DE GRATIDO Emmanuel Pelo apoio do lar; pelo amparo da escola; pela proteo do trabalho; pela alegria de servir; pela defesa da higiene; pelo aviso da experincia;

pelo exerccio da tolerncia; pela capacidade de ser til; pelo dom de discernir; pela fora da pacincia; pelo amigo que me socorre; pelo adversrio que me instrui; pelos estmulos com que me conduzes; pelas provaes com que me esclareces; pelas dificuldades com que me controlas; pela energia da esperana e por todas as bnos de amor que me proporcionas, atravs dos entes queridos que me confias, Obrigado, meu Deus!

PAUTA JUSTA Emmanuel

Quando a conversa se faa excessivamente acalorada, silencia alguns momentos e pensa um tanto mais. Quem pra de discutir comea a compreender.

PRECE DE NATAL Emmanuel Senhor Jesus! Conhecemos os Teus ensinamentos. Auxilia-nos a cumpri-los. Guardamos as Tuas palavras. Ampara-nos, a fim de que venhamos a traduzi-las em trabalho no servio aos semelhantes. Legaste-nos o amor uns aos outros, por legenda da prpria felicidade. Guia-nos prtica dessa lio bendita, de maneira a que o nosso dia-a-dia se faa caminho de fraternidade e luz. Senhor! Disseste-nos: - dou a vs outros a minha paz e tens mantido a Tua promessa, atravs de todos os sculos da vida crist.

Inspira-nos, por misericrdia, o respeito e a fidelidade aos Teus desgnios para que no venhamos a perder a paz que nos deste, com a intromisso de nossos caprichos, na paz que nos vem de Deus. Assim seja.

Vous aimerez peut-être aussi